top of page

01 maio de 2023

Vocês devem aprender a se tornar um novo tipo de líder – líderes que passaram pelo crisol do serviço altruísta como uma forma de disciplina espiritual; líderes que passaram pelas escolas e universidades e aprenderam a dominar os problemas do presente e do futuro à luz do passado; líderes que apreciam as tradições e a cultura do seu país. Este é o trabalho para o qual vocês têm que se preparar. A palavra em télugo para “trabalho” é “udyoga”. Observem bem essa palavra. A sílaba “ud” significa “para cima, ascendente, emergente”; portanto, é o progresso na ioga que define a natureza e o propósito do trabalho. E o que é ioga? Segundo o seu codificador, o sábio Patanjali, é o controle das agitações, ansiedades e medos da mente. Pessoas que exercem cargos administrativos elaboram diversas formas de controle e fazem propaganda para popularizá-las! Elas têm controle sobre os alimentos, o ouro, a natalidade e assim por diante, porém falta aquele que é essencial e necessário – o controle da mente! Mesmo que estejam em um aposento com ar condicionado, se a sua mente estiver agitada pela raiva, pela inveja, pela ganância ou pelo medo, vocês o acharão bastante quente! (Discurso Divino, 23 de julho de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

02 maio de 2023

O equivalente da palavra "felicidade" em télugo é santosham. Examinemos as implicações dessa palavra. "Tosham" significa "alegria", e o prefixo "sam" denota a alegria conquistada de maneira correta e honesta por meio do desapego e do sacrifício. É preciso renunciar aos desejos que escravizam, aprisionam e trazem sofrimento. Os desejos podem ser agrupados em duas categorias: 1) o desejo por um objeto ou experiência que ninguém mais tenha tido; e 2) o desejo de que aquele objeto ou experiência não sejam obtidos por mais ninguém! Ambos são, na verdade, ridículos. O objeto do desejo é tão ilusório quanto a própria sombra! Quanto mais rápido vocês correrem na sua direção, na esperança de agarrá-la, mais longe ela estará do seu alcance! Da mesma forma, quando vocês perseguem o desejo, ele foge; mas quando o desprezam, ele se submete, tal qual a sombra que os segue quando vocês lhe viram as costas. Os desejos nascem da ganância. À proporção que a ganância vai enfraquecendo, o descontentamento vai diminuindo em igual medida. E quando o descontentamento desaparece, a alegria se estabelece. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

03 maio de 2023

Por mais rico que alguém seja, independentemente da posição que ocupe e por mais inteligente que seja, se for arrogante, nem mesmo a sua esposa e filhos o amarão. No dia em que ele abandonar o seu orgulho egoísta, todos começarão a amá-lo. Se você deseja conquistar o amor do mundo, liberte-se do orgulho egoísta, da ideia de que é o agente da ação. Somente alguém desprovido de ego merece o amor do mundo. Ninguém poderá ser feliz enquanto estiver cheio de raiva ou de ódio. As pessoas praticam todos os tipos de disciplina espiritual para se verem livres da dor ou da infelicidade; no entanto, seja qual for a penitência, a recitação do Nome de Deus ou o sacrifício que fizerem, serão incapazes de obter êxito. O motivo disso é que não conseguiram se libertar do ódio que sentem! Ravana, o rei-demônio, era valoroso e altamente talentoso e qualificado; mas, por estar possuído pelo ódio, era infeliz. Ao alimentar o ódio, as pessoas tornam as suas vidas miseráveis. Um indivíduo enraivecido fracassa em todos os seus empreendimentos, pois a raiva traz consigo todos os tipos de má reputação; então, perseguido pela infâmia, ele não consegue ter felicidade. (Discurso Divino, 23 de setembro de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

04 maio de 2023

Ao dominar o desejo, vocês se tornam altruístas. Quem está sobrecarregado de desejos não consegue se sentir satisfeito. O indivíduo que se deixa intoxicar por desejos insaciáveis perde o controle dos sentidos. Sem dúvida, não se pode evitar desejos, mas deve haver um limite a eles! Desejos ilimitados levam à ruína. A prosperidade se afasta de quem os tem. No momento em que o ser humano for capaz de controlar os seus desejos, todas as coisas virão até ele espontaneamente! Sobrepujem a ganância e alcançarão a felicidade. A ganância é mais uma das causas do sofrimento humano. Ela os mantém à distância de todo tipo de felicidade, seja ela material, intelectual ou espiritual! Foi devido à ganância que Duryodhana e Dushasana – dois dos irmãos Kauravas – fracassaram em viver felizes, apesar de possuírem tanta riqueza e poder. Vocês devem, portanto, expulsar a ganância do coração. Como fazer isso? Ela desaparecerá se vocês cultivarem o espírito de sacrifício! Em corações cheios de ganância não há espaço para a alegria. Não se pode encher de leite um copo que já está com água até a borda. É necessário primeiro esvaziar o copo para depois enchê-lo de leite! Da mesma forma, livrem-se da ganância e encham o coração de sacrifício! (Discurso Divino, 23 de setembro de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

05 maio de 2023

Vocês devem ter o propósito de alcançar o Nirvana, ou seja, a Liberação. Nirvana significa experimentar a bem-aventurança nos últimos momentos da vida. O ser humano não percebe o que deve buscar e o que deve rejeitar. Há três coisas a serem feitas na vida: fazer o bem àqueles que lhes fizeram mal; esquecer tanto o mal feito a vocês quanto o bem que vocês fizeram ao próximo; esquecer o que precisa ser esquecido e lembrar-se apenas daquilo que precisa ser lembrado. E do que vocês devem se lembrar? Do bem que outros lhes fizeram! Vocês devem considerar sagrado o bem que lhes fizeram e expressar a sua gratidão a quem o fez. Ajam sempre de acordo com a Retidão. Todas as ações que praticarem lembrando-se de Deus serão santificadas! Não vejam o mal; vejam o bem. Não ouçam o mal; ouçam o bem. Não falem sobre o mal; falem sobre o bem. Não pensem no mal; pensem no bem. Não façam o mal; façam o bem. Este é o caminho para Deus e a essência dos ensinamentos do Buddha. (Discurso Divino, 11 de maio de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

06 maio de 2023

São o caráter elevado e a conduta moral das mães que resultam na grandeza da sua descendência. Foram as virtudes de Kausalya, a mais velha das três esposas do rei Dahsaratha e mãe de Rama, que resultaram na grandiosidade do seu filho. De igual modo, Sita, a esposa de Rama, criou os seus filhos gêmeos, Lava e Kusha, para serem grandes. Assim, mães virtuosas foram responsáveis por filhos ideais. Após haver prometido à Minha mãe Eswaramma, jamais fui embora de Puttaparthi. O mundo inteiro pode se reunir aqui, mas Eu não deixarei Puttaparthi. O poder da maternidade é indescritível. A correta observância dos valores morais pelas mães e a sua estrita adesão a eles se manifestam nos seus filhos. Elas podem ser analfabetas, porém a sua grandeza não depende de alfabetização ou de aprendizado em livros. Foram as virtudes da iletrada Eswaramma que trouxeram grandeza, fama e renome a Puttaparthi. É lamentável que Eswaramma seja esquecida, enquanto o seu filho é louvado. Sem ela, como poderia existir poder tão extraordinário? Nunca negligenciem os seus pais. (Discurso Divino, 23 de novembro de 2003)

Sri Sathya Sai Baba

07 maio de 2023

Livrem-se das suas más qualidades, pensamentos perversos e más intenções. Pratiquem a Não Violência. O que significa Não Violência? Não ferir outros seres com pensamentos, palavras e ações. Jamais abandonem a unidade de pensamento, palavra e ação, nem por um momento. Somente quando observarem essa unidade em todos os seus esforços é que sentimentos divinos se manifestarão em vocês. O princípio da Não Violência é muito sutil. A maioria das pessoas não entende o seu significado correto. Até mesmo comer mais do que o necessário constitui um ato de violência. E por quê? Porque vocês causam danos a si mesmos quando comem demais. Até falar desnecessariamente equivale a se entregar à violência. Falem apenas o necessário; isso é Não Violência. Se fizerem mau uso das faculdades que lhes foram concedidas por Deus, toda a riqueza, poder e posição que possuem se tornarão sem sentido. Uma vez que estão presos no lodaçal das insignificantes buscas mundanas, vocês são incapazes de ter a percepção do infinito Princípio do Ser Interno. (Discurso Divino, 29 de julho de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

08 maio de 2023

A devoção não é uma veste de penitente, que pode ser colocada ou tirada conforme a ocasião. Os policiais em serviço usam uniformes completos, com fitas e medalhas, mas ao chegarem em casa, após o horário de trabalho, eles os tiram e põem outras roupas. A devoção não pode surgir em vocês em determinadas horas e desaparecer ao voltarem às suas atividades normais. Ela deve ser uma condição contínua e constante da mente, uma atitude confirmada, um caminho escolhido que se trilha com ávida atenção. Atualmente o ser humano se dedica a práticas devocionais pela manhã; durante o dia, deleita-se em festas e luxo, satisfazendo os seus sentidos, e depois fica se remexendo, enfermo, à noite! A devoção não é para ser “exercida” em certos períodos do dia e nos demais substituída por outras atrações em voga. Ela é uma inclinação constante e contínua da mente, um hábito de pensamento e um modo de vida. Deve-se aderir fielmente à devoção, não importa o que aconteça, seja a desonra, a angústia, o desespero, a privação, o prazer, a prosperidade, o poder e a pompa. (Discurso Divino, 8 de julho de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

09 maio de 2023

A primeira coisa que o ser humano deve aprender é o papel dos órgãos dos sentidos. Estes são denominados matras em sânscrito, palavra que significa instrumentos de medição. Por exemplo, a língua “mede” a quantidade do sabor daquilo que ela prova. Os olhos avaliam a forma do que veem. Eles percebem que uma pessoa com um rosto gordo tem um nariz arrebitado. Os sentidos reconhecem as diferenças entre os vários objetos no que se refere a tamanho, qualidade e assim por diante. Mas eles também têm outra função a cumprir: a de indicar ao indivíduo os limites até os quais os objetos sensoriais devem ser usados ou desfrutados. Como os sentidos são dons concedidos por Deus, abusar deles cometendo excessos não apenas constituirá uma transgressão aos limites divinamente ordenados, mas também levará a muitas consequências prejudiciais. Portanto, todos devem respeitar os limites adequados prescritos para o uso dos sentidos. (Discurso Divino, 6 de outubro de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

10 maio de 2023

O verdadeiro devoto está profundamente consciente da transitoriedade dos triunfos terrenos. Ele sabe que a morte é o árbitro final e que Deus é o único a dispor; por isso se mantém firme e sereno, quer chova ou faça sol. Não resvalará nem escalará, aconteça o que acontecer. Sabe que o Deus que ele adora é o Morador Interno, que reside tanto na folha de grama quanto na estrela mais distante. Deus ouve as preces ditas em todas as línguas e até no silêncio dos mudos. Não tem nenhum vestígio de raiva ou de preocupação. Você também não tem motivos para sentir raiva e ansiedade. Se por acaso os seus dentes morderem a sua língua, ficará com raiva deles por isso? Quebrará os dentes que o machucaram? Não, porque tanto os dentes como a língua são seus. Da mesma forma, tanto você quanto aquele que o feriu são membros do mesmo corpo, que é Deus. Sinta essa unicidade e evite o ódio. (Discurso Divino, 8 de julho de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

11 maio de 2023

O ser humano deve perceber que todos os prazeres derivados da submissão aos sentidos são momentâneos e deixam um rastro de sofrimento. Ele precisa compreender que os sentidos devem ser utilizados para propósitos sagrados e para a prática dos valores humanos. Só então entenderá o verdadeiro propósito da existência humana. Os sentidos são dádivas de Deus para que os seres humanos levem uma vida ideal. Veja o bem, tenha bons pensamentos, fale palavras doces e ouça o que é bom. Seja bom e faça o bem. Os antigos sábios indianos praticavam o silêncio como disciplina espiritual porque haviam percebido a miríade de benefícios proporcionados por essa prática. Swami Vivekananda, o mais célebre discípulo do santo indiano Sri Ramakrishna, aprendeu uma valiosa lição ao descobrir que, após dez dias de conversas intermináveis, havia esquecido todos os versos das Escrituras Sagradas que aprendera de cor. Mas, após observar silêncio absoluto durante quinze dias, recuperou o poder da sua memória. As pessoas devem compreender que a graça de Deus é assegurada pelo uso sagrado dos sentidos concedidos pelo Senhor ao ser humano. (Discurso Divino, 6 de outubro de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

12 maio de 2023

Vocês podem ter acumulado riquezas, adquirido profunda erudição e ganhado saúde e força. Mas, a menos que tenham obtido uma visão do Soberano Supremo e aspirem a estar sempre no êxtase dessa visão, todas as coisas que amontoaram serão apenas trastes sem valor. Os irmãos Kauravas tinham superioridade de recursos financeiros e militares. Dirigiram-se a Krishna, uma Encarnação Divina, à procura de ajuda, porém se contentaram em receber do Senhor um grande exército e uma enorme quantidade de equipamentos bélicos. Por outro lado, os seus rivais, os irmãos Pandavas, quiseram de Krishna somente a Sua Graça! O Senhor concordou e colocou-se ao lado deles, sozinho e desarmado! Empunhando apenas um chicote, conduziu as rédeas da carruagem do príncipe Arjuna! Isso foi tudo; mas era tudo o que se fazia necessário para a vitória. Os Kauravas foram totalmente derrotados, enquanto os Pandavas conquistaram o império e eterna fama. Se Deus está do seu lado, vocês têm o mundo nas mãos. (Discurso Divino, 8 de julho de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

13 maio de 2023

O santo Jayadeva repreendia as pessoas por não usarem a língua dada por Deus para cantar o doce e sagrado Nome do Senhor. A língua deve ocupar-se apenas em dizer a verdade, falar suavemente e consumir o que é agradável e saudável para o corpo. O ser humano se degrada ingerindo bebidas intoxicantes, comendo alimentos não vegetarianos e fumando. Esses hábitos nocivos também afetam o cérebro. Surdas, o santo e poeta da Índia, lamentava o comportamento daqueles que não ouviam hinos em louvor a Deus nem contemplavam a bela Forma do Senhor com os ouvidos e os olhos concedidos a eles pelo Divino. Quem está andando pelas ruas deve se concentrar no caminho à sua frente, sem permitir que os seus olhos se desviem para os cartazes nos muros e as vitrines das lojas. É necessário que todos reconheçam o devido papel dos órgãos dos sentidos e os utilizem adequadamente. (Discurso Divino, 6 de outubro de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

14 maio de 2023

Para se libertar da ilusão e escapar da sua sombra, você deve caminhar na direção do Sol; desse modo a sombra ficará para trás. À medida que o Sol – a fonte da razão e do intelecto – se eleva cada vez mais no céu, a sombra se torna cada vez mais curta e menor. Até que, finalmente, quando o Sol está a pino, a sombra se agacha aos seus pés, rendendo-se a você, que pode até pisar nela. Da mesma forma, quando o seu intelecto é supremo, a ilusão não consegue lançar o seu feitiço maléfico sobre você. O Gayatri, um hino védico entoado três vezes ao dia por milhões de pessoas, pede o despertar do intelecto para que, quando ele brilhar como o Sol no seu zênite, a névoa da ilusão seja dissipada. Então as ondas de indecisão e decisão, que confundem, contradizem e desorientam, serão acalmadas. Este é o processo da ioga ou, como o definiu o sábio Patanjali séculos atrás, o aprisionamento da mente errante. (Discurso Divino, 8 de julho de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

15 maio de 2023

Hoje em dia, a lei do comportamento humano tornou-se “cada um por si”; isso ocorre porque não se tem o conhecimento e a percepção da verdade de que “todos são um em Deus”. Essa percepção é o produto da disciplina espiritual e, embora cresça lentamente, tem que ser adquirida. O grande sábio Dhurvasa, famoso nos épicos por seu ascetismo, é também conhecido por sua raiva quando contrariado ou tratado com desprezo. Ele era tão suscetível, tão egoísta e tão arrogante que se esquecia da unidade de tudo em Deus. Estava sempre pronto para lançar uma terrível maldição sobre aqueles que mostrassem desrespeito por seu ego inflado. De que servem todos os anos de austeridade? Entregue tudo o que você tem e adquiriu ao Senhor. Às vezes, quando você tem um dinheiro extra, o entrega a um amigo de confiança, dizendo: “Guarde isto para mim; receio que possa gastá-lo rapidamente se estiver em minhas mãos; não posso confiar em mim mesmo”. Deus é o amigo em quem você pode confiar. Então, entregue a Ele tudo o que você tem e seja livre e feliz. Você não faz isso agora porque lhe falta fé. (Discurso Divino, 24 de maio de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

16 maio de 2023

A natureza do ser humano é fundamentalmente Verdade; sua respiração é fundamentalmente Amor; seu sangue é fundamentalmente Tolerância. A falsidade, o ódio e a parcialidade são características de naturezas animalescas ou demoníacas. São adquiridas através da ignorância, da ganância ou dos demais na sociedade. Atualmente, o ser humano é moldado por sua cabeça, e não pelo coração. É a astúcia que se admira, que compensa! Entretanto, a paz e a alegria emanam do coração, não da cabeça. O coração ensina compaixão, admiração, reverência, humildade, equanimidade e simpatia - qualidades que unem os seres humanos no amor e que os direcionam para a retidão e para a fonte e o sustento do Universo, que é Deus. Na busca de bens e de posses, não se pode elevar o coração ao estado de bem-aventurança. Vocês são contemporâneos do Avatar, que veio para protegê-los e guiá-los; vocês são capazes de apreender Sua mensagem e canalizá-la para a ação e a atividade. Aproveitem ao máximo esta oportunidade! (Discurso Divino, julho de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

17 maio de 2023

O jovem Pundalika massageava os pés de sua mãe já idosa quando Deus apareceu diante dele. Ele não interrompeu o que fazia, uma vez que estava servindo a esse mesmo Deus na forma de sua mãe! O santo Tukaram disse-lhe que fora Deus a se manifestar diante dele, mas Pundalika não hesitou. Ele pediu a Deus que esperasse um pouco até que ele terminasse o serviço que já começara a fazer. O impulso interno que motiva o ser humano a amar sua mãe é uma expressão de sua natureza divina. Se nele não houvesse nenhuma centelha do Divino, ele não teria amor! Uma pessoa que ama crê em Deus, quer frequente ou não um templo ou uma igreja! Pundalika não cometeu nenhum sacrilégio quando pediu ao Senhor que esperasse, pois ele estava de fato adorando Deus em Sua forma mais acessível: sua mãe. Vocês devem prosseguir do conhecido ao desconhecido. Então, o amor irá se expandir em círculos cada vez mais amplos, até abarcar toda a natureza, ao ponto que o mero arrancar de uma folha de árvore os afetará tão dolorosamente que não se atreverão a feri-la! (Discurso Divino, 24 de maio de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

18 maio de 2023

A Mensagem trazida pelo Avatar só pode ser compreendida por aqueles que anseiam conhecer o Dever ao qual devem ser leais. Caso contrário, esta parecerá sem sentido e mecanizada, como os ruídos de um registro fonográfico. Mas se o coração estiver arado por esse anseio e preparado para receber as sementes, a colheita certamente sobrevirá. O príncipe Arjuna era cunhado de Krishna e foi, durante muitas décadas, um companheiro próximo e até mesmo um amigo do Senhor! No entanto, foi somente no campo de batalha que a mensagem da Bhagavad Gita lhe foi transmitida! Por quê? Porque só então Arjuna desenvolvera a atitude necessária para receber e reter a mensagem. Inicialmente, Arjuna estava confuso sobre o seu dever e sentia-se extremamente ansioso para elucidar essa questão. Estava dividido entre dois caminhos e, apesar de todo o seu discernimento e desapego, não conseguia descobrir qual a maneira correta de agir. Além disso, entregou a Deus o seu julgamento e declarou, do recesso mais profundo do seu coração, numa agonia indescritível: "Sou Seu discípulo; dedico todo o meu ser à Sua Vontade; diga-me o que fazer e obedecerei." (Discurso Divino, julho de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

19 maio de 2023

Conta-se que havia um rei que questionara muitos eruditos e sábios sobre qual seria o melhor serviço e quando seria o melhor momento para realizá-lo, mas não obtivera nenhuma resposta satisfatória. Certa vez, enquanto perseguia o exército de um rei rival, separou-se de sua tropa em uma densa floresta! Cavalgou durante muito tempo, ficando exausto e faminto. Finalmente, chegou a um eremitério. Um velho monge recebeu-o gentilmente e ofereceu-lhe um copo de água fresca. Após descansar um pouco, o rei fez ao seu anfitrião a pergunta que o atormentava: “Qual é o melhor serviço?”. O eremita respondeu: “Dar um copo de água a alguém que está sedento”. “Qual é o melhor momento para prestá-lo?”. A resposta foi: “Quando a pessoa sedenta vem de longe e procura desesperadamente por água”. O ato de servir não deve ser julgado segundo os custos ou a publicidade envolvidos; pode ser simplesmente o ato de oferecer água. São, porém, a necessidade daquele que recebe e a atitude daquele que oferece que determinam se o ato é de maior ou menor valor, se é de ouro ou de chumbo! Preencham cada ato com Amor. Não permitam que ninguém sofra a mínima dor como consequência de seus pensamentos, palavras ou ações. Façam disso sua disciplina espiritual! (Discurso Divino, 24 de maio de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

20 maio de 2023

Muitas vezes na história da humanidade, os Avatares (Encarnações Divinas) vieram e despertaram o ser humano. Entretanto, o  passado animal e a ilusão demoníaca o arrastam para o lamaçal, onde ele tolamente se deleita com futilidades sensoriais, físicas e transitórias. Esta é uma excelente oportunidade para levarem à consumação sua existência humana. A felicidade que vocês esperam obter de amigos e parentes, da riqueza e da fama mundana é apenas uma sombra pálida da bem-aventurança que reside na fonte do seu coração, onde Deus habita. Tentem se conectar a essa nascente; dirijam-se à própria fonte; estejam centrados no Atma, ou o Deus interior. Poucos buscam a verdadeira bem-aventurança e muitos são levados pela pseudofelicidade dos sentidos, do intelecto e da mente. A verdadeira bem-aventurança surge apenas da Verdade, e a Verdade é Retidão, ou seja, o dever de cada um para consigo mesmo. Busquem a Verdade, sirvam a Verdade, sejam a Verdade. A Verdade se revela quando o coração está saturado de Amor. (Discurso Divino, julho de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

21 maio de 2023

A mente tem uma tendência inata de se mesclar com tudo o que entra em contato; ela anseia por isso. Portanto, está sempre agitada e inquieta. Por meio de prática e treinamento constantes, a mente pode ser direcionada para a sílaba sagrada “Om” e ser ensinada a fundir-se nela. A mente é, também, naturalmente atraída pelo som; por isso é comparada à serpente. A serpente tem duas qualidades brutas: seu movimento sinuoso e sua tendência de morder tudo o que aparece em seu caminho. Essas também são características do ser humano, que igualmente procura reter e possuir tudo o que se apresenta diante de seus olhos e que também se move de modo tortuoso. Entretanto, a serpente tem uma característica louvável: por mais venenosa e mortal que seja sua natureza, quando ouve a música melodiosa do encantador, levanta sua cabeça e se funde na doçura daquele som, esquecendo-se de tudo o mais. Da mesma forma, por meio da prática espiritual, o ser humano também pode se fundir na bem-aventurança do Om. Essa atenção especial ao som é uma das principais formas para se alcançar o Espírito (Atma) mais elevado, que é “o Om das Escrituras Sagradas, os Vedas”. (Gita Vahini, Cap XII)

Sri Sathya Sai Baba

22 maio de 2023

Tomem o "Kasturi tilakam", hino que descreve o Senhor Krishna. Visto superficialmente, o hino delineia a bela forma e descreve os ornamentos de Krishna. Entretanto, cada palavra tem um significado mais profundo, que não deve ser ignorado. O ponto (tilakam) de almíscar (kasturi) na fronte de Krishna é o símbolo do Olho da Sabedoria, do Olho Interior, da visão voltada para dentro, assim como o terceiro olho na fronte de Shiva. Kasturi (almíscar) significa  sabedoria. Em seguida, o hino fala sobre a joia no peito de Krishna, que indica a felicidade no coração, a felicidade imaculada do Senhor, que é a bem-aventurança personificada. A seguir, descreve a pérola brilhante na argola no nariz de Krishna, que simboliza o sucesso que se segue à concentração unidirecionada em Sua Glória. A ponta do nariz é considerada, pelos adeptos da ioga, como um ponto de ajuda para a concentração. A pérola é produzida a partir da gota de chuva, vinda das primeiras, puras e impolutas chuvas, e que é, então, engolida pela ostra que esperou longamente por essa preciosa dádiva dos céus. Isso conota o efeito transformador do anseio e a sede natural por tudo o que é puro e verdadeiro! (Discurso Divino, 30 de janeiro de 1965.)

Sri Sathya Sai Baba

23 maio de 2023

Eu gosto da simplicidade; gosto de roupas que não desencorajam as pessoas de se aproximarem para receber uma palavra gentil, um ato de serviço, uma mão amiga. A roupa deve ser limpa e decente, não deve ser extravagante nem excêntrica. Não deve ser usada para chamar a atenção. Assim como lhes agrada usar roupas limpas e confortáveis para o corpo, desejem também realizar exercícios puros e reconfortantes para a mente, como a repetição do Nome de Deus, a meditação e assim por diante. Utilizem os olhos para ver o que é sadio e íntegro; os pés para se dirigirem à casa de Deus; as mãos para servir às manifestações de Deus que se movem ao redor de vocês como seres humanos; a língua para aliviar a dor, louvar a virtude e glorificar Deus. Não utilizem os olhos para degradar sua mente, nem os pés para ficar na fila do cinema para ver filmes deletérios. O caráter é o dom mais precioso da educação, e considero que a gratidão seja seu componente mais importante, sobretudo a gratidão aos pais pelo dom da vida. (Discurso Divino, 23 de julho de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

24 maio de 2023

Vocês devem cultivar uma atitude de inseparável apego ao Senhor, que é o seu próprio Eu. Se Ele for uma flor, sintam-se como uma abelha que sorve seu néctar; se Ele for uma árvore, sejam como uma trepadeira que nela se agarra; se for um penhasco, sintam que são uma cascata que por ele desce; se Ele for o céu, sejam uma estrelinha que nele cintila. Acima de tudo, estejam conscientes da verdade de que estão unidos a Ele pelo Amor Supremo. Se sentirem isso intensamente, não com a inteligência densa, mas com a inteligência sutil, então a jornada será rápida e o objetivo será alcançado. A inteligência densa os mantém caminhando, mas a inteligência sutil os leva voando ao destino. A densa é demasiado pesada devido ao corpo; a sutil transcende o corpo e alivia o fardo! (Discurso Divino, 30 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

25 maio de 2023

Até mesmo para dar um passo, o indivíduo precisa de um impulso interior, de um propósito, de um estímulo. Sua vontade é movida por seu desejo. Portanto, ele deve se esforçar para alcançar objetivos mais elevados e mais sagrados. A mente do ser humano é um feixe de desejos. Movimentando-se de um lado para o outro de acordo com os ditames de cada desejo, o indivíduo desperdiça o tempo que lhe é atribuído e as habilidades de que é dotado. Ele escraviza sua consciência, acreditando que está agindo de maneira certa. Entretanto, o ser humano precisa reconhecer quão precioso é o tempo. Nem mesmo uma fração de segundo deve ser desperdiçada. Ele deve estar sempre empenhado na investigação de sua própria Verdade e do seu dever para consigo mesmo. A vida está escorrendo, gota a gota, pelo vaso rachado! O tempo paira sobre cada cabeça como uma espada afiada, pronta para infligir o golpe mortal. No entanto, o ser humano não presta atenção a esta calamidade sempre presente. (Discurso Divino, 13 de abril de 1981)

Sri Sathya Sai Baba

26 maio de 2023

Enquanto você tem uma condição social elevada e ocupa uma boa posição na sociedade, todos correm atrás de você para cumprimentá-lo! Contudo, se  perde sua posição e passa por dias ruins, todos se afastam de você. Isso não é amizade verdadeira. O que é, então, a verdadeira amizade? Um verdadeiro amigo é aquele que o segue como uma sombra nos momentos de prazer e de dor, nos momentos de ganho e de perda. Quando um tanque está cheio de água, milhares de rãs entram nele. Entretanto, quando o tanque seca, não se vê ali nem mesmo uma única rã. Do mesmo modo, se você tiver uma boa posição social e ocupar um alto posto, todos o seguirão. Mas você não encontrará ninguém em seus momentos de dificuldade. Tal amizade não é uma amizade verdadeira. Não faça amizade com todos aqueles que o cumprimentam; isso é um grande erro. É preciso conhecer os antecedentes, os hábitos, o comportamento, a disciplina e outras qualidades da pessoa com quem se quer fazer amizade. Você também deve buscar saber com quem ela se relaciona e que tipo de companhia cultiva. (Discurso Divino, 8 de julho de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

27 maio de 2023

Os rios convergem para o mar, não para as areias do deserto; a água se funde com a água. Este é o processo de consumação ou fusão. Com o intuito de conservar o foco nesse objetivo, mantenha a mente oscilante continuamente sob controle. Quando o Sol está no céu, seu fulgor oculta a Lua. O intelecto aguçado é o Sol; a Lua, o pálido satélite, com suas fases crescente e minguante, é a mente. Assim, dê ao intelecto a maior proeminência; deixe que a mente sirva aos ditames da razão, não aos da paixão. Torne-se o governante dos seus sentidos, não seu escravo. Hrishikesa, outro nome dado ao Senhor Krishna, significa “mestre dos sentidos”; Gudakesa, outra denominação dada ao príncipe Arjuna, tem também o mesmo significado. É por esse motivo que se tornaram amigos. Os sentidos o arrastam para a selva do mundo material; então, de que adianta você fugir para a floresta, com os sentidos descontrolados pelo desejo? Por que os sábios iam para as florestas? Para mergulhar suas mentes na silenciosa calma da floresta; para permanecer constantemente no pensamento de Deus, cuja voz se faz ouvir quando todas as outras se calam. Se você fechar as janelas que permitem a entrada de outras vozes, então sua casa se transformará numa Floresta de Liberdade, num Eremitério de Penitência! (Discurso Divino, 30 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

28 maio de 2023

Um diamante torna-se mais valioso depois de passar pelo processo de corte e lapidação. Do mesmo modo, o ouro, extraído da terra como minério, torna-se puro e valioso após o processo de refinação. A disciplina espiritual é igualmente necessária para elevar a vida do ordinário ao sublime. Ninguém é erudito ou virtuoso desde o nascimento. É somente por meio de muito esforço que o indivíduo se torna um e outro. Na criação, existem muitas coisas que são naturalmente más. Porém, o bem emerge a partir delas. Quando se deseja algo, o desejo está associado à aversão por outra coisa. A vida do ser humano está repleta de gostos e aversões, de pensamentos bons e maus, de união e separação. Portanto, a existência mundana é comparada a um vasto oceano no qual as ondas estão constantemente provocando união e separação. O mesmo oceano contém pérolas e pedras preciosas. Assim, devemos enfrentar e superar as provações e tribulações da vida. Se falharmos, nossa vida terá sido desperdiçada. A vida é cheia de provações. Se estas dificuldades não existissem, a vida teria pouco valor! (Discurso Divino, 1º de junho de 1991)

Sri Sathya Sai Baba

29 maio de 2023

O guerreiro Karna, no épico Mahabharata, tinha a força física e o poder da inteligência e do uso das armas. Na verdade, era dotado de todos os poderes. Ele era muito superior ao príncipe Arjuna em todos esses aspectos. Além disso, Arjuna não demonstrava a qualidade da generosidade que Karna possuía. Karna nunca faltava à palavra dada. Embora fosse dotado de todas as virtudes e de espírito de sacrifício, Karna tornou-se, juntamente com os irmãos Duryodhana, Dussasana e Sakuni, um dos quatro perversos Kauravas, porque não pode voltar atrás na promessa de lealdade que fizera ao cruel Duryodhana. “Diz-me com quem andas e te direi quem és”, diz o ditado. Você absorve más qualidades quando se associa a pessoas perversas. Similarmente, absorve boas qualidades quando está em boa companhia. O carvão, quando entra em contato com o fogo, brilha como ele. Assim como é a farinha, é o pão. Assim como é a comida, é o hálito. (Discurso Divino, 12 de julho de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

30 maio de 2023

Como um primeiro passo para a aquisição de sabedoria e desapego, comecem agora mesmo a disciplina de namasmarana, ou seja, a incessante recordação de Deus através da repetição do Nome do Senhor. Uma desculpa muito utilizada por aqueles que não gostam desta disciplina é a “falta de tempo”! Mas ela não requer um momento especial ou um tempo extra de dedicação. Ela pode ser feita sempre, no estado desperto, quer estejam tomando banho, comendo, andando ou sentados. Todas as horas que atualmente são gastas em fofocas, conversas vazias ou assistindo a programas de esportes ou filmes podem ser mais bem utilizadas para a contemplação silenciosa do Nome, da Forma e do esplendor do Senhor. Ora, vocês se queixam da falta de apetite por Deus, mas perderam o apetite porque comeram alimentos insalubres, não porque comeram bons alimentos em excesso. Vocês não têm conhecimento de qual alimento é saudável, quais são seus componentes e assim por diante. Acreditam que o alimento insalubre que ingerem através das entradas impuras dos sentidos os manterá saudáveis! Aprendam esta lição aqui e retornem para suas casas mais bem preparados. (Discurso Divino, 30 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

31 maio de 2023

Um indivíduo pode ser simplório, sem nenhuma inteligência ou capacidade intelectual, mas, se tiver receio de praticar o mal, isso será suficiente. Não importa a quantidade de riqueza, ouro e posses terrenas que você possua, se não tiver receio de praticar o mal, será considerado ignorante. Certa vez, o sábio menino Prahlada disse a seu pai: “Por que você mata pessoas inocentes da mesma forma que caça animais selvagens na floresta? Você está cometendo atos de violência para expandir seu reino. O que ganha matando tantas pessoas? Não é isso que deveria fazer. Como alguém que se tornou escravo dos inimigos internos pode vencer seus inimigos externos? Você tem muitos inimigos poderosos dentro de si. Quais são eles? São o desejo, a raiva, a ganância, a ilusão, o orgulho e o ciúme. Tendo se rendido a esses seis inimigos internos, você está matando inocentes do lado de fora. É um grande erro.” Em primeiro lugar, mate seus inimigos internos, como o desejo, a raiva, a ganância e assim por diante. Só então você desenvolverá receio de praticar o mal. Qual é o motivo para a agitação que prevalece atualmente no país? A razão é a falta de receio de praticar o mal e a falta de amor a Deus. (Discurso Divino, 12 de julho de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page