Especial

EDUCAÇÃO INTEGRAL NA UNIVERSIDADE DE SWAMI

 

Peter Pruzan

Nunca deixei de me surpreender pelo dato de que, a partir de 1991, apenas dois anos após minha primeira visita a Prasanthi Nilayam, eu tenha sido entusiasticamente integrado ao Instituto de Ensino Superior Sri Sathya Sai (Universidade de Swami). Expressei isso publicamente em meu aniversário de 80 anos em 2016, quando a editora científica internacional Springer publicou meu livro mais recente “Metodologia de Pesquisa: Objetivos, Práticas e Ética da Ciência”. Na seção “Agradecimentos” do livro eu escrevi: “Reconheço com humildade e gratidão a inspiração e a orientação fornecidas por Bhagavan Sri Sathya Sai (1926-2011), Chanceler Fundador do Instituto de Ensino Superior Sri Sathya Sai”. Estudantes de Doutorado de todo o mundo agora leem sobre a Metodologia de Pesquisa com base no ensino oferecido aos estudantes da universidade baseada em valores que Swami inaugurou 38 anos atrás para jovens mulheres e homens.

Minha associação com a Universidade de Swami como professor convidado honorário

Os antropólogos falam em ‘tornar-se nativos’ quando devem fornecer observações de um grupo que desejam estudar, mas ao qual não pertencem e cuja cultura pode ser estranha a eles. Com isso, eles querem dizer que escolhem conscientemente adotar o estilo de vida dos membros do grupo, para que sejam aceitos pelo grupo, ao passo que mantêm sua objetividade / neutralidade. A ideia é evitar os vieses que existem naturalmente entre os próprios membros e, ao mesmo tempo, poder observar e interagir com eles, algo que normalmente não estaria disponível para 'forasteiros'. Eu acho que isso descreve minha situação na Universidade. 

Sou não-indiano, nascido e criado nos EUA e moro na Dinamarca desde meados da década de 1960. Tenho pele e cabelos brancos (o que resta deles!); Swami até se referiu a mim uma vez ao falar com alguns dos alunos como "barba branca". No entanto, embora eu claramente me destacasse dos membros regulares do corpo docente, ao longo dos anos, professores, administradores e alunos me aceitaram como um "membro" da Universidade. Então, o que se segue são as observações de alguém de “fora” que foi aceito como alguém de “dentro” - e, portanto, pode fornecer reflexões sobre a Universidade que pessoas de “dentro” e de “fora” regulares não podem.


Primeiro, são necessárias algumas breves informações. Juntamente com minha esposa, viajei para a Índia quase 50 vezes, principalmente em conexão com meu ensino como professor convidado honorário na Universidade. A partir de 1991, dei regularmente algumas palestras para estudantes de MBA durante cada uma das minhas muitas visitas a Prasanthi Nilayam. No entanto, meu envolvimento com a Universidade aumentou significativamente quando me aposentei na Copenhagen Business School em 2003. A partir de então, ensinei Metodologia de Pesquisa para quase todos os alunos que se matricularam em Mestrado em Filosofia ou pré-doutorado no programa da Universidade. Ministrei esses cursos para estudantes de administração e economia, bem como para estudantes de ciências naturais (física, química, biociências...). A partir de 2015, apesar de ainda contribuir como mentor, reduzi gradualmente minha carga de trabalho. Eu estava chegando aos 80 anos e senti que havia necessidade de outros assumirem o curso.


Essa estreita associação com a Universidade certamente não era previsível. Tive uma educação ateísta nos Estados Unidos e uma carreira de sucesso, tanto nos EUA quanto mais tarde na Dinamarca, para a qual me mudei no início dos anos 1960. Meu sucesso nos negócios e na academia foi mergulhado no pensamento científico racional. Ex-colegas na Dinamarca e membros da minha rede científica internacional frequentemente perguntavam sobre o Instituto de Ensino Superior Sri Sathya Sai: por que eu, depois de me aposentar do meu cargo de professor em 2003, em vez de “ir com calma”, viajava para uma Índia distante e quente, e passava quase meio ano por ano ensinando e orientando alunos? E por que eu gostava de morar em um apartamento muito pequeno em um ashram, longe de nossos filhos e netos, quando tinha condições de vida mais atraentes e confortáveis na Dinamarca? Nos primeiros anos após minha aposentadoria, tive uma resposta 'fácil', embora fosse difícil para meus colegas e amigos entender: a presença do professor dos professores, o reverenciado fundador Chanceler da Universidade, nosso amado Swami. Mas então, depois que Swami deixou sua estrutura física, meus amigos e colegas foram ainda mais insistentes em sua pergunta sobre por que minha esposa e eu retornaríamos depois que Swami não estivesse mais presente fisicamente para nos guiar, motivar e inspirar. A resposta que eu dei foi semelhante à que eu dei enquanto o Mestre dos professores ainda estava conosco fisicamente: ainda é a Sua presença, embora agora em um nível não físico. Mas é também porque a Universidade que Ele estabeleceu e projetou para englobar conhecimento formal e espiritual continua a fornecer motivação divina; portanto eu continuo a experimentar um relacionamento inspirador com a Universidade e seus alunos, o que me permitiu servir e ensinar o que aprendi.


A breve anedota a seguir talvez possa ilustrar o que quero dizer com esta última afirmação. Um dia, no início dos anos 90, um professor de inglês na Universidade de Swami me perguntou se eu amava meus alunos na Dinamarca. Pensei nisso por um breve momento e respondi que não os amava. Naquela época, eu estava ministrando um curso exigente no programa "Filosofia e Economia" que havia criado na Copenhagen Business School. Eu tinha cerca de 100 alunos no meu curso; como eu poderia amá-los quando alguns chegavam atrasados às aulas e interrompiam meu discurso, e quando muitos não estavam suficientemente preparados, outros liam jornal, comiam sanduíche ou até conversaram, o que perturbava a classe. Então "não", eu disse, "eu não amava meus alunos".


Meu colega indiano olhou nos meus olhos e respondeu: "Então você não pode ser um bom professor". Pensei nisso por algum tempo e concluí que ele estava certo; para ser um professor realmente bom, é preciso amar os alunos. Desde então, sem ativamente buscar isso, desenvolvi amor por todos os meus alunos, tanto na Dinamarca quanto na Índia, e isso tem sido mais do que recíproco.
 

Ao longo dos muitos anos que lecionei na Universidade de Sai Baba, tive experiências maravilhosas com os alunos. Eles são tão amorosos, tão devotados; foi pura alegria contribuir para o seu desenvolvimento. Tenho certeza de que aprendi pelo tempo com eles o quanto eles aprenderam comigo; em certo sentido, somos professores uns dos outros.


Diferença acentuada na qualidade dos alunos da Universidade de Swami
 

Swami provocou uma metamorfose - a transformação de um racionalista estrito em um devoto que busca espiritualmente, ensinando em Sua Universidade, que teve a oportunidade de orientar o que Ele chamou de Sua propriedade mais preciosa, Seus alunos.


Ao longo dos anos, muitos dos meus ex-alunos de Mestrado e Doutorado me perguntaram como eles se comparavam com os muitos alunos que ensinei e guiei no Ocidente. Para um praticante reflexivo da ciência como eu, essa não é uma pergunta tão direta quanto pode parecer. Existem muitos critérios que podemos escolher para avaliar um aluno, não apenas as notas dos testes e outros indicadores de sucesso acadêmico. Em uma perspectiva ampla e holística, meus (Seus) alunos da Universidade se destacam em comparação aos alunos que ensinei e guiei no Ocidente; eles são os melhores alunos que já tive na minha longa carreira acadêmica. Um dos principais motivos dessa avaliação é que o ensino deles é baseado em valores e é fornecido por professores que fazem o possível para incorporar os valores a que se referem. O foco da Educação Integral que os alunos recebem na Universidade de Swami está no desenvolvimento do caráter, no serviço e na elevação espiritual. Isso resultou no desenvolvimento de aspectos intelectuais, físicos, sociais, culturais, espirituais e orientados para o serviço em sua personalidade, e não apenas acadêmicos, resultados altos em testes e bons empregos após a graduação.


Mas o que quero dizer com termos como “desenvolvimento de caráter” e “educação integral baseada em valores” - e como essa educação contribui para o desenvolvimento do caráter? Dada a limitação de um artigo tão curto, não refletirei sobre o significado dessas palavras - o que normalmente faria em um artigo de uma revista científica -, mas simplesmente fornecerei observações baseadas em meus 30 anos de associação com a Universidade.


Com base na minha experiência, é o foco dos líderes e docentes da Universidade em integrar valores humanos com o conhecimento formal tradicional, em 'Educação Integral', que distingue o Instituto de outras instituições de ensino superior. Ao fazer isso, a Universidade esforça-se por cumprir a declaração profética de Swami aos estudantes quando Ele inaugurou a Universidade em 1981:


“Esta faculdade não foi estabelecida apenas para prepará-los para a obtenção de diplomas. O principal objetivo é ajudá-los a cultivar o autoconhecimento e a autoconfiança, para que cada um de vocês possa aprender o autossacrifício e a autorrealização. O ensino dos currículos universitários, a preparação para apresentá-los para os exames universitários e a concessão de diplomas universitários são apenas os meios empregados para o fim, ou seja, a elevação espiritual, a autodescoberta e o serviço social através do amor e do desapego.”


Esse foco em servir a sociedade se manifesta através de um esforço consciente para orientar e moldar os alunos para servirem aos outros. E isso é alcançado não apenas através do ensino, mas também através da ênfase em projetos de pesquisa que atendem à sociedade, de acordo com o ensino de Swami de que serviço ao homem é serviço a Deus. Atualmente, os projetos de pesquisa da Universidade se concentram no meio ambiente, saúde e energia.


No entanto, não há livros de regras, nem orientações sobre como fazê-lo, como ensinar e como realizar pesquisas baseadas em valores. O que é necessário e o que meus muitos anos de experiência testemunharam é a evolução de uma cultura, uma mentalidade coletiva sintonizada em alcançar os nobres objetivos que Swami identificou. É porque um ethos evoluiu em que todos os membros da Universidade, independentemente de sua posição, buscam alcançar elevação espiritual e autodescoberta por fazer parte da Missão de Swami, esforçando-se conscientemente para moldar os alunos e eles mesmos em personificações da verdade, justiça, paz, amor e não violência.


Mas não é apenas pelo ensino e pesquisa que a Universidade tenta cumprir os objetivos que Swami formulou de forma tão eloquente quando a Universidade foi inaugurada. Em nenhuma outra universidade eu testemunhei professores tão dedicados aos seus alunos. De fato, aproximadamente um terço dos professores (e todos os estudantes de doutorado) moram com os estudantes no albergue, podendo assim orientá-los e atendê-los 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este é um aspecto verdadeiramente único do Instituto Sathya Sai de Educação.


Exclusividade da Universidade de Swami
 

Tendo acabado de me referir ao albergue, essa instituição também merece atenção ao tentar descrever o que torna o Instituto Sathya Sai de Ensino Superior tão único. A seguir, refiro-me às minhas experiências no albergue em Prasanthi Nilayam, mas presumo que a situação nos três outros campi seja bastante semelhante. 10 a 14 alunos moram em uma sala com móveis muito modestos; estendem os colchões para dormir no chão à noite, compartilham experiências de vida diárias, independentemente de suas origens sociais e culturais. Esta é a verdadeira vida comunitária. Observo que não há entretenimento, no sentido tradicional da palavra, nos albergues, mas há tempo suficiente disponível para participar de muitos tipos de atividades esportivas e para sessões de prática de teatro, música e outras atividades culturais. Finalmente, aqui, devo também me referir aos deveres que os alunos têm. Existem aproximadamente 30 'departamentos' no albergue em Prasanthi Nilayam, não incluindo muitos dos três outros campi, sendo cada um deles responsável por algum aspecto da vida do albergue, como administrar o dispensário e a loja, costurar os trajes das várias apresentações teatrais, auxiliar nos diversos aspectos da manutenção predial e assim por diante. Dessa forma, os alunos não apenas 'recebem', mas também 'dão' e, neste processo, aprendem a apreciar em um nível muito realista o significado de 'serviço'.


Quando, de tempos em tempos, pedia aos ex-alunos que refletissem sobre as experiências mais valiosas que tiveram enquanto estudavam na Universidade, uma das respostas mais frequentes que recebia foi 'a experiência do albergue'. Eles explicaram que essa era uma das principais fontes de desenvolvimento da autodisciplina, da autoconfiança e de outras distinções, trampolins necessários no caminho para a percepção da unidade.


Concluirei esta breve tentativa de capturar algumas das características mais salientes desta universidade única e baseada em valores, com reflexões sobre o Encontro Anual de Esportes e Cultura. Quando penso neste evento, uma metáfora aparece: "a ponta de um iceberg". A razão para isso é que, com quase todos os alunos e professores, o encontro que acontece todos os anos no dia 11 de janeiro, é uma atividade    de apenas um dia, mas impressionante. Durante esse dia inteiro, há exibição de atividades esportivas e culturais nacionais e internacionais que podem incluir acrobacias ousadas de duas rodas, eventos equestres, artes marciais, ginástica, danças orientais e ocidentais - e muito mais. Essa é a ponta do iceberg. O que não é visto é a parte principal do 'iceberg', incluindo atividades ao longo do ano acadêmico em cada um dos quatro campi universitários (bem como em todas as outras instituições educacionais de Sathya Sai, incluindo as escolas primárias e secundárias, a escola de enfermagem e a escola de música) que antecederam o Encontro anual de esportes e cultura. Essas atividades podem incluir dança, teatro, apresentações musicais, competições, testes, pintura / escultura / desenho, canto de canções devocionais e oratória.


Para dar uma ideia do significado dessas atividades, vou me referir às peças realizadas pelos alunos ao longo do ano acadêmico. É realmente maravilhoso observar como os alunos, a maioria dos quais nunca teve nenhuma experiência em tais assuntos, trabalham juntos para desenvolver e executar as peças - desde a escrita de manuscritos e da música que acompanha a peça até o design e preparação de conjuntos e figurinos, maquiagem e ensaios.
Devo me desculpar por não ter feito justiça no exposto acima para muitas outras facetas da Educação Integral, incluindo atividades como a aula moral de quinta-feira, o programa de conscientização e atividades extracurriculares, como a banda de metais.


Algumas considerações finais pessoais: sou formado em várias das universidades mais respeitadas do mundo: Princeton (B.Sc.), Harvard (MBA) e Case-Western (Ph.D.) nos Estados Unidos e a Universidade de Copenhague (Sc.D.) na Dinamarca. Aprecio profundamente as magníficas oportunidades educacionais que eles proporcionaram. Mas em nenhum lugar experimentei a oportunidade de aprender, servir e crescer como ser humano, como no Instituto de Ensino Superior Sri Sathya Sai e nunca, ao longo dos meus mais de 55 anos de ensino universitário, experimentei tais experiências como as que tive com os alunos que eu orientei na Universidade de Swami!


-O autor, professor Peter Pruzan, é ex-professor da Escola de Negócios de Copenhague, na Dinamarca, está associado à Universidade de Bhagavan há mais de 30 anos como professor convidado honorário.

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