CONFERÊNCIA GO GREEN 2018

A Conferência Go Green foi organizada pela Organização Internacional Sathya Sai em Prasanthi Nilayam com o objetivo de proteger o planeta Terra da poluição ambiental. Foi realizada no período de 25 a 26 de julho de 2018 e participaram cerca de 1.200 delegados de 70 países. As deliberações da conferência foram desenvolvidas no Sai Kulwant Hall e no Auditório Purnachandra nesses dois dias.

Dia 1: 25 julho 2018


A primeira sessão da Conferência foi realizada no Sai Kulwant Hall e começou com a música tema da conferência, “Juntos cantamos em paz e harmonia”, entoada pelos Jovens Adultos Sathya Sai. Em seu Discurso de Boas Vindas, o Dr. Narendranath Reddy, Presidente do Conselho de Prasanthi, observou que a Natureza é um dom de Deus para o ser humano e que cada átomo é permeado pela Divindade. Portanto, o ser humano, disse ele, deveria reverenciar e proteger a natureza, ao invés de poluí-la e destruí-la. Descrevendo os projetos empreendidos pela Organização Internacional Sathya Sai em vários países para proteger o planeta Terra e para conservar os recursos naturais, o Dr. Reddy advertiu que o esgotamento dos recursos naturais e a poluição do meio ambiente têm consequências desastrosas. O discurso principal da conferência foi feito por Sri M.C. Mehta, um advogado ambientalista de renome mundial, que observou que Go Green significa Pense Verde, Aja Verde e Viva Verde. Enfatizando a praticidade do programa, ele convocou a Organização Internacional Sathya Sai a unir forças para servir e salvar o planeta Terra, criando mais e mais conscientização nas pessoas para proteger os recursos naturais.


Os devotos foram então abençoados com o Discurso Divino de Bhagavan Baba, que foi ao ar no sistema de vídeo para todo o Sai Kulwant Hall. Falando sobre a estreita relação entre ser humano, sociedade, natureza e Deus, Bhagavan observou que o ser humano deveria colocar um limite em seus desejos e verificar o consumo irrestrito, de modo a restaurar o equilíbrio na natureza. Os bhajans foram entoados em seguida, encerrados com Arati.


O programa da manhã continuou no Auditório Purnachandra. A Sra. Katinka van Lamsweerde, membro do Comitê Ambiental da SSIO, lembrou aos participantes que todos eles eram frutos da mesma semente do amor divino. Mas infelizmente os desejos descontrolados do ser humano resultaram em consequências desastrosas para a Mãe Terra. Ela destacou a necessidade urgente de maior consciência, reverência e gratidão para com a natureza.


Um painel dinâmico com discussões considerou “Soluções Espirituais para Problemas Ambientais”. O painel abordou preocupações ambientais importantes, particularmente as mudanças climáticas, soluções em nível político e pessoal, a importância da espiritualidade para perceber a unidade do ambiente e da sociedade e para criar uma maior conscientização, e o conhecimento das questões ambientais.


A sessão da noite no Sai Kulwant Hall começou com a apresentação do resumo dos trabalhos da sessão da manhã realizada no Auditório Purnachandra. O resumo foi apresentado pela Sra. Roshini Viswanathan. Isso foi seguido por discursos de dois oradores. A primeira oradora foi a senhora Hrund Hafsteinsdottir, da Islândia, que falou sobre o tema “Iniciativas Go Green na Islândia”. Advertindo a todos sobre as catástrofes naturais causadas pela exploração imprudente da natureza pelo homem, ela se referiu ao primeiro acordo legal juridicamente vinculativo sobre meio ambiente sob os auspícios da ONU em Paris, identificando a energia renovável como a chave para enfrentar a ameaça da mudança climática. A segunda oradora da sessão foi a Sra. Achenyo Idachaba-Obaro, da Nigéria, que falou sobre o tema “Soluções Ambientais Práticas”. Narrando a história inspiradora de sua própria e inovadora Fundação, Miti Meth, ela deu detalhes técnicos sobre a reutilização e reciclagem de recursos naturais para evitar desperdícios.


O último item do programa foi uma apresentação de música devocional por crianças Bal Vikas e devotos do Grupo Sadhana da Califórnia. Com seus corações cheios de profunda devoção e amor por Bhagavan, os cantores apresentaram letras melodiosas em inglês, acompanhadas de música emocionante. Algumas das músicas foram, “Dance Shiva, Dance em meu coração”, “Mais Amor, mais poder, mais de Você na minha vida”, “Sai, você é meu coração e alma”. Os bhajans que seguiram isso também foram liderados por crianças Bal Vikas da Califórnia.

Dia 2: 26 de julho 2018


Três oradores se dirigiram à audiência na sessão da manhã no Sai Kulwant Hall em 26 de julho de 2018, o segundo e último dia da Conferência Go Green. O primeiro palestrante foi Manfred K. Muller-Gransee, um coach e consultor autônomo que está executando um projeto de reciclagem de produtos eletrônicos e que é presidente da Fundação Sai Care da Alemanha. Falando sobre o tema “Natureza: a vestimenta de Deus”, ele exortou todos a elevarem suas consciências para a verdade última de que a Natureza era a manifestação de Deus. Chamando o Amor Divino como a base da estrutura de trabalho da Natureza, o orador enfatizou que a Natureza é a vestimenta de Deus. Referindo-se aos 2.000 anos de exploração após o tempo de Jesus Cristo, o orador listou os efeitos catastróficos e horríveis da exploração humana ameaçando vidas no planeta Terra.


Falando em seguida, sobre o tópico “Iniciativas Ambientais na Índia”, Sri Nimish Pandya, Presidente da Organização Sri Sathya Sai Seva da Índia, sublinhou a necessidade da Responsabilidade Ambiental Individual e deu detalhes sobre os projetos ambientais implementados em toda a Índia pela Organização Sai. Ele apontou que a poluição externa refletia a poluição em nossa mente. Ele lembrou aos delegados que sua consciência deveria guiá-los a reduzir o consumo excessivo.


A Sra. Shruthi Vijayakumar, jovem adulta da Nova Zelândia, foi a última oradora da sessão e falou sobre “Oportunidade de Ação”. Listando muitos atos de desequilíbrio que servem mal o planeta, a Sra. Shruthi disse que o que era necessário eram nossos pensamentos e ações coletivos. A poluição externa era apenas um reflexo de nossa poluição interna e a solução estava em seguir os ensinamentos de Bhagavan, disse Shruthi. Após essa fala, seguiram-se bhajans, concluídos com Arati.


O programa da manhã no Auditório Purnachandra começou com uma palestra de Sri R. J. Rathnakar, membro do Sri Sathya Sai Central Trust, que explicou como a Terra era um dom de Deus e como a Fundação vinha implementando iniciativas verdes há muitos anos, incluindo os mais recentes projetos de energia solar. Ele instou os delegados, “Tornem-se Verdes, tornem-se Divinos”. Falando sobre o tema “Iniciativas ambientais pela Escola Sathya Sai da Tailândia”, o Dr. Art-ong Jumsai, Diretor da Escola Sathya Sai da Tailândia, falou sobre os projetos de alimentos orgânicos e de energia solar da escola, e a produção de biodiesel a partir de óleo vegetal usado.


A sessão da noite no Sai Kulwant Hall começou com a palestra de Sri Dhipesh Pai, que falou sobre “Destaques do Go Green ao redor do mundo”. Ele enumerou as iniciativas globais do Go Green, variando de nível pessoal a social, citando instâncias da Indonésia à Austrália, do Suriname à Alemanha, listando alguns dos projetos de destaque em ação.


A Sra. Selena Ricart, da Argentina, apresentou o Resumo da Conferência e oito resoluções que surgiram da conferência.


A Coordenadora Internacional para Jovens Adultos, Sri Deviesh Tankaria, do Reino Unido, abordou o encontro, descrevendo as iniciativas globais Sai sob os auspícios da Organização Sai Internacional. Detalhando muitas iniciativas em todo o mundo, a oradora tinha uma resposta para todos os problemas, que foi dada pelo próprio Bhagavan. Ele disse que a resposta para todos os problemas estava na mente humana, pois a resposta para tudo estava dentro e não fora.


No final, os jovens adultos apresentaram um drama musical, “Ame a todos, Sirva a todos” trazendo uma maior consciência ambiental. A apresentação retratou belamente como Bhagavan se separou de Si mesmo, resultando na vasta criação infinita e como alguém deve sempre estar ciente da unidade de Deus-Natureza-Homem, seguindo o caminho Go Green. Canções vibrantes baseadas em valores feitas por Jovens Adultos enriqueceram a apresentação.

Programa Sathya Sai Internacional de Liderança para jovens adultos


Anteriormente, em 24 de julho de 2018, foi realizada uma cerimônia de formatura, na qual cerca de 300 jovens adultos de 31 países receberam certificados de conclusão do Programa Internacional de Liderança para Jovens Adultos Sathya Sai, promovido pela Organização Internacional Sathya Sai. Nessa ocasião, os formandos apresentaram um programa musical devocional cintilante. Começando seu programa com a oração sânscrita dedicada ao Senhor Ganesh “Vakra Tunda Mahakaya” e uma oração à deusa Saraswati, os cantores apresentaram sete canções, que incluíam “Da ignorância à verdade”, “Não há razão para o amor”, “Pense em um mundo tão arrumado e limpo”, um conjunto de Bhajan e uma música em espanhol.
 

Oferenda de músicas devocionais pelos Jovens Adultos do Programa Sathya Sai Internacional de Liderança.

© © 2016-2019 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.