Especial

UMA BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SATHYA SAI

EM VALORES HUMANOS

Doris Hampton

É necessário que aqueles que se envolvem em Seva estejam preparados para fazer o que estão pedindo a outros que façam. Somente então seu trabalho confere paz e alegria aos outros. Antes de pregar valores humanos para todas as pessoas, precisamos praticá-los nós mesmos... aqueles que estão envolvidos no ensino de valores humanos também devem transcender as barreiras de religião, casta, credo e cultos.

– Sri Sathya Sai Baba, 

Divino Discurso para Dirigentes;

Guru Purnima, 21 de julho de 1998.

No início da década de 1980, foi desenvolvida uma modificação do programa Bal Vikas para crianças cujos pais não eram devotos de Sri Sathya Sai Baba. Esse novo programa recebeu o nome Educação em Valores Humanos Sathya Sai (EVHSS). A EVHSS não ensina sobre Sri Sathya Sai Baba ou qualquer figura espiritual ou religiosa específica. Em vez disso, a EVHSS é um programa espiritual que respeita de forma igual todas as fés e religiões e que promove o desenvolvimento do caráter através de uma compreensão e uma prática mais profunda dos valores humanos; busca instilar nos alunos respeito e reverência pela Natureza e pelos direitos dos outros. Nesse programa, o professor de EVHSS é um ávido praticante dos valores humanos em sua própria vida. O professor, como exemplo, permite que os estudantes cresçam em termos de autoconfiança e encoraja o esforço pessoal dos alunos para realizar com totalidade seu próprio potencial como seres humanos.

Início da EVHSS em outros países
Tendo iniciado na década de 1980s, o programa de Educação em Valores Humanos desenvolveu-se primeiramente na Índia e, depois, espalhou-se rapidamente em muitas partes do mundo. O Reino Unido foi um dos primeiros países fora da Índia a iniciar um programa de EVHSS em 1981. A Fundação de Educação em Valores Humanos foi estabelecida nos Estados Unidos em 1983. O currículo foi publicado pelo Sri Sathya Sai Books and Publications Trust como “Lesson Plans for Human Values” (Planos de Aulas para Valores Humanos), Edição Internacional. Em 1987, o Instituto Europeu Sathya Sai Educare (ESSE) foi estabelecido na Dinamarca, e iniciou-se o treinamento de professores na Europa. Desde então, foram criados Institutos de Educação em Valores Humanos Sathya Sai em muitos países por todo o mundo.

 

A Primeira Conferência Internacional de Educação em Valores Humanos Sathya Sai ocorreu em Prasanthi Nilayam em 1981, seguida pela Segunda Conferência em 1983.  Depois de uma mini Conferência de EVHSS nos anos 1990, Bhagavan Baba abençoou todos os participantes com uma entrevista. Ele declarou: "Conversa demais; falar menos, trabalhar mais! Reclamam, reclamam, reclamam! Não reclamem, apenas trabalhem!" Ele declarou a seguir: "Vocês verão o resultado de seu trabalho!" No ano 2000, foi realizada uma conferência sobre "Fortalecendo a Educação em Valores" em Prasanthi Nilayam. Para criar um cálido clima de boas vindas para o grande número de convidados que não eram devotos Sai, os devotos Sai foram instruídos a vestir-se com roupas profissionais e, durante o Discurso de Sathya Sai sobre educação, todos os que assistiram à conferência estiveram sentados em cadeiras na área do Darshan no Salão Sai Kulwant. Cerca de 650 participantes de 78 países vieram a essa Conferência. Uma Declaração proclamada ao final da Conferência reconheceu que os valores humanos devem ser uma parte integral de todos os conteúdos ensinados nos sistemas educacionais do mundo. Além disso, defendia que todos os governos fossem encorajados a tornar a educação em valores humanos um componente integral da educação dos professores.


Outra inovadora Conferência de Educação em Valores Humanos Sathya Sai ocorreu no ano 2000, com um enfoque na educação parental em Valores Humanos. Mais de 400 delegados vieram à Conferência de outros países e levaram o material de treinamento para implementar o programa em seus próprios países.


Essa foi seguida por outra Conferência histórica em 2007.  Nessa Conferência, foi organizada uma exposição memorável com todo o trabalho em EVHSS em muitos países do mundo. Bhagavan Sathya Sai visitou as mostras do trabalho de EVHSS que estava sendo realizado em todo o mundo nos Institutos Sathya Sai, nas Escolas Sathya Sai, nas Escolas Adotadas e em eventos nas comunidades. Também houve mostras de programas de Educação Espiritual Sai, isto é, educação espiritual de filhos de devotos Sai (ESS) realizada em Centros Sai em todo o planeta.


Formação do Comitê Internacional de Educação
Uma Força Tarefa foi criada em 2004 pelo Conselho de Prasanthi para revisar criticamente todos os aspectos dos programas de Educação Sathya Sai no mundo. O Relatório dessa Força Tarefa foi muito abrangente, tanto em sua extensão como em sua profundidade. Ele apresentou Recomendações sobre todos os programas educativos da Organização Sathya Sai, incluindo EES, EVHSS, Institutos de Educação Sathya Sai (IESS), Escolas Sathya Sai, treinamento de professores, treinamento de funcionários da EVHSS, assim como programas de Parceria e Adoção. O Conselho de Prasanthi, então, formou um Comitê Internacional de Educação para implementar recomendações da Força Tarefa. Entre suas outras tarefas, o Comitê desenvolveu orientações para os Institutos, Escolas Sathya Sai, programas EES e EVHSS, além de currículo para os Cursos I, II e III para o treinamento de pessoas interessadas em assumir a desafiadora tarefa de propagar os ensinamentos de Bhagavan para a comunidade mais ampla, não apenas tornando-se professores exemplares do programa, mas também estabelecendo contatos com Universidades, Ministérios de Educação e Cultura, escolas públicas e privadas e outras organizações na comunidade. Os Cursos são adaptáveis às culturas e religiões específicas, e também ao contexto histórico dos vários países. Esses Cursos se baseiam nos ensinamentos de Bhagavan sobre Educação. Ele identificou sérias lacunas na educação atual como é aplicada em todo o mundo. A educação secular prepara os aprendizes a ganhar dinheiro e conseguir empregos para uma vida digna, mas não prepara o coração e a mente dos aprendizes para experimentar a paz interna, a sabedoria e o amor.

Assim como duas asas são essenciais para que um pássaro voe alto no céu, e duas rodas para que um carro se mova, assim também são necessários dois tipos de educação para que um homem alcance o objetivo da vida. A educação espiritual é para a vida, ao passo que a educação mundana é para ganhar a vida. Apenas quando o homem estiver equipado com esses dois aspectos da educação poderá merecer o respeito e a adoração na sociedade.

– Sathya Sai Baba

 

Programas, Professores e Atividades de EVHSS
Pessoas dedicadas que foram treinadas na Educação em Valores Humanos Sathya Sai estão levando o programa de EVHSS a crianças, jovens e adultos em salas de aula e em uma série de eventos na comunidade em todo o mundo. Algumas dessas pessoas treinadas em EVHSS são devotos Sai, e outros não. O que é de fundamental importância é seu compromisso com a manutenção dos elevados princípios de Seu programa. O Senhor Sri Sathya Sai Baba, em Seu Infinito amor e graça, estende Seus ensinamentos além dos portais daqueles dedicados a Sua forma para todos Seus filhos aqui na Terra. A EVHSS oferece a todo e qualquer um as ferramentas e a oportunidade de crescimento e desenvolvimento espiritual, levando à "Excelência Humana", como declara Sathya Sai.  


Além da integração dos Valores Humanos na educação principal, a EVHSS também é integrada por uma série de tópicos específicos como Criação dos Filhos, Liderança, Comunicação, Bullying, etc. e são apresentados como oficinas para públicos de diversas idades, conforme a adequação dos tópicos. Encontros públicos sobre valores humanos, seminários, eventos na comunidade, reuniões nas escolas e projetos de arte locais e nacionais estão entre as múltiplas atividades que podem ser realizadas para aumentar a consciência da EVHSS. À medida que esse movimento global envolve e alcança outras cidades, áreas rurais e remotas, o Comitê de Educação da Organização Sathya Sai Internacional (CE OSSI) continuará expandindo seu trabalho diligente para apoiar o movimento. 

A Educação em Valores Humanos Sathya Sai nos dias de hoje
Existem Parcerias/Escolas Complementares e Programas Comunitários em EVHSS em cidades, áreas rurais e remotas em todo o mundo: Itália, China, muitas partes do continente africano, incluindo África do Sul e Marrocos, Japão, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Haiti, Ilhas Virgens, Brasil, Venezuela, Argentina, Guiana, República Dominicana, México, Colômbia, Peru, Omã, Canadá, Estados Unidos da América, Filipinas, Croácia, Grécia, Sérvia, Espanha, Holanda, Polônia, Azerbaijão, Cazaquistão, Malásia, Reino Unido e outros. 

Futuro da EVHSS
Foi realizada uma conferência sobre a Educação Ideal Sathya Sai em Prasanthi Nilayam no ano de 2014. O abrangente objetivo da Conferência     foi receber informações dos integrantes dos Institutos de Educação Sathya Sai e das Escolas Sathya Sai para fortalecer ainda mais as instituições e programas, desenvolvendo mapas para resolver as lacunas e enfrentar os desafios. Nessa Conferência, muitos IESS compartilharam as experiências dos programas de EVHSS em seus países. Foi incrível ver o crescimento da EVHSS na Indonésia, Nepal, Fiji, Ilhas Maurício, China e muitos países da América Latina em que há uma associação estreita entre os Institutos e o Ministério de Educação e as Universidades. O Canadá tem um programa de EVHSS muito ativo para pais. A Malásia tem uma série de programas de EVHSS para os jovens.


Os problemas levantados na Conferência pelos diversos Institutos e Escolas Sathya Sai estão sendo abordados pelo Comitê de Educação da OSSI. As Recomendações da Conferência incluíram um apelo para que os IESS identifiquem desafios sociais específicos em seus países e desenvolvam programas de EVHSS para abordá-los de forma mais específica. Depois da Conferência, o CE colocou seu foco em criar relações fortes com todos os Institutos de Educação Sathya Sai e outras instituições educacionais da OSSI. Neste momento, está envolvido em um processo de credenciamento de todas as Escolas Sathya Sai fora da Índia e na participação ativa em Conferências e Seminários organizados pelos IESS em diferentes países. O CE está planejando o desenvolvimento de um sistema de apoio efetivo para o trabalho global transformador que está ocorrendo através dos programas dos IESS, das Escolas Sathya Sai e dos programas de Parceria. 


O CE assumiu agora a tarefa de fazer circular um Questionário sobre EVHSS para reunir informações qualitativas sobre todos os programas, projetos, oficinas e eventos relacionados a EVHSS. As informações serão inseridas em uma base de dados global contínua e acessível. Isso permitirá que o CE desenvolva planejamento estratégico para oferecer apoio aos programas de EVHSS e traga mais consciência sobre o trabalho que está sendo feito. O acesso facilitado à base de dados permitirá que os voluntários existentes nos projetos de EVHSS compartilhem ideias, materiais de apoio e várias estratégias para resolução de problemas para os desafios comuns que ocorrem em todo o mundo. Essa unidade incentivará a aprendizagem a partir de projetos bem-sucedidos (e não tão bem-sucedidos) em qualquer parte do mundo. Uma comunidade conectada de trabalhadores dedicados constitui uma excelente plataforma para realizar pesquisas sobre a eficácia do programa de EVHSS tanto para os professores quanto para os alunos. Podemos vislumbrar um futuro no qual veremos o surgimento de uma pesquisa bem realizada baseada na avaliação e na meta-análise de dados reunidos em todo o mundo e publicados em diversas revistas e livros para obter reconhecimento global para os programas de EVHSS, que são incrivelmente transformadores. A visão do CE é desenvolver os trabalhadores que hoje estão separados em uma comunidade global de EVHSS envolvida em um único projeto de levar os ensinamentos de Bhagavan sobre Educação para todo o mundo.

 
- A autora é Membro do Comitê de Educação da Organização Sathya Sai Internacional e Membro Docente e Coordenadora do Programa Nacional de Comunidades de EVHSS do Instituto de Educação Sathya Sai, EUA.

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