Lançada em 1958, a revista Sanathana Sarathi (traduzida, em português, como Eterno Condutor) é uma revista mensal devotada à Verdade, à Retidão, à Paz, ao Amor e à Não violência - os princípios cardinais da filosofia de Sathya Sai Baba. É a publicação oficial de Prasanthi Nilayam, o Ashram de Bhagavan Baba. Saiba mais sobre a história da revista no link abaixo!

Edição de novembro de 2019

Editorial da edição de novembro de 2019 da Sanathana Sarathi, dedicada à Missão de Educação de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba.

Hoje, aquilo de que o mundo precisa não é nem riqueza nem qualquer avanço material. Precisa de estudantes que sejam ideais e que trabalhem para a prosperidade da sociedade.

A Educação baseada em Valores Humanos desenvolveu-se ao longo de décadas sob a orientação direta de Bhagavan Baba e tornou-se um farol de esperança para um mundo em desespero. A adoção da Educação em Valores Humanos pelas Nações Unidas e seu endosso por parte de especialistas em educação de todo o mundo, sob os auspícios deste organismo mundial, configuram uma convocação a todos os educadores e políticos do mundo.

O maior trunfo deste Sistema Educativo foi a atenção pessoal e a presença de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba. Seu amor e compaixão foram imensos e ilimitados. Ele era um Mestre Global, mas podia se tornar a mãe carinhosa no momento seguinte.

Bhagavan Baba fundou instituições de ensino que oferecem educação desde a escola primária até o doutorado, nas quais a ênfase não está só na excelência acadêmica, mas também na pureza de caráter.

O caminho dos valores humanos desbravado por Bhagavan Sri Sathya Sai Baba é a resposta a todas as questões que o mundo moderno enfrenta hoje. Abrange todas as esferas da vida humana e é a essência de todo o espectro de dimensões sociais, culturais, econômicas, políticas e pessoais da melhoria humana.

A questão básica é que é necessário aceitar os valores humanos em profundidade, como a característica mais vital da vida humana, antes que se possa prosseguir.

Nunca deixei de me surpreender pelo fato de que, a partir de 1991, apenas dois anos após minha primeira visita a Prasanthi Nilayam, eu tenha sido entusiasticamente integrado ao Instituto de Ensino Superior Sri Sathya Sai (Universidade de Swami).

Educare Sri Sathya Sai é o desenvolvimento gradual de nossa consciência interior; em outras palavras, é o caminho para trazer à tona os cinco valores humanos. É a evolução do homem para Deus. É sistemático e científico, pois pode ser testado por qualquer pessoa que queira explorar sua consciência e praticar diligentemente as etapas acima.

Bhagavan Baba define sucintamente a espiritualidade como a remoção das qualidades animais, nutrindo as qualidades humanas e manifestando qualidades divinas nos seres humanos. Esse processo de trazer de dentro as qualidades divinas latentes é definido por Baba como Educare. Educare, de fato, é a própria essência desta universidade.

Se você espera que os outros o respeitem e o amem, você deve primeiro respeitá-los e amá-los. Sem respeitar ou amar os outros, você não pode esperar nenhum sentimento recíproco. Do mesmo modo, se você ama a Deus, Deus ama você. A vida consiste em reação, ressonância e reflexo. Você recebe exatamente o que faz aos outros.

Uma das decisões mais importantes na vida é a profissão que se vai escolher. Eu já tinha meu diploma de engenharia mecânica pela Universidade Técnica Nacional de Atenas, mas aqui dentro não sentia qualquer inclinação pessoal em direção à engenharia.

Pela graça de Swami, tive a ventura de visitar e vivenciar, em primeira mão, o impacto dos programas Sri Sathya Sai nos Centros Sai, nas Escolas e Institutos Sathya Sai de Educação (ISSEs) em todo o mundo.

Please reload

Conteúdo

EDIÇÃO ESPECIAL

A educação que transforma:

O sistema de educação baseada em valores de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba

Mensagem de Sai Baba

A educação deve beneficiar a sociedade

"Se a educação não é usada para o bem-estar da sociedade, não é educação em absoluto. O homem só pode se dizer verdadeiramente educado quando sua instrução beneficia as pessoas em geral e ele se torna digno do seu amor. Não basta apenas adquirir conhecimento livrescos; deve-se cultivar todas as virtudes e alcançar a sabedoria suprema. A verdadeira educação é a que confere ao homem a riqueza da moralidade, da espiritualidade e do caráter. O objetivo da educação não é meramente sustentar o corpo; ela deve ampliar a mente e tornar a pessoa um ser humano ideal e virtuoso."

– Baba

© © 2016-2019 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.