top of page

01 março de 2023

Desfrute sempre da paz resultante da cessação das agitações mentais. Não permita que a mente corra atrás disso e daquilo. Treine-a para permanecer quieta. Mantenha as reações mentais decorrentes do contato com o mundo exterior afastadas e à distância. Então você poderá se tornar o próprio Ser. Esse é o estado alcançado pelo sábio, o estado além do reino dos sentidos – aquele no qual os decretos dos sentidos não vigoram. É a verdadeira autorrealização, que é o objetivo da vida. Costuma-se dizer: “Pratiquem o silêncio”. Mas o que é o silêncio? Não é simplesmente manter a boca fechada. Significa ir além da influência de todos os sentidos e estar sempre estabelecido na consciência da própria Realidade. A bem-aventurança perpétua é também a paz permanente. Quando a mente se retira do mundo exterior, a língua se torna igualmente silenciosa e todos os sentidos seguem o seu exemplo. Esse é o silêncio genuíno! (Prashanti Vahini, cap. 24)

Sri Sathya Sai Baba

02 março de 2023

No célebre épico Mahabharata, os Kauravas são exemplos proveitosos da calamidade que aguarda os que perseguem os ideais da riqueza e do desejo sem a influência reguladora da retidão e da liberação. Embriagados pelo poder e dominados pela ganância e pelo orgulho, eles tinham desejos insaciáveis; por isso padeceram sofrimentos indizíveis e acabaram sendo destruídos. No épico Ramayana, o demônio Ravana, rei de Lanka, sucumbiu porque lutou para acumular riquezas e se deixou levar pela cobiça. As suas dez cabeças simbolizam o seu domínio das Escrituras Sagradas (os quatro Vedas e os seis Shastras), mas de que lhe serviu toda aquela erudição? Segundo relatou Anjaneya, outro nome dado ao deus-macaco Hanuman, a recitação dos Vedas reverberava por todo o reino de Lanka e o ar ali era denso devido à fumaça levantada pelo fogo sacrificial. No entanto, apesar de toda aquela adoração ritualística, os demônios eram perversos. Os rituais devem conduzir à retidão; caso contrário, são apenas a repetição monótona de um palavreado sem sentido. Ravana procurou conquistar a Criação, não o Criador; procurou conquistar Sita, não Rama! E assim a sua vida se tornou infrutífera! (Discurso Divino, 15 de agosto de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

03 março de 2023

O ferro enferruja na presença da poeira e, como resultado, perde a sua dureza, que é restaurada quando ele é posto no fogo. Em primeiro lugar, você deve remover a poeira da sua mente. Que poeira é essa? Ela consiste nos maus sentimentos que surgem quando se está em má companhia. É somente por causa das más companhias que se tem maus pensamentos. Daí vem o ditado: “Dize-me com quem andas e te direi quem és”. Vá com calma e indague, mas busque apenas a companhia dos bons. Enquanto você estiver em boa situação, todos se aproximarão, dizendo que é uma ótima pessoa. Contudo, se você sofrer algum revés, todos se afastarão rapidamente sem ao menos se despedir. Isso não é amizade verdadeira. Um verdadeiro amigo é aquele que o segue como uma sombra, até mesmo nos momentos de dificuldade e sofrimento. (Discurso Divino, 23 de julho de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

04 março de 2023

O desejo é um “demônio de três cabeças”! Quando o desejo de vocês é satisfeito, vem a ganância por conservar e multiplicar o que obtiveram. Quando o desejo é frustrado, vem a raiva! Existe a possibilidade de até mesmo as austeridades não conseguirem transmutar essas características, como no caso do demônio Bhasmasura, que tentou destruir o próprio Senhor após Ele ter lhe concedido a dádiva pedida! O desejo, a ganância e a raiva são todas formas de rajoguna, uma das três qualidades ou gunas inerentes à Criação – a qualidade da paixão e da atividade febril, que ignora os meios, concentrando-se nos fins. Ela persegue o objetivo, porém não se importa se o caminho é correto ou não! Conta-se a história de alguns macacos que se dispuseram a cultivar uma plantação de mangueiras. Fizeram o plantio das mudas e as regaram durante alguns dias, mas depois as arrancaram do solo para ver a profundidade das raízes! Queriam que elas crescessem rapidamente e logo frutificassem, porém desconheciam o processo pelo qual poderiam obter os frutos pelos quais ansiavam! Ajam com retidão e então reivindiquem o fruto! Façam um cultivo cuidadoso e colham a safra! (Discurso Divino, 15 de agosto de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

05 março de 2023

O ser humano aspira à bem-aventurança, mas como poderá alcançá-la? Onde há fé, há amor; onde há amor, há paz; onde há paz, há verdade; onde há verdade, há Deus; e onde há Deus, há bem-aventurança. O caminho da espiritualidade começa com a fé e termina com a bem-aventurança, que não se pode obter de prazeres materiais ou de pessoas ligadas ao mundo. Só se pode vivenciá-la mediante o uso adequado dos cinco sentidos. Hoje em dia as pessoas leem livros sagrados a fim de alcançar a bem-aventurança, porém todos esses livros têm as suas limitações. Não se pode obter bem-aventurança infinita por meio do estudo das Escrituras Sagradas. É necessário estudar um “livro infinito” para se experimentar bem-aventurança infinita. Este mundo é, em si próprio, um “livro infinito”. Há tanto aprendizado a se extrair dele! Quem são os amigos que vocês têm? Não são os seus colegas de turma ou os seus companheiros de quarto. Apenas Deus é o seu verdadeiro e eterno amigo, e é somente com o auxílio desse amigo que vocês serão capazes de estudar o “livro infinito" que é o mundo. (Discurso Divino, 30 de maio de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

06 março de 2023

Ainda que o ser humano não tente buscar a Deus, ele poderia, ao menos, buscar a paz, a alegria, a felicidade e a liberdade. No entanto, hoje em dia, nem mesmo isso ele busca; nem procura saber como conquistá-las. O pião roda sem parar e sem descanso; também o ser humano se desgasta e labuta incessantemente, sem nenhum alívio para essa rotina. Atualmente a única paz e alegria de que desfruta têm duração momentânea; estão com ele agora, mas no minuto seguinte já terão desaparecido. A dor põe fim à alegria, que é apenas a ausência de dor. Por que o ser humano precisa viver durante anos como um fardo sobre a Terra? Por que consumir tanto arroz ou trigo ano após ano, sem nenhum retorno sob a forma de paz ou de alegria para si próprio ou para os outros? A luz do lampião só brilha intensamente quando se bombeia ar com bastante força. A luz de vocês também está fraca e quase se apagando; portanto, bombeiem vigorosamente, ou seja, dediquem-se à disciplina espiritual e, assim, iluminem melhor a sua mente e irradiem luz a todos os que se aproximarem. (Discurso Divino, 19 de fevereiro de 1966)

Sri Sathya Sai Baba

07 março de 2023

Vocês sofrem da doença que um texto sagrado como a Gita pode curar – a doença da ilusão, que desvirtua o seu senso de valores, embaça a sua visão e distorce os seus pontos de vista. Contudo, para se beneficiarem desse remédio, vocês precisam sentir a tristeza do príncipe Arjuna, ter a sua dedicação, desenvolver o seu desapego e alcançar a concentração que ele demonstrou. Arjuna preferiria mendigar pela própria subsistência a ser coroado rei após haver causado a aniquilação dos seus parentes e mestres e dos anciãos do reino. Sintam esse anseio ardente, e então a Gita poderá destruir a ilusão e levá-los à liberação. Descubram por si mesmos o seu estágio de desenvolvimento espiritual, ou seja, o nível de escolaridade no qual se encaixam. Resolvam-se, então, a se elevar desse nível para o seguinte. Esforcem-se ao máximo e conquistarão a graça de Deus. Não tenham expectativas nem percam as esperanças. Um passo de cada vez será suficiente, desde que seja em direção ao objetivo e não para longe dele. (Discurso Divino, 19 de fevereiro de 1966)

Sri Sathya Sai Baba

08 março de 2023

Vocês podem ter ouvido falar que me tornei Sai Baba depois que um escorpião me picou! Bem, desafio qualquer um de vocês a ser picado por um escorpião e se transformar em Sai Baba. Não, o escorpião nada teve a ver com isso! Na verdade, não houve escorpião nenhum! Eu vim em resposta às preces dos sábios, santos e aspirantes espirituais pela restauração do dharma, ou seja, da Retidão. Em caso de um pequeno tumulto, entra em cena um policial; se a multidão se tornar indisciplinada, o inspetor logo acorrerá ao local; se ela ficar violenta, será necessária a presença do superintendente da polícia para dominá-la. Mas se, apesar de tudo, a situação piorar, o próprio inspetor-geral terá que se colocar à disposição para resolvê-la, não é mesmo? A situação atual é aquela em que o inspetor-geral assume toda a responsabilidade pelo seu controle. Os sábios, eruditos, santos, iogues e personalidades divinas já fizeram as suas tentativas e estarão todos cooperando na missão de restabelecer a Retidão e abrir caminho para que o mundo alcance a Paz absoluta. (Discurso Divino, 23 de fevereiro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

09 março de 2023

O ser humano aspira à bem-aventurança, mas como poderá alcançá-la? Onde há fé, há amor; onde há amor, há paz; onde há paz, há verdade; onde há verdade, há Deus; e onde há Deus, há bem-aventurança. O caminho da espiritualidade começa com a fé e termina com a bem-aventurança, que não se pode obter de prazeres materiais ou de pessoas ligadas ao mundo. Só se pode vivenciá-la mediante o uso adequado dos cinco sentidos. Hoje em dia as pessoas leem livros sagrados a fim de alcançar a bem-aventurança, porém todos esses livros têm as suas limitações. Não se pode obter bem-aventurança infinita por meio do estudo das Escrituras Sagradas. É necessário estudar um “livro infinito” para se experimentar bem-aventurança infinita. Este mundo é, em si próprio, um “livro infinito”. Há tanto aprendizado a se extrair dele! Quem são os amigos que vocês têm? Não são os seus colegas de turma ou os seus companheiros de quarto. Apenas Deus é o seu verdadeiro e eterno amigo, e é somente com o auxílio desse amigo que vocês serão capazes de estudar o “livro infinito" que é o mundo. (Discurso Divino, 30 de maio de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

10 março de 2023

Estar bem alimentado, dormir bem, ter uma casa repleta de risos de crianças – são estes, segundo a maioria das pessoas, os responsáveis pelos níveis mais altos de felicidade. Mas isso se refere apenas ao intervalo entre o nascimento e a morte. E quanto ao antes e ao depois? O corpo é algo separado de você. Pertence-lhe somente durante alguns anos; você o alimenta, sustenta e trava com ele uma batalha para domesticá-lo e submetê-lo à sua vontade. No corpo humano, o “você” e o “eu” são o Ser Interno, que é o Uno sem um segundo. Quando a identificação com o corpo enfraquecer, o esplendor do Ser Interno – o Ser Divino – será evidente. O apego ao corpo implica no acúmulo e na aquisição de coisas que atendem às suas necessidades e ambições. O acúmulo promove a exploração e não pode conquistar a graça divina. Ele não tem limites; a sua sede aumenta a cada gole e ele está sempre pedindo mais. (Discurso Divino, 21 de abril de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

11 março de 2023

Somente um jovem com boas qualidades pode se tornar um bom líder. Ele deve participar do serviço social como uma preparação para a liderança. Todos devem entender que a sua felicidade está ligada à da sociedade como um todo. Pais e professores devem incentivar tais atitudes nos estudantes. Apesar de todas as realizações no plano físico, até que ponto o ser humano tem sido capaz de desenvolver as suas qualidades humanas? Esta é a questão que o mundo enfrenta atualmente. Se as pessoas estudarem a História da Índia Antiga, perceberão a importância que os antigos atribuíam à Verdade. Pode haver diferenças em termos individuais; se, no entanto, os interesses nacionais estiverem envolvidos, será necessário que essas diferenças sejam esquecidas e que todos ajam em união. Tal foi a atitude do príncipe Dharmaraja, o irmão mais velho dos Pandavas, em relação aos seus primos Kauravas. Ele afirmou: “Em termos individuais, nós, os cinco irmãos Pandavas, podemos estar posicionados contra os cem Kauravas. Porém, se a nação estiver em perigo, seremos 105 contra os inimigos. É nosso dever proteger a nação”. (Discurso Divino, 22 de novembro de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

12 março de 2023

Estudantes! O futuro do país, para o bem ou para o mal, depende de vocês. A geração mais velha não pode reformar a nação. Somente uma geração mais jovem, disciplinada e instruída poderá servir bem à nação, como futuros líderes. Considerem o mundo inteiro uma vasta mansão. Esforcem-se, de igual modo, pelo bem-estar da Índia e de todas as nações. Sejam leais aos seus princípios e crenças, independentemente do que os outros possam dizer. Tenham sempre em mente o exemplo das vaqueiras devotas do Senhor Krishna. A sua devoção a Ele era firme e inabalável. Considerem a verdade como o seu alento vital. Se falarem a verdade e praticarem a retidão, alcançarão o estado mais elevado. Sejam fiéis à verdade para ganhar a vida ou para experimentar qualquer coisa ao longo da sua existência. A riqueza adquirida por meios ilícitos será perdida da mesma forma. Dediquem-se a algum tipo de serviço comunitário no campo da educação, da medicina ou em outro. O sacrifício é mais importante que ganhar dinheiro. Os estudantes imbuídos desse espírito de serviço desinteressado podem ir para qualquer país. Não usem os seus diplomas para mendigar empregos. Façam uso adequado da sua instrução para servir à nação e levar uma vida nobre. Esta é a minha bênção para todos vocês. (Discurso Divino, 22 de novembro de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

13 março de 2023

O acúmulo de bens, de títulos ou de fama não pode produzir nada de bom, a menos que o que se obteve seja colocado a serviço de si próprio e dos outros. O ser humano deve ter sabedoria para reconhecer que o corpo, que ele acredita ser ele próprio, nada mais é que um instrumento manuseado por ele. Esse é o primeiro passo para uma consciência espiritual mais elevada. No interior de cada pessoa encontra-se o Ser Interno eternamente livre, sem apego e puro que é a Realidade Absoluta, a Consciência Cósmica latente e manifesta em todos. A Divina Comunhão à qual se dá o nome de Yoga desperta quando se vê o mundo com sublime serenidade. Esta é a fonte da suprema Bem-Aventurança. Pode-se perguntar como a renúncia e o desapego podem resultar em alegria. Bem, quando você estiver realizando alguma atividade, livre-se do sentimento de egoísmo; ao experimentar alguma emoção ou reação, abandone a sensação de ser um apreciador. Assim você estará sempre alegre. E aquele que aprecia será realmente um iogue, ou seja, uma pessoa espiritualmente evoluída. (Discurso Divino, 21 de abril de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

14 março de 2023

Alguém que afirma ter ido à praia e brincado com as ondas deve apresentar, como evidência de que lá esteve, pelo menos os pés molhados, não é? De igual modo, se vocês tiverem ido até o mar da companhia dos piedosos e compartilhado das suas ondas de bem-aventurança, a prova de terem estado lá serão os seus olhos banhados de lágrimas e o seu coração exultante diante da felicidade alheia. Ainda que estejam apenas ouvindo, colham o mel, tal como faz a abelha quando visita as flores. Diz-se que o mundo está se tornando repleto de Sai, com o Nome de Sai nos lábios de todos. Quero que isso se intensifique, mas não insisto em que se deva repetir somente o Nome de Sai. O mundo deve ficar repleto do Supremo, com qualquer um dos Seus muitos Nomes nos lábios das pessoas e qualquer uma das Suas muitas Formas diante da mente delas! É a mesma substância despejada em diferentes moldes. As balas de açúcar no formato de gatinhos, cachorrinhos, vaquinhas e cavalinhos, tão desejadas pelas crianças, têm a mesma doçura, porém uma criança prefere uma bala com determinada forma e nome, e outra chora por uma bala diferente! Similarmente, o mesmo Ser Divino surge em diferentes tempos e lugares, assumindo diferentes Nomes. (Discurso Divino, 26 de fevereiro de 1961)

Sri Sathya Sai Baba

15 março de 2023

Vocês sabem que o mundo dos sonhos é um fantástico mundo de absurdos, no qual cinquenta anos são reduzidos a cinco minutos e onde se consideram incidentes e coisas estranhas como acontecimentos realmente vivenciados. Digo-lhes, porém, que do ponto de vista do estado de “realização” ou de plena percepção, até mesmo o estado de vigília é desprovido de validade. Tenham, por conseguinte, um senso de valores, ou melhor, uma escala de valores; deem a tudo e a todos o seu real valor, nem um pouquinho a mais. Cinco envoltórios revestem o Ser Interno e impedem que o Seu esplendor se revele. Façam com que todos eles sejam puros e reluzentes. O ser humano deve purificar o envoltório físico por meio da ingestão de alimentos frescos, limpos e puros; o envoltório vital pela respiração calma e constante, aliada a um temperamento equânime; o envoltório mental por meio de emoções e pensamentos piedosos, não se deixando afetar pelo apego aos sentidos nem pela alegria e tampouco pela tristeza; o envoltório da sabedoria mediante a contemplação da Realidade; e o envoltório da bem-aventurança pela imersão no êxtase da plena percepção do Divino. (Discurso Divino, 26 de fevereiro de 1961)

Sri Sathya Sai Baba

16 março de 2023

Devemos tentar tirar o melhor proveito da nossa era atual, a Kali Yuga, procurar fazer o bem e viver felizes neste mundo. O passado já passou e nunca mais voltará, e não temos certeza quanto ao futuro. O presente não é permanente; ele se transforma e se movimenta constantemente. É por isso que dizemos: “Seja bom, faça o bem, veja o bem – esse é o caminho para Deus”. Procurem ser bons, encham o coração de bondade e levem uma vida pautada pelo bem; assim o resultado também será bom. Quando adoecemos, de nada adianta nos lamentarmos. É necessário que, de algum modo, procuremos tomar o remédio adequado e superar a doença. Em vez de chorarmos por tê-la contraído, é melhor tentar curá-la e ajudar o corpo a se recuperar. Da mesma forma, em vez de ficarmos lamentando o que está acontecendo de ruim nesta Kali Yuga, devemos procurar ser bons e remover o mal deste mundo. (Chuvas de Verão, 1972, cap. 11)

Sri Sathya Sai Baba

17 março de 2023

Se achamos que é inevitável o cumprimento do karma relativo às consequências predestinadas das ações passadas, então de que serve adorar a Deus? Mesmo que esse karma esteja presente, a Graça de Deus certamente removerá, em grande parte, os seus efeitos negativos. Eis aqui um pequeno exemplo: no frasco de um medicamento injetável está escrito que o seu prazo de validade vence em 1970. Ora, o mesmo frasco ainda poderá estar disponível em 1972, porém o medicamento que ele contém já terá perdido a sua eficácia e, assim, não servirá mais ao seu propósito. Similarmente, um determinado karma pode estar no nosso destino, mas pela Graça Divina é possível amenizar e atenuar os seus efeitos. Ainda que ele esteja presente, não poderá nos causar problemas. Podemos nos tornar beneficiários da Graça Divina; não precisamos ter medo dos diferentes tipos de karma. Deus certamente anulará as suas más consequências se estiver satisfeito com a nossa adoração. Por conseguinte, o mais importante é procurar conquistar a Graça de Deus, uma vez que por meio dela poderemos superar todos esses efeitos negativos. (Chuvas de Verão, 1972, cap. 11)

Sri Sathya Sai Baba

18 março de 2023

O conhecimento espiritual é considerado o requisito primordial para o ser humano. Entretanto, o que é realmente primordial é a sua conduta - a conduta correta. A conduta de um indivíduo determina as suas qualidades e estas, por sua vez, determinam o seu comportamento. Todos são filhos de Deus e têm o mesmo direito ao amor do Senhor. Por que razão, então, existem diferenças entre os seres humanos? Por que não há igualdade ou similaridade entre eles? Isso ocorre devido às diferenças na sua constituição mental. Se a mente for impura, as ações estarão fadadas a ser impuras. Se a mente e a consciência forem distorcidas pelo egoísmo, o comportamento humano também o será. Quando a mente e a consciência se voltarem para o Divino, as boas ações se seguirão naturalmente. A mente é a causa das boas e das más ações. Portanto, o que quer que desejemos alcançar, devemos tentar fazê-lo sem excitação ou agitação. (Discurso Divino, 8 de abril de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

19 março de 2023

Se vocês trouxerem um milhão de flores e oferecê-las em um ritual de adoração, todas serão rejeitadas; nenhuma será aceita. Se, porém, trouxerem um único lótus - o de um coração puro –, Sathya Sai o aceitará e lhes concederá amor e paz. Ofereçam as suas virtudes como flores que espalham beleza e fragrância. Ofereçam o lótus do seu coração, livre de pragas como a luxúria, a raiva e o ódio. A semente da Divindade deve ser nutrida pelo esforço humano e cuidado constante, a fim de que possa florescer e frutificar. Removam da mente todo e qualquer traço de desejo de prejudicar o próximo, seja por pensamento, palavra ou ação. A reação que provocam quando se entregam a um comportamento temporariamente satisfatório é desastrosa. Cada um desses atos é uma semente plantada na mente de vocês – uma erva daninha que crescerá desenfreadamente e destruirá a sua paz e alegria. Portanto, mantenham-se vigilantes contra essas tendências. Purifiquem os seus pensamentos, palavras e ações e ajam como seres humanos rumo ao seu Destino Divino. Eu os abençoo para que tenham sucesso e alcancem a meta. (Discurso Divino, 21 de abril de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

20 março de 2023

Encarnações do Amor! A vida humana é preciosa, nobre e cheia de virtudes. É pena que os seres humanos não percebam isso. O único propósito e meta da vida humana é fazer com que o indivíduo conheça a sua verdadeira natureza. Esquecendo-se da sua natureza real, ele é envolvido por preocupações mundanas e mergulha no sofrimento. Os antigos sábios indicaram o caminho a ser seguido para a redenção da humanidade. Recomendaram nove formas de devoção – sendo que qualquer uma delas poderia conferir bem-aventurança e redimir a vida do ser humano. Para se experimentar a proximidade com o Divino, o caminho mais fácil é a recordação constante do Nome do Senhor. O sábio Vyasa, que compilou as Escrituras Sagradas conhecidas como Vedas, declarou que nesta Era de Kali não há nada superior à recitação do Nome do Senhor para se ter a percepção direta de Deus. É o caminho mais fácil para todos, sem exceção, sejam eruditos ou analfabetos, ricos ou pobres.(Discurso Divino, 3 de outubro de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

21 março de 2023

Em primeiro lugar, encham o seu coração de amor por Deus. O coração é como um tanque e os sentidos são como se fossem as torneiras. Se vocês encherem de amor o tanque do seu coração, a doce água do amor fluirá pelas torneiras dos sentidos. Assim como são os sentimentos no seu coração, assim serão as suas ações. Se o seu coração estiver repleto de amor, todas as suas ações estarão impregnadas de amor. Se vocês jogarem uma pedra em um poço, ela produzirá ondulações em toda a água do poço. Da mesma forma, se atirarem a pedra de um pensamento bom ou mau no lago da sua mente, o seu efeito se propagará por todos os membros do seu corpo. Se um mau pensamento entrar na sua mente, os seus olhos verão o mal, as suas mãos farão o mal, a sua fala se tornará má, os seus ouvidos ouvirão o mal e os seus pés caminharão apenas para lugares nocivos. O efeito dos pensamentos se espalhará por todo o seu corpo, da cabeça aos pés. O mais importante é o coração. Se o coração não é puro, a vida fica sem sentido. (Discurso Divino, 23 de julho de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

22 março de 2023

Amem a todos. Tenham fé em que Deus está presente em todos. Façam todos felizes. Só assim obterão felicidade. É impossível alcançar a felicidade sem fazer os outros felizes. Neste dia em que se celebra o Ano Novo, tomem a firme resolução de purificar o seu coração. O passado é passado, não se pode recuperá-lo. Quando estiverem andando por uma estrada, devem olhar para o caminho à sua frente. Qual é o sentido de olhar para trás? De igual modo, não faz sentido remoer o passado. O futuro é incerto. Qual é a garantia de que estarão vivos amanhã? Portanto, não se preocupem com o futuro. Vivam no presente. Não se trata de um presente comum, mas de um presente onipresente, no qual estão contidas as consequências do passado e as sementes do futuro. Por isso, se vocês fizerem uso adequado do presente, tenham a certeza de que o seu futuro estará seguro e protegido. (Discurso Divino, 13 de abril de 2002)

Sri Sathya Sai Baba

23 março de 2023

Milênios se passaram e o mundo sofreu muitas mudanças; no entanto, não houve transformação no coração humano. Dizem que a educação está ocasionando uma mudança no ser humano. Sem dúvida, ela ocorreu, mas de que tipo? Trata-se de uma mudança peculiar que está levando à perversão da mente do ser humano em vez de transformar o seu coração. Na verdade, a educação moderna só trouxe mais confusão às pessoas. Elas não estão aprendendo o que deveriam. Estão desperdiçando as suas vidas ao cultivarem qualidades animalescas e se entregarem a atos demoníacos. A cultura da Índia dá grande ênfase à unidade subjacente na diversidade. O seu propósito é fazer com que compreendamos esse princípio da unidade e nos esforcemos pela nossa redenção. Entretanto, estamos trilhando o caminho oposto ao da nossa antiga cultura. Por isso, nos dias atuais, há um aumento no número dos chamados intelectuais eruditos, que fragmentam a unidade na diversidade, enquanto se observa um declínio no número de almas nobres que, ao contrário, veem unidade na diversidade. O estilo de vida dos indianos de outrora era tal que se tornava evidente a sua grande preocupação com o bem-estar de todos. Eles se sentiam realizados em proporcionar felicidade aos demais. (Discurso Divino, 13 de abril de 2002)

Sri Sathya Sai Baba

24 março de 2023

Reconheçam que é Rama quem lhes fala interiormente e honrem cada palavra, como Ele teria feito. Considerem o quanto se arrependeu o seu irmão Lakshmana por não ter agido, em uma fatídica ocasião, conforme a palavra dada ao próprio Rama. Ele concordara em nunca deixar Sita sozinha no eremitério, tal como Rama lhe pedira, porém se afastou do local, permitindo assim que o demônio Ravana conseguisse sequestrá-la e levá-la para a sua cidade-ilha! Rama é o Ser Interno, a voz de Deus no seu interior. Não desobedeçam a essa voz nem deixem de observar as suas orientações. Orem para que ela os alerte sempre, orem com humildade e acatem os seus conselhos. Então Rama os guiará com a Sua compaixão. O santo e poeta Ramadas, embora jogado na prisão e açoitado sem piedade, jamais perdeu a fé em Rama. Implorou em tom lastimoso pela Sua graça e obteve a intervenção divina para ser salvo da tortura. A fé inabalável é o sinal do êxito espiritual. É o resultado da conscientização da própria Realidade Interna, que é o núcleo estabilizador, o Divino no ser humano. (Discurso Divino, 21 de abril de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

25 março de 2023

O dharma ou Retidão não é algo que possa ser determinado de acordo com os caprichos de cada pessoa. Alguns podem dizer que o dharma que vem do coração de um indivíduo é o seu próprio dharma; então, como poderia se tornar o Dharma Divino? Portanto, é no coração de vocês - não no coração físico, mas no espiritual – que devem tentar localizar e conhecer o Princípio do Ser. A palavra “Eu” pertence ao Ser Interno, jamais ao corpo. Sendo assim, o dharma é aquilo que vem do nosso coração e que devemos colocar em prática. O dharma relativo à rotina diária muda a cada dia, porém aquilo que muda a cada dia não é o verdadeiro dharma ou Retidão, que é eterno e imutável, que é a Verdade. Se algo é sujeito a mudanças, por que deveríamos estabelecê-lo como dharma e agir de acordo com ele? Rama é descrito no épico Ramayana com a seguinte afirmação: “Rama é a personificação do dharma”. Embora Rama tivesse um corpo físico, o dharma que Ele viveu e do qual foi o exemplo – o dharma que Ele estabeleceu no mundo por toda a eternidade – é o Dharma Eterno, é a Verdade Imutável. (Chuvas de Verão, 1972, cap. 11)

Sri Sathya Sai Baba

26 março de 2023

Tornem os seus corações serenos e alegres, compartilhem essa alegria com outras pessoas e adorem a Deus nesta Forma encantadora. Se vocês examinarem as qualificações necessárias para o serviço desinteressado, saberão que é essencial ter um coração puro, não maculado por más qualidades como a presunção, a ganância, a inveja, o ódio, o egoísmo ou a competitividade. Saberão também que é necessária a fé em Deus como fonte de vitalidade, virtude e justiça. O serviço desinteressado é a adoração que vocês oferecem ao Deus presente no coração de todos. Não perguntem a ninguém de que lugar ele vem, a que casta pertence ou qual a crença que professa. Vejam na pessoa à sua frente a sua Forma favorita de Deus. Na verdade, ela não é absolutamente “outra pessoa”, e sim a imagem do Senhor, tanto quanto vocês o são. Ao lhe prestarem serviço, não estão ajudando “um indivíduo”; estão adorando a Mim naquela pessoa. Sou Eu que estou diante de vocês naquela forma. Então, que sentido há para que o ego de vocês se envaideça? O dever é Deus; o trabalho é adoração. Até o menor dos trabalhos é uma flor colocada aos Pés de Deus. (Discurso Divino, 4 de março de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

27 março de 2023

Talvez vocês não tenham a oportunidade de participar de algum projeto grandioso de serviço humanitário que beneficie milhões de pessoas, mas podem ajudar um cordeiro manco a transpor um obstáculo ou guiar uma criança cega na travessia de uma rua movimentada. Esses também são atos de adoração. O serviço desinteressado é mais proveitoso que a repetição do Nome do Senhor, a meditação, as oferendas e os rituais – práticas geralmente recomendadas para os aspirantes espirituais –, uma vez que ele serve a dois propósitos: a eliminação do ego e a obtenção da bem-aventurança. Vocês se sentem felizes se alguém sentado perto de vocês está imerso em tristeza ou se ouvem o choro comovente de um bebê? Não, vocês ficam com lágrimas de compaixão nos olhos. Por quê? Porque existe um vínculo invisível entre vocês. Somente o ser humano possui a qualidade da empatia; somente ele pode se sentir feliz quando outros estão felizes, e triste quando outros estão sofrendo. Por esse motivo ele é o paradigma da criação, o ápice do progresso animal. Apenas o ser humano é capaz de prestar serviço desinteressado; esta é a sua glória especial e a sua habilidade ímpar. (Discurso Divino, 4 de março de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

28 março de 2023

Ravana, o rei-demônio de Lanka, transmitiu uma grande lição ao mundo. Ele exclamou: “Ó humanos! Não vivam como eu vivi, não arruínem as suas vidas”. Qual foi a principal causa da destruição de Ravana? Incapaz de dominar os seus desejos e relutante em se livrar dos seus impulsos, ele arruinou todo o seu clã. Os seus filhos foram mortos, o seu irmão e outros parentes pereceram e, finalmente, o seu próprio reino foi reduzido a cinzas. Ravana confessou: “No final, destruí a mim mesmo”. Foi esta a mensagem que ele deixou aos seus compatriotas nos seus últimos momentos. É somente pela supressão dos desejos que o ser humano manifesta a sua natureza humana. Quem é incapaz de eliminar os seus desejos destrói a si mesmo. Pela sua boa conduta, um homem virtuoso alcança a grandeza. Ravana procurou alcançá-la, mas não fez esforços para levar uma vida correta. A trajetória de Rama é diferente. Ele aspirou apenas a ser um homem virtuoso e não buscou a grandeza. (Discurso Divino, 16 de abril de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

29 março de 2023

A sua saúde ficará comprometida se vocês comerem todos os tipos de doces vendidos no mercado. Eles podem ser deliciosos, mas são prejudiciais a vocês. Por outro lado, o doce que é o Nome de Rama foi preparado pelos nossos grandes sábios e produz um efeito magnífico na mente. Não há nenhuma possibilidade de que fique envelhecido ou se deteriore. Quanto mais vocês comerem desse doce, mais alegria terão. Ele é mais doce que o açúcar e mais saboroso que a coalhada. O Nome Divino de Rama é cheio de doçura e assim permanecerá para sempre. Houve muitas Encarnações de Deus na Terra, porém o Nome Divino de Rama é eterno. Desde tempos remotos, ele continua a ser para todos o “mantra que traz a liberação”. Das crianças aos idosos, todos obtêm felicidade ao entoar o Nome de Rama. A idade não é um obstáculo para se experimentar a intensa doçura desse Nome. Não abandonem, nem por um segundo, o doce Nome de Rama, repleto de néctar e de bem-aventurança! (Discurso Divino, 7 de abril de 2006)

Sri Sathya Sai Baba

30 março de 2023

O principal ensinamento de Rama foi este: deve-se seguir a Verdade. E, tomando a Verdade como base, deve-se manter e promover a Retidão, que não é limitada a nenhum lugar ou país em particular, pois está presente em tudo. A Retidão tem origem na Verdade, e por isso não pode existir sem ela. O que é a Retidão? É “aquilo que sustenta”, dizem as Escrituras Sagradas. Algumas pessoas, erroneamente, limitam a Retidão à simples prática de alimentar os pobres ou a outros atos de caridade. No entanto, é necessário que a Retidão flua do coração e depois seja colocada em prática. Ajam de acordo com o que falam. Este é o principal dever do ser humano. Deve haver perfeita harmonia entre palavras e ações. Dizer uma coisa e agir de maneira oposta é indicativo de iniquidade. Vocês só terão direito a ser chamados de seres humanos quando os seus pensamentos, palavras e ações estiverem em harmonia. Rama alcançou unidade de pensamento, palavra e ação, ao contrário de Ravana, o rei-demônio de Lanka, no qual havia discordância entre pensamento, palavra e ação. (Discurso Divino, 7 de abril de 2006)

Sri Sathya Sai Baba

31 março de 2023

O mundo atual está extremamente necessitado da mensagem contida na história de Rama. Por um lado, os filhos de hoje não seguem as determinações dos pais, os quais, por sua vez, não dão o exemplo correto aos filhos. Os alunos não têm o devido respeito pelos professores, e estes não tratam os alunos com afeto. O amor se perdeu até mesmo entre os amigos. As relações entre eles tornaram-se distantes. Em todos os campos da vida – na administração, na agricultura, nos negócios ou na política – a discórdia cresce desenfreadamente. Desavenças e conflitos prevalecem nos campos social e político, e até mesmo no espiritual! Se vocês investigarem as causas de tal situação, descobrirão que o egoísmo está na origem de tudo. Entretanto, os elementos básicos são comuns a toda a humanidade. O mundo é uma só família; todos os homens são irmãos. Rama pregou ao mundo essa verdade fundamental. Ensinou os deveres da vida cotidiana e os deveres sociais e familiares. Essa tríplice corrente de deveres é a mensagem do grande épico Ramayana. Aquele que se banhar nessa tríplice corrente será absolvido dos seus pecados e redimido. Todos devem ler, reler e viver de acordo com o Ramayana! (Discurso Divino, 16 de abril de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page