Pensamento para o dia - maio 2021

01 maio de 2021

A oração buscando algum benefício ou ganho não deve ser dirigida a Deus. Pois, significa que Deus espera até que Ele seja solicitado! Renda-se a Ele; Ele lidará com você da maneira que achar melhor e que será o melhor para você. Deus não distribui graça na proporção do louvor que Ele recebe! Quando você ora por algo de Deus, você corre o risco de condená-Lo, se por algum motivo essa oração não for atendida da maneira que você queria, ou tão rápido quanto você gostaria que fosse. Essa contingência surge porque você sente que Deus é um estranho, permanecendo no céu ou em algum lugar sagrado longe de você. Deus está em você, Deus está em cada palavra, ação e pensamento seu. Fale, faça e pense como convém a Ele. Cumpra o dever que Ele designou a você da melhor maneira possível e para a satisfação de sua consciência. Esse é o puja (adoração) mais recompensador. (Discurso Divino, abril de 1973)

 

Sri Sathya Sai Baba

02 maio de 2021

Algumas pessoas demonstram grande amor por estranhos, mas não mostram o mesmo amor por sua mãe e pai em casa. Em primeiro lugar, devemos amar nossos pais e depois as outras pessoas. Mas não devemos limitar nosso amor apenas aos nossos parentes e amigos; devemos amar a todos. Só então Deus derramará Seu amor sobre nós. Quando vemos alguém em apuros ou uma pessoa ferida na estrada, não devemos mostrar indiferença para com ela. Por mais urgente que seja o trabalho que temos, devemos tentar remover seu sofrimento. Então, Deus se manifestará diante de nós e nos encherá de energia. Não há ninguém neste mundo que pode nos dar mais amor do que Deus. Fazemos bhajans e realizamos atividades de serviço apenas para alcançar o amor de Deus. O amor de Deus nos enche de grande energia. É só Deus quem nos dá essa energia. Portanto, ame a Deus e todas as pessoas pois todas são verdadeiramente filhos de Deus. (Discurso Divino, 27 de janeiro de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

03 maio de 2021

Até que você perceba que é Divino, que Deus é o seu Centro e a sua Realidade, você terá que se submeter a essas entradas e saídas; o mesmo jornal não deve ser lido continuamente, dia após dia; uma vida deve ser suficiente para se conhecer o mistério. Portanto, pelo menos, reconheça que existe um mistério, procure o segredo e desvende-o por si mesmo. Ramakrishna costumava chorar de agonia com a perda de mais um dia, sem a visão da Mãe Divina. Tenha esse anseio; sinta essa sensação de urgência. Procure saber agora, anseie por aquele êxtase neste momento. Não adie nem gaste tempo discutindo com os outros. Você pode ter apenas uma fotografia de Sai Baba diante de você, ou uma imagem de metal, ou uma imagem de pedra. Mas, se você tem a fé que Ele está vivo e presente ali, e que Ele está em seu coração e nos corações de todos os seres, então, você pode obter o êxtase desse conhecimento - o conhecimento de que Ele é onipresente, onisciente e onipotente. (Discurso Divino, 4 de fevereiro de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

04 maio de 2021

O mundo é uma vasta sociedade. Cada indivíduo faz parte desta sociedade, ligado a ela pelo amor que atrai o homem ao homem, para serem amigos e parentes. Esse amor está lá, no fundo do coração do homem. Apenas, ele não é reconhecido, é ignorado, encarado com dúvida, negado e discutido. É a fonte secreta de toda compaixão e serviço; cria o desejo de viver na e para a sociedade. É o vishva prema(amor universal), que flui de uma centelha do Divino para todas as centelhas. Quando os olhos brilham iluminados pela sabedoria mais elevada, jñana, eles veem tudo como o Um. O homem percebe que Sarvam Brahmamayam Jagat (tudo o que está aparentemente mudando, se transformando e se movendo é permeado por Deus). Para que este Um seja revelado como estando em Todos, é preciso desenvolver fé e disciplinar a mente. A mente tem que abandonar suas fantasias e fraquezas; a Verdade deve ser conhecida e experimentada. (Discurso Divino, 4 de fevereiro de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

05 maio de 2021

Todo homem está sujeito a cometer erros intencionalmente ou involuntariamente. Mas um erro que ele não deve cometer em nenhuma circunstância é este: nunca esquecer o que deve à sua mãe. O amor de uma mãe pode redimir a vida de um homem, quaisquer que sejam seus outros deslizes. O maior presente dos pais é o corpo, com todos os seus poderes. Embora o Senhor governe todas as vidas, foram os pais que deram o corpo ao filho. Argila e água são dádivas da Natureza. Mas é o oleiro que faz os potes com eles. Portanto, a gratidão aos pais é uma obrigação fundamental. Os estudantes de hoje perguntam: "Por que devemos ser gratos a nossos pais?" Devem lembrar-se de que, se agora causam sofrimento aos pais por seu comportamento, não devem se surpreender se, no futuro, seus próprios filhos causarem sofrimento semelhante. Esta é a lei de ação e reação que está sempre em funcionamento. (Discurso Divino, 06 de maio de 1987)

Sri Sathya Sai Baba

06 maio de 2021

Quando a glória de Sai começou a se espalhar por toda parte, a Mãe Easwaramma veio a Mim um dia e disse: "Swami, estou triste ao ver as crianças pequenas de nossa aldeia caminhando até Bukkapatnam para frequentar a escola. Por favor, construa uma pequena escola.” De acordo com seu desejo, fundei uma pequena escola. Depois de algum tempo, ela queria que um pequeno hospital também fosse estabelecido. Ela disse que não suportava ver mães se dando ao trabalho de carregar seus filhos para Bukkapatnam para tratamento médico. Construí um pequeno hospital. A pequena escola que fundei se tornou uma grande universidade hoje. O pequeno hospital que construí tornou-se um Hospital de Super Especialidades. Essas tarefas poderosas puderam ser realizadas como resultado do nobre desejo (sathya sankalpa) da Mãe Easwaramma e da Vontade Divina (Nitya Sankalpa) de Sai. Seu último desejo era fornecer água potável para a aldeia. Ela lembrou que as mulheres tinham que se esforçar muito para tirar água de poços profundos, que haviam secado. Imediatamente forneci água potável às aldeias. (Discurso Divino, 06 de maio de 2001)

Sri Sathya Sai Baba

07 maio de 2021

Considere todos como seus irmãos e irmãs; você não precisa compartilhar sua propriedade com eles, no entanto, seja quem for que você encontre, fale com eles de maneira gentil e ame-os de todo o coração. Deus é a personificação do amor. Ele protege a humanidade inteira por Seu amor. Se apenas houver amor em você, isso é o suficiente. Então todos vocês se tornarão unidos. Vocês não devem criar distâncias entre si por causa de sua conversa ou conduta. Atraia todos para perto de você com amor. Então, todos vocês atingirão a proximidade de Deus. Quando você olha para os outros com amor, Deus também vai olhar para você com amor. Em qualquer situação em que você esteja, nunca mostre raiva, ciúme, hipocrisia ou ostentação. Não trate os outros com raiva ou ódio. Ao experimentar o seu amor, o amor nos outros também aumentará. Quando você trata os outros com amor, eles também vão derramar amor por você. Por outro lado, se você mostrar raiva deles, eles também se comportarão com raiva de você! (Discurso Divino, 27 de janeiro de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

08 maio de 2021

A declaração dos Vedas, Soham, é demonstrada pela inspiração do ar feita durante a respiração. Quando você expira e profere "Aham", está desistindo do "eu". So-ham proclama a identidade do indivíduo e do Divino (Eu sou Ele). Essa identidade não será compreendida enquanto a pessoa estiver presa nos tentáculos do mundo material. Esta é a verdade sobre Deus. Se alguém perguntar: "Onde está Deus", a resposta é dada no canto 18 da Bhagavad Gita na estrofe 61. Krishna declarou: "O Senhor reside no coração de todos os seres" (Ishvarah sarva bhutanam hriddese). Nós estudamos a Gita; adore-o; há recitação diária, mas nenhuma aplicação prática na vida diária! Aquele que percebe sua identidade com o Divino não causará dano a ninguém. O serviço ao público é a verdadeira adoração a Deus. O poder do Divino permeia tudo. Nossa jornada é do individual para o Universal, de 'Swam' (meu) para 'So-ham' (unidade com Deus), do 'eu' para 'nós'. (Divino Discurso, 11 de fevereiro de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

09 maio de 2021

Quando se segue uma dieta balanceada, o alimento é digerido de maneira adequada e o corpo se mantém saudável. A temperatura do corpo deve ser mantida em uma determinada norma. Se a temperatura estiver acima ou abaixo do normal, é sinal de doença. Da mesma forma, se os cinco elementos que constituem o ambiente natural forem mantidos em equilíbrio, o mundo estará em um estado saudável. Se esse equilíbrio for desfeito ou se os elementos estiverem poluídos, os países sofrem de várias maneiras. Se os produtos da ciência e tecnologia resultam na perturbação do equilíbrio da Natureza e poluem a atmosfera ou os rios e os mares, muitas consequências prejudiciais se seguem. A poluição dá origem a muitas novas doenças. Hoje, até o ar puro se tornou uma mercadoria rara. Três quartos da Terra são cobertos por água. Existem muitos minerais no fundo do oceano. Mas, ao extraí-los, alguns limites devem ser observados. Do contrário, até o oceano, que tem permanecido nos seus limites, ultrapassará seus limites. (Discurso Divino, 16 de junho de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

10 maio de 2021

Não são os credos que os homens professam - seja o cristianismo, o islamismo ou outra religião – que emprestam valor em suas vidas. O maior valor é o fato de sua humanidade. Todas as religiões se combinam para conferir ao homem um esplendor único. Os vários talentos com que o homem é dotado devem ser usados para bons propósitos, com base no fato de que o bem individual está ligado ao bem-estar social. O homem hoje tem que passar por uma transformação em três níveis: em primeiro lugar, é a transformação espiritual. Em segundo lugar, vem a transformação da atitude em relação à sociedade. A terceira mudança é no nível individual. Quando ocorre a transformação espiritual, ocorre uma mudança automática na atitude em relação à sociedade. Quando a sociedade se torna harmoniosa e próspera, o indivíduo também muda. Esta transformação tripla está implícita no nome 'Sai'. ‘S’ significa mudança Espiritual [S da palavra ‘Spiritual’ = Espiritual, em inglês]. ‘A’ para mudança de Associação; isso é mudança nas relações de alguém com os outros na sociedade. ‘I’ significa mudança Individual. Essa tripla transformação é o que Sai deseja. (Discurso Divino, 18 de novembro de 1995)

Sri Sathya Sai Baba

11 maio de 2021

A educação consiste em cultivar as seguintes seis qualidades: "Bons pensamentos, boas ações, adesão à verdade, devoção, disciplina e cumprimento dos deveres." Quando você tiver adquirido a amizade dessas seis virtudes, sua vida se tornará significativa e satisfatória. Estudantes! Concentrem-se nos estudos desde o início do ano letivo e desenvolvam disciplina e hábitos corretos de modo que vocês possam aproveitar ao máximo as oportunidades. Os professores não devem considerar que estão ensinando por causa dos salários e os alunos não devem considerar seus estudos principalmente com o propósito de conseguir um emprego. A educação deve desenvolver a autoconfiança em vocês e prepará-los para todos os desafios da vida. Com fé em Deus, vocês devem levar uma vida de retidão e se tornarem verdadeiros cidadãos de Bharat. A disciplina e os regulamentos que você obedecer agora o colocarão em uma boa posição por toda a vida. Prepare-se para servir à sociedade e, assim, conciliar-se com Deus, cuja graça é uma bênção maior do que todos os ganhos do mundo. (Discurso Divino, 16 de junho de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

Mídias Sociais

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Spotify ícone social

© © 2016-2021 Organização Internacional Sri Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.