Especial

O SISTEMA EDUCATIVO ÚNICO DE BHAGAVAN

 

S.S. Naganand

Bhagavan Sri Sathya Sai Baba foi um Divino Professor. Mesmo durante Seus dias de estudante, demonstrou essa capacidade, ao ensinar breves canções aos seus colegas. Também realizou milagres para despertar a atenção e orientar Seus amigos no caminho para Deus através de uma vida feliz e honesta.


O Lar é a Primeira Sala de Aula para a Criança


Swami deu ênfase tanto ao aprendizado formal quanto ao informal. Em muitos Discursos, Ele se referiu à mãe como primeira professora e insistiu na importância de se respeitar e reverenciar a própria mãe. De todas as espécies vivas deste planeta, os seres humanos têm a singular capacidade de aprender, compreender e pensar. Muito deste aprendizado acontece antes de se iniciar a educação formal na escola. Esse aprendizado acontece no colo dos pais, na companhia dos mais velhos e outros parentes. Por esta razão, Swami falou sobre a importância de um bom ambiente no lar, que é a primeira sala de aula. Os valores humanos importantes, da gentileza, carinho, compartilhamento, paciência e alegria são todos aprendidos no lar. Daí, em muitos de Seus Discursos, Ele pediu aos pais que mantivessem a atmosfera correta no lar.


Bal Vikas: o primeiro alicerce do Sistema Educativo de Swami


Referindo-se ao famoso verso Bhaja Govindam composto por Adi Sankaracharya, que Swami relembrou, recitou e cantou em tantas ocasiões, Ele explicou que o satsang era o ponto de partida para a salvação. O verso diz que o satsang, ou a boa companhia, conduz à solidão, e daí ao desapego, seguido da devoção concentrada, que culmina da salvação. O fundamento para a realização na vida começa com satsang, ou boa companhia. Para pavimentar a avenida que conduz ao satsang, Swami concebeu e orientou a Organização de Serviço Sri Sathya Sai a embarcar em um emocionante programa chamado Bal Vikas, que significa, literalmente, florescimento das crianças.

Este é o primeiro alicerce do sistema educativo de Swami. Para que tivesse sucesso, Swami estabeleceu diretrizes detalhadas, um currículo, a didática, a pedagogia e o treinamento dos gurus ou professores. Esse ensino estruturado tinha um conteúdo muito claro, simples e agradável para as crianças que participavam dele. No programa, crianças de idades distintas se reuniam em níveis ou grupos próprios, com atividades adequadas a cada grupo. O programa apresentou aos pequenos vários conceitos universais, presentes em todas as religiões. Era um programa aberto a crianças de todas as religiões, castas, nacionalidades e camadas sociais. As crianças se encontravam no mesmo nível e experimentavam a alegria de aprender em uma atmosfera informal, que despertava seu interesse em aprender mais sobre valores humanos.


Swami: O Mestre Global por Excelência


Grande Mestre como era, Swami amplamente demonstrou em Seus numerosos Discursos a importância da boa educação. Ele começava com um belo poema contendo uma lição moral importante, que, em seguida, explicaria no Discurso. As ideais abstratas que Swami transmitia eram rapidamente seguidas por uma pausa e a famosa frase: “Oka Chinna Katha” (uma historinha).  Em seguida, Ele contava uma breve parábola que tornava o Discurso interessante e gerava curiosidade na audiência. A história continha uma moral relevante para o assunto do Discurso. Esta forma de ensino era facilmente compreendida pelos jovens e adultos. Através deste processo, Swami nivelou adultos e jovens. Os cinco grandes valores que Swami propôs eram: sathya (Verdade), dharma (Retidão), santhi (Paz), prema (Amor) e ahimsa (Não violência). Esses valores humanos eternos se aplicam a todos os seres humanos, independentemente de sua religião, gênero, país ou etnia.


Em muitas escolas e faculdades fundadas por Bhagavan Baba em Pessoa, sob os auspícios da Fundação Central Sri Sathya Sai e do Instituto Sri Sathya Sai de Ensino Superior, os estudantes receberam educação gratuita do 1º ano do ensino fundamental até o doutorado. Educação deve ser gratuita e de alta qualidade – esse era o mantra de Swami. Os professores devem ser bem equipados, bem pagos e dedicados, enfatizava. Swami sempre disse que educação é para a vida, não apenas para ganhar o sustento. Ao mesmo tempo que se dava grande ênfase ao aprendizado formal de todas as disciplinas comuns às escolas e universidades, se via igual ênfase no ensino e prática dos valores humanos. As escolas e faculdades seguiam o antigo sistema indiano de Gurukulas, onde professores e alunos vivem juntos e cada momento é um aprendizado. E isto não acontecia só no trabalho, mas na recreação, esportes, ajuda mútua, autoconfiança e orientação espiritual. Os dias sempre começavam com oração e terminavam em contemplação silenciosa. Cantar bhajans em louvor a toda forma de Deus, de todas as religiões, e com respeito pela fé do outro, foi um comportamento lentamente adquirido pelas mentes dos estudantes na atmosfera proporcionada pelas escolas e faculdades. O maior benefício deste Sistema de Educação era a atenção pessoal e a presença de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba. Seu amor e compaixão eram imensos e ilimitados. Ele era um Mestre Global, mas podia se tornar a mãe carinhosa no momento seguinte. Os estudantes eram capazes de derreter Seu coração e Ele passava longas horas em sua companhia, demonstrando, por Suas ações, comportamento, discurso e conduta como se deveria viver em sociedade. O esforço era sempre apreciado e a excelência acadêmica, reconhecida e recompensada. Swami sentia muito orgulho das realizações de Seus estudantes e frequentemente dizia que Seus únicos tesouros eram Seus estudantes. Nesse ambiente excelente, os estudantes se apegavam aos seus mestres, aos seus estudos e à pessoa de Swami, jamais hesitando em buscar Seu conselho e orientação em todos os assuntos. Como mãe compassiva que era, Swami sempre atendeu e orientou seus estudantes.


Desenvolvimento Integral dos Estudantes


As instituições de ensino criadas por Swami são bem equipadas com os mais recentes auxílios instrucionais, laboratórios, centros de pesquisa, redes de computadores, bibliotecas, instalações esportivas cobertas e um estádio ao ar livre, excelentes salas de aula e alojamentos. Diversas atividades co-curriculares e magníficos eventos culturais e esportivos são realizados e todos os estudantes participam deles. A comida servida no alojamento é saudável, saborosa e abundante, com a única ressalva de que não deve haver desperdício. Swami sempre perguntou aos estudantes sobre a qualidade da comida do alojamento e se era servida em quantidade suficiente. A nutrição do corpo é tão importante quanto a nutrição da mente. 


Educar é desenvolver de maneira integral as boas qualidades requeridas para se viver bem. Envolve alcançar graduações e qualificações profissionais. No sistema de ensino criado por Swami, há amplas oportunidades de desenvolvimento integral da personalidade dos alunos em todos os níveis.


Depois do Maha Samadhi de Bhagavan no ano de 2011, as instituições fundadas por Ele continuaram a funcionar exatamente como Ele as concebera. Além disso, muitas melhorias foram introduzidas na infraestrutura e instalações. Um grande número de estudantes de toda a Índia busca admissão em um exame bastante competitivo seguido de entrevista. Todos acreditam que embora Swami não esteja fisicamente presente, Ele continua a nos abençoar, guiar e mostrar o caminho até o dia de hoje. A oração de encerramento das instituições de Swami é universal e representa a ética de um bom sistema de ensino.


Samasta Lokah Sukhino Bhavantu (Que todos os mundos sejam felizes)!


– Advogado eminente, o autor, Sri S.S. Naganand, é membro da Fundação Central Sri Sathya Sai.

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