Reportagem

NOTÍCIAS DOS CENTROS SAI

     E S T A D O S  U N I D O S

O Centro de Adoção de Animais de Estimação Saint Louis, em Olivetti, Missouri, solicitou à Organização Sathya Sai Internacional (OSSI) ajuda para fazer face à necessidade sempre crescente de suprimentos para cuidar dos 75 animais ali abrigados. Para expressar o seu amor e apoio à causa animal, membros da OSSI dos Estados de Illinois, Kansas, Kentucky, Missouri, Mississippi e Tennessee, na região central dos Estados Unidos, organizaram uma Campanha de Suprimentos para Abrigos de Animais na Conferência Anual de Camp Wyman, realizada em Eureka, Missouri, no período de 25 a 27 de maio de 2018. Crianças da Educação Espiritual Sai (EES) confeccionaram brinquedos e cartazes para cães e gatos com o mais puro amor e entusiasmo. Voluntários levaram ração, cobertores, camas, guias, coleiras e brinquedos coloridos para cães e gatos. Em consonância com a noite de valores da família, adultos e crianças promoveram uma Caminhada pelos Animais e pelo Planeta, na qual carregaram cartazes e banners, usando camisetas com logotipos e até máscaras de animais.  O coordenador e os cuidadores do Centro de Adoção de Animais de Estimação Saint Louis manifestaram a sua imensa gratidão por esse ato de amor e de bondade para com os animais.

Campanha de Suprimentos para Abrigos de Animais, nos EUA.

     E L  S A L V A D O R

Recentemente, uma decisão judicial ordenou o despejo de 75 famílias de uma fazenda onde a maior parte delas tinha vivido durante toda a sua vida. Com a chegada da estação chuvosa, as famílias despejadas ficaram em perigo. Assim, para que se abrigassem da chuva, a OSSI de El Salvador doou, no dia 19 de junho do ano corrente, 60 chapas de estanho que poderiam ser reutilizadas posteriormente na construção de novas casas. Agradecidas, as famílias abençoaram os voluntários da OSSI pela sua bondade e compaixão.

Abrigos para os sem-teto, El Salvador.

     T A I L Â N D I A

No dia 10 de junho do ano de 2018, 25 voluntários da OSSI realizaram sua atividade de serviço semestral no Lar das Irmãs do Bom Pastor, que atende a cerca de 70 jovens carentes em situação de risco. A tarde começou com a entoação de cânticos devocionais, seguida de uma programação de dança tailandesa apresentada pelas internas. Serviu-se um delicioso jantar às freiras, às internas, aos funcionários e aos voluntários.

Serviço no Lar das Irmãs do Bom Pastor, na Tailândia.

     J A P Ã O

Há mais de duas décadas, voluntários da OSSI vêm distribuindo refeições quentes e recém-preparadas aos necessitados em Tóquio. Esse serviço teve início em 1994, quando o Centro Sathya Sai de Tóquio começou a fornecer 30 refeições duas vezes por semana no bairro de Shinjuku nessa cidade. Com o passar dos anos, esse modesto projeto de serviço cresceu ao ponto de fornecer alimentos a cerca de 400 pessoas carentes perto do Central Park de Shinjuku e no Yoyogi Park, ambos em Tóquio. Com muito amor, os voluntários preparam e distribuem uma caixa de ensopado de legumes com curry, arroz e vegetais em conserva, juntamente com chá gelado. Em ocasiões especiais, serve-se arroz vermelho, que é considerado auspicioso.

     H O N G  K O N G

No dia 12 de maio de 2018, a OSSI de Hong Kong promoveu uma Feira de Diversões Go Green intitulada Let’s Green It Up (“Vamos Tornar Tudo Verde”) no Kowloon Park, um parque público ao ar livre situado no coração da cidade. Participaram do alegre evento cerca de 150 crianças desfavorecidas e seus pais, incluindo comunidades de minorias étnicas. Voluntários da OSSI, dentre eles jovens adultos e também crianças e professores da EES, montaram barracas de jogos onde se forneciam informações sobre preservação de água e de energia e redução do uso de plásticos. Cada um dos participantes recebeu um folheto informativo com dicas práticas de proteção ao planeta e uma sacola ecológica com o logotipo da OSSI Go Green.

Feira de Diversões Go Green, em Hong Kong.

     I S R A E L

Mais de 50 pessoas participaram do 8º Seminário de Educação Sathya Sai em Valores Humanos (ESSVH), realizado pelo Instituto de Educação Sathya Sai (IESS) do Sul da Europa no Centro Sathya Sai de Tel Aviv em 2 de junho de 2018. A programação teve início com uma apresentação sobre a vida e os ensinamentos de Bhagavan Baba, seguida de uma palestra ministrada pelo Sr. George Bebedelis, intitulada “Unidade na Diversidade”. A Dra. Evgenya Lyras, da OSSI da Grécia, compartilhou o seu emocionante relato sobre a experiência do amor como um estado de consciência ao se prestar serviço desinteressado. O seminário foi encerrado em uma atmosfera de alegria, com a entoação de cânticos devocionais em inglês, hebraico e hindi.

–Organização Sathya Sai Internacional 

     Í N D I A (B H A R A T)

Himachal Pradesh: As fortes precipitações da estação chuvosa acarretaram deslizamentos de terra e perda de colheitas, reduzindo o ritmo da vida em todo o estado. Trabalhadores e moradores de comunidades que não conseguiram ganhar o seu sustento diário tiveram a ajuda da Organização Sri Sathya Sai Seva em tudo o que foi possível. Trezentos operários que trabalhavam na construção de um estacionamento multinível nos arredores da cidade de Shimla receberam da Organização Sri Sathya Sai Seva desse distrito guarda-chuvas novos e kits com artigos de uso diário. Em seu benefício, foi realizado um Narayana Seva  de grandes proporções. Cânticos devocionais (bhajans) e um Discurso de Bhagavan fizeram com que todos se sentissem felizes e gratos a Ele. O programa teve o comparecimento de todas as lideranças estaduais da Organização Sai.


Além disso, procedeu-se ao plantio de árvores em todo o estado, especialmente nos terrenos de templos e de escolas adotadas pelo projeto educacional Vidya Jyoti. 


Em Nagrota Bagwan, 75 unidades de sangue foram doadas por devotos em um acampamento para doação de sangue, que representou o início de um programa a ser implementado em todo o território do estado durante o mês de setembro.

Narayana Seva em Shimla, Himachal Pradesh.

Kerala: O estado de Kerala e sua população testemunharam inundações terríveis e devastadoras que abalaram as suas vidas. Muitos perderam seus lares, veículos e tudo o que haviam construído e preservado durante toda a sua existência. Desafortunadamente, mais de 300 pessoas perderam as vidas e mais de 200 mil ficaram desabrigadas em decorrência das enchentes. Mostrando-se à altura da ocasião, a Organização Sri Sathya Sai Seva de Kerala prestou serviço (seva) a milhares de pessoas em toda a extensão do estado. Mais de 1.600 pessoas foram resgatadas, com a ajuda de aproximadamente 1.700 voluntários do Seva Dal , os quais, trabalhando diariamente, atenderam a cerca de 56 mil pessoas. Além disso, procedeu-se à distribuição de artigos de assistência e medicamentos no valor de mais de 20 milhões de rupias.


As nossas atividades de serviço foram divididas em três etapas: resgate, assistência e recuperação. A nossa equipe de gestão de desastres entrou em ação em todas as áreas atingidas pelas enchentes. A equipe de Tamil Nadu não demorou a chegar até essas áreas e reuniu-se a nós nas operações de resgate. Com a infinita Graça de Swami, conseguimos resgatar 1.600 pessoas que estavam isoladas. Em muitos distritos, a nossa equipe trabalhou em conjunto com equipes de resgate da Marinha e do Exército da Índia.

© © 2016-2019 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.