Simplesmente Prevenir Doenças

O estilo de vida é o fator mais importante na prevenção de doenças

A crença atual é de que a medicina deve ser valorizada por seu uso durante a doença. Seu uso acaba com a cura. Mas este ponto de vista tem que mudar. A medicina é usada com a finalidade de que não se adoeça ... assim como o propósito da verdade é viver de modo que não se esteja sujeito a um novo nascimento.

Sathya Sai Baba, setembro de 1980

Seu estilo de vida e dieta ajudam a prevenir doenças? A resposta a esta pergunta é um “sim” retumbante, científico e baseado em evidências. A literatura sobre esse assunto é prolífica. Em um livro clássico sobre dieta e estilo de vida [1], os autores apresentam evidências esmagadoras sobre a importância do estilo de vida, dieta e exercício na redução de fatores de risco de doenças como doenças cardíacas, derrame, diabetes, doença de Alzheimer, demência e alguns tipos de câncer.

 

A literatura cita ainda evidências de certas mudanças específicas no estilo de vida e na dieta que demonstraram ter um efeito de reduzir os fatores de risco modificáveis ​​das doenças crônicas. Esses incluem:

1.    Deixar de fumar [2] (a cessação do tabagismo prolonga a vida [3]).

2.    Manter um peso saudável (IMC entre 18,5 e 25 para a população de origem europeia e 23 para a população asiática[4])

3.    Engajar-se em atividade física e exercício[5] (pelo menos 30 minutos por dia, 5 dias por semana[6])

4.    Comendo uma dieta saudável[7] (proteína vegetal reduz risco cardiovascular melhor que proteína animal[8])

5.    Usando um programa de alívio do estresse[9] (Yoga e Tai-Chi reduzem a resposta inflamatória ao estresse[10])

6.    Meditação diária (os efeitos das terapias mente-corpo no sistema imunológico[11]).

 

Ponto de partida: Prevenir doenças amanhã seguindo o estilo de vida saudável hoje.

 

 

 

Referências

 

1-Willett WC, Koplan JP, R Nugent, Dusenbury C, Puska P, Gaziano TA. Prevenção de Doenças Crônicas por Meio de Dieta e Mudanças de Estilo de Vida. Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento / Banco Mundial; 2006. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2

2-Toll BA, Rojewski AM, Duncan LR, et al. "Parar de fumar beneficiará sua saúde: a evolução das mensagens do médico para incentivar a cessação do tabagismo. Clin Cancer Res. 2014; 20 (2): 301-309. doi: 10.1158 / 1078-0432.CCR-13-2261

3-Taylor DH, Hasselblad V, Henley SJ, Thun MJ, Sloan FA, Sloan FA. Benefícios da cessação do tabagismo para a longevidade. Sou J Saúde Pública. 2002; 92 (6): 990-996. doi: 10.2105 / ajph.92.6.990

4-Barba C, Cavalli-Sforza T, Cutter J, et al. Índice de massa corporal adequado para populações asiáticas e suas implicações para políticas e estratégias de intervenção. Lanceta. 2004; 363: 157-163.

5-Warburton DER, Nicol CW, Bredin SSD. Benefícios para a saúde da atividade física: a evidência. CMAJ. 2006; 174 (6): 801-809. doi: 10.1503 / cmaj.051351

6-Ahlskog JE, Geda YE, Graff-Radford NR, Petersen RC. Exercício físico como tratamento preventivo ou modificador da demência e do envelhecimento cerebral. Mayo Clin Proc. 2011; 86 (9): 876-884. doi: 10.4065 / mcp.2011.0252

7-Skerrett PJ, Willett WC. Fundamentos da alimentação saudável: um guia. J Midwifery Womens Health. 2010; 55 (6): 492-501. doi: 10.1016 / j.jmwh.2010.06.019

8-Richter CK, Skulas-Ray AC, Champanhe CM, Kris-Etherton PM. Proteínas vegetais e proteínas animais: diferentemente afetam o risco de doença cardiovascular? Adv Nutr. 2015; 6 (6): 712-728. doi: 10.3945 / an.115.009654

9-Yaribeygi H, Y de Panahi, Sahraei H, TP de Johnston, Sahebkar A. O impacto do stress na função do corpo: Uma revisão. EXCLI J. 2017; 16: 1057-1072. doi: 10.17179 / excli2017-480

10-Kiecolt-Glaser JK, Christian L. Preston H, et al. Stress, inflamação e prática de yoga. Psychosom Med. 2010; 72 (2): 113-121. doi: 10.1097 / PSY.0b013e3181cb9377

11-Morgan N, MR Irwin, Chung M, Wang C. Os efeitos das terapias mente-corpo sobre o sistema imunológico: meta-análise. PLoS One. 2014; 9 (7): e100903. doi: 10.1371 / journal.pone.0100903

 

Nota: Este artigo é apenas para sua informação e nenhum conselho é dado ou pretendido. Você deve consultar seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua vida que possa afetar sua saúde.

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