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Plantio de mudas em Resende
26/11/2016
Plantio de mudas em Resende
26/11/2016
Natal em Queimadas
16/12/2018
Projeto Serviço em EVH em Queimadas -
Natal na comunidade


Eventos Nacionais
Eventos Nacionais


01 de Novembro de 2025
O que se faz com um alimento sem sabor, que não agrada ao paladar? Ele é descartado. Similarmente, quando um indivíduo não se conduz de maneira apropriada, ele é rejeitado pela sociedade. Por isso é necessário estar em união com a sociedade. Esse é o primeiro passo para a unidade. Quando houver unidade, haverá pureza e, quando houver pureza, haverá divindade. Por conseguinte, o ensinamento divino na vida humana está na combinação inseparável destas três: unidade, pureza e divindade. Mas é somente o amor que possibilita a unidade entre todos. Onde há amor, não existem diferenças baseadas em raça, nacionalidade e outros critérios. Onde falta amor, instala-se o ódio e, onde existe ódio, não é possível haver relacionamentos, até mesmo entre mãe e filho. Quando existe amor, não há distinção entre “meu” e “seu”; então é possível realizar tudo por meio do amor. Por outro lado, sem amor e sem fé inabalável não se pode vivenciar nenhuma experiência espiritual. Devoção, entrega e fé são os três passos interconectados que formam a base para experiências transcendentais. (Discurso Divino, 26 de abril de 1993)
Sri Sathya Sai Baba
02 de Novembro de 2025
Deus habita em cada um de vocês; no entanto, assim como a mulher que teme haver perdido o seu colar ou que alguém o tenha roubado, e só percebe que ele está no seu pescoço ao passar por um espelho, o ser humano só reconhece a presença divina em si mesmo quando algum mestre espiritual o lembra disso. A alegria que experimenta então é incomparável. Todo indiano deve compreender que a ciência da autodescoberta é a sua própria herança, e que ele precisa valorizá-la e conquistá-la. Atualmente existem muitos eruditos capazes de explicar essa herança, mas poucos a praticam e colhem os seus frutos. Essa ciência foi explorada por sábios e estabelecida em termos claros e simples. Deixar de conhecê-la e de praticá-la constitui a maior perda sofrida por este país. A predileção pelo que é moderno em detrimento do que é clássico e eterno é a causa desse infortúnio. Não se deve equiparar a cana-de-açúcar a nenhum outro tipo de cana! Só farão isso aqueles que desconhecem o sabor do açúcar. (Discurso Divino, 16 de dezembro de 1964)
Sri Sathya Sai Baba
03 de Novembro de 2025
Implorar e pedir estão relacionados ao mundo material e implicam que se trilhe o caminho exterior da mundanidade. Por outro lado, o amor verdadeiro e sagrado está relacionado ao caminho interior da espiritualidade. Quando se segue o princípio da interioridade espiritual, todas as tendências mundanas desaparecem naturalmente. Ninguém sabe quantas coisas preciosas e valiosas existem no tesouro de Deus. Vocês podem estar pedindo pedaços de vidro, porém talvez Deus queira lhes dar diamantes preciosos. Podem estar pedindo coisas insignificantes, quando Ele já decidiu lhes conceder algo muito valioso. Portanto, deixem tudo à Vontade Divina. Só então Deus lhes dará aquilo de que realmente precisam. Vocês não conhecem as suas verdadeiras necessidades nem sabem o que é bom e o que não é bom para vocês. Mas o próprio Deus lhes dará o que for bom, benéfico e ideal para vocês, no momento e da maneira que julgar certos, conforme a Sua Vontade. Se vocês entregarem tudo ao Senhor com mente firme e realizarem todas as ações buscando agradá-Lo, Ele mesmo cuidará de todas as suas necessidades! (Discurso Divino, 20 de junho de 1996)
Sri Sathya Sai Baba
04 de Novembro de 2025
O transbordamento do Amor ou prema é a Retidão ou dharma. Quem compreende a Retidão promove o Amor, e aquele que cultiva amor por Deus pode facilmente trilhar o caminho da Retidão. A Retidão e o Amor, ou seja, dharma e prema, são como irmãos gêmeos, porém o ser humano de hoje perdeu essas duas qualidades. Uma vida desprovida de Retidão e de Amor é árida como um deserto. Conta o épico Mahabharata que Duryodhana, o mais velho dos irmãos Kauravas, prostrou-se aos pés da mãe, a rainha Gandhari, implorando as suas bênçãos pela vitória na guerra contra os seus primos, os irmãos Pandavas. Mas Gandhari sabia que Duryodhana não levava uma vida pautada pelo dharma, e por isso não o abençoou para fosse vitorioso na guerra, apesar dos insistentes apelos do filho. A sua única bênção foi: “Onde houver dharma, haverá vitória”. Ela não afirmou que ele seria vitorioso. Posteriormente, Duryodhana buscou as bênçãos de Dronacharya, o seu preceptor, que, por sua vez, respondeu: “Onde há dharma, há Deus; e onde há Deus, há vitória. Deus ama o devoto que segue os preceitos do dharma”. (Discurso Divino, 24 de abril de 1996)
Sri Sathya Sai Baba
05 de Novembro de 2025
Guru Nanak, fundador do sikhismo, preferia as orações comunitárias às individuais, feitas em isolamento. Quando todos se unem para orar a Deus em uníssono, as suas preces têm o poder de derreter o Coração Divino. Em uma grande reunião, certamente haverá ao menos uma pessoa que reze com um coração puro, e essa oração chegará a Deus. Portanto, os devotos devem entoar cânticos devocionais (bhajans) em grupo. Além disso, devem participar do serviço comunitário e se envolver na vida da comunidade. Esse é o caminho mais nobre. Cultivem o amor, que é a forma de Deus. Só por meio do amor é possível obter a plena percepção do Divino. Dentre os incontáveis nomes atribuídos a Deus, o mais digno de ser venerado é Sat-Chit-Ananda, que significa Ser – Consciência – Bem-Aventurança. Sat representa a Verdade, e Chit, a Sabedoria. Onde Sat e Chit estiverem presentes, Ananda certamente estará. Como Deus é Verdade, é Sabedoria e é Bem-Aventurança, é por meio da Verdade, do Caminho do Conhecimento e da Bem-Aventurança que se consegue percebê-Lo plenamente. Sigam o caminho do Amor e alcancem o objetivo, que é a Unidade. Eliminem todas as diferenças. Esta é a mensagem suprema que deixo para vocês no dia de hoje. (Discurso Divino, 25 de dezembro de 1990)
Sri Sathya Sai Baba
06 de Novembro de 2025
Dentre todas as pessoas no mundo inteiro, somente o devoto é capaz de obter a visão de Deus. Embora muitos eruditos possuam um profundo conhecimento das Escrituras Sagradas, esse aprendizado, por si só, não é suficiente para proporcionar a visão do Senhor. É o puro amor que permite a manifestação de Deus perante um devoto. O Universo inteiro está contido na palavra prema, que significa “amor”. Exceto pelo amor, nada mais de valor existe no Universo. O caminho supremo para se chegar a Deus é o do amor. A torrente ininterrupta do amor concede felicidade a todos. Esse é o caminho mais fácil para que toda a humanidade alcance o Divino. O amor tem três princípios fundamentais: 1) não peça; 2) sempre dê e não receba; 3) seja feliz. A felicidade do ser humano depende de que ele siga o caminho do amor. Deus também se alegrará quando vocês trilharem esse caminho. Ele, então, os fará dançar no êxtase do Amor. (Discurso Divino, 24 de abril de 1996)
Sri Sathya Sai Baba
07 de Novembro de 2025
O serviço desinteressado enobrece o ser humano, eleva a sua condição e o provê de inteligência e das habilidades necessárias para aprimorar a natureza humana. Cumprir diligentemente o próprio dever não é suficiente; é essencial cultivar outras qualidades, como o amor, a solidariedade, a equanimidade, a compaixão e o perdão. Sem elas, o ser humano não será capaz de realizar ações altruístas. Alegrias e tristezas, gostos e desgostos, acúmulo de impressões relacionadas a objetos sensoriais – tudo isso é resultado de distúrbios mentais. A causa desses distúrbios é o senso de dualismo entre “meu” e “seu”. Esse dualismo tem raízes no egoísmo, que faz o indivíduo pensar que, estando tudo bem com ele, não importa o que aconteça com o mundo. Uma pessoa tão egocêntrica a ponto de só considerar importantes o seu corpo, a sua riqueza e a sua família vê a verdade como falsidade e vice-versa. Para se livrar desse mal profundamente enraizado, é necessário que o ser humano se dedique a prestar serviço desinteressado. Ele deve compreender que o corpo não lhe foi dado para atender aos seus próprios interesses, e sim para servir ao próximo. (Discurso Divino, 21 de novembro de 1988)
Sri Sathya Sai Baba
08 de Novembro de 2025
Namasmarana, ou seja, a recitação e recordação do Nome do Senhor, salvou o jovem Prahlada da angústia da tortura. Ele recitava incessantemente o Nome Divino, absorvendo o seu sabor doce como o néctar. Mesmo quando elefantes enfurecidos investiram contra ele, Prahlada não clamou ao pai ou à mãe por socorro. Estava completamente alheio à existência deles. Invocou tão somente o Senhor Narayana, o poder supremo e fonte de força dos fracos e dos fortes. Então os elefantes recuaram, afastando-se do menino; o fogo não conseguiu queimar nem um único fio dos seus cabelos; o vento não pôde carregá-lo; os penhascos não o derrubaram e o veneno foi incapaz de afetá-lo. O Nome Divino era a sua armadura, o seu escudo, o seu alento, a sua vida. Anjaneya, outra denominação do deus-macaco Hanuman, também demonstrou o poder do Nome Divino. Com ele impresso no seu coração e vibrando em seus lábios, atravessou de um salto o oceano. Tentações o instigavam a deter-se no caminho, terrores o induziam a retroceder, mas o Nome do Senhor o impulsionou a cruzar o espaço até o longínquo reino de Lanka, onde estava Sita, a esposa de Rama. Em sua mente não havia lugar para nada além do Nome do seu Senhor. (Discurso Divino, 3 de outubro de 1965)
Sri Sathya Sai Baba
09 de Novembro de 2025
Vocês podem realizar quantas práticas espirituais desejarem, mas nunca se esqueçam do Nome de Deus, nem por um instante. Só assim estarão protegidos. Evitem tudo o que possa afastá-los de Deus. Vocês podem conseguir qualquer coisa por meio da oração. Não é necessário orar em voz alta; basta que façam as suas preces mentalmente. Alguns acreditam, de forma equivocada, que o Senhor não virá em seu auxílio se não orarem em voz alta. Deus reside no coração de cada um de vocês e ouve todas as suas preces. Se aspiram a obter a Graça Divina, vocês devem meditar incessantemente no Senhor. As dificuldades do mundo são passageiras; não se deve dar muita importância a elas. No entanto, é possível vencer qualquer obstáculo por meio da oração. Somente a Graça de Deus é verdadeira e eterna, e é a ela que se deve aspirar. Encarnações do Amor! Cantem o Nome Divino dia e noite; ele os protegerá em todos os momentos. Assim como o ar permeia tudo, Deus está em vocês, com vocês, acima, abaixo e ao redor de vocês. Por conseguinte, permaneçam em constante comunhão com a Divindade. (Discurso Divino, 21 de julho de 2005)
Sri Sathya Sai Baba
10 de Novembro de 2025
Se os seus pensamentos girarem em torno do corpo, vocês terão preocupações relativas a dores e enfermidades, reais ou imaginárias; caso estejam concentrados em riquezas, vocês terão preocupações relativas a lucros e perdas, impostos e isenções, investimentos e insolvência; se eles gravitarem em torno da fama, vocês estarão sujeitos a sofrer em razão dos altos e baixos decorrentes de escândalos, calúnia e inveja. Deixem, portanto, que os seus pensamentos se concentrem na sede do poder e do amor divinos, merecedora de submissão voluntária, e a ela entreguem todo o seu ser. Então serão felizes para sempre. Para os rishis – os sábios da cultura védica –, o Nome Divino era o próprio alento; eles viviam do sustento inerente à contemplação da Glória do Senhor. Quando houve a batedura do Oceano de Leite descrita nos Vedas, na qual a inteligência e a devoção foram usadas, respectivamente, como o batedor e a corda, dele emergiu a manteiga que simboliza os três grandes clássicos da literatura sagrada indiana – o Ramayana, o Mahabharata e o Srimad Bhavagata –, para difundir a mensagem do caminho de Namasmarana, ou seja, da recitação e recordação do Nome do Senhor, que leva à paz e à alegria. Foi para reviver essa mensagem e restaurar a fé no Nome Divino que este Avatar veio ao mundo nesta Kali Yuga ou Idade do Ferro. ( Divino discurso de 03 de outubro de 1995)
Sri Sathya Sai Baba
11 de Novembro de 2025
Nomes e formas são transitórios. A forma do tigre é temporária, assim como a da cobra. Então, como nomes e formas são efêmeros, é assim que devem ser considerados. Entretanto, não se deve interpretar erroneamente o princípio do não dualismo. Imaginem uma situação em que um de vocês e outra pessoa têm, cada um, uma caneta no bolso. Seria correto que um pegasse a caneta do outro? Não, com certeza, não! No plano material, cada um tem no bolso uma caneta que lhe pertence. De igual modo, se alguém escorregar e fraturar uma perna, talvez seja necessário engessá-la. A sua mãe ficará triste ao vê-lo sofrer, pois sente imenso amor pelo filho, mas não terá a própria perna engessada. Embora o sofrimento afete a ambos, são pessoas diferentes. O filho experimentará a dor física da fratura, enquanto a mãe sentirá a dor de vê-lo sofrer. Ela não sentirá a dor da fratura, e sim a tristeza pelo sofrimento do filho. Por conseguinte, vocês podem seguir o princípio do não dualismo no que diz respeito ao sentimento, mas não à ação. (Discurso Divino, 26 de abril de 1993)
Sri Sathya Sai Baba
12 de Novembro de 2025
Compreendam a verdadeira relação entre o mundo fenomênico externo e o mundo espiritual interno. O mundo externo é um reflexo do ser interno. Toda a felicidade que as pessoas buscam nos objetos do mundo lá fora reside no seu próprio interior. Eis um exemplo: a água do oceano, ao se condensar em vapor, assume forma e qualidade diferentes, e vai adquirindo pureza e doçura antes de retornar ao oceano sob outra forma. Observem as transformações pelas quais a água passa durante esse processo: ela sobe como vapor, se torna uma nuvem, cai como chuva, flui sob a forma de riachos e, finalmente, como rio, se funde no oceano. A transformação da água em vapor simboliza a Verdade ou satya; a formação da nuvem representa a Retidão ou dharma; e o cair das gotas de chuva simboliza o Amor ou prema. Quando as gotas se unem para formar um rio, surge o fluxo da Bem-Aventurança ou ananda, que se funde no Oceano da Graça. Similarmente, mais cedo ou mais tarde, aquilo que tem origem no Divino tem que se fundir no Divino. Esse é o destino natural de todos os seres vivos: nascer como humano, viver como indivíduo, retornar à natureza divina e, por fim, se fundir no Divino. (Discurso Divino, 7 de março de 1997)
Sri Sathya Sai Baba
13 de Novembro de 2025
Muitas pessoas que nutrem dúvidas a respeito de Swami não compreendem os caminhos do Divino. Elas analisam todas as situações a partir de uma perspectiva mundana, quando deveriam observá-las sob a ótica do Divino. Mudem o ângulo da sua visão. Quando passarem a ver o mundo sob a perspectiva da onipresença do Divino, serão de tal maneira transformados que perceberão o poder do Divino em toda a Criação. Nada está oculto aos olhos de Deus. Muitos acreditam que Swami não vê as suas ações. Não reconhecem que Ele tem uma miríade de olhos. Mas, embora vocês não tenham consciência da sua verdadeira natureza, até mesmo os seus próprios olhos são divinos. Quando tiverem fé em si mesmos, terão fé em Deus. Compreendam que nada existe além do poder do Senhor. Amem a Deus com essa fé suprema e serão naturalmente atraídos para Ele. A pureza é essencial. Um ímã não consegue atrair um pedaço de ferro coberto de ferrugem. Da mesma forma, Deus não atrai para Si uma pessoa impura. Portanto, transformem os seus sentimentos e pensamentos e desenvolvam a convicção de que Deus é tudo. Se estiverem firmemente estabelecidos nessa convicção, Ele jamais os abandonará. (Discurso Divino, 27 de fevereiro de 1995)
Sri Sathya Sai Baba
14 de Novembro de 2025
Crianças pequenas são puras de coração. É somente devido a falhas do sistema educacional que elas seguem caminhos destrutivos. Os estudantes são altruístas e piedosos, mas os pais e os professores, em casa e na escola, os desviam do caminho correto. É natural que os pais amem os filhos, porém esse amor precisa ter limites. Os pais devem estar sempre atentos ao comportamento dos filhos. Infelizmente, hoje em dia, os próprios pais desconhecem o que é conduta correta. Como podem, então, dar aos filhos orientação apropriada? Atualmente há excesso de liberdade. Sim, a liberdade é desejável, mas que tipo de liberdade? Como Eu digo: “A finalidade da sabedoria é a liberdade; a da cultura, a perfeição; a do conhecimento, o amor; e a da educação, o caráter”. Esse é o ideal de liberdade a se buscar. No entanto, ao darem aos filhos a liberdade de agir como bem entendem, ao deixá-los voltar para casa de madrugada, sem indagar o seu paradeiro, os pais acabam por arruiná-los totalmente. A falta de boas maneiras e disciplina entre os estudantes não deve ser atribuída inteiramente a eles. Ela resulta dos maus exemplos fornecidos pelos pais. O amor excessivo que demonstram leva os filhos a seguir o caminho errado. (Chuvas de Verão, 20 de maio de 1991)
Sri Sathya Sai Baba
15 de Novembro de 2025
Três coisas são fundamentais nos dias de hoje: moralidade nos negócios, princípios na política e caráter na educação. Para onde quer que nos voltemos, vemos desordem, sofrimento e medo. Como nos livrarmos desses males? O único meio é o amor. O amor é Deus. Vivam no amor. Quando se cultiva o amor, não há lugar para o ódio. A injustiça não se faz presente. As pessoas não se entregam à falsidade nem se desviam para caminhos perversos; ao contrário, seguem o caminho correto. Portanto, considerem o amor como o próprio Deus. Disse o Buda: “A não violência é a virtude suprema”. Sathya Sai afirma: “Só o amor é a forma do Divino”. Amem a todos. O amor é a única propriedade de Deus. Não pertence ao ser humano nem é uma mercadoria que se possa comprar. O amor emana do coração e apenas ele pode ser considerado divino. Na verdade, o Amor Divino difere dos apegos humanos. É atemporal e onipresente. Façam dele o seu único ideal. O amor é inerente a vocês. Manifestem-no da maneira apropriada. (Discurso Divino, 7 de março de 1997)
Sri Sathya Sai Baba
16 de Novembro de 2025
Você deve aprender a investigar como pode merecer a graça de Deus e distinguir entre o bem e o mal. Espero que você desenvolva todas essas habilidades e, assim, possa conquistar a graça divina. Não é suficiente ter devoção a Swami. Seu amor por Ele não necessariamente se converterá no amor de Swami por você. Sem encontrar os meios adequados para conquistar a graça divina, seus esforços serão em vão. Você deve seguir um caminho que lhe permita experimentar e desfrutar desse amor. Conhecer o caminho que lhe garante o amor divino é mais importante do que simplesmente afirmar que sente amor. Apenas sentir amor é como uma via de mão única. Quando o seu amor desperta o amor divino, ele se transforma em uma via de mão dupla. É dar e receber. Ao nutrir boas ideias, cultivar bons pensamentos e praticar ações nobres, você não precisará pedir pela graça divina. Deus espontaneamente derramará Sua graça e Seu amor como recompensa por sua boa conduta. (Chuvas de Verão, 17 de junho de 1974)
Sri Sathya Sai Baba
17 de Novembro de 2025
A ilusão é a mancha que obscurece a mente. Ela é como um cão feroz que não permite que ninguém se aproxime do seu Senhor. Vocês só podem passar por ela de duas maneiras: a primeira é sarupya, que significa assumir a própria forma do Senhor; a segunda é samipya, que consiste em conquistar a proximidade e a Graça do Senhor, chamando-O tão intensamente que Ele vem em pessoa e os acompanha até a Sua morada. A ilusão é como um animal de estimação do seu Senhor; portanto, não lhes causará nenhum mal se Ele assim o ordenar. O Senhor vem para salvar da ilusão não um único ser humano bom, mas toda a humanidade; por isso precisa assumir uma forma que o ser humano seja capaz de amar, reverenciar e prezar. Ele só poderá conceder alegria e coragem falando a linguagem humana. Muitos têm receio de se aproximar de Mim porque sabem que conheço os seus pensamentos mais profundos e desejos mais íntimos. Devo dizer-lhes, no entanto, que apenas animais indefesos sentem medo. O ser humano, filho da imortalidade, não deve temer. As pessoas rezam diante de imagens de pedra do deus-serpente; contudo, quando uma serpente de verdade surge em resposta às suas orações, fogem do santuário, aterrorizadas! Saibam que o Senhor Se manifesta apenas para derramar a Sua Graça, nunca para infundir terror. (Discurso Divino, 1º de janeiro de 1964)
Sri Sathya Sai Baba
18 de Novembro de 2025
Encarnações do Amor! Por meio do amor, vocês podem alcançar qualquer coisa. Um ser humano sem amor é como alguém sem vida. Sirvam amorosamente a todos. O Divino é tanto aquele que ama quanto aquele que é amado. Ele é, ao mesmo tempo, o diretor e o ator da peça. Ele faz lágrimas brotarem dos seus olhos e também enxuga as suas lágrimas. Como faz isso? Quando vocês estão absortos em assuntos mundanos, Ele traz lágrimas aos seus olhos; quando estão imersos na espiritualidade, Ele as enxuga. Ele os deixa loucos e também faz desaparecer a sua loucura. Ele é Sai Rama Sat-Chit-Ananda, ou seja, Existência – Consciência – Bem-Aventurança. Torna o devoto louco por Swami, fazendo-o clamar por Ele, e resgata o devoto do louco apego ao mundo. Transforma um indivíduo desfrutador de prazeres em um buscador espiritual, e um buscador espiritual em um desfrutador da bem-aventurança divina. Sim, pois quando um rico voltado para prazeres mundanos se torna um asceta mendicante, ingressa em uma vida de profunda contemplação do Divino. (Discurso Divino, 7 de março de 1997)
Sri Sathya Sai Baba
19 de Novembro de 2025
Encarnações do Amor! Neste Universo infinito, entre as miríades de seres vivos, a humanidade ocupa um lugar proeminente; e, dentre os seres humanos, nascer mulher é um privilégio. Há muitos exemplos que demonstram a relevância das mulheres. Afinal, não foi do ventre de Kausalya que Rama veio ao mundo como Encarnação Divina? Os gêmeos Lava e Kusha não se tornaram grandiosos por serem filhos de Sita? Não foi o cuidado amoroso de Jijibai que fez do rei Shivaji um notável líder? Não foi a devoção de Putlibai que tornou Gandhi um mahatma, termo que tem o significado de “grande alma”? Todos os eminentes sábios, santos, heróis e guerreiros nasceram de mulheres que os conduziram à grandeza. A mulher é a própria Deusa da Natureza. Gayatri, que contém a essência do conhecimento védico, é uma deusa, venerada como Veda Mata ou a Mãe dos Vedas. Obviamente, o nascimento feminino é digno de apreço, reverência e sublime respeito. Os Vedas cultuam o princípio feminino de diversas maneiras. Os rituais e práticas védicas conferem uma posição de destaque às mulheres. (Discurso Divino, 19 de novembro de 1995)
Sri Sathya Sai Baba
20 de Novembro de 2025
Não saiam por aí proclamando que são uma seita distinta e separada daqueles que adoram a Deus em outros Nomes e Formas. Agindo assim, estarão limitando o próprio Deus a quem louvam. Não afirmem, tomados pelo entusiasmo: “Queremos apenas Sai; não nos importamos com nenhum outro”. Convençam-se de que todas as Formas e Nomes são de Sai. Não existem “outros”; todos são Ele. Vocês devem ter notado que não menciono Sai nos Meus discursos nem entoo esse Nome nos cânticos devocionais (bhajans) com os quais costumo encerrá-los. Talvez tenham se perguntado o motivo. Deixem-Me explicar-lhes: não quero que se propague a impressão de que desejo promover este Nome e esta Forma. Não vim para fundar um novo culto; não quero que ninguém seja induzido a erro a esse respeito. Declaro que esta Forma de Sai representa a Forma de todos os diversos Nomes que os seres humanos usam para adorar o Divino. Por conseguinte, ensino que não se deve fazer distinção entre os Nomes de Rama, Krishna, Ishvara e Sai, pois todos eles são Meus. (Discurso Divino, 17 de maio de 1968)
Sri Sathya Sai Baba
21 de Novembro de 2025
Quando as pessoas se aproximam de Deus, é costume levarem alguma coisa como oferenda. Fazem isso quando buscam a realização de algum desejo ou a concessão da Graça Divina para a concretização de algum anseio. Levam uma folha, uma flor, uma fruta ou água, como diz a Bhagavad Gita. A sua postura é esta: “Eu sou jiva; Ele é Deva”. Ou seja, “Eu sou a alma individual; Ele é Deus”. Esse é, no entanto, um artifício tão ruim quanto aquele ao qual recorrem algumas pessoas quando lhes pedimos leite: trazem uma vaca, mas ordenham outra para nos dar o leite. Oferecem a Deus a folha, a flor e a fruta que cresceram em alguma árvore; então a recompensa, que é a Graça, vai para a árvore, não para elas! Portanto, deem ao Senhor a folha, a flor, a fruta que cresceram na árvore da vida de vocês – as folhas perfumadas das resoluções e projetos da sua mente, as frutas doces e suculentas das suas próprias atividades e pensamentos. Conheço o valor relativo desses dois tipos de oferenda; assim, exijo algo que seja realmente de vocês, não comprado em uma loja, colhido em alguma árvore ou produzido pela inteligência, devoção e constância de outra pessoa. Deus lhes deu o “coração” para que o usem na vida; devolvam-no a Ele tão límpido e puro como quando o receberam, após usá-lo para armazenar Amor, Paz, Retidão e Verdade, e distribuir esses valores a todos os que entrarem em contato com vocês. (Discurso Divino, 3 de outubro de 1965)
Sri Sathya Sai Baba
22 de Novembro de 2025
Conquistem diplomas importantes, adquiram renome; não há nenhum mal nisso. Vão para o exterior, ganhem dinheiro e reputação; não há nada de errado nisso. No entanto, jamais se esqueçam da sua própria cultura. Por outro lado, abstenham-se de criticar outras culturas. Onde quer que estejam, tornem a sua vida um ideal para os seus semelhantes. Falem de maneira agradável e pratiquem boas ações; assim vocês serão pessoas virtuosas. Não se esforcem para chegar a ser grandes personalidades, e sim para adquirir virtudes. Grandes personalidades podem cometer uma série de atos perversos, porém as ações de pessoas virtuosas sempre se destacam como exemplos para todos. Ravana, o rei-demônio de Lanka, foi uma grande personalidade, enquanto o príncipe Rama é, por excelência, o exemplo de uma pessoa de virtudes. Ambos dominavam os mesmos conhecimentos, mas quão diferentes eram em termos de natureza! Embora dotado de conhecimento extraordinário, Ravana destruiu a si mesmo e causou a destruição de todo o seu clã devido a uma única má qualidade: o desejo. O rei-demônio Hiranyakashipu, que dominava os cinco elementos, foi arruinado pela sua má qualidade: a raiva. O mesmo ocorreu ao príncipe Duryodhana, primogênito dos irmãos Kauravas, como resultado da sua ganância. Ele se recusou a ceder até mesmo cinco aldeias aos irmãos Pandavas, seus primos e rivais. Tais indivíduos não apenas arruinaram a si mesmos como também causaram o total aniquilamento dos seus respectivos clãs. Se até mesmo um único traço maléfico é suficiente para causar ruína, imaginem o destino de alguém que possui todas as seis más qualidades ou inimigos internos do ser humano: a luxúria, a raiva, a ganância, o orgulho, a inveja e o ódio! (Discurso Divino, 22 de novembro de 1999)
Sri Sathya Sai Baba






