DIFERENÇA ENTRE RESFRIADO E GRIPE

resfriado.jpg

A saúde é um requisito essencial do homem. O homem afetado com problemas de saúde é impotente para executar até mesmo a tarefa menos penosa. As escrituras proclamam que a saúde é a raiz de todos os esforços nos quatro campos da realização humana - retidão, riqueza, desejo e liberação. Sem saúde o homem não pode enfrentar tentações, obter uma vida decente, satisfazer suas necessidades básicas ou ter sucesso na disciplina espiritual. O homem só pode se engajar em funções obrigatórias e opcionais somente se ele estiver saudável. Os hábitos alimentares e recreativos são as duas principais causas dos problemas de saúde.

Sri Sathya Sai Baba

Sathya Sai Speaks, Vol 13 (1975-77)

Hospitais e saúde, 28 de agosto de 1976.

               Resfriado e gripe são doenças relativamente parecidas que confundem muito as pessoas. A maioria delas não sabe diferenciar uma doença da outra. É comum que as doenças respiratórias virais das vias aéreas superiores em geral sejam chamadas de gripe ou de gripão, mas é importante sabermos as diferenças entre essas duas doenças comuns.

 

               O resfriado, por exemplo, é uma doença mais leve do que a gripe. Além de ser mais leve do que a gripe, os seus sintomas aparecem aos poucos. Assim como a gripe, também é causada por vírus, mas não os mesmos da gripe. Os principais vírus causadores do resfriado são rinovírus, adenovírus, parainfluenza, coronavírus sazonal (não é o mesmo que o SARS-COV-2) e vírus sincicial respiratório. Os sintomas comuns do resfriado são corrimento nasal, espirros, nariz entupido, tosse seca e dor de garganta. Em alguns casos, febre baixa está presente. Nem todos esses sintomas estão presentes em todos os casos de resfriado. Às vezes, a pessoa tem apenas dois ou três desses sintomas com intensidade bem leve. Nos casos mais fortes de resfriado, todos os sintomas estão presentes e a doença dura mais tempo do que nos casos de resfriado leve. A quantidade de sintomas depende de vários fatores: idade do paciente, doenças associadas, condição da imunidade do organismo, uso de medicações contínuas, etc. O resfriado costuma durar entre 7 e 10 dias e raramente apresenta complicações. As complicações possíveis são a otite média, a sinusite e uma crise de asma.

 

               A gripe, por sua vez, é uma doença mais intensa do que o resfriado. Geralmente é causada pelos vírus Influenza A (entre os mais comuns estão o H5N3 e o H1N1) e o vírus Influenza B. Além de ser mais intensa, o seu início é mais rápido do que o do resfriado. Os sintomas comuns da gripe são febre de início súbito e geralmente mais alta do que a febre do resfriado (costuma ser estar acima de 38°C, mas pode chegar a 39°C ou mais), calafrios, tosse, mal-estar, dor de cabeça, dor no peito, dor muscular, dor corporal, dor articular e cansaço. Às vezes, estão presentes corrimento nasal, espirros, nariz entupido e dor de garganta.  Apesar de ser comum, a febre nem sempre está presente na gripe, principalmente em idosos e pessoas com a imunidade baixa. Algumas pessoas podem ter náuseas, vômitos e diarreia, mas isso é mais comum em crianças pequenas. Em casos mais fortes podem surgir falta de ar e lábios arroxeados. Em crianças bem pequenas (abaixo de 2 anos) os sintomas de um resfriado e de uma gripe podem ser bem parecidos, mas em geral a criança está mais abatida nos casos de gripe. A gripe costuma durar menos tempo do que o resfriado (entre 3 a 7 dias) e apresenta complicações em uma frequência maior, principalmente em pessoas idosas, crianças pequenas (com menos de 5 anos), bebês, pessoas com doenças do coração, asma, bronquite, diabetes e pessoas com a imunidade baixa. As principais complicações da gripe que podem acontecer são a otite média, a sinusite, a pneumonia e o agravamento de doenças preexistentes (doença cardíaca, diabetes, doença pulmonar crônica, asma). Em alguns casos, os sintomas da gripe como a tosse e o mal estar podem durar mais de 2 semanas, especialmente em idosos e pessoas com doenças pulmonares crônicas. 

 

               Em suma, resfriado e gripe são duas doenças respiratórias e contagiosas parecidas, mas com algumas diferenças significativas. No resfriado, a febre não está presente ou é baixa e na gripe a febre é moderada ou alta, sendo que geralmente está acima de 38°C, mas em alguns casos de gripe a febre não aparece. No resfriado em geral a pessoa está numa condição melhor e se sente melhor do que nos casos de gripe, em que geralmente a pessoa está abatida e desanimada, com sinais mais visíveis de que algo não está bem. Nem sempre é possível diferenciar essas duas doenças através dos sintomas e em alguns casos é necessária a realização de exames para diagnosticar qual é a doença.

 

               O que fazer para evitar essas duas doenças? Procure evitar locais fechados com pessoas muito próximas umas das outras, lave bem as mãos quando tocar em objetos de uso público, procure se alimentar bem e fazer exercícios e procure dormir por pelo menos 6 horas todas as noites.

 

               O que fazer caso esteja com algum sintoma de resfriado ou de gripe? Consulte um médico e solicite afastamento do trabalho e/ou da escola por alguns dias, evite o contato próximo com outras pessoas, use máscara de proteção e lave as mãos com bastante frequência.

 

Referências:

 

TelessaúdeRS. Quais são os diagnósticos diferenciais da COVID-19?

https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/quais-sao-os-diagnosticos-diferenciais-da-covid-19/

 

MD.SAÚDE. Quais são as diferenças entre gripe e resfriado?

https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/diferencas-gripe-resfriado/

 

CDC. Cold Versus Flu.

https://www.cdc.gov/flu/symptoms/coldflu.htm

 

CDC. Clinical Signs and Symptoms of Influenza.

https://www.cdc.gov/flu/professionals/acip/clinical.htm

 

CDC. Common Colds: Protect Yourself and Others.

https://www.cdc.gov/features/rhinoviruses/index.html

 

CDC. Flu Symptoms & Complications.

https://www.cdc.gov/flu/symptoms/symptoms.htm

Nota: Este artigo é apenas para sua informação e nenhum conselho é dado ou pretendido. Você deve consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua vida que possa afetar sua saúde.