top of page
Pensamento para o dia - outubro 2022

01 outubro de 2022

Diante dos portões da liberação e da autorrealização há três vigias ali postados para validar as credenciais de vocês. São eles a paz ou o equilíbrio mental, a alegria ou o contentamento e a investigação ou o discernimento. Se vocês conseguirem que um único deles se torne amistoso, os outros facilitarão a sua entrada. O primeiro é a paz. Se a paz estiver com vocês, o contentamento também estará! O contentamento é a fonte suprema da alegria e o bem mais valioso. É semelhante a um império. Sem o contentamento, o desejo e a cobiça atingem proporções perigosas e dominam o próprio poder de discernimento. O desejo facilmente se transforma em cobiça, e esta, por sua vez, degenera em avareza e luxúria, fazendo com que vocês passem rapidamente de um objeto a outro, em uma busca insana por evanescentes prazeres sensoriais. Como podem pessoas com tais qualidades desenvolver a faculdade de concentração? Se forem incapazes de se concentrar, como poderão praticar a meditação? E, sem meditação, ninguém consegue alcançar a Divindade. (Dhyana Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

02 outubro de 2022

Só se pode obter o conhecimento do Ser Interno por meio da fé. Desenvolvam fé em si mesmos e em Deus. Nos dias atuais a autoconfiança se manifesta apenas em assuntos relacionados a realizações mundanas e a buscas egocêntricas. A fé e a confiança não se acham em evidência no campo espiritual. Sem fé inabalável não se pode experimentar o Divino. Devido à ausência dessa fé, a observância formal de práticas espirituais não produz resultados. O requisito primordial é uma fé absoluta e inquebrantável em Deus. A devoção unidirecionada promove a seriedade espiritual. O buscador sincero alcança o conhecimento do Ser. O devoto fervoroso não precisa de nenhuma outra qualificação além de uma fé profunda. Não necessita de nenhum outro conhecimento, título de linhagem ou riqueza. Pode pertencer a qualquer casta ou comunidade. Pode ser uma criança ou até mesmo um animal, como Gajendra, o rei dos elefantes. Valmiki, Nanda, Kuchela, Dhruva, Gajendra, Sabari, Vidura e Hanuman são exemplos de devotos que obtiveram a Graça Divina por sua profunda devoção, sem que possuíssem qualquer outra qualificação especial. (Discurso Divino, 6 de outubro de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

03 outubro de 2022

Estes rituais de adoração, de sacrifício e do fogo sacrificial são organizados a cada festival do Dasara com a finalidade de ajudá-los a compreender o outro ritual de sacrifício, abstrato e perene, que cada um deve fazer para salvar a si mesmo do medo, do sofrimento e da ansiedade. Vocês devem ter notado que os sacerdotes encerram o ritual de sacrifício de cada dia com uma oração que clama pela paz mundial, por paz e felicidade para toda a humanidade, pois não pode haver paz sem felicidade nem felicidade sem paz. Eles oram: "Que todos os seres de todos os mundos tenham paz e felicidade" (Lokah Samastah Sukhino Bhavantu). Não se pode obter paz de espírito por meio de riqueza, fama, erudição ou habilidade. Se desejam obtê-la, vocês devem limpar a mente, purificar o coração e ansiar por servir as formas divinas que se movem ao seu redor. Façam de cada ação um ato de adoração; tornem cada pensamento um anseio por Ele; transformem cada palavra proferida por vocês em um hino em Seu louvor. Esta é a lição que devem aprender em Prashanti Nilayam. (Discurso Divino, 11 de outubro de 1972)

Sri Sathya Sai Baba

04 outubro de 2022

Todos os dias, ao se alimentarem, vocês oferecem legumes e verduras ao fogo que Deus acendeu no seu interior para digerir a comida. Vocês devem comer com atitude de oração e profunda gratidão. A Gita declara que o fogo que cozinhou a refeição é Deus, a refeição é Deus e aquele que se alimenta é Deus. Declara ainda que o propósito do ato de comer é continuar o trabalho a vocês confiado por Deus ou que é agradável a Ele, e que o fruto desse trabalho é o progresso em direção a Deus. Você devem também realizar outro ritual de sacrifício diariamente. Despejem desejos e emoções, impulsos e atos egoístas nas chamas da dedicação e da devoção. Na verdade, esse é o verdadeiro ritual de sacrifício, do qual os outros são reflexos e lembretes, guias e protótipos. O ritual de sacrifício é apenas a representação simbólica concreta da Verdade abstrata subjacente. Assim como se ensina uma criança a pronunciar as palavras “cabeça”, “rede”, “onda” e “guirlanda” fazendo-a associar os sons e as formas das letras às figuras dos objetos, é por meio daquele símbolo temporário que se traz à consciência o Princípio Eterno. (Discurso Divino, 11 de outubro de 1972)

Sri Sathya Sai Baba

05 outubro de 2022

Encarnações do Amor! Neste sagrado Vijayadashami ou “Dia da Vitória”, o último dia do festival do Dasara, façam o juramento de abandonar vícios, incluindo fumar, beber e consumir alimentos não vegetarianos. Muitos não percebem os efeitos maléficos dos maus hábitos. Se um fumante der uma baforada em um lenço branco, verá manchas amarelas sobre ele. Este é um sinal de doença. Fumar leva ao câncer. Beber é uma característica demoníaca que os deixa embriagados, fazendo com que se esqueçam de si mesmos. Consumir alimentos não vegetarianos também é ruim. Uma vez que o próprio corpo humano é feito de carne, onde está a necessidade de se consumir carne de aves e de outros animais? Vocês devem ingerir apenas alimentos sagrados; só assim terão sentimentos sagrados. Esses alimentos são essenciais para o desenvolvimento de pensamentos sagrados e a realização de atos sagrados. Uma alma nobre como o próprio Bhishma sofreu por causa de alimentos profanos e, como consequência, teve que ficar deitado em um leito de flechas durante cinquenta e seis dias. Contudo, para que nutram sentimentos sagrados, vocês precisam, além de consumir alimentos sagrados, ter uma visão sagrada. Não lancem olhares negativos sobre ninguém. Não falem mal do próximo. Não ouçam nada que seja ruim. Não nutram maus pensamentos nem se entreguem a más ações. Não firam ninguém. (Discurso Divino, 1º de outubro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

06 outubro de 2022

A capacidade de concentração é uma qualificação muito útil. Você deve observar os caprichos da sua mente — de que modo ela se transporta, que objetos persegue – e então, lentamente, por meio da meditação, ensiná-la a permanecer tranquila e a se comportar de forma benéfica. Não se preocupe com o ambiente insatisfatório no qual se encontra. É natural que ele possa apresentar alguns inconvenientes e não ser o lugar ideal, porém é inútil tentar fugir disso. Você pode superar esses inconvenientes treinando a própria mente. Permaneça no mesmo ambiente e ore ao Senhor para que Ele o preencha com os Seus pensamentos e a Sua visão, fazendo-o ignorar as dificuldades ao seu redor! Não busque conforto, pois ele pode não ser apropriado para a meditação. Aprenda a sentir-se confortável em qualquer lugar; é o melhor a fazer. Viva com alegria onde quer que esteja; esse é o caminho. Deleite-se no universo da sua mente. Ali adore o Senhor que você escolheu como a sua meta e liberte-se de todas as desvantagens do ambiente natural ou humano! Então nenhum lugar lhe será incômodo ou lhe parecerá desagradável. (Dhyana Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

07 outubro de 2022

Considere este exemplo: você construiu uma casa com uma porta principal e muitas janelas para ventilação adequada. Só pelo fato de haver uma entrada você não permitirá que todos os cães de rua e porcos entrem na sua casa. Abrirá a porta apenas para a sua família, amigos e parentes. Da mesma forma, a mente é a porta principal e os sentidos são como janelas para o corpo, que é o templo de Deus. É preciso que você avalie a quem deve permitir ou não a entrada nesse templo. Atualmente, porém, ninguém faz essa avaliação e, como resultado, se permite que todo tipo de sentimentos e pensamentos perversos entre na mente. Sem disciplina não pode haver bem-estar. Não faça amizade com todos. Avalie se a pessoa é boa ou não. Contudo, não odeie ninguém. Ao mesmo tempo, não ultrapasse os seus limites ao lidar com outras pessoas. Tenha ligações e contatos limitados. (Discurso Divino, 1º de outubro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

08 outubro de 2022

O amor de Deus é espontâneo, livre de egoísmo, inabalável e sempre pleno. O amor humano comum é motivado por considerações egoístas e suscetível a transformações por motivo de mudanças no tempo e nas circunstâncias. Para quem está imerso nesse tipo de amor, é difícil compreender ou perceber a grandeza do Amor Divino. O filósofo inglês Bacon mostrou como o amor de Deus é imutável e tudo abrange, e como ele pode se expandir na direção do Amor Universal. O amor veste o manto da Verdade, e aquele que está unido à Verdade é sempre jovem e vigoroso. Declaram as Upanishads que o adepto da Verdade não conhecerá a velhice. A Bíblia, por sua vez, afirma que o corpo se fortalece com a adesão à Verdade. A Verdade não deve ser limitada à fala; deve expressar-se na ação. Segundo o profeta Maomé, somente aquele que é verdadeiro na palavra e na ação pode ser considerado um genuíno ser humano. O budismo também estabelece que toda e qualquer pessoa, independentemente de gênero ou de nacionalidade, deve viver de acordo com a Verdade. (Discurso Divino, 25 de dezembro de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

09 outubro de 2022

É lamentável que o ser humano, que é essencialmente Divino em sua origem e no qual reside o Ser Interno como testemunha, esteja atualmente aprisionado a ações errôneas e malignas, trazendo descrédito à espécie humana. Na Idade Média, quando as pessoas se entregavam a atos perversos e cruéis e se comportavam como demônios ou feras selvagens, ainda poderia haver alguma desculpa. Mas na época atual, em que se fizeram grandes avanços no campo da ciência e da tecnologia e as pessoas se dizem civilizadas, se práticas desumanas predominam e a maldade e a ingratidão são a regra, somos forçados a perguntar se tais indivíduos são seres humanos ou demônios! A ironia da presente situação é que os governos acumulam monstruosas armas letais, são condescendentes com ações demoníacas e promovem conflitos entre nações, enquanto proclamam, em reuniões internacionais, o seu desejo pela paz. Há algum sentido nisso? A necessidade primordial, hoje em dia, é que todos percebam que Deus é Uno. Foi o que proclamaram Jesus e Maomé. Aliás, a palavra “Alá” significa, na realidade, o Uno Supremo, que abrange tudo no Universo. (Discurso Divino, 25 de dezembro de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

10 outubro de 2022

De que adianta alguém nascer como ser humano se não promove valores humanos como a Verdade, a Retidão, a Paz, o Amor e a Não Violência? O Amor é a base de todos os valores humanos. Hoje em dia, as pessoas são seres humanos na forma, mas não na prática. Em alguns lugares, encontramos gente que ostenta valores humanos exteriormente, sem praticá-los com sinceridade. Esses valores não se destinam à exibição, e sim a dar exemplo. Devem refletir-se em todos os pensamentos, palavras e ações. Atualmente, porém, há apenas egoísmo e interesse próprio em tudo o que o ser humano pensa, fala e faz. É devido a esse egoísmo e interesse próprio que os valores humanos estão totalmente desaparecidos. Eis um pequeno exemplo: aqui há muitas lâmpadas acesas, mas não basta que somente as lâmpadas estejam disponíveis; são igualmente necessários os fios e a corrente elétrica. Quando esta flui pelos fios e entra nas lâmpadas, elas se acendem. Similarmente, para se experimentar a luz do Amor, a corrente da Verdade tem que passar pelos fios da Retidão e entrar na lâmpada da Paz. (Discurso Divino, 1º de outubro de 1998)

Sri Sathya Sai Baba

11 outubro de 2022

Se o poder espiritual predomina, mantém-se o poder da Natureza sob controle. Se o poder espiritual é fraco, o poder da Natureza torna-se predominante. O exemplo da fumaça e do fogo ilustra bem isso. Se a fumaça predomina, o fogo é extinto. Se o fogo está ardendo, a fumaça desaparece. Portanto, para intensificar o poder do Espírito e limitar o da Natureza, o ser humano deve cultivar o desapego. Por exemplo, se alguém tiver desejo por várias bebidas, poderá controlá-lo ao parar de desejar algumas delas. Assim a força de vontade se desenvolverá e, no devido tempo, ficará mais fácil renunciar a outros desejos. É o que se descreve como desapego na linguagem védica. Desapego não significa abandonar o lar e retirar-se para uma floresta, e sim desenvolver pensamentos sagrados e reduzir sentimentos mundanos. Quando ocorre esse desenvolvimento equilibrado, adquire-se controle sobre o poder da Natureza. Se o ser humano conquistar esses poderes, o seu poder mental aumentará. (Discurso Divino, 4 de outubro de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

12 outubro de 2022

Muitos neste mundo, até mesmo dentre os mais instruídos, não utilizam o tempo de vida que lhes foi concedido na busca de certos ideais selecionados. Por conseguinte, as suas trajetórias na Terra são semelhantes à viagem de um navio sacudido pela tempestade no meio do oceano, e que perdeu tanto a sua âncora quanto a sua bússola. Divididos entre ideais e objetivos opostos, eles ouvem diversos apelos e a sua existência termina em desperdício e fracasso, pois, na sua ignorância e medo, dizem uma coisa e fazem outra. A meditação lhes concederá uma firmeza de propósito, de coragem e de sabedoria. Os sentimentos que surgem na mente – classificados como pertencentes à qualidade do equilíbrio, à da agitação ou à da ignorância – também devem ser observados e purificados. A agitação e a ignorância devem ser arrancadas pela raiz, e a meditação é a arma para essa tarefa. O caminho da meditação destruirá a ignorância e facultará ao indivíduo a união com a Divindade. (Dhyana Vahini, cap. 14)

Sri Sathya Sai Baba

13 outubro de 2022

Como podem afirmar que são devotados a Deus se observam atentamente e se prostram diante das imagens de divindades que desfilam à sua frente, mas a sua devoção não está presente quando se trata de reverenciar o Divino refletido nos espelhos dos corpos que se movimentam ao seu redor? Sem fé inabalável e a prática sincera desta disciplina espiritual, se vocês simplesmente se reunirem, prepararem e compartilharem alimentos oferecidos a Deus e até mesmo entoarem cânticos em seu louvor, devo dizer-lhes que todos os seus esforços serão em vão! Expandam o seu coração, ampliem a sua visão. Aumentem o seu círculo de parentesco, levem cada vez mais os seus semelhantes para o tabernáculo do seu coração e os reverenciem com amorosa veneração. Sabedoria é apenas compaixão no seu nível mais elevado, pois é por meio da empatia que vocês entram no coração do outro e o compreendem inteiramente. Encontrar a unidade nessa diversidade de papéis é a verdadeira sabedoria! (Discurso Divino, 23 de fevereiro de 1971)

Sri Sathya Sai Baba

14 outubro de 2022

O serviço ao próximo é a verdadeira adoração a Deus. O poder do Divino permeia tudo. A nossa jornada é do individual ao Universal, do “meu” à “unidade com Deus”, do “eu” ao “nós”. O Sol refulgente só pode ser visto com a sua própria luz. De igual modo, somente pela graça de Deus se pode obter a visão do Divino. Nenhuma habilidade, esforço intelectual ou erudição é necessária para se experimentar o Divino. Assim como as nuvens podem obscurecer o Sol, as nuvens do egoísmo, do apego e do ódio impedem o indivíduo de ver o Divino. A oração e a disciplina espiritual são os meios para dispersá-las. A disciplina espiritual é a estrada régia para se chegar a Deus. O ser humano é constituído de uma mistura de características boas e más. Aquele no qual predominam as boas características tende a ver apenas o bem nos outros. Aqueles que têm uma mente equânime veem as boas e as más características com imparcialidade. É necessário, portanto, cultivar boas qualidades. (Discurso Divino, 11 de fevereiro de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

15 outubro de 2022

Existem quatro qualidades diferentes no ser humano: a humanidade, a natureza animal, a natureza demoníaca e a natureza divina. Quando segue os ditames do corpo, ele se torna presa da sua natureza animal; quando está sujeito aos caprichos da mente, torna-se demoníaco e, quando segue o Ser Interno, manifesta a sua Divindade. Quando é governado pelos três - o corpo, a mente e o Ser Interno -, ele é humano. Quando Ravana sucumbiu aos impulsos da mente, a sua natureza demoníaca prevaleceu sobre as suas boas qualidades, como a de adorador de Shiva e mestre de muitas ciências. Sempre que um desejo surgir na mente, deve-se exercer o poder do discernimento e decidir se ele é bom ou ruim. Esta é a maneira de trilhar o caminho espiritual. Cada um deve decidir por si mesmo em que estado se encontra. (Discurso Divino, 4 de outubro de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

16 outubro de 2022

Se o amor for direcionado a coisas que atendem aos sentidos ou à felicidade do corpo, ele secará quando estas falharem ou forem causa de decepção. Quando o amor visa o lucro, o prejuízo o enfraquece. Se o amor for motivado pelo contentamento mundano, o descontentamento solapará as suas fontes. No entanto, ainda que dez milhões de decepções se combinem para afligi-los, jamais desistam do amor. Fixem-no em Deus, que é a nascente, a fonte e o objetivo supremo do amor. Seja qual for a desvantagem em que se encontrem, por mais que sejam tentados a afrouxar o controle, agarrem-se a Deus. Após a tempestade, sempre vem a bonança. Um período de calor invariavelmente traz chuvas benfazejas. O amor impregna todas as atividades de alegria e paz. O amor enobrece os mais insignificantes e os mais fracos. Amem a si mesmos pelo Deus que vocês encarnam; amem os seus semelhantes pelo Deus que está consagrado neles e que fala e age por meio deles. Este é o alicerce sobre o qual vocês poderão edificar a mansão da felicidade, esse reconhecimento do Divino que os motiva a partir do seu próprio interior. (Discurso Divino, 23 de fevereiro de 1971)

Sri Sathya Sai Baba

17 outubro de 2022

Não é fácil garantir o contentamento da mente. Tão logo um desejo é satisfeito, surge outro. Não há limite aos desejos. Até mesmo a aspiração à liberação é um desejo. Enquanto os desejos permanecerem, o ser humano estará atado à existência mundana. A liberação representa o desaparecimento do apego, significa libertar-se de prazeres fugazes. A que devemos aspirar? À Divindade perene e imutável conhecida como Amor Divino. Esse Amor não está relacionado ao físico. As pessoas experimentam o amor em sua forma mundana como afeição ou apego. Hoje em dia, todo amor presente nos relacionamentos humanos não é Amor Divino, e sim apego de natureza inerentemente passageira, um intervalo na jornada humana. Cada apego – entre mãe e filho, entre marido e mulher e assim por diante – surge em uma etapa e desaparece em outra. Comparado a esses apegos transitórios, o amor de Deus é algo muito maior! Deus é eterno – existia antes do nascimento do ser humano e continuará a existir após a sua morte, não tem começo nem fim. O verdadeiro amor significa Amor por Deus! (Discurso Divino, 4 de outubro de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

18 outubro de 2022

Muitos podem fazer perguntas e expressar dúvidas sobre o estado de uma pessoa que atingiu a Realização, ou seja, a plenitude da consciência. Ela terá a sua vida impregnada de inexcedível Bem-Aventurança e experimentará unicidade de pensamento, emoção e conhecimento com todos. Estará em êxtase, imersa no Uno – o eterno Princípio Divino, o único que pode conferir alegria durante o processo da existência. A alegria genuína é isso e nada mais. Deus é a personificação da plena e perene alegria. Aqueles que são leais à cultura indiana, seja qual for a crença ou a fé que professam, aceitam o seguinte axioma: “Deus é a mais elevada fonte de alegria”. É a conclusão que eles consideram a mais apreciada e a mais prazerosa. (Sathya Sai Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

19 outubro de 2022

Deus é inescrutável e não pode ser percebido no mundo objetivo exterior. Ele habita no âmago do coração de cada ser. É no subsolo que se devem procurar pedras preciosas; elas não flutuam na atmosfera. Busquem Deus nas profundezas de si mesmos e não na tentadora e caleidoscópica Natureza. O corpo lhes foi concedido para esse elevado propósito, porém agora vocês estão fazendo mau uso dele, como a pessoa que preparava o seu alimento diário em um recipiente de ouro cravejado de pedras preciosas que recebera de herança. O ser humano exalta Deus como onipresente, onisciente e onipotente, mas ignora a Sua presença em si mesmo! Naturalmente muitos se aventuram a descrever os atributos de Deus e a proclamar que Ele é deste ou daquele modo, mas essas são apenas as suas próprias suposições e os reflexos das suas próprias predileções e preferências. Quem pode afirmar que Deus é isto ou aquilo? Quem pode afirmar que Ele não tem tal forma ou tal atributo? Cada um recolhe do vasto oceano tão somente o que cabe no recipiente que leva para a praia, e é a partir dessa quantidade que consegue compreender um pouco daquela imensidão. (Discurso Divino, 19 de junho de 1974)

Sri Sathya Sai Baba

 

 

20 outubro de 2022

Considerem o significado do Nome “Sai Baba”. “Sa” significa “Divino”, “ai” ou “ayi” quer dizer “mãe” e “Baba” significa “pai”. Esse Nome indica a Mãe e o Pai Divinos, assim como “Samba-Shiva”, que tem o mesmo significado. Os pais biológicos demonstram o seu amor com certa dose de egoísmo, porém este Sai “Mãe e Pai” derrama afeto ou reprimendas somente para conduzi-los à vitória na luta pela autorrealização. Este Sai veio para realizar a tarefa suprema que consiste em unir a humanidade inteira em uma só família pelo vínculo da fraternidade; em proclamar e iluminar a Realidade do Ser Interno que habita em cada ser, de modo a revelar o Divino, que é a base sobre a qual repousa todo o Cosmos. Veio também para instruir a todos a reconhecer a herança divina comum que liga todos os seres humanos, para que estes possam se livrar da sua natureza animal e ascender ao Divino, que é a sua meta. (Discurso Divino, 19 de junho de 1974)

Sri Sathya Sai Baba

21 outubro de 2022

Cada religião define Deus dentro dos limites que estabelece e depois afirma tê-Lo compreendido. Como os sete cegos que falavam do elefante como se este fosse um pilar, um abanador, uma corda ou uma parede porque haviam tocado somente uma parte do animal e não podiam concebê-lo na sua totalidade, as religiões falam apenas de uma parte e declaram que a sua visão é plena e total. Esquecem-se de que Deus tem todas as formas, nomes e atributos, e é todas as afirmações. A religião da humanidade é a soma e a substância de todas essas fés parciais, pois existe apenas uma religião – a “Religião do Amor”. Os vários membros do elefante, que pareciam separados e distintos para os cegos que buscavam a sua verdade, eram todos estimulados e ativados por uma só corrente sanguínea. Similarmente, as várias religiões e fés que se sentem separadas e distintas são todas sustentadas por uma única corrente de amor. (Discurso Divino, 19 de junho de 1974)

Sri Sathya Sai Baba

22 outubro de 2022

Quando tem início a adoração a Deus na sala do altar, o primeiro ato de vocês é acender uma lamparina, não é mesmo? Sem uma lamparina acesa não se começa nenhuma cerimônia auspiciosa. De igual modo, quando a lamparina do amor está brilhando, Deus se manifesta! Mantenham-na ardendo, cintilante e pura, e Ele permanecerá! Permitam que todos usem as lamparinas de vocês para acender as suas, e terão a experiência de Deus derramando a Sua graça! Eis a sequência legítima para o aspirante espiritual: Deus em primeiro lugar, depois o mundo e, por último, eu! E quem não é um aspirante espiritual? É o que vocês terão de ser, mais cedo ou mais tarde, para que possam ser liberados deste ciclo de nascimentos e mortes! O ser humano, na sua insensibilidade voltada somente para o próprio bem-estar, inverteu aquela sequência! Ela agora é: “primeiro eu, depois o mundo e, por último, Deus”. Devido a isso, ele acabou também por perder Deus! Agarrem-se firmemente a Deus e estarão seguros. Vocês podem fazer isso trilhando o caminho do conhecimento, o da devoção ou o da ação. (Discurso Divino, 29 de outubro de 1970)

Sri Sathya Sai Baba

23 outubro de 2022

O ser humano é um composto de homem, animal e Deus. E, na inevitável batalha entre os três pela primazia, vocês devem assegurar a vitória de Deus pela supressão do que é meramente humano e do que é rasteiramente animalesco. O Festival do Dipavali destina-se a expressar gratidão pela derrota das tendências demoníacas no ser humano, tendências que o arrastam para baixo, afastando-o da Divindade. Naraka é o nome que se dá ao “inferno”, e Narakasura – o demônio cuja morte pelas mãos de Krishna se celebra hoje – é a personificação de todos os traços de caráter que inibem os impulsos do homem para se elevar. Segundo dizem, Narakasura era filho da Terra, o que é muito apropriado, pois a Terra e todos os apegos às coisas terrenas nos impelem para as regiões da dor e do sofrimento. O domínio do que é terreno e as riquezas terrenas são impotentes diante do domínio espiritual sobre os sentidos e das riquezas espirituais que são o autoconhecimento e a autoconfiança! (Discurso Divino, 24 de outubro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

24 outubro de 2022

Não fiquem exultantes com a riqueza, posição social, autoridade, inteligência e outras coisas que possuem. Considerem que lhes foram dadas em confiança para que possam beneficiar o próximo. São todas sinais da graça de Deus, oportunidades de serviço e símbolos de responsabilidade. Jamais se regozijem com os defeitos alheios; sejam compreensivos em relação aos erros e enganos dos outros. Busquem o bem no próximo; ouçam apenas boas notícias sobre eles; não deem ouvidos a escândalos. Neste Dia do Dipavali, tomem a resolução de acender a lamparina da recordação do Nome de Deus e colocá-la na soleira da sua porta, ou seja, nos seus lábios. Alimentem-na com o óleo da devoção e tenham a firmeza como pavio. Deixem que essa lamparina ilumine cada minuto das suas vidas. O esplendor do Nome de Deus dissipará tanto a escuridão do seu exterior como a do seu interior. Vocês espalharão alegria e paz entre todos os que se aproximarem de vocês! (Discurso Divino, 24 de outubro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

25 outubro de 2022

Desenvolver fé no Princípio do Ser Interno e amá-lo ardentemente — eis a autêntica adoração. O Ser Interno é, para a humanidade, o único Bem-Amado. Sintam que ele é mais adorável que qualquer outro objeto, aqui ou além — esta é a verdadeira adoração que se pode oferecer a Deus. É isso o que os Vedas ensinam, e não a aceitação de um pacote de regras e restrições assustadoramente rígidas. Eles não encerram ninguém em uma prisão formada pelas grades da causa e efeito. Ensinam-nos que existe o Uno, que é o soberano por trás de todas essas regras e restrições, o cerne de cada objeto, de cada de cada partícula ou átomo e de cada unidade de energia – o Uno sob cujas ordens exclusivas operam os cinco elementos (o éter, o ar, o fogo, a água e a terra). Amem-No, adorem-No, prestem-Lhe reverência, dizem os Vedas. Esta é a grandiosa filosofia do Amor elaborada nos Vedas. (Sathya Sai Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

26 outubro de 2022

Amem mais e mais pessoas, amem-nas com intensidade cada vez maior; transformem o amor em serviço, e o serviço em adoração – esta é a disciplina espiritual mais elevada. Não há nenhum ser vivente que não possua a centelha do amor; até um louco ama intensamente algo ou alguém. Reconheçam, entretanto, que esse amor é apenas um reflexo da Encarnação do Amor que reside no coração de cada um de vocês. Sem essa fonte de Amor que ali borbulha, vocês não seriam impelidos a amar. Reconheçam essa fonte, confiem nela cada vez mais, desenvolvam as suas possibilidades. Procurem irrigar com ela o mundo inteiro, livrem-na de todo e qualquer vestígio de ego e nada busquem em retorno daqueles a quem a ofereceram. Nos seus afazeres diários, não criem facções nem se deleitem em odiar. Vejam o bem no próximo e, em si próprios, os defeitos. Reverenciem os outros como o Divino instalado neles, e reverenciem também a si mesmos como a morada de Deus. Tornem o seu coração puro, para que Ele possa ali habitar! (Discurso Divino, 26 de março de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

27 outubro de 2022

Quando Dharmaraja perdeu o seu vasto império e teve que viver em cavernas na Cordilheira do Himalaia, a sua esposa Draupadi perguntou-lhe: “Senhor! O senhor é indubitavelmente o maior dentre aqueles que seguem firmemente o caminho da Retidão. Como pôde lhe ocorrer calamidade tão terrível?” Dharmaraja respondeu: “Draupadi! Não se lamente. Olhe para esta cordilheira. Veja como é magnífica, bela e sublime! É um fenômeno tão esplêndido que eu a amo sem limites. Ela não me concederá nada, mas é da minha natureza amar o belo, o sublime. A personificação dessa sublime beleza é Deus – a única entidade que merece ser amada. Esta é a lição revelada pela busca empreendida pelo nosso povo ao longo de muitas eras. É por esse motivo que eu amo a Deus. Não desejo receber nenhum favor Seu, não orarei por nenhuma dádiva. Que Ele me mantenha onde Lhe apraz que eu esteja. O Seu Amor é a mais elevada recompensa pelo meu amor!” Dharmaraja compreendera que o amor é uma qualidade divina e deve ser tratado como tal. Ensinou a Draupadi que o amor é a natureza espontânea daqueles que estão permanentemente na consciência do Ser Interno. (Sathya Sai Vahini, cap.1)

Sri Sathya Sai Baba

28 outubro de 2022

O serviço ao próximo é a melhor cura para o egoísmo; sendo assim, dediquem-se a ele para aliviar a dor e o sofrimento alheios tanto quanto puderem. No épico Ramayana, os macacos trouxeram enormes pedras e as jogaram ao mar com o objetivo de construir uma passagem para Rama e o Seu exército. Um pequeno esquilo também ajudou, na medida que lhe foi possível. Rolou nas areias da praia, correu em direção à pilha de pedras que fazia parte da passagem e ali sacudiu vigorosamente a areia do seu corpo, acrescentando assim uma diminuta porção de material à quantidade empilhada pelos gigantescos macacos. Rama viu o esquilo e apreciou a sua devoção; pegou-o com carinho na palma da Sua mão e abençoou-o, acariciando-lhe ternamente o dorso. Essa foi uma generosa recompensa. Desde então, a família dos esquilos apresenta três linhas na região dorsal, como símbolo daquela gratificação e graça. Tentem, na medida do possível, aliviar o sofrimento alheio. Esta é a melhor disciplina espiritual para o aspirante. (Discurso Divino, 13 de janeiro de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

29 outubro de 2022

O amor que tem o Ser Interno como o seu fundamento é puro e sublime. No entanto, por estarem presos às várias pseudoformas de amor, os seres humanos acreditam ser apenas almas individuais, isoladas e distintas, privando-se da plenitude e da imensidão do Amor Divino. Eles devem, por conseguinte, conquistar a graça de Deus. Quando se obtém essa graça, a alma individual é liberada da identificação com o corpo e pode se identificar com o Ser Interno. Os Vedas referem-se a essa consumação como “libertação dos vínculos” ou “liberação”. Para a luta contra a tendência a se identificar com o corpo e a conquista da graça de Deus como o único meio de vitória, foram estabelecidos exercícios espirituais, tais como a investigação filosófica, o controle dos sentidos e outras práticas compreendidas na disciplina espiritual das seis virtudes. A sua realização assegurará a purificação da consciência, que então se tornará um espelho límpido capaz de refletir o objeto, e o Ser Interno será claramente revelado. (Sathya Sai Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

30 outubro de 2022

Se um pedaço de ferro estiver imerso na poeira, acumulará ferrugem; porém o mesmo ferro, se colocado no fogo, ficará livre da ferrugem e se tornará brilhante e maleável. De igual modo, a poeira sobe ao céu com o vento, mas desce até um fosso se entra em contato com a água. A poeira não tem asas para voar até o céu nem pés para descer até o fosso. É apenas pelo efeito do vento ou da água que ela sobe ao céu ou cai no fosso. Similarmente, qualquer coisa boa ou ruim que lhes aconteça se deve apenas à influência das boas ou das más companhias. Por essa razão Adi Shankara disse: “A boa companhia leva ao desapego; o desapego liberta da ilusão; a libertação da ilusão conduz à firmeza mental, e esta confere a liberação”. Se vocês se juntarem a boas companhias, alcançarão a santidade e a divindade; por outro lado, ao se associarem a más companhias, desenvolverão maus pensamentos, más intenções e mau comportamento, o que os impelirá a praticar más ações. Por conseguinte, é muito necessário que se desenvolva a própria condição humana por meio da companhia dos bons. Uma pessoa pode até elevar-se ao nível do Divino ao se associar a eles. (Discurso Divino, 23 de julho de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

31 outubro de 2022

As organizações que levam o Meu Nome não devem ser usadas para divulgá-lo ou para criar um novo culto de adoração a Mim. Elas devem procurar difundir o interesse pela repetição do Nome de Deus, pela meditação e por outras práticas espirituais que conduzem o ser humano a Deus; devem demonstrar a alegria proveniente do canto devocional em grupo e da recordação do Nome de Deus, assim como a paz que se pode obter da companhia dos bons. É igualmente necessário que prestem serviço aos desamparados, aos enfermos, aos aflitos, aos analfabetos e aos necessitados. O serviço altruísta não é para exibicionismos; não se deve buscar nenhuma recompensa, nem mesmo gratidão ou agradecimento daqueles que o receberam. O serviço é uma disciplina espiritual, não um passatempo de pessoas ricas e de boa posição. Cada um deve perceber a própria verdade. Este é o propósito de todo o ensinamento, cura, aconselhamento, organização e recomendação que Eu dou. (Discurso Divino, 23 de fevereiro de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page