Pensamento para o dia - junho 2021

01 junho de 2021

Ninguém deve ferir os outros por meio da fala, de ações ou de qualquer outra maneira. De acordo com Buda, o verdadeiro Dharma (Retidão) consiste em se abster de causar dano a qualquer pessoa por meio do pensamento, da palavra ou da ação. [Sri Sathya Sai Speaks Vol. 30/Ch. 13, May 15, 1997, Buddha Purnima]

Sri Sathya Sai Baba

02 junho de 2021

Buda não suportava ver ninguém sofrendo. Ele ficava triste ao ver os velhos maltratando os jovens, os homens com autoridade perseguindo o povo e os peixes grandes engolindo os pequenos. Ele percebeu que era errado alguém causar mal aos outros. Por isso, ele declarou: a Não violência é o Dharma Supremo (Suprema ação correta). [Sri Sathya Sai Speaks Vol. 30/Ch. 13, May 15, 1997, Buddha Purnima]

Sri Sathya Sai Baba

03 junho de 2021

Buda declarou: “Mãos na sociedade, cabeça na floresta” (Sangham sharanam gachchami). Ele renunciou a tudo para pensar em promover o bem-estar da sociedade. Ele declarou: "Eu me refugio na Ação Correta" (Dharmam sharanam gachchami). O que é este Dharma? "A não violência é o Dharma mais elevado" (Ahimsa paramodharmah). Dharma significa não causar dano a ninguém. [Sri Sathya Sai Speaks Vol. 30/Ch. 13, May 15, 1997, Buddha Purnima]

Sri Sathya Sai Baba

04 junho de 2021

Muitos de vocês interpretam erroneamente upavasa como 'jejum' e Eu sei que vocês exageram. Vocês jejuam na segunda-feira para agradar Shiva, na terça-feira para agradar Lakshmi, na quarta-feira para propiciar algum outro Deus, na quinta-feira em Meu Nome, na sexta-feira para Gauri e no sábado, por medo de Shani e no domingo, para obter o favor do Sol. Agora, este jejum não os deixará mais perto da Graça de Deus. Upavasa significa que todos os seus pensamentos, ações e palavras nesses dias sagrados devem ser sobre Deus, vocês devem passar o dia 'perto' Dele, 'Nele’ e 'para' Ele. Isso significa que comer, dormir e outras ocupações corporais assumem um papel secundário, enquanto a meditação e a repetição do Nome assumem o papel principal. Se o seu corpo definhar como resultado desses jejuns, Deus será culpado! Assim, vocês só estão atraindo a calúnia das pessoas sobre o Deus que vocês adoram! Eles virão até vocês e dirão: “O quê! Antes de começarem esse Puja para Sai Baba, vocês estavam com uma aparência muito melhor; agora vocês se tornaram tão magros e frágeis; vocês mal conseguem se mexer!” Não exagerem em nada; sejam moderados e sábios. (Discurso Divino, 20 de fevereiro de 1966)

Sri Sathya Sai Baba

05 junho de 2021

Os desejos, quando satisfeitos, geram outros desejos; quando não realizados, eles conduzem a novas parcelas de vida na terra, a fim de acalmar o impulso! O único método pelo qual a ilusão do desejo pode ser destruída é dedicar todas as atividades a Deus. Envolva-se em ações com espírito de adoração; deixando as consequências para Ele e parando de se apegar a elas! Considere todos como a Personificação do Divino e adore cada um como tal, oferecendo amor, compreensão e serviço. Apenas os cegos serão indiferentes à condição sombria dos outros, e apenas os surdos não serão afetados pelos soluços dos outros. Na verdade, não existem os 'outros'! Todos vocês são 'células vivas' no corpo de Deus, cada uma desempenhando sua função individual para promover Sua Vontade. A alegria que uma pessoa obtém ao promover a alegria de outra é incomparável. Seu coração deve se derreter de compaixão quando o olho vê outra pessoa sofrendo. Esse é o sinal de um indivíduo puro ou nobre (sátvico)! (Divino Discurso, 01 de abril de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

06 junho de 2021

Enquanto vocês são estudantes, vocês devem sentir que estudar é seu primeiro e único dever. Sejam uma testemunha do que está acontecendo fora da sala de aula; não saiam correndo e se distraiam. Tentem identificar o Um nos muitos; tornem-se fortes, física, mental e espiritualmente; absorvam o máximo possível a sabedoria adquirida no passado e cultivem as habilidades pelas quais vocês podem servir à sociedade. O coração impregnado de compaixão é, na verdade, o altar de Deus. Se vocês esquecerem esses ideais e permitirem que a ganância, a vaidade e o ódio criem raízes em seus corações, vocês estão apenas se rebaixando ao nível da besta. Como primeiro passo no progresso educacional, vocês devem reverenciar seus pais e ter gratidão e amor por eles. É por meio deles que vocês têm essa chance maravilhosa de vida na Terra. Eles são os guardiões da cultura, os primeiros professores que incutiram virtude em vocês. (Divino Discurso, 23 de março de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

07 junho de 2021

O imperador Shivaji uma vez enviou algumas pessoas de sua corte até Samartha Ramdas, seu preceptor, com grandes quantidades de provisões, grãos, roupas, doces e vasos. Ele perguntou: "Para quem vocês trouxeram isso e por quê?" Eles responderam: "Para o senhor. O senhor não tem ninguém que possa prover para o senhor, então, Shivaji Maharaj enviou estas coisas." Ramdas riu e disse: "Eu tenho a Providência para prover para mim; só Deus não tem ninguém para prover para Ele. Peça a Shivaji para enviar isso a Deus!" Agora, há uma onda de ansiedade se espalhando pelo mundo, como resultado do aumento dos preços, e tentativas estão sendo feitas freneticamente para baixá-los. A causa fundamental do aumento dos preços é a queda do preço do homem! O homem deve perceber seu valor inestimável; ele não deve se considerar uma porca ou parafuso barato, que não tem um propósito maior na vida. Ele deve saber que ele é o imperecível e invencível Atma (Alma) e o corpo é apenas um veículo para ele! (Divino Discurso, 01 de abril de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

08 junho de 2021

Por meio da disciplina espiritual contínua e consistente, o homem pode controlar os caprichos da mente, que, por sua variedade e vaidade, causam decepção e angústia! O que é necessário é a consciência do jogo maldoso que a mente joga. Ela apresenta diante da sua atenção, uma fonte após a outra de prazer temporário; não permite nenhum intervalo para pesarem os prós e os contras. Quando a fome é aplacada, ela mantém diante dos olhos a atração do filme, ou lembra ao ouvido o encanto da música, ou faz a língua salivar pelo sabor agradável de algo que anseia. O desejo logo se torna um ímpeto de ação; o ímpeto logo ganha força e o anseio se torna incontrolável! O fardo dos desejos gradualmente se torna pesado demais e a pessoa fica desanimada e triste. Treinem a mente para se voltar para a inteligência em busca de inspiração e orientação, não para os sentidos em busca de aventuras e realizações. Isso a tornará um instrumento para reduzir seus caprichos e economizar tempo e energia para assuntos mais vitais! (Divino Discurso, 01 de abril de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

09 junho de 2021

Devoção e fé devem ser cultivadas por todos os alunos. Sejam tão dedicados e disciplinados quanto Arjuna. Sejam tão inteligentes e fortes quanto Bhima. Sejam firmes e sinceros como Dharmaraja. Então, nenhum dano pode acontecer a vocês; vocês alcançarão a vitória em todos os seus esforços. Existem quatro comandos que vocês terão que consolidar diante de sua atenção: (1) Siga o Mestre (2) Enfrente o Diabo (3) Lute até o Fim e (4) Conclua no Objetivo. ‘Siga o Mestre’ significa cumprir o Dharma. ‘Enfrentar o Diabo’ significa superar as tentações que o assediam quando vocês tentam ganhar artha (riqueza ou os meios para viver com conforto). ‘Lutar até o fim’ significa lutar incessantemente; travar guerra contra os seis inimigos que são liderados por kama (luxúria). E, finalmente, ‘Concluir no Objetivo’ significa não parar até que o objetivo de Moksha (libertação da ignorância e da ilusão) seja alcançado. Esses comandos são fundamentais para a busca dos quatro Purusharthas - Dharma, Artha, Kama e Moksha. (Divino Discurso, 06 de julho de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

10 junho de 2021

Athi Sarvathra Varjayeth é um axioma antigo; significa, ‘Evite o excesso, em todos os lugares’. Vocês devem respeitar os limites estabelecidos por sábios experientes em textos sagrados. Eles agem como diques que barram as águas da inundação; eles direcionam as paixões furiosas para canais inofensivos e salvam vocês da ruína. Claro, o homem tem necessidades elementares - físicas, mentais e intelectuais, que devem ser satisfeitas em alguma medida. Mas, não há necessidade de se sobrecarregar com alimentos indesejados, móveis supérfluos e mansões com vários cômodos. O luxo enerva e escraviza. Os líderes devem dar o exemplo a esse respeito, pois as pessoas geralmente tentam imitá-los e rivalizar com eles. Um exemplo é mais eficaz do que um preceito. Um grama de prática vale mais do que uma tonelada de pregação. É por isso que declaro: "Minha vida é Minha mensagem". Vocês devem transformar suas vidas em exemplos do ideal que pregam. Os pais devem dar bons exemplos para os filhos e os professores devem dar bons exemplos para os alunos! (Discurso Divino, 01 de abril, 1975)

Sri Sathya Sai Baba

11 junho de 2021

O homem tem que adorar a Deus na forma de homem; Deus aparece diante dele como um mendigo cego, um idiota, um leproso, uma criança, um velho decrépito, um criminoso ou um louco. Vocês devem ver, mesmo por trás desses véus, a personificação divina do amor, do poder e da sabedoria - o Sai - e adorá-Lo por meio do serviço abnegado. Deus não pode ser identificado com um Nome e uma Forma. Ele é todos os Nomes e Formas. Os nomes de vocês também são Dele, vocês são as Suas formas! Aparecem como corpos individuais separados porque o olho que os vê busca apenas corpos, o invólucro externo! Quando vocês santificarem a sua visão e olharem para eles através do olho átmico, o olho que penetra além do físico com todos os seus atributos e acessórios, então verão os outros como ondas no oceano do Absoluto, como "mil cabeças, olhos e pés" do Ser Supremo, conforme é cantado no Rigveda. Esforcem-se para obter essa visão e impregnar-se dessa Bem-aventurança!  (Discurso Divino, 1º de abril de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

12 junho de 2021

Sem desistir da preguiça, como se pode conhecer a Verdade? Sem abrir mão da paixão, pode a devoção criar raízes? Sejam serenos e calmos no estresse e na tempestade, esse é o caminho sátvico (nobre) para se conquistar o Senhor, a Verdade. A mente é uma maravilha e ainda mais surpreendentes são as suas travessuras. Ela não tem forma ou formato distinto. Assume a forma daquilo em que está envolvida. Vaguear de desejo em desejo, flertar de um desejo para outro é a sua natureza. Ela é, portanto, a causa da perda e da tristeza, da euforia e da depressão. Os seus efeitos são tanto positivos como negativos. Vale a pena conhecer as características da mente e as maneiras de dominá-la para o máximo benefício. Ela tende a reunir experiências e armazená-las na memória. Não conhece a arte de desistir. Nada é jogado fora pela mente; como consequência, o pesar, a ansiedade e a miséria continuam fervilhando nela. Se o sacrifício puder ser ensinado à mente, a pessoa poderá tornar-se um iogue (uma pessoa espiritualmente serena)! (Discurso Divino, 8 de janeiro de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

13 junho de 2021

As pessoas se empenham em bhajans, puja e dhyana (adoração e meditação) - estes são apenas exercícios físicos! A mente não os eleva à sinceridade. O coração não flui para eles ou vibra neles. Então eles permanecem no nível humano. Eles não se elevam ao Divino. "Pode-se encher um lago com apenas uma chuvinha fraca? Aliviar a sede com saliva? Encher a barriga prendendo a respiração? Podem-se manter vivas as brasas queimando folhas de grama?”, pergunta um poeta. Quando se necessita de carvão, devem-se queimar toras; apenas uma chuva torrencial pode encher um lago até a borda; só se pode saciar a sede com um copo de água fria, nada menos que isso! O coração deve ser oferecido por inteiro! A devoção deve transbordar do coração. Olhem para o lótus; as suas raízes estão submersas no lodo. Ele cresce através da água e nela flutua. Não é manchado pelo lodo ou molhado pela água! O maravilhoso é que ele não pode sobreviver sem lodo e sem água, mas se eleva ao ar e ao sol! (Discurso Divino, 8 de janeiro de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

© © 2016-2021 Organização Internacional Sri Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.