top of page
Pensamento para o dia - agosto 2022

01 agosto de 2022

Vocês já devem ter ouvido a história de Kalidasa. Ele disse que alcançaria a liberação “tão logo o ‘eu’ se fosse”, ou seja, assim que o ego desaparecesse, pois ele então brilharia no seu esplendor inato como o Absoluto, como o indestrutível Ser Interno. O “I” (“eu” em inglês), quando cortado horizontalmente por um traço, torna-se o símbolo da cruz; lembrem-se de que o que se crucifica é o ego. Desse modo a natureza divina se manifesta livremente. A maneira mais fácil de se destruir o ego é por meio da devoção, pela meditação na magnificência do Senhor e pelo serviço ao próximo, prestado como serviço aos filhos de Deus. Vocês podem chamar o Senhor por qualquer Nome, pois todos os Nomes são Seus; escolham o Nome e a Forma que mais lhes agradem. Por isso foram criados mil Nomes para as diversas Formas de Deus; vocês têm a liberdade e o direito de escolher qualquer um deles. (Discurso Divino, 25 de março de 1958)

Sri Sathya Sai Baba

 

02 agosto de 2022

Vocês ignoram a Divindade que é o núcleo do seu ser e, ao mesmo tempo, a procuram nos outros. Essa é a tragédia. Vocês insultam a si mesmos ao se sentirem indefesos, fracos e inferiores. Covardia e autocondenação não se tornam uma centelha da Chama Divina. Vocês podem descobrir a sua Verdade por meio de um pequeno exercício de discernimento. Nascidas na ilusão, respirando na ilusão e rastejando na ilusão, as pessoas não têm consciência da sua herança e se acham incapazes de alcançá-la. Estão desesperadas, não vendo meios de escapar; todos os esforços para alcançar a paz as enredam cada vez mais fortemente nas espirais da ilusão e da inquietação. Como flores de diferentes tonalidades, cada uma exalando a sua fragrância, todos os seres humanos têm, basicamente, a mesma natureza do Absoluto. A fragrância provém da Essência Divina, que é a verdadeira razão da existência. Todos têm que perceber essa Essência e, assim, pôr fim à sucessão de nascimentos e mortes. (Discurso Divino, 2 de dezembro de 1961)

Sri Sathya Sai Baba

03 agosto de 2022

Ao chegarem a um lugar sagrado, acalentem apenas pensamentos sagrados. Quando veem um médico, vocês se lembram das suas doenças; quando veem um advogado, desejam consultá-lo sobre algum problema relativo a patrimônio ou a rixas pessoais; ao avistarem um templo, lembram-se da Força que anima o Universo. A sua viagem não deve ser de entretenimento, e sim para o emprego do seu discernimento. Não usem essas peregrinações para fazer piqueniques ou comprar lembranças, roupas e raridades nas lojas das cidades que visitarem. Prestem mais atenção à necessidade de ocupar a mente com experiências sagradas sobre as quais possam refletir depois que retornarem ao silêncio dos seus lares. Quando estiverem em um lugar sagrado, pensem no Divino Morador que ali habita. Além disso, não se envolvam com os aspectos negativos que porventura existam nos locais para onde forem. Busquem a companhia dos bons e andem em meio ao que é sagrado e ao que santifica. Foi para isso que vieram de tão longe. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1962)

Sri Sathya Sai Baba

04 agosto de 2022

A ignorância não existe sozinha; ela tem um filho, que é o ego. Esse demônio, por sua vez, tem dois filhos: o apego ou atração e o impulso; ou seja, a paixão e o desejo, que estão estreitamente inter-relacionados. Como é a paixão, assim é o desejo; eles são irmãos. Por meio do apego, surgem os sentimentos de “eu” e de “meu”. Tais sentimentos provocam os desejos, os quais, por sua vez, geram preocupação. Consequentemente, para remover o ego, o apego e o impulso têm que ser aniquilados. Isso significa que a ignorância deve ir embora, pois somente assim o ego poderá ser eliminado. E como destruir a ignorância e desenvolver a sabedoria? Eis a questão! A resposta é a seguinte: por meio da meditação. Subjugar a ignorância, o ego, o apego e o impulso traz a liberação para o indivíduo. (Dhyana Vahini, cap. 11)

Sri Sathya Sai Baba

05 agosto de 2022

O Ser Interno é o oceano; a Natureza é apenas uma onda desse vasto, perene e ilimitado oceano, e a alma individual é somente uma gota dessa onda! Vocês não podem abandonar a onda ou o mar; só podem fundir no mar o nome e a forma da gota. Uma vez que penetrem nas profundezas do mar, tudo é calma e paz! Agitação, ruídos e confusão existem apenas na superfície. De igual modo, nos recessos mais profundos do coração há um reservatório de paz no qual vocês devem buscar refúgio. Existem três tipos de pessoas: as letárgicas, que são como bolas de ferro, impermeáveis a qualquer influência que as suavize; as ativas, que, à semelhança do algodão, absorvem, mas não mudam a própria natureza; e as puras, que se derretem como manteiga diante da alegria ou da tristeza do próximo ou quando se mencionam os Jogos Divinos do Senhor! Estas pessoas mergulham profundamente na fonte e na origem da compaixão. (Discurso Divino, 27 de setembro de 1960)

Sri Sathya Sai Baba

6 agosto de 2022

A mente instável vagueia por todos os lados, mas é possível fixá-la em um determinado ponto por meio da prática constante e treinamento persistente na disciplina espiritual. Essa condição é chamada de concentração unidirecionada; há quem se refira a ela apenas como concentração. O fluxo ininterrupto de óleo ao passar de um recipiente para outro é um excelente símbolo do processo mental denominado concentração. Para os iniciantes na prática espiritual, a concentração parece muito difícil de ser alcançada porque, após terem obtido algum progresso, eles geralmente não continuam a praticá-la. Simplesmente a abandonam, apesar de não terem paz de espírito nos dias em que se abstêm da prática espiritual. A concentração dota os indivíduos de alegria divina, sabedoria imensurável, visão interior, percepção das verdades mais profundas, entendimento mais claro e harmonia com a Divindade. A ciência da disciplina espiritual é mais admirável que os três mundos! (Dhyana Vahini, cap. 13)

Sri Sathya Sai Baba

7 agosto de 2022

É quando vocês se encontram em uma situação desesperadora que invocam o Senhor, esquecendo o seu orgulho e egoísmo. Os Pandavas estavam tão tomados pelo infortúnio, no sentido mundano, que se mantinham sempre em oração. Se Eu lhes tivesse dado todos os confortos e oportunidades, vocês não teriam vindo a Puttaparthi. Os problemas são as iscas com as quais os peixes são puxados da água. Kunti pediu a Krishna que continuasse a dar a ela e aos seus filhos todo tipo de sofrimento para que lhes pudesse conceder incessantemente a Sua Graça. Thirumalachar chamou essa atitude de oferenda do Ser Interno. Contudo, se o Ser Interno é o próprio Deus, o que se quer dizer com “oferecê-Lo a Si mesmo”? O que vocês oferecem aos Seus Pés é o seu egoísmo! Ofereçam todo o orgulho, toda a sensação de separação, toda a ilusão e todo o apego gerados pelo egoísmo! Essa é a adoração que devem fazer! Tragam-Me todo o mal que há em vocês e deixem-no aqui. Levem de Mim o que Eu tenho – Amor. (Discurso Divino, 27 de setembro de 1960)

Sri Sathya Sai Baba

8 agosto de 2022

Todos os corações são a Sua propriedade, tudo é o Seu domínio. Mas, assim como o aristocrata se senta apenas em um local limpo, ainda que toda a área lhe pertença, o Senhor se instalará somente em um coração purificado. O Senhor disse a Narada: “Onde quer que os Meus devotos cantem o Meu Nome, Eu ali Me instalarei”. Devo dizer-lhes que vocês têm mais sorte que as gerações anteriores. O mérito acumulado em muitas vidas passadas deve ter-lhes garantido tal sorte. Vocês têm a Mim, e é o seu dever agora desenvolver esse relacionamento que conquistaram por mera boa sorte. As bananas-da-terra e as mangas são mantidas em palha ou grama seca enquanto ainda estão verdes, ou então em um local fechado, para que o calor as faça amadurecer e ficar saborosas. A meditação em Deus também lhes provê a temperatura certa para que amadureçam e se tornem doces e saborosos. (Discurso Divino, 27 de setembro de 1960)

Sri Sathya Sai Baba

9 agosto de 2022

A palavra “Islã”, em persa, significa "rendição ou paz". O significado interno desse termo é que o homem deve se render a Deus e viver em paz com os seus semelhantes. O livro sagrado do Islã, o Alcorão, contém muitos preceitos sagrados. Um deles é o Salat, que determina que se adore a Deus com fé inabalável. Outro preceito é o Zakat, que exorta o crente a praticar a caridade para levar alívio aos necessitados ou aos aflitos. Nas Escrituras da Índia um dever semelhante também foi estabelecido na máxima que diz: “É meritório ajudar o próximo; traz demérito causar dano a outrem”. No entanto, esquecendo-se dessa verdade fundamental, os seguidores de cada fé levantaram barreiras baseadas em diferenças de credo que eram, na realidade, verbais e não fundamentais. Hoje vários tipos de diferenças estão surgindo entre as religiões, o que não é bom. Todos devem basear a sua vida na moralidade e nas verdades divinamente ordenadas e esforçar-se para promovê-las. (Discurso Divino, 23 de julho de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

10 agosto de 2022

A imortalidade é a verdadeira libertação! A visão sagrada é o primeiro passo. Considerem tudo o que veem como divino. Deixem a sua visão ser inundada pelo amor. Uma visão repleta de amor é a marca de um verdadeiro ser humano. Todos são um; sejam iguais para com todos. Vocês só poderão entender a unidade na diversidade quando desenvolverem uma visão sagrada. Ela os fará perceber a presença da Divindade em tudo. Os Vedas declaram: “A Verdade é uma só, mas os sábios se referem a ela de muitas maneiras”. Vejam o mundo com a visão da Verdade. Todos são um; todos são essencialmente divinos. Abandonem a multiplicidade para alcançar a unidade. Vedanta declara que o Princípio do Ser Interno é a unidade subjacente na diversidade. As lâmpadas são muitas, porém a mesma corrente flui por todas elas. Igualmente, o Princípio do Ser Interno existe em todos. A incapacidade do ser humano de compreender esse princípio de unidade é a causa da sua ignorância. A verdadeira natureza humana reside em compreender a unidade na multiplicidade. (Discurso Divino, 7 de maio de 2001)

Sri Sathya Sai Baba

11 agosto de 2022

Quando Lakshmana desmaiou no campo de batalha, Rama lamentou-se, dizendo: “Se Eu fosse procurar no mundo, poderia encontrar outra esposa como Sita, uma mãe como Kausalya, mas não um irmão como Lakshmana”. Assim Rama, profundamente comovido pelo amor fraternal de Lakshmana, enalteceu as suas qualidades. Há muitas famílias no mundo nas quais os pais, irmãos e irmãs têm demonstrado grandes ideais. Não duvidem que esses irmãos ideais ainda existam nos dias de hoje. Certamente existem. Pode haver diferenças momentâneas de opinião, mas eles sempre se amarão. Todo ser humano deve necessariamente envidar esforços para perceber o Princípio do Ser Interno, que está presente em todos. A doçura que é vivenciar o Ser Interno é inigualável. O que se deve alcançar, no campo espiritual, é a experiência da bem-aventurança do Ser Interno. Aquele que percebe a Divindade inerente à humanidade é um verdadeiro ser humano. O Ser Interno não tem uma forma específica. É pleno de amor e bem-aventurança. Isso tem que ser percebido e experimentado por todo indivíduo. (Discurso Divino, 17 de outubro de 2003)

Sri Sathya Sai Baba

12 agosto de 2022

Somente aqueles que controlam a própria mente podem ser chamados de seres humanos. Muitas pessoas neste mundo têm uma educação refinada; outras dominaram várias formas de conhecimento e estão envolvidas em tarefas grandiosas. Elas, no entanto, não podem ser chamadas de seres humanos, no verdadeiro sentido do termo, se não tiverem controle sobre as suas mentes. Todos os tipos de pensamentos– bons e maus – surgem na mente. Vocês devem mantê-la distante de tudo o que é nocivo, acolhendo apenas o que é bom. Jamais permitam que ela se associe a algo ruim. Deve-se dar à mente a máxima importância, mas muitos não lhe dão o devido valor. Aquele que considera a sua mente como a base da sua vida é um verdadeiro ser humano. Aquele que a deixa à mercê dos seus caprichos e fantasias é, na realidade, um macaco e não um ser humano. Vocês devem fazer da sua mente o centro da sua consciência. (Discurso Divino, 6 de maio de 2007)

Sri Sathya Sai Baba

13 agosto de 2022

O que quer que vocês falem não deve causar nenhuma perturbação aos outros. Deve ser verdadeiro e também agradável. Vocês nem sempre podem agradar, mas sempre podem falar gentilmente. A fala sagrada é uma manifestação da Divindade. Deus existe na forma do Som do Absoluto. A Divindade é representada de oito formas: a Personificação do Som, da Mobilidade e Imobilidade, da Luz, da Fala, da Eterna Bem-Aventurança, da Suprema Majestade, da Ilusão e da Riqueza. Não permitam, sob nenhuma circunstância, que o seu falar seja manchado pela rispidez. Jamais fiquem agitados. Quando entenderem que todos são um, não haverá lugar para a agitação. Todos os corpos são como espelhos que lhes mostram o seu próprio reflexo. Como podem sentir raiva do próprio reflexo? Falem amorosamente. Não há Divindade maior que o amor. Quando encherem os seus corações de amor, os seus pensamentos, a sua visão, as suas palavras e os seus atos serão impregnados de amor! (Discurso Divino, 7 de maio de 2001)

Sri Sathya Sai Baba

14 agosto de 2022

Vocês trabalharam arduamente, ganharam dinheiro e o depositaram em um banco para que estivesse protegido e em segurança. Sem dúvida, o dinheiro lhes pertence, mas o banco não o entregará a vocês simplesmente porque o solicitaram. Existem certas regras e regulamentos para a retirada de dinheiro do banco. Vocês só poderão sacá-lo se assinarem um cheque e o entregarem ao gerente. Similarmente, vocês deixaram o “dinheiro” de ações meritórias depositado com Deus, o Gerente do Banco Divino. Aponham a assinatura do amor no cheque do sacrifício e o entreguem a Ele. Só então Ele lhes conferirá a riqueza da Sua graça. Este é o caminho régio para alcançar a paz e a pureza; ele, em última análise, conduz à Liberação. Embora Deus seja a personificação do sacrifício e o “dinheiro” pertença a vocês, existe um procedimento adequado para que o recebam. “Dinheiro” aqui não significa cédulas de papel-moeda, e sim o “dinheiro” da graça, da sabedoria e da retidão. (Discurso Divino, 7 de maio de 2001)

Sri Sathya Sai Baba

15 agosto de 2022

Mantendo a consciência do Ser Interno em primeiro plano, vocês poderão realizar qualquer ato e estarão agindo com liberdade. Não existem dois tipos de liberdade – a individual e a espiritual. A própria espiritualidade é liberdade. Qualquer conversa sobre liberdade para os seres humanos neste mundo dos fenômenos pode se referir apenas a uma liberdade insana ou egoísta. Também é possível usar essa palavra em relação a certos relacionamentos, como a atitude de um homem para com seu filho ou esposa. Tal liberdade, no entanto, se exercida de maneira autoritária, só pode ser descrita como um arremedo de liberdade. É um sinal de insensatez. Não é próprio de alguém que se diz humano comportar-se de maneira tão egoísta. O ser humano só poderá atingir um nível mais elevado se abandonar essa conduta egoísta. Vocês precisam reconhecer que devem conceder aos outros o mesmo grau de liberdade que reivindicam para si mesmos. A liberdade é, portanto, interdependente; não pode ser absoluta ou irrestrita. (Discurso Divino, 31 de maio de 1990)

Sri Sathya Sai Baba

16 agosto de 2022

Todas as religiões têm enfatizado a pureza de coração e declarado que, sem um coração puro, todos os exercícios espirituais são destituídos de valor. Como é possível alcançar essa pureza se a mente está cheia de egoísmo? Pode-se limpar o corpo com água, mas só se consegue purificar o coração entoando o Nome do Senhor. Prahlada, o filho de um rei demônio; Jatayu, uma ave; e um animal como Gajendra, o senhor dos elefantes – eles se redimiram ao confiar no Nome do Senhor. Enquanto o ser humano estiver cheio de ego e confiar apenas na própria força, o benefício da graça do Senhor não chegará até ele. Somente quando Gajendra declarou que não conhecia ninguém, além de Deus, que pudesse salvá-lo nesta ou em outra vida, é que o Senhor se apressou em socorrê-lo. (Discurso Divino, 22 de junho de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

17 agosto de 2022

A mente planeja e executa inumeráveis ações e percorre vastas extensões em um piscar de olhos! Ela opera com velocidade inimaginável. Concebe um objeto, distrai-se com ele um pouco e logo o descarta por outro mais atraente; foge em sua direção e começa a dar importância a ele! O aspirante espiritual tem que estar sempre vigilante a essa tendência da mente. Quando ela esvoaçar de um objeto a outro, deve-se trazê-la de volta ao caminho e ao objeto certos. Esta é a prática espiritual correta, o caminho da concentração e da meditação. Se, entretanto, o aspirante não luta para alcançar essa concentração unidirecionada e deixar a mente à vontade, seguindo os próprios caprichos, um após o outro, o processo merece ser chamado de “meditação do macaco” – um tipo de meditação que é, na verdade, muito prejudicial ao progresso espiritual! (Dhyana Vahini, cap. 13)

Sri Sathya Sai Baba

18 agosto de 2022

O Princípio de Krishna deleita-se na alegria. O Princípio de Rama é baseado no conceito do dever. O Ramayana destina-se a promover o reino da Verdade e da Retidão na Terra. O propósito do Avatar Krishna foi dar ao mundo uma mensagem perene. Ele não buscou nem manteve nada para si. Entregou tudo ao povo. Após matar Kamsa, o seu tio materno, instalou no trono Ugrasena, o pai do tio. Não ambicionou o reino. Tornou-se amigo dos Pandavas, derrotou os Kauravas e coroou Dharmaja imperador. Não se fez rei. Krishna foi um rei sem coroa, porém foi o Rei dos reis. Não teve o seu próprio reino, mas reinou sobre o coração de milhões. Esta é a verdade profunda proclamada pelo Princípio de Krishna. Se vocês investigarem profundamente, descobrirão que cada avatar encarnou para transmitir uma Mensagem própria e realizar uma determinada Missão. (Discurso Divino, 4 de setembro de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

19 agosto de 2022

Diz-se que Krishna nasceu em Gokula, cresceu em Brindavan, seguiu para Mathura e, finalmente, estabeleceu a Sua morada em Dvaraka. O significado disso para o aspirante espiritual é o seguinte: “Deixe Krishna nascer na Gokula da sua mente; crescer, brincar e fazer as suas travessuras na Brindavan do seu coração; instalar-se na memória de Mathura; e, por fim, governar sobre a Consciência imperturbável como o Senhor e Mestre de Dvaraka”. A bem-aventurança inabalável é o resultado final do estabelecimento do Seu Reino em Dvaraka, em meio às ondas. Krishna só poderá nascer na mente do ser humano quando três pré-requisitos forem cumpridos! Impregnem a mente de devoção, iluminem completamente o intelecto com a Sua glória e façam do corpo o instrumento para a prática da Retidão, de virtudes morais. A devoção é o rei, e a sabedoria e o desapego são os seus dois ajudantes de ordens. Sem a companhia de ambos, o rei não estará em completa segurança. (Palavras de Sathya Sai, vol. 6, cap. 24)

Sri Sathya Sai Baba

20 agosto de 2022

“Krish’” significa atrair, chamar para si. Krishna afasta a mente dos desejos sensoriais; esse é um modo pelo qual a atração acontece. Ele atrai a mente para Si e, assim, os desejos são afastados de tudo o mais, pois qualquer outra coisa é inferior, menos valiosa. Krishna satisfaz a sede mais profunda de paz, alegria e sabedoria do ser humano. Eis por que a sua pele é azul-escura como uma nuvem de chuva. A própria visão da nuvem carregada de chuva é muito refrescante. Ele tem olhos, mãos e pés de lótus. O lótus evoca lagos plácidos, calmos e profundos de água límpida que sacia a sede. Quando a sede por Krishna é saciada, alcança-se a mais elevada bem-aventurança; não existem mais necessidades, não existem mais desejos, falhas ou declínio. O desejo por bebidas inferiores, que somente faz aumentar a sede, desaparece quando se experimenta a doçura do Nome e da recordação de Krishna. (Palavras de Sathya Sai, vol. 6, cap. 24)

Sri Sathya Sai Baba

21 agosto de 2022

“O verdadeiro amor é uma expressão da Divindade. Tal como a bússola do marinheiro, ele sempre aponta para o Divino onde quer que esteja. Assim como o óleo faz uma lamparina queimar, o amor ilumina a própria vida. O que se chama de amor na vida mundana comum não é absolutamente amor verdadeiro. É apenas uma forma de apego baseada em relações humanas na família ou na sociedade. O verdadeiro amor é puro, altruísta, destituído de orgulho e repleto de bem-aventurança. Só se pode obter esse amor por meio do amor. Todos os apegos mundanos não constituem amor verdadeiro; eles são transitórios. O amor puro e eterno surge do coração. Na verdade, ele existe sempre e tudo permeia. Como pode o ser humano ser incapaz de reconhecer esse amor que tudo permeia? É porque o seu coração se tornou estéril e poluído. Está cheio de todos os tipos de desejos, sem espaço para que nele entre o amor puro e imaculado. Somente quando os apegos mundanos forem expulsos do coração haverá lugar para que o verdadeiro amor ali habite e cresça. (Discurso Divino, 27 de julho de 1996)

Sri Sathya Sai Baba

22 agosto de 2022

Quando vocês meditam sobre um objeto, digamos, sobre uma mesa, os seus pensamentos se concentram na madeira de que é feita, no seu tamanho e medidas, no seu estilo e modo de fabricação e assim por diante. Não se deve permitir nenhum outro pensamento relacionado a qualquer outra coisa. Se o pensamento pairar sobre um berço, por exemplo, não apenas a ideia a respeito da mesa se tornará nebulosa, mas também se imaginará o berço de forma incompleta. Ambas as imagens serão confusas. O estado de espírito deve ser unidirecionado. Similarmente, quando se medita sobre a Forma do Senhor, a mente deve concentrar-se em cada parte da Forma e na sua beleza e esplendor, e essas ideias devem ser coordenadas e combinadas na imagem completa. Esse é o modus operandi da meditação. A realização persistente dessa meditação resultará no surgimento de uma Forma particular. Contemplá-la, olhar para ela e vê-la durante dias seguidos os levará, finalmente, a um estágio no qual a Forma desaparecerá e vocês se esquecerão de si mesmos. Esse é o estágio da supraconsciência. (Dhyana Vahini, cap. 13)

Sri Sathya Sai Baba

23 agosto de 2022

Vocês só poderão obter a vitória mediante rigorosa disciplina espiritual. A disciplina espiritual é mais árdua que a disciplina física. Imaginem o tremendo esforço da equilibrista que anda na corda esticada de um lado a outro do picadeiro sob a lona do circo. Afinal de contas, o seu ganho é de apenas algumas rupias. A mesma firmeza e esforço sistemático, direcionadas a uma recompensa maior, poderão dotá-los de estabilidade mental e vocês serão capazes de manter o equilíbrio sob as circunstâncias mais adversas ou nocivas. Os órgãos de percepção são mais importantes para este tipo de disciplina espiritual que os órgãos de ação; o intelecto, por sua vez, é mais importante que todos os outros instrumentos internos dados ao ser humano. Façam do intelecto o mestre da sua mente e vocês não falharão; o fracasso só ocorrerá se os sentidos estabelecerem domínio sobre a mente. (Discurso Divino, 20 de fevereiro de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

24 agosto de 2022

Enquanto estiverem fazendo meditação, não permitam que a mente se afaste do objetivo. Sempre que, repentinamente, ela se desviar para outra direção, devem reconduzi-la à Forma sobre a qual estiverem meditando. Finalmente, se assim o desejarem, todas as coisas poderão ser incluídas nessa mesma Forma! Inicialmente, entretanto, vocês devem meditar apenas sobre uma única Forma. Não devem mudar, a cada dia, de uma Forma para outra. Além disso, durante a prática espiritual, não devem se entregar a pensamentos sobre coisas das quais não gostem, que lhes causem dor ou que abalem a sua fé. Se alguns deles surgirem, aprendam a acolhê-los aos poucos, como pensamentos benéficos, procurando apreender o que há de bom neles, ao invés do que há de ruim. É claro que a mente é inerte. Assim como a água, que é matéria inerte, começa a brilhar quando é colocada ao sol, a mente inerte toma emprestada a refulgência do Ser Interno e se manifesta como se tivesse consciência. O intelecto se reflete na mente e, assim, é como se ela também fosse inteligente, isso é tudo. A verdadeira natureza da mente é a ignorância. (Dhyana Vahini, cap.13)

Sri Sathya Sai Baba

25 agosto de 2022

Encarem a alegria e a dor como professores de coragem e equilíbrio. O sofrimento é um lembrete amigável, um bom capataz e até mesmo um professor melhor que a alegria. O Senhor concede tanto proteção como punição; como poderia Ele ser o Senhor se não insistisse em rigorosa prestação de contas e estrita obediência? Vocês estão tão distantes do Senhor quanto pensam estar, e tão próximos a Ele quanto sentem que estão. Bem, deixem-me dizer-lhes o seguinte: a distância entre Mim e vocês é a mesma distância de vocês em relação a Mim, não é? No entanto, reclamam que estou longe, longe de vocês, embora estejam se aproximando cada vez mais. Como isso é possível? Eu estou tão perto de vocês quanto vocês de Mim! Essa proximidade é conquistada pela devoção, que só poderá ser constante depois que vocês se libertarem do "eu" e do "meu". (Discurso Divino, 20 de fevereiro de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

26 agosto de 2022

Os sentidos nada podem fazer por si sós. Eles não são independentes. Se a mente for dominada, os sentidos também poderão ser controlados. Algumas pessoas se submetem ao mero ascetismo dos sentidos a fim de controlar a mente! Elas desconhecem a verdadeira disciplina necessária. A verdadeira disciplina consiste na destruição do desejo. Por mais vigilantes que sejam as sentinelas, um ladrão esperto poderá, ainda assim, roubar de muitas maneiras surpreendentes. De igual modo, por mais habilmente que vocês tentem controlar os sentidos, a mente os arrastará para o seu lado e realizará os seus desejos por meio deles! Observem como o sábio Vishvamitra, apesar das suas austeridades, sucumbiu diante das artimanhas das ninfas celestiais enviadas por Indra para tentá-lo. Se a porta externa estiver fechada, mas alguém tiver deixado a interna destrancada, a calamidade será certa! No entanto, se ambas as portas, tanto a externa quanto a interna, estiverem aferrolhadas com segurança, vocês poderão dormir tranquilos, pois nenhum ladrão, por mais esperto que seja, encontrará facilidade para entrar e causar dano. (Dhyana Vahini, cap. 13)

Sri Sathya Sai Baba

27 agosto de 2022

A característica especial da cultura indiana é que nela a maneira de vestir e a conduta, a língua e a literatura, o modo e o estilo de vida, os ideais e as instituições estão todos em sintonia com o progresso espiritual do ser humano, enfatizando a superioridade do espírito sobre o corpo e do sutil sobre o denso. Tudo está subordinado a essa tarefa suprema. O corpo deve ser alimentado e preservado de doenças. Por que motivo? Para que esteja apto a praticar a disciplina espiritual. E com que finalidade? Para a percepção da verdade sobre si mesmo. O sutil é o alicerce do denso, e o Divino é o alicerce do humano. A cultura indiana volta o seu olhar para o alicerce, não para aquilo que foi construído sobre ele. Essa perspectiva foi, durante muito tempo, a perspectiva natural e, na realidade, automática de cada indiano. Ela foi transmitida no colo da mãe; no campo pelo pai; na escola pelo professor; pelos vizinhos, amigos e parentes; por velhos e jovens; e por tudo o que era feito, escrito ou falado por aqueles ao seu redor. (Discurso Divino, 20 de fevereiro de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

28 agosto de 2022

O aspirante espiritual deve estabelecer domínio sobre os sentidos externos. Então a mente, imersa na sucessão contínua da relação sujeito-objeto, tem que ser controlada por meio da paz e do desapego. Quando se faz isso, pode-se experimentar a verdadeira bem-aventurança espiritual e visualizar o Ser Interno em Sua verdadeira Forma. Por esse motivo, Krishna disse uma vez a Arjuna: “Aqueles que aspiram a ter domínio sobre os sentidos devem ter absoluta fé em Mim”. Os sentidos são sempre extrovertidos por natureza; eles são ávidos por contatos externos. Consequentemente, estão sempre arrastando o ignorante em direção a objetos exteriores. Assim sendo, o aspirante espiritual, dotado de discernimento e desapego, deve colocar obstáculos no caminho dos sentidos para o mundo exterior e suprimir os seus impulsos, tal como faz o cocheiro com os impetuosos corcéis, mediante o manejo do chicote e das rédeas. Sentidos descontrolados causam grandes danos. Aqueles que estão sob o seu comando não podem se envolver na meditação, nem por um segundo sequer! (Dhyana Vahini, cap 13)

Sri Sathya Sai Baba

29 agosto de 2022

Quando um prisioneiro é transferido de um local para outro, é acompanhado por dois policiais, não é mesmo? Quando o ser humano, que é um detento nesta prisão, se desloca de um lugar para outro, também é acompanhado pelo egoísmo e pelo apego. A partir do momento em que vocês se movimentarem sem esses dois, podem ter a certeza de que estão livres, libertos da prisão. Agora que Me referi à prisão e à vida prisional, deixem que lhes diga algo mais. Todos vocês estão cumprindo pena em uma prisão. Não adianta esperar por recompensa enquanto trabalham ali; vocês o fazem porque recebem ordens para isso e, além do mais, têm que trabalhar bem. Não podem alegar que as recompensas não foram distribuídas de forma justa e tampouco têm o direito de abandonar as tarefas que lhes foram designadas! Se o fizerem, o tempo a que foram sentenciados será aumentado ou vocês serão transferidos para outra prisão. Por outro lado, se aceitarem tranquilamente a sentença e executarem o seu trabalho sem reclamar ou resmungar, terão a sua pena reduzida e serão postos em liberdade com um atestado que lhes garantirá uma vida feliz, sem serem importunados! (Discurso Divino, 20 de fevereiro de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

30 agosto de 2022

O significado do Vinayaka Chaturthi, festival celebrado em louvor a Ganesha, é explicado de diferentes maneiras. É possível transplantar a cabeça de um elefante para um corpo humano? O significado esotérico da imagem de Ganesha é o seguinte: Ele recebeu a cabeça de um elefante porque é conhecido pela Sua extraordinária inteligência. O elefante é um símbolo de extrema inteligência. Na linguagem comum, descreve-se uma pessoa inteligente como alguém que tem “a inteligência do elefante”. Chama-se Ganapati (Ganesha) de “Vinayaka, o Sábio” e de “Vinayaka, o Realizado''. Há, portanto, um significado interno para cada Nome e Forma. Normalmente, a cabeça de um elefante em um corpo humano deveria apresentar uma imagem desprovida de beleza. No entanto, qualquer um pode ver que a cabeça de elefante de Ganesha tem uma atração própria. É um símbolo de inteligência extraordinária e de capacidade intelectual. (Discurso Divino, 15 de setembro de 1988)

Sri Sathya Sai Baba

31 agosto de 2022

O ser humano frequentemente imagina ter realizado muitas coisas. Ilude-se ao supor que tudo aquilo que conquista se deve inteiramente aos seus próprios esforços e habilidades. Esquece-se do fato de que existe um poder superior que é a força que o leva à ação e também o autor dos seus resultados. Tal é a natureza primária da ilusão. Com o propósito de libertar o ser humano dessa ilusão e capacitá-lo a se dar conta da sua natureza divina inerente, os antigos sábios ensinaram uma oração dirigida a Vinayaka. Ele é invocado, nessa oração, como “Aquele que está vestido de branco, a tudo permeia e tem a pele da cor das cinzas, quatro braços e um semblante sempre agradável”, “Aquele no qual se deve meditar para a remoção de todos os obstáculos”. Vinayaka é a deidade que remove todas as más qualidades, infunde boas qualidades e confere paz ao devoto que sobre Ele medita. (Discurso Divino, 12 de setembro de 1991)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page