Especial

UMA VISÃO DE CONJUNTO DA EDUCAÇÃO SATHYA SAI EM VALORES HUMANOS FORA DA ÍNDIA

Prof. Dr. Dharam Pal Dhall

Qualquer sistema de educação que não ajuda a discriminar entre certo e errado, que não incute o temor ao pecado e o amor a Deus, que não transmite normas de humildade e reverência, que não amplia os horizontes de seu maravilhamento e entusiasmo pela devoção e serviço intensos a seus pais, e não o inspira a dedicar suas habilidades e recursos para o progresso de sua família, vila, comunidade, país, língua materna e nação, esse sistema de educação estará condenado.

– Bhagavan Baba, 2 de agosto de 1987

O sistema atual de educação é seriamente falho no próprio conceito de aprender, ensinar e reconhecer as reais necessidades de desenvolvimento das crianças. Foi desenvolvido há duzentos anos para atender uma sociedade que se industrializava rapidamente, exigindo a estratificação em classe gerencial, trabalhadores qualificados e não qualificados. Incentivou a desigualdade, a concorrência e a agressão. Esse sistema de educação resultou em consequências globais, como a divisão em países ricos e pobres, países do primeiro mundo e países do terceiro mundo. Guerras, terrorismo, violência, intolerância, ansiedade, tensões familiares, delinquência e suicídios, bem como a exploração indiscriminada de recursos naturais, todos têm suas raízes nos caminhos e políticas através das quais as crianças e os jovens estão sendo educados e criados hoje.

Atualmente, a grande maioria das crianças é incapaz de perceber seu grande potencial. Isso ocorre por três fatores: um sistema de educação inadequado, que não está voltado para o desenvolvimento da condição humana, por dinâmicas familiares precárias, que não são centradas nas necessidades de desenvolvimento inclusivas das crianças, e por uma cultura tóxica de materialismo, sensualidade, violência, falta de disponibilidade de tempo e estresse. Bhagavan Sri Sathya Sai Baba deu a base para um novo modelo de educação—a Educação em Valores Humanos Sathya Sai (EVHSS)—, um modelo que oferece estratégias incríveis para lidar com todos os três fatores básicos que atuam como obstáculos nos corações e mentes de crianças e jovens, colocando-os em uma trajetória positiva de desenvolvimento holístico.

SSEVH para o Desenvolvimento Holístico da Personalidade
Advogando que a educação é para o desenvolvimento holístico de crianças e jovens, Bhagavan Sri Sathya Sai Baba deu instruções detalhadas sobre como a metodologia da educação deveria abordar dois objetivos igualmente vitais—excelência acadêmica e desenvolvimento de caráter. Ele estabeleceu escolas exemplares e instituições educacionais na Índia para demonstrar o quão plenamente o potencial humano poderia ser realizado. Em um sistema de educação como esse, tanto a mente como o coração são preparados de forma igual, e os valores humanos estão perfeitamente integrados ao currículo. Com base nos exemplos dessas primeiras instituições, escolas e institutos de Sathya Sai foram estabelecidos em muitos outros países do mundo.

 

Escolas Sathya Sai
Atualmente, existem 42 Escolas Sathya Sai fora da Índia. Elas seguem o currículo convencional de cada país, mas, além disso, absorvem perfeitamente sua cultura, com os valores humanos da Paz, do Amor, da Verdade, da Retidão e da Não-violência. Muitas dessas escolas foram iniciadas na década de 90, e outras mais estão sendo estabelecidas. Essas escolas estão frequentemente localizadas nas partes mais desfavorecidas do país, onde o risco de falha do sistema educacional é alto. Em curto período de tempo desde sua criação, muitas dessas escolas foram reconhecidas como as melhores em seus próprios países. Na Tailândia, a Escola Sathya Sai é reconhecida como uma das melhores escolas do país. Muitos Ministros da Educação do Sudeste Asiático copiaram esse sistema em seus próprios países. A Escola Sathya Sai no Canadá foi classificada, pelo Instituto Frazer, entre as 18 melhores das 2.800 escolas em Ontário. Em reconhecimento ao incrível papel da Escola Sathya Sai em elevar a comunidade local, o professor Dalton de Souza Amorim recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Ribeiro Preto, no Brasil.

Institutos Sathya Sai de Educação (ISSEs) 
Atualmente há 31 Institutos Sathya Sai de Educação fora da Índia, criados para treinar professores em EVHSS, para supervisionar os padrões de educação de valores humanos nas Escolas Sathya Sai, realizar investigação acadêmica em EVHSS e formar vínculos profissionais (ou parcerias) com escolas governamentais e privadas para EVHSS. A maioria desses Institutos estabeleceu vínculos com os governos locais e com escolas privadas, universidades e unidades de ensino superior. Por exemplo, os ISSEs no México, Filipinas, Tailândia, Indonésia, Peru, Equador, Hong Kong e Europa desenvolveram fortes ligações com universidades. Em alguns dos ISSEs, o treinamento fornecido é credenciado para fins de diploma ou outras qualificações reconhecidas no país.


Na maioria dos ISSEs, o foco principal é o estabelecimento de parcerias com escolas públicas e privadas para a introdução de EVHSS no ensino geral através da capacitação dos professores. Alguns ISSEs oferecem cursos curtos, enquanto outros conduzem cursos de capacitação profissional. Os professores que passaram por esses cursos relatam uma transformação incrível em si mesmos, nas crianças, na cultura das escolas e também em suas comunidades. Muitas vezes, o treinamento é para uma escola de cada vez, mas em alguns países os ISSEs têm empreendido tarefas enormes de treinar milhares de professores, como na Tailândia, Indonésia, Fiji, Brasil, Peru e México. Em muitos países, os Ministros da Educação têm-se interessado ativamente pela EVHSS, enquanto que os ministros de outros países têm procurado inserir EVHSS em programas nacionais de formação. Os governos da Indonésia e de El Salvador, por exemplo, solicitaram treinamento para milhares de professores. Em Fiji, todas as escolas governamentais foram convidadas a treinar seus professores em EVHSS. Ministérios da Educação estão se interessando por EVHSS no Cazaquistão, nas Ilhas Maurício, no Nepal e em Omã. Na Colômbia, EVHSS está sendo introduzida em uma escola privada de alto padrão em Bogotá. É de se notar que a EVHSS é bem sucedida em todas as culturas e mesmo em países com religiões distintas, como no Cazaquistão e na Indonésia (países islâmicos), El Salvador, Brasil e Filipinas (países cristãos) e na Tailândia e Nepal (países budistas).


Em alguns países, os ISSEs estão trabalhando em colaboração com agências não governamentais. Tailândia, Nepal e Zâmbia colaboraram com a UN-Habitat, órgão das Nações Unidas, na introdução de “EVHSS para Educação para a Água, Saneamento e Higiene” em cidades africanas e asiáticas. O ISSE no Nepal está colaborando com o governo e com a UNESCO para construir uma infraestrutura ecologicamente eficiente para o recolhimento de água da chuva e tratamento de águas residuais. O programa de SSEVH está sendo adaptado em muitos países para aplicação em áreas profissionais não diretamente ligadas à educação. Por exemplo, em El Salvador foi dado treinamento aos executivos do Ministério das Obras Públicas, e na Indonésia, à polícia.


Em reconhecimento ao papel desempenhado pela EVHSS na edificação de comunidades locais e na reforma do sistema educacional nativo, muitos países conferiram menções honrosas a membros da Organização Internacional Sathya Sai. Por exemplo, o município de Guayaquil, no Equador, concedeu o título de Convidado Honorário da Cidade à Dr. Tehseen Dhall e ao Dr. Pal Dhall. No Reino Unido, Dipak Fakeh foi homenageado pela Rainha pelo impacto do Clube de Educação em Valores nas crianças em uma escola.

Pedagogia e Técnicas de EVHSS
A cultura materialista e tecnológica global, com entretenimento facilmente disponível na TV e em dispositivos móveis, isolou crianças e jovens em um mundo virtual superficial, o que se tornou mais graves com ambos os pais trabalhando fora de casa. A violência e a sensualidade no entretenimento, jogos de computador e notícias degradaram sua linguagem e valores, tornando-os insensíveis à dor e ao sofrimento dos outros—e, ao mesmo tempo, tornando-os mais temerosos e passivos. Muitas crianças têm baixa concentração, um distúrbio cognitivo induzido por muito tempo de exposição à tela de dispositivos. As consequências são habilidades sociais e emocionais mal desenvolvidas, bem como limitação em habilidades de comunicação e resolução de problemas. Os sociólogos estão chamando este fenômeno de “desconstrução da infância”.


Técnicas em SSEVH neutralizam especificamente todos esses efeitos adversos. Técnicas de harmonização e aquietação aumentam a concentração das crianças, com a melhoria da aprendizagem. Um foco com quietude interior permite uma melhor capacidade de gerir pensamentos e sentimentos. Isso leva a melhores habilidades de discernimento e resolução de problemas. Esse foco de autocontrole aumenta a autoestima e a autoconfiança.


O foco explícito e implícito nos valores humanos resulta no estabelecimento de uma linguagem de valores com a qual as crianças compreendem o conceito de valores e sua dinâmica no cotidiano. As atividades de grupo e as histórias seguidas de discussão reflexiva lhes conferem maior capacidade de auto-expressão, autoconfiança e habilidades de resolução de problemas. Essas atividades melhoram a concepção moral e lhes dão uma ideia central positiva.

Impacto observado de EVHSS sobre as crianças
Dados os traços incríveis da pedagogia de EVHSS, não é surpreendente que as crianças das Escolas Sathya Sai e escolas que adotam EVHSS se diferenciem. Os alunos são bem disciplinados, gentis, amáveis, amigáveis e têm melhores habilidades sociais. Os pais observam que seus filhos são mais respeitosos, assumem maiores responsabilidades, deitam-se e levantam-se cedo, não assistem demasiadamente à televisão, são mais atentos e focados, mais interessados em seus estudos e mais diligentes com as tarefas que lhes são atribuídas. Eles também comentam que seus filhos tomaram consciência do desperdício e estão conscientes da necessidade de reciclar brinquedos, roupas, papel e água. Eles mostram respeito pela comida.


Os visitantes das Escolas Sathya Sai e escolas que adotam o programa observam consistentemente a paz e a harmonia que prevalecem nas salas de aula. Em ambos os casos, os professores estão menos estressados, mais afetuosos e dedicados. Não é surpreendente que muitos pais mudem de bairro especificamente para se aproximarem das Escolas Sathya Sai e de escolas que adotam a EVHSS, de modo a matricular seus filhos. Há muitas histórias maravilhosas e emocionantes, relatadas por ISSEs, sobre melhoria educacional e disciplinar, cessação da violência e bullying, aprimoramento de habilidades sócio-emocionais e conquistas acadêmicas.


A educação para as populações autóctones é um desafio para muitos governos em virtude de baixos resultados acadêmicos, altas taxas de evasão escolar e incapacidade de alcançar o ensino superior. O programa de EVHSS em uma escola aborígene na Austrália reverteu todas as características adversas em um período de dois anos; os níveis acadêmicos tornaram-se próximos aos de outras escolas em seu entorno. O Departamento de Educação estabeleceu uma unidade de pesquisa na escola. O Diretor dessa escola recebeu a condecoração “The Queenslander of the Year” e agora é Diretor do Instituto de Liderança na Educação Aborígene. O Coordenador do projeto de EVHSS nessa escola recebeu o prêmio “Professor do Ano”. Essa escola é agora considerada como modelo para educação aborígene. Como consequência, o programa de EVHSS foi apresentado como um dos 12 métodos de educação em valores pelo Governo em um Fórum de Educação realizado pelo Ministro Nacional da Educação.
 

Na Tailândia, Laos, Quênia, Nigéria, Malásia e vários países latino-americanos, os programas de EVHSS foram utilizados com sucesso para recuperar adolescentes identificados como “em situação de risco” de evasão escolar. O EVHSS também está sendo utilizado na reabilitação de adolescentes contra dependência e crime.

 

Impacto de EVHSS sobre as famílias
Muitos ISSEs em todo o mundo implementaram nas Escolas Sathya Sai um programa EVHSS para alcançar as família. Isso teve um enorme impacto nas conquistas educacionais e sociais das crianças através de melhores relações dentro da família, de uma dinâmica doméstica positiva e um clima pacífico, propício à concentração e à aprendizagem. Percebendo o caráter de crianças da Escola Sathya Sai em Bogotá, pais de uma escola privada de alto padrão, o Gimnasio Moderno, solicitou recentemente ao ISSE da Colômbia que lançasse um programa para famílias na própria escola! O ISSE do Canadá implementou EVHSS amplamente na comunidade, com resultados surpreendentes. Alguns terapeutas familiares profissionais agora usam o mesmo programa para melhorar a dinâmica familiar e o funcionamento da família!

Impacto de SSEVH na comunidade


As Escolas Sathya Sai estão criando uma melhor compreensão em comunidades divididas por diferenças étnicas, políticas e religiosas, como em Fiji, nas Ilhas do Pacífico, entre os fijianos de ascendência indiana. No entanto, alunos e pais das Escolas Sathya Sai de ambos grupos étnicos atingiram níveis de compreensão mútua nunca antes vistos. O primeiro-ministro das Fiji observou no Parlamento que, se os políticos pudessem seguir o exemplo dos alunos da Escola Sathya Sai, todos os problemas no país seriam resolvidos!


Na Indonésia, os líderes religiosos muçulmanos locais desconfiavam da “educação gratuita” da Escola Sathya Sai. Depois que os Imams, no entanto, foram convidados a conhecer pessoalmente a Escola, eles se tornaram defensores de EVHSS! Da mesma forma, nos países latino-americanos, freiras católicas que lançaram o programa de EVHSS em escolas católicas convenceram a Madre Superiora e os bispos de que os ensinamentos de EVHSS e os cristãos eram completamente compatíveis.

Perspectivas em SSEVH
Relativamente ao tempo necessário para estabelecer instituições educacionais, as Escolas Sathya Sai, Institutos e escolas que adotam o programa conseguiram se consolidar em tempo reduzido. Apesar de sua curta história, eles já estão produzindo impacto positivo em suas comunidades, em vários níveis de governo e nos sistemas educacionais. Parece que seu impacto aumentará e a EVHSS se espalhará para mais e mais países.


Com os ensinamentos de Bhagavan, nossa compreensão do propósito da educação passou de apenas preparar as mentes novas para o mundo de trabalho e ganho de sustento, para preparar para o desenvolvimento humano holístico. Não é um privilégio fazer parte de um processo que está transformando a humanidade e anunciando uma nova era, em que os valores humanos estão permeando cada vez mais instituições de acordo com a visão de Bhagavan para a humanidade? Parece que em muitos países, a EVHSS está semeando uma nova civilização global de paz e prosperidade baseadas não em economia, comércio, poder e política, mas em um ótimo desenvolvimento humano através dos valores humanos!

– O autor é Co-Presidente do Comitê de Educação da Organização Sathya Sai Internacional 

 

“Os valores humanos não podem ser praticados estudando livros ou assistindo palestras. Eles precisam ser cultivados pelo esforço individual.”

– Baba

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