top of page
Pensamento para o dia - junho 2022

01 junho de 2022

Você é efetivamente a personificação da verdade, da bondade e da beleza. Mas perdeu a chave que o ajuda a explorar essa fonte. Essa chave está no reino da sua consciência interior; no entanto, o ser humano a busca no mundo exterior, na região dos objetos materiais, tal como a anciã que perdeu uma agulha na sua cabana escura e se pôs a procurá-la embaixo do poste de luz lá fora; isso porque, como afirmou, havia uma nesga de luz sob ele. É para persuadi-lo a se envolver na recordação e repetição do Nome de Deus que tenho encerrado os Meus discursos cantando algumas sequências de Nomes Divinos. Um professor tem que escrever na lousa “A”, “B”, “C” e pronunciar essas letras, a fim de ensinar o alfabeto aos seus alunos. Mas daí não se deduz que ele próprio esteja aprendendo o alfabeto, não é? Estou apenas iniciando você nesta prática espiritual extremamente eficaz. Fortaleça-se, purifique-se e eduque-se com o cantar do Nome Divino. Cante-o em voz alta e em grupo. Deixe que aqueles que se juntarem a você ouçam o Nome e sorvam o seu néctar. (Discurso Divino, 29 de março de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

02 junho de 2022

Deixe a mente correr para onde lhe aprouver; apenas tome o cuidado de não a seguir, tentando descobrir aonde está indo! Ela então vagará durante algum tempo, ao sabor da sua imaginação, mas logo, cansada e exausta, finalmente voltará para você! A mente é como uma criancinha que não sabe de nada. Se a mãe a seguir, chamando-a de volta, ela se encherá de coragem e confiança para correr em qualquer direção; por outro lado, se a mãe não for atrás dela e, em vez disso, der meia-volta e continuar a andar tranquilamente, a criança, por vontade própria, correrá de volta para ela! Não preste atenção aos caprichos da mente. Prossiga com a recordação e a meditação no Nome e na Forma que preferir, da maneira como está acostumado a fazer. Assim alcançará a atenção unidirecionada e realizará o desejo do seu coração. (Dhyana Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

 

03 junho de 2022

A repetição do Nome e a meditação são os meios pelos quais vocês podem forçar até mesmo a concretização da graça divina, na Forma e com o Nome que desejarem! O Senhor terá que assumir a Forma e o Nome que tiverem escolhido; na verdade, é assim que O imaginam! Portanto, não mudem nenhum desses dois; aferrem-se ao Nome e à Forma que mais lhes agradam, sem se importar com a demora nem com as dificuldades! Não se sintam desencorajados por não serem capazes de se concentrar por muito tempo desde o início. Quando aprendem a andar de bicicleta, vocês não adquirem imediatamente a capacidade de manter o equilíbrio. Levam a bicicleta para um local ao ar livre e ali pulam e saltam, inclinando-se ora para um lado, ora para o outro. Podem até cair com a bicicleta por cima de vocês nas muitas tentativas feitas antes de estarem aptos a pedalar com habilidade e nunca mais terem que se preocupar com o equilíbrio. Sim, pois conseguirão automaticamente fazer os ajustes necessários para corrigi-lo, não é mesmo? (Discurso Divino, 23 de fevereiro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

04 junho de 2022

Não nutra em sua mente a ideia de pureza ou impureza ao fazer qualquer prática espiritual ou meditação. Não há nada de impuro no mundo. Se o Senhor está imanente em todo lugar e em todas as coisas, como pode algo ser impuro? Ainda que pareça impuro aos olhos, será purificado no momento em que entrar em contato com o Nome do Senhor. Observe este ponto! Se alguém descobrir um tesouro enquanto satisfaz as suas necessidades físicas, hesitará em pegá-lo por estar impuro naquela hora? Pureza e impureza são o resultado das reações mentais de um determinado momento. Quando se dá dinheiro a alguém, fala-se da auspiciosidade do momento e da pureza do horário; no entanto, quando se tem a oportunidade de recebê-lo, todo momento é auspicioso! A mente é a razão de ambas as atitudes. De igual modo, nenhum pensamento de pureza ou impureza o perturbará se tiver plena fé no amor do Nome do Senhor! (Dhyana Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

 

05 junho de 2022

Sejam cuidadosos com a sua saúde física também. Atendam às exigências da natureza, assim como se deve abastecer um carro com a gasolina de que precisa. Caso contrário, a sua cabeça poderá girar e os seus olhos ficarão embaçados por pura exaustão. Como podem os pensamentos do Senhor se estabilizar em uma estrutura fraca? Só não se esqueçam do propósito deste corpo quando estiverem cuidando dele. Um rolo compressor é abastecido com óleo, carvão e outros tipos de combustível; mas por que é mantido em bom estado? Para reparar a estrada, não é? De igual modo, lembrem-se de que encarnaram para que pudessem chegar ao fim deste ciclo de nascimentos e mortes. Para isso, usem o corpo como um instrumento. Voando aqui e acolá, cada vez mais alto, a ave finalmente terá necessidade de pousar em uma árvore para descansar. Assim também, até o homem mais rico e poderoso busca repouso – a paz. (Discurso Divino, 23 de fevereiro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

06 junho de 2022

Não tenham a impressão de que ficarei zangado com vocês se não Me aceitarem como a Forma para a sua meditação! Isso absolutamente não me preocupa. Vocês têm total liberdade para escolher o Nome e a Forma que lhes proporcionam o estímulo necessário. Durante a meditação, a mente muitas vezes corre atrás de outras coisas, toma outros rumos. Então vocês terão que conectar essa tomada, usando o Nome e a Forma, e verificar se não há interrupção do fluxo contínuo dos seus pensamentos em direção ao Senhor. Se isso voltar a acontecer, usem de novo o Nome e a Forma o mais rapidamente possível. Não permitam que a mente vá além dessas barreiras gêmeas – de um lado o Nome, e do outro a Forma! Assim ela não se desviará para um terceiro lugar. Antes de mais nada, quando se sentarem para meditar, recitem alguns versos sobre a glória de Deus, de modo que os pensamentos dispersos possam ser recolhidos. Então, gradualmente, enquanto repetem o Nome, tragam para diante dos olhos da mente a Forma que esse Nome representa. (Discurso Divino, 23 de fevereiro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

 

07 junho de 2022

O maior obstáculo no caminho da entrega. é o egoísmo, juntamente com a ideia de “meu” ou possessividade. É algo inerente à personalidade do ser humano desde tempos imemoriais, e que vem estendendo os seus tentáculos mais e mais profundamente, com a experiência de cada vida sucessiva. Só se consegue removê-lo com o uso dos detergentes gêmeos do discernimento e da renúncia. Para se lavar essa sujeira de eras, a devoção é a água, e a repetição do Nome de Deus, a meditação e a comunhão com o Divino constituem o sabão – tudo isso ajudará a removê-la com maior rapidez e eficácia! Aqueles que forem vagarosos e constantes certamente vencerão essa corrida; andar é o método mais seguro de se viajar, embora se possa condená-lo por ser lento! Meios mais velozes significam desastre; quanto mais rápidos, maiores os riscos de acidente. Comam apenas o bastante para saciar a fome, pois o excesso causará distúrbios. Prossigam passo a passo no seu esforço espiritual, certificando-se de dar um passo antes do outro. Não deem dois passos para trás a cada passo à frente. Mesmo o primeiro será instável se vocês não tiverem fé. Portanto, cultivem a fé! (Discurso Divino, 1º de agosto de 1956)

Sri Sathya Sai Baba

08 junho de 2022

Cultive amor pelo Senhor, pois ele tem um potencial infinito. Uma corrente de ferro pode ser rompida com facilidade, mas não a corrente de amor que o une ao Senhor. O mais cruel dos animais também pode ser subjugado pelo amor. Se as águas abundantes desse amor fossem direcionadas não para os lagos e baixios às margens dos rios, e sim para o oceano da graça do Senhor, que tarefa sagrada seria! Então as almas individuais perceberiam o propósito da vida. Esta é a mais elevada libertação! Direcionar ininterruptamente esse amor ao Nome e à Forma do Senhor - eis a verdadeira meditação. Não confunda esta morada temporária com a sua morada eterna! Não desanime diante de problemas passageiros e adversidades de curta duração. Mergulhe no esforço de alcançar o Senhor Eterno. Tudo neste mundo está sujeito à deterioração; se não hoje, pelo menos amanhã, tudo está fadado a se desintegrar, não é mesmo? Não é certo rejeitar o Senhor, eternamente relacionado com você, e ser iludido por este mundo, cuja relação com você é de apenas “uns poucos dias”! (Dhyana Vahini, cap.8)

Sri Sathya Sai Baba

09 junho de 2022

As pessoas se agarram a potes de latão que pensam ser de ouro, mas precisam poli-los para que pareçam brilhantes. Um dia elas se cansarão desse constante polir e esfregar e implorarão: “Liberte-me deste esfregar, deste nascimento, deste sofrimento e desta agonia”. A vida é curta e o tempo é fugaz. A sua prática espiritual caminha a passos de tartaruga. Quando decidirão avançar um pouco mais rapidamente? A sua prática espiritual é como as respostas dadas em um exame. Se fizerem apenas cinco ou seis pontos, o examinador poderá até mesmo eliminá-los, dizendo: “De que servem esses poucos pontos que não os levarão a lugar nenhum?” Mas se a nota de vocês se aproximar dos pontos necessários para a aprovação, a Graça Divina lhes concederá uns pontinhos a mais para que possam passar, desde que tenham sido alunos aplicados e bem-comportados. Envolvam-se em boas ações, boa companhia e bons pensamentos. Fixem a sua atenção na meta. (Discurso Divino, 23 de fevereiro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

10 junho de 2022

Somente quando Yashoda se deu conta de que qualquer comprimento de corda era insuficiente para circundar a cintura de Krishna foi que ela descobriu que Ele era o Senhor. Vocês igualmente perceberão que toda descrição da Minha Glória Divina está um pouco aquém da realidade, e aí se convencerão. Nesse meio-tempo, se estudarem textos espirituais e conhecerem as características do Avatar do Senhor, poderão ter um vislumbre da Verdade a Meu respeito. Não adianta discutirem e brigarem entre si. Examinem, experimentem, e então conhecerão a verdade. Mas não declarem nada antes que estejam convencidos. Fiquem em silêncio enquanto ainda estiverem indecisos ou envolvidos na avaliação. Naturalmente, devem se desfazer de todo o mal existente em vocês antes de tentar avaliar o mistério. Depois, quando despontar a fé, protejam-na com a cerca da disciplina e do autocontrole para que o tenro broto fique resguardado das cabras e do gado – a multidão heterogênea de cínicos e incrédulos. Quando a sua fé se transformar em uma grande árvore, esse mesmo gado poderá se deitar sob a sombra que ela proporcionará. (Discurso Divino, 23 de fevereiro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

 

11 junho de 2022

Acima de tudo, cultivem o amor por todos. Isso destruirá a inveja, a raiva e o ódio. Deus e os desejos não podem coexistir no mesmo coração. Confiança gera confiança; amor gera amor. Se Me dirijo a vocês com tanto amor, vocês não podem desenvolver nenhum ódio por Mim! O amor faz do mundo inteiro uma família. É o maior instrumento de concórdia. O agricultor planta as mudinhas e cuida delas com muito zelo. Remove as ervas daninhas, destrói as pragas, rega as mudinhas e, quando necessário, espalha adubo; então aguarda o dia em que poderá realizar a colheita e encher o seu celeiro. Vocês devem igualmente nutrir o amor e arrancar as ervas daninhas do ódio e da inveja. Se usarem óculos com lentes vermelhas, tudo parecerá vermelho. Usem os óculos do amor, e tudo parecerá adorável e bom! (Discurso Divino, 1º de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

12 junho de 2022

Os parentes chegam até ao portão externo, ou talvez até ao cemitério, mas o seu verdadeiro parente é o Senhor, tome cuidado! O Senhor nunca o abandonará. Considerando o número dos seus nascimentos anteriores, você já teve incontáveis mães, pais, esposas, maridos, filhos, filhas, amigos e inimigos. Eles permanecem até hoje? Lembram-se de tais relacionamentos? Você não é nada para eles, e eles não são nada para você. Mas tanto você quanto eles têm em comum o Senhor como o seu parente imutável! Ele permanece ao longo de todos os nascimentos; Ele é eterno. Zela por você de nascimento em nascimento. Que maior tragédia pode haver do que a de se esquecer de tal Senhor? Com os sentidos debilitados e enfraquecidos, recusando-se a funcionar; com os pais, esposa, filhos e parentes se aglomerando de um lado, e do outro os mensageiros da morte compelindo-o a fazer as malas sem demora para a viagem – quem sabe quando e como esse chamado virá? Antes que chegue esse momento, esteja preparado, com o pensamento em Deus! (Dhyana Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

13 junho de 2022

Hoje vocês podem achar que não precisam do Senhor; mas, quando as pontadas da fome os consumirem, começarão a ansiar por alimento. Portanto, lavem os seus corações com lágrimas de alegria para que o Senhor possa Se instalar neles. Ainda que um grande proprietário de terras possua todos os campos até a linha do horizonte, ele terá o cuidado de se sentar apenas em um pedaço do terreno que estiver limpo! Igualmente, quando o Senhor escolhe o coração de um devoto, isso não significa que todos os outros corações não sejam Seus. Eles não estão puros, é o que Ele quer dizer. O Senhor está em toda parte, tudo Lhe pertence, o Seu olhar atento está sobre todos. Se Deus não fosse todas essas coisas, como poderiam elas brilhar, ou mesmo existir como agora? Sendo assim, tenham plena fé em Deus e em vocês mesmos. Envolvam-se sempre em boas ações e atividades benéficas; falem a verdade; não causem dor por meio de palavras, de ações ou até mesmo de pensamentos. Esse é o caminho para se alcançar a paz - o maior benefício que podem obter nesta vida. (Discurso Divino, 1º de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

14 junho de 2022

O silêncio é a única linguagem dos seres realizados. Pratiquem a moderação no falar. Isso os ajudará de muitas maneiras. Desenvolverá o amor, pois a maioria dos mal-entendidos e divergências surge devido a palavras proferidas descuidadamente. Quando o pé escorrega, a ferida pode ser curada; mas, quando a língua escorrega, a ferida produzida no coração do outro causará danos por toda a vida. A língua está propensa a cometer quatro grandes erros: dizer mentiras, escandalizar, criticar os outros e falar demais. Todos esses erros devem ser evitados para que tanto o indivíduo quanto a sociedade tenham paz. O vínculo da fraternidade se estreitará se as pessoas falarem menos e com suavidade; por isso o silêncio foi prescrito pelas Escrituras Sagradas como um voto para os aspirantes espirituais. Todos vocês são aspirantes espirituais em várias etapas do caminho; portanto, essa disciplina é valiosa para vocês também. (Discurso Divino, 22 de julho de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

 

15 junho de 2022

Nunca pense na maldade dos outros. Se tiver condições, continue sempre tentando conduzi-los ao caminho do bem e dar-lhes bons conselhos. Deve-se cultivar a paz de espírito; para isso, é necessário ser caridoso e ter o anseio por promover o bem-estar de todos, qualidades que só advêm da repetição do Nome Divino e da meditação. A riqueza resultante de tais práticas é certamente a aquisição de boas qualidades. Estas limpam o exterior e purificam e enobrecem as tendências internas. As ondas se originam nas camadas superiores do mar. Elas são provocadas pelo vento; pode-se dizer, então, que o vento tem esse poder. Do mesmo modo, a mente de uma pessoa inteligente está repleta de pensamentos e opiniões. Em condições adequadas, eles brotam e surgem em grande número, vindos de todas as direções. (Dhyana Vahini, cap. 9)

Sri Sathya Sai Baba

16 junho de 2022

A vida divina tem como fundamento a qualidade da serenidade, que deve ser cultivada. Só se pode desenvolver essa qualidade quando se tem uma nutrição baseada em alimentos naturais que promovam a saúde, a força, a leveza de espírito e o empenho sincero. Não adianta distribuir a essência da espiritualidade a pessoas desnutridas e fracas; inicialmente deem a elas mingau de arroz e façam com que fiquem fortes o suficiente para manter firmes as suas crenças e ideais. Primeiro se deve aplacar a fome física com alimentação simples e pura. Então procurem repetir o Nome do Senhor - aquele que mais lhes agrada. Não o tratem com leviandade; respeitem-no, ainda que venha dos lábios de um mendigo que o usa para pedir esmolas. Embora a pessoa que o pronuncie e o motivo pelo qual o faça sejam maus, não maltratem o Nome, pois nunca se pode manchar a sua pureza. Agradeçam-lhe por tê-los feito se lembrar do Senhor e depois sigam o seu caminho. Acima de tudo, não zombem daqueles que invocam o Senhor nem os desencorajem. (Discurso Divino, 14 de dezembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

 

17 junho de 2022

A mente é o vento que nos traz odores desagradáveis ou perfumados! Quando a mente se volta para o odor desagradável, vocês ficam nauseados; quando ela se volta para o perfumado, sentem-se felizes. O vento reúne nuvens dos quatro cantos; de igual modo, a mente traz à consciência decepções oriundas de muitas esperanças. Mais uma vez, é a mente que, tal como o vento, dispersa as nuvens que a obscurecem ou fazem com que vocês se sintam perdidos na noite da dúvida! Controlem a mente e permanecerão serenos. Esse é o segredo da paz; essa é a educação que se deve reivindicar e assegurar em primeiro lugar. Constatamos que, nos dias de hoje, a pessoa mais instruída é justamente aquela que está mais descontente e infeliz. Sendo assim, qual é o proveito de todo o estudo adquirido em livros ou por meio de homens e objetos? Se desejam obter essa equanimidade, vocês precisam não apenas ler, mas também envidar esforços sistemáticos de cunho espiritual. Então poderão ser felizes, sejam ricos ou pobres, valorizados ou rejeitados, prósperos ou desafortunados. (Discurso Divino, 20 de dezembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

18 junho de 2022

O Senhor se manifesta no quadro ou na imagem que é adorada; mas será que isso se deve a alguma qualidade especial do quadro ou da imagem? Não. O quadro, a fotografia e a imagem são e permanecem como quadro, fotografia e imagem. O fato é que, devido à intensidade da devoção daquele que O adora, o Senhor não pode deixar de Se manifestar a ele. Por essa razão, o Senhor assume – seja em pedra, madeira ou papel – a forma que o devoto contempla e adora e sobre a qual medita. No entanto, você deve orar a Ele com concentração unidirecionada. Esse tipo de plena atenção provém somente da qualidade da pureza, que é, por sua vez, resultado da meditação. Você deve, portanto, cultivar boas qualidades e, para desenvolvê-las, buscar a companhia dos bons. Os seus verdadeiros companheiros, aqueles de quem você obtém o máximo benefício, são os que falam e discorrem a respeito do Senhor, da verdade, do serviço abnegado ao próximo e do amor que considera a todos como iguais. (Dhyana Vahini, cap. 9)

Sri Sathya Sai Baba

 

19 junho de 2022

Pratiquem a meditação em qualquer Forma do Senhor e repitam qualquer um dos Seus Nomes com a consciência da sua doçura. Isso ensinará a mente a ser mais aguçada e a produzir boas vibrações decorrentes das alegrias e tristezas incidentais à vida. Tal como a água subterrânea, o Divino está em todos, lembrem-se disso. O Senhor é o Morador Interno de todos os seres; Ele a tudo permeia. É a Alma de cada ser. Está tanto em vocês quanto em todos os outros. Não está mais presente em um rico nem é maior em uma pessoa gorda! A Sua centelha ilumina o âmago do coração de todos. Assim como o Sol brilha igualmente sobre todos, a Graça do Senhor recai igualmente sobre todos. São vocês que erguem obstáculos que impedem os raios da Graça Divina de aquecê-los. Não culpem o Senhor pela ignorância, tolice ou perversidade de vocês. Assim como a água subterrânea jorra de uma copiosa fonte quando se perfura um poço até determinada profundidade, ao cantarem constantemente “Ram Ram Ram Ram Ram”, vocês poderão tocar a fonte da Divindade, que um dia brotará, trazendo frescor e alegria infinitos! (Discurso Divino, 20 de dezembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

20 junho de 2022

É melhor ter fé incondicional no próprio Senhor e confiar Nele como o único pai, mãe, guru e guia. Assim você nunca se extraviará do caminho correto. O Senhor jamais o conduzirá ao caminho do erro. Para ter essa fé inabalável e essa experiência, adote a meditação; essa é a única maneira. Basta que medite com amor e fé no Nome e na Forma do Senhor. Escolha o Nome e a Forma que mais lhe agradar. Seja sempre alegre e amável. Cultive a qualidade de estar sempre contente, com um sorriso no rosto; isso fará com que você se destaque e as pessoas o apreciarão mais. O Senhor também ficará feliz ao vê-lo. Portanto, medite com inocência, pureza e humildade. Desse modo você poderá, sem dúvida alguma, alcançar aquilo que está se esforçando por conseguir. Não perca a calma em nenhuma situação nem a coragem em nenhuma circunstância. Tenha respeito por todos, seja qual for a posição deles. Então a qualidade do amor universal se desenvolverá em você. (Dhyana Vahini, cap.10)

Sri Sathya Sai Baba

 

21 junho de 2022

A formação é um processo no qual o educador e o educando cooperam entre si. Deve ser uma experiência agradável, uma iniciativa proveitosa e motivadora para ambos. Eu quero que vocês aprendam uma lição benéfica a cada segundo das suas vidas. Por exemplo, quando o professor entra na sala de aula, os estudantes devem saudá-lo; esta é uma lição de humildade, de respeito pela sua idade e conhecimento e de gratidão pelos serviços prestados. Os professores também devem, por meio de um trabalho responsável e altruísta, fazer por merecer a saudação dos estudantes confiados aos seus cuidados. O aluno não deve respeitar o professor por medo, e sim movido pelo amor a ele. O professor deve evitar todos os métodos que o amedrontem ou aterrorizem! A educação é um processo lento como o desabrochar de uma flor, a fragrância se tornando mais acentuada e perceptível com o abrir silencioso e completo da flor, pétala por pétala! (Discurso Divino, 9 de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

 

22 junho de 2022

Eu não vim até vocês para dar palestras, pois não acredito no valor de meras palavras, por mais eruditas, pomposas ou profusas que sejam. Vim tão somente para compartilhar com vocês o Meu Amor e, por Minha vez, partilhar do seu amor. Nos dias de hoje, os fortes ventos do ódio e da falsidade estão dispersando as nuvens da virtude, da justiça e da verdade para os cantos mais longínquos do firmamento, e as pessoas acham que a própria Religião Eterna está em risco de extinção. Mas isso só poderia acontecer pela vontade do Senhor; e Ele, que a estabeleceu, não permitirá que seja destruída. Onde quer que se enfatizem a Verdade, a Retidão, a Paz e o Amor - em qualquer religião ou idioma, por qualquer professor, onde quer que ele se encontre -, ali estará a Religião Eterna. A Retidão existirá enquanto o ser humano tiver a capacidade de amar, não duvidem disso. E, quando o seu amor estiver firmemente estabelecido no Senhor, a sua constituição mental passará, de maneira lenta e resoluta, por uma transformação revolucionária. O ser humano passará a partilhar das tristezas e alegrias dos seus semelhantes e, a partir de então, entrará em contato com a própria fonte da Bem-Aventurança, que está além dos ganhos e perdas temporários deste mundo. (Discurso Divino, 24 de março de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

23 junho de 2022

O amor direcionado ao Senhor é chamado de devoção; e é, dentre todos os caminhos, o mais fácil para se atingir a meta. Pode-se dizer que a devoção tem vários estágios. Há aquele em que somente o serviço ao Senhor importa e é a própria recompensa! O devoto não busca nada além do serviço ao Altíssimo, realizado com o máximo da sua capacidade. Isso o leva gradualmente ao estágio onde não se tem consciência de nada, exceto do Nome e da Forma do Amado! Para se trilhar o caminho da devoção, não se necessita de erudição nem de riqueza, tampouco de bens materiais ou dos rigores do ascetismo. Digam-me, qual era a linhagem do ladrão que se tornou o sábio Valmiki? E a riqueza de Kuchela, a erudição de Sabari, a idade de Prahlada, a posição social de Gajaraja, as conquistas de Vidura? Amor! Isso era tudo o que eles tinham, e tudo o que precisavam! (Discurso Divino, 24 de março de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

24 junho de 2022

O período que vai da infância à adolescência não precisa ser levado seriamente ou com muitas preocupações. Com a chegada da adolescência, o ser humano entra no primeiro estágio, que é nebuloso e incerto, e se envolve em muitas atividades infrutíferas. Mais tarde ele alcança a maturidade e a força, e é quando atinge esse estágio intermediário que deve ansiar pela realização que só será possível no último estágio. Nas regras prescritas para a prática de austeridades também se observa essa lei. No início, o ritual de adoração está associado à Energia Divina; no estágio posterior, está relacionado a Shiva. Isso significa que, terminado o período no qual se esteve sob os cuidados maternos, chega-se àquele no qual se estará sob os cuidados paternos, ou seja, sob a proteção de Shiva, o Renovador e Guardião do Universo. Nos estágios intermediários, haverá certas propensões e tendências naturais indesejáveis que devem ser evitadas. São elas: o orgulho, a malícia, a obstinação, a curiosidade excessiva, a luxúria, a ganância, o sentimento de vergonha, o medo, o desejo de vingança, a aversão, etc. Enquanto elas estiverem presentes, a pessoa não poderá se entregar a Shiva. (Dhyana Vahini, cap. 9)

Sri Sathya Sai Baba

25 junho de 2022

As tendências indesejáveis devem ser completamente erradicadas ou, pelo menos, deve-se fazer um esforço sistemático para se livrar delas. Os aspirantes espirituais terão de nadar contra a corrente. Seguir nadando contra a corrente é a maneira de chegar à Fonte; deixar-se levar pela correnteza significa afastar-se cada vez mais da Meta e perdê-la de vista. É claro que nadar rio acima é um pouco difícil, mas cada braçada os levará para mais perto e não para mais distante do objetivo. A fim de superar o cansaço, deve-se navegar na jangada chamada meditação. Por meio da meditação se consegue superar a debilidade da estrutura física e controlar a velocidade rebelde da mente, facilitando o progresso em direção à Graça. Pode-se, então, alcançar a Força Divina primordial. Mas, se em vez disso, vocês se importarem mais com a comodidade da jornada e preferirem boiar a favor da correnteza, se distanciarão da Graça, rejeitando-a. (Dhyana Vahini, cap. 9)

Sri Sathya Sai Baba

26 junho de 2022

É a mente que constrói ou arruína o ser humano. Se ela estiver imersa nas coisas do mundo, levará à escravidão; se, no entanto, considerar o mundo como apenas temporário, esse desapego a tornará livre e leve. Vocês devem treiná-la a não se apegar àquilo que muda para melhor ou para pior. Não mantenham diante dela o brilho aparente da fama e da riqueza mundanas. Atraí-la para as alegrias duradouras oriundas de fontes interiores trará grandes recompensas. Nesse caso a própria mente se tornará o guru, pois, havendo experimentado a doçura que é ouvir, refletir e meditar de maneira firme e constante, os conduzirá sempre adiante. É a mente que preenche, com a Divindade que o devoto enxerga nela, a imagem esculpida pelo oleiro; é a mente que impregna o santuário com a fragrância da santidade. (Discurso Divino, 24 de março de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

27 junho de 2022

É a prática daquilo que se lê que transmite força, tal como o alimento depois de digerido e o exercício feito para promover a saúde! Cantou o santo Tyagaraja, nos seus versos, que o Senhor é a força motriz interna, tanto na formiga quanto no Universo. Embora vocês possam concordar intelectualmente com essa afirmação, quando uma formiga lhes dá uma picada, não sentem que entraram em contato com o Senhor naquela forma, não é mesmo? Portanto, não proclamem grandes verdades em voz alta; em vez disso, mostrem pela sua conduta que lhes dão valor e são guiados por elas! Tenham cuidado ao menos com isto: não cometam as falhas das quais acusam os outros nem lhes peçam para alcançar um patamar que vocês se recusam a galgar! Se viverem de acordo com esses dois princípios, ainda que não se curvem em reverência diante de uma imagem nem participem regularmente de rituais de adoração em um templo, poderão assegurar a Graça do Senhor. (Discurso Divino, 24 de março de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

28 junho de 2022

Algo importante a ser lembrado é que é possível e desejável usar todo o poder das palavras por meio da suavidade e da doçura. Se alguém estiver ansioso por ver Deus em tudo o que existe, a doçura no falar será de grande ajuda. Imagine como os outros ficarão felizes na sua presença e como as suas mentes se tornarão leves por essa prática da suavidade ao se expressar! Quando se realiza a meditação nessa atmosfera de felicidade, com que facilidade se pode atingir a concentração! Por outro lado, se você usar, em uma conversa, palavras que acusam e menosprezam os outros, se tornará, por sua vez, o alvo da acusação, e a sua mente ficará agitada pelo efeito de tais palavras. Nesse caso, o propósito da meditação não será alcançado porque a atmosfera estará impura. Portanto, se deseja realmente alcançar a felicidade por meio da meditação, você deve, antes de mais nada, se envolver em conversas alegres e em pensamentos e lembranças felizes. A fala doce e suave ajuda muito na meditação. (Dhyana Vahini, cap 10)

Sri Sathya Sai Baba

29 junho de 2022

A mãe é o pilar do lar, da sociedade, da nação e, portanto, da própria humanidade. As mães devem conhecer o segredo da paz mental, do silêncio interior, da coragem espiritual e do contentamento, que é a maior riqueza, e também da disciplina espiritual, que proporciona alegria duradoura. A mãe tem que ensinar aos filhos o valor da recordação do Nome de Deus e da pureza mental e física. Ela deve ser como a mãe da história contada por Vivekananda, a qual aconselhou o filho a chamar por Krishna na floresta quando estivesse indo sozinho para a escola e sempre que se sentisse desprotegido. O pai e a mãe precisam complementar em casa a formação dada pelo professor na escola. Devem familiarizar-se com os ensinamentos recebidos pelos filhos e cuidar para que, em casa, a sua conduta e conselhos não entrem em conflito com o que eles aprendem com o professor a quem tanto admiram. Professores e pais devem ficar atentos para que os seus filhos aprendam bons hábitos e boa conduta durante esses anos de formação. (Discurso Divino, 9 de setembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

30 junho de 2022

É essencial que se tenha contentamento, seja qual for o ganho ou a perda! O contentamento concede e intensifica a felicidade. Para a mente satisfeita, a vida é uma alegria interminável, mas para a mente preocupada com os desejos não haverá descanso. Com a perturbação causada por eles, a concentração torna-se impossível. O desejo é o fogo no corpo de uma pessoa – o fogo que a reduz a cinzas –, e o contentamento é o remédio eficaz para destruí-lo. Assim como um banho nas águas amenas de um riacho refresca o viajante exausto que transpira sob o calor escaldante do dia, aquele que sofre com o fogo abrasador da cobiça será revigorado pelas águas translúcidas do contentamento! Deve-se ter somente o desejo pelo caminho da realização. Não se deve dedicar a vida aos desejos mesquinhos do mundo. Dedique tudo ao Senhor; eis o genuíno contentamento. É o resultado da aquisição da paz de espírito, da alegria e do discernimento. Então a percepção direta do Senhor também será possível! (Dhyana Vahini, cap 10)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page