Especial

SEGUINDO AS PEGADAS DE SAI

 

Dr. Srinivas Raghavan

 

Lembre-se de que, com cada passo, você está se aproximando de Deus. E quando você dá um passo em direção a Ele, Deus dá dez passos em sua direção. Não há lugar de parada na peregrinação! É uma jornada contínua, virando dia e noite, através de lágrimas e sorrisos, passando por morte e nascimento, cruzando túmulo e ventre. Quando a estrada termina e a meta é alcançada, o peregrino descobre que viajou de si para si mesmo, que a jornada foi longa e solitária. Mas Deus, que o conduziu, estava sempre nele, ao seu redor, com ele e ao seu lado. Ele próprio era sempre Divino.

– Sathya Sai Speaks Vol 04:10

Somos de fato afortunados por ter experimentado o darshan, o sparshan e o sambhashan de nosso Amado Bhagavan Sri Sathya Sai Baba. Por Sua Divina Graça, desfrutamos de Sua proximidade e aprendemos com Seu exemplo – Minha Vida é Minha Mensagem. Nós também somos abençoados por ter os programas de Educação Sathya Sai Bal Vikas, de Educação Espiritual Sai (SSE) e Educação Sathya Sai em Valores Humanos (EVHSS) desenvolvidos sob a orientação e instrução pessoal de Swami. Os estudantes destes programas continuam a estudar e a aprender de Sua vida e de Seus ensinamentos. Somando-se a isto, uma componente importante de sua aprendizagem é experienciar Sua Divina interação e compartilhar sua própria experiência.


Impacto Mundial dos Programas Educacionais de Bhagavan


Pela graça de Swami, tive a ventura de visitar e vivenciar, em primeira mão, o impacto dos programas Sri Sathya Sai nos Centros Sai, nas Escolas e Institutos Sathya Sai de Educação (ISSEs) em todo o mundo. Como base nessa experiência, posso dizer, com convicção, que os programas educacionais de Swami tiveram impacto de longo alcance em todos os continentes. Por exemplo, os professores da Escola Sathya Sai no Brasil criam um forte senso de pertencimento ao dar as boas-vindas a todos os estudantes, quando entram na escola, e ao conectá-los individualmente com seus pais, quando saem. Semanalmente, os estudantes das Escolas Sai do Equador reúnem-se em assembleia na escola para discutir o tema do valor humano semanal através de falas, pequenas paródias e música. Os estudantes da Escola Sathya Sai da Guatemala criam um programa único de liderança “Todos Unidos”, com a missão de “remover diferenças”. Meditação na Luz e sentar-se em silêncio são elementos altamente impactantes no programa EVHSS e são aceitos pelos estudantes de todos os países. Na Escola Sathya Sai do México, os professores compuseram uma canção especial para a Meditação na Luz. Crianças da pré-escola na Escola Sathya Sai da Nova Zelândia ensinam Valores Humanos a seus pais. Isto teve um forte impacto positivo no comportamento dos membros de suas famílias. As Escolas Sathya Sai da Austrália, Fiji e Canadá têm iniciativas para os pais, incluindo-os e encorajando–os a apoiar a prática de valores humanos.

Conferência Internacional de Verão


Neste ano, a Organização Internacional Sathya Sai (OISS) organizou sua primeira Conferência Internacional de Verão em Prashanti Nilayam, logo após o Guru Purnima, em julho de 2019. Os delegados da conferência vieram de vários países e aproveitaram o programa, de duração semanal, no Auditório Purnachandra.

`Parte dos delegados na Conferência Internacional de Verão, no Auditório Purnachandra.

As crianças da ESS gostaram especialmente do programa chamado “Caminhando nas Pegadas de Sai”, criado especialmente para promover experiências, conduzido como parte integrante da conferência. O programa proporcionou aos estudantes uma experiência imersiva única na vida de Swami através da visita aos lugares em que Ele viveu e andou. As crianças adoraram cada passo da jornada e se inspiraram com as histórias da vida de Swami pela forma narrada pelos estudantes e membros da faculdade do Instituto de Ensino Superior Sri Sathya Sai e da Radio Sai. Mais de 50 crianças e voluntários adultos de 15 países fizeram excursões durante os quatro dias. A cada dia eles passaram pela experiência de caminhar pelas pegadas Divinas em vários lugares, desde Puttaparthi até Uravakonda. No último dia da conferência, eles compartilharam experiências com todos os delegados através de um programa animado de narrativas, figuras, histórias e canções.

As crianças participaram com entusiasmo do programa "Caminhando nas pegadas de Sai".

As crianças, juntas, superaram diferenças de línguas, aprenderam umas sobre as outras e compartilharam suas curiosidades e interesses. Viajaram além de seus próprios países para se unirem como irmãos e irmãs Sai. Inspiradas pela vida de Swami, as crianças deram seu próprio exemplo pessoal de amor e serviço.

No Samadhi de Mãe Eashwaramma e Pedda Venkama Raju em Puttaparthi.

Elas começaram sua jornada com o darshan especial do Samadhi, no Pátio Sai Kulwant Hall. Foram caminhando, em seguida, ao local de nascimento, Sivalayam, onde ouviram as histórias miraculosas em torno de Seu Nascimento divino na então minúscula aldeia de Puttaparthi. Em seguida, caminharam rumo ao Samadhi da Mãe Easwaramma e de Pedda Venkamma Raju, ouvindo histórias de sua transformação por Swami.


Sob a orientação da equipe da Radio Sai, elas viajaram de ônibus para a cidade de Uravakonda onde Swami foi estudar, menino jovem ainda, numa escola, e residindo na casa de Seu irmão mais velho, Sri Seshsama Raju. Em Uravakonda, eles se sentaram em volta da mesma rocha onde Swami cantou Manasa Bhajare Guru Charanam e deu Sua Mensagem Divina para a humanidade. Eles foram inspirados pela oportunidade extraordinária de cantar a canção juntos, em grupo, e orar por Suas bênçãos e graça.

As crianças em Uravakonda.

As crianças foram impactadas pela natureza totalmente simples da casa em que Swami ficou, em Uravakonda. Eles expressaram sua gratidão por tudo em suas próprias casas e prometeram nunca mais reclamar sobre dificuldades em suas vidas. A Rádio Sai gravou as crianças compartilhando suas experiências por toda a viagem e produziu um pequeno vídeo intitulado “Dia das Crianças em Viagem à Uravakonda – Caminhando nas Pegadas de Sai”.


A confluência de países e culturas no encontro das crianças durante a Conferência de Verão serviu como uma forja de inclusão. Como grupo, elas exploraram seu senso de pertencimento e discutiram como eram irmãos e irmãs na mesma família humana.
 

As crianças visitaram a Estátua de Hanuman no alto do Estádio Hill View. Hanuman seguiu as pegadas do Senhor Rama ao viver uma vida de dedicação, coragem e serviço. Seu exemplo inspira crianças de todas as culturas. A vida de Swami ensina como se deve viver uma vida exemplar de serviço. Esta é a mensagem de Swami para todos: “Eu declarei: Minha vida é Minha Mensagem. Quantas pessoas seguem a senda mostrada por Mim? Se vocês seguirem as Minhas pegadas, nenhum mal jamais os atingirá” (Sathya Sai Speaks, Vol. 35:09)

 

– O autor, o Dr. Srinivas Raghavan, é Membro do Comitê de Educação da Organização Internacional Sathya Sai.

Façam bom uso de sua educação para o bem da sociedade. Sejam seres humanos de bom caráter. Isto os fará brilhar diante do público. A verdadeira educação os tornará divinos. Educação não é meramente o conhecimento de palavras. Ela deve alargar a mente. A mera aquisição de diplomas é sem valor. O caráter é mais importante e ele só pode ser desenvolvido andando-se na senda espiritual. 

– Baba

© © 2016-2019 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.