Divino Discurso

EDUCAÇÃO PARA A FELICIDADE SUPREMA

ADQUIRA O CONHECIMENTO DO ATMA

Hoje, aquilo de que o mundo precisa não é nem riqueza nem qualquer avanço material. Precisa de estudantes que sejam ideais e que trabalhem para a prosperidade da sociedade. O campo da educação, hoje, está assolado por problemas que confundem a todos. Raramente encontramos estudantes trabalhando para a prosperidade da sociedade e o fortalecimento de seu tecido moral. Hoje os alunos lutam para adquirir poder, posição e riqueza. Eles não fazem nenhum esforço para incutir em si virtudes. É engano pensar que o serviço prestado à sociedade seja para outra pessoa. Na verdade, é serviço prestado a si mesmo e a Deus. Sarvatah Panipadam Tat Sarvathokshi Siromukham, Sarvatah Srutimalloke Sarvamavruthya Tishthati (com mãos, pés, olhos, cabeça, boca e ouvidos transpassando tudo, Ele permeia o universo inteiro).

Reconheça a Verdade de Sua Divindade


Existe uma força que permeia tanto o microcosmo quanto o macrocosmo. Essa força é o Divino Cósmico. A consciência divina presente em você é a mesma presente em tudo. O mundo inteiro está cheio desta consciência divina. As pessoas que percebem esta verdade eterna não pisarão na senda do erro. As formas são muitas, mas o poder divino é um só. Por isso, o homem deve ansiar por reconhecer sua divindade inata. Hoje existem milhões de eruditos e de intelectuais. Eles fizeram algum bem à sociedade? Promovem apenas seu egoísmo e interesse próprio. Raramente encontramos tais pessoas trabalhando para a prosperidade do país. Somente quando o egoísmo for removido da natureza dos homens é que haverá pureza no país.

A educação de hoje só pode proporcionar confortos mundanos. Além da educação secular, deve-se adquirir o conhecimento do Atma. Você pode experimentar o poder divino que é todo-penetrante. A isto se chama o Divino Cósmico. Muitos cientistas têm feito muitos experimentos para descobrir este poder. Mas, qual é o resultado? Eles tendem a descobrir o que é transitório e mundano. Você deve procurar reconhecer a unidade do poder divino que permeia o universo inteiro. Uma vez que reconhecer esta verdade, nunca mais será submetido a preocupações. A força que permeia o universo inteiro também está em seu dedo mínimo. Você duvida deste fato, vai pelo nome e forma e se enfraquece. Uma vez que transcender o nome e a forma e perceber a energia divina, conseguirá uma força enorme. 
 

A Energia Divina é a Base da Vida
 

Encarnações do Amor! O amor é a base da vida neste mundo. Não há nada que não possamos realizar com o amor. Sem amor a humanidade não pode existir. O humanismo não se baseia somente na forma. Na verdade, podemos considerar todos os seres como divinos. Mas, o homem é arrebatado pelas diferenças na forma. Quando você perceber a unidade de todas essas formas, poderá desfrutar da alegria eterna. Portanto, é importante começar a praticar este princípio da unidade em suas vidas.


Nunca odeie ninguém, porque o princípio do amor é imanente em todos. A energia divina também está presente em todos. Nunca critique nem denigra quem quer que seja. Ame a todos. Isso também é a consciência divina que se transforma em poder divino. Por isso, nunca dê espaço para maus pensamentos. Com pura convicção declare que você é o Divino Cósmico presente em todos. Muitas pessoas recorrem a muitas práticas espirituais sem entender sua própria divindade inata.


Tudo que você estuda é conhecimento emprestado. Toda essa educação é necessária no mundo material. Você deve adquiri-la só na medida do necessário. Pode-se chamar uma pessoa de educada só porque sabe ler e escrever?  Pode a educação sem bons sentimentos e boa mente ser chamada de ‘verdadeira educação’? Se a educação é apenas para se viver, então os animais e os pássaros não estão vivendo? Educação é para a vida, não para ganhar a vida. Sem perceber esta verdade, o homem se expõe a muitos perigos para poder garantir sua sobrevivência. 


O conhecimento secular é essencial para sua prosperidade neste mundo. Mas, para a prosperidade depois deste mundo, é essencial o conhecimento de Brahman. A educação secular é meramente para o corpo e não para a vida. Ela não pode ajudar a entender a natureza do Atma.


Por que você não reconhece sua própria verdade em vez de saber tanto sobre os outros? Você pergunta aos outros: ‘Quem é você?’. Em vez disto deveria perguntar: ‘Quem sou eu?’. De que adianta saber sobre os outros quando você não sabe quem você é? Quando você se conhecer, facilmente entenderá os outros. O mesmo princípio é imanente em você e nos outros. É a consciência universal toda penetrante. Você deve reconhecer esta energia divina. Então você não terá qualquer sofrimento ou miséria. Bhagavan afirma isto com base em toda Sua experiência. Minha vida é Minha mensagem. Bhagavan é todo venturoso. Bhagavan não tem preocupações.


- Do Discurso de Convocação de Bhagavan no Sai Kulwant Hall, Prashanti Nilayam, em 22 de novembro de 2000.

Mídias Sociais

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Spotify ícone social

© © 2016-2020 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.