top of page
Pensamento para o dia - novembro 2022

01 novembro de 2022

A criação envolve a junção de substâncias; o que é agregado deverá, com o transcurso do tempo, se separar e ser liberado. O indivíduo é criado e, portanto, está sujeito à desintegração e à morte. Ora, alguns nascem felizes e outros desfrutam de vidas saudáveis e afortunadas. Alguns nascem miseráveis; outros, sem as mãos ou as pernas. Alguns vêm ao mundo com deficiências físicas ou mentais. Quem os terá machucado ou ferido? Afirma-se que Deus é justo e bondoso. Mas como pode um Deus assim ser tão parcial e fazer tanta discriminação? Como podem tratamentos tão desiguais ocorrer em um domínio regido por Deus? Tais dúvidas são naturais. A visão dos sábios da Índia, que moldou o pensamento desta terra, revelou-lhes que Deus não é a causa dessas diferenças. Elas são consequências de atos praticados pelo indivíduo em vidas anteriores à presente! Tais atos resultam em felicidade e infortúnio, saúde e deficiências. O bem e o mal têm origem em si próprios, são os efeitos daquilo que se fez em vidas passadas. (Sathya Sai Vahini, cap. 3)

Sri Sathya Sai Baba

02 novembro de 2022

Certo dia, um eremita estava se banhando no Ganges quando viu um escorpião flutuando rio abaixo sobre um pedaço de madeira. “É Deus revestido na forma e no nome de escorpião”, pensou; e decidiu salvá-lo. Colocou-o na palma da mão, porém o deixou cair na água quando ele o picou. Tomado pelo remorso, apanhou-o novamente, e o escorpião o picou umas cinco ou seis vezes. O eremita, entretanto, persistiu na sua missão de misericórdia e, por fim, conseguiu colocá-lo em um lugar seco para que ele pudesse seguir o seu caminho, vivo e feliz. Muitas pessoas observaram os seus esforços e riram dele pela sua compaixão absurdamente exagerada. O eremita lhes disse que o escorpião lhe havia ensinado uma lição, e que era grato por isso. Ao lhe perguntarem qual tinha sido a lição, ele respondeu: “Aferre-se à sua natureza inata, aconteça o que acontecer - foi isso o que ele me ensinou”. A natureza do escorpião é picar, e assim ele fez, sem levar em conta quem ou quando. A natureza do ser humano é alcançar a sabedoria; a bem-aventurança é a sua essência. O amor é a corrente sanguínea que o sustenta; a paz é a visão que o guia e dirige. (Discurso Divino, 22 de abril de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

03 novembro de 2022

O que podem ser os corpos e as condições dos indivíduos e os altos e baixos que eles enfrentam na vida senão o resultado acumulado de impactos e tendências hereditárias? Dois aspectos permanecem como linhas paralelas diante de nós ao considerarmos este assunto: o mental e o material. Se no materialismo pudessem ser encontradas soluções satisfatórias para os problemas relacionados à natureza humana e às suas qualidades especiais, então não haveria embasamento para a crença de que existe um fator chamado Ser Interno ou o Divino! Mas é impossível demonstrar, por exemplo, que a capacidade de pensar tenha evoluído a partir da matéria física. Uma atividade realizada repetidas vezes torna-se um hábito, uma habilidade, não é mesmo? Portanto, as habilidades ou os hábitos exibidos por um recém-nascido se devem a uma repetição constante durante muito tempo – naturalmente, ao longo de muitas vidas anteriores. É necessário, portanto, postular a validade da crença em vidas passadas e futuras para todos os seres vivos! As nossas condições futuras são determinadas pelo que estamos fazendo agora. Entre uma vida e outra, entre uma morte e a próxima, o indivíduo progride ou regride, se expande ou se contrai. (Sathya Sai Vahini, cap. 3)

Sri Sathya Sai Baba

04 novembro de 2022

A consequência do abandono do conhecimento e da prática de Vedanta foi o aumento de três tragédias: o pecado, o sofrimento e a ignorância. A cura para todas elas é “Rama”, o Nome que normalmente é dado à Realidade que vocês são. O Ser Interno é conhecido como Atma-Rama porque Rama significa Aquele que agrada, e nada confere uma alegria tão imensa e inesgotável quanto o Ser Interno; então a palavra “Rama” significa o Ser Interno. Ela é formada por três componentes: “Ra”, “a” e “ma”. “Ra” é a representação mística do Princípio do Fogo, que queima o pecado, reduzindo-o a cinzas; “a” é o símbolo do Princípio do Sol, que destrói a escuridão da ignorância; e “ma” é o símbolo do Princípio da Lua, que ameniza o calor do sofrimento. “Rama”, portanto, sobrepuja todas as três tragédias e revela a Verdade, a Beleza e a Bondade. Repitam o Nome de Rama, tendo na mente esse significado, e muito em breve poderão sentir o seu efeito! (Discurso Divino, 22 de abril de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

05 novembro de 2022

Ó Filhos da Imortalidade, escutem! Escutem a resposta dada na mensagem dos sábios que tiveram a visão do mais majestoso dos Seres – o Purushottama, que reside além dos reinos da ilusão e da escuridão: “Ó seres humanos! Ó irmãos! A única maneira de vocês se liberarem da sucessão de mortes é “conhecendo-O”. Não imaginem que são pecadores, pois vocês são herdeiros da eterna bem-aventurança. São imagens de Deus, partes da inalterável bem-aventurança. São por natureza sagrados, sempre plenos. Na verdade, são Deus caminhando na Terra. Haverá porventura maior pecado que se considerarem pecadores? Vocês estão se desonrando, se difamando ao aceitarem a denominação de “pecadores”. Levantem-se! Abandonem o sentimento de que são ovelhas. Não se iludam com essa ideia. Vocês são o Ser Interno. São gotas do néctar divino da imortalidade e não têm começo nem fim. Todas as coisas materiais são suas escravas; vocês não são escravos delas”. (Sathya Sai Vahini, cap. 4)

Sri Sathya Sai Baba

06 novembro de 2022

As consequências das ações só podem ser eliminadas por meio de outras ações, assim como só se consegue remover um espinho por meio de outro espinho! Realizem boas ações para aliviar a dor que estão sofrendo agora como consequência das más ações que fizeram. A melhor e a mais simples das ações é a repetição do Nome do Senhor; pratiquem-na constantemente. Ela afastará as más tendências e os maus pensamentos e os ajudará a irradiar amor a todos ao seu redor. Os antigos sábios dividiram as ações da seguinte maneira: as praticadas intencionalmente e as realizadas sem nenhuma intenção de obter resultados. Envolvam-se na prática destas últimas e estarão a salvo do sofrimento. Todas as outras atividades, tais como a aquisição de riqueza, reputação e fama, resultam em dor. Conquistem a paz e a alegria interiores que só podem ser adquiridas quando se age sem pretensão de ganho. A ação deve ser a sua própria recompensa; ou melhor, deve estar em conformidade com a motivação do Deus Interno para que o resultado seja oferecido a Ele. Cultivem continuamente essa atitude e sentirão uma imensa paz brotando no seu interior e à sua volta. (Discurso Divino, 26 de março de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

07 novembro de 2022

A prática lhes concede a colheita áurea de uma experiência de bem-aventurança. Quando farão o plantio se empregarem todo o tempo de que dispõem construindo a cerca? E como poderá o celeiro ficar cheio se, em vez de se dedicarem a arar, semear, regar, cavar ou arrancar as ervas daninhas, vocês despenderem todo o seu tempo lendo sobre agricultura e as excelentes colheitas obtidas com o uso de variedades de sementes de alto rendimento, fertilizantes, pesticidas e assim por diante? Ler, recitar e escutar não é suficiente. É necessário praticar. De que adiantará se lhes contarem que um grande buscador da verdade como Nachiketa fez tal coisa, ou que um sábio buscador do conhecimento como Svetaketu proferiu tais palavras? A menos que vocês adotem esses dois como seus ideais, exemplos e guias, os textos das Escrituras Sagradas continuarão sendo apenas contos de fadas! Compreendam a firmeza e a fé, o senso de valores e a retidão que ambos tinham e anseiem por adquiri-los. Só assim poderemos ter outro Nachiketa e outro Svetaketu; do contrário, em todo o curso da história humana haverá um único Nachiketa e um único Svetaketu! (Discurso Divino, 22 de abril de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

08 novembro de 2022

Encarnações do Amor Divino! O canto congregacional é a melhor forma de se entoarem cânticos devocionais. Há uma grande diferença entre o canto devocional de um único indivíduo, que deseja que as suas orações sejam ouvidas, e o canto devocional coletivo, que visa o bem-estar de todo o Universo. Iniciado por Guru Nanak, fundador do sikhismo, esse método de entoação de cânticos devocionais tem por objetivo demonstrar unidade na diversidade, pois nele todos os participantes se reúnem para cantar em uníssono. O seu propósito essencial é o de ganhar o amor de Deus. Combinando voz, melodia, sentimento e ritmo com o compasso correto, o devoto deve imergir na entoação. As palavras sagradas do cântico, harmonizando sentimento com devoção e amor, devem tornar-se uma efusão de amor que jorra em direção a Deus. Isso, e somente isso, é canto devocional. (Discurso Divino, 3 de março de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

09 novembro de 2022

Encarnações do Amor! Só quando percebemos o quão precioso é um diamante é que tomamos o cuidado de mantê-lo seguro. De igual modo, só quando estivermos conscientes do valor da entoação do Nome do Senhor é que nos esforçaremos para praticá-la e nos beneficiarmos dela. Nem todos percebem a potência e a eficácia de se recitar o Nome do Senhor. O primeiro requisito para isso é a pureza de pensamento, palavra e ação. A mente deve meditar sobre o Nome que a língua profere; e aquilo que se profere e se repete deve ser saudado pelo bater de palmas. Esta concentração tríplice no Nome Divino – unidade de mente, fala e ação – purifica o coração e alimenta o sentimento de devoção. A entoação do Nome é sumamente edificante; é ainda melhor que descrever as qualidades do Senhor, cantar as Suas glórias ou relatar as Suas façanhas e ensinamentos. (Discurso Divino, 8 de novembro de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

10 novembro de 2022

Aqueles que são puros de coração sempre terão sucesso. Seja qual for o trabalho que realizarem, façam-no conscientemente. Desenvolvam pureza de mente. Se realizarem o trabalho com pureza de mente e então orarem a Deus, certamente obterão o resultado. A Gita diz: “Todos os seres individuais deste mundo material são fragmentos do Meu Ser Eterno”. Vocês todos são parte da Minha Divindade. Consequentemente, devem Me seguir. O Meu Amor é divino e sagrado. Assim será o amor de vocês. Se seguirem esse princípio, alcançarão automaticamente a pureza. Onde há pureza, lá está a Divindade. Tudo é reflexo, reação e reverberação. Todos vocês são, desde épocas remotas, uma parte de Mim mesmo. Jamais se esqueçam dessa Verdade! Se apenas desenvolverem fé nessa Verdade, isso equivalerá a ler toda a Bhagavad Gita. (Discurso Divino, 13 de novembro de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

11 novembro de 2022

A palavra nama (“nome” em sânscrito) é composta por três sílabas: “na”, “aa” e “ma”. Toda música é baseada nas sete notas musicais. De acordo com a ciência da Numerologia, os valores numéricos dessas sílabas (chamadas de letras no idioma sânscrito) são, respectivamente, zero, dois e cinco, totalizando sete. As sete notas musicais, em sânscrito, são “sa”, “ri”, “ga”, “ma”, “pa”, “da”, “ni”. As gopikas, vaqueiras devotas do Senhor Krishna, usaram essas sete notas para combinar música, ritmo e devoção na sua dança circular com Krishna em Brindavan. Nessa dança em grupo, elas estavam tão completamente imersas na sua devoção e canto que experimentavam a unicidade com o Divino. Foi assim que o canto comunitário em louvor a Krishna se popularizou, ajudou a desenvolver a devoção e promoveu orações coletivas pelo bem-estar do mundo. Similarmente, entrou em voga o canto comunitário do Nome de Rama. Em termos numerológicos, a soma do valor das letras que o compõem é sete, número místico associado não apenas às sete notas musicais, mas também a muitas coisas sagradas, dentre elas “as sete ilhas”, “os sete oceanos”, “os sete sábios” e assim por diante. Em consonância com esse conceito, celebram-se festivais e realizam-se rituais védicos de sacrifício com a duração de sete dias. (Discurso Divino, 8 de novembro de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

12 novembro de 2022

Hoje estamos realizando o Akhanda Bhajan, programa que consiste na entoação ininterrupta de cânticos devocionais (bhajans) por devotos Sai em todo o mundo durante 24 horas. Isso está sendo feito não em benefício de apenas um indivíduo, uma nação ou uma comunidade, mas para o bem-estar da humanidade como um todo! Ao serem entoados, os cânticos devocionais permeiam o éter sob a forma de ondas sonoras, preenchendo toda a atmosfera. Desse modo, o ambiente inteiro fica purificado e, quando respiramos essa atmosfera purificada, os nossos corações igualmente se purificam. A recitação do Nome do Senhor é um processo de dar e receber. Cantar o Seu Nome deve tornar-se um exercício de partilha mútua de alegria e santidade. Devemos lembrar-nos de que os sons que produzimos reverberam na atmosfera. Eles ficam permanentemente no éter, na forma de ondas, e sobrevivem àqueles que os emitiram. Atualmente a atmosfera está contaminada por sons profanos e viciosos que resultam na proliferação de maus pensamentos e maus sentimentos, os quais, por sua vez, levam a más ações. Se desejamos que a atmosfera seja purificada, devemos preenchê-la com sons puros e sagrados. Daí a necessidade de se cultivar a pureza de pensamentos, palavras e ações. (Discurso Divino, 8 de novembro de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

 

13 novembro de 2022

O poder do Nome Divino é inigualável. As pessoas muitas vezes não o tratam com a devida seriedade. Isso é um erro. Não se deve confundir um pedaço de vidro brilhante com um diamante. O diamante verdadeiro é completamente diferente. O que é, então, esse diamante (diamond)? É aquilo que consegue fazer com que “morra a mente” (die-mind). O Nome de Deus é o verdadeiro diamante. Mantenham-no seguro e protegido. Nunca se deixem perturbar pela dor e pelo sofrimento, por perdas e dificuldades. Eles simplesmente vêm e vão. Essa não é a sua natureza real. O seu Ser inato é forte, eterno e real. Não sigam ondas fugazes e irreais, esquecendo-se da sua própria natureza, que é verdadeira e eterna. Infelizmente, hoje em dia, as pessoas seguem apenas ondas irreais e passageiras. Se vocês se agarrarem a coisas tão fugazes e irreais, serão sempre iludidos! Uma vez que busquem refúgio nos Pés de Lótus de Deus, jamais deverão desistir. Aonde quer que forem, os Pés Divinos os protegerão. Se instalarem o Nome Divino firmemente no coração, a sua vida será santificada. Isso é devoção. É o seu poder. É liberação. (Discurso Divino, 13 de novembro de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

14 novembro de 2022

As unidades da Organização de Serviço Sri Sathya Sai devem enfatizar, por meio do exemplo e da prática pessoal, que nenhuma alegria é comparável à de compartilhar, dar e renunciar. Vocês entenderão melhor essa afirmação se prestarem atenção ao comportamento das crianças. Elas são como almas realizadas, sem apegos. Examinem o conteúdo do bolso de uma criança. Poderão encontrar ali algumas pedrinhas, um pedaço de vidro, um graveto ou uma flor. Ela fica mais feliz com esses objetos que um adulto quando ganha um monte de dinheiro. Crianças não anseiam por ter posses e negá-las a outros. Não acumulam para dias futuros ou pelo simples prazer de serem reconhecidas como acumuladoras! Uma criança pode ter o corpo coberto de sujeira, mas a sua mente não é suja; os adultos, por sua vez, são escrupulosos quanto à limpeza física, porém as suas mentes são fossas de desejo, ódio e inveja entupidas de lama. (Discurso Divino, 24 de novembro de 1972)

Sri Sathya Sai Baba

15 novembro de 2022

A vida não nos foi concedida apenas para que a passemos comendo e digerindo, vagando e descansando, mas para um propósito muito maior – a percepção direta da Divindade em nosso interior, em tudo o que existe à nossa volta e mesmo além de tudo aquilo que atinge os sentidos! Desperdiçá-la em buscas vãs e meros prazeres sensoriais não é o sinal de uma pessoa inteligente. Mereçam a graça de Deus ajudando os fracos e os pobres, os enfermos e os deficientes, os aflitos e os oprimidos. Não zombem dos outros nem se deleitem em insultá-los ou em fazer intrigas que os humilhem. Não há pecado mais hediondo que ferir os sentimentos alheios. O ser humano deve desenvolver duas qualidades: o medo do pecado e a devoção a Deus. Para cultivar essa devoção, esforcem-se para se associar a boas companhias, dediquem-se a cantar o Nome Divino nas primeiras horas do dia, participem de corais que entoem os Nomes do Senhor e percorram as ruas radiantes da alegria que brota quando realizam tais práticas. (Discurso Divino, 28 de janeiro de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

16 novembro de 2022

Deus não encarna simplesmente para a destruição dos perversos; isso é apenas uma desculpa, uma das razões óbvias. Para falar a verdade, Ele encarna para o bem dos verdadeiros devotos. A vaca produz leite primeiramente para o sustento do seu bezerro, porém esse leite é usado pelos seres humanos para a manutenção da sua saúde. Similarmente, Deus encarna, em primeiro lugar, para o sustento dos fiéis, dos devotos, dos virtuosos e dos bons, mas até mesmo os que não têm fé e os maus usam essa oportunidade em seu próprio benefício. Portanto, no Bhagavata, as histórias desses perversos estão presentes em meio a relatos da Glória e da Graça de Deus. Isso não torna o Bhagavata menos sagrado. Após se extrair o suco doce da cana-de-açúcar, descarta-se o bagaço! A partir do momento em que se provou a doçura da Majestade Divina, pode-se jogar fora o bagaço. A cana tem ambos – o bagaço e o açúcar –, não somente açúcar. De igual modo, em meio aos devotos estão os que não têm fé; estes não podem existir sem aqueles. (Bhagavata Vahini, cap. 28)

Sri Sathya Sai Baba

17 novembro de 2022

Envolver-se em atividades traz resultados rápidos. As pessoas buscam somente o que está disponível no momento, de forma concreta, ou o que seus sentidos são capazes de apreender. De modo geral, consideram a realidade difícil demais de se alcançar, e consequentemente são atraídas por prazeres frágeis, distantes da plena alegria que se obtém quando se transcendem os sentidos. A aquisição da sabedoria é a vitória interna, conquistada após longa e árdua batalha. Geralmente não se tem a paciência necessária. Além disso, atribui-se maior importância ao corpo físico denso. Este só pode ser feliz com objetos que atendem aos sentidos; por isso os seres humanos não buscam a sabedoria, que leva a caminhos onde os sentidos são indesejados. Anseiam pelo sucesso na ação, não pela perfeição na sabedoria espiritual. Os que são capturados pelos impulsos do intelecto são em menor número que os capturados pelos sentidos e seus impulsos. Os poucos que têm a mente estabelecida na espiritualidade anseiam pela imperceptível e invisível bem-aventurança que é a fusão no Absoluto Universal – deles é o caminho correto. (Gita Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

18 novembro de 2022

Se convidarmos alguém importante, como um sábio ou um erudito, para vir à nossa casa, deveremos tomar certas providências para deixá-la apresentável. Teremos que limpar a residência e o seu entorno antes da chegada do hóspede. Em uma casa onde não há limpeza não existe santidade; pessoas ilustres não a visitarão. De igual modo, se por acaso convidássemos um ministro ou um governador para visitar a nossa aldeia, limparíamos as ruas, enfeitaríamos os caminhos e manteríamos tudo em condições adequadas para receber o eminente visitante. Ora, se tomamos tantos cuidados e precauções quando convidamos alguém que exerce apenas um cargo temporário, o quão mais puro deveremos manter o nosso coração se convidarmos o próprio Criador e Protetor do Mundo para entrar nele? Somente quando purificarmos o nosso coração é que Deus ali ingressará. Krishna disse: “Arjuna, você Me escolheu para ser o cocheiro da sua carruagem; escolha-Me como o cocheiro da sua vida. O assento que ocupo nesta carruagem está muito limpo e bem ornamentado. Se Eu vier a ser o cocheiro do seu coração, pense em quão puro e grandioso deverá ele estar para que Eu tome assento nele”. (Discurso Divino, 12 de setembro de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

19 novembro de 2022

Toda mulher deve receber educação de maneira bem planejada. Ela deve ser capaz de compreender os problemas do seu país e, dentro dos limites dos seus recursos e capacidade, prestar o máximo de serviço e auxílio que puder ao país, à comunidade e à família. Só se pode construir uma nação sobre a cultura das suas mulheres. A geração vindoura será moldada pelas mães de hoje. Os homens e mulheres da atual geração estão cheios de iniquidade e injustiça porque as suas mães não foram suficientemente vigilantes e inteligentes. Bem, passado é passado. Para salvar a próxima geração, as mulheres devem ser alertadas a tempo e orientadas a tomar como modelo as suas ancestrais. Em todos os tempos, seja no passado, no presente ou no futuro, as mulheres são a espinha dorsal do progresso, o coração e o próprio alento da nação. Elas desempenham o papel principal na conduta virtuosa que deve pautar a existência – um papel fundamental repleto de santidade. (Dharma Vahini, cap. 5)

Sri Sathya Sai Baba

20 novembro de 2022

Não é da natureza de um aspirante espiritual procurar defeitos nos outros e ocultar os próprios. Se alguém lhe apontar algum defeito seu, não discuta tentando provar que está certo nem guarde rancor contra quem tomou essa atitude. Faça um exame interior a fim de verificar se realmente se trata de um defeito e então corrija o seu comportamento. Refletir sobre o ocorrido buscando a própria satisfação ou vingança contra a pessoa que apontou o defeito certamente não constitui um traço do caráter de um aspirante espiritual ou de um devoto. O aspirante espiritual deve sempre buscar o que é verdadeiro e alegre e evitar todos os pensamentos falsos, tristes e deprimentes. A depressão, a dúvida e a presunção são como demônios para o aspirante e prejudiciais à sua prática espiritual, mas ele poderá facilmente livrar-se deles se a sua devoção estiver firmemente estabelecida. Acima de tudo, o melhor é que ele esteja alegre, sorridente e animado em todas as circunstâncias. (Prema Vahini, cap. 31)

Sri Sathya Sai Baba

21 novembro de 2022

O serviço prestado deve estar livre do mais leve traço de egoísmo limitador. Isso, no entanto, não é suficiente. A ideia de serviço não deve estar maculada pelo desejo de receber algo em retribuição. Você deve realizar o serviço como se estivesse celebrando um importante ritual de sacrifício. As árvores não comem os seus frutos, mas os oferecem, em atitude de desapego, para serem consumidos por outros; os rios, em vez de beber a água que levam, oferecem-na para saciar a sede e aliviar o calor que outros sofrem; as vacas, em espírito de generosidade nascido da renúncia, compartilham com outros seres o leite produzido primordialmente para as suas crias. De igual modo, aqueles que adquiriram conhecimento espiritual devem oferecê-lo a outros, impulsionados pela simples vontade de servir e sem considerar interesses egoístas. Somente assim poderão justificar a sua condição de “homens nobres”. O autêntico erudito não deve, em nenhum momento, alimentar o egoísmo nos seus pensamentos! (Vidya Vahini, cap. 15)

Sri Sathya Sai Baba

22 novembro de 2022

"Fale a Verdade; siga a Retidão.” Na época atual esses dois princípios védicos fundamentais foram esquecidos. Mamon – a personificação do dinheiro – reina supremo. Adora-se a riqueza como a um deus, e as más práticas são as oferendas feitas a essa divindade. A natureza humana foi sacrificada. É necessário que haja um retorno aos valores humanos, e a educação deve ter como objetivo promovê-los. Plantando a semente do amor e cultivando a árvore da tolerância, os estudantes devem procurar oferecer o fruto da paz à sociedade. Este é o seu dever primordial. Estudantes! Vocês não se educam pela mera obtenção de diplomas. Só quando prestarem serviço à população é que serão realmente educados. Dediquem-se a esse serviço. A verdadeira educação é a que prepara as pessoas para o serviço e não para a simples aquisição de riqueza. Encham o coração de compaixão. Um coração compassivo é a sede do Divino. (Discurso Divino, 22 de novembro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

23 novembro de 2022

Esforcem-se para se tornarem encarnações do Amor. Estejam prontos a oferecer todas as suas capacidades e habilidades ao Senhor de todos. É o Amor de Deus que os recompensa quando vocês se entregam à repetição do Nome Divino, a penitências ou a rituais de sacrifício. Que conquista maior podem almejar que a de receber o Amor de Deus? O Princípio do Amor não tem nenhum traço de ego ou mácula; é inteiramente livre de apegos egoístas. O que quer que Sai faça, pense, diga ou observe é para o bem de vocês, não para o bem de Sai. O Meu único desejo é a sua alegria, que é também a Minha. Não sinto nenhuma felicidade que não seja a sua. Quaisquer pensamentos que Eu tenha visam apenas à paz e ao bem-estar do mundo, ao progresso da juventude e à formação de meninos e meninas ideais que guiarão outros ao longo do caminho. Vocês devem dedicar-se entusiasticamente a prestar serviço aos povos do mundo, reconhecendo que o Princípio de Sai não é movido pelo egoísmo. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1982)

Sri Sathya Sai Baba

24 novembro de 2022

Esta é a história de cada um de vocês. O mundo é a selva pela qual vagueiam. O medo é o leão que os faz subir na árvore das atividades mundanas. A ansiedade é o urso que os aterroriza e segue os seus passos nessas atividades. Então, agarrados aos cipós gêmeos da esperança e do desespero, vocês escorregam na direção de apegos e atos que os prendem. O dia e a noite são as duas ratazanas que corroem o período da sua existência. Enquanto isso, vocês tentam absorver um pouco de alegria das doces gotas do egoísmo e do sentimento de “meu”. Finalmente, ao descobrirem que as gotas são insignificantes e estão fora do seu alcance, são tomados de agonia e gritam por renúncia, invocando o Mestre. Eis que Ele surge, do seu interior ou ao lado de vocês, e os salva do medo e da ansiedade. Se clamarem com toda a sinceridade, a resposta certamente virá! Abandonem todo desejo inferior e implorem com um coração cheio de angústia. (Discurso Divino, 24 de novembro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

25 novembro de 2022

Há pessoas que se vangloriam de vir a Puttaparthi há vinte, quinze ou dez anos, como se tivéssemos aqui alguns graus de sênior ou júnior para classificá-las. Mas, para falar a verdade, devem ser valorizadas apenas as transformações benéficas produzidas por esse contato no caráter e na conduta do indivíduo. Quanto vocês assimilaram das lições aprendidas aqui? Até que ponto obtiveram êxito em estancar os vazamentos enquanto os sentidos voltados para o exterior drenavam o seu discernimento e exauriam a fonte da sua alegria interior? Os olhos dispersam a visão em centenas de direções; os ouvidos arrastam a mente para muitas melodias enganosas; as mãos anseiam por praticar centenas de atos frívolos. Tudo isso degrada e destrói o ser humano. Este, para permanecer vivo, como ser divino que é, precisa ter o Divino ao seu redor o tempo todo. Assim como o peixe, ele deve ter água em toda a sua volta – a água da alegria divina! Porém, em vez disso, ele agora procura manter-se vivo por meio de respiração artificial e transfusão de sangue. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

26 novembro de 2022

Uma mente inquieta é uma fonte relevante de problemas de saúde. O ser humano está constantemente aflito com alguma causa de preocupação. Nunca está livre da ansiedade. E por que isso ocorre? Devido à sua identificação com o corpo. Como ele adquiriu esse corpo? Em razão das suas atividades e ações passadas. O que as causou? Os impulsos gêmeos do amor e do ódio. Qual a origem desses impulsos? Eles nasceram do emaranhado da dualidade, dos pares de opostos. E por que o ser humano é capturado por eles? Pelo fato de ignorar a Verdade – o Uno. Vocês devem saber que cada indivíduo é um peregrino e cada nascimento constitui apenas uma etapa na jornada rumo à cidade da liberação. O corpo é um albergue no qual se permanece por um breve período durante a peregrinação. A mente é o zelador, o vigia desse lugar. Não se deve tratá-la como se fosse o administrador ou o proprietário. No entanto, é necessário cuidar para que a casa que se tem o privilégio de ocupar não seja danificada ou poluída. Cuidem bem dela e do seu mobiliário e tratem o vigia educadamente! (Discurso Divino, 20 de novembro de 1982)

Sri Sathya Sai Baba

27 novembro de 2022

Lembrem-se de que a mente e a consciência devem ser mantidas sem desvios no caminho que conduz ao bem-estar de toda a humanidade. A Retidão só brilhará e derramará a sua luz sobre aquele que serve e transmite alegria a todos. Essa pessoa receberá não somente a Graça Divina, mas também o privilégio ímpar de se fundir no Senhor. Preencham cada parte da sua energia com a essência da Retidão e empenhem-se em progredir mais e mais nesse caminho a cada dia que passa. Uma atitude de temor de que o Senhor esteja vendo tudo em todo lugar, uma constante preocupação ante a possibilidade de resvalar para o pecado, uma inclinação natural para a verdade e a conduta correta – a mente é dotada de tais virtudes. A tarefa de vocês é direcioná-la e utilizá-la para o bem-estar de toda a humanidade. Subordiná-la à Retidão assegurará e aumentará a felicidade e poderá eliminar qualquer malevolência em relação a outras pessoas. Essa postura não permitirá que vocês se encham de orgulho enquanto outros sofrem ou estão aflitos. (Dharma Vahini, cap. 13)

Sri Sathya Sai Baba

28 novembro de 2022

A busca pela Verdade deve tornar-se a sua disciplina espiritual diária; é necessário que usem todo e qualquer momento para o cumprimento desse dever primordial. A Verdade só pode se refletir no intelecto quando este é purificado pela penitência. Eis o que significa penitência: todos os atos praticados por motivos elevados e aqueles que indiquem anseio pelo espiritual; o arrependimento pelos erros cometidos no passado; a firme determinação de se manterem fiéis à virtude e ao autocontrole; a inabalável equanimidade diante do sucesso ou do fracasso. É a penitência que promove a renúncia e a disciplina – essa disciplina tão essencial, especialmente na época de hoje, quando são tantas as tentações para que as pessoas se desviem. Nesta Idade do Ferro em que a escuridão envolve a mente humana, é extremamente bem-vinda qualquer lamparina que possa iluminar os passos. Eis por que os aconselho a recorrer a boas ações, boa conduta, boas atitudes e bom entendimento, de modo a se estabelecerem na constante Presença do Senhor. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

29 novembro de 2022

A única maneira eficaz de dominar todas as fontes de doenças e debilidades físicas e mentais é a consciência da própria Realidade do Ser Interno. Isso provocará uma onda de amor e luz, pois, quando alguém reconhece que é o Ser Interno, passa a reconhecê-Lo em todos e a compartilhar a alegria e a dor, a força e a fraqueza de todos. Quando alguém anseia pela felicidade e prosperidade de toda a humanidade, é abençoado com sabedoria e força para demarcar o caminho e direcionar pessoas para esse caminho. Ele vê em todos o seu Deus. Cada ato seu será tão puro, sincero e sagrado quanto uma oferenda ao Divino. A saúde não depende de medicamentos. Boas palavras, boas maneiras, bom entendimento, bons pensamentos - estes sim, são essenciais. Se alguém padece de maus pensamentos e maus sentimentos, de que adiantam até mesmo remédios poderosos ou caros? Por outro lado, uma vida virtuosa, pensamentos benéficos, ideais elevados e conduta correta podem conferir não apenas saúde, mas – o que é ainda mais precioso – a Bem-Aventurança do Ser Interno, ou seja, o êxtase da consciência da própria Realidade. (Discurso Divino, 20 de novembro de 1982)

Sri Sathya Sai Baba

30 novembro de 2022

Cada ser que vive no mundo luta para possuir o que deseja e evitar o que lhe desagrada. Saibam que os Vedas ensinam como ter sucesso nesses dois esforços; ou seja, estabelecem o que se deve e o que não se deve fazer. Quando se seguem essas prescrições e proibições, pode-se obter o bem e evitar o mal. Os Vedas versam sobre o material e o espiritual, sobre este mundo e o outro. Para dizer a verdade, os Vedas preenchem toda a existência. Não se pode deixar de observar as suas injunções. A palavra “Veda” deriva de vid, que tem o sentido de “saber” ou “conhecer”; portanto, significa e abrange toda a sabedoria ou conhecimento espiritual. O ser humano se distingue dos outros animais por ser dotado dessa sabedoria. Sem ela, ele é apenas uma fera. (Lila Kaivalya Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page