top of page

Especial

SRI SATHYA SAI CENTRAL TRUST NAS PEGADAS 
DE BHAGAVAN BABA

 

R. J. Rathnakar, administrador do Central Trust

02.png

Como todos sabem, toda a humanidade está passando por um momento muito difícil devido à emergência médica decorrente da disseminação da Covid-19. Nesta atual situação, gostaria de dizer algumas coisas sobre o trabalho de assistência que realizamos em Prasanthi Nilayam, com a inspiração, o amor e as bênçãos de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba.
 

Somos uma Organização, uma instituição, conhecida por seus serviços e atividades humanitárias em todo o mundo. Mantendo isso em vista, no momento em que surgiu esta emergência médica específica, nos reunimos todos no Central Trust e discutimos a respeito. Todos concordaram por unanimidade que devemos, do nosso modo, participar de alguma forma para apoiar os esforços do governo - seja ao nível distrital, estadual ou nacional. Sentimos que devemos nos tornar parte de uma solução para a atual crise.
 

Prasanthi Nilayam está situada no distrito de Anantapur, Andhra Pradesh. Por isso, decidimos que devemos fazer algo imediatamente pelos nossos irmãos e irmãs que vivem em Prasanthi Nilayam, nos arredores e também pelas pessoas que moram neste distrito. Assim, como parte de nosso plano, iniciamos um Centro de Quarentena e Isolamento em nosso Hospital de Super Especialidades em Puttaparthi. Talvez nós sejamos uma das primeiras organizações beneficentes a surgir e estabelecer um Centro de Quarentena e Isolamento. Planejamos iniciar um centro com 100 leitos no total. No momento, já concluímos um Centro de Quarentena e Isolamento com 50 leitos e o disponibilizamos para a administração do distrito.

Além disso, em consulta com nossos próprios Diretores Hospitalares e Superintendentes Médicos, finalizamos uma lista de suprimentos médicos com duração para cerca de 6 semanas, necessários para os 14 Centros de Quarentena e Isolamento criados pelo governo de Andhra Pradesh no distrito de Anantapur, chegando a aproximadamente 1.400 leitos. 

Todos aqueles que estão na área da saúde, na área médica, incluindo médicos e equipe paramédica, precisam de equipamentos de proteção tais como equipamentos de proteção individual, desinfetantes, germicidas, etc. Compramos todos esses suprimentos médicos gastando cerca de 20 milhões de rúpias (2 crore de rúpias), ou seja, cerca de 270 mil dólares, e os entregamos a esses Centros de Quarentena e Isolamento. Estou certo de que Swami está muito feliz e nos abençoará por todo esse trabalho, que Ele mesmo iniciou várias décadas atrás. Tenho certeza de que Ele está como um pai orgulhoso, vendo Seus filhos seguindo Seus passos. É também uma questão de grande alívio para as pessoas do distrito que a Organização Sri Sathya Sai tenha se apresentado para estender uma mão amiga.

 

As notícias sobre a nossa vontade de ajudar criou muita disposição. Houve um comunicado na imprensa a esse respeito. Quando escrevi uma carta ao jornal do distrito de Anantapur informando que estávamos dispostos a ajudar e a fazer os pedidos de material necessário, isso criou muita positividade e um sentimento de esperança entre as pessoas deste distrito. Vocês sabem, quando alguma coisa vem de Prasanthi Nilayam, do Central Trust, as pessoas sentem que uma solução está chegando. É assim que Swami e Suas obras são vistas. No momento em que Sri Sathya Sai entra, eles sentem que há uma solução para o seu problema. Essa é a beleza desta Organização. Essa é a credibilidade com que Swami estabeleceu esta bela instituição.
 

O Primeiro Ministro da Índia, Sri Narendra Modi, convidou cerca de 15 a 16 organizações religiosas e de assistência social para uma videoconferência em 30 de março de 2020. Ele deu uma conferência inspiradora sobre a nação e a necessidade das instituições beneficentes e de assistência social participarem no trabalho de auxílio. Muitos dos participantes expressaram preocupação com a segurança dos voluntários no processo. De fato, eu conversei com nosso Presidente da Organização Sri Sathya Sai Seva da Índia, Sri Nimish Pandya. Também estávamos com um dilema de como solicitar aos voluntários que saíssem e prestassem serviço na situação atual. Felizmente, porém, nesta videoconferência com o Primeiro Ministro, recebemos uma orientação quando ele disse: “Há milhões de pessoas neste país que não tem condições de comer a menos que trabalhem todos os dias. Pelo menos, vocês pode pedir aos seus voluntários Seva Dal que forneçam comida para as pessoas que estão nas estradas, sofrendo de fome devido a esse período de confinamento”. Portanto, com essa diretriz do Primeiro Ministro, nós discutimos e Sri Nimish Pandya já telefonou para a Organização Sri Sathya Sai em todo o país para que iniciem cozinhas comunitárias e forneçam alimentos para os necessitados, nos níveis Samithi e Bhajan Mandali, sempre que possível e sempre que necessário. Também os advertimos a observar estritamente as normas de distanciamento social e a tomarem todas as precauções necessárias em relação à higiene pessoal ao servir os alimentos.
 

Como vocês sabem, a Organização Sri Sathya Sai tem cerca de 600.000 voluntários. Temos mais de 10.000 Centros neste país. O alcance de Swami é muito amplo. Swami, é claro, é universal e Seu alcance também é universal. Ele pode chegar a qualquer lugar! A Organização Sri Sathya Sai também criou esse tipo de rede mundial. Trabalhamos em quase 550 distritos no país. É por isso que a Organização Sri Sathya Sai é reconhecida em nível nacional e internacional e vista como uma Organização de Serviço confiável em momentos de crise.
 

De fato, muitas pessoas me enviaram mensagens de felicitações quando o Primeiro Ministro incluiu o Central Trust e a Organização Sri Sathya Sai em sua lista de convidados para a videoconferência. Mas, a meu ver, nossa responsabilidade aumentou. Agora, precisamos ser mais responsáveis ​​e nos concentrarmos mais no Seva. Devemos fazer uso dessa bela plataforma criada pelo próprio Avatar. Nossa Organização não é como uma ONG (Organização Não-Governamental). Esta é uma Organização espiritual criada pelo Avatar para que possamos perceber nosso verdadeiro Eu através do serviço. Portanto, trate qualquer serviço que for feito através desta Organização como um Sadhana, uma oportunidade para viajar para dentro de nós. O real propósito de servir nesta Organização é "crescer interiormente". Foi para isso que Swami começou esta Organização. Se você observar os 9 pontos do Código de Conduta, a essência do que Swami diz é que esta Organização foi criada para nossa autorrealização! Então, acredito que é uma oportunidade de ouro para todos nós encontrarmos satisfação em nossas vidas através do serviço.
 

Como parte do cumprimento de nosso dever para com a nação, contribuímos com cerca de cinquenta milhões de rúpias para o Fundo de Assistência e Ajuda ao Cidadão em Situações de Emergência e outros cinquenta milhões de rúpias para o governo de Andhra Pradesh, para o Fundo de Alívio do Ministro-chefe. Em suma, estamos empregando de 12 a 15 crores de rúpias  para esse trabalho de Alívio à Covid, cerca de 2 milhões de dólares.
 

O Seva prestado pelos devotos e voluntários da Organização Sri Sathya Sai e do Central Trust é inestimável. Não pode ser quantificado em termos monetários ou quaisquer outros termos. Vemos nos países ocidentais que até pessoas com muito dinheiro estão buscando ajuda. Recentemente, me deparei com uma mensagem do WhatsApp em que um filho escreveu sobre a condição de seu pai. Ele dizia que seu pai tem 73 anos e todos esses anos tinha respirado livremente o ar proveniente de Deus, da natureza. Mas agora ele está gastando 5.000 dólares por dia pelo mesmo ar. O dinheiro pode salvar nossas vidas nessa hora de crise? Somos protegidos apenas quando temos amor e afeição por nossos semelhantes, seguindo os princípios de Deus.
 

Muitas vezes me pergunto por que a humanidade tem que passar por esse tipo de crise. Talvez tenhamos menosprezado as coisas. Toda essa natureza e toda a criação pertencem a Deus. Somos apenas inquilinos, devemos sempre nos lembrar disso. Pelo menos agora, vamos nos voltar a Ele e buscar Seu perdão. Vamos prometer a Ele que preservaremos a beleza e a grandeza do 'lar' que Ele nos deu. Agora é a hora de refletir e fazer uma introspecção. Nem o dinheiro, nem a posição de autoridade, nada além do Amor Divino podem nos proteger. Vimos que essa emergência médica foi um grande equalizador. Trouxe os Chefes de Estado, reis, rainhas, magnatas, celebridades e homens comuns para o mesmo nível e a mesma plataforma.
 

Hoje, uma partícula invisível na criação de Deus está deixando todos de joelhos. O coronavírus é apenas uma proteína, muito pequena em tamanho, apenas mícrons. Se Deus libera apenas uma partícula, pode parar a vida de forma esmagadora. Nós devemos perceber isso. Não vamos nos preocupar demais e correr atrás de coisas que não vão nos proteger. É isso que estamos testemunhando agora. Nunca pensamos em ver uma situação como essa em pleno século XXI. Talvez este seja um chamado de Deus para que acordemos. É a maneira como a mãe natureza reagiu aos erros do homem.
 

Há 8.400.000 espécies  na criação. O ser humano é apenas um entre eles. Se destruirmos essa natureza, que também abriga plantas, animais, pássaros, peixes etc., por quanto tempo eles poderão tolerar? Talvez todos eles tenham ido a Deus e se queixado: “Ó Senhor! Esses seres humanos criaram muitos problemas para nós. Por favor, advirta-os”! É por isso, penso eu, que Deus quis que prestássemos atenção nisso e nos deu um aviso severo.
 

A Organização Sri Sathya Sai sempre estendeu a mão aos necessitados, quando quer que haja uma calamidade ou uma situação problemática enfrentada por nossos irmãos e irmãs em qualquer lugar do país ou em qualquer lugar do mundo. Quando houve o tsunami, os voluntários da Organização Sri Sathya Sai de Serviço estavam lá para servir. Tivemos inundações em Kerala. Vimos o mesmo em Odisha. Houve um terremoto em Gujarat. Todas as  vezes, nossos voluntários Seva Dal prestaram serviço sob a divina orientação de Swami. Mesmo agora, sempre que há uma calamidade natural, se você perguntar à população local, eles dirão que os voluntários Sri Sathya Sai foram os primeiros a chegar para ajudá-los. O espírito de serviço deles é incrível!
 

Irmãos e irmãs, gostaria de lhes contar uma coisa muito interessante e inspiradora também. Temos cerca de 1.200 voluntários em Prasanthi Nilayam que vieram para prestar serviço. Devido às ordens de confinamento emitidas pelo governo, elas não puderam retornar. Qualquer que seja a dificuldade que estão enfrentando, eles continuam fazendo o possível para prestar serviço aqui em Prasanthi Nilayam. Não sei dizer o quanto meu coração se enche de gratidão vendo o tipo de dedicação que estão demonstrando. Alguns deles têm pais idosos. Devido ao confinamento, eles são incapazes de sair e trazer coisas para si. O marido de alguém teve um ataque cardíaco. Uma família disse que a filha teve um aborto espontâneo. Alguém perdeu o sogro. Alguns deles deixaram seus filhos na casa dos vizinhos e vieram para oferecer serviço, pensando que poderiam voltar para casa depois de uma semana. Mas, todos eles estão retidos aqui devido ao confinamento. Embora seus corações estejam pesados, com um sorriso no rosto e um lenço no pescoço, eles estão circulando em Prasanthi Nilayam cumprindo seus deveres.
 

Em que outro lugar do planeta você consegue ver algo assim? Não é a marca do amor verdadeiro por Deus que os leva a fazer isso? Este é um grande milagre em si mesmo, não pode haver milagre maior do que isso. Somos muito afortunados por estarmos trabalhando em nossas vidas por uma Missão Divina, uma Causa Divina. Somos sempre gratos a Bhagavan Sri Sathya Sai Baba por ter nos concedido a oportunidade de ouro de santificar nossas vidas servindo Seus Pés de Lótus. Não podemos agradecê-lo o suficiente por esta gloriosa oportunidade em nossas vidas!
 

Eu busco Suas bênçãos; não apenas para as pessoas aqui, mas para todos aqueles que estão trabalhando em várias partes do país e do mundo em geral. Oro a Swami para abençoar toda a humanidade e ajudá-la a sair desta crise o mais cedo possível, para que Seus filhos possam se reunir novamente nesta bela morada de Prasanthi Nilayam muito em breve. Por quanto tempo o Salão Sai Kulwant permanecerá vazio? Estamos todos aguardando para ver todos vocês novamente, cantando Sua glória aos Divinos Pés de Lótus. Irmãos e irmãs, estamos esperando por todos vocês! Estamos tentando manter Prasanthi o mais limpa e segura possível. Tenho certeza de que nossas orações estão com vocês e da mesma forma, suas orações estão conosco!
 

Samasta Lokah Sukhino Bhavantu
(Que todos os mundos sejam felizes!)

 

bottom of page