top of page
Pensamento para o dia - setembro 2017

 

1° de setembro de 2017

“Muitos leem muitos livros excelentes, incluindo o Ramayana e o Bhagavata, muitas vezes, pois agora eles estão facilmente disponíveis a um custo muito baixo. Mas que prova você pode dar por ter se beneficiado das horas que passou com eles? Para digerir o alimento que você comeu, você deve se envolver em alguma atividade física. Para digerir as lições que lhe permeiam através de uma companhia sagrada ou pelo estudo de livros excelentes, você não precisa praticá-las no cotidiano? Manana (recapitulação) é uma prática espiritual muito importante (Sadhana); permaneça em silêncio sobre as implicações das lições que você encontra pela frente. Mantenha o entusiasmo que lhe deu a paciência de se sentar, por várias horas, através de muitos satsangs espirituais. Desenvolva-o e procure a companhia de homens e mulheres piedosos, fortaleça suas tendências sátvicas (serenas e puras) e avance no caminho espiritual. Você tem Minhas bênçãos.” (Discurso Divino, 9 de outubro de 1964)

Sathya Sai Baba

2 de setembro de 2017

“As pessoas depositam sua fé em um corpo físico tão frágil e impermanente. Este corpo é como um boneco com nove furos e pode entrar em colapso a qualquer momento com um mero espirro. Depositando sua fé em um corpo tão perecível, as pessoas esquecem os ornamentos inestimáveis armazenados nelas. Essa é a razão pela qual você sofre agitação mental. Você se aproxima de um milionário e pergunta: "Senhor! Você tem tudo neste mundo, mas você tem paz?" Ele responderá imediatamente: "Eu tenho tudo menos paz". Para onde quer que você olhe neste mundo hoje, há apenas "pedaços", não "paz". A paz está grandemente no seu Eu interior. Portanto, procure-a por meio de uma viagem interior. Esse é o seu dever. Infelizmente, você esquece este dever sagrado e deseja coisas reles e insignificantes. Quando você for capaz de manifestar suas próprias qualidades nobres inatas, você poderá experimentar paz verdadeira e eterna.” (Discurso Divino, 5 de setembro de 2006)

Sathya Sai Baba

3 de setembro de 2017

“O imperador Bali era sem dúvida um grande devoto com humildade. No entanto, havia um elemento de ego nele. Deus tolerará qualquer coisa, mas nunca tolerará raiva e ego. Deus não aprecia essas características. O que é esse ego? Para que é esse ego? É por beleza física ou força dos sentidos ou perspicácia intelectual ou riqueza? Nada disso é permanente. Ego também gera várias outras características más! Deus dotou cada ser humano de qualidades sagradas e nobres, como Verdade (Sathya), Retidão (Dharma), Paz (Shanti), Amor (Prema) e Não-violência (Ahimsa). Desenvolva essas qualidades. Estes são os cinco ares vitais (pancha-pranas) para um ser humano. A raiva, o ciúme, o ódio, etc., são atributos malignos adequados a um animal. Como uma pessoa com tais características animais pode ser chamada de ser humano? Um ser humano é aquele que tem boas qualidades. Siga a verdade. A verdade é Deus. Cultive o amor. Amor é Deus. Viva no amor.” (Divino Discurso, 5 de setembro de 2006)

Sathya Sai Baba

4 de setembro de 2017

“O povo de Kerala segue os comandos do nobre imperador Bali até hoje. É por isso que o estado se desenvolveu de várias maneiras. Não há escassez de comida e amenidades para uma vida feliz em Kerala. Naturalmente, as mudanças nas aspirações e no estilo de vida das pessoas estão ocorrendo nos últimos tempos devido ao impacto da Kali Yuga (a era atual). Mas a essência de seus corações e sentimentos permanece a mesma. Eles ainda seguem as determinações védicas: "Fale a verdade e siga a retidão (Sathyam vada, dharmam chara)". Eles respeitam os anciãos e os servem com amor e carinho. Qual poderia ser o motivo disso? Amor a Deus! É uma terra onde o amor a Deus existe até hoje. Aqueles que têm amor a Deus desenvolvem naturalmente o medo do pecado. Consequentemente, essas pessoas terão um alto grau de moralidade na sociedade, o que é muito importante para seu funcionamento ordenado. Não basta celebrar o festival de Onam com fervor religioso e devoção. Você precisa responder às expectativas do nobre imperador Bali.” (Divino Discurso, 2 de setembro de 2009)

Sathya Sai Baba

5 de setembro de 2017

“Existe um vínculo perene de amor puro entre professores e alunos. Os alunos podem conquistar o coração de qualquer professor e um professor também pode conquistar os corações dos alunos. Para ser amado, você deve amar primeiro os outros. A base da cultura indiana é: "Fale a verdade, pratique a retidão". Seja humilde. Você nem sempre pode obrigar, mas você sempre pode falar amavelmente! Às vezes, os professores precisam ser rigorosos. Seja assim. Lembre-se, Deus pode ser mais duro do que um diamante quando a situação exige. Caso contrário, Ele é mais macio que a manteiga. Os professores entendem muito bem esta natureza divina e devem exemplificá-la em seus comportamentos também. Para a confiança dos alunos, os professores devem abordá-los com amor e sem medo apontar seus erros e conduzi-los no caminho certo. Só então os alunos podem seguir o caminho reto e corrigir seus erros. Para o progresso e a prosperidade da nação, todo professor deve amar seus alunos e moldar seu caráter.” (Discurso Divino, 21 de novembro de 2001)

Sathya Sai Baba

6 de setembro de 2017

“Deus é descrito nos textos escriturais como Raso vai sah: "Ele é a doce essência". Como a doçura pode tornar-se amarga? Deus é um espelho impecavelmente limpo. Você vê Nele o seu próprio reflexo. Quando você tem propensões para causar terror, o reflexo que você vê causará terror em você. Quando você tem propensões suaves e inofensivas, o reflexo será delicado e suave. Não coloque a culpa em Deus, como você está sempre propenso a fazer! Quando tudo corre bem, você diz que Deus se aproximou de você. Quando algo dá errado, você diz que Deus o abandonou e se afastou! Ele não se move para longe ou perto. A distância Dele para você é a mesma de você para Ele. Ele está em toda parte. Ele sempre está no seu coração. Reconheça-O lá, perceba-O como o mais próximo e mais perto de você. Ele é seu próprio Ser, nem terrível nem suave, mas simplesmente é.” (Discurso Divino, 30 de maio de 1974)

Sathya Sai Baba

7 de setembro de 2017

“Sua mente vacilará do certo para o errado, da dor para a alegria, somente quando você forçá-la e encorajá-la. Desista de afagar a mente. Isso cessará suas travessuras. Não conte suas lágrimas de dor ou revele seu sofrimento. Deixe-os passar por sua mente, como os pássaros voam pelo céu, não deixando trilha para trás; ou como chamas e inundações aparecem na tela em uma sala de cinema, sem embaçar a tela. Nunca desanime quando estiver desapontado. Talvez o seu desejo em si estivesse errado, ou a sua realização pudesse tê-lo conduzido a situações piores. De qualquer forma, é a vontade do Senhor e Ele sabe o melhor. Decepções e dificuldades são como a casca da banana. Ela é feita para proteger o sabor e permitir à doçura preencher o fruto. Em tais dificuldades, deixe sua mente se concentrar no esplendor do Ser Divino (Atma) e em Sua majestade. Isso o manterá alerta e corajoso.” (Discurso Divino, 22 de janeiro de 1967)

Sathya Sai Baba

8 de setembro de 2017

“Levante-se todos os dias, como se estivesse se levantando da morte. Recite a oração: "Assim nasço. Faça-me falar palavras suaves e doces, e faça me comportar calmamente e reconfortantemente com todos. Deixe-me fazer ações que deem felicidade a todos e formem ideias na minha mente que sejam benéficas a todos. Que este dia valha a pena pelo serviço a Você". Ore dessa maneira sentado em sua cama, antes de começar as atividades do dia. Lembre-se desta promessa ao longo do dia. Quando você se retira à noite, sente-se e examine rapidamente todas as experiências do dia, veja se causou dor ou desagrado a qualquer pessoa por qualquer palavra ou ação. Então ore: "Agora estou ‘morrendo’ e caindo em seu colo. Perdoe-me por qualquer lapso, acolha-me sob seu abrigo amoroso." Afinal, dormir é uma breve morte e morrer é um longo sono!” (Discurso divino, 22 de janeiro de 1967)

Sathya Sai Baba

9 de setembro de 2017

“A inteligência é uma espada de dois gumes. Pode cortar correntes e libertá-lo; pode causar feridas fatais e matar. Por isso que o grande Gayatri Mantra ora a Deus para presidir a inteligência e torná-la benéfica para os indivíduos e a sociedade. A educação das emoções e o controle das paixões fazem parte do Yoga, a disciplina espiritual que purifica a inteligência. Para penetrar na névoa espessa que a ignorância se espalha sobre a Realidade, a inteligência deve ser construída com base em virtudes. Quando a ação (Karma) é feita como dedicação e quando Upasana (adoração) é feita como essencial para toda a vida, a névoa da inteligência se derrete e desaparece, revelando a verdade. Karma, quando realizado como uma oferta a Deus, perde seus efeitos perversos para o praticante, deixando as consequências para Deus! Além disso, quando cada ato for considerado como um ato de adoração, ele será feito com a melhor da habilidade de alguém para transformar o Karma mundano em adoração.” (Discurso Divino, 3 de abril de 1967)

Sathya Sai Baba

10 de setembro de 2017

“Todos os que aspiram ser devotos devem evitar o apego e a aversão. Não fique orgulhoso se você puder cantar melhor ou se sua sala de adoração estiver melhor decorada. Deve haver uma melhoria constante em seus hábitos e atitudes, caso contrário, a disciplina espiritual será um passatempo vão. Sua casa deve estar imersa na paz mais elevada, sem ser perturbada por qualquer traço de ódio ou malícia, orgulho ou inveja. No momento em que você decidir que o pomar em sua mente é Dele, todos os frutos serão doces, sua busca por refúgio e proteção (Saranagathi) tornará todos os frutos aceitáveis para o Senhor, pois eles não poderão ser amargos. E, para a água, o que pode ser mais puro e mais precioso do que suas lágrimas – derramadas não por tristeza, mas em arrebatamento pela oportunidade de servir o Senhor e caminhar pelo caminho que leva a Ele! Nenhuma adoração ou penitência pode igualar a eficácia da obediência - obediência ao comando dado para sua libertação!” (Discurso Divino, 08 de fevereiro de 1963)

Sathya Sai Baba

11 de setembro de 2017

“Não se lamente porque o Senhor esteja testando-o e colocando-o na tribulação de passar pelos testes, pois é somente quando você é testado que pode assegurar-se do sucesso ou tomar conhecimento de suas limitações. Você pode então se concentrar nos assuntos em que é deficiente e prestar mais atenção para que possa também passar por eles quando for testado novamente. Não estude para o exame no último momento, estude com antecedência e esteja pronto com o conhecimento necessário, bem como com a coragem e a confiança que surgirem desse conhecimento e habilidade. O que você estudou com bastante antecedência deve ser repassado várias vezes na mente antes do exame. Isso é tudo o que deve ser feito. Este é o caminho para a vitória.” (Discurso Divino, Shivaratri, março de 1963)

Sathya Sai Baba

12 de setembro de 2017

“Várias práticas maliciosas entraram no campo da educação. Paga-se para obter admissão nas escolas e faculdades, e para conseguir notas e títulos. O professor não transmite gosto, estilo, atitude ou perspectiva; é tudo uma questão de livros e mais livros. Ao aluno é deixada a tarefa de obter estas qualidades fora das instituições educacionais. Mais valor é vinculado à informação e à sua coleta, nenhuma tentativa é feita para obter transformação pessoal e corrigir hábitos e características! Como os grandes artistas que desenharam os afrescos de Ajanta e esculpiram os templos de Ellora aprenderam seu ofício? Será que eles frequentaram alguma escola? Eles aprenderam com os professores, os mestres artesãos que eram artistas inspirados. Os livros não podem dar orientação e inspiração para um trabalho verdadeiro. Os aspectos mundanos devem ser harmonizados com aspectos espirituais para se levar uma vida plena. Só então um indivíduo pode ter autoconfiança e evitar o caminho imitativo.” (Discurso Divino, 5 de janeiro de 1975)

Sathya Sai Baba

13 de setembro de 2017

“Considere este alto-falante que tem o poder de transmitir o som. Alguém deve ter produzido, não é? Quem poderia criá-lo? Alguém com conhecimento e habilidade para produzir esse dispositivo. Isso pode não ser visível a você, mas ele existe, talvez na Alemanha, Suíça ou Japão. Da mesma forma, para tudo o que você gosta na vida diária, seja a televisão, o relógio ou qualquer outro dispositivo, existe um criador. Mas também estamos vendo objetos que estão além da capacidade humana. O céu, as estrelas que cintilam, o Sol e a Lua que iluminam o mundo! Qualquer pessoa comum pode criar isso? O poder supremo que tem a capacidade de criar coisas tão maravilhosas foi descrito pelos Vedas como Aprameya, que significa Aquele que está além de todas as provas e todas as limitações. Deus não pode ser descrito em palavras. Seu principal objetivo deve ser procurar entender esse poder infinito.” (Discurso Divino, 1 de março de 1981)

Sathya Sai Baba

14 de setembro de 2017

“A Natureza que nos rodeia e que está conosco é a vestimenta de Deus, apresentando amplas evidências de Sua beleza, bondade, sabedoria e poder, onde quer que olhemos. Mas a arte de reconhecê-Lo é estranha a nós e O negamos e vivemos na escuridão. Nós temos ao nosso redor na atmosfera a música que emana de várias estações de rádio, mas eles não atingem seus ouvidos a qualquer momento. Você não tem consciência de qualquer estação. Mas se você tiver um receptor de rádio e ajustá-lo ao comprimento de onda correto, você poderá ouvir a transmissão de qualquer estação em particular. Se você não conseguir ajustá-lo corretamente, você receberá apenas incômodo em vez de notícias! Da mesma forma, o Senhor está em toda parte - acima, ao redor, abaixo e ao seu lado. Para reconhecê-Lo, você não precisa de um yantra (máquina), mas um mantra (fórmula mística potente). Dhyana (meditação) ajusta a localização exata da estação, o amor é o propagador. Sintonize, perceba o Divino e desfrute da bem-aventurança que Ele confere!” (Discurso Divino, 1 de janeiro de 1971)

Sathya Sai Baba

15 de setembro de 2017

“Um homem vê uma fruta madura em uma árvore. A mente anseia pela fruta, mas ela própria não pode cumprir o desejo. Os pés o levam perto da árvore. O tronco se inclina, a mão pega uma pedra, os ombros a jogam na fruta que então cai. O fruto deve ser apanhado pelos dedos, transferido para a boca, os dentes devem mordê-lo, mastiga-lo bem e a língua deve se encarregar para que alcance o estômago. A parte de comer está assim terminada. Mas isso não encerra a história do desejo pela fruta. Uma vez que tantos instrumentos cooperaram na realização, a gratidão deve ser ofertada a cada um deles. Assim, o estômago envia força e satisfação a cada membro que compartilhou a aventura. Cada membro age de forma eficaz, pronta e desempenha seu dever confiado, para que seu corpo possa viver em saúde e eficiência, alerta a todas as suas habilidades e potencialidades. Isso também é verdade para as iniciativas que você empreende com os outros. Todos devem decidir usar suas habilidades e inteligência completas para cumprir suas obrigações.” (Discurso Divino, 1 de janeiro de 1971)

Sathya Sai Baba

16 de setembro de 2017

“Por que vocês devem competir e discutir entre si? Nada nesse mundo pode durar como tal por muito tempo. O Senhor Buda diagnosticou isso corretamente e declarou: "Tudo é sofrimento, tudo é transitório, todos são apenas um fenômeno temporário de características efêmeras". Por que se deve ficar tão animado por esses objetos finitos e pequenas coisas? Esforcem-se para conquistar o eterno, o infinito, o universal. Um dia, vocês devem desistir do corpo que os alimentou e promoveu com cuidado. Por quanto tempo vocês podem manter tudo o que ganharam e possuíram com orgulho? Os pensamentos e desejos triviais concedem apenas aflições. Santos pensamentos e desejos lhes recompensam com a paz divina. Portanto, cultivem sentimentos e desejos bons e benéficos. Mantenham-se longe da má companhia e de pensamentos ruins. Realizem o propósito sagrado da vida através de pensamentos e palavras puras e de serviço desinteressado para seus semelhantes.” (Discurso Divino, maio de 1981)

Sathya Sai Baba

17 de setembro de 2017

“O leite tem manteiga em cada gota. Isso o torna muito nutritivo. Se você quiser vê-lo como uma entidade concreta separada, você deve ferver o leite, esfriar, adicionar coalhada ácida, aguardar horas para que ele coalhe, depois agitá-lo e transferir a manteiga que flutua para uma bola. Deus está em todo ser, de fato, em cada átomo do Universo. É porque eles existem que podemos reconhecê-Lo e apreciá-Lo. Para ver Deus e experimentá-Lo, trabalhe em espírito de amor. Isso o levará à adoração. Trabalhe sem qualquer consideração pela extensão dos benefícios que obterá, trabalhe pois esse é seu dever, trabalhe pois você adora trabalhar, trabalhe com seriedade, rigor e sinceridade, pois é assim que você pode oferecer gratidão a Deus pelas habilidades que Ele lhe concedeu. Então você certamente experimentará Sua Graça e Glória.” (Discurso Divino, 1 de janeiro de 1971)

Sathya Sai Baba

18 de setembro de 2017

“As pessoas tentam obter paz acumulando autoridade e riqueza, o que lhes dá poder sobre os outros e capacidade de comandar as conveniências e os confortos que conferirão paz. Mas elas rapidamente percebem que ambos caminhos são assediados pelo medo e a paz que se assegura é passível de extinção rápida e violenta. Como você consegue alcançar paz? Somente através do amor! A paz é o fruto da árvore da vida; sem ele, a árvore é um toco estéril sem valor. O fruto está envolto por uma casca amarga para que o suco doce possa ser preservado e protegido. Você deve remover a casca para provar sua doçura e se fortalecer. A casca grossa é simbólica das seis paixões malignas que envolvem o coração amoroso de todos: luxúria, raiva, ganância, apego, orgulho e ódio. Aqueles que conseguem remover a casca e entrar em contato com a doçura interna de uma disciplina difícil e consistente, alcançam paz eterna e imutável.” (Discurso Divino, 1 de janeiro de 1971)

Sathya Sai Baba

19 de setembro de 2017

“Deus não possui uma forma particular. Brahma, Vishnu, Maheswara não são diferentes um do outro. Deus se manifesta na forma em que os devotos contemplam. Se uma mulher considera seu marido como Deus, ela pode perceber Deus nele. Deus está presente em todo ser humano (Daivam manusha rupena). Todas são personificações do Divino. Então, para responder à pergunta: "Onde está Deus?", "Deus está em toda parte". A Alma (Atma) que está presente em você na forma de consciência está presente em todos os lugares e em todos. Portanto, não procure o Deus onipresente! Feche seus olhos e contemple a forma de Deus que você mais gosta. Deus se manifestará diante de você na mesma forma. Nunca pense que Deus está presente em um lugar particular ou em um lugar tão distante! Ele é omnipresente em todos os lugares, em todos os momentos e permeia cada átomo do universo. Faça do seu objetivo nesta vida experimentar esse Doce Senhor dentro de você!” (Discurso Divino, 16 de março de 2010)

Sathya Sai Baba

20 de setembro de 2017

“Hoje, parece que a unidade desapareceu por completo e a inimizade está em ascensão. Não desenvolva oposição ou diferenças entre as pessoas, onde quer que esteja. Isso não é saudável. Mesmo se alguém o irritar, não lute com ele. Compreenda que, lutando com os outros, você de fato se prejudica. Lembre-se, o ciúme dá origem ao ódio e prejudica seu bem-estar. Portanto, atinja a unidade e pratique viver em unidade em todos os assuntos. Controle seus pensamentos. Esta é a qualidade de uma pessoa verdadeiramente educada. Este é o verdadeiro espírito do 'Educare'. Todos são seres humanos. Todos são filhos de Deus. Portanto, viva em unidade sem dar espaço a quaisquer diferenças. Tudo se tornará bom se você mantiver seu coração puro constantemente. O propósito da educação é um bom caráter. Com bom caráter, você pode conseguir qualquer coisa na vida. Por isso, é muito essencial que você sempre proteja seu caráter. Tal pessoa é verdadeiramente educada!” (Discurso Divino, 22 de novembro de 2010)

Sathya Sai Baba

21 de setembro de 2017

“Pensar o mal, falar o mal e ver o mal invariavelmente levam a uma ruína total. Por exemplo, no Mahabharata, Duryodhana sempre teve pensamentos malignos sobre os Pandavas e, finalmente, ele trouxe destruição a toda a família. No Ramayana houve a história de Kaikeyi, que ouviu o conselho malvado de Manthara, e perdeu não só o marido, mas o respeito e o amor de seu filho Bharata. Aprenda a viver em harmonia e unidade. Todo órgão no corpo funciona em cooperação com qualquer outra parte. Se o pé pisa em um espinho, seu olho sente a dor e derrama lágrimas. Se o seu olho percebe um espinho ou uma pedra na estrada, ele avisa o pé para evitá-lo. Você também deve desenvolver o mesmo sentimento de unidade e compartilhar suas alegrias e problemas como uma família. Não há nada que você não consiga alcançar com a unidade como sua força. Com pureza e unidade, sua devoção autêntica a Deus também crescerá. Faça da pureza, unidade, divindade seus lemas; somente eles assegurarão o bem-estar material e espiritual.” (Discurso Divino, 22 de maio de 1986)

Sathya Sai Baba

22 de setembro de 2017

“Entre todas as formas de práticas espirituais, devoção ou Bhakti é a mais fácil e mais sagrada. Bhakti é derivada da raiz 'Bhaj', com o sufixo 'ti'. Denota um sentimento de amizade, juntamente com admiração. Para alguém que é um produto dos atributos ou gunas, para entender o que transcende as gunas é necessária uma atitude de humildade e reverência. Bhakti pede a utilização da mente, fala e corpo para adorar o Senhor. Representa o amor total. A devoção e o amor são inseparáveis ​​e interdependentes. O Sábio Narada declarou que adorar o Senhor com amor ilimitado é Bhakti. Vyasa afirmou que Bhakti é realizar adoração com amor e veneração. O Sábio Garga declarou que é servir ao Senhor com pureza de mente, fala e corpo. Yajnavalkya sustentou que a verdadeira Bhakti consiste em controlar a mente, direcionando-a para dentro e desfrutando da bem-aventurança da comunhão com o Divino. Embora muitos sábios tenham expressado diferentes pontos de vista sobre a natureza de Bhakti, a característica básica da devoção é o amor. Bhakti é o caminho para a salvação.” (Discurso Divino, 8 de outubro de 1986)

Sathya Sai Baba

23 de setembro de 2017

“Reze intensamente e com fé. Então, a Graça será derramada em você. Quando seu coração está embebido em Amor, ele não pode ser contaminado pelo egoísmo e suas consequências malignas. Assim como você deseja saúde física, o que significa saúde para os membros do corpo, você deve se esforçar pela saúde da humanidade, o que significa paz e alegria para todos os setores da sociedade, em todas as nações. Se você reside nessa perspectiva mais ampla, você começará a sentir cada vez menos seus próprios problemas e a se preocupar cada vez mais com os problemas dos outros. Essa é a sua própria oferta inicial no grande 'yajna' (sacrifício ritual) chamado 'viver'. Você deve combinar seu bem-estar com o bem-estar do mundo. Como você pode ser feliz quando seu vizinho está em desventura? Por isso, exorto-o a desistir de rezar por seu próprio avanço. Reze pela paz, prosperidade e felicidade de toda a humanidade, independentemente da região ou da cor.” (Divino Discurso, Dasara, 7 de outubro de 1970)

Sathya Sai Baba

24 de setembro de 2017

“A palavra ‘yajna’ significa sacrifício; esse é o principal objetivo do yajna. Você sacrifica riquezas, conforto, poder (tudo o que promove o ego) e se funde no Infinito. Essa é a realização e o fim. Yajnas são úteis porque sustentam o ideal do sacrifício e condenam a aquisição. Eles enfatizam a disciplina e não a distração. Eles insistem na concentração da mente, da língua e da mão na Divindade. Os cínicos contam os sacos de grãos e os quilogramas de manteiga e pedem mais sacos e quilogramas de contentamento e felicidades em troca! Os efeitos de yajna sobre o caráter e a consciência não podem ser medidos ou pesados em metros ou gramas. Ele é imensurável, embora real e experimentável. O grão e a manteiga oferecidos no fogo sagrado para o acompanhamento de fórmulas védicas dão mil vezes em retorno. Eles vão limpar e fortalecer a atmosfera em todo o mundo.” (Discurso Divino, Dasara, 7 de outubro de 1970)

Sathya Sai Baba

25 de setembro de 2017

“A Suprema Shakti manifesta-se sob a forma de Durga, Lakshmi e Saraswati. Durga nos concede energia - física, mental e espiritual. Lakshmi confere-nos riqueza de muitos tipos, não apenas dinheiro, mas riqueza intelectual, riqueza de caráter, riqueza de saúde e assim por diante. Ela nos oferece riquezas incalculáveis. E Saraswati nos confere inteligência, a capacidade de investigação intelectual e o poder do discernimento. Sua própria mãe é a combinação de todos esses seres divinos. A vida de uma pessoa que não pode respeitar e amar a própria mãe venerável é totalmente inútil. Sua mãe fornece energia, riqueza e inteligência. Ela constantemente deseja nosso avanço na vida. Então ela representa todas as três deusas que adoramos durante o festival de Navaratri. Reconhecendo sua mãe como a própria encarnação de todas as forças divinas, mostre reverência a ela e trate-a com amor. Esta é a verdadeira mensagem de Navaratri.” (Discurso Divino, 14 de outubro de 1988)

Sathya Sai Baba

26 de setembro de 2017

“Personificações do Amor! Não há nada de ruim na Criação. Se algumas coisas parecem assim, é inteiramente devido a uma visão defeituosa. Os sentimentos negativos latentes interiormente criam a impressão de que certas coisas são ruins. Por isso, é importante desenvolver sentimentos puros e amorosos. Sempre estejam imersos no pensamento de Deus e cantem constantemente Seu Nome. Estejam sempre saturados com o sentimento divino. Se obedientemente seguidas, as práticas espirituais são garantidas para remover toda a contaminação dentro de vocês. Nunca se entreguem a ações ruins, nunca critiquem, culpem ou acusem os outros. Os pensamentos ruins poluem o ar e também contaminam os outros. É assim que as vibrações ruins se espalham. Portanto, escrupulosamente evitem companhias ruins e comportamentos inapropriados. Evitem sempre pensamentos ruins, olhares, sentimentos e ações inadequados. Em vez disso, sejam sempre reverentes e façam apenas o bem. Façam todos os esforços possíveis para venerar e reverenciar os elementos de forma adequada. Cada respiração deve ressoar o canto do Nome de Deus. Sempre cantem Sua Glória.” (Discurso Divino, 15 de maio de 2000)

Sathya Sai Baba

27 de setembro de 2017

“Quando o espelho da mente está sujo, ele não pode perceber nada em seu verdadeiro estado. Esta é a razão pela qual o homem é incapaz de reconhecer sua própria natureza verdadeira. Por isso, é necessário limpar o espelho das impurezas sobre ele. Como isso deve ser feito? Regulando os hábitos alimentares e recreativos. É importante assegurar que o alimento que é comido seja obtido por meios justos. Muitos dos males que as pessoas sofrem hoje são devido ao fato de que as coisas que consomem foram obtidas por meios injustos. Então, para purificar sua mente, o primeiro pré-requisito é o alimento puro. Mas nem sempre é possível garantir pureza em cada refeição, em todos os aspectos e em todos os momentos. Para superar essa dificuldade, faça uma oferta de sua refeição a Deus e aceite-a como um presente de Deus. Antes de comer, quando a comida é oferecida a Deus, torna-se Prasada (presente de Deus). Todas as impurezas nos alimentos são assim removidas. Isso ajuda o processo de limpeza da mente. Esta prática deve ser mantida continuamente.” (Discurso Divino, 25 de maio de 1990)

Sathya Sai Baba

28 de setembro de 2017

“O comando dos Vedas, ‘Matru devo bhava, Pitru devo bhava (que a mãe seja seu Deus, que o pai seja seu Deus)’, é repetido insistentemente hoje, mas não há sinal de reverência para com os pais em qualquer lugar. Uma geração que não respeita e promove seus pais está fadada a acabar em desastre. Os pais sofrem grandes dificuldades e negam vários confortos a si mesmos para colocar seus filhos na escola e na faculdade, mas as crianças são ingratas. Elas insultam e provocam, causam dor mental e fome física a seus pais, ridicularizando seus hábitos e atitudes e descartando seus conselhos com negligência. Quando os criadores de seu equipamento físico e constituição mental são assim tratados com sacrilégio, como se pode esperar que você adore o Criador do Universo, o Deus que providencia tudo? Honre seus pais, para que seus filhos aprendam a honrá-lo.” (Discurso Divino, 15 de fevereiro de 1969)

Sathya Sai Baba

29 de setembro de 2017

“'Navaratri' significa nove noites. A escuridão está associada à noite. Qual é esta escuridão? É a escuridão da ignorância. O objetivo das celebrações de Navaratri é permitir que você vença a escuridão que o envolveu. Quando se faz referência a Devi, isso significa a forma unificada de Durga, Lakshmi e Saraswathi. Lakshmi, que é a encarnação de toda prosperidade, é representada pelo coração. A boca representa Saraswathi. A pureza em ação (Kriya Shuddhi) é representada por Durga. Para garantir a graça do Senhor, você deve cultivar a pureza do coração, a pureza na fala e a pureza em ação. Esta pureza tripla é descrita na linguagem Vedântica como 'Tripurasundari'. Observe Navaratri para se livrar da escuridão dentro de você, cultivando a tripla pureza de pensamento, palavra e ação. Nesta ocasião sagrada de Navaratri, você também deve reverenciar a Natureza. Os recursos naturais como água, ar, energia e minerais devem ser usados ​​economicamente, sem uso indevido, abuso ou desperdício.” (Discurso Divino, 27 de setembro de 1992)

Sathya Sai Baba

30 de setembro de 2017

“Swami frequentemente exorta os devotos: ‘Dirija a jornada da sua vida com a ajuda dos valores humanos’. Deixe sua vida cotidiana ser inundada pela verdade (Sathya), retidão (Dharma), paz (Shanthi) e amor (Prema). Deus é Verdade (Atma). Dharma é o dever que cada um de nós deve executar seriamente. Portanto, libere seu dharma com a verdade. Estes dois são de fato a única prática espiritual (Sadhana) que você deve empreender. Estes dois sozinhos o protegerão em todos os sentidos, o tempo todo. Eles aliviam todas as dores e dificuldades. Nenhum ser humano, durante o curso da permanência de sua vida neste mundo físico, deve desistir da verdade e da retidão (Sathya e Dharma). A verdade deve ser experimentada no coração de alguém, enquanto a retidão deve refletir-se nos seus atos. Nunca se esqueça, o amor é Deus. Seja qual for a atividade que você empreende com amor, isso se torna um sucesso.” (Discurso Divino, Vijayadashami, 21 de outubro de 2007)

Sathya Sai Baba

bottom of page