Chinna Katha - Pequena História

DEUS É O ÚNICO DOADOR

Certa vez, um rei foi a uma floresta caçar. Depois de algum tempo, sentiu-se cansado e sedento. Viu uma pequena cabana à distância e foi até lá, esperando encontrar alguém. Ali ele encontrou um sábio em profunda meditação. O rei sentou-se ali esperando pacientemente, pois não queria perturbar a meditação. Então o sábio abriu seus olhos e perguntou: “Meu caro, quem é você? O que o traz aqui?”.

 O rei respondeu: “Eu sou o líder de um reino. Vim à floresta caçar. Como me senti cansado, entrei em seu eremitério para descansar um pouco”. O sábio ficou feliz ao ouvir aquilo e ofereceu frutas e água fresca ao rei. O rei ficou muito contente com a hospitalidade oferecida pelo sábio. Ao partir, o rei pediu ao sábio: “Swami! Meu reino é muito próximo. Gentilmente aceite o convite de vir ao meu reino e receber minha hospitalidade como forma de gratidão”. O sábio, que havia renunciado a tudo, não aceitou esse convite. Mas o rei insistiu e, por fim, o sábio concordou apenas para satisfazê-lo.

O rei ficou satisfeito com a hospitalidade do sábio e convidou-o para visitar seu reino.

"Pedirei a Deus se eu precisar de qualquer coisa", disse o sábio ao rei.

Depois de chegar ao palácio, ambos tomaram banho e entraram na sala de orações. O rei começou a rezar: “Ó Deus! Eu me tornei um rei devido à minha grande boa sorte. Mas este pequeno reino não é suficiente para mim. Portanto, desejo estender meu reinado anexando pequenos reinos próximos. Lance Seu olhar benevolente sobre mim e derrame Sua graça”. Ao ouvir essas palavras do rei, o sábio calmamente se levantou e começou a sair sem dizer nada. “Swami! Você vai embora sem comer nada? Por favor fique por mais algum tempo”, pediu o rei.

O sábio respondeu: “Eu não vim aqui pedir a um pedinte. Você mesmo é um pedinte e está mendigando pequenos ganhos de Deus. Está pedindo a Deus que torne seu reino maior. Se eu quiser qualquer coisa, vou orar ao mesmo Deus a que você está orando. Não preciso de nada de você.”

© © 2016-2019 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.