Especial

APENAS EXPERIENCIE E DESFRUTE DELE  (PARTE I)

Prof. M. Nanjundaiah

Quando você se entrega a mim, Eu me entrego a você, o que acontece? Nós nos tornamos Um. Quem disser: "Eu sou seu, Swami", Eu o aceito. As pessoas acham que  Eu não deveria dar proteção a algumas pessoas. Não, não! Meus devotos não perecerão. Vou transformá-los. Nada é impossível para mim. É Minha Vontade, como  você pode Me entender? Você não deve tentar entender Swami em cada coisinha. Você diz: "Por que Swami deveria fazer isso? Eu sei que Swami é Deus, sem dúvida, mas Ele não deveria ter feito isso". "Bobagem! Você não é ninguém. Você é uma pequena criança. Você precisa do Meu amor, da Minha  ajuda e da Minha proteção. Quem é você para me julgar? Cuide da sua vida. Ore a Mim, procure Minha ajuda e Eu prontamente atendo. Você está esquecendo disso e dizendo todo tipo de coisas. O amor é Minha natureza."

 

Ofereço minhas mais amorosas reverências aos Pés de Lótus da querida Mãe Sai. Veda  Parayanam,  Rudram  (cantos Védicos Sânscritos) e Bhajans encheram nossos corações esta manhã com um tipo indescritível de alegria, paz – um gostinho da bem-aventurança de Swami. Agora vamos mergulhar em conhecer Swami. Também analisaremos  o que se  deve fazer para receber as bênçãos de Swami. Agora que Swami não está em Sua forma  física, onde procuramos encontrá-Lo? Como vamos conseguir conhecê-Lo?

Deve-se Conhecer Swami

Por que você quer conhecer Swami? Cada um de nós já conhece Swami, certo? Mas há muito mais em Swami do que sabemos. Se você realmente conhece e entende Swami, você não pensaria que conhece Swami apenas lendo livros sobre Ele; ou você

pensaria que O conhece porque passou tanto tempo da sua vida com Ele e Ele lhe deu tantas experiências, tantas oportunidades. Não, não! Há muito o que saber. Esse tipo de falso contentamento nunca deve entrar na nossa mente. Humildade é um fator muito importante que nos permitirá realmente conhecer Swami. Ele diz: "Mesmo que toda a humanidade se una e faça penitência  por mil anos, ela não será capaz de conhecer Meu mistério e Minha Realidade por completo". "Você canta Bhajans sobre Rama, Krishna, Alá, Jesus e sobre todos os nomes. O que é isso que você está cantando sobre Rama, Krishna..., Quem sou eu?" Swami diria: "Eu sou Sarva Devata Swarupa – a substância em todas essas formas; Eu sou a Realidade". Swami uma vez me escreveu em uma mensagem: "Você é a própria Divindade. O Sagrado dos Sagrados. Este mundo não é um mundo. Você é o Todo em todos. Você é o Poder Supremo. Você é o puro Eu Sou". 
 

Swami disse a Seu pai, Pedda  Venkama  Raju  Garu: "Eu sou Sai Baba. Eu nasci em sua família por causa das orações de seus anciãos. Sai Baba e todos são nomes dados a este corpo, então quem sou Eu? Eu sou Eu". Saber o significado das palavras de Swami não é suficiente; devemos experienciá-las. É a única maneira de realmente sabermos quem é Swami.

 

Para ganhar a Graça de Swami, temos que nos Entregar a Ele
O que você acha que podemos dar a Ele? Qualquer coisa que dermos, Ele aceita! Damos a Ele nosso tempo, energia e, às vezes, o pouco dinheiro que temos. Swami diz que todas essas coisas também são Samarpana (dedicação), mas o real Samarpana é quando damos nosso coração a Ele. Sim, são coisas pequenas, mas não nos deixemos escapar dizendo que são oferendas mesquinhas. É melhor dar algo ao invés de dizer que Swami está pedindo o coração a uma mente inquestionável. Não pense que é muito difícil oferecer seu coração e mente. Não desista do esforço. Todas as coisas que nos distanciam de Swami deveriam ser evitadas. Por fim, deveríamos nos oferecer a Swami. Temos a capacidade de nos entregar a Swami. Só precisamos da vontade. Não pode haver uma coisa maior do que nos oferecermos! Então, o que Swami pode nos dar? Ele desceu para nos fazer perceber quem nós somos! Ele nos dá um conhecimento simples, porém, completo. "Você é Deus. Não se satisfaça com coisas simples. Não caia vítima das armadilhas de sua mente. Ore e Eu sempre te guiarei. Eu estou com você, em seu coração", diz Swami. "Se você realmente experienciar que eu estou em seu coração, nada mais será necessário. Eu não preciso te dar nada e você não precisa Me dar nada. Você não precisa Me conhecer e nem precisa se conhecer. Tudo é alcançado. Mas você deve ser capaz de fazer isso", diz Swami, nosso mais generoso Senhor, o Avatar completo! 


"Você está certo de que apenas dando seu Karmaphala (resultados das ações) você Me deu tanto e como resultado Eu lhe dou Minha graça. Você também tem certeza de que fez muita penitência e, portanto, Eu lhe dei Minha graça. Não! Mesmo que você seja um sujeito sem valor, um pecador, se você vier até Mim, Eu lhe darei Minha graça. Você precisa dela, Eu vou lhe dar. Você Me pede, Eu dou. Mas,  eu não vou parar nisso a fim de que você não pare nisso. Não fique satisfeito com o que for o que você receba. Continue orando, pergunte a Swami qual deve ser seu passo", instrui Swami. Em nenhum momento devemos sentir que conseguimos. Swami nos prometeu Mukti – a própria libertação. Sabemos que Swami nunca voltará atrás em Sua palavra. Mas o que é isso que teremos que oferecer para ganhar Sua graça?  Samarpana  – Rendição Total! Swami nos disse: "Patram,  Pushpam,  Phalam,  Toyam, eu não quero todas essas coisas. Eu quero Você! Não tente escapar. Ao Me dar dinheiro, você não pode ganhar Minha graça. Porém, quando você se entrega a Mim e Eu me entrego a você e o que acontece? Nós nos tornamos Um. Você conseguiu! Você está salvo"!


Mas dizemos, Swami, isso é muito difícil. "Não se preocupe", Swami responderia, "Por que Eu vim? Nada é difícil. Aqui estou Eu. Confie em mim. Confie plenamente em Mim. Saiba que sou totalmente altruísta e que não tenho nenhuma agenda. Se você está satisfeito com isso, mas está preocupado com a Minha capacidade de ajudar, você sabe que Eu provei isso a você". Todos sabemos que Swami provou fisicamente muitas vezes. Swami ressuscitou a Si mesmo. Ele apareceu em vários  lugares. Ele parou a chuva. Ele mostrou controle total sobre os elementos. Todos esses milagres de Swami que vimos, ouvimos e lemos. Mas isso entra em nossos corações? Se tivesse entrado, teríamos  total convicção e fé absoluta.

O Amor é Minha Natureza
"Não me exalte. Não preciso de seu louvor. Pratique",  diz Swami. Mas por onde começamos? Comece em qualquer lugar, Swami uma vez me disse enquanto estávamos viajando em Seu carro. Uma vez, perguntei a Swami: "Swami, todo o bem que acontece no mundo é devido ao Seu  Sankalpa. Mas, tudo o mais acontece de acordo com o funcionamento de Suas leis cósmicas. Estou certo, Swami"? "Você está errado", Ele disse, "Eu sou a criação. Eu governo o mundo inteiro. Tenho Meu próprio gabinete e Meus próprios ministros. Cada  ministro tem uma tarefa particular e eu não interfiro de modo algum no seu trabalho. A criação tem automaticamente, com exceção de três departamentos, Karma, Bhakti e Jnana. Eles estão diretamente sob Minha influência. Assumo a responsabilidade de salvar pessoas que vêm sob esses três departamentos". Swami disse: "Aquele que Me ama, Eu o amo de volta. Essa é a singularidade sobre Mim. Eu não vejo se ele é um sujeito cruel, perverso ou mau. Quem quer que ele seja, se ele Me ama, Eu o amo de volta. As pessoas às vezes se perguntam por que eu acolho pessoas corruptas. Mas eu vim também por tais pessoas. Quando você se entrega a Mim e Eu Me entrego a você e o que acontece? Nós nos tornamos Um. Quem disser: "Eu sou Seu, Swami", eu os aceito. As pessoas acham que eu não deveria dar proteção a certas pessoas. Não, não! Meus devotos não perecerão. Eu irei transformá-los. Nada é impossível para Mim. É Minha Vontade,  como você pode Me entender? Você não deve tentar entender Swami em cada pequena coisa. Você diz: "Por que Swami deveria fazer isso? Eu sei que Swami é Deus, sem dúvida, mas Ele não deveria ter feito isso". "Bobagem! Você não é ninguém. Você é uma pequena criança. Você precisa do Meu amor, da Minha  ajuda e da Minha proteção. Quem é você para me julgar? Cuide da sua vida. Ore a Mim, procure Minha ajuda e Eu prontamente atendo. Você está esquecendo disso e dizendo todo tipo de coisas. O amor é Minha natureza."


Nas filas do Darshan, todos nós vimos muitas vezes o Amor de Swami em ação. Ele se aproxima aleatoriamente dos devotos, pegando-os em total choque e excitação. Esse é Swami! Amor, Amor, Amor! Ele é Amor e Ele recebe e dá Amor. E nós não conhecemos a natureza deste Amor. É paz total, paz indescritível – pura bem-aventurança! Quando nosso coração experimentar essa paz, nós entenderemos o que é o Amor Máximo. Nossa cabeça funciona muito poderosamente de vez em quando, mas nosso coração está morto muitas vezes. Swami o desperta! Ele não diria que você é sem valor, mas simplesmente o transformaria. O Próprio Deus desceu para transformar o homem em Deus. Quanto Ele sofreu por nossa causa? Quantos problemas Ele assumiu sobre Si mesmo? O que devemos fazer por Swami? Aqui em Samarpan, devemos resolver nos entregarmos plenamente a Ele. [N.T. Samarpan: entrega, rendição; meditação Samarpan]


Por onde começamos? Como Swami disse, comece em qualquer lugar! Trabalhe como um Seva  Dal, participe da  Organização ou se torne um cantor de Bhajan. Entoe os  Vedas  ou doe dez rúpias por alguma causa. Nada é desperdiçado! Swami diz: "Você Me dá qualquer coisa, Eu vou te devolver multiplicado por cem". A maioria das pessoas não sabe isso, caso contrário o mundo inteiro teria ido e se entregado a Ele. Muitas vezes achamos difícil nos entregarmos. Dizemos que não  temos tempo. Para o que estamos tendo tempo? Temos tempo para tanta bobagem, mas não para isso. Não vamos ser vítimas dos truques de nossa mente. Temos tempo, mas não a perspectiva correta. Para que viemos aqui? Por que nascemos? Qual é nosso dever? Swami veio para nos dar um gostinho de beleza, a beleza de Swami, uma beleza indescritível e irresistível para todos nós. Até mesmo uma pessoa como Suka Maharshi costumava entrar em Samadhi enquanto descrevia Krishna. Essa é a beleza inocente e pura do nosso Swami. Você já pensou nisso? Você alguma vez sentiu isso? Se não, de que adianta? O que quer que esteja fazendo em Seu nome, mesmo que você pense que está fazendo demais e que não há tempo suficiente para desfrutar de Sua beleza, é inútil. Por favor, não se desculpe assim. Encontre tempo. Preencha seu coração de amor por Swami. Sem amor por Swami, seu trabalho ainda pode ter resultados; mas feito com amor, pode trazer a alegria e a beleza de Swami para sua vida.


Swami salvou tantas vidas. Quando eu (narrador) vejo alguns rostos, eu sei que Swami lhes deu uma segunda vida. Mas se você perguntar a Swami, Ele simplesmente dirá que é o Seu trabalho. Se dissermos: "Swami, o Senhor fez tanto por nós"; Ele responderia dizendo: "Se você realmente acha que Eu fiz tanto por você, então pense em Me agradar encontrando tempo para fazer o bem para si mesmo. Se você ficar doente, os pais adoecerão e sua esposa adoecerá. Quando você não tem o forte desejo de fazer o bem, tudo se torna difícil". Como somos afortunados por ter esse oásis chamado Sai durante nossa caótica vida mundana nos lembrando a pensar e agir em amor? Só o amor pode nos salvar!


"Quem faz o serviço sem esperar pelos frutos está sob Minha proteção. É Minha responsabilidade cuidar deles. Não vou deixá-los ao seu destino. Eu vou cuidar deles", diz  Swami. Você pode se perguntar por que então ainda vemos devotos sofrendo. Swami nos pede para não julgá-Lo. "Confie em mim", ele diz, "Eu permito que certas coisas aconteçam e também sou Eu quem dá a capacidade de suportar. Eu evito algo às vezes e o protejo outras vezes. Não tente entender isso". Não podemos decifrar Seus modos. Em vez disso, vamos assumir algum serviço; qualquer serviço que possamos prestar para ganhar Sua graça, para que nós também possamos nos tornar um membro do Seu departamento que serve o mundo em Seu nome.

 

Swami pergunta sobre meu Sadhana
"Onde quer que você esteja e qualquer caminho que você escolha, se você fizer Sadhana, Eu cuidarei de você", diz Swami. Nosso Sadhana pode estar no campo do Karma (serviço) ou Jnana (educação) ou Bhakti (devoção). É a sinceridade em nosso caminho que agrada Swami. Às vezes, os ensinamentos de Swami são tão simples que não prestamos atenção neles. Mas eles são muito profundos. Se Sua graça está presente, entrará em nossa mente e em nosso coração; se não está, irá embora. Swami uma vez visitou nossa casa em Bangalore. Ele foi para a cozinha onde mantínhamos um pequeno altar para Swami. Nós realizávamos Puja lá regularmente. Sentindo-me desconfortável com o tamanho, eu disse a Swami pedindo muitas desculpas: "Swami, o lugar da Puja é muito pequeno". "Não diga isso", Swami me repreendeu. "Esta sala de oração é para você. Minha residência está em seu coração.", disse Swami tocando meu coração com Sua Mão Divina. Eu elogiei, "Swami, o Senhor é muito gentil, bondoso e generoso". "Não é generosidade, é a Verdade.", afirmou Swami. Mas não consigo me lembrar dessa verdade porque não conheço isso como experiência. Eu ouço e esqueço isso. Mas Swami não nos permite esquecer. Uma vez Swami me escreveu uma carta perguntando sobre meu Sadhana. "Você confirmou em seu coração que Sai está estabelecido lá? Se você realmente entendeu e sentiu Minha Presença em seu coração, por que então você está dizendo que Swami está em Parthi?" É verdade, eu tinha escrito uma carta para Swami quando Ele estava em Parthi e eu estava em Brindavan. Os alunos estavam clamando por Swami. Como professor deles, eu tinha a responsabilidade de transmitir e orar a Swami vir nos visitar. "Se você realmente sente que Swami está em seu coração", Swami escreveu de volta, "por que você está se sentindo triste porque Swami está em Parthi? Se Ele está em seu coração, como Ele pode estar em Parthi? Ade Maya; Sai Ye Mayi (Isso é o que é ilusão e Sai somente é a Mãe)". Swami não está apenas dizendo que Ele está em meu coração, Ele está escrevendo para mim para fazer lembrar e reafirmar. Esse é o Amor de Bhagavan.
(Continua ... ) 


– Extraído da palestra de Samarpan  do Prof. M. Nanjundaiah, ex-Controlador de Exames do Instituto Sri Sathya Sai de Ensino Superior, realizada por ele em  Dharmakshetra, Mumbai.
 

Mídias Sociais

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Spotify ícone social

© © 2016-2020 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.