top of page

01 junho de 2023

Hoje, a situação na sociedade é tal que as pessoas tentam fazer uso indevido até mesmo das boas ações praticadas pelos outros. Mesmo que você as ajude, elas tentarão prejudicá-lo. Sem dúvida, devemos ajudar até mesmo aqueles que nos prejudicam. Entretanto, você deve usar seu discernimento ao ajudar os outros. Pense até que ponto você pode ajudar essas pessoas. Já contei a seguinte história anteriormente: quando o sultão Mohammad Ghori atacou o rei Prithvi Raj, foi completamente derrotado por ele. Entretanto, o rei, sendo um governante de grande coração, o perdoou e o deixou partir impune. Tempos depois, Mohammad Ghori voltou a atacar o rei, o derrotou, o aprisionou e o cegou. Ele não teve gratidão a Prithvi Raj, que anteriormente o deixara partir ileso. Você deve, portanto, ser cauteloso ao praticar o perdão quando se tratar de pessoas cruéis. Sem dúvida, o perdão é uma grande virtude, mas, se for praticado a uma pessoa de má índole, causará mais mal do que bem. Você deve perdoar tal pessoa uma ou, no máximo, duas vezes, não todas as vezes que ela lhe fizer mal. Caso contrário, você estará em perigo. (Discurso Divino, 12 de julho de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

02 junho de 2023

Pessoas que nem chegaram perto dos arredores da capital ousam contestar a aparência e o esplendor do imperador, que reside no palácio no coração da cidade! Este é, hoje, o estado lamentável da erudição. Certa vez, o marajá de Burdwan realizou uma conferência em que foram consideradas as excelências de Shiva e de Vishnu. O mantra de cinco sílabas (panchakshari) dedicado a Shiva e o mantra de oito sílabas (ashtakshari) dedicado a Vishnu foram comentados e exaltados por eruditos rivais. O marajá quis que o principal sacerdote de seu palácio, que era um grande estudioso e praticante da disciplina espiritual, emitisse seu julgamento. Este declarou que nenhum dos eruditos havia visto Shiva ou Vishnu, embora todos estivessem preparados para argumentar em nome deles. Declarou que qualquer um que os tivesse visto ficaria em silêncio, não apenas sobre o que havia visto, mas também sobre o que não vira. Essa declaração pôs fim às discussões e todos voltaram para casa bastante envergonhados diante de sua inexperiência! (Discurso Divino, 30 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

03 junho de 2023

Para purificar o coração, é necessário praticar a autorregulação da mente e dos sentidos, assim como outras disciplinas espirituais que ajudem a controlar os sentidos da percepção e da ação. Nos estágios iniciais, isso pode parecer difícil, mas qualquer trabalho que valha a pena ser feito tem esse inconveniente. Tome, por exemplo, andar de bicicleta. Você precisará sofrer muitas quedas e arranhões e esfolará muito sua pele antes de aprender a se equilibrar e a andar em linha reta. Mas, depois que você dominou a arte de andar de bicicleta, pode pedalar com segurança sem nem mesmo segurar o guidão. O mesmo acontece com alguém que está aprendendo a dirigir um carro. No início, quando você mantém ou tira o pé da embreagem, não consegue segurar o volante; quando você enfim segura o volante e controla a embreagem, você esquece o freio. Quando está atento a todos os três, não presta atenção aos pedestres que atravessam a rua correndo. No entanto, uma vez que domina a arte de dirigir, você está consciente das subidas e descidas, das paradas, dos semáforos e das estradas de forma bastante natural e pode dirigir com segurança e rapidez conversando com as pessoas sentadas à sua direita e no banco de trás, e até mesmo cantar uma canção para receber seus elogios. (Discurso Divino, 13 de abril de 1981)

Sri Sathya Sai Baba

04 junho de 2023

O ser humano alcança a pureza da consciência por meio da atividade. De fato, ele deve acolher a atividade tendo em vista esse fim. E por que lutar por uma consciência pura? Imagine um poço com água poluída e lamacenta, de tal forma que não se consiga ver o seu fundo. Do mesmo modo, dentro do coração do ser humano, no fundo de sua consciência, está o Espírito Divino, o Atma, que somente poderá ser conhecido quando a consciência for purificada. Suas fantasias, inferências, julgamentos e preconceitos; suas paixões, emoções e desejos egoístas turvam a consciência, tornando-a opaca. Como, então, tornar-se consciente do Atma que é a sua própria base? Por meio do serviço altruísta, prestado sem qualquer desejo de satisfazer o próprio ego e tendo em vista apenas o bem-estar dos outros, é possível purificar a consciência e ter o Atma revelado. (Discurso Divino, 6 de março de 1977)

Sri Sathya Sai Baba

05 junho de 2023

Um indivíduo é chamado de pai por seu filho. A nora o chama de sogro, enquanto os netos o chamam de avô. O indivíduo é o mesmo, mas são várias as maneiras como diferentes pessoas se dirigem a ele. Do mesmo modo, os seguidores de diferentes religiões dão nomes distintos ao mesmo Deus; eles O saúdam como Alá, Jesus, Rama, Krishna, Buda e assim por diante. Embora os nomes sejam muitos, Deus é um e o mesmo. Portanto, não há espaço algum para disputas entre pessoas pertencentes a diferentes religiões. Você pode se dirigir a Deus pelo nome que escolher, mas todos os clamores irão para o mesmo destino. O objetivo é um só, e Deus também é apenas um. Sendo assim, não deve haver divergências de opinião com relação a Deus. Na verdade, não importa a quem você ofereça saudações e cumprimentos, todos serão dirigidos ao próprio Deus. Uma vez que o mesmo Deus reside em todos, como pode haver discussões baseadas em casta, credo, raça e outros? (Discurso Divino, 21 de maio de 2000)

Sri Sathya Sai Baba

06 junho de 2023

O princípio do amor inerente ao ser humano está igualmente presente em todos os seres, incluindo pássaros e feras. Por conseguinte, deve-se atribuir o mesmo valor à vida de todos os seres. Compartilhe o amor latente em você não apenas com outros seres humanos, mas com todas as criaturas na natureza. Esse é o verdadeiro princípio do amor universal. Tal princípio, por si só, deve ser a base da vida de cada ser humano. As pessoas têm ideias estranhas com relação à libertação. Imaginam tratar-se de ir para o céu e lá ter uma existência eterna. Esse não é o significado de libertação. Libertação significa alcançar o amor altruísta que é constante, inabalável e total. Esse é o estado que se deve procurar atingir; somente quando se alcança esse estado é que se está verdadeiramente liberto. Em nome da libertação, os buscadores experimentam todo tipo de caminhos espirituais. Todos esses exercícios podem, no máximo, conferir satisfação temporária. Somente o caminho do Amor Puro pode realmente conduzir à libertação e conferir bem-aventurança permanente. (Discurso Divino, 21 de maio de 2000)

Sri Sathya Sai Baba

07 junho de 2023

Deus é conhecido por vários nomes e, dentre eles, o maior e mais apropriado é Sat-Chit-Ananda. Sat significa aquilo que permanece inalterado em todos os três períodos de tempo – o passado, o presente e o futuro. A estrita adesão à verdade permite que o ser humano experimente Sat. Chit significa consciência total ou conhecimento completo. É o que permite ter a experiência do Divino em todos os seus aspectos. Uma vez que Sat e Chit forem experimentados, Ananda, ou seja, a Bem-aventurança, sobrevirá automaticamente. Todos querem ser felizes. Esse é um desejo natural e surge do fato de que a verdadeira natureza do ser humano é a Bem-aventurança. Bem-aventurança é Deus, mas o homem não entende isso. Ele não compreende que se originou de Deus, que a corrente subjacente à vida é Deus e que seu destino final também é Deus. O homem nasce da Bem-aventurança, a base de sua vida é a Bem-aventurança e sua meta também é a Bem-aventurança. O corpo humano é temporário; o prazer que ele pode conceder também é passageiro. Por conseguinte, o ser humano deve buscar aquilo que é permanente, ou seja, Deus, ou a Bem-aventurança, que é o mesmo. (Discurso Divino, 21 de maio de 2000)

Sri Sathya Sai Baba

08 junho de 2023

Aquilo que é visto e que parece ser real está fadado a desaparecer no decorrer do tempo. Tudo o que é aparente no mundo dos fenômenos está destinado a desaparecer em algum momento. Devemos fazer todos os esforços para conhecer aquilo que é invisível, porém imperecível. Não é certo que o ser humano, dotado de um imenso potencial, se satisfaça com aquilo que os olhos físicos veem; olhos que feras e pássaros, insetos e germes igualmente possuem. Qual é, então, a singularidade da visão dada ao ser humano? É preciso compreender que é difícil assegurar o nascimento humano. Tendo adquirido esse privilégio, os seres humanos não deveriam se contentar com aquilo que veem por meio dos olhos físicos. Eles devem adquirir olhos de sabedoria. Pode-se argumentar que até mesmo os olhos físicos ajudam na aquisição de conhecimento. Os olhos veem tudo, mas não podem ver a si mesmos. Se não são capazes de ver a si mesmos, como podem ver a mente ou o Senhor? Os olhos físicos não são capacitados para ter a visão do Senhor. Para esse propósito, é preciso adquirir olhos de sabedoria. (Discurso Divino, 22 de outubro de 1995)

Sri Sathya Sai Baba

09 junho de 2023

A temperatura do corpo deve ser mantida em uma certa faixa. Se a temperatura ficar acima ou abaixo dessa faixa, é sinal de doença. Do mesmo modo, se os cinco elementos que constituem o ambiente natural se mantiverem em equilíbrio, o mundo estará saudável. Se esse equilíbrio for perturbado ou se os elementos forem contaminados, os países serão afetados de várias maneiras. Se os produtos da ciência e da tecnologia perturbam o equilíbrio da natureza e poluem a atmosfera, os rios e os mares, daí sobrevêm muitas consequências nocivas. A poluição dá origem a muitas doenças novas. Atualmente, até mesmo o ar puro tornou-se um bem raro. Três quartos da Terra são cobertos por água. Existem muitos minerais no leito dos oceanos. Entretanto, ao extraí-los, alguns limites devem ser observados. Caso contrário, até mesmo o oceano, que tem respeitado os seus limites, irá ultrapassá-los. Até mesmo terremotos e erupções vulcânicas podem ser causados pelo desequilíbrio da harmonia ecológica na natureza. (Discurso Divino, 16 de junho de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

10 junho de 2023

Quando participei de um simpósio sobre “Ciência e Espiritualidade” na cidade de Bombaim, um proeminente cientista disse que os arsenais nucleares das grandes potências continham bombas atômicas suficientes para destruir o mundo dez vezes. Qual é o sentido em construir tais arsenais? Se já se destruiu o mundo uma vez, o que resta para as outras bombas destruírem? No processo, você teria destruído a si mesmo. Aqueles que se dedicam à pesquisa parecem estar mais preocupados em promover seu nome e fama por meio de seu trabalho do que em contribuir para o bem-estar dos cidadãos com os resultados obtidos. Também não parecem se importar com as consequências nocivas de suas descobertas. Não há nada de grandioso em causar danos aos outros. Destruir um milhão de pessoas com uma única bomba não é algo grande. Fazer o bem a um único indivíduo no mundo é mais digno de louvor. O conhecimento científico que adquirimos deve ser usado em benefício de nossos semelhantes. Somente a educação que prepara os estudantes para a ação virtuosa pode ser considerada adequada. Ocupar-se com a Ciência do Espírito Supremo é mais essencial do que o engajamento com as ciências físicas. (Discurso Divino, 16 de junho de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

11 junho de 2023

Pelo simples fato de um alimento saboroso estar disponível e nos ser oferecido, ficamos tentados a comer em demasia. Temos ar abundante à nossa volta, mas não respiramos mais do que precisamos. O lago está cheio, mas bebemos apenas a quantidade de água que a sede exige. Entretanto, comer em excesso tornou-se um mal social, um hábito da moda. O estômago clama “basta!”, mas a língua insiste em comer mais, e o indivíduo torna-se um alvo indefeso das doenças. Ele sofre de obesidade, pressão alta e diabetes. A moderação na alimentação é o melhor remédio para evitar doenças. Não corra para o hospital a cada pequeno problema de saúde. O excesso de medicamentos também é ruim. Permita que a natureza lute contra a doença e coloque seu corpo em ordem. Adote cada vez mais os princípios da cura natural. O tipo de alimento que você consome determina o grau de concentração que pode alcançar; sua qualidade e quantidade determinam o seu nível de autocontrole. O ar e a água poluídos estão cheios de vírus e germes nocivos e devem ser evitados a todo custo. Existem quatro tipos de poluição aos quais o indivíduo deve estar atento: do corpo (removível pela água), da mente (removível pela veracidade), da razão (removível pelo conhecimento correto) e do ser (removível pelo anseio por Deus). (Discurso Divino, 21 de setembro de 1979)

Sri Sathya Sai Baba

12 junho de 2023

O tempo é infinitamente precioso. Você não deve desperdiçar nem um momento de vida. Na vida de um indivíduo, a etapa de estudante é muito valiosa e sagrada. Você deve fazer o melhor uso dela. Uma vez que o leite se mistura com a água, não é possível recuperar sua pureza original, por mais que se tente separá-lo. No entanto, após ser convertido em manteiga, o leite não será afetado pela associação com a água. A manteiga se manterá na superfície da água e preservará a qualidade que a distingue. Do mesmo modo, o apego mundano (samsara) é como a água. A mente do ser humano é como o leite. Quando a mente pura, sagrada e não contaminada se mistura com a água dos desejos mundanos, é difícil recuperar sua pureza original. No entanto, se, neste período sagrado de estudos, advier de sua mente intocada a manteiga do conhecimento, da sabedoria e da conduta correta, você conseguirá não se contaminar pelas atrações do mundo, mesmo estando nele. (Discurso Divino, 16 de junho de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

13 junho de 2023

A verdadeira expressão do conhecimento é a humildade. Evitando o orgulho e a presunção, persiga o objetivo correto. Os estudantes de hoje estão adquirindo conhecimentos científicos consideráveis. Esse conhecimento serve apenas para promover uma vida civilizada no mundo dos fenômenos. Mas o que os estudantes precisam hoje é refinar seus corações, o que só é possível por meio de um processo interno. Os estudantes que absorveram a cultura moderna devem não só desenvolver seu intelecto, mas também uma visão ampla. Nos tempos atuais, os estudantes têm um duplo dever: um é enfrentar os desafios da civilização moderna; o outro é proteger e preservar a antiga herança espiritual e cultural do país. Os estudantes devem brilhar como cidadãos ideais da nação. Uma educação completa é aquela que torna o ser humano compassivo. Além de fazer exercícios apropriados para o corpo, os estudantes devem se esforçar para cultivar o coração e mantê-lo puro. (Discurso Divino, 4 de março de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

14 junho de 2023

Além do cuidado no consumo dos alimentos, a contemplação do Divino é necessária. Como as pessoas não pensam em Deus, elas estão sujeitas a muito sofrimento. Sem pensamentos sagrados, o indivíduo alimenta duas más qualidades. Uma é que ele esconde muitos defeitos e más qualidades dentro de si. A outra é que ele amplia até as menores falhas nos outros. As doenças também estão aumentando devido à presença dessas más qualidades entre os seres humanos. Bons resultados são alcançados apenas quando o esforço humano está presente, junto com a graça de Deus. O ditado sânscrito declara: “Para alcançar os quatro objetivos da vida (retidão, riqueza, prazer e libertação), uma boa saúde é essencial”. Mesmo que o indivíduo tenha toda a riqueza do mundo, se sua saúde estiver comprometida, ele será infeliz. Seja um aldeão ou um morador da cidade, uma boa saúde é o bem mais importante a que se deve aspirar para uma vida plena. (Discurso Divino, 29 de janeiro de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

15 junho de 2023

Os devotos de Sai devem compreender a essência da nossa cultura. Sacrifício e serviço são os seus dois elementos básicos. Existem dois caminhos para se alcançar Deus. O primeiro é o caminho da devoção, no qual o devoto se considera um servo de Deus. Ao declarar incessantemente “eu sou Seu servo” (dasoham), ele paulatinamente reduz o seu ego até que as algemas do apego mundano se desprendam e caiam. O segundo caminho é o do conhecimento. Pelo desenvolvimento constante da sensação de unidade com o Divino - “eu sou Divino (Shivoham)” -, a consciência do indivíduo se expande a ponto de se tornar uma com a consciência universal, e todas as amarras mundanas são rompidas. Se qualquer um examinar sua posição neste vasto cosmos, perceberá sua pequenez infinitesimal. O egoísmo surge da ignorância. Expulse o ego e desenvolva amor. Junto com o amor, desenvolva o espírito de sacrifício. Somente o sacrifício pode conferir imortalidade, dizem as Upanishads. O sacrifício pode conferir bem-aventurança e saúde. Experimente a alegria de compartilhar. A renúncia é a chave para uma boa saúde. (Divino Discurso, 11 de abril de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

16 junho de 2023

O jovem Prahlada disse a seu pai, Hiranyakashipu, que Deus estava presente em toda parte, assim como os cientistas falam sobre o átomo. “Não duvide da Sua presença aqui ou ali. Aonde quer que olhe, irá encontrá-Lo”, disse ele. Hiranyakashipu falou: “É mesmo? Deus está presente em todos os lugares? Pois bem, mostre-O para mim”. Prahlada respondeu: “Pai! Mergulhado na escravidão dos sentidos e na consciência do corpo, você quer ver Deus. É impossível. Você luta arduamente para ganhar fama e segurança no mundo material, mas não anseia por Deus. Deus lhe concede o que você quer. Você deseja que seu poder e fama aumentem. Você vive sob o domínio do ego e do apego. Enquanto os sentimentos de ‘eu’ e ‘meu’ prevalecerem, lhe será impossível compreender o princípio divino interno (atma)”. Ainda hoje, as pessoas buscam por Deus enquanto se identificam com o corpo e reforçam seus sentimentos de “eu” e “meu”. Elas não encontrarão Deus, por mais que tentem. Primeiramente, o princípio divino interno e não dual deve ser compreendido. Você deve se oferecer a Deus! O que isso significa? Todas as ações devem ser realizadas com sentimentos divinos. (Chuvas de Verão 1995, Cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

17 junho de 2023

O controle concede poder, a regulação concede uma maior força e a disciplina revela a Divindade. As pessoas anseiam pela felicidade. Mas será possível obtê-la afrouxando as rédeas dos sentidos? Alguém pode ser feliz fazendo quatro refeições por dia, dirigindo carros de luxo ou morando em mansões com muitos cômodos? Não. A felicidade está em ajudar os demais. Se concretiza pela renúncia, não pelo acúmulo. Satisfazer os sentidos torna o indivíduo animalesco e o arrasta para a sujeira e a desgraça. O iogue é a pessoa que fixou sua mente no Divino, não no mundano. A Gita exorta o ser humano a transformar-se em alguém que é sempre um iogue (satatam yoginah). Mas o indivíduo é um iogue pela manhã, um escravo dos sentidos (bhogi) ao meio-dia e uma vítima de doenças (rogi) no final do dia! O ser humano vive hoje sem fé e sem ideais. A vida correta deveria ser a base, e a libertação, a superestrutura; mas o mundo tem negligenciado ambas e se apoia na riqueza e no desejo para obter a felicidade e a libertação! (Discurso Divino, 13 de abril de 1981)

Sri Sathya Sai Baba

18 junho de 2023

O jovem Prahlada disse a seu pai, Hiranyakashipu: “Você está cometendo crimes contra a sociedade apoiando-se na força dos benefícios concedidos pelo deus Brahma. Seu ego vai arruiná-lo completamente. É preciso humildade para alcançar Deus. Pai! Educação sem caráter, adoração sem sacrifício, riqueza sem esforço, política sem princípios – essas falhas são a base de todo o sofrimento do mundo”. Quais são as falhas da sociedade? A educação sem caráter é um deles. A riqueza sem esforço é outro. É preciso se esforçar! Sem esforço, como podem esperar algo em troca? Em seguida, vem a adoração sem sacrifício. Sim, todos vocês estão orando, mas é uma oração sem sacrifício. Somente o sacrifício garante bem-aventurança na adoração. A política sem princípios e a ciência sem valores humanos estão em alta. Se a ciência fosse baseada em princípios, como surgiriam as bombas e outros instrumentos que causam inquietação? Os valores humanos declinaram na ciência. (Chuvas de Verão 1995, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

19 junho de 2023

Seguramente, a vida humana é santa, sublime, sagrada, sempre nova e sempre fresca. As escrituras sagradas (Upanishads) tentam despertar e estimular o ser humano para que se conscientize dessa Verdade, uma vez que ele está adormecido na ignorância, envolto em seu ego e em seus desejos. “Desperte e adore o Sol, e reconheça sua Realidade à luz de seus raios”: esse é o chamado que reverbera das escrituras. No entanto, o ser humano está surdo a essa súplica. Três desejos intensos impedem que ele avance: ele está apaixonado por riqueza, cônjuge e filhos. Estes lhe criam obstruções a cada passo e dificultam seu avanço espiritual. É claro que certos recursos são essenciais para o processo da vida, e o trabalho para adquiri-los não pode ser evitado. Mas, além de um limite, a riqueza contamina a mente e gera arrogância. Os bens materiais devem ser usados para bons propósitos, promovendo a virtude e o bem-estar, fomentando a retidão (dharma) e permitindo o cumprimento dos deveres ao longo do caminho divino. Se a riqueza for gasta para satisfazer desejos fugazes, ela nunca será suficiente, e o ego descobrirá novas e mais hediondas formas de ganhar e gastar. (Discurso Divino, 13 de abril de 1981)

Sri Sathya Sai Baba

20 junho de 2023

A diferença entre um ser humano e um demônio origina-se apenas nas qualidades de cada um. Demônios não possuem quaisquer traços físicos peculiares, conforme retratados nos filmes e nos livros. Eles também são humanos. É somente pelas más qualidades que um ser humano torna-se um demônio. O Bhagavatam, uma das principais obras da antiga literatura hindu, nos mostra um bom exemplo. O Senhor Krishna era o próprio Deus. Seus pais, Devaki e Vasudeva, eram verdadeiros seres humanos. Mas Kamsa, o irmão de Devaki, era um demônio. Assim, todas as três categorias — divino, humano e demoníaco — estavam representadas dentro da mesma família! Kamsa era um demônio em virtude de sua raiva e crueldade. Devaki e Vasudeva eram humanos por sua bondade e compaixão. Pelas características divinas, que estão além de todos os atributos, Krishna era Deus. (Chuvas de Verão, 1995, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

21 junho de 2023

Bom e mau: tudo é a vontade de Deus. Não devemos estabelecer diferenças entre os dois. As pessoas acreditam que os bons acontecimentos são da vontade de Deus e que os maus não são. Neste mundo, ninguém come apenas os alimentos doces ou apenas os amargos. Todos comem tanto alimentos doces quanto amargos. Em outras palavras, todos experimentam coisas boas e ruins. Se examinarmos bem, as experiências amargas são necessárias! Só então podemos dar valor à paz, ao contentamento e à bem-aventurança. Dificuldades e alegrias andam juntas; ninguém pode separá-las. A felicidade, sozinha, não existe em nenhum lugar. Ela acontece quando as dificuldades são transcendidas. Um bebê torna-se gradualmente um avô, mas os dois não são pessoas diferentes. Da mesma forma, o que há de bom em nossa vida pode se tornar mau e o que é mau pode se tornar bom. Devemos experimentar a unidade de ambos. O que nos faz compreender essa unidade é a nossa Divindade. Quando nos distanciamos dela, nos degeneramos para estados demoníacos e animalescos. (Chuvas de Verão 1995, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

22 junho de 2023

O propósito pelo qual Eu vim não é o de satisfazer pequenos desejos ou atender a pequenos incidentes. Existem grandes verdades que devo estabelecer. Há uma mudança considerável no entendimento humano que devo promover. Ninguém pode Me impedir ou dissuadir de cumprir a tarefa para a qual vim, que é o estabelecimento da Verdade Eterna única. Vocês têm um papel a desempenhar no cumprimento da missão Sai, que se apresenta diante de nós. O estabelecimento da Retidão é a tarefa à qual devemos nos dedicar imediatamente, e espero que todos vocês desempenhem sua parte, por menor que seja, na realização da obra de Sai. Uma vez que tudo depende da Verdade,  essa Verdade não é algo que deva se render a quem quer que seja. A inverdade tem de se subordinar a quase todos aqueles com quem entra em contato. A Verdade nunca será subserviente a ninguém. Esta forma é a forma de Sathya Sai, que é a Encarnação da Verdade. (Chuvas de Verão 1974, cap. 32)

Sri Sathya Sai Baba

23 junho de 2023

As pessoas instruídas parecem não ter nenhuma consideração pelos valores morais. Elas não têm nenhuma gratidão por aqueles que as ajudaram em tempos de necessidade. Não têm consideração por seus amigos e familiares e não hesitam em fazer-lhes mal. Há relatos de que estudantes que passaram muitos anos na educação superior se comportaram de maneira indigna. Rapazes e moças instruídos não se comportam como seres humanos cultos após alguns meses de vida conjugal. Muitos levam uma vida miserável. Qual é o valor de uma educação que não capacita um indivíduo a cumprir seu dever para com sua esposa e filhos? O primeiro requisito é a eliminação das más qualidades que prevalecem entre as pessoas instruídas. É preciso que retornem ao caminho da moralidade e da conduta correta. Muitas pessoas instruídas não têm medo de praticar o mal nem possuem amor a Deus. Todos devem, portanto, se empenhar para abandonar suas más características e estimular as qualidades divinas. O ser humano deve perceber o Divino dentro de si. Para isso, o caminho do amor puro é o melhor caminho! (Discurso Divino, 2 de abril de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

24 junho de 2023

Se os aspirantes espirituais não forem bem-sucedidos em seguir uma disciplina, devem buscar conhecer a causa de seu fracasso. Essa análise é necessária. Eles devem, então, cuidar para que, num segundo estágio, aquela característica não se repita. Devem fazer o possível para se proteger dela. Nessas questões, é preciso ser rápido e ativo, como o esquilo. A agilidade e a vigilância também devem ser combinadas com uma inteligência aguçada. Tudo isso só pode ser conquistado por meio da paz. Um zelo sincero, constante e determinado é muito importante para evitar e superar os conflitos na mente. É preciso estar calmo e sereno. Coragem, conselhos sábios e firmeza tornam a força de vontade intensa e resistente. Brilho na face,  esplendor nos olhos, olhar determinado, voz nobre, caridade generosa e bondade constante: esses são os sinais de uma força de vontade que se desenvolve e progride. Uma mente sem agitações, uma visão alegre e sem mácula: essas são as marcas de uma pessoa em quem a paz se enraizou! (Prasanthi Vahini, cap. 6)

Sri Sathya Sai Baba

25 junho de 2023

Qual é a razão desta incapacidade de perceber a Divindade que reside em nosso interior? É porque não nos damos conta da capa suja em que ela está envolta. Se nossas roupas sujam, nós as trocamos, porque temos vergonha de aparecer vestidos assim. Se nossa casa está suja, procuramos limpá-la para que os visitantes não fiquem com uma má impressão. Mas quando nossas mentes e nossos corações estão poluídos, não nos sentimos envergonhados! Não é estranho que nos preocupemos tanto com a limpeza de nossas roupas e de nossas casas, mas não nos preocupemos com a pureza de nossos corações e mentes, que afeta toda a nossa vida? Para purificar nossos corações e mentes, a primeira coisa que devemos fazer é levar uma vida virtuosa. Nossas ações devem ser baseadas na moralidade. Ofender os outros ou infligir-lhes dor não é uma característica da natureza humana. O mal que fazemos aos outros acaba por recair sobre nós. (Discurso Divino, 2 de abril de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

26 junho de 2023

Acreditem que o Nome de Deus é o barco que os levará pelo mar da vida material. Pronunciar o Nome é mais eficaz do que contemplar a Forma. Draupadi, personagem do épico Mahabharata, não enviou uma carruagem para trazer Krishna em seu socorro; ela pronunciou o Nome em sua agonia e Krishna respondeu, salvando-a da desonra iminente. Na Treta Yuga, era em que ocorreu a epopeia do Ramayana, Nala e seus macacos construíram uma ponte sobre o mar que os separava de Lanka. As pedras nas quais eles inscreviam o nome sagrado de Rama flutuavam sobre as águas; porém, perceberam que se afastavam umas das outras, devido ao vento e às ondas, ao invés de formar uma ponte contínua para a passagem do exército. Uma pessoa engenhosa sugeriu que se escrevesse a sílaba 'RA' em uma pedra e 'MA' em outra e, assim, verificaram que as duas pedras ficavam fortemente unidas. O Nome também lhes servirá de boia, os manterá ligados a Deus e lhes trará a Sua Graça! (Discurso Divino, 24 de outubro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

27 junho de 2023

O contentamento, a humildade e o desapego mantêm a pessoa no caminho da Verdade. Um vendedor ambulante caminhava para o mercado, tendo, na cabeça, um cesto cheio de garrafas vazias. Ele esperava vender o lote de garrafas com um lucro de dez rúpias e, em dez dias, calculou que teria acumulado cem rúpias adicionais. Com esse capital, planejou mudar para negócios mais lucrativos e imaginou que, em poucos meses, poderia ganhar milhares de rúpias e construir uma mansão com um lindo jardim, cuidado por um regimento de criados radiantes. Lá, ele se viu em um sofá no meio das plantas brincando com seus netos. Enquanto estava absorto naquela cena encantadora, viu, de repente, entre seus netos, o filho de um dos criados e zangou-se com essa intrusão indesejada. Acreditando que sua fantasia era uma realidade, agarrou subitamente a criança e deu-lhe um forte empurrão para depois descobrir que o cesto de garrafas havia caído na estrada e que todas as esperanças de ganhar as dez rúpias estavam perdidas! Esse foi o fim de um sonho construído sobre a base frágil da ganância. (Discurso Divino, 24 de outubro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

28 junho de 2023

É preciso ter sempre pensamentos serenos. Só então a mente pode ter equanimidade. É somente uma questão de disciplina da mente: difícil no início, mas, uma vez dominada, capaz de superar todos os problemas e preocupações! Uma mente serena é fundamental para todo aspirante espiritual que está em desenvolvimento; é uma qualidade muito benéfica. Uma mente assim confere força e felicidade verdadeiras. Esforce-se para adquiri-la. Mesmo que ocorra uma calamidade, você não deve desanimar. A mente deve ser sempre pura, imaculada e serena, cheia de coragem. Não se lamentar pelo passado; não hesitar no desempenho da tarefa que tem em mãos: essas são as marcas de um aspirante espiritual. Euforia diante de lucro, alegria e júbilo e desânimo diante da perda e do sofrimento são características naturais comuns a todos os mortais. Qual é, então, a excelência dos aspirantes espirituais? Eles não devem esquecer o seguinte princípio: estar vigilante e sofrer o inevitável com alegria. Quando as dificuldades e as perdas o atormentarem, não desanime e não aja precipitadamente, mas medite calmamente sobre como elas aconteceram. Tente descobrir alguma maneira simples de superá-las ou evitá-las, em uma atmosfera de paz. (Prasanthi Vahini, cap. 6)

Sri Sathya Sai Baba

29 junho de 2023

Onde as seis qualidades de zelo, determinação, coragem, inteligência, habilidade e heroísmo estiverem presentes, a ajuda divina se manifestará. Encarnações do Amor! Para qualquer pessoa que seja dotada de todas essas seis qualidades preciosas, o sucesso em qualquer área está sempre assegurado. Essas qualidades contribuem para a prosperidade integral do indivíduo. Todo o sucesso vem para aquele que as possui. No entanto, a prática dessas qualidades enfrenta várias dificuldades de tempos em tempos. Assim como um estudante tem que enfrentar vários testes, essas qualidades também estão sujeitas a provações, que devem ser consideradas como trampolins para as grandes realizações. Essas provações assumem a forma de perdas, problemas, dores, sofrimentos e calúnias. É preciso superar esses problemas com coragem e autoconfiança e seguir em frente. Os estudantes, em particular, precisam desenvolver a autoconfiança. Sem ela, as seis qualidades não podem ser adquiridas. Na verdade, a autoconfiança deve ser o alento vital de cada pessoa.(Discurso Divino, 14 de janeiro de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

30 junho de 2023

O sábio Vishwamitra, confiando em sua inteligência, força física e no poder de suas armas, procurou travar uma guerra contra o sábio Vasishta, que confiava no poder do Divino. Por fim, ele percebeu a verdade de que seus poderes eram inúteis contra o poder do espírito e, renunciando ao seu reino, se submeteu a uma severa penitência. A habilidade física não é poder de forma alguma. Na verdade, é um sinal de fraqueza. Todos os poderes físicos são realmente impotentes. Toda riqueza material é impermanente. Atualmente, o ser humano busca esses prazeres passageiros, esquecendo-se de sua divindade inerente. Os estudantes devem cultivar a autoconfiança e manifestar sua divindade em seu discurso, canções, esportes e em todas as ações. No entanto, ocasionalmente, a fraqueza que existe neles pode se manifestar. Por exemplo, quando cedem às dificuldades, são dominados pela dor e são incapazes de enfrentar as perdas, eles mostram sua fraqueza interior. Os estudantes devem enfrentar essas situações com coragem. Sejam destemidos. Quando enfrentarem as dificuldades com coragem, estarão destinados a ter sucesso. Portanto, tenham confiança em si mesmos e alcancem o sucesso em todas as áreas da vida. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page