Especial

BAL VIKAS SRI SATHYA SAI – UM RAIO DE 
ESPERANÇA PARA A HUMANIDADE

Rama Sampath

É dito que sabemos apenas do presente, mas Deus conhece nosso passado, presente e futuro também. É com esta visão de futuro que Bhagavan Baba abençoou a humanidade com este programa único chamado “Bal Vikas Sri Sathya Sai”, que visa o florescimento da excelência humana. Este é Seu maior legado para a humanidade. Na verdade, o Programa Bal Vikas Sri Sathya Sai é a Arca de Sathya Sai das crianças escolhidas para serem as portadoras do archote do amanhã, descortinando a Era de Ouro. Sua relevância na época de hoje é ainda maior, pelo fato de que o mundo se encaminha para a extinção dos valores humanos. Este programa foi criado para a regeneração da humanidade, colocando o homem na via expressa para a Divindade. É uma abordagem tríplice, trazendo em seu bojo as crianças Bal Vikas, os pais e o Guru.

Mantendo-se em sintonia com o ditado “Transformar-se para transformar o mundo” o Programa Bal Vikas Sri Sathya Sai é uma jornada para a perfeição.  E perfeição é Divindade. Os Gurus Bal Vikas, por sua própria natureza, devem ser modelos brilhantes de “Ser-Fazer-Dizer” para inspirar as crianças por sua própria presença. Os pais são tutores dos filhos dados a eles por Deus. É sua responsabilidade primordial oferecer esses filhos como flores desabrochadas aos pés de Lótus do Senhor. Para tal, os pais devem ser modelos ideais para os filhos. 


Certa vez, quando um grupo de estudantes Bal Vikas do Centro (Samithi) Andheri-Bandra visitou Puttaparthi em 1990, eles foram chamados para uma entrevista privada com Baba. Um dos professores perguntou a Baba: “Como nós promovemos a transformação nas crianças, Baba?” Baba respondeu: “Inspire as crianças, conte-lhes histórias das vidas dos grandes homens. Não se preocupe com a transformação, isto é trabalho Meu”. Como é verdade! Nós todos devemos cumprir nosso papel com perfeição para este mundo ser um lugar melhor para se viver.


As cinco técnicas de ensino do Programa Bal Vikas Sri Sathya Sai criado pelo Mestre Divino facilitam esta jornada rumo à perfeição. As cinco técnicas são: Preces, Contação de Histórias, Cantar em Grupo, Atividades em Grupo e Sentar-se em Silêncio.


A prece ajuda na ligação com o Criador. Ela torna as crianças capazes de confiar em Deus e faz d’Ele um amigo para a vida. As crianças que têm o hábito de orar todo dia não precisam de psiquiatra como conselheiro. Elas sabem para quem se devem voltar sempre que estão afetadas por problemas. As adversidades não conseguem perfurar seu espírito, pois a prece as enche de autoconfiança para enfrentar os desafios. A prece as torna receptáculos de energia positiva e as ajuda a ver o invisível e alcançar o impossível.


As preces de todas as fés ajudam as crianças a experienciarem a unidade das fés. Elas acionam um sentimento de unidade e respeito por todas as religiões. No nível macro, a prece contribui para a harmonia na sociedade e a paz no mundo. Quando as crianças oram em casa juntamente com os membros da família, isto fortalece os laços familiares e os mantêm sob o manto da Graça e proteção Divinas. E quando esta prece, Samasta Lokah Sukhino Bhavantu (que todos os mundos sejam felizes!), é estendida para envolver todos os seres do universo, ela pavimenta o caminho para tornar realidade que o mundo inteiro é uma família (Vasudhaiva Kutumbakam).


As histórias são as maiores fontes de inspiração, tanto para os jovens quanto para os velhos. Elas deixam uma impressão indelével nas mentes jovens e conseguem soerguer o espírito abatido. A história de Harishchandra inspirou Mohandas Karamchand Gandhi a seguir com a Verdade. Hoje as crianças estão sendo expostas ao lixo na internet e na mídia eletrônica. Elas estão sucumbindo aos jogos perigosos que controlam suas mentes e as levam à ruína. As histórias dos épicos e das vidas de grandes homens, sejam poetas, esportistas, cientistas, patriotas têm o poder de rejuvenescer as mentes jovens e orientá-las na direção certa. Jesus Cristo inspirou a humanidade com parábolas, e as “pequenas histórias” (chinna katha) de Bhagavan Baba são importantes hoje como nunca antes. As histórias das vidas dos santos revelam que tudo que vem para nós ou é uma bênção ou é um teste. Às vezes, quando questionamos por que não conseguimos ouvir a voz de Deus durante nossas tribulações, essas histórias nos fazem lembrar que o professor sempre permanece em silêncio durante o teste.


Cantar em grupo promove a harmonia de corpo, mente e alma. Transcendendo as barreiras de casta, credo ou idioma, cantar em grupo abre caminho para a Unidade, Pureza e Divindade. Como acontece? Cantar em uníssono mantém afastados os seis inimigos (shadripus): o desejo, a luxúria, a raiva, a ganância, o apego e o ciúme. Alivia os nervos de uma criança estressada e levanta-lhe o espírito. Ajuda no controle da respiração, resultando em boa saúde e paz.


Atividades em grupo lançam as sementes da imparcialidade e do companheirismo grupal. Promovem a fraternidade e preparam as crianças para serem parte de uma sociedade. Acendem a centelha do “serviço antes, eu depois”. Elas são ainda mais indicadas para as famílias atuais que, tendo um único filho, o fazem insensato e insensível. Anos atrás, Bhagavan Baba apresentou um projeto para salvar o mundo do desastre na forma de “Teto aos Desejos” para conservar energia, água, dinheiro, tempo e conhecimento. Atividades em grupo envolvem as crianças para que assumam papéis significativos para tornar este mundo um lugar melhor de se viver. Elas incutem nelas um senso de responsabilidade e consideração com a sociedade, a Natureza e Deus. 


Sentar-se em Silêncio é a glória coroada de todas as técnicas. Ajuda no trato com o pensamento, a respiração e o tempo. Pela redução do fluxo de pensamentos, sentar-se em silêncio é um exercício visando dominar a mente para que o praticante se torne o Senhor da Mente. Acende a chama da intuição e desperta o potencial adormecido na criança. No nível físico, sintonizar-se com o interior começa com a melhoria do poder de concentração, da memória e da capacidade de retenção e ficando-se em paz consigo próprio. No nível mental, dota a criança do poder de discernimento pelo fortalecimento de sua consciência. Uma vida de sucesso tem tudo a ver com o exercício da escolha certa. A prática de sentar-se em silêncio ajuda na tomada certa de decisões. No nível espiritual, é a alvorada do entendimento da Unidade e da Conectividade Cósmicas.


Portanto, o Programa Bal Vikas Sri Sathya Sai é um pacote projetado pelo Mestre Divino para preparar as crianças para embarcar na Arca Sathya Sai em sua viagem para a Divindade. Desnecessário dizer, esta arca não pode estar completa sem os Gurus e os pais, que representam o leme e a popa. Esta Arca Sathya Sai é, sem dúvida, o único raio de esperança para salvar a humanidade da iminência do desastre. 


– O autor é um Guru Bal Vikas de Mumbai, Maharashtra.

© © 2016-2019 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.