Especial

BAL VIKAS* INCULCA VALORES NOS ALUNOS

 

Magistrado V. Ramasubramanian
Juiz, Supremo Tribunal da Índia

Todas as instituições educacionais, universidades, escolas e faculdades farão com que vocês adquira muita riqueza, prosperidade e status na vida, mas Bal Vikas fará com que vocês adquiram caráter e satisfação na vida, o que nenhuma instituição no mundo pode lhes dar. De fato, um dos meus professores costumava dizer: “Satisfação é riqueza natural e luxo é pobreza artificial”. É a pobreza artificial que é dada a vocês por todas as suas graduações e diplomas, mas é a riqueza natural do contentamento que é ensinada a vocês e lhes é dada através de Bal Vikas. Seus currículos regulares nas instituições melhorarão seus Quocientes de Inteligência (QI), mas Bal Vikas melhorará seus Quocientes Emocional e Quocientes Espiritual (QE e QS).

 

Twameva Mata Cha Pita Twameva, Twameva Bandhush Cha Sakha Twameva, 
Twameva Vidya Dravinam Twameva, Twameva Sarvam Mama Devadeva. 

 

(Verso em Sânscrito)
 

(Oh Senhor! Somente Você é meu pai e mãe, amigo e parente, sabedoria e riqueza. Você é meu tudo). 

Meus humildes Pranams aos Pés de Lótus de nosso amado Bhagavan. Estimados anciãos, veneráveis Mestres Bal Vikas, pais e minhas queridas crianças de Bal Vikas. Depois de ver todos vocês minha memória voltou cinquenta anos. Foi no ano de 1969 que Swami iniciou o programa Bal Vikas em algumas cidades metropolitanas como Madras (Chennai), Bombaim (Mumbai), etc. Nossa família foi abençoada por ter muitos pioneiros. Meu pai e minha mãe se juntaram ao Seva Dal quando Swami começou este programa em 1967; eles pertenceram ao primeiro grupo de servidores.

 

Em 1969, quando Swami fundou Bal Vikas, eu e meu irmão mais velho fomos incluídos na classe que era realizada na casa de Shantamma na Lang's Garden Road, Chintadripet, Chennai. Ainda me lembro da casa em que brincávamos quando crianças Bal Vikas. Não havia Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3 naquela época. As aulas eram plenas de diversão e fornecia educação em valores humanos; também não havia exames ao final do curso. Portanto, também não havia diplomas e certificados, como há hoje. 
 

Como Sri Nimish Pandya assinalou, eu estou aqui mais pela minha qualidade como ex-aluno de Bal Vikas do que como juiz da Suprema Corte da Índia. Fico muito mais orgulhoso em proclamar que eu era estudante de Bal Vikas do que proclamar que sou juiz da Suprema Corte da Índia. O motivo é muito simples. Em junho de 2023 vou me aposentar e não serei mais o juiz da Suprema Corte da Índia, mas permanecerei sempre um ex-aluno de Bal Vikas, da qual não haverá aposentadoria. 

Bal Vikas faz de você um bom ser humano

 

Queridas crianças! Os certificados que todos vocês receberam hoje são mais valiosos do que os certificados que vocês podem receber de suas escolas e faculdades. De fato, Bhagavan costumava dizer que graduações e diplomas agora se transformam em tigelas de mendicância porque as pessoas as levam para várias indústrias e para os governos procurando emprego que não conseguem com muita frequência. Portanto, Swami disse que nossa educação deve ser desvinculada de duas coisas, a saber: dinheiro e emprego. Infelizmente, porém, é uma realidade da vida que as graduações e os diplomas que vocês obtêm das instituições de ensino e das universidades estejam sempre ligados tanto ao emprego quanto ao dinheiro. Ou vocês são admitidos com dinheiro ou desmaiam com dinheiro com o objetivo de conseguir emprego. E essa é a razão pela qual Swami chamou essas graduações e diplomas de tigelas de mendicância. Mas os certificados que vocês receberam hoje são joias na coroa da suas vidas que não os farão ir até alguém em busca de um dos dois: dinheiro ou emprego. 
 

As escolas regulares, faculdades, instituições de ensino, universidades, todas elas podem fazer de vocês médicos, engenheiros, advogados, juízes, oficiais de serviços administrativos, burocratas. Mas Bal Vikas é a única instituição que fará de vocês bons seres humanos. Todas as instituições educacionais, universidades, escolas e faculdades farão com que vocês adquiram muita riqueza, prosperidade e status na vida, mas Bal Vikas fará com que vocês adquiram caráter e satisfação na vida, o que nenhuma instituição no mundo pode lhes dar. De fato, um dos meus professores costumava dizer: “Satisfação é riqueza natural e luxo é pobreza artificial”. É a pobreza artificial que é dada a vocês por todas as suas graduações e diplomas, mas é a riqueza natural do contentamento que é ensinada a vocês, que é dada a vocês através de Bal Vikas. Seus currículos regulares nas instituições melhorarão seu Quociente de Inteligência (QI), mas Bal Vikas melhorará seu Quociente Emocional e Quociente Espiritual (QE e QS). O resultado final de uma pessoa que adquire um ótimo QI sem QS foi amplamente demonstrado pelo que aconteceu com um medalhista de ouro do IIT (Instituto Indiano de Tecnologia) cerca de dez anos atrás. Nos anos de 2008/2009, quando houve uma crise econômica mundial, um medalhista de ouro do IIT se casou e se estabeleceu na cidade de Chicago, cometeu assassinato de sua esposa, filhos e sogra e depois suicidou-se por causa da desaceleração da economia. Porém, durante o mesmo período, vimos pessoas que eram menos afortunadas na vida em termos de prosperidade material vivendo uma vida familiar muito feliz por causa dos valores nelas inculcados. Swami iniciou este Bal Vikas em 1969, quando nosso sistema educacional começou a se afastar do propósito da educação. Swami Vivekananda proclamou: “Quero a educação pela qual o caráter é formado, a força da mente é aumentada e o intelecto é expandido; e através da qual alguém possa se apoiar nas próprias pernas”. Hoje, porém, as pessoas que possuem graduações e diplomas são as que enfrentam mais agitações na vida. 

 

Swami Enfatizou a Espiritualidade na Educação

 

Quando sessenta estudantes de um curso de mestrado em agricultura na Universidade de Wisconsin foram levados para um campo agrícola, conheceram um fazendeiro de cerca de setenta anos de idade que parecia ser iletrado e sem instrução. Quando os estudantes que faziam pós-graduação em agricultura ridicularizaram o agricultor pela sua falta de escolaridade e perguntaram a ele o que ele havia estudado na vida, o agricultor respondeu que ele havia tido cinco anos de escolaridade e sessenta anos de aprendizado na fazenda, o que era mais valioso do que os cursos de pós-graduação que as pessoas obtiveram. Portanto, a vida não é o que nossas escolas e universidades nos ensinam. Hoje, nossas faculdades de engenharia produzem engenheiros de automóveis que não sabem como trocar um pneu. Nossas faculdades de engenharia produzem muitos graduados em engenharia elétrica que não sabem como trocar um fusível. De que serve essa educação? Portanto, quando nosso sistema educacional começou a se afastar de seu propósito, de seu objetivo principal, Swami iniciou este Bal Vikas com a finalidade de inculcar valores humanos nas mentes das crianças. Ao mesmo tempo, não era o objetivo de Bhagavan Baba afastar as crianças das buscas materiais. Por favor, lembrem-se, Swami nunca desencorajou o sucesso na vida. Swami nunca desencorajou buscas materiais, mas apenas encorajou a identidade espiritual em tudo que se faz na vida. 
 

Hoje Swami estaria se orgulhando das instituições educacionais administradas pelo Sathya Sai Trust e das crianças pertencentes a Bal Vikas que tiveram sucesso na vida. Sem considerar o que digo, posso dizer-lhes que, no ano de 2006, quando estive diante de Swami como juiz da Suprema Corte de Madras pela primeira vez para dar uma palestra neste mesmo Sai Kulwant Hall, ouvi Swami dizer para Seus alunos, “Olha, ele era nosso aluno de Bal Vikas e hoje é juiz da Suprema Corte”! Eu lhes digo isso porque Swami nunca afastou as crianças das buscas materiais. Swami queria que todos nós tivéssemos sucesso na vida, mas esse sucesso deveria ser combinado com um conjunto de valores humanos. Esse foi o objetivo de Swami ao criar este Bal Vikas cinquenta anos atrás. 
 

Testemunho do Sucesso de Bal Vikas

 

Queridos estudantes! Em 16 de dezembro de 2019 houve uma notícia em um dos principais jornais em inglês. A notícia dizia que no Rajastão, uma menina de onze anos de idade havia assassinado seu colega de classe após uma disputa por causa de uma caneta, em 11 de dezembro de 2019. Por que isso aconteceu? Pais, professores e sociedade em geral terão que pensar sobre isso. Hoje, nós, pais, fazemos todos os esforços para fazer de nossos filhos cavalos de corrida. Queremos que os nossos filhos garantam a primeira colocação em todas as disciplinas ensinadas nas escolas. Mas quando você treina crianças para se tornarem cavalos de corrida, eventualmente essas crianças também se comportam apenas como cavalos de corrida e não como seres humanos. É somente essa doença que Swami queria reparar e remediar e foi assim que os Bal Vikas nasceram cinquenta anos atrás. 
 

Hoje, além de mim, há muitas pessoas que são testemunhas do trabalho realizado por Bhagavan na criação de Bal Vikas. Árvores enormes atingem esse tamanho somente após 30-40 anos depois que as sementes foram plantadas. Plantas muito pequenas crescem em dez dias e morrem em dez dias. Mas, se você quiser cultivar imensas árvores, terá de esperar trinta anos. Essa instituição abençoada por Bhagavan teve de esperar quarenta anos para que as sementes plantadas em Bal Vikas há quatro ou cinco décadas se tornassem árvores enormes, e que, na minha humilde opinião, é o maior milagre realizado por Bhagavan Baba. 

Queridos estudantes! Fui ordenado para dar um Discurso de Bênção nesta ocasião. Bênção é uma palavra que literalmente significa uma breve invocação para ajuda, proteção e orientação Divinas. De fato, essa bênção, a primeira bênção já encontrada em todo o mundo, está em Sikshavalli, que faz parte da Taittiriya Upanishad. Quando o aluno vai até o professor e pede a ele, o professor lhe diz: “O que você acha que deve fazer? Quais são seus deveres como estudante? Sathyam Vada Dharmam Chara (fale a verdade, pratique a retidão). Matru Devo Bhava, Pitru Devo Bhava, Acharya Devo Bhava, Atithi Devo Bhava, Yany Anavadyani Karmani, Tani Sevitavyani, No Itarani (reverencie sua mãe, pai, preceptor e convidado como Deus; quaisquer ações livres de egoísmo, estas devem ser praticadas, não outras). Esta é a primeira bênção dada em todo o mundo e que se encontra na Taittiriya Upanishad - Sikshavalli. Portanto, conforme o significado literal da palavra bênção, que todos nós possamos nos unir e fazer esta breve invocação para a ajuda Divina de Bhagavan Baba e buscar Suas bênçãos e orientação para que nos tornemos instrumentos úteis a serviço da nação e da sociedade . Muito obrigado. Jai Sai Ram. 

 

- Do Discurso de Bênção do Magistrado V. Ramasubramanian, Juiz, Supremo Tribunal da Índia, por ocasião da 10ª Convenção Geral da Índia dos estudantes de Bal Vikas em Prasanthi Nilayam em 4 de janeiro de 2020. 

 

A educação apropriada leva ao aprimoramento da conduta. Com o refinamento da conduta, a vida se sublima. Somente o bom intelecto pode levar à felicidade, que é a fonte da paz. A educação adequada traz associação com boas pessoas. A companhia dos bons é a própria paz. A boa educação redime a vida e garante a libertação como consequência. Quando alguém recebe educação baseada na verdade e nos valores eternos será capaz de alcançar a libertação sem ter que passar pelo processo de submersão no Samsara.


- Baba
 


*N.R.: Bal Vikas é o termo cunhado e utilizado na Índia para a Educação Espiritual Sai que é utilizada nos demais países. 

© © 2016-2020 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.