top of page

Que são os Vedas? É o que Sathya Sai Baba explica em trecho de Seu Lila Kaivalya Vahini:
 

Bem, Veda é o nome para um conjunto de conhecimentos divinos. O Veda ensina a verdade que não pode ser corrigida ou contrariada pela passagem do tempo por seus três estágios - passado, presente e futuro. O Veda assegura bem-estar e felicidade aos três mundos. Confere paz e segurança à sociedade humana. O Veda é a compilação das palavras que constituem a verdade, visualizadas pelos santos que alcançaram a capacidade de recebê-las em sua consciência iluminada. Na realidade, a Palavra é o próprio Alento de Deus, a Pessoa Suprema. A importância singular do Veda repousa nesse fato.

 

Mas, existem diversos mananciais que, similarmente, oferecem-nos divino saber. Haveria razão especial para nos interessarmos por essa fonte de conhecimento, em específico? Sim! No dia 09 de agosto de 2006, em Prashanti Nilayam (principal ashram, ou paragem espiritual, de Sathya Sai), durante importante evento destinado ao bem-estar mundial (Ati Rudra Maha Yajna), Baba proferiu palavras que mudariam, significativamente, a relação de Seus devotos, ao redor do globo, com os Vedas:

 

Um estudo regular dos Vedas e a prática das suas prescrições conferem todas as formas de riqueza aos seres humanos. Os princípios fundamentais que governam a vida e o destino humanos estão contidos nos Vedas. Eles são o presente de Deus para o bem-estar da humanidade inteira. Os Vedas não fazem qualquer distinção baseada em religião, classe social, nacionalidade, etc. Os mantras védicos podem ser cantados por qualquer pessoa. É desejo de Swami [Sathya Sai Baba] que os Vedas sejam divulgados a todos os países, para que todo ser humano, independentemente de religião, classe social, nacionalidade, etc., aprenda e cante os Vedas.

 

Tal clara manifestação do Divino Sankalpa (Vontade) tem motivado o aprendizado, canto e prática dos ensinamentos védicos, em todo o planeta. Desde então, cresce a compreensão de que os Vedas são uma mina de sabedoria Universal, Infinita e Eterna, não pertencendo a nenhuma religião em particular. Também tem-se reconhecido suas muitas características especiais, como a potência de seus sons (que constituem mantras), sua origem não humana e que nós, bem como o Avatar (Encarnação do Divino) de nossa era, temos importante compromisso para com o seu legado!

bottom of page