top of page
Pensamento para o dia - março 2022

01 março de 2022

O Shivaratri é, para toda a humanidade, um lembrete do objetivo que consiste no controle da mente. De acordo com os sábios, a Lua é a deidade que preside a mente; até mesmo a ciência moderna descobriu uma relação sutil entre os caprichos da mente e as fases da Lua. Na metade escura do mês, a Lua é vista cada vez menos à medida que os dias avançam; simbolicamente, pode-se inferir que a mente também está passando por um processo de declínio. Hoje é a 14ª noite e resta muito pouco da Lua para influenciar a Terra ou a mente humana. Nesta noite (ratri) ou período de ignorância, uma explosão de esforço espiritual por meio de vigília, canto devocional em grupo (bhajan) e jejum resultará na extinção da mente e, com isso, o triunfo sobre todas as tendências e atitudes nas quais ela enredou o homem. Assim esta noite poderá ser sublimada no esplendor celestial de Shiva. (Discurso Divino, 16 de fevereiro de 1977)

Sri Sathya Sai Baba

02 março de 2022

Esforce-se - esse é o seu dever. Anseie - essa é a sua tarefa. Lute - essa é a sua missão. Se você fizer isso com sinceridade e firmeza, Deus não poderá reter por muito tempo a recompensa da Realização. O rio se esforça, anseia e luta para se fundir no mar de onde veio. Ele tem essa consumação sempre alerta na sua consciência. Procura tornar-se puro e translúcido para ser bem-vindo pela sua fonte. Supera todos os obstáculos do terreno para ter sucesso na jornada rumo ao seu objetivo. O homem deve igualmente utilizar todos os dotes físicos, mentais, morais, intelectuais e materiais que Deus lhe concedeu para que possa caminhar em direção à meta da Realização. Não se deixe enganar pela crença na existência de duas entidades: este mundo e o próximo, aqui e no além. Perceba o futuro aqui; este mundo está entrelaçado com o próximo. Não existe verdade na disparidade entre secular e espiritual, piedoso e materialista, celestial e terreno. (Discurso Divino, 16 de fevereiro de 1977)

Sri Sathya Sai Baba

03 março de 2022

Até que seja alcançado o objetivo da meditação, deve-se seguir a disciplina bem estabelecida das posturas sentadas (asanas); até então é necessário adotar esse programa. Após se atingir a meta, isto é, depois que a mente (manas) e o intelecto (buddhi) tiverem sido dominados e estiverem sob controle, o indivíduo conseguirá ficar imerso em meditação onde quer que esteja: na cama, em uma cadeira, sobre uma rocha ou em uma carroça. Após terem aprendido a dirigir uma motocicleta, vocês poderão fazê-lo em qualquer estrada e em quaisquer condições. Contudo, enquanto estiverem apenas aprendendo, é necessário que escolham um espaço aberto, para a sua própria segurança e a das pessoas próximas. E terão que seguir certos princípios de equilíbrio; isso é essencial. Da mesma forma, aqueles que se envolvem na prática (sadhana) da meditação devem seguir um certo curso de treinamento. É algo que não se pode mudar. (Dhyana Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

 

04 março de 2022

So-ham (“Eu sou Ele”) proclama a identidade do indivíduo e do Divino. Essa identidade não será compreendida enquanto se está preso nos tentáculos do mundo material. Esta é a verdade sobre Deus. Se alguém perguntar: "Onde está esse Deus?", a resposta é dada no capítulo 18, estrofe 61, da Bhagavad Gita. Krishna declarou ali: Ishvarah Sarvabhutanam hriddeshe (“O Senhor reside na região do coração de todos os seres”). Nós estudamos a Gita; nós a adoramos. Há recitação diária, mas nenhuma aplicação prática na vida diária. Aquele que perceber a sua identidade com o Divino não causará dano a ninguém. O serviço ao público é a verdadeira adoração a Deus. O poder do Divino permeia tudo. A nossa jornada é do individual para o universal, de swam (“meu”) para so-ham (“unicidade com Deus”), do “eu” ao “nós”. (Discurso Divino, 11 de fevereiro de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

 

05 março de 2022

É difícil descrever alguma coisa em palavras; pode até mesmo causar tédio. Mas demonstrá-la por meio de atos é mais fácil e agradável! Fazer as pessoas entenderem praticando a meditação é melhor que falar a respeito dela! O meu texto e a sua leitura não a tornarão fácil. Praticando a meditação, as pessoas alcançam a experiência divina que é perceber o Atma no seu próprio interior. Por meio da meditação, os aspirantes espirituais são capazes de eliminar os invólucros da ignorância, camada após camada. Eles retiram as suas percepções sensoriais do contato com experiências objetivas mundanas. O processo que visa a essa consumação sagrada merece ser chamado de meditação. Para ele é necessário estar equipado com bons hábitos, disciplina e ideais elevados. Deve-se ter renunciado totalmente às coisas mundanas e suas atrações. Qualquer que seja a situação, o indivíduo deve conduzir-se com entusiasmo e alegria. O que quer que se faça deve ser dedicado não à obtenção de meios de subsistência, mas para merecer a bem-aventurança átmica (Atma-ananda)! (Dhyana Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

06 março de 2022

A paz é o melhor tesouro, sem o qual poder, autoridade, fama e fortuna são todos áridos e opressivos. Tyagaraja cantou que não pode haver felicidade sem paz interior. Para ganhar essa paz e estabelecer-se inabalavelmente nela, o homem deve desenvolver prática constante (abhyasa) e desapego total (vairagyam). Desde o nascimento até a morte, o homem é escravo de hábitos e de práticas. Ele deve examiná-los e confiar cada vez mais naqueles que o conduzem à alegria subjetiva e não ao prazer objetivo. Pode-se adquirir alegria subjetiva por meio da harmonia no lar, da cooperação mútua entre os membros da família e da comunidade, da realização de atos de serviço ao próximo e da preocupação com o bem-estar e a prosperidade da sociedade na qual se vive. (Discurso Divino, 20 de abril de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

 

07 março de 2022

É muito necessário treinar a mente para que esta seja sempre agradável. As águas de um rio saltam das montanhas, caem nos vales e fluem pelos desfiladeiros. Afluentes juntam-se a essas águas em diversos pontos, e elas vão se tornando turvas e impuras. Similarmente, no fluxo da vida humana, a velocidade e o poder aumentam e diminuem. Esses altos e baixos podem ocorrer em qualquer momento da vida - no início, no fim ou talvez no meio -, porém ninguém consegue escapar a eles. O homem deve, portanto, estar firmemente convencido de que a vida é necessariamente cheia de altos e baixos e que, longe de sentir medo e preocupação, tem que acolhê-los como um acréscimo à sua experiência. Não deve apenas se sentir assim, mas também ficar feliz e contente com o que quer que aconteça! Então todas as dificuldades, seja qual for a sua natureza, passarão com leveza e rapidez. Para isso, a disposição da mente é essencial. (Dhyana Vahini, cap. 3)

Sri Sathya Sai Baba

08 março de 2022

Encarnações do Amor! Neste Universo infinito, dentre as miríades de seres vivos a humanidade se sobressai. Entre os seres humanos, é um privilégio nascer mulher. Há muitos exemplos que demonstram a primazia das mulheres. Rama não nasceu como Encarnação Divina do ventre de Kausalya? Os gêmeos Lava e Kusha não se tornaram grandes por terem nascido de Sita? Não foi o cuidado amoroso de Jijabai que tornou Shivaji grande? Não foi a piedade de Putlibai que fez de Gandhi um Mahatma? Todos os maiores sábios, santos, heróis e guerreiros nasceram de mulheres "que os fizeram grandes". A mulher é a Deusa da Natureza. É óbvio que o nascimento feminino é merecedor de apreço, adorável e sublime. Os Vedas também adoram o Princípio Feminino de várias maneiras. (Discurso Divino, 19 de novembro de 1995)

Sri Sathya Sai Baba

09 março de 2022

Repita Soham ("eu sou Ele") a cada respiração: So ao inspirar e ham ao expirar. So significa "Ele" e ham significa "eu". Quando completar a inalação e a exalação, sinta que So (o Senhor) e ham (você) são Um. Mais tarde, após longa prática, a ideia de "Ele" e "eu" como duas entidades separadas desaparecerá e não haverá mais So e ham. Esses sons serão reduzidos a “O” e “M” e se tornarão “Om“, ou seja, o Pranava. Depois repita esse som a cada respiração e isso o salvará da servidão do nascimento e da morte, pois é Pranavopasana ou a contemplação do Pranava, recomendada nos Vedas. Esta recitação de Soham é um bom meio de impedir a mente de fugir com você. Deixe a sua mente sempre apegada ao Senhor; assim ela não fugirá para todas as direções, conforme os seus caprichos. Esse é o significado da exortação de Krishna: Sarvadharman parityajya mam ekam sharanam vraja ("Renunciando a todas as outras atividades, entregue-se totalmente a Mim"). Coloque a mente inteiramente ao Seu serviço; então Ele o salvará da queda. (Discurso Divino, 22 de maio de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

 

10 março de 2022

Dirigir a atenção propositalmente para um assunto e fixar-se nele é unidirecionalidade. Esta é também uma condição da mente. A concentração e a unidirecionalidade ajudam a concentrar o esforço em qualquer tarefa selecionada. A concentração é essencial para tudo. É a base de todos os empreendimentos bem-sucedidos. Ela é necessária não apenas para a meditação, mas também para assuntos mundanos e para a vida diária. Seja qual for a tarefa em que se esteja empenhado, fazê-la com concentração desenvolverá tanto a autoconfiança quanto o autorrespeito, pois eles resultam da atitude da própria mente. Esta pode se inclinar  tanto para o mal quanto para o bem; eis por que se deve empregar a atenção concentrada para manter a mente apegada apenas a bons estímulos. O sucesso ou o fracasso em boas tarefas dependem da unidirecionalidade. A atenção direcionada para um único ponto aumenta o poder e a habilidade. Contudo, não se pode obtê-la sem antes vencer os desejos mundanos que distraem a mente. Adquire-se essa unidirecionalidade - essa conquista da mente - pelo exercício da meditação. (Dhyana Vahini, cap. 3)

Sri Sathya Sai Baba

11 março de 2022

O ministro recomendou-lhes que ouvissem o discurso sobre a Gita. Isso, porém, de nada adiantará se vocês se recostarem em uma pilastra do Salão e cochilarem. O que importa não é o som, mas o significado; não é o ouvido, e sim o coração que deve absorver a Gita. Ele queria que buscassem e desfrutassem a companhia dos bons; mas, junto com ela, deve haver também autoanálise a respeito do quanto vocês tiveram êxito em escapar dos sentidos e se aproximar do Senhor. “A mente ata e a mente liberta” . Então treinem a mente e vençam. Ela é um elefante selvagem que pode ser domado com o aguilhão de Soham. Não a alimentem com presunção, ódio, inveja e cobiça. Deixem o nome do Senhor ecoar sempre nos ouvidos, e a mente será domada. (Discurso Divino, 22 de maio de 1965)

Sri Sathya Sai Baba

12 março de 2022

Hoje em dia as pessoas querem viver felizes, porém não levam vidas ideais. Os pais, por exemplo, não dão um bom exemplo para os filhos. Na época moderna, o pai não instrui adequadamente os filhos e estes não prestam atenção às palavras da mãe. Atualmente a grande maioria dos pais se conduz como Dhritarashtra. Onde há bons filhos, que levam uma vida virtuosa, os pais os repreendem, dizendo "Vocês enlouqueceram? Não participem de cânticos devocionais (bhajans) nem de serviço social". Pais que se comportam dessa maneira são como Hiranyakashipu, que não podia tolerar que o filho adorasse Hari. Na época atual muitos são os pais como Dhritarashtra e Hiranyakashipu, e poucos os que encorajam os filhos a aderir à retidão. As crianças de hoje não apreciam obras edificantes como o Ramayana, o Mahabharata e o Bhagavatam; elas perdem o seu tempo lendo lixo. Os pais devem cuidar para que os seus filhos não leiam livros ruins. Para que a nação prospere, o aprimoramento deve começar pelos pais. (Discurso Divino, 19 de novembro de 1995)

Sri Sathya Sai Baba

13 março de 2022

Existem dois tipos de pessoas: algumas determinadas a se acusar de pecadoras e outras se gabando de serem formidáveis. Ambos os tipos estão preocupados  com suas próprias aberrações mentais! O que tanto um quanto o outro precisam é de satisfação mental, e isso se pode obter por meio da meditação. Com a meditação, a compreensão aumentará e a sabedoria crescerá. Deve-se, para isso, desenvolver interesse e gosto pela meditação, ou seja, um anseio que não admite outra ação e que não tolerará nenhum obstáculo. Naturalmente, pode-se desejar muito ouvir música e com isso obter alegria, ou então ver corpos de parentes próximos falecidos e sentir tristeza! O anseio pode ter consequências agradáveis ​​ou desagradáveis! Ele deve ter força bastante para inspirar o empenho. Na verdade, o anseio é apenas empenho adormecido, e o empenho é anseio em ação. Se o anseio é fraco, o empenho diminui; se um deles é forte, o outro também é vigoroso! (Dhyana Vahini, cap. 3)

Sri Sathya Sai Baba

14 março de 2022

Viver implica  o funcionamento no indivíduo do princípio vital que ativa todos os seres. O Divino Sem Atributos assume certas qualidades como a Sua natureza e passa a ter atributos. O indivíduo formado dessa maneira procura conhecer e experimentar a variedade de nomes e formas expostos aos seus sentidos de percepção e à sua mente. Tal é, em suma, o processo de viver, o projeto de "conhecer", de expandir a consciência. Esse processo tem um começo e um fim; envolve sucesso e fracasso, bem e mal. "Eu sou um indivíduo vivo", "Eu sou uma centelha da Consciência", "Eu sou uma alma encarnada" - tais declarações não revelam um conhecimento do princípio vital. O um indivíduo vivo é a Consciência Divina instalada em uma carruagem. Não é um pacote de material inerte moldado em uma forma e rotulado com um nome. Existe apenas uma Consciência única que tudo permeia, porém o homem a experimenta em fragmentos e, considerando-a erroneamente como sendo “muitos”, tateia na confusão causada pela própria ignorância. (Discurso Divino, 22 de março de 1985)

Sri Sathya Sai Baba

15 março de 2022

Aqueles que não abandonam o caminho do discernimento recebem a graça do Senhor e também tomam consciência da Alma. Eles estarão sempre em busca da verdade eterna que repousa por trás das ilusões oníricas deste mundo. Controlem os sentidos que correm desordenadamente, e as origens das doenças serão destruídas. Deixem que a mente mantenha vigilância sobre as suas próprias acrobacias; represem a louca torrente de pensamentos, planos e esquemas; então não haverá espaço para preocupações e ansiedades na mente. Para diminuir as divagações dos seus pensamentos, repitam o Nome do Senhor; isso afastará as suas tristezas e problemas. Sem a anulação da mente, a sabedoria espiritual não poderá despontar. Quem teve êxito nisso é alguém que alcançou a plenitude. O aspirante espiritual deve primeiro aprender o segredo da “visão interior”, a “visão dirigida para dentro”, e desviar a sua atenção do exterior. (Dhyana Vahini, cap. 3)

Sri Sathya Sai Baba

16 março de 2022

Se surgir um furúnculo no corpo, aplicamos sobre ele um pouco de pomada e o cobrimos com uma gaze até a cura completa. Se não se aplicar a pomada e não se fizer o curativo, ele provavelmente infeccionará, o que causará grandes danos posteriormente. De vez em quando será necessário limpá-lo com água pura, aplicar novamente a pomada e fazer novo curativo. Similarmente, temos em nossa vida esse furúnculo particular que surgiu em nosso corpo sob a forma de “eu”, “eu”, "eu''. Se vocês quiserem realmente curar esse furúnculo do "eu'', terão que lavá-lo todos os dias com as águas do amor, aplicar sobre ele a pomada da fé e cobri-lo com o curativo da humildade. O curativo da humildade, a pomada da fé e as águas do amor serão capazes de curar a doença que irrompeu com esse furúnculo do "eu''. (Discurso Divino, 17 de fevereiro de 1985)

Sri Sathya Sai Baba

17 março de 2022

Assim como um bebê, depois de aprender a observar e a entender, tenta andar cambaleando de um lado para outro na casa, o aspirante espiritual também aprende a dar os primeiros passos no mundo interior e a entendê-lo. Um bebê saudável deitado no berço deleita-se em balançar os braços e as pernas e balbucia alegremente, observando a lâmpada na parede. Da mesma forma, o aspirante espiritual, igualmente saudável de corpo, de mente e de alma, deitado no berço da vida, observa o mundo interior e bate palmas incessantemente, cheio de prazer por essa alegria interna. Isso é algo que precisa ser feito. Além disso, todo pensamento, palavra e ação deve ter origem na plena consciência do conhecimento. Direcione a sua inteligência para que ela não divague, mas repouse constantemente no mundo interior! Esta é a busca interior, e a meditação é o instrumento mais importante de que se necessita para ela. O aspirante espiritual pode entrar nessa busca pelo portão da autoanálise. Esse portão dá as boas-vindas a todo aspirante dotado de humildade e devoção e o conduz à posição mais elevada e santa que é possível na vida. (Dhyana Vahini, cap. 3)

Sri Sathya Sai Baba

18 março de 2022

Aquele que medita considera importante a realização da bem-aventurança da alma, porém a promoção do bem-estar do mundo é uma meta igualmente importante. Para atingi-la ele deve dominar certas tendências físicas, verbais e mentais, geralmente conhecidas como os dez pecados: três físicos, quatro verbais e três mentais. As tendências físicas são o dano à vida, o adultério e o roubo. Os pecados verbais são os falsos alarmes, a linguagem impiedosa, a conversa invejosa e as mentiras. As atitudes mentais são a cobiça, a inveja e a negação de Deus. Aquele que pretende seguir o caminho da meditação deve tomar todo o cuidado para que esses dez inimigos não se aproximem. Tem que evitá-los completamente, pois necessita de tendências que o ajudarão a progredir, e não daquelas que o arrastarão para trás. Deve-se falar e fazer apenas o bem, pois só o bem é auspicioso, e o somente o que é auspicioso é Shiva. (Dhyana Vahini, cap. 4)

Sri Sathya Sai Baba

19 março de 2022

Com a ajuda da mente, o homem pode ascender do nível humano ao nível mais elevado da divindade, mas pode também pode descer até a natureza animal ou ao nível demoníaco. Se a mente estiver voltada para objetos mundanos, tenderá a se tornar animalesca e demoníaca por natureza. Por outro lado, se estiver voltada para o alto, para Deus, e livre do processo de pensamento, tenderá a se fundir com Aquele que é Sem Atributos e Sem Forma e, assim, alcançar a liberação. A causa mais importante da servidão é dar liberdade demasiada à mente. Por exemplo, um animal amarrado a um poste não poderá ir para outro lugar e ali fazer estragos; não será capaz de demonstrar raiva nem violência e tampouco de prejudicar alguém. No entanto, caso seja solto, poderá vagar por vários campos, destruir colheitas e causar perdas e danos. Será também espancado pelo mal que fez. Da mesma forma, a mente deve ser restringida por certas normas e limites. (Discurso Divino, 17 de fevereiro de 1985)

Sri Sathya Sai Baba

 

20 março de 2022

Este espetáculo passageiro, este mundo, está baseado em ilusões; por isso é chamado de “falso”. Mas não se precipitem, concluindo que o mero reconhecimento da falsidade do mundo ou a consciência de certas deficiências conduzirá alguém ao caminho mais elevado e o levará à Verdade Suprema. Sem um bom caráter, repleto de excelentes qualidades, jamais se alcança progresso no campo espiritual. O progresso depende do valor e da qualidade do indivíduo, assim como a colheita depende da fertilidade do solo. Plantem nesse valioso lote de terra sementes de excelentes qualidades e irriguem-no com as águas da razão e da análise; uma colheita abundante estará pronta no momento oportuno! Em terras onde não se plantam nem se cuidam de mudas de boas qualidades, as ervas daninhas se multiplicam; e, onde poderia ter havido o cultivo de jardins harmoniosos, arbustos espinhosos formam um matagal de confusão impenetrável. (Dhyana Vahini, cap. 4)

Sri Sathya Sai Baba

 

21 março de 2022

Cada estudante é como uma lâmpada a querosene. Esta deve ser mantida acesa pelo ato de se bombear querosene - o seu combustível - de tempos em tempos. A fuligem do vidro tem que ser limpa de vez em quando com um pano. Precisa-se também de querosene. Somente quando todos esses três estiverem presentes é que a luz brilhará intensamente. A devoção sincera é o querosene; o amor é o pano e o espírito de sacrifício é a bomba. Além disso, é necessário um pavio. Esse pavio é o Nome do Senhor. Com a ajuda daqueles três acessórios, a sua devoção reluzirá esplendorosamente quando vocês cantarem o Nome do Senhor! Esse esplendor é a luz do Divino no seu interior. A paz e uma mente iluminada fará com que passem da intranquilidade para a Luz Divina no coração. O coração de cada indivíduo é o assento  do Senhor. Os estudantes devem cultivar a faculdade do discernimento por meio da educação, prezar a humildade e promover a fé no Divino. Esta é a estrada real para a realização da unicidade com o Divino. (Discurso Divino, 3 de fevereiro de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

 

22 março de 2022

Os Vedas declaram: “O Divino Supremo, com a refulgência do Sol, habita além da escuridão”. Deus está além da escuridão. Ele não está fora; está dentro de vocês. Vocês são Ele. Embora seja ele próprio o Divino, o homem busca o Divino na floresta ou por meio da meditação. Que loucura é essa? Os Vedas zombam do homem por este não conseguir ver Deus, ainda que O esteja vendo. “O tolo não consegue ver, mesmo quando está vendo.” Vocês devem adorar a Divindade viva, não aquilo que não tem vida. Honrem todo ser que esteja em forma humana. Vejam o Divino em cada homem. O Cosmos é uma manifestação do Divino. Deus está com vocês, no seu interior e ao seu redor. Não está em outro lugar. Desenvolvam essa firme convicção. Imaginar que Deus está em algum lugar longe de vocês é enganar a si mesmos. (Discurso Divino, 3 de fevereiro de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

 

23 março de 2022

Nossos antigos anciões praticavam economia de palavras. Os estudantes de hoje tendem a ser loquazes. O falar excessivo prejudica a mente. "Menos palavras, mais felicidade." Os antigos anciões realizavam três tipos de penitência silenciosa para controlar a fala. O primeiro era o silêncio da língua; o segundo, o silêncio da mente; o terceiro, o supremo silêncio. O silêncio da língua significava restringir a fala aos limites e às necessidades da ocasião. Mediante esta disciplina, evitava-se a conversa excessiva. Como resultado, o poder da fala desses anciões era conservado e intensificado. A disciplina no falar também resultava em veracidade. Falar somente a verdade servia para purificar os pensamentos. Usando esse método, eles chegavam à realização da Verdade e à aquisição da mais elevada sabedoria. Portanto, a pureza na fala é vital. Deve-se alcançá-la mediante a contenção nas palavras. (Discurso Divino, 3 de fevereiro de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

24 março de 2022

Após se ter alcançado o silêncio da língua, vem o silêncio da mente. A mente é um pacote de pensamentos e de fantasias. Esses pensamentos devem ser gradualmente reduzidos. Quando isso ocorre, a mente fica naturalmente sob controle, tal como um relógio ao qual não se deu corda. Quando se reduz a atividade da mente, o poder do Eu Divino se manifesta. Como consequência, o intelecto se torna mais ativo que os sentidos. Quando se obtêm o controle da fala e o controle da mente, chega-se facilmente ao estado de supremo silêncio. Os estudantes devem esforçar-se para chegar a esse terceiro estágio mediante as disciplinas dos dois primeiros. Eu lhes disse muitas vezes: "Falem menos e estudem mais". O que se entende por "estudo?" Estudo ou educação é o processo de divinização de si mesmo. Isso exige o cultivo de valores na educação. (Discurso Divino, 3 de fevereiro de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

25 março de 2022

Um bom caráter é essencial para a realização do Eu Divino. Em outras palavras, todas as tendências maléficas devem ser extirpadas. Assim como o exército fica desalentado e se rende quando o comandante cai, o exército das más qualidades entregará as armas assim que o egotismo for destruído. As qualidades maléficas são todas nativas do reino da raiva; então, se essa região for devastada, os soldados nunca mais poderão reerguer a cabeça. Já é suficiente que se faça isso. O que o comandante Egotismo poderá conseguir sem um único soldado para marchar sob as suas ordens? Assim, todos os esforços devem ser envidados para destruir o reino da raiva, de modo que nenhum comandante possa se aventurar a soltar os cães da guerra. Que cada aspirante espiritual mantenha em paz essa região da sua mente, pondo fim à ascensão desse comandante e desses soldados. Que cada aspirante espiritual se regozije para sempre sob o sorriso do governante - o Eu Divino. (Dhyana Vahini, cap. 5)

Sri Sathya Sai Baba

26 março de 2022

A nação é um membro do mundo, e o mundo deve lutar pela paz. Esse é o significado da bênção Om Shanti! Shanti! Shanti! Mas por que se pronuncia a palavra “paz” (shanti) apenas três vezes, e não mais ou menos vezes? É porque ela se refere à paz em três aspectos: o físico, o mental e o espiritual. Essa bênção invoca a paz relativa ao corpo, à mente e ao Eu. Tais significados profundos estão implícitos nos pronunciamentos dos sábios da Índia Antiga. Foram projetados para nos lembrar de Deus e nos fazer buscar a Realização Divina. As pessoas imaginam que Deus é uma entidade que se encontra muito além da concepção e da compreensão humana. Isso não é verdade. A Divindade está mais próxima do que qualquer outra coisa no mundo. Se A considerarem remota, parecerá distante; por outro lado, se A considerarem próxima, assim estará! Enquanto o homem estiver consciente do corpo, não conseguirá compreender uma Divindade Sem Forma; por isso deve adorar o Divino em forma humana. (Discurso Divino, 3 de fevereiro de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

27 março de 2022

O homem deve fazer um esforço sincero para levar uma vida serena e pura. Ele deve perceber esta verdade: dificuldades e perturbações são temporárias como nuvens passageiras. Não há espaço para o surgimento de agitações quando se percebe essa verdade. As paixões produzem apenas satisfação temporária, porém causam sérios distúrbios emocionais; portanto, é imperativo para o homem não ceder a paixões impróprias enquanto se alimenta. A observância dos “três Ps” - pureza, paciência e perseverança - garante felicidade permanente e boa saúde livre de doenças. Não é apenas a paixão desenfreada que prejudica a saúde do homem. Viver com dinheiro ganho de maneira desonesta também ocasiona problemas de saúde até certo ponto. Diz-se: “Assim como é o alimento, assim é a mente; assim como é a mente, assim são os pensamentos; assim como são os pensamentos, assim é a conduta; assim como é a conduta, assim é a saúde”. (Discurso Divino, 21 de janeiro de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

28 março de 2022

Por que provações e tribulações são importantes na vida? Bhagavan pede que façamos uma introspecção hoje, a fim de que possamos crescer em resistência. “Frio” e “calor” estão ambos no Plano de Deus, e o de vocês é apenas saber disso e tratar um e outro como valiosos. Na Natureza existem plantas espinhosas e sem espinhos. O homem sábio conhece o valor de ambas. Semeia plantas sem espinhos e as cerca com plantas espinhosas para manter ileso o que cultivou. Deus atrai para Si o indivíduo. É da natureza de ambos ter essa afinidade, pois são a mesma coisa. São como o ferro e o ímã. No entanto, se o ferro estiver enferrujado ou coberto de camadas de sujeira, o ímã não poderá atraí-lo. Removam o empecilho; é tudo o que têm a fazer. Provas e tribulações são os meios pelos quais se faz essa purificação; por isso Kunti rogou a Krishna: “Dá-nos sempre aflição, para que jamais nos esqueçamos de Ti”. Elas são como dietas e outros tipos de restrição prescritas pelo médico para complementar o efeito do medicamento que é a recordação de Deus. (Discurso Divino, Vijayadasami, 1953)

Sri Sathya Sai Baba

 

29 março de 2022

Qual é o direito inato que cada um de nós tem o direito de reivindicar de Deus? O que devemos levar a Ele, buscando em troca o que nos é devido? Bhagavan nos revela isso hoje. O Senhor é o Pai de todos, podendo cada um reivindicar uma parte da Sua propriedade. Mas, para obtê-la, vocês devem atingir certo padrão de inteligência e discernimento. Os fracos e os imprudentes podem não ser considerados aptos a receber essa parte. A propriedade de Deus é a Graça, é o puro Amor. Se vocês tiverem discernimento e espírito de renúncia, poderão reivindicar a sua parte como um direito! Tragam a devoção, depositem-na aqui e levem com vocês força espiritual! Quanto mais fazem isso, mais satisfeito Eu fico! Tragam o que vocês têm - as suas tristezas e dores, preocupações e ansiedades - e levem de Mim alegria e paz, coragem e confiança. Aos meus olhos, não há devotos veteranos ou novatos. A mãe passa mais tempo cuidando do filho que está adoentado. Ela pede aos mais velhos que cuidem de si mesmos, mas alimenta o menorzinho com as próprias mãos. Isso não significa que não sinta amor pelos mais crescidos! Da mesma forma, não pensem que, pelo fato de Eu visivelmente não dar mais atenção a uma pessoa, ela está além do alcance do Meu Amor. (Discurso Divino, Mahashivaratri, 1955)

Sri Sathya Sai Baba

30 março de 2022

Quais são as duas aflições contra as quais devemos nos precaver? Bhagavan hoje nos adverte a estar atentos. Atualmente, graças à influência da Era de Kali, dois tipos de doenças se alastraram. Uma é a sede insaciável de riqueza. Em todas as cidades, há uma corrida insana para se ganhar dinheiro. Todos estão tomados por essa febre. Sem dúvida, o dinheiro é necessário, mas apenas até certo limite que atenda às necessidades de cada um. Devido ao desejo excessivo, as pessoas perdem todo o senso de proporção. Na busca pela riqueza, os homens se transformam em demônios. Pode-se perguntar se pelo menos eles fazem bom uso da sua imensa riqueza. Não; em última análise, o dinheiro pode cair nas mãos de ladrões ou de outros. O que vocês receberem da sociedade, devolvam à sociedade; esse é o valor primordial a ser prezado por todos. A segunda doença é a sede de poder. Afligido por essas duas enfermidades, o homem está convertendo o mundo inteiro em um hospício. O desejo de riqueza e poder, em si, não é errado; porém tanto a riqueza quanto o poder devem ser usados para fins corretos. Seja qual for a posição que vocês ocupem, cuidem para que seja exercida dignamente. (Discurso Divino, 7 de abril de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

 

31 março de 2022

Cada objeto na Natureza desempenha a sua função específica. O Sol e a Lua cumprem incessantemente o seu dever. Deus também executa os Seus deveres sem descanso ou pausa. Ao fluírem em direção ao oceano, os rios transmitem a vocês a lição de que não devem desistir dos seus esforços até chegarem ao seu destino. O homem deve envolver-se em ações corretas com espírito de equanimidade. A vida é uma mistura de coisas boas e más, de altos e baixos. Ignorem o que é mau e desfrutem do que é bom. Se comprarem uma cesta de mangas, poderá haver ali algumas frutas maduras demais e outras podres. Vocês as deixam de lado e consomem as boas. Similarmente, na vida, vocês devem esquecer as experiências ruins e aproveitar as boas. Mas, em vez disso, o homem fica ruminando as ruins e estraga até mesmo as boas que surgem no seu caminho. Isso é um sinal de fraqueza. A vida humana é uma sucessão de experiências boas e más, de alegria e de tristeza. Tais experiências dependem das condições mutáveis de tempo e lugar! (Discurso Divino, 17 de março de 1991)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page