top of page

01 dezembro de 2022

A sua natureza é revelada pelos seus atos, gestos, olhar, fala, hábitos alimentares, vestuário e modo de andar! Por conseguinte, cuide para que a sua fala, os seus movimentos, os seus pensamentos e o seu comportamento sejam todos corretos - cheios de amor, puros e desprovidos de violência e rebeldia! Cultive a humildade de acreditar que tem muito de bom a aprender com os demais. O entusiasmo, a forte ambição, a resolução e a capacidade de trabalho que possui, assim como o seu cabedal de conhecimentos e sabedoria, devem estar ligados a todas as outras pessoas e não ser utilizados apenas para você. O seu coração deve abranger a todos. O padrão dos seus pensamentos deve estar igualmente em conformidade com essa amplitude. Trate cada problema que encontrar como uma oportunidade afortunada para desenvolver a sua força mental e dotá-lo de maior resistência. Alimentar-se é um ritual sagrado. Não se deve realizá-lo em momentos de ansiedade ou tensão emocional. O alimento deve ser considerado um remédio para a doença da fome e também o sustento da vida. (Vidya Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

02 dezembro de 2022

Considerem o serviço que o Sol presta a este mundo! Isso já faz parte da experiência diária de cada um e é algo de que todos são testemunhas. O Sol é a fonte de toda a vida, vegetal e animal, neste planeta. Sem os seus raios, teríamos perdas devastadoras. Ele faz com que as águas dos mares e dos lagos evaporem para o céu, formando nuvens que se precipitam em forma de chuva sobre as plantações. Surya, o Sol, é o eterno deus da justiça, que derrama igualmente os seus raios sobre todos. É o grande renunciante, inigualável na sua renúncia. É o grande iogue que cumpre o seu dever sem pensar em recompensa e sem considerar a própria glória por um instante sequer! É humilde e constante no seu trabalho. O serviço que realiza é algo que ninguém mais pode realizar. A felicidade que concede ninguém mais é capaz de conceder. Ele, entretanto, não se orgulha disso. Move-se sem se preocupar com as consequências da sua missão doadora de energia. Imaginem a paciência com que o Sol suporta um calor extremo pelo bem do mundo e da humanidade. É ele que mantém o corpo humano aquecido e confortável! (Gita Vahini, cap 6.)

Sri Sathya Sai Baba

03 dezembro de 2022

A Gita é um texto para praticantes espirituais, uma vez que enfatiza a disciplina e a conduta espirituais acima de qualquer outra coisa. Cada capítulo estabelece meios e métodos para se alcançar a meta da paz e da harmonia. A Gita é um barco que leva as pessoas do estado de escravidão que impuseram a si mesmas até a liberdade, que é a sua verdadeira natureza. Conduze-as das trevas à luz, da obscuridade ao esplendor. Determina disciplinas e deveres destituídos das impurezas, tendências e impulsos que atam os seres humanos à implacável roda de nascimentos e mortes. Para falar a verdade, eles vieram a este campo de atividade tão somente para se envolverem em ações, não para ganhar os frutos da sua atividade. É esse o ensinamento da Gita, a sua lição fundamental. A Gita é a quintessência do significado de todos os Vedas. (Gita Vahini, cap. 6)

Sri Sathya Sai Baba

04 dezembro de 2022

O conhecimento espiritual impele o ser humano a lançar o seu limitado ego no fogo sacrificial e fomentar, no seu lugar, o amor universal, que constitui o próprio alicerce da superestrutura da vitória espiritual. O amor sem limites purifica e santifica a mente. Faz com que os pensamentos se concentrem em Deus, que os sentimentos e emoções sejam sagrados e que as atividades sejam a expressão do serviço altruísta – em suma, faz com que o Bem impregne a mente, o coração e as mãos. A educação espiritual tem que assumir essa tarefa de sublimação. Ela deve, em primeiro lugar, incutir o segredo que há em servir. O serviço prestado ao próximo deve conferir plena alegria em todos os sentidos. A educação espiritual tem que ressaltar o seguinte: não se deve, em nome do serviço, infligir nenhum dano, dor ou sofrimento a outros. Além disso, não se deve deixar que o serviço seja maculado pela atitude de realizá-lo visando a própria satisfação. É necessário prestá-lo como parte essencial do próprio processo de viver. Este é o cerne genuíno da educação espiritual. (Vidya Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

05 dezembro de 2022

Ser, Consciência, Bem-Aventurança, Plenitude e Eternidade – descreve-se o Absoluto por meio destes cinco atributos. Pode-se alcançá-Lo pelo entendimento de cada um deles. O Ser não é afetado pelo tempo. A Consciência ilumina e revela a si mesma, assim como tudo o mais. A Bem-aventurança cria a máxima satisfação. A Plenitude desconhece a imperfeição, a redução, o declínio ou a derrota. A Eternidade não é afetada pelas limitações de espaço, tempo e objetivação. À luz desse conhecimento do Absoluto, o mundo é uma miragem; é temporário, irreal e negado pelo conhecimento. Lembre-se, porém, de que “você” – a alma individual, o observador – é “Ser, Consciência, Bem-Aventurança, o Absoluto”. Mantenha-se nessa certeza. Medite no Om, que é o seu símbolo supremo. Conscientize-se, a partir deste momento, de que é o Ser Interno. Quando a névoa da ignorância desaparecer, o Ser Interno que habita em cada um brilhará em todo o seu esplendor natural, e então você se dará conta de que perseguia uma miragem nas areias do deserto, considerando como “reais” objetos que tiveram um começo e que, portanto, teriam também um fim. (Upanishad Vahini, cap. 12)

Sri Sathya Sai Baba

06 dezembro de 2022

Se considerarmos o Cosmos inerte e desprovido de consciência, talvez alguém pergunte como ele pode ser tão convidativo e atraente. O Cosmos não pode ser inerte e monótono; se assim fosse, ele seria sempre o mesmo. Não, essa visão é incorreta. Deus é a causa eficiente e também a causa material do Cosmos. Ele próprio Se tornou tudo isso. Ele é a Verdade interna e externa e, portanto, a Luz que ilumina e revela, atrai e expõe. A farinha, por si só, não é agradável ao paladar, mas se tornará saborosa se a ela adicionarmos açúcar. De igual modo, onde quer que o encanto, a atração ou o esplendor se manifestem no Cosmos, é o Espírito Cósmico que Se evidencia e nada mais. Os Vedas deixam isso muito claro. Como afirmam os textos védicos, o Espírito Cósmico cria, afaga, nutre e sustenta o Cosmos, e finalmente o induz a se fundir com Ele. O Espírito Cósmico é o único Criador, Desfrutador, Protetor e Mestre. Esta é a proclamação contida nos Vedas. (Sutra Vahini, cap. 9)

Sri Sathya Sai Baba

07 dezembro de 2022

A mente, o intelecto e os sentidos estão sempre inclinados para objetos externos, permanentemente voltados para fora! Quando algum som do mundo exterior chega até os ouvidos, estes o escutam e, tão logo isso ocorre, os olhos veem o objeto que o produziu. Quando os olhos o veem, a mente o deseja. Imediatamente o intelecto aprova a ideia e se prepara para obtê-lo o mais rapidamente possível. Assim, cada um dos sentidos corre atrás de objetos externos – um após o outro, um apoiando o outro, inquietos e infelizes. É necessário manter a mente, a faculdade de raciocínio e os sentidos sob controle, pois eles vagueiam a esmo em busca de prazeres objetivos. Devem ser treinados para assumir a tarefa de concentrar toda a atenção na Glória e na Majestade de Deus, a fim de que sigam o curso sistemático da disciplina unidirecionada. É preciso reuni-los e guiá-los em direção ao caminho superior, educando-os por meio da repetição do Nome do Senhor, da meditação, da realização de serviços benéficos ou da dedicação a atividades edificantes e purificadoras. (Bhagavata Vahini, cap. 31)

Sri Sathya Sai Baba

08 dezembro de 2022

A verdadeira Retidão ou dever (dharma) do ser humano é estar imerso na Bem-Aventurança do Ser Interno, possuir visão interior, ter fé inabalável na identidade da sua natureza real com o Absoluto e perceber que tudo é Deus – esses quatro constituem o genuíno dever ou Retidão. Nesta existência física de indivíduos singulares, dá-se a eles o nome de Verdade, Paz, Amor e Não Violência, com o objetivo de facilitar a prática dessa Retidão baseada na realidade do Ser Interno. Assim todos os seres humanos – igualmente personificações do Absoluto – poderão praticá-los na vida diária. A maneira de se buscar a Retidão, tanto hoje como no passado, consiste em seguir esses princípios elevados em cada ato e pensamento. Aquilo que é fundamental e aquilo que é derivado devem estar coordenados e harmonizados. Só então se poderá falar em dever ou Retidão baseada na realidade do Ser Interno. Não importa qual a sua atividade ou que Nome e Forma do Senhor você escolheu. Uma corrente é uma corrente, independentemente do material de que é feita; seja de ferro ou de ouro, ela prende, não é mesmo? Similarmente, seja qual for o tipo de trabalho, se tiver por fundamento esse dever e como raiz o Princípio do Ser Interno, ele será, sem sombra de dúvida, genuína Retidão, e abençoará com o fruto da Paz aquele que o realizar. (Dharma Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

09 dezembro de 2022

Transformar Deus em pedra é o esforço que se faz hoje em dia! Como tal empenho pode levar à verdade quando a tarefa real é ver a pedra como Deus? Primeiramente, deve-se meditar na Forma da Divindade e imprimi-la na consciência; depois ela deve ser concebida no interior da pedra. Nesse processo é necessário que se esqueça a pedra até que esta seja transformada na Divindade. De igual modo, você deve imprimir na consciência a Retidão básica (dharma), ou seja, o fato fundamental de que o Ser Interno é a única Entidade; então, pleno dessa fé e dessa visão, terá que lidar com o mundo múltiplo dos objetos e as suas atrações e colisões. Somente desse modo é que o ideal será percebido. Se assim for feito, não haverá perigo de que se dilua o significado autêntico ou que a Retidão baseada na realidade do Ser Interno perca o seu esplendor. O que acontece quando se adora uma pedra como Deus? O Ilimitado, o Onipresente, a Entidade Imanente que a tudo permeia – o Absoluto – é visualizado no particular, no concreto. Similarmente, a Retidão, que é universal, imparcial e livre, pode ser reconhecida e experimentada em uma única ação concreta. (Dharma Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

10 dezembro de 2022

O sábio tem devoção unidirecionada, enquanto outros têm devoção focada em múltiplos objetos. Há ainda os que se apegam a situações ou a objetos que desejam e, para obtê-los, se apegam a Deus. São devotados não apenas ao Senhor, mas também ao mundo objetivo. Pessoas sábias não erguem o olhar para nada além do Senhor. Mesmo que o façam, elas O veem aonde quer que lancem os olhos. Por isso Ele declarou que os sábios Lhe são os mais queridos. É claro que todos são iguais para o Senhor. No entanto, para aqueles que alcançaram a Sua presença, o amor é explícito, direto, imediato; é diretamente cognoscível e experimentável. O sábio, portanto, é mais próximo do Senhor e, assim sendo, é o mais querido. Certamente é da natureza do fogo aquecer vocês quando estão tremendo de frio. Mas como poderá ajudá-los a se aquecer se não se aproximarem, permanecendo à distância? Da mesma forma, aqueles que estão determinados a acabar com os tremores provocados pelos males mundanos devem buscar o Fogo da Sabedoria, que se obtém pela Graça Divina, e se manter próximos a Deus. (Gita Vahini, cap. 13)

Sri Sathya Sai Baba

11 dezembro de 2022

A mente é, na verdade, a própria Criação; é o mundo inteiro para o indivíduo. Durante o sono profundo, a mente não está ativa; por conseguinte, a Criação é praticamente inexistente para o indivíduo. A Criação nasce (ou “entra na consciência”) e morre (ou “desaparece da consciência”) de acordo com os poderes cognitivos da mente. Portanto, quando a mente é destruída, o mundo também é destruído e a pessoa se torna livre, liberta, atinge a liberação. Aquele que conseguir controlar a consciência poderá ter uma visão do Ser Interno. A consciência é a árvore adulta, enquanto a semente é o “ego”, o sentimento de “eu”. Quando a semente do “eu” é descartada, todas as atividades da consciência também desaparecem automaticamente. O aspirante espiritual determinado a obter tais resultados deve estar sempre vigilante. A qualquer momento, os sentidos podem recuperar o domínio perdido e escravizar o indivíduo. (Jñana Vahini, cap. 7)

Sri Sathya Sai Baba

12 dezembro de 2022

É necessário enfatizar que, para enfrentar com sucesso os problemas que surgem na vida diária, há que se ter inteligência e habilidade, além de qualidades como a justiça, a virtude e a excelência espiritual. Tanto a inteligência como a habilidade são essenciais para o progresso, tão essenciais como duas asas para uma ave ou duas rodas para uma carroça. Só experimentando e entendendo o mundo é que se pode perceber a importância do caminho superior que conduz ao Altíssimo. O mundo é fascinante pela sua aparência tentadora, embora seja fundamentalmente irreal. É um fenômeno que está se desvanecendo. Quando se reconhece essa verdade, tem-se consciência do Jogo Cósmico Divino e do eterno Ser Universal. Não se consegue chegar a esse estado de consciência por meio do acúmulo de riquezas, de poder material ou da aquisição de conhecimento e habilidade. Pode-se atingi-lo pela purificação da própria consciência, em todas as suas facetas, e pela sinceridade com que se realiza a busca. (Lila Kaivalya Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

13 dezembro de 2022

Exercícios espirituais, como a adoração, a entoação de hinos de louvor e a meditação, são motivados pela devoção a poderes superiores. Aqueles que desconhecem a profundidade e a elevação a que tais exercícios podem conduzir não devem fomentar controvérsias sobre a sua eficácia. Só por meio da verdadeira prática é possível alcançar e julgar essa profundidade e elevação. A prova reside na experiência pessoal de cada um. Muito mais valioso que a erudição adquirida em um milhão de livros é o grão de sabedoria obtido em um período de meditação. Esse lampejo de sabedoria, por mais breve que seja, é uma preciosa aquisição. É o resultado de uma prática espiritual pessoal e de uma experiência genuína e incontestável. As controvérsias e críticas cessarão à medida que se cultivar e desenvolver esse grão de sabedoria. Todos os argumentos existirão apenas no “eu” inferior do indivíduo até que a verdade seja revelada. A autoconfiança é essencial para se ingressar nesse caminho da prática espiritual. (Lila Kaivalya Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

14 dezembro de 2022

Esforço pessoal, discernimento e intensa prática espiritual qualificam os seres humanos para o nível mais elevado. Ninguém, por mais alta que seja a sua posição social, pode alcançar o Altíssimo sem pureza dos instrumentos internos. Quando se adiciona cobre inferior ao ouro, a liga resultante perde valor. Assim como o ouro puro se torna liga pelo contato com o cobre, a Forma Universal tem o ego inferior adicionado a ela neste oceano da existência mundana. O Universal se transforma na alma individual. Ora, o que é necessário fazer para recuperar o verdadeiro princípio do ouro? O estado original tem que ser resgatado por meio de intensa prática espiritual e votos e pelo polimento e purificação do intelecto. Assim como vocês lavam os pés após caminharem pela lama, devem lavar a mente da lama do apego aos objetos. Somente a sabedoria espiritual pode queimar as sementes do apego para que não voltem a brotar. Consequentemente, quem possui o tesouro da sabedoria espiritual alcança facilmente a liberação. (Prasnothara Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

15 dezembro de 2022

Para um observador superficial, a vida parece girar em torno de comer, beber, trabalhar e dormir. Mas, na verdade, ela possui um significado muito maior e uma importância bem mais profunda. A vida é um ritual de sacrifício. Cada pequeno ato é uma oferenda ao Senhor. Se o dia for passado em atos realizados com esse espírito de entrega, o que mais poderá ser o sono senão uma total imersão em Deus? O ser humano comete o grande erro de se identificar com o corpo. Acumula uma variedade de coisas para a sua manutenção e conforto e, mesmo quando o corpo se torna fraco e decrépito com a idade, procura fortalecê-lo de algum modo. Mas por quanto tempo é possível adiar a morte? Quando chega a ordem de Yama, o deus da morte, é preciso partir. Posição, orgulho e poder – tudo desaparece diante da morte. Compreendendo isso, esforcem-se dia e noite, com pureza de corpo, mente e espírito, para alcançar a percepção do Eu Superior por meio do serviço a todos os seres vivos. (Prema Vahini, cap. 4)

Sri Sathya Sai Baba

16 dezembro de 2022

Podemos referir-nos como “ação” a um trabalho que está sendo realizado ou a uma atividade na qual alguém está envolvido. Por outro lado, não estar realizando nenhum trabalho ou não estar envolvido em nenhuma atividade também são considerados como “ação”! Quando vemos pessoas silenciosas e calmas, sentadas tranquilamente, sem fazer nada, deduzimos que não estão desempenhando nenhuma atividade. Como, então, se pode afirmar o contrário? Ora, a afirmação: “Elas não estão fazendo nenhum trabalho, não estão envolvidas em nenhuma atividade” significa apenas: “Elas estão envolvidas em se manter afastadas de todo e qualquer trabalho ou atividade”. Pode-se, portanto, afirmar que as pessoas às vezes estão ocupadas trabalhando e outras vezes ocupadas em manter todo tipo de trabalho fora do seu campo de atenção. Ou seja, estão envolvidas tanto na “ação” (karma) quanto na “inatividade” (akarma). Se não estiverem absortas na ação ou apegadas a ela, e sim envolvidas em realizá-la como o seu dever, como a sua forma de adoração, sem nenhum apego aos frutos da ação, poderão praticar a “inatividade” até mesmo na “ação”. Esta é a disciplina espiritual mais elevada. (Sathya Sai Vahini, cap. 18)

Sri Sathya Sai Baba

17 dezembro de 2022

O teste que revelará a qualidade da sua fé consiste em avaliar se você está praticando sinceramente as determinações estabelecidas por Deus. As suas crenças e ações devem ser expressões da fé e ter a santidade como essência. Devem estar tão cheias de amor e compaixão que atraiam para você a Graça Divina. A atividade que emana de tal convicção e fé sagradas constitui o objetivo da parte das Escrituras védicas que trata da ação ou atividade (karma). A atividade é a raiz principal do progresso humano e o próprio alento de uma existência humana feliz. É o único alimento que pode aliviar a fome do ser humano e a água que sustenta a sua vida e sacia a sua sede. A atividade é tão essencialmente ligada às pessoas quanto a sua necessidade de descobrir e compreender a própria realidade. Por conseguinte, elas têm como o seu primeiro e permanente dever o de se envolverem em atividades ensinadas ou aprovadas pelos Vedas. São três os tipos de atividade que chegam até Deus e obtêm a Sua Graça: 1) a que não é motivada por desejo pessoal; 2) a que emana do amor altruísta; e 3) a oração oriunda de um coração puro. São estes os itens aos quais o Senhor dá atenção; eles O alcançam diretamente. (Sathya Sai Vahini, cap. 19)

Sri Sathya Sai Baba

18 dezembro de 2022

A renúncia que envolve a destruição dos três desejos – por um cônjuge, por descendência e por riqueza – é muito difícil de se alcançar sem pureza da mente. O trabalho sem desejo pelos seus frutos remove gradualmente as impurezas, tal como o cadinho do ourives. Uma mente pura é sabedoria espiritual; é a consumação do desapego. Se você for capaz de se despojar do desejo enquanto estiver realizando uma atividade, nenhuma impureza poderá tocá-lo. Você sabe que existem árvores cujas sementes, ao serem jogadas em água lamacenta, têm o poder de separar a sujeira e depositá-la no fundo. As sementes, por sua vez, também afundam e desaparecem do campo de visão! Da mesma forma, aqueles que forem versados na realização de ações sem apego terão a sua mente perfeitamente purificada e os resultados dos seus atos perderão a eficácia e submergirão. (Upanishad Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

19 dezembro de 2022

Os aspirantes espirituais precisam desviar a sua atenção do mundo exterior e dirigir a sua visão para o interior, para o Ser Interno. Devem analisar os processos mentais e descobrir por si mesmos a origem de todas as modificações e agitações da mente. Desse modo, todo e qualquer vestígio de “intenção” e de “vontade” desaparecerá e, a partir de então, a única ideia que se fixará na mente será a ideia do Absoluto. O único sentimento que ocupará a mente será o de bem-aventurança, que surge quando ela se estabelece no estado de Ser – Consciência – Bem-aventurança. Tais seres espiritualmente sábios não serão afetados pela alegria ou pela tristeza, pois estarão totalmente imersos no Oceano da Bem-Aventurança do Ser Interno, acima e além do alcance das coisas mundanas. (Jñana Vahini, cap. 5)

Sri Sathya Sai Baba

20 dezembro de 2022

A mente é influenciada pela paixão por prazeres objetivos e pela ilusão da ignorância com a qual persegue com incrível rapidez os objetos fugazes do mundo. Deve-se, portanto, conduzi-la repetidas vezes a ideais mais elevados. É natural que isso seja difícil no início, porém se pode domar a mente mediante treinamento persistente; ela então se fixará no perpétuo deleite do “Om”, o som cósmico primordial. É possível treiná-la seguindo os métodos da persuasão tranquila, da promessa de incentivos atraentes, da prática de retirar os sentidos do mundo exterior, da tolerância à dor ou ao trabalho árduo, do cultivo da sinceridade e da constância e da aquisição de equilíbrio mental. Pode-se dirigir a mente para o Absoluto e a Sua contemplação constante pelo estudo das Upanishads, pelo hábito de orar regularmente, pelo compartilhamento do êxtase do canto devocional com outras pessoas e pela fidelidade à verdade. (Jñana Vahini, cap. 6)

Sri Sathya Sai Baba

21 dezembro de 2022

Quem busca saborear o fruto de uma árvore não pode se contentar em nutrir apenas as flores. Tem que nutrir as raízes, o tronco, os galhos, as folhas e as flores. Similarmente, quem busca a mais elevada sabedoria deve nutrir adequadamente o corpo, os sentidos e os sentimentos. Com esse propósito foram prescritas para os buscadores as nove formas de devoção. Diz-se que a mente é a causa da escravidão ou da liberação. O coração é como uma fechadura e a mente é a chave. Quando a chave está voltada para Deus, há desapego; quando está voltada para o mundo, há apego. Desse modo, a mente é a causa da liberação ou da escravidão e, portanto, deve ser direcionada para o que é santo e puro. Então se levará uma vida livre e plena de alegria e felicidade. A pessoa que tiver desenvolvido essa atitude estará em estado permanente de bem-aventurança. Será a personificação da bem-aventurança. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

 

22 dezembro de 2022

A primeira qualidade que vocês devem cultivar é a gratidão ao Divino. As pessoas são gratas até mesmo por pequenos atos de serviço que lhes são prestados. Portanto, não será necessário agradecer ao Divino, que nos proporciona tantos benefícios essenciais por meio da Natureza e dos cinco elementos? O ar que vocês respiram, a água que bebem e a terra sobre a qual caminham – todos estes são dádivas de Deus. Quão gratos são vocês ao Sol, cuja luz não é igualada pela luz de todas as lâmpadas elétricas do mundo juntas? Acaso poderão todas as bombas existentes no mundo fornecer tanta água quanto a que proporciona uma única chuvarada? Serão todos os ventiladores no mundo capazes de proporcionar tanta brisa quanto a que se obtém quando o vento sopra? Sem ser grato por essas dádivas divinas, o homem vai atrás de trivialidades e desperdiça a sua vida. Os grandes sábios de outrora, que adoravam a Deus de diversas maneiras, consideravam a devoção como um meio de expressar gratidão à Providência. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

23 dezembro de 2022

A devoção e a fé que Hanuman possuía lhe foram de grande ajuda para reconhecer o desejo do seu Mestre. Além de fé e devoção, ele tinha imensa confiança em si mesmo. Sem possuir autoconfiança, ninguém será capaz de muitas realizações, ainda que tenha fé e devoção. Por outro lado, a autoconfiança também não ajudará a quem não tiver fé e devoção. A devoção e a autoconfiança são como o polo negativo e o positivo. A combinação dessas duas é que nos tornará aptos a concretizar o nosso pensamento sagrado. Portanto, como Hanuman tinha a percepção do Divino no coração, além de autoconfiança, ele podia ter a visão do Senhor Rama onde quer que estivesse. Quando lhe era dada alguma ordem, jamais questionava se possuía a força ou a capacidade de cumprir a tarefa. Tinha a firme convicção de que as próprias ordens de Rama lhe dariam a força necessária para executá-las. Hanuman demonstrou claramente ao mundo a força e a necessidade da autoconfiança. (Chuvas de Verão em Brindavan, 1977, cap. 10)

Sri Sathya Sai Baba

24 dezembro de 2022

Jesus sacrificou a sua vida e derramou o seu sangue com o propósito de instilar amor e compaixão no coração dos seres humanos, a fim de que estes pudessem se sentir felizes com a felicidade alheia e tristes com a tristeza do próximo. Não é com festas e diversões que se deve celebrar o Natal. Em vez disso, celebrem-no tomando a decisão de pôr em prática pelo menos um dos ideais que Jesus enunciou ou se esforçando para alcançar ao menos uma das metas que Ele colocou diante da humanidade. Em memória deste dia sagrado, deixem-Me exortá-los a renunciar a dois males existentes na sua mente: o autoelogio e a maledicência. Adotem o hábito de servir amorosamente aos aflitos. Se gastarem todo o seu tempo e energia em conforto mundano e prazeres sensoriais, estarão desonrando esta existência humana. A vida não é para ser vivida simplesmente se alimentando; comer é apenas uma necessidade para se viver. Vocês consideram o corpo como uma habitação sua, mas não é assim. O corpo é o templo de Deus, o Divino reside nele. Mantenham-no limpo, fresco e perfumado mediante o desenvolvimento da compaixão e do amor. (Discurso Divino, 25 de dezembro de 1976)

Sri Sathya Sai Baba

25 dezembro de 2022

A nuvem da ignorância encobre a Verdade. Deus envia sábios, santos e profetas para revelá-la e Ele próprio Se manifesta como um Avatar (Encarnação Divina) para despertar e libertar o ser humano. Há dois mil anos, quando o orgulho mesquinho e a profunda ignorância corrompiam a humanidade, Jesus veio como a personificação do Amor e da Compaixão e habitou entre os homens, sustentando os mais elevados ideais da existência. Vocês devem prestar atenção às lições que Ele ministrou durante as várias etapas da Sua vida. “Eu sou o Mensageiro de Deus”, declarou primeiramente. Sim, todo ser humano deve aceitar esse papel e viver como exemplo do amor e da caridade divinos. Neste dia celebra-se o Natal. Lembrem-se das palavras que Jesus proferiu e dos conselhos e advertências que deu e decidam direcionar as suas vidas diárias pelo caminho que Ele traçou. Com as Suas palavras impressas no coração, tomem a decisão de praticar tudo o que Ele ensinou. (Discurso Divino, 24 de dezembro de 1980)

Sri Sathya Sai Baba

26 dezembro de 2022

O Natal significa o sacrifício da missa celebrado no Aniversário de Cristo; é fundamentalmente um rito religioso sagrado. Tratar o Natal como se fosse uma festa para se beber e dançar ou mesmo para se trazer Jesus à memória é um grande erro. Deve-se passar esse dia em oração; aliás, não somente esse dia. Cultivem a disciplina espiritual da oração de modo que ela se torne parte natural da existência de vocês. Orações para fins mundanos não chegam a Deus; elas alcançam apenas as divindades que lidam com essas esferas restritas. No entanto, chegam a Deus todas as orações oriundas do amor puro, da ânsia altruísta por prestar serviço e de corações que a tudo abrangem, pois Ele é a própria Encarnação do Amor. Sabemos que só por meio do luar se pode ver a Lua. De igual modo, só por meio do Amor se pode ter a visão e a percepção de Deus, que é Amor. O Amor é Deus, vivam no Amor. Esta é a Mensagem que lhes dou. (Discurso Divino, 24 de dezembro de 1980)

Sri Sathya Sai Baba

27 dezembro de 2022

A mente, como se queixou Arjuna, salta da crença à dúvida, de uma conclusão à sua negação, causando tumulto e confusão. Contudo, existe um método pelo qual se pode conquistá-la. A abelha preta consegue fazer um furo na madeira mais rija. No entanto, se cai o crepúsculo enquanto ela está sorvendo o néctar da flor de lótus, as pétalas abertas se fecham sobre a abelha, que se vê aprisionada e sem esperança de escapar. Não sabe lidar com a suavidade! Da mesma forma, a mente pode pregar as suas peças e pular desenfreadamente em qualquer espaço; porém, quando colocada aos Pés de Lótus do Senhor, torna-se inativa e inofensiva. Por isso é necessário um profundo desapego dos desejos mundanos para oferecê-la por inteiro ao Senhor. Devoção superficial ou pouca firmeza não são suficientes para assegurar o sucesso. É preciso um pesado machado de aço para derrubar a rija árvore do sândalo. (Discurso Divino, 24 de dezembro de 1980)

Sri Sathya Sai Baba

28 dezembro de 2022

Os benefícios que podemos obter de qualquer coisa são proporcionais à fé que nela depositamos. Sejam a adoração a deuses, peregrinações a lugares sagrados, recitação de mantras ou consultas a médicos, os benefícios recebidos serão apenas de acordo com a medida da nossa fé. Se alguém profere um discurso, quanto mais acreditamos nele como um erudito e um expoente no assunto, tanto mais clara e diretamente podemos atrair a sua fala para dentro do nosso coração e entendê-la com profundidade cada vez maior. Para o aumento da fé e o desenvolvimento da compreensão, um requisito essencial é a pureza – a do coração, a do corpo ou a da consciência. Sem essa pureza, em meio a diversos envolvimentos mundanos e materiais, o esforço repentino empreendido na investigação de si mesmo ou na investigação do Ser Interno autoexistente será infrutífero, pois não se originará de uma vontade ardente. Deve-se, em primeiro lugar, retirar a consciência do mundo objetivo e voltá-la para o interior, em direção à consciência do Ser Interno. (Vidya Vahini, cap. 9)

Sri Sathya Sai Baba

29 dezembro de 2022

Se o devoto dedicou tudo a Deus – corpo, mente e existência –, o próprio Senhor cuidará de tudo, pois estará sempre com o devoto! Sob tais condições, não há necessidade de oração. Mas será que você se dedicou tão intensamente e entregou tudo a Deus? Não! Quando ocorrem perdas, sobrevêm calamidades ou planos dão errado, os devotos culpam o Senhor. Alguns, por outro lado, oram a Ele para que os salve! Se você evita ambas as atitudes e, recusando-se a depositar a sua confiança nos outros, põe toda a sua fé no Senhor em todos os momentos, por que lhe negaria Ele a Sua graça? Por que deixaria de ajudá-lo? As pessoas não têm plena e inabalável confiança no Senhor. Embora você tenha que ser o agente e o instrumento em tudo o que faz, continue a orar com fé e devoção. A fé é produto da paz, não da pressa e da correria. Para conquistar a graça do Senhor e a consequente consciência da Sua realidade, a paz é uma qualidade primordial. (Prashanti Vahini, cap. 7)

Sri Sathya Sai Baba

30 dezembro de 2022

Todos no mundo desejam vitória; ninguém deseja a derrota. Todos anseiam por riqueza; ninguém deseja a pobreza. Mas como conseguir vitória e riqueza? Deve-se refletir sobre isso e descobrir a resposta. Não é preciso procurar muito para encontrar a solução. Segundo o grande épico Mahabharata, o conselheiro Sanjaya revelou ao rei Dhritarashtra o segredo: “Onde estiverem ambos – Krishna, o Senhor da Yoga, e Arjuna, aquele que empunha o arco –, estará assegurada a vitória e será conquistada a riqueza”. Para que mais do que esse conselho? Não será necessário enfrentar a tríplice luta – física, mental e intelectual – para alcançar a vitória. Ninguém precisa ficar perturbado ou ansioso nem ansiar por riqueza e prosperidade. Busque refúgio em Deus e empunhe o arco da coragem, ou seja, mantenha o coração puro. Isso será suficiente; a vitória e a riqueza serão suas. No entanto, ao persegui-las, lembre-se de que são meras sombras e não coisas substanciais. (Vidya Vahini, cap. 9)

Sri Sathya Sai Baba

31 dezembro de 2022

De quanta felicidade vocês desfrutarão se dedicarem cinco minutos das vinte e quatro horas do dia à adoração a Deus? O amor e o serviço altruísta são, para o ser humano, como as duas asas de um pássaro, que pode atingir qualquer altura utilizando-se de ambas as asas. Mas, para o cultivo dessas duas qualidades – o amor e o serviço altruísta –, é necessário alcançar a tríplice pureza, ou seja, a pureza de pensamento, palavra e ação. Além disso, é preciso reduzir os próprios desejos. Hoje em dia, rios de dinheiro são desperdiçados em luxos supérfluos, enquanto se reluta em gastá-lo na compra de diferentes tipos de incenso. Quanta insensatez! Os anos vêm e vão, eles passam, mas de que vale isso se não há nenhuma transformação na mente das pessoas? O tempo é precioso e deve ser usado a serviço do Divino. Todas as ações devem ser dedicadas a Deus. Somente por meio da renúncia o ser humano consegue ter a percepção da Divindade. O significado do sacrifício é algo que está esquecido na época atual. Sacrifício é ioga, união com o Divino; prazer é doença. Façam o seu coração florescer a todo momento. Esta é a maneira de saudar o Ano Novo. Percebam a sua unicidade com o Divino. (Discurso Divino, 13 de abril de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page