top of page

01 abril de 2023

Encarnações do Amor Divino! O Senhor permeia tudo no Cosmos com os Seus incontáveis pés, mãos, olhos, rostos e ouvidos. No entanto, o ser humano, não reconhecendo essa realidade, imagina ser o agente e se entrega a todo tipo de especulações, acreditando que ninguém tenha conhecimento delas. O Senhor tudo vê. Ninguém pode esconder nada de Deus. Ele reside dentro e fora de cada organismo vivo; portanto, nada Lhe pode ser ocultado. Deus habita em todos os seres em uma única e mesma forma. Ainda que os seres vivos possam variar entre si, Deus é Uno e indivisível. Embora seja um só, o Sol brilha e se reflete de diferentes modos sobre a água de um lago, de um poço, de uma vasilha, de um rio ou do oceano. Similarmente, os recipientes são diversos, porém Deus é um só e o mesmo em todos os seres. Não existe no mundo nada mais próximo que o Divino. Deus é bem mais próximo de vocês que a sua própria mãe e lhes é muito mais querido que o seu próprio pai. Vocês não podem se permitir esquecer tal Deus. Tenham sempre em mente este bom conselho. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1991)

Sri Sathya Sai Baba

02 abril de 2023

Se for valorizado o cargo que um indivíduo exerce – e que é apenas temporário –, assim que ele se aposentar e começar a ficar sentado no banco de uma praça, as pessoas deixarão de reconhecê-lo e saudá-lo! A escolaridade que confere apenas um verniz externo é uma oportunidade desperdiçada. A educação, no sentido de instrução, não é apenas para se ganhar a vida; ela é para a vida – uma vida mais plena, mais significativa e meritória! Não há mal nenhum se a instrução também tiver como objetivo a obtenção de um emprego bem remunerado, porém os que a adquirirem deverão estar cientes de que a simples existência não é tudo, que um emprego bem remunerado não é tudo! Além disso, a educação não tem como propósito desenvolver a faculdade de argumentação, o senso crítico, a conquista de uma vitória polêmica sobre os oponentes ou a exibição de domínio sobre a linguagem ou a lógica! O aprendizado mais proveitoso é aquele que ensina a transcender este ciclo de nascimentos e mortes, é aquele que proporciona um equilíbrio mental inabalável diante da perspectiva da morte e imperturbável em face das bênçãos ou dos golpes do destino. Esse aprendizado tem início onde terminam os estudos que vocês estão cursando agora! (Discurso Divino, 12 de setembro de 1963)

Sri Sathya Sai Baba

03 abril de 2023

Eliminem o vício do egoísmo, o mal da ganância e o veneno da inveja. Quando buscarem alegria em algo exterior a vocês, lembrem-se de que uma alegria muito maior está à sua espera dentro da sua própria consciência interior. Quando sentirem medo de alguém ou de algo externo, lembrem-se de que o medo nasce, é nutrido e adubado na própria mente de vocês e de que são capazes de superá-lo negando-o. Como o medo pode ser um obstáculo no caminho de um aspirante espiritual? O medo não consegue se esconder nas sombras nem perturbar um aspirante espiritual que tenha Deus no coração. A fé no Todo-Poderoso é a armadura inexpugnável que o aspirante espiritual pode usar. Aliás, os povos de todas as terras são aspirantes espirituais, quer tenham conhecimento disso ou não. Sejam firmes, não fraquejem, persistam e agarrem-se com determinação ao ideal sem perder a esperança. Orem até que Deus ceda; não se afastem, cheios de tristeza, se Ele não derramar a Sua graça no momento em que vocês esperam. (Discurso Divino, 1º de outubro de 1976)

Sri Sathya Sai Baba

04 abril de 2023

O Buda ficou tão angustiado com o sofrimento que assombra a vida do ser humano que investigou o comportamento da mente e do intelecto humanos e descobriu disciplinas reparadoras. Analisou os caprichos da mente que levam as pessoas a entrar nos redemoinhos dos desejos. Analisou também os caminhos do raciocínio e identificou as áreas onde o preconceito se enraíza. Acima de tudo, pregou a entrega à retidão, à compaixão e ao Buda, o Iluminado. O jainismo, religião fundada por Mahavira e que se transformou em um movimento em toda a Índia, exalta Jina (epíteto de Mahavira) como o conquistador dos sentidos, das emoções e dos estratagemas do intelecto. Exortou todos a cumprir com fé e entusiasmo constantes os deveres compatíveis com a sua situação e profissão. Declarou ainda que todas as coisas e seres são sagrados por direito próprio, sendo apenas peregrinos no caminho para a Realização. Qualquer dano infligido a qualquer deles constitui uma intervenção nessa sagrada jornada e, portanto, deve ser escrupulosamente evitado! (Discurso Divino, 1º de outubro de 1976)

Sri Sathya Sai Baba

05 abril de 2023

Aprenda a ajustar os seus gostos e aversões aos dos outros membros da sua família; aprenda a delicada arte do sacrifício e do serviço. Quando reagir com raiva contra a sua sogra, lembre-se de que chegará o dia em que você também terá uma nora! Procure apreciar os pontos de vista dos outros, pois eles podem ter maior previsão, experiência e senso de responsabilidade e, além disso, saber mais sobre pessoas e coisas do que você, que é recém-chegada na casa. A família daquele com quem você se casou é um bom campo de treinamento, um campo de prática espiritual. Quando lhe fizerem críticas, não se enfureça. Em vez disso, examine a sua própria conduta e descubra as falhas que tem. A autoanálise é o primeiro passo para o autoaperfeiçoamento e a paz. Não exagere os defeitos alheios; ao contrário, dê-lhes ampla margem de tolerância e considere-os pequenos. Exagere os seus; considere-os grandes e esforce-se para eliminá-los rapidamente. Veja todos os que lhe apontam defeitos como seus amigos e como pessoas que desejam o seu bem, pois eles lhe dão sinais de alerta a tempo. (Discurso Divino, 12 de setembro de 1963) 

Sri Sathya Sai Baba

06 abril de 2023

Cultivem um temperamento doce e uma fala suave, que virá como consequência natural. Falem sem raiva nem rancor, sem afetação nem formalidade; falem diretamente do coração. Assim espalharão alegria e amor entre todos ao seu redor. Se os seus pais alegarem que não têm meios para lhes comprar os diversos adornos que vocês tanto desejam, não se zanguem nem discutam com eles. Sejam suficientemente corajosos para resistir à tentação de ceder à pressão dos outros. Lembrem-se de que nutrir boas qualidades é tão importante quanto nutrir o corpo. Vocês usam roupas atraentes e carregam pilhas de livros quando andam de ônibus, mas Eu lhes digo que a maior ajuda à beleza é a virtude. No café da manhã, valorizem a disciplina e não a variedade de alimentos. Vocês podem perder a refeição matinal, mas não a disciplina. A partir de agora, vivam uma vida regrada e disciplinada; façam disso um hábito, uma armadura que os protegerá do mal. (Discurso Divino, 12 de setembro de 1963)

Sri Sathya Sai Baba

07 abril de 2023

No momento da crucificação de Jesus, a Sua Mãe Maria aproximou-se e começou a chorar. Jesus consolou-a, dizendo; “Por que chora, Mãe? O corpo é como uma bolha d’água. Deixe que façam o que quiserem com este corpo. Você pensa que estas pessoas estão tentando Me matar. Eu, porém, não estou sujeito à morte. Ninguém pode Me matar”. Maria perguntou: “Você não é o filho deste meu corpo?” Jesus respondeu: “É claro que sim! Estou ligado a você no nível físico, na condição de filho. Mas ‘Eu sou Eu’, é só isso. Vocês todos são como filhos para Mim. São todos personificações do Divino”. Assim, Jesus alcançou o mais alto nível de espiritualidade, tendo passado por todas as provas. Jesus não era simplesmente uma forma humana. Ele era verdadeiramente a Encarnação do Ser Divino. Contudo, houve quem não se desse conta da Sua Divindade. Mesmo na época atual, somente algumas pessoas têm fé na Divindade, enquanto outras não têm essa fé. Algumas louvam a Divindade, enquanto outras a criticam. Tudo depende da fé. Se vocês considerarem uma pedra como Deus, ela automaticamente se tornará Deus. (Discurso Divino, 26 de dezembro de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

08 abril de 2023

Sem uma perspectiva espiritual, toda a sua educação e diplomas acadêmicos são um mero desperdício. Não têm valor nenhum. Portanto, preencham a sua vida com devoção a Deus e desenvolvam a seguinte percepção: “Eu não sou este corpo. Ele é uma vestimenta que eu uso; dentro dele está Deus, conduzindo a minha vida”. Vocês são como frutas completamente maduras, porém as frutas devem conter um suco doce. Sem essa doçura, não podem ser consideradas frutas. Se não contiverem esse suco doce, serão simplesmente mordidas e jogadas fora. De igual modo, todos vocês devem ter como característica o suco doce do amor. Encham o coração com a sua doçura. Seja qual for o Nome ou a Forma, desenvolvam fé em Deus. Ele tem muitos Nomes, mas é apenas um. As joias podem ser muitas, mas o ouro é um só. Não se esqueçam do ouro. Sem ele, não poderão fabricar joias. Desenvolvam a fé como a sua principal qualidade, sem se importarem se ela traz os resultados desejados ou não. E adicionem amor a essa fé. (Discurso Divino, 26 de dezembro de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

09 abril de 2023

Muito mais benéfica do que honrar os grandes seres é a prática de amá-los. O louvor, a glorificação e os elogios os elevam a um pedestal inalcançável. O amor liga um coração a outro. A gratidão pela inspiração e instrução recebidas deve unir os corações no amor. O coração de Jesus era puro e sereno; por isso é honrado como sagrado. Devemos tornar sagrado o nosso coração para que nos fundamos em Jesus ou para que Jesus se funda em nós. Essa fusão é chamada de devoção. O despertar de Jesus em nós é o Caminho da Sabedoria. Jesus foi um Mensageiro de Deus, mas observem igualmente o seguinte: todos vocês são mensageiros de Deus. Jesus não é o único Filho de Deus; todos vocês são filhos de Deus. Jesus e o Seu Pai são um; vocês e Deus também são um. Vocês precisam ter consciência disso. (Discurso Divino, 25 de dezembro de 1982)

Sri Sathya Sai Baba

10 abril de 2023

Sejam como os irmãos Pandavas: tão dedicados e disciplinados quanto Arjuna, tão inteligentes e fortes quanto Bhima, firmes e sinceros como Dharmaraja. Então nenhum mal lhes advirá e vocês alcançarão a vitória em todos os seus esforços. Existem quatro injunções nas quais deverão fixar toda a sua atenção: 1) sigam o Mestre; 2) enfrentem o diabo; 3) lutem até o fim; e 4) atinjam a Meta. “Seguir o Mestre” é observar a Retidão. “Enfrentar o diabo” significa vencer as tentações que os afligem quando tentam adquirir riqueza ou recursos para viver confortavelmente. “Lutar até o fim” quer dizer lutar incessantemente, travar uma batalha contra os seis inimigos internos liderados pelo desejo. “Atingir a meta”, finalmente, significa não parar até alcançar a liberação da ignorância e da ilusão. Essas quatro injunções são fundamentais para a busca das quatro metas da vida humana – a Retidão, a Riqueza, o Desejo e a Liberação. Estarei sempre com vocês onde quer que estejam, protegendo-os e guiando-os. Avancem destemidamente! (Discurso Divino, 6 de julho de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

11 abril de 2023

Todas as pessoas neste mundo amam alguém. Entretanto, existem diferenças nesse amor. O Deus único está presente em todos os corpos. “Ame a todos. Sirva a todos”. Sigam esta máxima, pois Deus está presente em todos os seres humanos. Não existe lugar neste Universo onde Ele não esteja presente. Deus está presente no céu, na água, no som e na luz. Então, tudo no Universo é manifestação da Divindade. Nós renunciamos a essa Divindade onipresente e adoramos a Deus na forma de alguma imagem em um templo. Sem dúvida, vocês podem adorar tais imagens, não há nada de errado nisso. Devem, no entanto, perceber esta verdade: o mesmo Deus que está naquela imagem está presente em cada ser humano, ou melhor, em cada ser vivo. Primeiro, considerem a si mesmos como Deus, e depois comecem a ver o mesmo Deus em todos os seres vivos. O corpo é um templo. Há energia divina nesse templo. (Discurso Divino, 28 de julho de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

12 abril de 2023

Vocês desejam desfrutar de bem-aventurança. Mas onde poderão obtê-la? Em uma loja ou mercado? Fazendo uma refeição suntuosa com pratos variados em um hotel? Não, nada disso! A bem-aventurança deve surgir do interior. Vocês são, efetivamente, encarnações da bem-aventurança. Tal era o estado no qual se encontravam no momento do seu nascimento. Mas, tão logo teve início o seu apego ao mundo, começaram a chorar; consequentemente, necessitam reduzir os seus apegos mundanos. No momento, vocês têm muito desse apego, e por isso estão debilitando o seu corpo. No fim, terminarão em sofrimento. A preocupação é um estado muito ruim. Afobação, preocupação e condimentação – a junção destas três enfraquece muito o coração; portanto, mantenham-nas à distância. Sempre que se acharem em dificuldades, basta se assegurarem de que são apenas nuvens passageiras que se afastarão; assim não ficarão preocupados. Tudo o que vem, seja o que for, deve ir, pois é transitório. (Discurso Divino, 28 de julho de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

13 abril de 2023

O indivíduo que está cheio de puro amor possui grande paz de espírito, é puro de coração e imperturbável diante de quaisquer circunstâncias adversas, fracassos ou perdas. Essa fortaleza tem origem no Amor do Senhor, que lhe confere autoconfiança. A autoconfiança gera um imenso poder interior que todos devem desenvolver. Todos devem desenvolver autoconfiança para que possam experimentar a bem-aventurança do Ser Interno. O amor deve ser livre da expectativa de qualquer retorno ou recompensa. O amor que surge do desejo de receber algo em troca não é amor verdadeiro. Deve-se cultivar o amor inteiramente altruísta e desinteressado. Este é o dever sagrado do ser humano. Vocês não devem orar a Deus buscando este ou aquele favor, pois ninguém sabe que tesouros imensamente preciosos, sublimes e magníficos se acham no cofre da Graça Divina. Ninguém sabe o que Deus pretende ou deseja dar a um devoto. Em tal situação, ao pedir coisas triviais e mesquinhas, o ser humano está aviltando a sua herança divina! (Discurso Divino, 9 de outubro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

14 abril de 2023

Encarnações do Amor! O Ano Novo não traz novos princípios de Verdade e de Retidão. Estes são imutáveis e eternos. Se forem praticados, o mundo inteiro estará protegido. Portanto, devemos ter sempre em mente esses dois princípios. A Verdade e a Retidão são os dois olhos para o ser humano; são, de fato, os seus próprios alentos vitais. Ele pode empreender qualquer atividade, exercer qualquer profissão ou negócio, mas deve fazer da Verdade e da Retidão a corrente subjacente a todos os seus esforços. O ser humano deve trilhar um novo caminho. Anos se passaram, porém ele não abandonou os seus antigos sentimentos mesquinhos. É necessário que purifique o seu coração. A humanidade só florescerá se houver transformação do coração. Apenas vestir roupas novas não é suficiente; as pessoas precisam mudar o seu caráter e o seu comportamento. A sua conduta deve ser baseada na Verdade e na Retidão. (Discurso Divino, 14 de abril de 2003)

Sri Sathya Sai Baba

15 abril de 2023

O ser humano não deve buscar de Deus ninharias insignificantes nem ansiar ou orar ao Senhor por elas. Mais precioso e desejável do que qualquer outra coisa é o amor de Deus. Se desejarem Lhe pedir algo, orem assim: “Ó Senhor! Que eu tenha somente a Ti!” Após se assegurarem de ter o Senhor, poderão conseguir o que quiserem. Foi por isso que Mira, grande devota e consagrada poetisa da Índia, cantou: “Eu obtive a riqueza que é a joia preciosa do Amor Divino”. Se vocês podem ter esse Amor, desejar qualquer outra coisa é como pedir pó de café a Kalpataru, a árvore que concede todos os desejos! O que vocês devem buscar de Deus é o próprio Deus, e não quaisquer benefícios pequenos e sem valor! Mesmo quando estiverem orando a Ele pela Sua graça, não se entreguem a louvores e lisonjas extravagantes para ganhar a Sua aprovação e tentar receber os Seus favores. Tais louvores, feitos com a finalidade de garantir benefícios, têm um tom comercial. Até mesmo os favores recebidos por meio deles não são de forma alguma apropriados. Eis por que os sábios e iogues que outrora recorreram a tais louvores tiveram que fazer penitência por centenas de anos para obter uma visão do Senhor. (Discurso Divino, 9 de outubro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

16 abril de 2023

A disciplina é essencial para o sucesso de todo empreendimento do ser humano em qualquer campo, seja no econômico, no social, no educacional ou no meramente material e mundano. Ela é ainda mais essencial para o sucesso no esforço espiritual. A disciplina da concentração é indispensável até mesmo para atos comuns, tais como caminhar, falar, escrever ou ler. O progresso espiritual e a bem-aventurança dependem do esforço disciplinado. Só se pode obtê-los por meio de trabalho árduo e difícil, não por caminhos agradáveis e fáceis. A vida só se torna digna de ser vivida quando se têm hábitos disciplinados, concentração mental, renúncia aos prazeres sensoriais e fé no Ser Interno. A disciplina e a concentração são como os diques que controlam e direcionam as águas da enchente de um rio para canais seguros e apropriados. Vocês estão empenhados na prática  espiritual e na investigação do Ser e, nessa importante tarefa, a disciplina e a concentração lhes serão de grande  ajuda! (Discurso Divino, 20 de novembro de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

17 abril de 2023

Não cabe a Deus lhes dizer o que é bom e o que é ruim. Os próprios pensamentos e sentimentos de vocês lhes dirão isso. Se comerem pepino, arrotarão pepino. O que está no seu interior se refletirá exteriormente! Qualquer mal que vejam nos outros é apenas um reflexo dos seus próprios pensamentos. Algumas pessoas estão constantemente imersas em pensamentos mundanos. Elas jamais poderão ser felizes. Somente aqueles cuja mente é estável e livre de pensamentos alcançam o estado de bem-aventurança! Existem pessoas que se consideram muito inteligentes e por isso se dedicam a investigar com profundidade o conhecimento que adquiriram em muitos livros. Esse tipo de pedantismo é como se fosse uma alergia. Tão logo ela comece a se espalhar, a energia de tais pessoas é minada! Infelizmente, o que estamos desenvolvendo atualmente é alergia, não energia! Não fiquem ponderando se algo é bom ou não. Tudo é bom. Aconteça o que acontecer, considerem-no bom para vocês. Quando desenvolverem essa atitude, tudo ficará bem para vocês. (Discurso Divino, 7 de abril de 2006)

Sri Sathya Sai Baba

18 abril de 2023

Atualmente a Retidão, ou seja, o dharma, passou a ser somente uma desculpa conveniente para a obtenção de benefícios de outras pessoas, e não uma oportunidade para o cumprimento de deveres para com elas! Quando vocês desejam extrair delas alguma vantagem, fazem com que se lembrem da Retidão. No entanto, vocês devem ter em mente não apenas os direitos que a Retidão confere, mas também os deveres que ela impõe. A tentação de ignorá-la surge do egoísmo e da aceitação de falsos valores. O desejo de satisfazer anseios inferiores é a raiz da iniquidade. Esse desejo se apodera de vocês sorrateira e silenciosamente, como um ladrão que chega durante a noite, um companheiro que vem salvá-los, um servo que se apresenta para atendê-los ou um conselheiro que vem avisá-los! Ah, sim! A maldade tem mil truques para capturar o coração! Vocês precisam estar sempre em guarda contra as tentações. O desejo abre uma brecha na sua consciência, ali penetra e se estabelece; depois se multiplica e corrói o caráter que vocês construíram com laborioso cuidado. Aí a fortaleza não estará mais sob o seu controle. Vocês terão sido reduzidos a marionetes manipuladas pelos seus próprios inimigos internos! (Discurso Divino, 15 de abril de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

19 abril de 2023

O Senhor não insiste em que todos os seres humanos sigam um só caminho e aceitem uma única disciplina. Há muitas portas na Sua mansão. A entrada principal é, no entanto, à superação do apego, e foi isso o que Krishna exortou o príncipe Arjuna a alcançar. Este, desencorajado, deixou que o arco lhe escorregasse da mão, pois fora dominado por um apego ilusório. Krishna teve que lhe demonstrar que os parentes que ele temia matar, os mestres cuja vida ele prezava, aqueles a quem amava ou odiava não passavam de instrumentos da Vontade Divina, fantoches movimentados pelas Suas mãos! Isso destruiu o apego de Arjuna e ele retomou a sua tarefa sem nenhum apego às suas consequências. Isso fez dele o beneficiário da maior lição da história – uma lição valiosa tanto para aquele que crê em Deus quanto para o ateu, pois ambos têm apego às consequências das suas atividades, um apego que aumentará a sua ansiedade e duplicará a sua angústia quando se sentirem desapontados. (Discurso Divino, 28 de março de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

20 abril de 2023

Afastem até o mínimo mau pensamento no mesmo instante em que ele tentar penetrar na sua mente. Subestimá-lo significa permitir que tais pensamentos entrem na mente e, no devido tempo, venham a ocupá-la inteiramente! Aos poucos, toda a natureza do indivíduo será alterada e a sua essência humana será minada. Por isso é necessário envidar todo e qualquer empenho para afastar todos os maus pensamentos e sentimentos e, tanto quanto possível, promover as qualidades humanas! Podem-se realizar coisas muito importantes por meio de um pequeno esforço. Um grande número de formiguinhas é capaz de aniquilar uma enorme serpente. Não se considerem pequenos. Procurem adquirir força e determinação para cumprir com as suas obrigações. No mundo surgem dificuldades de tempos em tempos. A inveja que as pessoas sentem daqueles que são melhores que elas é bastante comum. Os corvos têm aversão aos cucos e os grous zombam dos cisnes. Entretanto, nem os cucos nem os cisnes se preocupam com isso. O mundo tem muitos desses seres invejosos. Não se deixem dominar por tais experiências. Vocês devem enfrentá-las corajosamente! (Discurso Divino, 18 de junho de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

21 abril de 2023

Atualmente se proferem discursos sobre a Verdade, a Retidão, a Paz e o Amor e se organizam exposições para difundir esses valores. Não há, entretanto, nenhuma tentativa de exemplificá-los na vida cotidiana. De que adiantam discursos e exposições sem a prática de tais valores? O mundo não será reformado pelo uso da propaganda. Somente quando houver exemplos vivos desses ideais é que eles se tornarão significativos e inspiradores. Todo o caos existente no mundo tem origem no fato de as pessoas levarem uma vida dupla. Elas dizem uma coisa e fazem outra. Deve haver unidade de pensamento, palavra e ação. A verdadeira espiritualidade consiste em promover a unidade entre os seres humanos por meio de uma vida harmoniosa e do compartilhamento da alegria com todos. Os cânticos devocionais e todas as formas de adoração são boas atividades, mas não têm importância do ponto de vista espiritual. A devoção reside em expressar amor por todos. Não é possível transformar o coração por meio de discursos que frequentemente levam à confusão e ao conflito. Melhor que proferir discursos é a prática do Amor com fé no Divino. (Discurso Divino, 24 de março de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

22 abril de 2023

O Amor é vital. O Amor é divino. Para que um ato seja digno de ser oferecido a Deus e suficientemente puro para ganhar a Sua graça, ele deve manifestar Amor. Quanto mais radiante for a manifestação, mais perto de Deus vocês estarão. O Amor não é afetado ou modificado por considerações de casta, credo ou religião. Não pode ser maculado pela inveja, pela malícia ou pelo ódio. Preservem o Amor de ser envenenado por esses males. Esforcem-se para cultivar sentimentos livres de ódio e discriminação. O Princípio do Amor é a base de todas as religiões, a essência de todas as Escrituras Sagradas, o ponto de encontro de todos os caminhos, a inspiração de todos os indivíduos. Ele é o mais firme alicerce para a missão do ser humano na vida, a luz que garante a paz e a prosperidade no mundo. Impregnem de Amor cada palavra proferida e cada ato praticado por vocês. A palavra que sair dos seus lábios não deve golpear como uma faca, ferir como uma flecha ou bater como um martelo. Ela tem que ser um sustentáculo de doce néctar, um conselho de sabedoria, um caminho suave coberto de flores. Deve derramar paz e alegria. (Discurso Divino, 29 de julho de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

23 abril de 2023

O ar se mistura com o ar, o fogo se mistura com o fogo, a água se mistura facilmente com a água. Similarmente, Deus é a própria forma da Luz. Tornem-se Luz e vocês serão Um com a Luz Cósmica. Deus não tem forma. Para se fundirem no Deus sem forma, vocês devem abandonar a identificação com o corpo. Se estiverem sempre apegados ao corpo, como poderão ter plena consciência do Ser Interno, ou seja, do Princípio Cósmico? Portanto, concentrem-se no Ser Interno. Só então a sua consciência se fundirá na Consciência Cósmica. Chama-se a essa unificação de fusão no Divino. “O mesmo Ser Interno habita em todos os seres”, dizem as Escrituras Sagradas. Há somente Um, mas a Ele foram atribuídos diferentes Nomes e Formas. Apenas o Uno existe. O zero adquire valor quando o algarismo 1 o precede. O mundo, a vida, o Sol, a Lua, o firmamento e tudo o mais é zero. Só o Uno – a Divindade – existe. O ser humano, que é inerentemente Divino, transforma-se em zero se vier a se esquecer de Deus. Encarnações do Amor! Deus não está separado de vocês, pois vocês próprios são Deus. Investiguem e compreendam esta verdade. Se a vida inteira for passada em pesquisas e experimentos, quando vocês irão praticar? Os indivíduos podem diferir em se tratando de nomes, formas e atitudes, porém o Ser Interno permanece imutável. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

24 abril de 2023

Atribuímos diferentes Nomes ao mesmo Princípio, de acordo com a nossa conveniência e para a nossa referência. Por exemplo, este corpo recebeu o nome de Sathya. Este nome foi dado ao corpo, não a Mim. Eu não sou o corpo, não sou a mente, não sou o intelecto, não sou a memória, não sou a imaginação. O Senhor é o Senhor! Vocês devem desenvolver essa fé absoluta. É possível que as mentes de algumas pessoas sejam suscetíveis a determinadas perturbações devido a mudanças nos hábitos alimentares e no lazer, e também que sofram a influência de amigos a esse respeito. Aconselho-os, portanto, a buscar a companhia de almas elevadas. É possível que todos possam atingir a liberação. Mas quando? Vocês alcançarão a liberação no momento em que se estabelecerem na seguinte verdade: “Eu sou o Ser Interno”. Pensem constantemente: “Swami está em mim”, “Eu estou em Swami”. No entanto, isso de nada adiantará se vocês simplesmente repetirem: “Eu sou Swami, eu sou Swami” com uma mente instável. Desenvolvam esta fé inabalável: “Eu Sou Swami, Eu sou Deus, Eu sou Deus”. Somente quando desenvolverem essa firme convicção alcançarão a Deus, que é sem atributos, imaculado, a última morada, eterno, puro, iluminado, livre e a Encarnação do Sagrado. (Discurso Divino, 28 de julho de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

25 abril de 2023

Encarnações do Amor! Vocês têm nomes e formas diferentes, porém o Princípio do Amor é o mesmo em todos. É por esse motivo que Eu Me dirijo a vocês como “Encarnações do Amor”. O Amor é sempre um só e não deve ser fracionado. Considerem Deus como único e O amem de todo o coração. Esse amor unidirecionado por Deus é a verdadeira devoção. Devotos como Jayadeva, Gauranga e Eknath desenvolveram esse Amor Divino e santificaram as suas vidas. De igual modo, Mira e Sakhubai tinham por Deus amor e devoção inabaláveis. Nenhum deles adorava diversos Nomes e Formas. Seguiam um só caminho. Após terem instalado no coração um Nome e uma Forma, meditaram incessantemente na deidade escolhida. Aqueles que têm uma mente dual e ocasionalmente mudam de caminho estão destinados a arruinar as suas vidas. Portanto, jamais permitam que a sua mente seja dual. Vivenciem a Divindade com uma mente unidirecionada. Escolham qualquer Nome que lhes agrade – Rama, Krishna, Ishvara ou outro – e meditem na Forma correspondente a esse Nome. Vocês certamente alcançarão a Meta da vida. (Discurso Divino, 13 de abril de 2005)

Sri Sathya Sai Baba

26 abril de 2023

O poder do amor não tem paralelo. Está além da compreensão humana. Só se pode compreender o amor por meio do amor. Rana, marido de Mira, consagrada poetisa da Índia, havia construído um templo para Krishna. Sendo uma grande devota do Senhor, Mira estava sempre no templo, em êxtase, cantando a Sua Glória. Consequentemente, atraiu a ira do marido, que lhe ordenou que se retirasse dali. Aquilo foi um grande choque para Mira, que refletiu: “Como Rana poderá me afastar de Krishna, se Ele é onipresente e não está limitado apenas a este templo?” Então ela deixou a sua casa e família e partiu para Mathura, a cidade natal de Krishna. Onde fica Mathura? Aqui não se trata de uma localização geográfica. O coração impregnado do néctar do Amor é Mathura. Mira cantou: “Ó mente! Vá até a confluência dos rios Ganges e Yamuna”. Neste contexto, os dois rios simbolizam Ida e Pingala, canais energéticos que correspondem, respectivamente, às narinas esquerda e direita. O ponto central entre as sobrancelhas, onde ambos se encontram, representa Mathura. Este é o significado esotérico da canção de Mira. (Discurso Divino, 13 de abril de 2005)

Sri Sathya Sai Baba

27 abril de 2023

Todos os seres e todas as coisas são divinos; entretanto, por meio de uma análise inteligente, vocês devem escolher aqueles que os auxiliarão e evitar os que lhes causarão dificuldades. Este é o caminho da sabedoria. Considerem, por exemplo, a corrente elétrica, o fogo ou uma faca afiada. Eles serão perigosos se vocês não souberem como usá-los, porém serão de grande proveito se fizerem uso deles com discernimento; ou seja, podem ser amigos ou inimigos. Isso se aplica igualmente aos sentidos. Se permitirmos que nos dominem, eles se tornarão nossos inimigos mortais; se os controlarmos, nos ajudarão a alcançar o nosso objetivo. O ser humano deve dominar os sentidos que atraem a sua atenção para o mundo exterior. Enquanto for guiado por eles, não conseguirá se libertar da escravidão da roda da dualidade: prazer e dor, alegria e tristeza e assim por diante. Os sentidos são obstáculos no caminho do Espírito – o caminho que conduz à consciência interior e não ao mundo exterior. As aves e outros animais não são perturbados pela sede do Espírito, mas o ser humano é! Pela Graça de Deus, ele foi contemplado com este grande dom que é o discernimento! (Discurso Divino, 20 de novembro de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

28 abril de 2023

O progresso espiritual e a bem-aventurança dependem de esforço disciplinado. Só é possível obtê-los por meio de trabalho árduo e difícil, não por caminhos agradáveis e fáceis. A vida somente se torna digna de ser vivida quando se têm hábitos disciplinados, concentração mental, renúncia aos prazeres sensoriais e fé no Ser Interno. Disciplina e concentração são como os diques que controlam e direcionam as águas transbordantes de um rio para canais seguros e apropriados. Vocês estão empenhados na prática espiritual e na investigação do Ser e, nesta importante tarefa, a disciplina e a concentração lhes serão de grande ajuda. Ninguém consegue alcançar a meta se não conhecer o caminho; por outro lado, ninguém pode escolher o caminho e percorrê-lo sem saber qual é a meta. Portanto, antes de se decidirem sobre a viagem, vocês devem ter a concepção adequada tanto do caminho quanto do destino. (Discurso Divino, 20 de novembro de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

29 abril de 2023

Neste mundo não é possível fazer uso de coisa alguma sem transformá-la de um modo ou de outro. Não se pode comer arroz sem descascar os grãos e cozinhá-los! Similarmente, não se terá um tecido sem antes transformar o algodão em fio e tecê-lo. Os seres humanos precisam igualmente de transformação em três aspectos: o primeiro é a transformação do corpo; o segundo diz respeito à mente e o terceiro está relacionado ao Ser Interno! Mas o Ser Interno é imutável. Somente o corpo e a mente necessitam de transformação. E como ocorre essa transformação? Por exemplo, se perguntarmos se a prata ou a pedra podem se tornar Deus, a resposta será: “Sim”. Quando um escultor modela um bloco de pedra em uma bela imagem para ser cultuada em um santuário, o que até então era inerte e desprovido de valor se torna sagrado! Isso é transformação. De igual modo, uma imagem feita de prata vem a ser um objeto de adoração. Assim, tudo o que é insignificante e mundano pode se transformar, com o decorrer do tempo, em algo sagrado e divino. Tal transformação é absolutamente necessária. (Discurso Divino, 14 de julho de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

30 abril de 2023

O mundo pode ser salvo apenas pelo poder do Ser Interno, que é inerente a todos. Deve-se acessar esse poder pela disciplina espiritual individual e pela Graça Divina, que só pode ser conquistada por meio do amor, da pureza e do serviço. Se essas duas – a disciplina espiritual e a Graça Divina – estiverem ausentes, a devastação será inevitável. Atualmente o amor é o artigo mais escasso! Não existe amor no lar, entre pais e filhos, entre marido e mulher e entre irmãos. Vocês têm que demonstrar, com a sua conduta e atitudes, que o amor – o amor baseado na percepção do Ser Interno Único presente em todos – pode sanar os problemas do mundo. Viver tornou-se muito artificial. Os seres humanos estão se movimentando com medo cego, sem saber o que poderá lhes acontecer no próximo passo. Preparem-se para ser lâmpadas a guiá-los no caminho correto. Sejam lâmpadas de amor. Isso abrange tudo. Então não haverá necessidade da repetição do Nome de Deus ou da prática de austeridades. O amor e o serviço amoroso a outros seres, que são formas assumidas pelo Divino, lhes proporcionarão a Graça de Deus. Portanto, decidam-se hoje mesmo a consagrar o amor no coração, cultivá-lo e fazer com que ele seja universal e livre de desejos egoístas. Tornem-se Encarnações do Amor. (Discurso Divino, 20 de novembro de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page