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PESQUISA PSICOLÓGICA DO IMPACTO DA EDUCAÇÃO BAL VIKAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER NAS CRIANÇAS NA ÍNDIA: UMA SÍNTESE
Faranak Baria Khandadia
O objetivo deste estudo foi investigar o impacto da educação Bal Vikas sobre o desenvolvimento do caráter nas crianças. Considerando que a educação Bal Vikas se concentra na prática de valores específicos na vida como uma consequência do desenvolvimento do caráter, a metodologia do Rokeach Value Survey foi utilizada para medir a aplicação de valores relacionados a Bal Vikas.
A pesquisa atual teve uma amostra de 26.374 pessoas de 14 estados indianos, representando as regiões norte, sul, leste e oeste do país. Dos 14 estados indianos, sete estados trabalharam com população urbana e sete com população rural.
A amostra foi composta por 6.537 meninos Bal Vikas entre 10 e 16 anos, 7.031 meninas Bal Vikas entre 10 e 16 anos, 2.971 Gurus de Bal Vikas com mais de 5 anos de experiência docente, 2.193 alunos Bal Vikas que se formaram no programa nos últimos cinco anos e 7.639 pais cujos filhos estão atualmente no programa Bal Vikas.
Os entrevistados tiveram que hierarquizar os valores instrumentais no Rokeach Value Survey de acordo com sua importância na vida diária. A escala continha nove “valores terminais” (na definição de Rokeach ) relacionados com Bal Vikas e nove outros valores terminais sociais, bem como nove “valores instrumentais” (igualmente, na definição de Rokeach) relacionados com Bal Vikas e nove outros valores instrumentais sociais.
Supunha-se que, se houvesse um impacto positivo da educação Bal Vikas, os entrevistados classificariam os valores relacionados a Bal Vikas como mais importantes que os outros valores da sociedade no Rokeach Value Survey. Também foi assumido que, uma vez que as populações rural e urbana tinham sido introduzidas na mesma formação de Bal Vikas, não haveria diferenças em sua classificação entre valores relacionados a Bal Vikas e outros valores sociais.
Sendo um programa integrado de educação, Bal Vikas salienta a responsabilidade conjunta dos gurus e dos pais no desenvolvimento do caráter da criança. Assim, assumiu-se que os pais Bal Vikas também mostrariam uma maior preferência pelos valores relacionados com Bal Vikas.
Os alunos de Bal Vikas que se formaram no programa de nove anos eram um grupo vital para estudar o impacto no desenvolvimento do caráter. Esse era o grupo que estaria praticando os valores de Bal Vikas em seu ambiente de trabalho, família e comunidade. Supunha-se que esse grupo apresentasse um forte apego aos valores relacionados com Bal Vikas.
A análise estatística dos dados indica que todos os cinco grupos, meninos Bal Vikas, meninas Bal Vikas, gurus Bal Vikas, ex-alunos Bal Vikas e pais Bal Vikas, classificaram os valores terminais e instrumentais relacionados com Bal Vikas como tendo uma maior importância em suas vidas do que outros valores sociais. Havia preferências individuais sobre a importância dos valores terminais e instrumentais relacionados com Bal Vikas entre os grupos.
Todos os grupos mostraram uma maior preferência pelos valores instrumentais relacionados com Bal Vikas que pelos valores terminais relacionados com Bal Vikas. Os valores terminais são principalmente vistos como conceitos abstratos e um pouco difícil de praticar, por exemplo, igualdade, liberdade, salvação, harmonia interna. Os valores instrumentais relacionados a Bal Vikas, como ajudar, amar, perdoar foram vistos como mais fáceis de praticar na vida diária.
Ex-alunos de Bal Vikas mostraram uma proximidade ligeiramente maior em sua classificação de valores relacionados com Bal Vikas aos Gurus Bal Vikas em comparação com os estudantes de Bal Vikas em curso. Isso pode indicar o impacto positivo na conclusão do programa Bal Vikas de nove anos, culminando com uma percepção e prática dos valores ensinados no programa.
Há uma proximidade e uma concordância maior nos valores relacionados com Bal Vikas entre os Gurus e os pais Bal Vikas. Isso mostra um impacto positivo do programa Bal Vikas, que acredita e trabalha não apenas para que o ambiente de classe favoreça a aprendizagem e a prática de valores, mas também o ambiente doméstico.
Um resultado bastante patente foi visto na escolha feita pelas meninas rurais Bal Vikas, quando comparada às escolhas das meninas urbanas Bal Vikas e aos outros grupos. As meninas rurais de Bal Vikas indicaram que os valores de amor e perdão eram os menos importantes para elas, enquanto os demais grupos classificavam esses valores como tendo maior importância. As meninas Bal Vikas rurais escolheram os valores pessoais de serem corajosas e responsáveis como mais importantes, quando comparados aos valores interpessoais de amor e perdão. Esse resultado pode ser atribuído à atitude negativa da sociedade em relação às mulheres, que se encontra de forma proeminente em áreas rurais, onde às mulheres é negada educação e ainda realizam atividades humildes. A desigualdade pode levar a raiva reprimida na juventude devido à negação de oportunidades e, desse modo, resultando em que a amorosidade e o perdão fiquem relegados em importância. Essa é a área em que o estudo indica uma maior necessidade de mudança de estratégia de ensino para aproximar as meninas rurais dos outros grupos Bal Vikas, aumentando a autoestima e a autoconfiança.
Uma das outras diferenças entre os grupos que foi estatisticamente significativa foi a escolha dos valores relacionados com Bal Vikas entre os cinco grupos. Os gurus urbanos eram o único grupo que classificava os valores intrapessoais de Bal Vikas de harmonia interna, salvação, paz e sabedoria como sendo de maior importância em suas vidas. Os outros grupos escolheram a veracidade, a verdadeira amizade, a igualdade e outros valores de Bal Vikas como sendo de maior importância para eles.
Embora existam diferenças estatisticamente insignificantes na preferência dos valores relacionados com Bal Vikas, todos os entrevistados escolheram os valores de Bal Vikas como sendo mais importantes para suas vidas que outros valores sociais, como uma vida confortável, uma vida emocionante, ambição e busca de prazer, entre alguns outros.
Para concluir, esse estudo indica que a educação Bal Vikas tem um impacto muito positivo no desenvolvimento do caráter das crianças.
– A autora, uma psicóloga clínica, atualmente reside nos EUA e é a Coordenadora do Programa Nacional Online de Educação Espiritual Sai (Bal Vikas). Ela cresceu em uma atmosfera Sai em Mumbai, onde foi uma guru de Bal Vikas e treinadora de EVH desde o início do programa.