Editorial

O MAIOR PRESENTE PARA A HUMANIDADE

O ser humano foi testemunha de grandes feitos científicos e tecnológicos no século XX. Atordoadas pelas maravilhas da ciência e da tecnologia, as pessoas começaram a acreditar que a resposta para todos os problemas do mundo poderia ser encontrada nos avanços nesses campos. O homem, portanto, começou a ignorar a moralidade e a espiritualidade. Mas logo as maravilhas da ciência se transformaram em horrores da ciência, quando os cientistas produziram bombas atômicas e armas de destruição em massa. O resultado foi desastroso. O ser humano, em sua insanidade, massacrou mais de 100 milhões de seus semelhantes nas duas guerras mundiais e em conflitos internos em muitas nações, apenas no século XX. 


Foi neste momento crítico da história humana que Bhagavan Sri Sathya Sai Baba forneceu a base moral e espiritual para a vida do homem, iniciando um programa de Educação Sathya Sai em Valores Humanos e elaborando um sistema de educação que integra os valores humanos com o conhecimento secular. Este foi o maior presente de Bhagavan para a humanidade atormentada e confusa. Advertindo o homem sobre os perigos que enfrenta na era moderna da ciência e da tecnologia, declarou enfaticamente: política sem princípios, instrução sem caráter, ciência sem humanidade e comércio sem moralidade são não somente inúteis, mas positivamente perigosos.
 

Para dar uma forma prática à Sua Mensagem, Bhagavan criou o Instituto de Ensino Superior Sri Sathya Sai, considerado uma Universidade pelo governo, que se tornou um farol de luz: um sistema integral de educação que integra os valores humanos com a excelência acadêmica. Vendo o sucesso deste sistema de educação, uma equipe especializada da Comissão de Bolsas Universitárias observou: "Este Instituto se destaca como uma joia no sistema de ensino universitário do país, e este modelo é digno de emulação pelos institutos de ensino superior no país e em outros lugares".
 

A Mensagem Divina de Bhagavan, de tornar os valores humanos a base do sistema educacional, já atingiu todos os cantos do mundo, e as Escolas Sathya Sai, bem como os Institutos Sathya Sai de Valores Humanos, estão espalhando essa mensagem para provocar uma mudança fundamental no sistema de educação do mundo. Naturalmente, os governos de muitos países adotaram-no para suas escolas e estão enviando seus professores aos Institutos de Educação Sathya Sai para o treinamento na metodologia da Educação Sathya Sai em Valores Humanos. A Organização das Nações Unidas, que estava em busca de paz duradoura no mundo após duas guerras mundiais sangrentas, adotou este sistema de Educação em Valores Humanos, e o painel de especialistas criado por este organismo mundial aprovou-o por unanimidade.
 

Oferecendo esta edição especial da Sanathana Sarathi aos Pés de Lótus de Bhagavan Baba, o Mestre Divino do Mundo, em seu 94º aniversário, oramos por uma paz duradoura no mundo.

– Editor 

© © 2016-2019 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.