top of page

Especial

NENHUM DANO ACONTECERÁ  SE VOCÊ ME SEGUIR
 

Mensagem de Bhagavan pelo dia de Eswaramma

“Enfrente as vicissitudes da vida com confiança. Eu nunca sou desencorajado por dificuldades ou obstáculos. Se não há defeitos em você, por que deveria ter medo? Ame até mesmo aqueles que o criticam. Este é o ideal que Swami espera quando diz: “Minha vida é Minha mensagem”, disse Bhagavan em Seu Divino Discurso no Dia de Eswarama em Brindavan em 6 de maio de 2002.

 

NASCIMENTO E MORTE SÃO NATURAIS PARA O HOMEM
 

Todos devem cultivar qualidades humanas e levar uma vida de um verdadeiro ser humano. Mas poucas dessas pessoas podem ser encontradas. É claro que existem alguns pais que criam os filhos com muito amor e carinho e os colocam no caminho certo. Apenas esses pais podem ser chamados de pais ideais. Seus filhos crescem para serem ideais e nobres.

Ingratidão é o pior pecado

Hoje, as pessoas têm pouco senso de gratidão. Mesmo se você receber uma pequena ajuda de alguém, você deve sempre se lembrar disso. É uma pena que as pessoas prejudiquem até aqueles que os ajudam. Essas pessoas são os piores pecadores. Devemos ajudar até mesmo aqueles que nos prejudicaram. Este é o voto de Sai. Não importa se algumas pessoas Me criticam ou ridicularizam ou até mesmo tentam Me prejudicar, Eu sempre olharei para elas com bondade. Eu tenho declarado: Minha Vida é Minha Mensagem.

Quantas pessoas seguem o caminho mostrado por Mim? Se você seguir Meus passos, nenhum mal jamais o atingirá. Swami está oferecendo educação gratuita para milhares de alunos. A educação nas instituições Sai é gratuita até o nível Ph.D. Qual é o custo da educação atualmente? Mesmo para a admissão nas classes primárias, muitas escolas cobram de 20 a 30 mil rúpias. É neste ambiente que Swami está oferecendo educação gratuita a todos os Seus alunos. Os alunos devem se lembrar disso com gratidão. É prejudicial para eles se não o reconhecerem.

Essas foram algumas das verdades que Eswarama ensinou. Quando alguém vinha vê-la, ela dizia: “Veja quanta ajuda Swami está dando aos pobres e necessitados. É tudo para o bem-estar deles. Mas algumas pessoas não estão percebendo seu valor e não são gratas por isso. Não é bom para eles. Todos devem ter isso em mente ”. Ela falava de maneira gentil e amável com todos os visitantes. Ela era uma fonte de grande conforto para as mulheres que perderam seus maridos em tenra idade. Ela as ajudou a aliviar seu sofrimento.

Pai e Mãe de Sathya Sai Baba

Divinos pais, Sri Pedda Venkama Raju e Smt. Eswaramma

Faça caridade com discriminação
Sempre ajude os idosos e os aflitos. Quando este prédio estava sendo construído, a Rajmata de Jamnagar orou a Mim para que Eu ficasse em sua casa. Aceitei sua oração e comecei a ficar em sua casa. Havia um motorista naquela casa. Um dia, estava muito frio e o motorista tremia porque não tinha casaco nem um cobertor para se proteger do frio. Meu motorista veio e Me contou. Eu dei a ele, então, um cobertor. Ao receber o que Eu havia dado, ele começou a chorar alto, dizendo que nem mesmo seus pais lhe deram tanto amor. Ele viveu por muito tempo e ficou com a Rajmata, que também era uma senhora muito atenciosa e costumava cuidar do bem-estar de todos os seus funcionários.


Há muitas pessoas necessitadas no mundo. Seja quem for, não faça distinção entre seu pessoal e os outros. Quando você vir alguém em perigo, ajude-o imediatamente. A educação que não inspira esses valores de cuidado e partilha não pode ser chamada de educação.
Desenvolva o espírito de sacrifício e dê o exemplo aos outros. Tenho praticado isso desde a Minha infância. Se você seguir o caminho mostrado por Mim, você será abençoado. Esse caminho o levará à liberação, que é o objetivo da vida. O que é Moksha (liberação)? Moha Kshaya é Moksha (abandonar o apego é liberação). Você deve reduzir seu apego (Moha). Isso é Moksha.
Ame a todos. Mas não confie em todos sem discriminação. Aquele que confia totalmente nos outros está fadado à ruína. Ame a todos, sirva a todos. Mas confie em si mesmo. Desenvolva a autoconfiança. Abandone os desejos mundanos. Desenvolva sentimentos divinos e desista dos sentimentos mundanos. Este é o Dharma (caminho correto) da humanidade.

Estudantes!
Vocês têm estudado nas instituições Sai. Vocês estudaram bastante e passaram nos exames. Sigam o caminho correto. Desenvolvam boas qualidades. Amem a todos, e não odeiem ninguém. Amem até mesmo aqueles que os hostilizam. Essa é a característica de Sai. Muitos são hostis comigo. Muitos me ridicularizam ou criticam. Se eles dizem isso em voz alta, perde-se no ar. Se eles fazem isso internamente, retorna para eles. Nada disso Me alcançará. Portanto, não se deve dar importância ao elogio e ao insulto.


Enfrente as vicissitudes da vida com confiança. Nunca sou desencorajado por dificuldades ou obstáculos. Quando não há defeito em vocês, por que deveriam ter medo? Amem até mesmo aqueles que os criticam. Esse é o ideal que Swami espera quando diz: “Minha Vida é Minha Mensagem”.


- Extraído do Discurso de Bhagavan pelo Dia da Eswarama em 6 de maio de 2002 em Brindavan, Bengaluru.
 

bottom of page