top of page
Pensamento para o dia - setembro 2022

01 setembro de 2022

Dentre todos os mantras, o mantra primordial, que consagra o Absoluto sem atributos, é o Om (Omkara). Embora existam muitas letras e palavras, a sílaba fundamental, que ocupa o lugar de maior importância, é o Om. Diz a Gita: “A sílaba ímpar Om é o próprio Absoluto”. Todas as outras letras e palavras são criações linguísticas. Não possuem a sacralidade única e o caráter divino do Om. Geralmente não se reconhece nem se compreende o significado do Om. As antigas Escrituras que versam sobre fórmulas sagradas enfatizaram essa sílaba. O Om não tem forma. É a manifestação sonora do Absoluto. Está presente em toda a Criação. É resplandecente. Está em toda fala. É sempre bem-aventurado. É a Encarnação do Supremo, o Repositório do Poder Ilusório e a Personificação da Prosperidade. (Discurso Divino, 1º de outubro de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

02 setembro de 2022

Para compreender o pleno significado do Omkara, que tudo permeia, é necessário ter domínio sobre si mesmo a fim de trazer os órgãos dos sentidos sob controle. Ao se recitar qualquer mantra, deve-se reconhecer a primazia conferida ao Om. Nos mantras Keshavaya Namah (“Saudações a Keshava”), Govindaya Namah (“Saudações a Govinda”) e Narayanaya Namah (“Saudações a Narayana”) é preciso observar o significado da palavra Namah (“Saudações”), que ocorre no final. A atitude de adoração expressa por essa palavra se perderá caso não se use a sílaba Om no início de cada mantra. Somente quando se pronuncia o Om no início e se diz Namah no final é que o significado completo do mantra será revelado. Deve-se reconhecer a conexão integral existente entre Om e Namah! A palavra Namah representa o mundo objetivo e a sílaba Om está associada à Divindade. O propósito do mantra é revelar a conexão entre o mundo objetivo e a Divindade! (Discurso Divino, 1º de outubro de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

03 setembro de 2022

O sistema educacional de hoje faz do indivíduo instruído um egoísta, tornando-o escravo dos sentidos. A consequência disso é que ele se esquece da sua própria natureza divina. As pessoas cultas não estão preparadas para prestar serviço aos que sofrem, mas elas não são as únicas responsáveis por essa situação. A responsabilidade também cabe ao governo, que tem falhado em encorajá-las e entusiasmá-las. Os estudantes não estão sendo ensinados a ter confiança em si mesmos e a ser autossuficientes. Apesar de possuir elevados níveis de escolaridade, o indivíduo instruído busca freneticamente empregos assalariados de preferência a carreiras independentes. Luta pelos seus direitos sem levar em conta os deveres que deve cumprir. A pessoa que negligencia os seus deveres perde igualmente os seus direitos. Direitos e deveres estão inseparavelmente inter-relacionados. O amor é o elo que os une. Aqueles que creem no mundo espiritual anseiam por alegria, paz e conforto, porém não se esforçam para compreender como podem alcançá-los. (Discurso Divino, 22 de novembro de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

04 setembro de 2022

Não temos necessidade de Deus nem cultivamos a devoção, porém queremos que Ele derrame sobre nós a paz e a bem-aventurança divina. Ora, se desejamos paz, devemos levar as nossas vidas de acordo com diretrizes que nos conduzam a ela. Como é possível seguir caminhos nefastos e tortuosos e algum dia obter paz, verdade e alegria? Por acaso quem come manga pode arrotar abóbora? Tais são as ações, tais as recompensas. Assim como são os motivos, assim são as dádivas de Deus. Por conseguinte, sublimes devem ser os nossos motivos e corretas as nossas ações. Os estudantes devem procurar desenvolver a força latente neles. Os homens cultos de hoje acreditam naquilo que leem nos romances e nos jornais, no que veem nos filmes e até nas palavras esquisitas de um transeunte, mas não têm fé em Deus. Esta é uma grande infelicidade. Os mesmos que acreditam nas palavras de um astrólogo ou de um sacerdote que orienta famílias não confiam nas palavras da Mãe Veda, que ensinou quatro grandes verdades: Tat tvam asi (“Tu és Aquilo”), Prajñanam Brahma (“O Conhecimento é Divino”), Aham Brahmasmi (“Eu sou Divino”) e Ayam Atma Brahma (“Este Ser é o Absoluto”)! (Discurso Divino, 22 de novembro de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

05 setembro de 2022

Os textos que versam sobre o Conhecimento, no primeiro capítulo do livro sagrado intitulado Taittiriya Upanishad, explanam a conexão entre mestre e discípulo e o aprendizado que surge a partir dela. Ressaltam a importância da educação espiritual, além da secular, mediante a educação do coração. Esses textos transmitem também alguns ensinamentos essenciais para a conduta na vida. As injunções sagradas neles contidas brilham como faróis para a humanidade aflita com desejos ilimitados e anseios sem sentido. Essas injunções são: falar a verdade, praticar  a retidão, promover zelosamente o conhecimento, abster-se de más ações, praticar atos meritórios, respeitar meticulosamente os regulamentos estabelecidos pela sociedade para a condução de uma vida disciplinada na comunidade; na condição de chefe de família, praticar a caridade segundo a sua capacidade, mostrar reverência e obediência aos mais velhos e exercer extrema vigilância no tocante aos seus deveres, às relações com amigos e familiares e ao relacionamento com os seus semelhantes. (Discurso Divino, 22 de novembro de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

06 setembro de 2022

O Ramayana (a história de Rama) acontece na vida de cada pessoa. Rama é o filho de Dasharatha - aquele que tem dez carruagens! O que vocês acham que são essas dez carruagens? São os sentidos: os cinco órgãos de ação e os cinco órgãos de percepção. A Verdade, a Retidão, a Paz e o Amor são os quatro filhos de Dasharatha - Rama é a Verdade, Bharata é a Retidão, Lakshmana é o Amor e Satrugna é a Paz. Adotem como seus ideais esses grandes personagens retratados no Ramayana. Verão como as suas vidas se encherão de paz e alegria se vivenciarem esses ideais. O Ramayana deve ser experimentado no coração, não investigado como um fenômeno mental. À medida que prosseguirem na leitura e na reflexão, o seu significado interno lhes advirá como um súbito lampejo quando a mente estiver purificada pelas edificantes ideias que ele contém. Não deem importância exagerada a coisas que só têm utilidade material; elas desaparecem, ainda que as segurem nas mãos. (Discurso Divino, 25 de abril de 1961)

Sri Sathya Sai Baba

07 setembro de 2022

Devoção unidirecionada é aquele tipo de devoção baseada na convicção de que nada existe no Universo além de Deus e tudo na Criação é uma manifestação Sua. Deus é imanente na partícula mais sutil do Universo. O devoto vê Deus em tudo e O experimenta em cada ação. Nada existe para ele além do Divino. Aonde quer que vá é uma peregrinação. Toda ação é dedicada ao Divino. Tais devotos alcançaram a percepção direta de Deus por meio desse tipo de devoção unidirecionada. Esta forma de devoção não pode ser praticada facilmente por todos. É fácil dizer que Deus é Aquele que tudo permeia, mas não é tão fácil experimentar essa verdade. Um verdadeiro devoto é aquele que age de acordo com as convicções que professa. Isso é o que está implícito no conceito de tríplice pureza, ou seja, pureza de pensamento, palavra e ação. O praticante da devoção unidirecionada é aquele que age continuamente com base na crença de que o Senhor é onipresente, onisciente e onipotente. (Discurso Divino, 12 de setembro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

08 setembro de 2022

O imperador Bali recebeu Vamana de braços abertos e prometeu que lhe ofertaria tudo o que desejasse. O preceptor de Bali, Shukracharya, era um conselheiro extremamente sábio. Ciente de que Vamana era uma encarnação de Vishnu, aconselhou Bali a voltar atrás na promessa feita a Ele. Pode-se ver, no entanto, a magnanimidade e a grandeza de Bali pela sua recusa em aceitar o conselho do seu preceptor. Bali disse: “Quando o próprio Senhor veio a mim com as mãos estendidas, pedindo um presente, que felicidade maior posso ter do que presenteá-Lo com as minhas humildes mãos? Estou preparado para doar tudo, independentemente do que acontecer comigo”. Os Vedas declaram que, quando se trata de observar a Retidão e de cumprir o dever para com o Divino, não se deve dar atenção às palavras divergentes de ninguém, sejam do pai, da mãe, do preceptor ou de qualquer outra pessoa. Bharata, Prahlada, Mira e outros são exemplos daqueles que foram contra as determinações da mãe, do pai e do marido, respectivamente, a fim de se manterem fiéis à sua devoção ao Senhor. Ninguém tem o direito de ser uma barreira entre o devoto e o Senhor, seja qual for a sua relação com o devoto. (Discurso Divino, 12 de setembro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

09 setembro de 2022

A devoção por meio de oferendas foi o método adotado pelo imperador Prithu para adorar o Senhor. Ele demonstrou o significado ímpar da devoção que consiste em usar cada órgão na adoração do Senhor. “Estes lótus que são os meus olhos eu ofereço ao Senhor. Estes lótus que são os meus ouvidos eu ofereço ao Senhor. Este lótus que é o meu coração eu ofereço ao Senhor.” Assim, Prithu considerava cada órgão como um lótus a ser oferecido em adoração ao Senhor. O verdadeiro significado das palavras “Estes lótus que são os meus olhos eu ofereço ao Senhor” é de que os olhos estão sendo inteiramente consagrados a ter a visão do Senhor! Da mesma forma, quando o devoto oferece os seus ouvidos, deve compreender que os está consagrando exclusivamente ao Senhor e que não escutará nada que seja mau ou maléfico. Os ouvidos devem ser usados ​​apenas para ouvir histórias sobre o Divino e ensinamentos espirituais. Tal é o sentimento com que se deve proceder às oferendas. Foi com esse estado de espírito que o imperador Prithu realizou o oferecimento de cada órgão ao Senhor e alcançou a percepção direta de Deus. (Discurso Divino, 12 de setembro de 1989).

Sri Sathya Sai Baba

10 setembro de 2022

Vishnu significa “Aquele que é onipresente”; então Vaikuntha, a Sua morada celestial, deve estar em toda parte. Vocês poderão entrar nela batendo à porta, com a senha correta nos lábios. O seu coração poderá se tornar a morada celestial de Vishnu se vocês o limparem, purificarem e permitirem que Deus se manifeste nele. Vaikuntha significa “o lugar onde não há sombra de tristeza”. Quando Deus se manifestar no coração de vocês, tudo será pleno e livre. A vaca transforma grama e forragem em leite doce e revigorante e o dá em abundância ao seu dono. Desenvolvam essa qualidade, esse poder de transformar o alimento que consomem em pensamentos cheios de doçura e em palavras e atos de compaixão por todos! Quando o seu coração estiver repleto de compaixão pelos aflitos, o Senhor derramará a Sua graça. Draupadi mereceu a Graça por sua devoção e virtudes. Sita igualmente se aferrou aos mais elevados ideais, apesar dos severos sofrimentos pelos quais passou. (Discurso Divino, 11 de janeiro de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

11 setembro de 2022

Deve-se viver a vida acumulando e salvaguardando virtudes, não riquezas. Ouça e reflita sobre as histórias dos grandes heróis virtuosos do passado, para que os ideais desses heróis fiquem gravados no seu coração. Na época atual, a virtude está se tornando rara no indivíduo e na família, na sociedade e na comunidade, em todos os campos da vida, seja no econômico, no político e até no espiritual. A par disso, há um declínio na disciplina, que é o solo no qual a virtude cresce. A menos que cada indivíduo seja respeitado, seja qual for a sua posição social, condição econômica ou desenvolvimento espiritual, não poderá haver paz nem felicidade na vida. Esse respeito só poderá surgir com a convicção de que o mesmo Ser Interno que habita em você habita igualmente em outros, desempenhando diferentes papéis. Veja neles esse Ser Interno e sinta que eles também têm fome e sede, anseios e aspirações, tal como você. Desenvolva a compaixão e o anseio por servir e ser útil. (Discurso Divino, 22 de fevereiro de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

12 setembro de 2022

Ravana tinha um vasto conhecimento de textos espirituais. As suas dez cabeças representam o aprendizado que adquiriu por meio dos seis livros sagrados (Shastras) e dos quatro Vedas. Ele, contudo, jamais colocou esse aprendizado em prática. Ansiava apenas pela posse de objetos materiais; queria dominar o mundo da matéria, o mundo objetivo. Era um mestre das ciências materiais, porém não foi dominado pelo espírito. Rejeitou o Espírito, o Deus Rama. Estava satisfeito com a posse do mundo objetivo, representado por Sita em Lanka, e por isso sucumbiu. Tal como o macaco que não consegue tirar de um pote de gargalo estreito a mão que segura um punhado de amendoins, hoje o ser humano igualmente sofre com a sua relutância em renunciar a um punhado de coisas prazerosas que agarrou do mundo. É erroneamente levado a crer que o acúmulo de bens materiais lhe proporcionará alegria e tranquilidade. Entretanto, somente o Amor Divino pode conferir essa alegria perene. Apenas o amor remove a raiva, a inveja e o ódio! (Discurso Divino, 28 de fevereiro de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

13 setembro de 2022

O Senhor aprecia o sentimento que acompanha a oferenda, a atitude com a qual é feita; não é tocado pela quantidade nem pelo custo envolvido. Draupadi ofereceu-Lhe uma folhinha que grudara na lateral do recipiente no qual ela havia preparado a refeição, porém Ele ficou tão bem alimentado que disse ter saciado toda a Sua fome. Rukmini pôs na balança uma única folha de manjericão, mas uma folha tão impregnada de devoção que pesou tanto quanto o próprio Krishna. Kuchela entregou ao Senhor um punhado de flocos de arroz, que Ele comeu com muito gosto, ficando imensamente satisfeito com aquela oferenda tão cheia de devoção. Um pedaço de papel em branco, firme e limpo não é tão valioso quanto um pedaço de papel de igual tamanho, encardido e sujo, mas com a marca do Banco Central, o que faz dele uma nota de cem rupias. A marca da devoção torna precioso o arroz em flocos. Ofereçam ao Senhor o fruto, ou seja, o amor que cresce na árvore da vida. (Discurso Divino, 2 de setembro de 1963)

Sri Sathya Sai Baba

14 setembro de 2022

Ele está em você! É Ele que o induz a projetá-Lo no mundo exterior, como esta estátua ou aquela imagem, para ouvir os seus desabafos e lhe dar paz! Sem a inspiração, o consolo e a alegria que Ele confere a partir do seu interior, você será um louco delirante, como alguém que perdeu as amarras e é jogado de um lado para o outro, sem leme, em um mar tempestuoso. Segure-se firme a Ele no coração, ouça-O sussurrar palavras silenciosas de aconselhamento e consolo. Converse com Ele, direcione os seus passos conforme a Sua orientação, e alcançará a meta com segurança e em pouco tempo! A imagem diante da qual você se senta, as flores que lhe oferece, os hinos que recita, os votos que impõe a si mesmo, as vigílias que faz são atividades que limpam e removem os obstáculos no caminho para a sua conscientização do Deus Interno. Para falar a verdade, você é Ele e não esse corpo que leva consigo, tal como o caracol carrega a própria casa – a concha! Quando o fascínio pelo corpo se for, a Luz do Deus Interno brilhará e iluminará os seus pensamentos, palavras e ações. (Discurso Divino, 21 de outubro de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

15 setembro de 2022

O principal propósito do serviço altruísta é proporcionar aos voluntários a oportunidade de se treinarem nas atitudes de humildade, presteza e reverência, tão essenciais para a felicidade do indivíduo e a segurança da sociedade. A cada vez Eu Me dirijo aos voluntários selecionados, a fim de que saibam o que se espera deles, especialmente no tocante ao anseio que deve estar por trás das suas atividades de serviço. Dentre os nove passos do progresso devocional, o quarto e o sétimo destacam a atitude do serviço altruísta. São eles, respectivamente, servir aos Pés de Lótus do Senhor (ou oferecer atos aos Seus Pés) e considerar-se um servo do Senhor. O serviço é, basicamente, uma atividade que surge do anseio por ganhar a graça de Deus. Somente por meio do serviço altruísta é que o ser humano será capaz de conquistar o domínio sobre os sentidos, paixões e preferências e, mediante esse domínio, alcançar o próprio Divino. (Discurso Divino, 26 de junho de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

16 setembro de 2022

Os seis demônios – a luxúria, a raiva, a cobiça, o apego, o orgulho e a inveja – os perseguem e desviam para caminhos errados, tornando-os servis, estúpidos e tristes. Lutem resolutamente contra eles. Esta guerra que vocês têm que travar dura a vida inteira. Não é uma guerra de sete anos ou de trinta anos. Poderá ser uma guerra de cem anos se vocês viverem todo esse tempo. É uma batalha sem tréguas! É uma guerra civil na qual somente a vigilância pode trazer dividendos. Arjuna suplicou a Krishna: "A minha mente está infestada por esses demônios; ela não me dá um momento de sossego". Krishna respondeu: "Entregue-Me a sua mente!" Fácil, não é? Como a abelha, que zumbe até alcançar uma flor e começar a sorver o seu néctar, a mente também clamará até pousar nos Pés de Lótus do Senhor. Então ficará tranquila, pois estará envolvida em saborear o Néctar Divino! Uma vez que o encontre, não mais se agitará. (Discurso Divino, 21 de outubro de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

17 setembro de 2022

Vocês devem ter sempre em vista a meta de se fundirem no Absoluto; não desistam nem se esqueçam dela. Sejam como o rio que corre lentamente para o mar. Um indivíduo que comprou uma passagem de Madras a Calcutá, que é para onde quer ir, não irá parar em nenhum outro lugar durante o percurso, pois terá sempre em mente o seu destino. É natural que fique interessado na paisagem e nos cenários ao longo do trajeto; poderá até descer ocasionalmente para um lanchinho, mas não buscará uma casa para morar em nenhum local no meio do caminho. Estar no mesmo lugar, ter proximidade com o Mestre e experimentar similaridade com a Sua Forma são estágios que poderão surgir no caminho; é efetivamente o que ocorre. No entanto, não se contentem com esses estágios. Lembrem-se de que são estações intermediárias. Vocês terão que chegar a cada uma delas e seguir viagem até o seu destino final. (Discurso Divino, 2 de setembro de 1963)

Sri Sathya Sai Baba

18 setembro de 2022

VA mente que não conhece Deus é como uma folha seca, que sobe a cada rajada de vento e cai quando este amaina. Por sua vez, a mente fixada na consciência de Deus é como uma rocha, não afetada pela dúvida, estável e segura. Deus, quando acessível à adoração e contemplação, é chamado de Hiranyagarbha – o Ventre de Ouro, a Origem da Criação, o Princípio Imanente que quis Se manifestar e Se multiplicar. A palavra “ouro” é apropriada, pois designa um metal no qual os ourives moldam multivariadas joias para atender às necessidades, caprichos, pontos fracos e estilo das pessoas que irão usá-las. Similarmente, Deus é moldado pela imaginação, inclinação e intelecto dos humanos em várias formas, grandiosas ou grotescas, assustadoras ou atraentes. Eles constroem tais imagens e depositam diante delas os seus medos, fantasias, desejos, temores e sonhos. Aceitam-nas como seus mestres, companheiros, soberanos, professores, de acordo com o momento. Deus, porém, não é afetado por nada, seja o que for, que o ser humano venha a fazer com Ele. Deus é o Ouro, que subsiste em todas as joias, sucessivamente. (Discurso Divino, 21 de outubro de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

19 setembro de 2022

O amor é a semente, a coragem é a flor e a paz é o fruto que os sábios cultivaram no jardim dos seus corações. Eles trabalharam arduamente para se identificar com a Verdade, não para pintar a falsidade com as cores da Verdade e desfilar como se tivessem cumprido a missão para a qual vieram à Terra. Tais sábios obtiveram tanto sucesso que a Índia foi, durante séculos, a Preceptora da Humanidade; no entanto, a Preceptora começou a receber aulas do menos inteligente dos seus alunos e a erguer orgulhosamente a cabeça quando ele a parabeniza! Vocês devem bater muito bem, como se fossem leite, os textos e livros sagrados que tratam de ioga e de religião, e então recolher manteiga nutritiva para dar de presente ao mundo. A melhor receita para se viver em pura bem-aventurança é desenvolver sinceridade genuína, falar o que se pensa e agir em consonância com o que se fala. Mas, dentre mil pessoas que falam e elogiam, talvez apenas uma use essa receita diariamente. Vários cavalos iniciam a corrida a partir da linha de largada, porém somente um ou dois são aclamados vencedores! (Discurso Divino, 1º de junho de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

20 setembro de 2022

Vocês devem evitar os obstáculos difíceis no caminho da meditação, como a raiva, o orgulho, a presunção, a tendência a descobrir as faltas alheias, a maldade e outros. Eles operam até mesmo subconscientemente, tal como as correntes nas profundezas do oceano. Os aspirantes espirituais precisam estar vigilantes para não perder a paciência, mesmo com pequenas coisas, pois isso impedirá o seu progresso. Devem cultivar o amor e a gentileza para com todos. Então os hábitos indesejáveis os deixarão, inclusive porque a raiva é a mãe de todos os comportamentos errados. Ela pode levar qualquer pessoa para o mau caminho, a qualquer momento e de qualquer forma; portanto, em primeiro lugar, é necessário que seja sublimada mediante um esforço sistemático. Os aspirantes espirituais devem aceitar alegremente que outros revelem os seus defeitos; na verdade, devem ser gratos àqueles que os apontam! (Dhyana Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

21 setembro de 2022

Os seres humanos anseiam por conquistar a felicidade e, diante da perspectiva de uma felicidade não sujeita ao declínio, agarram-se à ideia, mas logo se cansam do esforço a ser feito. Buscam atalhos, apoiam-se em outros para que estes carreguem o seu peso e aspiram a muitos frutos em troca de pouco cultivo. No entanto, disciplina rigorosa e fé inabalável são absolutamente necessárias para o sucesso na batalha espiritual. Para se ter essa disciplina, é preciso exercer domínio sobre os sentidos que arrastam a mente para as atrações prazerosas do mundo exterior; para se ter essa fé inabalável, deve-se controlar a mente caprichosa que pinta quadros atraentes com cores falsas para seduzir as pessoas nascimento após nascimento. Se o seu intelecto for aguçado e livre de preconceitos e predileções, a Realidade se revelará a vocês em um lampejo, pois é algo bem simples. Deve-se apenas ser capaz de ver o problema na sua essência básica, separado de todo o emaranhado de trivialidades. (Discurso Divino, 19 de agosto de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

22 setembro de 2022

Os aspirantes espirituais nunca devem nutrir ódio contra aqueles que lhes apontam os seus defeitos, pois isso é tão ruim quanto odiar o “bem”. Deve-se amar o bem e rejeitar o mal. Lembrem-se, porém, de que não se deve odiar o mal, e sim renunciar a ele, evitá-lo. Somente aqueles que são capazes de fazer isso poderão progredir na meditação e na sabedoria espiritual. A presunção, a inveja, a ostentação entusiástica da própria superioridade, a raiva, o anseio por se informar sobre as fraquezas e faltas alheias, a trapaça – todos constituem obstáculos no caminho da meditação. Ainda que estes não sejam manifestados abertamente, os impulsos internos que impelem o indivíduo ao longo do caminho do erro estão latentes na mente. Um aposento fechado por muito tempo fica empoeirado e malcheiroso; é necessário abri-lo, limpá-lo e, com muito esmero, varrê-lo e tirar-lhe a poeira para torná-lo habitável. De igual modo, é preciso que a mente seja purificada por meio da meditação. (Dhyana Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

23 setembro de 2022

A Índia foi construída sobre o fundamento da Retidão, estabelecido por sábios como Narada e Valmiki, ensinando aos humanos que não devem se entusiasmar com a vitória ou se abater diante da derrota, e que ambas devem ser bem-vindas como testes da fé em Deus. Esta é uma terra na qual a fé em Deus é absorvida por toda criança no seio da mãe; portanto, jamais dará lugar ao desespero e à dor. Confiará no Senhor que reside no seu interior e descobrirá reforços inesgotáveis ​​de coragem dentro de cada coração. A vitória final é para aqueles que têm fé no invencível Ser Interno – a Realidade. Tais seres não terão ódio em seus corações; só ficarão tristes por outros serem gananciosos e invejosos. As suas orações serão para que sabedoria, humildade e amor sejam concedidos até mesmo aos seus oponentes: "Ó Deus, concedei-lhes discernimento e o poder de um julgamento ponderado e sereno". Desde os tempos védicos, todos os filhos e filhas da Índia têm rezado: "Que todos os seres de todos os mundos sejam felizes" (Loka Samastah Sukhino Bhavantu). (Discurso Divino, 26 de setembro de 1969)

 

Sri Sathya Sai Baba

24 setembro de 2022

No que se refere à raiva, os aspirantes espirituais devem estar vigilantes até mesmo em relação aos mínimos assuntos que possam provocá-los; pois, se forem negligentes, não serão capazes de alcançar o menor progresso. Devem cultivar um espírito humilde e amoroso; então as características negativas desaparecerão. Alguns deles ficam muito irritados quando alguém descobre e lhes mostra as características negativas que possuem. Isso só serve para piorar a situação! Os aspirantes espirituais devem ter a visão sempre voltada para o interior; se permitirem que a mente vagueie lá fora, não poderão identificar as próprias faltas. O orgulho impede a visão interna e confunde o exame da mente. Se almejam obter sucesso, devem reverenciar aqueles que apontam as suas falhas. Esta é a maneira de se progredir rapidamente no caminho da meditação. Além disso, devem esforçar-se para não continuar a alimentar os seus defeitos. (Dhyana Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

25 setembro de 2022

Cada um de vocês deve transformar o próprio coração em uma Morada da Paz Suprema (Prashanti Nilayam). Essa transformação deve começar neste exato momento. Analisem as suas palavras, atos e pensamentos e livrem-se daqueles que são maus e causam danos a vocês e ao próximo; em seu lugar, cultivem a fortaleza, a paz inabalável, a verdade e assim por diante. Agora a mente esvoaça e pousa em todo e qualquer objeto no Universo. Recusa-se a permanecer em uma única ideia – Deus. Tal como a mosca, que pousa sobre o que é limpo e o que é sujo, mas se nega a fazê-lo sobre cinza quente, a mente foge de todo pensamento em Deus. A mosca será destruída se pousar sobre o fogo; a mente é igualmente destruída quando habita em Deus, pois é apenas um padrão de desejo tecido com a urdidura e a trama do mesmo material! O desejo cessa quando Deus se apodera da mente. Na verdade, como o desejo é o próprio material de que é feita a mente, quando Deus a ocupa inteiramente, ela se torna inexistente e então vocês se libertam. (Discurso Divino, 26 de setembro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

26 setembro de 2022

Não escolha fortificantes e remédios para a doença que diagnosticou como sua; não comece a usá-los por acreditar em rótulos e propagandas. Siga o conselho de um médico que conhece os problemas peculiares do seu corpo e a maneira de preservá-lo; aceite o seu diagnóstico e a sua prescrição com total confiança. Tal pessoa, a quem se chama de guru, o ajudará no processo de remoção do véu. Quando este é removido, pode-se vivenciar Deus em plenitude em todo e qualquer lugar. Quando disseram a Sócrates que ele não poderia ver Deus no céu nem nas regiões superiores do espaço, apontadas pelos homens como a morada da Divindade, ele respondeu que só se conseguiria ver Deus mediante o uso de uma lente tríplice: a lente da devoção, do discernimento e da renúncia. Prahlada usava essa lente e via o Senhor em todos os lugares, até nos pilares e nas plantas. Já o pai dele vendara os próprios olhos com a bandagem da dúvida cínica; por isso não podia ver Deus. (Discurso Divino, 20 de outubro de 1966)

Sri Sathya Sai Baba

27 setembro de 2022

É difícil livrar-se do orgulho e do amor-próprio ou ego, pois todos os seres humanos vêm moldando as suas vidas desde antes do início dos tempos! Por eras a fio, cada um tem permitido que a sua mente flua na direção que lhe agrada; agora, portanto, constitui uma tarefa árdua desviá-la do seu caminho habitual e fazer com que ela se volte para outra direção. Indivíduos egocêntricos adoram exercer autoridade sobre os demais. Não haverão de concordar com eles que isso é “servidão”, uma vez que não aceitam argumentos alheios! Veem tudo através de lentes embaçadas pela fumaça do egoísmo e do amor-próprio. “As minhas palavras são verdadeiras”, “a minha opinião está certa”, “as minhas ações são corretas” – estão convencidos disso e assim passam os seus dias. Tal comportamento é muito prejudicial para os aspirantes espirituais. Estes devem esperar ansiosamente por qualquer crítica, sugestão ou conselho que lhes sejam proveitosos, venham de onde vierem. (Dhyana Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

28 setembro de 2022

Navaratri é o festival no qual se comemora a vitória de Deus sobre o mal. A Encarnação do Poder Divino, em suas várias manifestações, como a Grande Mãe Saraswati (simbolizando o equilíbrio), a Grande Mãe Lakshmi (representando a ação) e a Grande Mãe Kali (simbolizando a inércia), foi capaz de vencer as forças do vício, da perversidade e do egoísmo em uma batalha de nove dias de duração. Finalmente, no décimo dia, chamado de Vijayadashami ou “Dia da Vitória”, faz-se um culto de despedida. É um festival de agradecimento. A gratidão é divina; a ingratidão é demoníaca. Mas, ao mesmo tempo em que se oferece essa homenagem de gratidão, deve-se também procurar descobrir quem foi destruído, quem foi salvo e por quê. Os seis inimigos do ser humano – a luxúria, a raiva, a ganância, o apego, o orgulho e a inveja –, incrustados na sua própria consciência interna, estão corroendo os seus órgãos vitais. São esses os demônios a serem exterminados. Eles reduzem o ser humano ao nível demoníaco. Devem ser dominados e transmutados pela suprema alquimia do anseio divino. Então as nove noites de batalha se tornarão novas; passarão a ser um novo tipo de noite, dedicada à purificação da mente e à iluminação da alma! (Discurso Divino, 12 de outubro de 1969).

Sri Sathya Sai Baba

29 setembro de 2022

Os aspirantes espirituais devem minimizar toda discussão e controvérsia, pois isso provoca um espírito de rivalidade e leva a represálias coléricas e a embates vingativos. Não lutem para merecer a estima do mundo. Não se sintam humilhados nem irritados quando o mundo não os reconhecer ou aos seus méritos. É isso o que devem aprender, antes de mais nada, se aspiram ao sucesso espiritual. Não fiquem felizes ao serem elogiados; aí reside uma armadilha mortal, que pode inclusive desviá-los do caminho e pôr em perigo o seu progresso. Sendo assim, reformem as suas características e hábitos mentais. Desenvolvam o costume de jamais causar dor a outros. Procurem compreendê-los, solidarizar-se com eles e realizar ações que lhes sejam benéficas. Treinem-se para considerar insultos e críticas como “condecorações” concedidas a vocês. Esforcem-se arduamente para serem amigáveis com todos, qualquer que seja a sua natureza ou conduta. (Dhyana Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

30 setembro de 2022

Vocês podem adquirir conhecimento sobre as ciências naturais, sobre todas as artes e ofícios, literatura, música, dança e pintura - sobre cada tipo concebível de conhecimento mundano –, mas nada disso lhes dará paz ou felicidade se não tiverem o conhecimento do Ser. O conhecimento mundano pode trazer fama e prosperidade, porém somente o Conhecimento do Ser Interno pode conferir a paz que transcende a compreensão. É ele que revela a unidade na multiplicidade, o eterno no perecível. Quem alcança o Conhecimento do Ser Interno é onisciente. Declara o texto sagrado: “Aquele que conhece o Ser Interno supera o sofrimento”. Todo conhecimento mundano está relacionado com a manutenção da vida. Quando se adquire o conhecimento do Espírito, que é a base de todo o conhecimento sobre as ciências e as artes, facilmente se obtém qualquer tipo de conhecimento. Quando estabelece a comunhão com o Divino – a fonte de todo o conhecimento, poder e sabedoria –, o ser humano tem acesso a todo tipo de conhecimento. (Discurso Divino, 6 de outubro de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

 

bottom of page