top of page

OPÇÕES SAUDÁVEIS PARA O CAFÉ DA MANHÃ

cafe da manha saudavel.jpg

O aldeão agora vive de alimentos deficientes em vitaminas e proteínas, embora cultive vegetais e alimentos que fornecem esses ingredientes em abundância e os venda aos moradores da cidade. Ele deve ser informado sobre o valor das frutas e vegetais como fonte de nutrientes que irão promover e preservar sua saúde, pois pais saudáveis significam filhos saudáveis, e pais doentes transmitem sua doença às gerações vindouras.

Sri Sathya Sai Baba

Sathya Sai Speaks, Vol 13 (1975-77)

                Como podemos começar o dia com uma boa alimentação? Quais são as opções de alimentos para o café da manhã?

 

                Entre os alimentos indispensáveis para o café da manhã estão as frutas, que são alimentos muito ricos em propriedades nutricionais. Pelo menos uma a duas porções de frutas podem ser incluídas no café da manhã e, dependendo da situação, as frutas podem ser os únicos alimentos a fazer parte da primeira refeição do dia. As frutas podem ser misturadas com os outros alimentos? Observe o seu corpo quanto a essa questão. Se você consegue comer frutas com outros alimentos sem apresentar gases ou outras perturbações digestivas, você pode comer frutas com outros alimentos.

 

                Outras opções saudáveis para o café da manhã são as nozes, castanhas e sementes. Entre as diversas opções desses alimentos, podemos destacar duas: a semente de linhaça e as amêndoas. A semente da linhaça é um alimento muito rico para a saúde e pode ser utilizada de diversas maneiras. Importante lembrar que ela deve ser batida no liquidificador ou no moedor de grãos de café antes do consumo. Com as amêndoas pode ser preparado um excelente leite vegetal. Para isso, coloque dez amêndoas de molho na água na noite anterior e remova as cascas antes de batê-las no liquidificador com um pouco de água. Esse leite pode ser adoçado com um pouco de açúcar mascavo, açúcar demerara ou algumas frutas secas.

 

                Para finalizar, podemos destacar a importância do consumo de grãos integrais no café da manhã. Entre os principais podemos citar a aveia, o trigo e o milho. A aveia geralmente é consumida no café da manhã sob a forma de flocos de aveia. Já o trigo e o milho são consumidos sob a forma de farinhas. Em relação ao consumo de pães com essas farinhas, uma sugestão bem saudável para o café da manhã é preparar um pão de frigideira com a farinha de aveia, de trigo ou de milho. Para preparar esse pão, basta misturar a farinha com um pouco de água e uma pitada de sal. Prepara-se a frigideira com uma pequena camada de óleo ou com uma pequena camada de farinha para que a massa do pão não grude. Na sequência, vira-se a massa algumas vezes na frigideira em fogo baixo até que o pão esteja pronto.

 

Referências:

 

MAPI. Don't Skip Breakfast! The Ayurvedic Perspective.

Disponível em:

https://mapi.com/blogs/articles/dont-skip-breakfast-the-ayurvedic-perspective

 

Ayurved Sadhana. OVERVIEW OF GRAINS AS PART OF AN AYURVEDIC DIET.

Disponível em:

https://www.ayurvedsadhana.com/overview-of-grains-as-part-of-an-ayurvedic-diet/

 

Helsana. Boost energy levels with an Ayurvedic breakfast.

Disponível em:

https://www.helsana.ch/en/blog/nutrition/healing-nutrition/ayurvedic-breakfast.html

Nota: Este artigo é apenas para sua informação e nenhum conselho é dado ou pretendido. Você deve consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua vida que possa afetar sua saúde.

bottom of page