top of page

01 janeiro de 2023

Hoje teve início o Ano Novo. Com sentimentos sagrados e pensamentos divinos, cultivem em si próprios o espírito do amor. Deus não se encontra somente nos templos ou nos eremitérios. A Verdade é Deus. O Amor é Deus. A Retidão é Deus. Se vocês O adorarem seguindo esses princípios, Ele se manifestará no mesmo instante. Não há nenhuma dúvida quanto a isso. Amem a Deus de todo o coração. Orem a Deus e façam amizade com Ele. Poderão conseguir qualquer coisa se O tiverem como amigo. Aprendam hoje mesmo a preencher o coração com amor e a enfeitar as mãos com o ornamento do sacrifício. O sacrifício é a joia apropriada para as mãos. A Verdade é o colar que se deve usar. Vocês devem cultivar o hábito de se adornar com essas joias no Ano Novo. Nesta ocasião, desenvolvam o Amor Divino e promovam a paz no seu país. Orem com sentimentos abrangentes: Samasta Lokah Sukhino Bhavantu (“Que todos os mundos sejam felizes!”). Comecem o Ano Novo com essa oração. Assim levarão uma vida repleta de felicidade, paz e entusiasmo. (Discurso Divino, 18 de março de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

02 janeiro de 2023

A lenda da batedura do Oceano de Leite é de grande valor para vocês, pois também têm que bater o oceano do próprio coração e conquistar para si mesmos o néctar da Imortalidade. A lenda é apenas um lembrete. O coração cheio de pureza é o Oceano de Leite. A constante contemplação do Divino, seja como a própria realidade de vocês ou como o ideal a ser atingido, é a montanha Mandara, implantada no oceano como um batedor. Vasuki, a serpente enrolada no batedor como uma corda, representa os sentidos e emite vapores venenosos durante a batedura. Os bons e os maus impulsos seguram a corda, e uns e outros lutam nesse processo, ávidos pelos resultados que cada um ardentemente almeja. A Graça de Deus é a Sua encarnação sob a forma de tartaruga, pois o próprio Senhor vem socorrê-los quando sabe que vocês estão buscando sinceramente o segredo da Imortalidade. Ele vem em silêncio e sem ser notado, como fez a tartaruga, mantendo intacto o processo da contemplação do Divino e servindo como base firme para toda prática espiritual. Muitas coisas emergem da mente quando ela é “batida”, porém os sábios esperam pacientemente pelo surgimento daquilo que garante a Imortalidade, e dele se apoderam com sofreguidão. Esta é a lição da lenda. (Discurso Divino, 13 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

03 janeiro de 2023

O observador não deve se apegar àquilo que se vê – esta é a maneira de se obter a libertação. O contato dos sentidos com o objeto faz surgir o desejo e o apego; isso leva ao esforço e ou à euforia ou ao desespero. Depois vem o medo da perda ou o pesar diante do fracasso, e assim se estende a sequência de reações. Com muitas portas e janelas abertas a todos os ventos que sopram, como poderá sobreviver a chama da lamparina no interior? A lamparina é a mente, que deve queimar continuamente, sem ser afetada pelas exigências duais do mundo exterior. A entrega absoluta ao Senhor é uma forma de cerrar as janelas e as portas, pois, com essa atitude, vocês se despojam do “ego” e, assim, não são atingidos pela alegria nem pela tristeza. A entrega absoluta faz com que recorram à Graça do Senhor para enfrentar todas as crises que venham a surgir no seu caminho, tornando-os heroicos, mais resolutos e mais bem preparados para a batalha. (Discurso Divino, 13 de janeiro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

04 janeiro de 2023

É mais útil para os estudantes procurar os próprios defeitos com o propósito de eliminá-los do que buscar as suas melhores qualidades para se regozijarem com elas. Aqueles que assim o fazem conseguem progredir rapidamente; não são arrastados para trás pelo medo ou pela ansiedade; podem seguir em frente com fé no Senhor, em quem colocaram todos os seus fardos! Atingem um estado de tranquilidade mental que é o sinal de um verdadeiro aspirante. Arjuna alcançou esse estágio, e então Krishna lhe concedeu – e, por meio dele, a toda a humanidade – ensinamentos que conferem a Imortalidade. E para quem o Senhor recitou a Sua Canção, ou seja, a Gita? Pensem nisso por um momento! Não se ordenha o leite por causa da vaca, pois ela não bebe o próprio leite. Arjuna, o bezerro, já havia se fartado. Krishna está eternamente contente e de nada necessita, muito menos de leite! Nesse caso, para o benefício de quem Ele ordenhou as Upanishads para obter o leite que é a Gita? Krishna explica: a Gita é para aqueles que têm a inteligência moderada pela bondade e controlada pelas virtudes! (Gita Vahini, cap. 3)

Sri Sathya Sai Baba

05 janeiro de 2023

Seja o que você fizer consigo mesmo ou com os outros, faça-o recordando-se de que Deus é onipresente. Ele tudo vê, ouve e sabe. Antes de falar qualquer coisa, lembre-se de que Deus ouve cada palavra; discrimine entre o verdadeiro e o falso e fale apenas a verdade. Antes de agir, discrimine entre o certo e o errado e faça apenas o certo. Esforce-se a todo momento para estar consciente da onipotência de Deus. O corpo é o templo do indivíduo; portanto, o que quer que aconteça nesse templo é responsabilidade dele. Da mesma forma, o mundo é o corpo do Senhor, e tudo o que ocorre no mundo, seja bom ou ruim, diz respeito a Ele! A partir da relação observável entre o indivíduo e o seu corpo, conheça a verdade da relação inobservável entre o Senhor e o mundo! Quanto à relação do indivíduo com Deus, ao parentesco entre os dois, ela pode ser compreendida por todo aquele que conquistar três instrumentos principais: (1) uma mente não maculada pelo apego e pelo ódio, (2) uma fala não maculada pela falsidade e (3) um corpo não maculado pela violência! (Prema Vahini, cap. 10)

Sri Sathya Sai Baba

 

06 janeiro de 2023

Conheçam a Verdade (Satyam) e ela os fortalecerá, fará com que desenvolvam afinidade com todos e os libertará das amarras da luxúria e do ódio. Aprendam a lição do Bem (Shivam): engulam o veneno da raiva e da ganância, tornando-o ineficaz no seu esforço para prejudicar o mundo. Espalhem consolo e conforto por meio das suas palavras e ações. Shiva usa a lua crescente no alto da cabeça para que a sua luz suave possa indicar o caminho do peregrino em direção a Deus, tornando a sua jornada menos penosa. Shiva espalha alegria e paz, porém oculta o veneno causticante e terrível atrás da mancha azul que tem na garganta. Esta é outra lição: mantenham sob controle, no seu interior, as qualidades e tendências antissociais, o ódio que envenena e a ganância competitiva. Shivam não se refere a nenhum deus ou trindade divina em particular; inclui toda a humanidade, pois o ser humano deve perceber que ele próprio é Shivam, isto é, o Bem. Sundaram, ou seja, o Belo, também é um lembrete de que Verdade é Beleza, e que a Beleza é Divina – não a mera beleza física, mas a beleza moral e espiritual. Renunciem aos pensamentos desprezíveis, às palavras desagradáveis e aos atos repulsivos, e mantenham esse ideal de beleza sempre vivo na mente! (Discurso Divino, 25 de outubro de 1972)

Sri Sathya Sai Baba

07 janeiro de 2023

Quando o Sol nasce, a escuridão e os problemas que dela se originam desaparecem. Similarmente, para aqueles que alcançaram a percepção do Ser Interno, não há mais escravidão nem o sofrimento que ela acarreta. A ilusão vem apenas para aqueles que perderam o rumo, e o egoísmo é o principal fator que leva os seres humanos a se esquecerem da sua verdade primordial. Uma vez que o egoísmo se infiltre neles, eles resvalam do seu ideal e se precipitam do alto de uma escada, caindo rapidamente, de degrau em degrau, até o piso inferior. O egoísmo gera cismas, ódios e apegos. Por meio dos apegos e afeições, e até mesmo da inveja e do ódio, o ser humano mergulha na atividade e fica imerso no mundo. Isso conduz à encarnação no corpo físico e a mais egoísmo. Então, para ficar livre das atrações gêmeas que são o prazer e a dor, é necessário se libertar da consciência do corpo e se manter afastado de ações egocêntricas. (Jñana Vahini, cap. 4)

Sri Sathya Sai Baba

08 janeiro de 2023

O encanto interior é a beleza genuína. Sita, que era prisioneira em um bosque na ilha de Lanka, deparou-se repentinamente com um macaco. No entanto, aquela feia criatura lhe pareceu cheia de beleza quando lhe trouxe a tão esperada mensagem de Rama! A formosura do bosque, o cenário atraente, os belos e deslumbrantes artigos que Ravana espalhara diante dela não haviam conseguido conquistar o seu coração, mas uma única palavra – “Rama” – tornou cativante para ela o estranho macaco encarapitado no alto da árvore sob a qual ela se encontrava, cercada por ogras. A beleza da Natureza é apenas um reflexo da Beleza que é Deus e, como todas as imagens, não é substancial. As flores murcham, as nuvens se espalham em novos desenhos, o encanto físico é apenas um lampejo que desaparece em um instante. A Beleza Divina, porém, é eterna, plena e absoluta. Essa Beleza (Sundaram) é a Verdade (Satyam). Ela permanece inalterada com a passagem do tempo e é imutável no que se refere a espaço. Essa Beleza é o verdadeiro Shivam, o único Bem que existe. (Discurso Divino, 25 de outubro de 1972)

Sri Sathya Sai Baba

09 janeiro de 2023

Como pode a prática do sacrifício progredir sem que se tenha yoga – o controle das agitações do desejo – na mente? Pode-se ter ar condicionado, mas como é possível haver paz sem condicionamento mental? Preços, produção de aço ou de tecidos, distribuição de grãos alimentícios e muitas outras operações e processos – é possível controlar tudo isso. No entanto, a menos que se tenha controle mental, todo o resto será mero exercício improdutivo! Há mais heroísmo e benefícios no controle da mente do que em qualquer outro sistema de controle! Não se consegue deter um trem em movimento, ainda que milhares de pessoas se agarrem a ele e o puxem para trás, mas um pequeno botão na locomotiva, quando pressionado pelo maquinista, pode fazê-lo parar! Da mesma forma, a mente, se controlada, é capaz de interromper todas as diversas funções que se pretende controlar! Hoje em dia, desperdiçam-se muito tempo e dinheiro para atingir objetivos não essenciais, porém se negligencia o mais importante de todos, que é o controle da mente. Yoga é o nome desse sistema de controle, que atualmente está sendo negligenciado, enquanto se procura conquistar udyoga, ou seja, um trabalho. Mas esse trabalho será um entrave, um obstáculo, sem aquele sistema de controle. (Discurso Divino, 3 de fevereiro de 1972)

Sri Sathya Sai Baba

10 janeiro de 2023

O que significa a expressão “conhecer a Deus”? Significa “amar a Deus”. Conhecimento sem devoção produz ódio e leva ao abuso de poder. Tal conhecimento não é digno de ser chamado assim, pois nada mais é do que ignorância. É somente por meio da devoção que a sabedoria se instala e cria raízes profundas. O que caracteriza uma pessoa sábia? É o amor, a posse de um amor cada vez abrangente. Quando surge a devoção, ou seja, o amor ao Senhor, a ignorância desaparece lentamente. Devoção e ódio não podem coexistir; eles são contraditórios. Devoção e amor, no entanto, são da mesma natureza. O amor direcionado apenas a objetos materiais contamina as pessoas mundanas, porém esse mesmo amor, quando assume a forma de devoção ou amor a Deus, conduz à realização da própria Divindade. (Prashanti Vahini, cap. 27)

Sri Sathya Sai Baba

11 janeiro de 2023

Cada habitante deste vasto país tem um papel importante a desempenhar. Todos, enquanto cidadãos, têm uma responsabilidade social. O mundo é, de fato, uma só família humana. O verdadeiro estudante deve ser capaz de experimentar essa unicidade. Os esportes e os jogos lhes permitem desenvolver esse sentimento de unicidade e, juntamente com os exercícios físicos, contribuem diretamente para o condicionamento físico e a boa saúde. No entanto, o ser humano não é pura e simplesmente o corpo denso. Ele possui dentro de si o elemento sutil, ou seja, a mente. Apenas quando alcança a pureza da mente e desenvolve o altruísmo é que consegue obter paz de espírito e experimentar a felicidade genuína. Por conseguinte, tanto a aptidão física quanto a pureza mental são essenciais para o ser humano. Os estudantes devem perceber que a determinação e a perseverança demonstradas na busca pela conquista dos louros nos esportes e nos jogos são igualmente necessárias em outras esferas da vida, especialmente nas da moralidade e da espiritualidade. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

12 janeiro de 2023

Se existe algo mais doce que tudo o que há de mais doce, mais auspicioso que tudo o que há de mais auspicioso e mais sagrado que tudo o que há de mais sagrado, é verdadeiramente o Nome do Senhor ou o próprio Senhor. Renuncie à companhia dos que têm a mente voltada para as coisas mundanas ou estão contaminados por qualidades demoníacas. Mantenha-se afastado de todo tipo de transgressão. Procure sempre a companhia dos sábios e dos bons. Tome refúgio no próprio Senhor. Ele, o Puro, é a perfeita personificação da paz, da felicidade e da sabedoria. O Senhor está presente no interior de todos e permanece onde os devotos honram o Seu Nome com sinceridade e determinação. Sendo assim, antes de mais nada, desenvolva intensa devoção pelo Senhor; então certamente alcançará felicidade e sabedoria reais e perenes. De que serve a busca pelos prazeres transitórios dos sentidos? Adore o Senhor, que vive no âmago do seu coração – mais próximo de você que o seu amigo mais querido, o seu pai, a sua mãe e o seu mestre espiritual! O Senhor é tudo isso e muito mais para você! (Prashanti Vahini, cap. 26)

Sri Sathya Sai Baba

13 janeiro de 2023

A devoção não deve ser uma prática de meio período. Ela deve estar presente o tempo todo, na alegria ou na tristeza, no prazer ou na dor. A Gita declara: “Os iogues estão em constante comunhão com Deus”. Mas, atualmente, o estilo de vida dos seres humanos é serem iogues pela manhã, amantes da comida ao meio-dia e vítimas de doenças à noite! O verdadeiro devoto está imerso no Senhor o tempo inteiro e realiza todas as suas ações como oferendas a Ele. Qualquer ação que se fizer – como professor, estudante ou empregado – se tornará uma piedosa oferenda quando feita em nome do Senhor. Esta é a maneira mais fácil de sublimar a mente. Se vocês considerarem o corpo como uma dádiva de Deus, não cometerão atos pecaminosos. Se considerarem a riqueza que possuem como um presente divino, não farão mau uso dela, mas a usarão corretamente. De igual modo, se reconhecerem que todos os seus talentos lhes foram concedidos por Deus, passarão a usá-los a serviço do Divino.(Discurso Divino, 24 de maio de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

14 janeiro de 2023

O Festival de Sankranti, dedicado ao deus Sol, tem uma relevância especial. As sílabas san e kranti significam, respectivamente, “reunindo-se” e “uma grande mudança”. O ingresso do Sol no signo de Capricórnio indica o início de uma importante transformação a partir desse dia. Assinala a entrada em uma fase divina. Significa a tentativa de voltar a mente humana para Deus. É um dia em que rogamos ao Sol – a divindade que preside os olhos – que direcione a nossa visão para o que é puro e santo, sagrado e divino. O verdadeiro sentido dos chamados “objetivos da vida humana” é fazer uso do tempo e das circunstâncias, à medida que forem surgindo, para tornar a vida significativa e sublime. Na época atual é necessário promovermos uma notável transformação espiritual no mundo. Só então a observância do Festival de Makara Sankranti terá um significado. Transformações externas sem mudança de perspectiva e de atitude não acarretarão uma “grande mudança”. A verdadeira paz só será alcançada quando realizarmos uma relevante transformação espiritual. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1985)

Sri Sathya Sai Baba

15 janeiro de 2023

Dentre os quatro purusharthas ou objetivos da vida humana – a retidão (dharma), a riqueza (artha), o desejo (kama) e a liberação (moksha) –, geralmente se considera que o primeiro, ou seja, o dharma, está relacionado a atos como a caridade, a observância dos deveres inerentes aos diversos estágios da vida, peregrinações e outras boas ações semelhantes. Mas estas são apenas ações externas. O verdadeiro dharma de cada ser humano é envidar todos os esforços para alcançar a percepção do Divino. O dharma constitui o processo pelo qual se pode atingir essa consumação. A observância dos deveres relativos aos diferentes estágios da vida (estudante, chefe de família, eremita e renunciante) é ocasional e diz respeito ao estágio particular que se está vivendo, mas tais deveres não constituem o dharma propriamente dito. O dharma deve levar à autorrealização. Da mesma forma, artha não significa, tal como se entende comumente, o acúmulo de propriedades e de fortuna, que não são duradouras e podem muito bem levar ao infortúnio. Não se pode considerar a aquisição desse tipo de riqueza como um dos objetivos da vida humana. A verdadeira riqueza que se deve adquirir é a sabedoria relacionada ao Divino. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1985)

Sri Sathya Sai Baba

16 janeiro de 2023

O desejo (kama) – um dos quatro purusharthas ou objetivos da vida humana, juntamente com a retidão (dharma), a riqueza (artha) e a liberação (moksha) – é geralmente associado a desejos mundanos e a prazeres sensoriais. No entanto, quando considerado como um dos propósitos da existência, ele se refere ao anseio pelo Divino e não a desejos mundanos. Geralmente se entende a liberação (moksha) como relativa aos meios pelos quais se chega a Deus ou ao Céu. Contudo, o indivíduo só poderá permanecer no Céu durante o período que lhe foi concedido em virtude dos seus atos meritórios; findo esse período, ele terá que nascer novamente. A liberação, no seu verdadeiro sentido, refere-se a um estado no qual nada falta e onde não há entrada nem saída. É um estado sem nome e sem forma, não um lugar específico para onde se deva ir. É a obtenção da unidade com o Divino. Para todas as pessoas, o primeiro dentre os quatro objetivos da vida é discernir entre o permanente e o transitório e buscar o Deus Eterno (Madhava). O segundo é a aquisição da Sabedoria Divina como a verdadeira riqueza. O terceiro é desenvolver fé no Senhor e desejar ardentemente a fusão em Deus. O quarto é moksha, o estado de autorrealização no qual não há mudança nem movimento. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1985)

Sri Sathya Sai Baba

17 janeiro de 2023

O corpo físico, em cujo benefício você anseia por todo esse luxo e conforto, está sujeito a danos e à decadência; ele um dia se tornará comida para cães e chacais. O Senhor, por outro lado, confere alegria e o êxtase do puro amor. Entregue o seu coração a Deus. Ele não deseja mais nada de você. Não se pode conquistá-Lo por nenhum outro meio, seja pela erudição ilimitada, por votos ostentosos ou pela realização de rituais multicoloridos. Metade do tempo da vida humana é desperdiçada no sono; a outra é dissipada na satisfação de desejos estúpidos, na ignorância impotente da infância e da juventude, na infelicidade e no trabalho árduo, na doença e na debilidade da velhice. Dedique-se a atividades que valham a pena e cuide de não fazer mau uso delas na busca insensata por prazeres sensoriais. Empregue os seus preciosos anos de vida na contemplação da glória do Senhor e em fixar a mente nos Seus Pés de Lótus com firmeza cada vez maior, para assim atravessar o vasto oceano do nascimento e da morte. Por conseguinte, pratique a recordação do Nome do Senhor com amor e devoção em todos os momentos e sob todas as circunstâncias. (Prashanti Vahini, cap. 26)

Sri Sathya Sai Baba

18 janeiro de 2023

Para um mundo em busca da felicidade e da paz, cada vez mais distantes, e que, devido a isso, está cego pela névoa do desapontamento e da doença, o Divino é o pilar de Luz que indica o caminho para o progresso. Os seres humanos herdaram este reino de trabalho, este mundo que é tão somente uma vasta fábrica na qual eles próprios são moldados da condição humana à divina apenas aplicando diligentemente a sua energia e habilidade nessa transformação. Eles precisam trabalhar em todos os momentos da sua vida; não podem evitar esse fardo. A sua própria existência depende de ação, esforço e trabalho; e o trabalho resulta no bem ou no mal, na grandeza ou na pequenez, no poder ou na insignificância. Por isso necessitam ser ativos ao longo das diretrizes certas a fim de evitar o mal e a dor; esta é a obrigação que devem a si mesmos. Pode haver diferenças entre os indivíduos em termos de força física, situação financeira ou perspicácia intelectual, porém todos são iguais aos olhos de Deus e têm o direito e o potencial para alcançar o objetivo de se fundirem no Senhor. (Discurso Divino, 3 de fevereiro de 1972)

Sri Sathya Sai Baba

19 janeiro de 2023

O Nome de Deus é como o esplendor do sol nascente que dissipa as trevas da ilusão; é igualmente luminoso, universal e sagrado. Nem por um segundo usem indevidamente esse Nome sacrossanto. Não deixem passar um só momento sem trazê-lo à mente. Lembrem-se de que a sua doçura dominou os corações dos demônios que ouviram o sábio Prahlada recitá-lo. Os filhos desses demônios o repetiram, juntamente com Prahlada; e então, conduzidos por ele, começaram a cantar e a dançar de alegria, armando-se de machados para defender o seu líder! O Nome do Senhor, que tem o poder de purificar o caráter demoníaco, transformando-o em néctar, é verdadeiramente o Céu da Paz para o mundo. Repeti-lo ininterruptamente, amar intensamente esse Nome e essa Forma, é o que merece ser chamado de devoção, pois ela significa o mais elevado e puro amor dirigido ao Senhor. Todos podem alcançar essa devoção. A porta da ioga da devoção está aberta a todos. O único passaporte necessário é o desejo pela liberação. Esse desejo dá a todos o direito à sua herança! (Prashanti Vahini, cap. 26)

Sri Sathya Sai Baba

20 janeiro de 2023

Se alguém perder a sua riqueza, poderá recuperá-la usando algum artifício. Se perder a saúde, um médico poderá receitar um tônico para restabelecê-la. Se perder posição social e autoridade, poderá reavê-las por pura sorte. No entanto, se perder a virtude, ela estará perdida para sempre; nada poderá restaurar a sua pureza original. Portanto, é preciso estar sempre vigilante e jamais relaxar. A maior das virtudes é o Amor. Ele é a base do caráter. Você pode até possuir todas as outras coisas desejáveis em abundância; porém, se não tiver caráter, ou seja, a virtude que está inteiramente ligada ao Amor, não conseguirá desfrutar de paz genuína. O dinheiro vem e vai! Mas, e quanto à moralidade? Ela vem e cresce! Só poderemos ter justiça, segurança, lei e ordem se cultivarmos a moralidade no coração, nutrindo-a com amor. Se o amor declinar entre as pessoas, as nações se enfraquecerão e a humanidade perecerá. (Discurso Divino, 3 de fevereiro de 1972)

Sri Sathya Sai Baba

21 janeiro de 2023

Deve-se primeiro acalmar e aquietar a mente. Só então o corpo poderá ser saudável, e o intelecto aguçado. A mente se projeta ao mesmo tempo em um único objeto, não em muitos. Mas, ainda assim, é um conglomerado de pensamentos, desejos, fantasias, imaginações e tudo o mais. Na verdade, a mente tem dentro de si, de forma concisa, toda a história da Criação. Esta é a ilusão da humanidade. A mente é o campo de batalha onde o bem e o mal, o certo e o errado, disputam a supremacia. O ferro é forjado apenas pelo próprio ferro. De igual modo, a mente inferior, a mente limitada, é moldada de melhor maneira pela mente superior. É preciso tornar a mente mais elevada e mais forte para a tarefa do aprimoramento pessoal. Este é o propósito da obra Prashanti Vahini (“A Suprema Paz Celestial”). Beba abundantemente das águas desta corrente de paz, das águas da disciplina ali indicada. Mergulhe nessa corrente e purifique-se; que o frescor dessas águas possa aliviar as suas tristezas e dores e extinguir as chamas do pecado. (Prashanti Vahini, cap. 3)

Sri Sathya Sai Baba

22 janeiro de 2023

Vocês devem oferecer ao Senhor, não as flores que as plantas produzem, pois o mérito será das plantas, não seu. O Senhor quer que Lhe ofereçam os lótus que florescem no lago do coração de vocês, as frutas que amadurecem na árvore da sua existência terrena, não os lótus e frutas disponíveis no mercado! É possível que vocês perguntem: “Onde podemos encontrar o Senhor?” Pois bem, procurem e anotem o Seu endereço, que Ele forneceu no capítulo 18, verso 61, da Bhagavad Gita: “Ó Arjuna, o Senhor reside no coração de todos os seres”. Agora, depois de saberem disso, como poderão olhar com desprezo para qualquer ser vivo, deleitar-se em odiá-lo ou entregar-se ao passatempo de ridicularizá-lo? Todo indivíduo está impregnado com a Presença Divina e é movido por atributos divinos. Amor, honra, amizade - isso é o que cada pessoa merece de vocês, e o que devem dar em abundância. (Discurso Divino, 16 de abril de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

23 janeiro de 2023

Os Kauravas dispunham de todos os instrumentos para a vitória contra os seus rivais, os Pandavas, na grande guerra descrita no épico Mahabharata. Possuíam riqueza, poder bélico, aliados, ódio fanático pelo inimigo e desejo de vencer! Entretanto, foram todos reduzidos a pó, pois nunca deram importância aos valores mais elevados da Retidão. Não se armaram com a Graça de Deus, reservada àqueles que trilham o caminho da humildade e da paz. Não tinham Krishna como o seu condutor e a sua fé era voltada para coisas irrelevantes. Quando os governantes forem estabelecer planos para o aprimoramento das pessoas e a educação das crianças, quero que consultem a antiga sabedoria desta terra, que naquela época ainda era preservada e praticada pelos Pandavas. Isso manterá ereta a quilha do navio. Desejo que o conhecimento corporificado nas Escrituras Sagradas seja transmitido a todos. A educação direcionada para a devoção deve ter precedência sobre a educação voltada para o prazer, que é a que prevalece hoje em dia na maioria dos países. A devoção é o anseio que impele os seres humanos a praticar a disciplina espiritual que lhes conferirá aquele conhecimento. Tenham fé e perseverança, e sairão vencedores. (Discurso Divino, 13 de abril de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

24 janeiro de 2023

Conta-se uma história sobre Radha, a pastora amada de Krishna, e a sua fé no Senhor. Os anciãos de Brindavan, que se deleitavam em afrontar Krishna, impuseram a Radha uma dura prova para testar a sua virtude. Entregaram-lhe um pote de barro com cem orifícios e ordenaram-lhe que o usasse para levar água do rio Yamuna até a sua casa! Radha estava tão repleta da Consciência de Krishna que não percebeu o estado do pote. Mergulhou-o no rio, repetindo o Nome de Krishna a cada inspiração e expiração, como sempre fazia. Cada vez que ela pronunciava o Nome de Krishna, um orifício se fechava; assim, quando acabou de encher o pote, ele estava novamente intacto! Tal era a dimensão da sua fé. Até mesmo objetos inanimados podem ser alterados pela fé. Tendo a fé como instrumento, os antigos estabeleceram uma estrada régia para se cultivar o espírito e alcançar a Verdade. Então por que vagar por desertos espinhosos ou veredas lamacentas? (Discurso Divino, 16 de abril de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

25 janeiro de 2023

Enquanto houver em vocês algum vestígio de ego, não poderão ver o Senhor com clareza. Essa é a cortina que o santo Tyagaraja rogou que o Senhor removesse de sua mente. O egoísmo será destruído se repetirem constantemente para si mesmos: "É Ele, não eu"; "Ele é a força; eu sou apenas o instrumento". Mantenham sempre o Nome de Deus nos lábios; contemplem Sua glória sempre que virem ou ouvirem algo de belo ou grandioso; vejam em todos o próprio Senhor movendo-se em diferentes formas. Não falem mal dos outros, vejam neles apenas o bem. Acolham todas as oportunidades de ajudar os demais, de consolá-los e de encorajá-los ao longo do caminho espiritual. Sejam humildes; não se orgulhem da riqueza que possuem, da sua condição social, autoridade, conhecimento ou casta. Dediquem todas as suas posses físicas, habilidades mentais e realizações intelectuais ao serviço do Senhor e das Suas múltiplas manifestações. (Discurso Divino, 13 de agosto de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

26 janeiro de 2023

A grandeza não reside na realização de atos de caridade em que se gastam milhões de rúpias. Seus pensamentos, palavras e ações devem estar impregnados de amor. Esforce-se para aliviar o sofrimento de seus semelhantes. Ame a todos como ama a si mesmo. Esse é seu dever sagrado, a forma correta de agir (dharma). Dharma não significa somente que você deva realizar atos de caridade. Você deve preencher seu coração com sentimentos virtuosos e renunciar ao egoísmo e à ganância. Tenha sempre em mente o bem-estar da sociedade. Não considere seus semelhantes como "os outros". Compartilhe seu amor com todos; viva em amizade e desenvolva a unidade. Somente através do amor é possível conquistar o coração das pessoas e transformá-las. Portanto, o essencial neste momento é cultivar o amor e compartilhá-lo com os demais. Desenvolva amor por Deus e compaixão pelos menos afortunados! Essa é a essência da educação. Sirva a seus pais e faça-os felizes. De que adianta compartilhar seu amor com os outros se você não se preocupa com o sofrimento de sua mãe em casa? Seu dever primário é amar e servir a seus pais. Só então você poderá compartilhar seu amor com os demais! (Discurso Divino, 23 de outubro de 2004)

Sri Sathya Sai Baba

27 janeiro de 2023

Nem a paz nem a devoção podem ser obtidas por intermédio de outra pessoa; cada um, individualmente, tem que construí-las e desenvolvê-las. Ainda assim, é preciso receber a Graça do Senhor, que é fundamental. As Escrituras Sagradas (Upanishads) dizem: "Aquele que Ele escolhe alcança a meta". Entretanto, o aspirante espiritual pode ter esta dúvida: "Qual é, então, a necessidade das práticas espirituais?" Aqueles que pensam no Senhor com devoção podem superar qualquer tipo de karma, herdado ou acumulado. Por meio de Sua Graça, podem experimentar até mesmo a inatingível Bem-Aventurança. Não duvide da utilidade da disciplina espiritual; ela jamais será infrutífera! Mantenha-se firme nessa convicção. A devoção inabalável conquistará a Graça do Senhor. Gajendra, o rei dos elefantes, é um exemplo disso. (Prasanthi Vahini, cap 5)

Sri Sathya Sai Baba

28 janeiro de 2023

Antes de mais nada, elimine tudo o que há de ruim em você e, em seguida, absorva tudo o que há de bom. É um pecado acusar os outros quando dentro de você o mal existe em abundância. Esse mesmo sentimento foi repercutido por Jesus. Atualmente, o ser humano não está empenhado em reconhecer suas inúmeras falhas; em vez disso, amplia as mínimas falhas presentes nos outros. Na realidade, ele procura, com milhares de olhos, pelos erros alheios. Essa é a triste condição do ser humano nos dias de hoje. Ele está perdendo sua verdadeira identidade porque permitiu que as más qualidades entrassem em seu coração. As pessoas, hoje em dia, estão mais interessadas em encontrar as falhas nos outros do que em reconhecer os seus méritos. Um verdadeiro ser humano é aquele que vê apenas o bem nos demais. Só é um verdadeiro cristão, um verdadeiro sikh, um verdadeiro hindu, um verdadeiro muçulmano aquele que cultiva o amor no campo de seu coração. Infelizmente, hoje ninguém semeia no coração as sementes do amor. Assim sendo, como é possível esperar uma colheita de amor? Como podemos chamar uma pessoa de um verdadeiro hindu se não há amor dentro dela? (Discurso Divino, 14 de fevereiro de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

29 janeiro de 2023

Na verdade, não existem ateus, apenas pessoas ignorantes que desconhecem que Deus é a sua essência interna. Negam Deus por não saberem que Ele é o seu próprio alento. São como peixes que negam a existência da água. Você deve compadecer-se de tais pessoas por sua colossal ignorância e não se zangar por dizerem coisas que lhe desagradam. Deus habita em você como bem-aventurança divina (ananda) e, por esse motivo, você busca felicidade inconscientemente, a todo momento e em cada objeto ao seu redor. Para sentir-se tão pleno de bem-aventurança quanto Radha, a consorte do Senhor Krishna, quanto Ramakrishna Paramahamsa, o grande mestre espiritual, ou quanto Vivekananda, seu discípulo, você deve sacrificar seu ego e saturar-se da consciência de que o Senhor é o seu próprio ser. (Discurso Divino, 13 de agosto de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

30 janeiro de 2023

Se Gandhi, que era uma pessoa comum, conseguiu alcançar prestígio e renome mundial, foi devido às lições de bom comportamento que recebeu de sua mãe. Ela costumava observar o voto de só se alimentar depois que o cuco cantasse pela manhã. Certa vez, quando Gandhi era menino, viu sua mãe esperando muito tempo para ouvir o chamado da ave. Observando isso, Gandhi saiu de casa, imitou o chamado do cuco, entrou novamente em casa e disse à sua mãe que, como o passarinho já havia cantado, ela poderia fazer sua refeição. A mãe, que percebeu a artimanha do filho, deu-lhe um tapa no rosto e disse: "Que menino terrível! Que pecado devo ter cometido para gerar um filho como você?" e sentiu-se extremamente triste por uma criança assim ter nascido dela. Sua tristeza tocou o coração de Gandhi, que, a partir daquele momento, tomou a firme resolução de nunca mais mentir. Seus pais foram os principais responsáveis por essa vida de tamanha pureza e virtude. (Discurso Divino, 6 de maio de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

31 janeiro de 2023

Satisfeito com o que possui, recusando-se a se preocupar com a falta das coisas que não tem, tentando, na medida do possível, reduzir e eliminar os desejos, as paixões e os ódios, o ser humano deve se esforçar para cultivar a verdade, a retidão, o amor e a paciência. Cultive essas qualidades e, ao mesmo tempo, pratique-as sistematicamente. Esse é o verdadeiro dever da humanidade, o verdadeiro propósito do nascimento humano. Se as quatro qualidades mencionadas acima forem cultivadas e praticadas por cada indivíduo, não haverá inveja entre as pessoas. A apropriação egoísta deixará de existir, os interesses de todos serão respeitados e a paz mundial se estabilizará. Por outro lado, se você não experimenta paz, como pode garantir a paz no mundo? Os entusiastas da paz mundial devem, antes de mais nada, aprender, eles mesmos, a experimentar e a desfrutar dessa paz. Só então poderão irradiá-la para o mundo exterior e ajudar a promovê-la. (Prasanthi Vahini, Cap. 15)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page