top of page
Pensamento para o dia - julho 2022

01 julho de 2022

O ser humano procura a felicidade tentando satisfazer os seus desejos. Sente-se feliz quando eles são realizados e triste quando não o são. O problema é que o desejo é uma fogueira que queima com furor cada vez mais intenso, pedindo sempre mais combustível. Um desejo leva a dez outros; e o ser humano se esgota tentando satisfazer a todas as suas exigências. É necessário abandonar o caminho do desejo infindável para seguir o caminho do contentamento interior e da alegria. O ser humano sofre porque desenvolveu apego ao irreal. Ele nutre uma afeição irracional pela riqueza, mas está disposto a sacrificá-la para salvar a vida dos filhos, pois o apego a eles é mais forte que a riqueza conquistada! Por outro lado, desce tão baixo a ponto de negligenciá-los quando precisa escolher entre a própria sobrevivência e o bem-estar deles! Contudo, a bem-aventurança que se alcança quando se permanece no Ser, fonte e origem de toda alegria, é ilimitada e imperecível. Essa é a verdadeira felicidade. (Discurso Divino, 14 de dezembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

02 julho de 2022

Aqueles que nunca falam do Senhor; aqueles que nem sequer têm consciência da Sua existência; que estão ocupados multiplicando e fortalecendo os laços com a existência mundana; que pregam e praticam a falsidade, a injustiça e a opressão e o aconselham a se desviar do caminho da retidão – eles não devem ser tratados como amigos e devem ser evitados a todo custo. Tais pessoas têm a companhia dos perversos. Associar-se a elas o levará a cometer erros contra a sua vontade, a proferir palavras que não devem ser pronunciadas, a praticar ações que não devem ser praticadas e, consequentemente, a trilhar o caminho descendente que leva à ruína. Aqueles que não temem o pecado nem a Deus são capazes de se aventurar em todo e qualquer tipo de maldade – isso não é nenhuma surpresa. Sendo assim, associe-se às pessoas que têm esses dois temores, pois elas constituem a verdadeira boa companhia. Quer seja fácil encontrá-las ou não, busque e junte-se apenas a boas companhias. (Dhyana Vahini, cap. 9)

Sri Sathya Sai Baba

03 julho de 2022

A vida é uma peregrinação a Deus; o lugar sagrado está lá, à distância! O caminho está à sua frente, mas como vocês poderão alcançá-lo se não derem o primeiro passo à frente e depois mais outros? Comecem com coragem, fé, alegria e determinação; assim estarão destinados ao sucesso. A mente e o intelecto são os dois bois atrelados à carroça do “ser humano interior”. Como não estão acostumados a seguir o caminho da Verdade, da Retidão, da Paz e do Amor, os bois arrastam a carroça pelo que lhes é familiar - o da falsidade, da injustiça, da inquietação e do ódio. Vocês têm que treiná-los a tomar o melhor caminho para não causarem danos a si mesmos, à carroça à qual estão atrelados e às pessoas que nela viajam. Com as suas brincadeiras e tagarelice, os seus filhos lhes trazem grandes alegrias, mas quando isso interfere no seu trabalho, vocês ficam muito zangados. Eles constituem uma fonte tanto de alegria quanto de sofrimento. Não há nada que possa lhes dar somente alegria. Mesmo a alegria, quando perdida, ocasiona tristeza. Tal é a própria natureza das coisas. Portanto, procurem corrigir a mente, que é a verdadeira fonte da alegria e da tristeza. Vocês devem controlá-la e treiná-la a ver a natureza real do mundo objetivo, que ora os atrai, ora os repele. É esse o verdadeiro fruto da educação. (Discurso Divino, 20 de dezembro de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

04 julho de 2022

Assim como muitas variedades de peixes, caranguejos e outros animais aquáticos se movem de um lado para o outro dentro de um grande tanque, multidões de seres humanos movem-se continuamente no mar do Senhor. Esse é realmente um cenário impressionante. Alguns são pouco evoluídos, outros ainda menos; gananciosos e egoístas, nadam para lá e para cá. No meio dessa multidão de seres ignorantes encontram-se algumas almas altamente evoluídas – os sábios e os iogues. Como estão misturados à multidão ignorante, torna-se difícil distinguir os sábios dos demais. Esta Criação e as maravilhas das quais está repleta são, na verdade, uma fonte de deslumbramento. No entanto, considerando-se as condições atuais, são muito poucos aqueles que estão atentos à luz e são guiados por ela. Consequentemente, em vez de seguir esta ou aquela pessoa, enveredar por caminhos tortuosos e se perder, o melhor é depositar plena fé no próprio Senhor e confiar n’Ele como o único pai, mãe, guru e guia. Desse modo, você nunca se desviará do caminho correto, pois Ele jamais o conduzirá ao mau caminho. (Dhyana Vahini, cap. 10)

Sri Sathya Sai Baba

05 julho de 2022

A criança que chora ao nascer deve mais tarde deixar este mundo sorrindo. Deve-se julgar o valor de uma vida pela maneira como a pessoa se sente quando o seu fim se aproxima! O amor é a semente, e a devoção é a mudinha, o broto. A fé é o adubo, a companhia dos bons é a chuva, a oferenda do Ser é a flor, e a fusão com o Senhor é o fruto. Além disso, ela precisa se desvencilhar de todo este turbilhão e tornar-se livre. A Gita aconselha a renúncia à ação, ou seja, a realizar toda ação sem apego aos seus frutos. Algumas, relacionadas à posição que se ocupa na vida mundana, devem ser feitas como deveres. Se forem realizadas com o espírito adequado, não criarão absolutamente nenhum vínculo! Pratiquem toda e qualquer ação como atores em uma peça, mantendo separada a sua identidade e certificando-se de não estarem se apegando demasiadamente ao seu papel. Lembrem-se de que tudo isto é apenas uma peça na qual cada um de vocês tem uma participação que lhes foi atribuída pelo Senhor. Desempenhem-na bem, e ali termina todo o seu dever. Ele concebeu a peça, e dela desfruta! (Discurso Divino, 27 de setembro de 1960)

Sri Sathya Sai Baba

06 julho de 2022

O santo e poeta Kabir tecia um traje de seda amarela para o seu Senhor Rama. Tecia sozinho no tear, com as próprias mãos. Recitando “Rama, Rama, Rama”, trabalhava incessantemente. O tecido chegou a quase vinte metros de comprimento, porém Kabir não parava. A sua penitência permanecia inabalável, enquanto o traje ficava cada vez mais longo. A felicidade que aquele trabalho artesanal lhe proporcionava e a devoção ao seu Senhor eram alimento e bebida suficientes para o seu sustento! Quando entregou ao sacerdote do templo o traje para vestir a imagem de Rama, o seu comprimento e largura eram exatos, nem um centímetro a mais ou a menos! Homens como Kabir são o principal motivo de alegria para as pessoas espiritualizadas na Índia. O Nome do Senhor Govinda deve ressoar nos lares, ou estes serão apenas cavernas onde habitam animais selvagens. O corpo precisa de uma casa; mas ele é, em si mesmo, uma casa. Ali também se deve ouvir o Nome de Deus; de outro modo, ela será tão somente um recipiente de barro, não um corpo humano! (Discurso Divino, 8 de fevereiro de 1963)

Sri Sathya Sai Baba

07 julho de 2022

Vocês dão importância à quantidade, porém o Senhor considera apenas a qualidade! Ele não calcula quantas porções de arroz doce vocês Lhe ofereceram, e sim quantas palavras doces proferiram e quanta doçura acrescentaram aos seus pensamentos! Ofereçam-Lhe a folha perfumada da devoção e as flores das suas emoções e impulsos, livres das pragas da luxúria, da raiva e outras. Deem-Lhe frutas cultivadas no pomar da sua mente, sejam estas ácidas ou doces, suculentas ou secas, amargas ou adocicadas. A partir do momento em que vocês decidirem que o pomar da sua mente pertence a Ele, todas as frutas que ali crescerem serão doces. A sua atitude de entrega tornará todas elas aceitáveis ao Senhor; sendo assim, como poderão ser amargas? E quanto à água, o que pode ser mais puro e precioso que as lágrimas derramadas por vocês? Que estas sejam não de tristeza - vejam bem! -, mas de êxtase por poderem servir ao Senhor e percorrer o caminho que leva até Ele! Todos aqueles que aspiram a ser devotos devem evitar o apego e a aversão. (Discurso Divino, 8 de fevereiro de 1963)

Sri Sathya Sai Baba

08 julho de 2022

Vocês conseguem imaginar a concentração com que Arjuna ouviu a Gita? Ela era tão firme quanto a das vaqueiras que ouviram a Mensagem da Flauta em Brindavan. Esquecendo-se dos exércitos adversários e do seu próprio ódio e entusiasmo pela guerra, ele mergulhou nos ensinamentos recebidos. Se vocês desenvolverem essa concentração unidirecionada nos seus “campos de batalha” particulares, também poderão ouvir a Bhagavad Gita, ou então a Sathya Sai Gita, que é destinada a vocês! A Gita foi cantada para remover a ilusão causada pela ignorância e, no que se refere a Arjuna, conseguiu removê-la. Outros que também a ouviram, como Sanjaya e Dhritarashtra, não se beneficiaram dela porque ainda estavam presos aos seus próprios traços de ignorância. Muitos leem a Gita, mas poucos se beneficiam dela. Se vocês desejam obter os seus benefícios, devem ter o desapego e a concentração unidirecionada de Arjuna. Um coração puro e uma firme disposição mental são essenciais. (Discurso Divino, 27 de setembro de 1960)

Sri Sathya Sai Baba

09 julho de 2022

Mesmo antes do advento do Avatar, o palco já estava montado nos mínimos detalhes. Kaikeyi está pronta, sem saber ainda o que fará com as duas dádivas que lhe foram concedidas; Dasharatha está pronto, tendo sobre a cabeça a maldição lançada por um asceta, que lhe imputara uma morte por estar angustiado pela perda do filho. Os macacos estão prontos para ajudar no propósito divino. Sita, que surgira da terra, está pronta para fornecer a causa do declínio do mal. Assim como uma guirlanda é feita de flores dos mais diversos tons e fragrâncias, colhidas de muitas plantas, a História Divina é composta de uma variedade de incidentes – uma dádiva, uma bênção e uma maldição – que concorrerão para a formação do seu maravilhoso enredo! Alguns dizem que Rama demonstra à humanidade como sofrer! Ora, se um rei organiza uma peça no palácio e se deleita em representar o papel de um mendigo, atuando com muito realismo, seria correto afirmar que ele está sofrendo as misérias da mendicância? Rama é bem-aventurança; a bem-aventurança é Rama. Se algo não é doce, como pode ser açúcar? Se Rama sofre, não pode ser Rama! (Discurso Divino, 1º de abril de 1963)

Sri Sathya Sai Baba

10 julho de 2022

Quando um ser humano nasce do ventre materno, ele não traz nenhuma guirlanda ao redor do pescoço. Não se veem joias feitas de pérolas, adornos de ouro reluzente ou colares cravejados de pedras preciosas, como esmeraldas e diamantes. Mas ali há de fato uma guirlanda! Brahma enfileira as consequências dos seus atos passados em uma pesada guirlanda e a coloca em volta do seu pescoço no momento do seu nascimento. Consequentemente, os resultados das suas ações passadas o perseguem. Suponhamos que vocês comam bolinhos fritos em casa; depois de algum tempo, só arrotarão esses bolinhos! De igual modo, colherão os resultados das suas ações passadas; portanto, devem realizar sempre boas ações. Para isso, é necessário cultivar o amor por Deus, o temor ao pecado e a moralidade na sociedade. Se desenvolverem esses três, vocês serão capazes de se manter afastados da prática de más ações! O amor por Deus, o temor ao pecado e a moralidade na sociedade são todos interdependentes, um segue o outro! A repetição do Nome Divino os ajudará a cultivar essas nobres qualidades. (Discurso Divino, 20 de julho de 2009)

Sri Sathya Sai Baba

11 julho de 2022

A ausência de paz é a maior de todas as doenças. Se a mente estiver em paz, o corpo também estará saudável. Por isso, todos aqueles que anseiam por boa saúde devem prestar atenção às emoções, sentimentos e motivos que os animam. Assim como vocês mandam as suas roupas para lavar, precisam também limpar com frequência a sujeira da mente; se criarem o hábito de deixar a sujeira se acumular, ficará difícil para a lavadeira removê-la sem danificar as roupas. Esse deve ser um processo diário; vocês têm que cuidar para que nenhuma sujeira se deposite na mente. Isso significa que devem escolher companhias de modo a evitá-la. A falsidade, a injustiça, a indisciplina, a crueldade, o ódio – todos estes criam sujeira. Por outro lado, a Verdade, a Retidão, a Paz e o Amor constituem os elementos de limpeza. Se vocês inalarem o seu ar puro, ficarão com a mente livre de bactérias nocivas e serão mentalmente robustos e fisicamente fortes. (Discurso Divino, 21 de setembro de 1960)

Sri Sathya Sai Baba

12 julho de 2022

Eu vim para acender a lâmpada do amor nos seus corações e cuidar para que ela brilhe a cada dia com mais esplendor! Não vim para falar em nome de nenhuma fé em particular. Não vim em missão de publicidade para nenhuma seita, credo ou causa nem para conquistar seguidores para alguma doutrina! Eu não tenho nenhum plano para atrair discípulos ou devotos para o Meu rebanho ou para qualquer outro rebanho. Vim para falar-lhes desta fé unitária universal, deste princípio do Ser Interno, deste caminho de amor, deste dever de amor, desta obrigação de amar! Todas as religiões ensinam uma disciplina básica - a que consiste em remover da mente a nódoa de egoísmo e a busca por apenas um pouco de felicidade. Todas elas ensinam o indivíduo a preencher o seu ser com a glória de Deus e a descartar a mesquinhez do orgulho. Elas o treinam com os métodos do desapego e do discernimento para que ele possa ter aspirações elevadas e alcançar a liberação. Acreditem que todos os corações são motivados pelo Deus Único. (Discurso Divino, 4 de julho de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

13 julho de 2022

Hoje se comemora o dia do Guru Purnima. A palavra guru quer dizer "grande'', mas ela tem também outro significado: gu quer dizer “escuridão” e ru tem o sentido de ''dissipar”. Guru significa, então, “Aquele que dissipa a escuridão”. O guru é o preceptor que dissipa as trevas da ignorância. Guru Purnima é o dia em que se celebra a dispersão das trevas da ignorância da mente. Deve-se, por conseguinte, preencher a mente com o Princípio do Amor que tudo abrange. Para experimentar a plenitude do Amor, vocês têm que encher inteiramente o coração de Amor. Este será o resultado da plena devoção. Nos dias de hoje, porém, a devoção não é total; portanto, os benefícios recebidos também não o serão. Devotos em tempo parcial não podem esperar obter recompensa total! O Senhor confere a graça plena àqueles cujos corações estão totalmente cheios de devoção. Os aspirantes espirituais podem seguir qualquer uma das nove formas de devoção e alcançar a plena percepção do Divino. Dentre elas, a que se deve valorizar é a amizade com Deus, pois Ele é, para todos, o único verdadeiro e eterno amigo! (Discurso Divino, 22 de julho de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

14 julho de 2022

O propósito da vida é “viver em Deus”. Todos têm direito a essa consagração e consumação. Vocês são a Verdade; não percam a fé nem se menosprezem. Vocês são o Divino, não importa quantas vezes deslizem da condição de seres humanos para a de animais ou até para um nível inferior. Cultivem o amor e o compartilhem com todos. Como podem dar menos amor a uma pessoa e mais a outra, se ambas são o mesmo que vocês? Se esquecerem a Divindade fundamental, os brotos do ódio e da inveja irão germinar. Vejam o Princípio Divino em tudo; assim o Amor florescerá e a Paz cairá como o orvalho! Vocês são encarnações do Amor! Estão sentados aqui há horas - ao ar livre, suportando um grande desconforto -, esperando por Mim, ansiosos por Me ver e ouvir. Dirijo-Me a vocês deste tablado apenas para satisfazer esse fervoroso entusiasmo. Quando sinto o seu amor, sinto que devo compartilhá-lo e permitir que vocês experimentem o Meu Amor! Esta é a melhor dentre todas as formas de comunicação e comunhão. A mediação das palavras é, então, desnecessária! (Discurso Divino, 4 de julho de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

15 julho de 2022

Cultivem a atitude de Unicidade entre os indivíduos de todos os credos, países e continentes. Esta é a mensagem de Amor que trago. Esta é a mensagem que desejo que vocês considerem seriamente. Promovam o amor, vivam no amor, espalhem amor - esta é a prática espiritual que produzirá o máximo benefício. Quando recitarem o Nome de Deus lembrando-se o tempo inteiro da Sua majestade, da Sua compaixão, da Sua glória, do Seu esplendor e da Sua presença, o amor crescerá dentro de vocês. As suas raízes se tornarão cada vez mais profundas e os seus ramos se espalharão cada vez mais, fornecendo um refrescante abrigo para amigos e inimigos, compatriotas e estrangeiros. Deus tem um milhão de Nomes. Os sábios e os santos, com os olhos fechados e abertos, O viram em um milhão de Formas. Eles O exaltaram em todas as línguas e dialetos falados pela humanidade; mas, ainda assim, a Sua glória jamais se esgota! (Discurso Divino, 4 de julho de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

16 julho de 2022

Professores! Ensinem aos seus jovens alunos os ideais dos grandes sábios, heróis e heroínas da Índia, que defenderam as mais elevadas virtudes e deram um exemplo ao mundo. Vocês devem ensinar-lhes a se comportar como filhos exemplares, tal como foi Shravan Kumar. Um bom filho pode redimir uma família inteira. Ekalavya é um exemplo da mais alta devoção ao guru. Deve-se considerar Prahlada como o exemplo supremo de plena fé em Deus. Os professores devem infundir nos jovens essa devoção a Deus e fazê-los perceber o verdadeiro propósito da educação, que é o de prepará-los para uma vida íntegra, não para ganhar dinheiro. Boas qualidades são mais valiosas que dinheiro. Satyabama, uma das esposas de Krishna, compreendeu que o Nome do Senhor e uma folha de manjericão sagrado oferecida a Ele valiam mais que todas as suas joias pesadas na balança para igualar o peso de Krishna. Os professores devem praticar os preceitos que ensinam aos seus alunos. (Discurso Divino, 22 de julho de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

17 julho de 2022

Pode-se, pelo poder da fala, conquistar um reino inteiro ou grandes riquezas, atrair amigos e relacionamentos; mas também se pode, por meio da fala, criar vínculos e perder a liberdade. A fala é capaz de causar até mesmo a morte. Ela é a força vital dos seres humanos, a espinha dorsal da vida. É imensamente poderosa. O santo Jayadeva dirigiu-se à própria língua com as seguintes palavras: “Ó língua! Sabes tudo sobre a doçura da fala! Desfrutas da verdade e da bondade! Por isso deves cantar os doces e sagrados Nomes do Senhor, como Govinda, Damodara e Madhava! Não te alegres em insultar quem quer que seja. Fala com doçura e suavidade”. Krishna disse na Gita: “Que a tua fala seja verdadeira, agradável, bondosa e livre de todo ressentimento”. Infelizmente, por ser cada vez mais raro o uso de palavras sagradas e doces, a sociedade está repleta de amargura e discórdia. A permissividade de uma civilização insana destruiu a disciplina e a moralidade e transformou a sociedade em um inferno. (Discurso Divino, 22 de julho de 1994)

Sri Sathya Sai Baba

18 julho de 2022

As tendências impuras levam as pessoas a vícios, tais como assistir a filmes impróprios que satisfazem os desejos mais baixos; consumir alimentos que estimulam as paixões, como peixe e carne; ingerir bebidas alcoólicas que arruínam o caráter por fomentarem a raiva, a ilusão, a cobiça, a vaidade, a falsidade, o ódio, a inveja e assim por diante. As tendências impuras são de três tipos: 1) os impulsos mundanos; 2) os impulsos relacionados à erudição ou intelectuais; e 3) os impulsos físicos ou corporais. Os impulsos físicos fazem com que a pessoa almeje ter um belo físico, um corpo forte e vigoroso, uma pele sedosa, jamais desfigurada pelas rugas, e músculos firmes e definidos. Os impulsos intelectuais fazem com que ela aspire a ser conhecida como autoridade inigualável no seu campo de atuação e deseje a derrota de todos os concorrentes. Finalmente, os impulsos mundanos levam-na a ansiar por glória, poder, autoridade pessoal e pompa. Todos os desejos podem ser agrupados nessas categorias; são todos impulsos. Eles prendem os seres humanos à roda de nascimentos e mortes e os amarram a este mundo. (Dhyana Vahini, cap. 11)

Sri Sathya Sai Baba

19 julho de 2022

Sejam donos da sua própria conduta; não se deixem levar por impulsos do momento. Estejam sempre conscientes do que é bom para vocês. Realizem as suas tarefas diárias de maneira a não causarem sofrimento a outras pessoas nem a si mesmos. Isso é o indício de um modo de vida inteligente. Não se entreguem a ataques de raiva, de pesar, de euforia ou de desespero. A confusão que vocês demonstram é o resultado de qualidades como a ignorância e a inércia e de qualidades de cunho passional. Sejam calmos, serenos e senhores de si. Quanto mais vocês desenvolverem a caridade para com todos os seres, arrependimento pelas próprias faltas, medo daquilo que é errado e temor a Deus, mais firmemente estabelecidos na paz estarão! O próprio nome da Índia (Bharat) é derivado de duas palavras: uma é Bhagavan (“o Senhor”) e a outra é rathi (“apego a Deus”). Esse é o motivo pelo qual a Índia desempenha o papel de “Preceptor do Mundo”. Conhecida também como o “coração” da humanidade, é reverenciada pelos buscadores espirituais. Mas como aqueles que têm fome podem alimentar outros? É o dever de vocês semear, cultivar, armazenar e alimentar o mundo com o grande sustento espiritual estabelecido nos Vedas e nas Escrituras Sagradas. (Discurso Divino, 27 de fevereiro de 1961)

Sri Sathya Sai Baba

20 julho de 2022

Nos dias atuais, as pessoas esqueceram o seu Eu verdadeiro e estão se deixando levar pela ilusão. E qual é a razão disso? Eis um pequeno exemplo para servir de ilustração. O ouro puro reluz intensamente e o seu valor é muito alto. No entanto, quando em liga com outros metais, como a prata, o cobre e o latão, ele perde não apenas a sua identidade, mas também o seu valor. De igual modo, o ser humano, que pode ser comparado ao ouro puro, perdeu a sua verdadeira identidade e também o seu valor, pois a sua mente está poluída com pensamentos mundanos e sentimentos profanos. Já não pode ser chamado de “humano” no sentido estrito do termo; perdeu a sua natureza humana devido a maus pensamentos e más companhias. O que ele precisa cultivar agora é o valor do Ser Interno, que é sempre brilhante e refulgente. Não é possível adquirir valores humanos a partir do exterior. Eles são inatos, são naturais. O ser humano é dotado de amor, porém o adulterou grandemente com o seu egoísmo e interesse próprio. Ele deve cultivar o amor altruísta. Só então a sua vida reluzirá intensamente. (Discurso Divino, 12 de março de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

21 julho de 2022

Na esfera espiritual da paz mental e da alegria interior, a responsabilidade pelo sucesso ou pelo fracasso é inteiramente de vocês. Não têm o direito de transferi-la para outras pessoas. O fogo apagará se o combustível terminar; portanto, deixem de alimentá-lo com mais combustível. Não abasteçam o fogo dos sentidos. Afastem a mente daquilo que é temporário e a fixem naquilo que é eterno. A energia negativa e a positiva juntas produzirão luz. Plantem na mente a mudinha da devoção, ou seja, o exercício preliminar da recordação do Nome do Senhor. Ela crescerá e se tornará uma árvore com os ramos da virtude, do serviço, do sacrifício, do amor, da equanimidade, da fortaleza e da coragem. Vocês ingerem alimentos, porém não estão conscientes de como eles são transformados em energia, inteligência, emoção e saúde. De igual modo, comam este alimento para o espírito, que é a recordação do Nome do Senhor, e observem como ele se transmuta em virtude sem que vocês estejam conscientes disso! (Discurso Divino, 27 de fevereiro de 1961)

Sri Sathya Sai Baba

22 julho de 2022

Rama e Ravana eram igualmente proficientes em muitas formas de conhecimento. No entanto, o sábio Valmiki, autor do Ramayana, descreveu Ravana como um tolo por fazer mau uso do seu conhecimento, e Rama como um nobre por usá-lo adequadamente. Esta é a razão pela qual Valmiki considerava Rama virtuoso e nobre. Ravana tornou-se a principal causa da morte dos seus filhos e irmãos por ter sido incapaz de controlar a sua luxúria. Hoje em dia muitos aspiram a posições de autoridade no campo político, ainda que não sejam merecedores. Rama, ao contrário, renunciou ao próprio reino, embora fosse o primogênito e merecesse indubitavelmente ser o rei. Fez esse grande sacrifício e partiu para a floresta a fim de honrar a palavra do pai. Os Vedas afirmam claramente: “A imortalidade só pode ser alcançada por meio do sacrifício; nem a riqueza nem a descendência nem as boas ações podem conferi-la”. Na verdade, o sacrifício é a verdadeira ioga. Se vocês não exalarem o ar que inspiram, os seus pulmões serão afetados. Se não excretarem os alimentos ingeridos, terão distúrbios estomacais. Da mesma forma, vocês devem dar em caridade, com espírito de sacrifício, o dinheiro que ganharem. Nisso reside a bem-aventurança. (Discurso Divino, 12 de março de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

23 julho de 2022

Cultivem quatro tipos de força: a do corpo, a do intelecto, a da sabedoria e a da conduta. Assim vocês se tornarão inabaláveis e estarão no caminho da vitória espiritual! Certa vez uma pessoa veio até Mim e argumentou que não havia nenhum Deus e que não estava preparada para acreditar em um. Respondi: “Você pelo menos tem fé em si mesma? Quem é o seu Eu? O seu Eu é Deus. Você tem fé no seu discernimento, na sua inteligência e na sua habilidade porque Deus, que está dentro de você, lhe diz para não temer nem vacilar. Essa certeza que vem do seu interior, da sua verdade fundamental, também é chamada de Deus. Não importa se você não Lhe dá esse nome; basta que acredite em si mesma! Esse é o verdadeiro teste do teísmo”. Eu lhes digo a mesma coisa. O corpo é o templo de Deus. Ele está instalado em cada corpo, quer o dono desse corpo reconheça isso ou não. É Deus que os inspira a realizar boas ações e os adverte contra as más. Ouçam essa Voz. Obedeçam a essa Voz e nenhum mal lhes advirá. (Discurso Divino, 27 de fevereiro de 1961)

Sri Sathya Sai Baba

24 julho de 2022

A plenitude da vida consiste na percepção direta do Ser Interno. Mas, para obtê-la, deve-se estar completamente livre dos impulsos. A liberação, no verdadeiro sentido da palavra, consiste em se libertar da escravidão gerada por eles. Esses impulsos ou tendências são de dois tipos: as benéficas e as maléficas. As tendências benéficas estão impregnadas de santidade. Já as maléficas alimentam a mente, tornando-a cada vez mais incontrolável e instável, e difundem e fortalecem o desejo pelos prazeres materiais. Se os impulsos benéficos forem encorajados e cultivados, não continuarão a se multiplicar e a criar indefinidamente vínculos para a mente; serão como sementes torradas que não germinarão. Se vocês se fixarem nos impulsos benéficos, poderão facilmente adquirir o conhecimento do Absoluto. Esses impulsos se caracterizam por atividades como a associação a grandes almas e a reverência pelos grandes seres, por ouvir e seguir os seus conselhos, e também pela caridade, pela fortaleza, pelo amor, pela paciência, pela verdade, pela coragem, pelo autocontrole e assim por diante. Esses são os impulsos puros. (Dhyana Vahini, cap. 11)

Sri Sathya Sai Baba

25 julho de 2022

Uma senhora chorava, sem saber se perdera o seu colar ou se ele havia sido roubado; procurou-o em todos os lugares e sentiu-se inconsolavelmente triste. Eis que, ao passar diante de um espelho, encontrou o colar perdido em volta do seu próprio pescoço. Na verdade, ele estivera ali o tempo todo. Da mesma forma, Deus está em vocês, como o Morador Interno, quer saibam disso ou não. Existem três tipos de amor: a) o amor egocêntrico, que é como uma lâmpada e ilumina apenas um pequeno aposento; b) o amor recíproco, que é como o luar; a sua luz tem um alcance maior, porém não é mais intensa; e c) o amor voltado para o próximo, que é como a luz solar; tudo permeia e tudo ilumina. Cultivem o terceiro tipo de amor; isso os salvará. Todo serviço que prestarem ao próximo por meio desse amor é, na verdade, um serviço prestado a vocês mesmos. Não é aos outros que ajudam, mas a si próprios, lembrem-se disso. (Discurso Divino, 27 de fevereiro de 1961)

Sri Sathya Sai Baba

26 julho de 2022

Quando vocês se prostram diante dos mais velhos, a mente também deve ser humilde; não é somente o corpo que deve se curvar. Muitos assistentes sociais visitam hospitais e prestam serviço aos pacientes. A maior parte das tarefas que realizam é mecânica, tais como abanar os pacientes, escrever cartas para eles e entoar cânticos devocionais, sem dar atenção às suas reais necessidades. Muitos fazem esse trabalho por ser ele uma tendência atual no serviço social. No entanto, deve ser uma ação feita com a total cooperação da mente – com alegria, inteligência e reverência. O paciente não deve se sentir incomodado com a agitação do assistente social, mas aguardar ansiosamente a sua chegada, como a de alguém muito próximo e querido! Se vocês não gostam desse tipo de trabalho, não precisam se envolver nele! Não sobrecarreguem a mente com o desprazer da tarefa. O trabalho feito mecanicamente é como a chama de um pavio sem óleo. O óleo é o entusiasmo mental; despejem-no, e a lamparina queimará com brilho intenso e duradouro! (Discurso Divino, 25 de março de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

27 julho de 2022

O ser humano é dotado da capacidade de se separar do seu corpo, dos seus sentidos, da sua mente e da sua inteligência. Ele sente e diz: “Os meus olhos, os meus ouvidos, os meus pés, as minhas mãos, a minha mente, a minha razão e por aí vai”. Ele sabe, bem no fundo da sua consciência, que está à parte de tudo isso; que ele é o usuário, o proprietário e o senhor. Nenhum animal se sente diferente do seu corpo; para os animais, eles são o corpo. Não sabem que são ocupantes de estruturas físicas. O ser humano pode, por um simples exercício de raciocínio silencioso, descobrir que a estrutura física é irreal e temporária. Uma vez livre do apego indevido ao corpo e seus acessórios, ele é liberado também dos vaivéns da alegria e da tristeza, do bem e do mal, do prazer e da dor e assim por diante. Descobre, então, que o mundo é uma só família em Deus; que tudo é alegria, amor e bem-aventurança. Percebe que ele mesmo é todo esse mundo aparente, e que todas as suas múltiplas manifestações são fantasias da Vontade Divina, que é a sua própria realidade. Essa expansão da individualidade que abarca os confins do Universo é o mais elevado salto do ser humano. (Discurso Divino, 18 de dezembro de 1966)

Sri Sathya Sai Baba

28 julho de 2022

Deus é como a Árvore Divina dos desejos, que concede tudo aquilo que lhe é solicitado. Mas, para isso, vocês devem aproximar-se dela e formular os seus desejos. O ateu é aquele que permanece afastado da árvore, e o teísta é o que está próximo a ela; essa é a diferença. A árvore não faz nenhuma distinção; outorga as suas dádivas a todos. O Senhor não os punirá nem se vingará se vocês não O reconhecerem ou reverenciarem. Não há nenhum tipo especial de adoração que seja o único a Lhe ser agradável. Se vocês tiverem ouvidos, poderão ouvir o “Om” anunciando a Presença do Senhor em cada som. Todos os cinco elementos produzem esse som. O sino no templo tem o objetivo de proclamar que o “Om” é o símbolo do Deus Onipresente. Quando o sino soar o “Om”, a Divindade dentro de vocês despertará e ficarão cientes da Sua Presença. Esse é o significado do sino que é tocado em frente a um santuário interno no templo. Conquistem o direito de se aproximar do Senhor sem temor e reivindicar a sua herança. Tornem-se livres a tal ponto que elogios não emanem de vocês quando estiverem na presença do Senhor. O elogio é um sinal de distância e temor. (Discurso Divino, 25 de março de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

29 julho de 2022

Quero que sejam ativos, completamente envolvidos em atividades, porque, caso contrário, o tempo se arrastará pesadamente para vocês. Não desperdicem um minuto sequer do tempo de vida que lhes foi destinado, pois o tempo é o corpo de Deus, que também é conhecido como a Forma do Tempo. É um crime fazer mau uso dele ou desperdiçá-lo na ociosidade. De igual modo, não devem ser desperdiçados os talentos físicos e mentais a vocês concedidos pelo Senhor, como capital para o empreendimento que é a vida. Assim como a força da gravidade tudo atrai para baixo, a atração da preguiça os impelirá inexoravelmente para baixo; estejam, portanto, sempre atentos, sempre ativos. Tal como um vaso de latão precisa de polimento para brilhar, a mente humana necessita ser polida por meio da disciplina espiritual, ou seja, pela prática de atividades como a repetição do Nome do Senhor e a meditação. A ação, que é natural e automática como a respiração, torna-se um ato ímpio quando realizada intencionalmente, visando um determinado resultado! (Discurso Divino, 25 de março de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

30 julho de 2022

A minha sugestão para vocês hoje é a seguinte: assim como atendem às necessidades do corpo, alimentando-o três vezes ao dia, a fim de mantê-lo em bom funcionamento, disponham de algum tempo regularmente todos os dias para manter a sua Consciência Interna em boas condições. Dediquem uma hora pela manhã, outra à noite e uma terceira nas primeiras horas do alvorecer à prática da repetição do Nome e da meditação no Senhor. À medida que progredirem nessa disciplina espiritual, perceberão uma imensa paz descendo sobre vocês e grandes e novas fontes de energia brotando no seu interior. Depois de algum tempo, a mente permanecerá no Nome do Senhor, não importa onde estiverem ou no que estiverem envolvidos, e a paz e a alegria serão seus companheiros inseparáveis! (Discurso Divino, 25 de março de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page