top of page
Pensamento para o dia - fevereiro 2022

01 fevereiro de 2022

Não se deve considerar a educação como um processo que consiste em encher um saco vazio e depois esvaziá-lo novamente, despejando o seu conteúdo. Não é a cabeça que se deve encher por meio da educação; é o coração que deve ser purificado, expandido e iluminado. A educação é para a “vida”, não para “ganhar a vida”. A marca do homem educado é a humildade em reconhecer que sabe pouco sobre o vasto desconhecido que ainda está por ser explorado. O homem educado deve entender que tem mais obrigações que privilégios, e mais deveres que direitos. Ele tem que servir à sociedade na qual está inserido e ao legado que lhe foi transmitido pelos seus antepassados. Deve ter prazer em servir e não desejar dominar, pois o serviço é divino e faz a vida valer a pena. O serviço é, de fato, a melhor maneira de alguém usar as próprias habilidades, inteligência, força e recursos. (Discurso Divino, 1º de abril de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

 

02 fevereiro de 2022

As ações que vinculam incluem toda atividade relacionada a objetos externos. Geralmente se recorre a tais ações com o desejo de obter resultados. Essa ânsia por resultados leva ao pântano do “eu” e do “meu” e ao demônio da luxúria e da cobiça. Quem seguir esse caminho se deparará com labaredas repentinas, tal como ocorre quando se despeja manteiga clarificada (ghee) no fogo sacrificial! Atribuir prioridade a objetos dos sentidos é o mesmo que atribuir importância a veneno! Contudo, mesmo estando envolvido nessas atividades e objetos dos sentidos, se o indivíduo não tiver interesse em resultados ou consequências, não apenas poderá sair vitorioso sobre os sentimentos de “eu” e “meu” e sobre a cobiça e a luxúria, mas também poderá estar longe de todas essas características! Elas jamais o perturbarão. A ação que libera é pura, impecável, altruísta e inabalável. A sua característica é a importância dada à ideia de ação sem nenhum desejo pelos seus frutos, conforme explica a Gita! (Dhyana Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

 

03 fevereiro de 2022

Por que nos debatemos com a desconfiança e a dúvida sobre quando e se os nossos problemas serão realmente resolvidos? Como superar os nossos medos? Isso Bhagavan amorosamente nos mostra com exemplos memoráveis. Como a sua visão está prejudicada pela dúvida, pelo orgulho ou pelo preconceito, você não vê Deus, que está dentro e também fora de você. Anseia por algo que não está e ignora o tesouro que se encontra ao seu alcance. Jura que não tem nenhum pássaro na mão e luta por pássaros que acredita estarem esperando por você nos arbustos. O pássaro no arbusto é apenas a imagem daquele que se acha na sua mão, porém você não está consciente dessa verdade. Tem fé nos sentidos e no conhecimento que eles acumulam; tem fé nas ilusões e fantasias da sua mente; tem fé nas conclusões da sua razão. Mas não tem fé em Deus, que não pode ser atado ou encontrado por elas. Então você teme, se aflige, duvida! Tenha a cortina do “Pensamento em Deus” em toda a sua volta; então os mosquitos mortais do desejo e da desconfiança não poderão prejudicá-lo. Essa cortina lhe conferirá saúde pela imunidade a doenças. Você terá tranquilidade imperturbável, sem nada por ansiar, nada a temer. (Discurso Divino, 4 de abril de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

04 fevereiro de 2022

A prática da disciplina que consiste em realizar ações sem desejar resultados envolve o desenvolvimento da Verdade, da Retidão, da Paz e do Amor. E se, estando nesse caminho, alguém adotar também a disciplina da recordação do Nome do Senhor, haverá algo mais que possa conferir maior alegria e bem-aventurança? Isso proporcionará a mais completa satisfação. Se alguém trilhar esse caminho sagrado, o próprio Senhor lhe concederá tudo o que for necessário, tudo o que for merecido e tudo o que dará paz de espírito. Ofereçam tudo ao Senhor sem nenhum desejo de obter resultados; isso realmente produzirá plena alegria e é, de fato, o caminho mais fácil. Enquanto é bem difícil falar inverdades e agir contra a Retidão (dharma), é muito fácil dizer a verdade e andar no caminho da Retidão. É uma tarefa muito agradável relatar algo exatamente como é; não se necessita gastar nenhum instante pensando nisso. Portanto, em vez de seguir o caminho das ações sensoriais, que acarretam todos esses problemas e complicações, sigam o das ações que liberam - o caminho da bem-aventurança do Atma, que é verdadeiro, eterno e sagrado. (Dhyana Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

 

05 fevereiro de 2022

Deus é quem dá origem tanto à alegria quanto à dor. Sem a Sua vontade, nenhuma folha de grama pode oscilar ao vento! Com esta Verdade firmemente estabelecida no coração, pode-se obter a bem-aventurança ímpar da liberação. Deus dá tudo; tudo aquilo que recebemos, seja o que for, é a Sua Graça. Vocês não têm o direito de julgar se o que recebem é bom ou ruim. Para que tenham Deus tão firmemente instalado no seu interior, a adoração de imagens ou gravuras, a meditação na Sua Glória, a recitação do Seu Nome e assim por diante são todas úteis como práticas espirituais preliminares. Eu não direi que templos ou lugares de culto, altares e santuários onde Deus é invocado e adorado não são necessários. Até que se aprenda o alfabeto, necessita-se de ilustrações nas cartilhas. Aprende-se a letra “A” por associação com a imagem de uma abelha impressa acima dela. Por esse motivo, vocês não podem ser obrigados a se lembrar dessa abelha específica sempre que pensarem na letra “A”! (Discurso Divino, 4 de abril de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

 

06 fevereiro de 2022

A mente tem que estar focada em uma única direção. As pessoas devem caminhar com determinação, usando todo o seu esforço para atingir a meta e a realização que puseram à sua frente. Se assim agirem, nenhuma força poderá fazê-las retroceder e elas poderão alcançar a posição que lhes é de direito. Mergulhem a mente instável, que foge em todas as direções, na contemplação do Nome do Senhor. O efeito será semelhante ao da concentração dos raios solares através de uma lente de aumento; os raios dispersos desenvolvem o poder de uma chama para queimar e consumir. Assim também, quando as ondas do intelecto e os sentimentos da mente tomam uma única direção através da lente convergente do Atma (o Ser Interno), elas se manifestam como o esplendor divino universal que pode queimar o mal e irradiar a alegria. Cada um só é capaz de obter sucesso na profissão ou ocupação por meio da atenção unidirecionada. Mesmo a tarefa mais insignificante necessita da qualidade da concentração para ser cumprida. Por mais difícil que seja o problema, tudo cede diante de um esforço resoluto. (Dhyana Vahini, cap 1)

Sri Sathya Sai Baba

07 fevereiro de 2022

Desenvolvam apego a Deus. Sintam a Sua Presença, deleitem-se na Sua Glória. Não Lhe causem “decepção” ou “angústia” por nenhum ato ou palavra que Ele não aprove. Não Lhe deem o menor “incômodo” ou “preocupação”. Ele não tem nenhum; no entanto, se vocês O amam profundamente, como o seu Senhor e Amor, ficarão preocupados com Ele. Jatayu mantinha um fluxo incessante de pensamentos em Rama e foi recompensado por Ele! Rama foi vê-lo nos seus últimos momentos e celebrou pessoalmente os seus ritos fúnebres, um dever que não realizara diretamente nem mesmo para o próprio pai! Quando Krishna retornou da corte de Duryodhana após a Sua missão de paz em nome dos irmãos Pandava, Sahadeva Lhe disse: “Perdoe-nos, ó Senhor! Eu sabia que os patifes não Lhe dariam atenção, e de bom grado O teria impedido de seguir para o seu covil, mas o senhor foi tão bondoso”. Deus os servirá; Ele os salvará e estará ao seu lado para sempre, desde que vocês cultivem o seu caráter e lustrem o seu interior para que Ele possa ser refletido nele! (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

08 fevereiro de 2022

As pessoas são dotadas de poderes ilimitados. Nem um único indivíduo é desprovido deles! No entanto, quando não se tem consciência dessa verdade, perde-se o caminho. Para se tornar consciente desse poder, a pessoa deve juntar-se à companhia dos homens santos, empenhar-se na disciplina espiritual (sadhana) e praticar a repetição do Nome divino e a meditação. De que serve ter todos os mantimentos em abundância se não se sabe como cozinhá-los para transformá-los em uma refeição apetitosa? Similarmente, as pessoas têm em si mesmas todas as provisões necessárias para a sua própria manutenção e progresso, mas as descartam levianamente e as deixam sem uso por ignorarem o processo de se beneficiarem delas. Então devem procurar ver e compreender o Poder Universal, o Uno sem um segundo, que é a base de todas as múltiplas manifestações de nomes e formas no mundo. A mente está sempre escapando pela tangente. A meditação é o processo pelo qual ela é treinada para adquirir concentração. (Dhyana Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

09 fevereiro de 2022

Que seja feita a Sua Vontade - esta é a diretriz que vocês devem seguir. O imperador dos cholas tentou visitar o templo de Srirangam Gopuram, do qual ouvira falar muito. Preparou a sua carruagem e, durante seis meses, dirigiu-se para lá muitas vezes; mas em todas as ocasiões o veículo era interceptado por um eremita de manto ocre com um rosário em torno do no pescoço e uma auréola ao redor da cabeça. Quando o imperador descia para homenageá-lo, o eremita o mantinha envolvido em uma conversa tão encantadora que ele esquecia a sua jornada e o seu objetivo. Certo dia, quando se lamentava pelo seu fracasso em encher os olhos com a glória de Srirangam, o próprio Senhor apareceu diante dele e disse: "Por que se lamenta? Eu sou o Mestre que tão frequentemente vinha até você logo que partia para Srirangam. Reconheçam-Me em tudo - essa é a genuína peregrinação a Srirangam". Considerem todos a quem encontrarem como o Senhor de Srirangam, o seu Mestre, e demonstrem um amor imaculado por todos os que vierem à sua presença. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

 

10 fevereiro de 2022

Como resultado da meditação no Supremo Atma (Paramatma), a mente se afastará dos objetos dos sentidos e do mundo sensorial. Nesse exato momento, o intelecto deve afirmar a sua autoridade e comandar a mente para que ela não entretenha nenhum sentimento, exceto os pensamentos sobre a Base Fundamental. Quando essa verdade básica for conhecida, a mente não será iludida pelo que é transitório, falso e desditoso. Em vez disso, dará as boas-vindas ao florescimento da alegria, da felicidade e da verdade. Não será afetada pela tristeza nem pela dor. A vida do homem também assume um novo esplendor quando, por meio de uma mente e um intelecto purificados e transformados pela meditação, ele visualiza e percebe a bem-aventurança na consciência da Suprema Realidade: Satchidananda (Ser - Consciência - Bem-Aventurança. O sabor da fruta é evidente quando ela é comida inteira, sem que se deixe nenhuma porção! Similarmente, quando se descobre o sabor da meditação, descarta-se toda dúvida e discussão a  seu respeito e se passa a ter plena dedicação a ela. (Dhyana Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

11 fevereiro de 2022

Certa vez um homem alugou um elefante idoso para a procissão nupcial do casamento da sua filha. Após a cerimônia, a procissão voltou para casa e a noiva desceu do palanquim. Naquele exato momento, o elefante teve um colapso e morreu. O dono do elefante ficou chocado com a notícia e recusou-se a considerar o ocorrido um infortúnio inevitável. Insistiu em que um animal idêntico lhe fosse devolvido vivo e levou o caso à justiça. Acontece que o juiz guardava alguns potes de barro bem atrás da porta que o proprietário ganancioso teria que abrir para entrar. Quando ele o fez, quebrou o lote inteiro. O juiz insistiu em que ele restaurasse aqueles mesmos potes! Assim o bom senso penetrou no cérebro daquele indivíduo. Não tenham esse tipo de fanatismo estúpido; modifiquem o seu rigor com um pouco de discernimento. Sejam razoáveis, atenciosos, compreensivos e cheios de tolerância em relação a  outros pontos de vista! Aprimorem-se dia a dia nesses assuntos. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

 

12 fevereiro de 2022

A meditação deve ser realizada com entusiasmo, com absoluta fé e cuidado e estritamente de acordo com as disciplinas estabelecidas. Se isso for feito, ela lhes dará não apenas toda a felicidade e vitória, mas até mesmo a visão do Senhor. Isso está ligado à ciência da Suprema Espiritualidade (Vedanta) e também à ciência da Natureza. Estas duas diferem somente em um aspecto: os estudantes da Natureza estão imersos nos objetos da vida, ao passo que os de Vedanta estão imersos na verdade básica da existência. E todas as pessoas estão ligadas a ambas! A Natureza está relacionada com os objetos sensoriais, e Vedanta com a realidade do Ser Interno. Se as pessoas desejam transformar as suas vidas, tanto interna como externamente, em vidas de esplendor, a meditação é a melhor disciplina espiritual que podem adotar! (Dhyana Vahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

 

13 fevereiro de 2022

Para beber a água venenosa do prazer sensual, o homem é sempre atormentado por diferentes tipos de sede. Cada um de vocês tem direito a uma coroa após a rendição - a rendição total dos seis inimigos que os ameaçam: a luxúria, a raiva, a cobiça, a ilusão, o orgulho e a inveja. Quando esses terríveis inimigos ainda se acham no interior do indivíduo, a sua coroa não é feita de gemas, e sim de pedras, que ele carrega na testa! A verdadeira coroação é a de Vibhishana, realizada sob os auspícios de Rama, uma posição conquistada por meio da entrega e do sacrifício. A câmara de ar no pneu de uma bicicleta é perfurada por pregos na pista. Similarmente, os sentimentos de "eu" e de "meu" são os dois pregos que perfuram o progresso do homem. Por outro lado, o discernimento e o desapego são os dois auxiliares do homem. Mantenham-nos fortes e lhes deem total apoio, pois eles os ajudam a viver ilesos e felizes! (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

 

14 fevereiro de 2022

Vocês se tornam devotados a Deus para o seu próprio bem. Sejam quais forem o Nome ou a Forma em que adorem o Senhor, Ele responderá. Ele é o provedor de tudo, Aquele que realiza todos os desejos. Quer o devoto seja alguém angustiado ou ansiando por algum objeto, um buscador ou uma pessoa de sabedoria, Deus responde de acordo com a medida da sua devoção. Encarnações do Divino! Se querem realizar o Divino, o amor é o caminho mais fácil. Só com o luar se pode ver a Lua; da mesma forma, só por meio do amor se pode alcançar Deus, que é a Encarnação do Amor. Considerem o amor como o seu alento vital. O amor foi a primeira qualidade a emergir no processo criativo; todas as outras vieram depois. Portanto, encham os seus corações de amor e baseiem nele as suas vidas! (Discurso Divino, 23 de novembro de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

 

15 fevereiro de 2022

Deve-se saber com clareza o propósito da repetição do Nome e da meditação. Sem esse conhecimento, as pessoas acreditam que tais disciplinas estão relacionadas com o mundo objetivo e são capazes de satisfazer os seus desejos mundanos; esperam, então, demonstrar o seu valor por meio de ganhos sensoriais! Esse é um grave erro. A repetição do Nome do Senhor e a meditação são para que os seus praticantes adquiram atenção unidirecionada no Senhor, se desfaçam dos apegos sensórios e obtenham a felicidade proveniente Daquele que é a base de todos os objetos dos sentidos. A mente não deve vaguear indiscriminadamente por todas as direções, como uma mosca. Esta vive na loja de doces e voa atrás dos caminhões de lixo. Deve-se ensinar à mente da mosca a discernir entre a doçura do primeiro local e a impureza do segundo, para que não deixe a loja de doces e siga o caminhão de lixo. Quando esse ensinamento é transmitido à mente, isso se denomina meditação! (Dhyana Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

16 fevereiro de 2022

O Senhor os dotou com toda a Sua riqueza e potencialidades divinas. Vocês são herdeiros dessa riqueza; devem, portanto, descobrir o que ela é. A riqueza de Sai é Amor puro, desinteressado e ilimitado. Esta é a verdade. Os edifícios que se veem não são a riqueza de Sai. Então vocês devem herdar esse Amor, ficar repletos dele e oferecê-lo ao mundo. Esta é a sua responsabilidade suprema como devotos de Sai. O que vocês podem oferecer ao Senhor, que é onipotente, onipresente e onisciente? As diversas coisas oferecidas a Deus são dadas a partir de uma ilusão. Pode o Senhor que permeia o Universo ser confinado em um templo? Que lâmpada se pode acender para Aquele que tem o resplendor de um bilhão de sóis? A Sua verdade está além da compreensão de Brahma e de Hara; como outros poderiam compreendê-Lo? Que nome se pode dar Àquele que é todas as coisas? Que alimento se pode ofertar Àquele que contém o Cosmos no Seu estômago? (Discurso Divino, 23 de novembro de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

17 fevereiro de 2022

Olhem para a abelha! Ela tem contato somente com a doçura; aproxima-se apenas das flores que possuem néctar; não é de forma alguma atraída nem se dirige para outros lugares. De igual maneira, é preciso abandonar todas as inclinações pelas atrações dos sentidos, que levam ao caminhão de lixo da inverdade e da impermanência. Deve-se, tanto quanto possível, dirigir a mente para todas as coisas sagradas, que produzem a doçura e a alegria associadas com o Senhor. Para se alcançar isso, necessita-se de tempo, é claro. Esse tempo dependerá das atividades do pensamento, da palavra e da ação, assim como dos motivos que impulsionam essas atividades. Se uma pessoa examinar profundamente o sucesso que obteve em se livrar de toda e qualquer ideia de “eu”, ela própria será capaz de avaliar o progresso feito. Se, em vez disso, ela se dedicar a contar as regras seguidas, o tempo despendido e os gastos nos quais incorreu, tal meditação pertencerá apenas ao mundo objetivo; jamais poderá chegar aos campos subjetivo e espiritual! (Dhyana Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

18 fevereiro de 2022

Os pensamentos do homem estão repletos de vários tipos de apegos e aversões. O apego e o ódio são qualidades dominantes nele; constituem os planetas maléficos que atormentam a sua vida. Certa vez Totaka, um discípulo de Sri Shankaracharya, perguntou ao guru: "Mestre, quem neste mundo pode ser considerado o maior conquistador?" Sri Shankaracharya respondeu: "Somente aquele que adquiriu domínio sobre os seus sentidos é o maior conquistador, não aqueles capazes de conquistar reinos, escalar o Himalaia ou dominar todo o conhecimento". Prahlada disse ao seu pai Hiranyakashipu: "O senhor quer conquistar os três mundos, mas não está tendo êxito em conquistar os próprios sentidos". Quem não conseguiu dominar os seus inimigos internos, como a raiva, o ódio e outros, como pode esperar subjugar os inimigos externos? Só há um meio de se obter a conquista dos inimigos internos - o amor. É essencial tornar meritória a nossa vida praticando o amor, subjugando os seis inimigos internos e dedicando todas as nossas ações a Deus. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

19 fevereiro de 2022

A repetição do Nome do Senhor e a meditação não devem jamais ser julgadas por meros padrões externos. A sua essência é a sua relação com o Atma. Nunca se deve confundir a experiência imortal do Atma com as atividades vulgares do mundo temporal. Tais atividades merecem ser evitadas. Se lhes for dado espaço, se o indivíduo oscilar entre a impaciência e a preguiça e estiver sempre preocupado consigo mesmo, pensando: “Por que ainda não consegui? Por que ainda está distante?”, então tudo se torna simplesmente repetição do Nome do Senhor e meditação realizadas com a intenção de ganho, com os olhos no fruto que se espera obter. O fruto único da repetição do Nome e da meditação é este: o direcionamento para o interior daquilo que está voltado para o exterior faz com que o olho se volte para o interior, e o olho interno contempla a realidade da Bem-Aventurança do Atma. Para se alcançar essa transformação, deve-se estar sempre ativo e esperançoso, sem dar importância ao tempo necessário nem às dificuldades encontradas. Não se deve levar em consideração o custo, o tempo ou os problemas. Deve-se esperar a vinda da Graça do Senhor. Essa espera paciente constitui, em si, a austeridade da meditação. (Dhyana Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

 

20 fevereiro de 2022

O homem é essencialmente divino por natureza. Devido a vários fatores, ele tende a esquecer a Divindade inerente nele (Sat-Chit-Ananda). O véu da ignorância que oculta essa Divindade não pode ser removido facilmente. Nem riqueza, nem posição e tampouco erudição podem livrar o homem desse mal-estar. Somente o Conhecimento do Ser pode fornecer o remédio. Vocês não devem ser iludidos por prazeres provenientes de posses, posição ou prosperidade. Estas são coisas transitórias, que vêm e vão. Dor e prazer são incidentais à existência humana, tal como amigos e parentes. É necessário que o homem se esforce para perceber a sua verdadeira natureza, experimentar a Divindade inerente nele e não ceder às tentações do momento. Tanto a dor quanto o prazer são impostores, e o homem não deve se deixar desviar por eles. O Ser transcende o tempo e o espaço. É eterno e imutável. A investigação sobre a natureza do Ser é a mensagem da filosofia perene e também o dever primordial do homem. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

 

21 fevereiro de 2022

O homem tem que tomar consciência da sua natureza genuína e estabelecer-se firmemente nela; do contrário, perderá o direito a esse nome. Se o fogo não queimar ou a água não fluir, poderão eles reivindicar os seus nomes? Ser genuíno consiste em ser fiel ao seu âmago mais profundo. O homem tem a Verdade como a sua natureza. Ou seja, o seu comportamento deve ser sempre verdadeiro; deve falar apenas aquilo que acha que é sincero. Similarmente, deve agir em coerência com o que fala; o seu pensamento, palavra e ação devem ser consistentes e complementares. Se, em qualquer caso, essa coerência estiver ausente, tal indivíduo será um homem apenas na forma exterior. Será pior que um animal, pois os animais estão livres dos fardos do pensamento e da fala. Todas as coisas na Criação estão sujeitas à lei da mudança, e também o homem está sujeito a ela, porém ele deve usar essa lei para o seu progresso, não para descer na escala. A Retidão (dharma) é a norma à qual deve aderir, de forma a mudar de bom para ótimo, e de ótimo para o melhor. (Discurso Divino, 4 de abril de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

 

22 fevereiro de 2022

Existem três caminhos pelos quais os aspirantes espirituais tentam entrar no caminho da meditação. No caminho da pureza e da serenidade (sátvico), o aspirante considera a repetição do Nome do Senhor e a meditação como um dever e suporta quaisquer dificuldades para cumpri-lo. Está plenamente convencido de que tudo isto aqui é apenas uma ilusão e, portanto, pratica sempre o bem sob todas as condições e o tempo inteiro. Deseja somente o bem e é sempre amoroso; ocupa o seu tempo na incessante recordação do Senhor e na meditação. Não anseia sequer pelos frutos da repetição do Nome e da meditação; entrega tudo ao Senhor! No caminho da paixão e da inquietude (rajásico), ele anseia, a cada passo, pelo fruto das suas ações. Caso este não esteja disponível, o desgosto e a lassidão aos poucos dominarão o aspirante espiritual, e a repetição do Nome e a meditação lentamente definharão. O caminho da ignorância (tamásico) é ainda pior. O Senhor só virá à memória do aspirante nos momentos de perigo ou de sofrimento intenso, ou então quando ele for vítima de alguma perda ou se sentir angustiado pela dor! (Dhyana Vahini, cap. 2)

Sri Sathya Sai Baba

 

23 fevereiro de 2022

Deve-se manter o intelecto (buddhi) aguçado, claro e reto. Existem quatro variedades de intelecto que conduzem o homem em quatro direções: (1) svarta-sukha-buddhi: indica a natureza totalmente egoísta, onde o indivíduo não se importa nem mesmo com esposa e filhos, pois está ansioso para satisfazer as próprias necessidades antes e acima de tudo; depois temos (2) svarta-paratha-sukha-buddhi: permite alguma consideração pela felicidade dos outros também; a próxima variedade é (3) parartha-buddhi: o indivíduo busca para os outros tanta felicidade quanto para si mesmo e está pronto a enfrentar qualquer dificuldade para garantir também aos demais aquilo que acha que lhes dará felicidade; a seguinte é (4) adhyatmic-buddhi ou intelecto espiritual: conduz o homem sempre no caminho da renúncia e do serviço, pois somente estes levam ao progresso espiritual. Esse tipo de intelecto reconhece a Unidade da Criação e, portanto, o indivíduo sente com a mesma intensidade aquilo que outros sentem. (Discurso Divino, 4 de abril de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

24 fevereiro de 2022

Hoje em dia, ao se dedicarem à repetição do Nome Divino e à meditação, a maioria das pessoas segue apenas o caminho rajásico, da paixão e da inquietude, e o tamásico, do torpor e da ignorância. No entanto, a própria intenção da repetição do Nome Divino e da meditação é purificar a mente e o intelecto. Para se conseguir isso, o melhor caminho é o primeiro, ou seja, o da meditação pura e serena (sátvica). Se a mente e o intelecto se tornarem puros, eles brilharão com o esplendor do entendimento do Atma. Aquele no qual esse entendimento brilha em plenitude é chamado de sábio (rishi). “O conhecedor do Atma torna-se o próprio Atma” (Brahmavid Brahmaiva bhavati). O objetivo da vida, aquilo que faz a existência valer a pena, é o  entendimento do Atma ou, em outras palavras, da base da alma individual ou jiva. (Dhyana Vahini, cap 2)

Sri Sathya Sai Baba

25 fevereiro de 2022

Quando você conquistar o Amor de Deus, a Sua compaixão fluirá para você. O amor dá e perdoa; o ego recebe e esquece. Se o seu filho furtar algum dinheiro da casa, ele não será entregue à polícia; no entanto, se o seu empregado furtar uma colher, você não terá esse escrúpulo, pois não ama o seu empregado. Viva sem odiar ou condenar outros e sem procurar falhas neles. Vyasa, que escreveu 18 volumosos Puranas, resumiu-os todos em uma única linha de um pequeno dístico: "Fazer o bem ao próximo é o único ato meritório; fazer o mal é o pecado mais hediondo". Quando achar que não pode fazer o bem, pelo menos se abstenha de fazer o mal. Isso é, em si, um serviço meritório! Não procure descobrir diferenças; descubra a unidade. Entenda que o propósito da vida é conhecer a Encarnação do Amor, que é Deus, por meio do amor, e demonstrar, com o seu próprio amor, que você O conheceu. (Discurso Divino, 4 de abril de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

26 fevereiro de 2022

Existe uma estreita relação entre a atitude do corpo e a da mente; por isso os sentimentos internos de um indivíduo ficam evidentes no seu corpo físico. A postura e a aparência do corpo nos ajudam a descobri-los. Eis um exemplo: com o tronco rígido, as mangas da camisa arregaçadas e as mãos fechadas não é possível expressar amor ou devoção. Por outro lado, quando se tem os joelhos flexionados, os olhos semicerrados e as mãos com as palmas unidas sobre a cabeça, é possível demonstrar raiva, ódio ou crueldade? Eis por que os antigos sábios orientavam o aspirante espiritual sobre a necessidade de se adotar a postura corporal adequada durante a oração e a meditação. Eles tinham observado que desse modo era possível controlar a instabilidade da mente. (Dhyana Vahini, capítulo 2)

Sri Sathya Sai Baba

 

27 fevereiro de 2022

Vocês estão plenamente conscientes das características desta Kali Yuga pela qual estamos passando. Encontram ao seu redor injustiça, irregularidades, imoralidade e inverdade, com todos os seus atributos e atrocidades diabólicas. Mas, apesar de tudo, temos que seguir em frente, com uma atitude tranquila, tolerante e benigna em relação à vida. Quase todos os campos e caminhos da vida se acham poluídos por esses sentimentos venenosos, porém o campo da educação, sendo o mais relevante, precisa da nossa atenção especial. Devemos, em primeiro lugar, perguntar e tentar descobrir por que pais, alunos ou professores estão participando ativamente de atividades antiacadêmicas. A principal razão disso é que a mente humana é assombrada e dominada por duas máculas diabólicas - o egoísmo e a ambição. Tais forças são obstáculos à sua percepção dos valores humanos que constituem a humanidade. Não é apropriado para um homem trocar a sua vida valiosa, preciosa como uma joia, por desejos e ambições mundanas tão sem valor quanto um pedaço de carvão.  (Discurso Divino, 10 de abril de 1975)

Sri Sathya Sai Baba

 

28 fevereiro de 2022

“A mente surgiu da Lua” (Chandrama manaso Jatah), diz o Purusha Sukta. A Lua tem 16 frações; da mesma forma, a mente tem 16 facetas. Na noite do Shivaratri, 15 das 16 frações da Lua estão invisíveis; apenas uma pode ser vista. A mente também se acha no mesmo estado. Se o indivíduo meditar em Deus durante o Shivaratri, poderá alcançar a proximidade com o Divino. A suprema sacralidade do Shivaratri consiste na realização da unicidade com o Divino por meio da meditação em Deus. O que se nega é, de fato, a Realidade, pois só o Divino existe; o mundo é irreal. Esquecendo o Real, os homens se perdem na busca do transitório. Deve-se ver o mundo como a imagem refletida do Divino. Todos os atos devem ser feitos como uma oferenda ao Divino. Os verdadeiros devotos de Deus não devem dar nenhuma importância a diferenças de religião, casta ou seita. Estas são apenas diferenças de nome e forma. Percebendo que o sagrado Princípio de Shiva está presente em todos, os devotos não devem menosprezar ninguém nem causar dano ao próximo. (Discurso Divino, 11 de fevereiro de 1983)

Sri Sathya Sai Baba

 

bottom of page