Pensamento para o dia - agosto 2020

1° de agosto de 2020

“Não lamente o fato de que o Senhor o está colocando sob as provações dos testes, pois só quando você é posto à prova é que pode ter certeza de seu sucesso ou ficar consciente de suas limitações. Você poderá então se concentrar em suas deficiências e prestar mais atenção, e assim poderá ser bem sucedido quando for testado novamente. Bons alunos não estudam para a prova na última hora; eles estudam com muita antecedência e ficam prontos com o conhecimento necessário, e a coragem e confiança vindas desse conhecimento e habilidade. Aquilo que foi estudado com bastante antecedência deve ser passado e repassado em sua mente antes do exame, essa é toda a preparação necessária! Esse é o caminho para a vitória.” (Divino Discurso, Shivaratri, março de 1963)

Sathya Sai Baba

2 de agosto de 2020

“Prahlada disse a seu pai, Hiranyakashipu: ‘você deseja conquistar os três mundos, mas está falhando em conquistar seus sentidos!’ Tenha atenção! Se você não dominou seus inimigos internos como a raiva, ódio etc., como você espera conquistar seus inimigos externos? Os inimigos internos podem ser conquistados somente de uma forma — através do amor! É essencial tornar nossa vida proveitosa através da prática do amor, dominando os seis inimigos internos (desejo, raiva, inveja, ganância, ego e luxúria) e dedicar todas as nossas ações a Deus. O mundo está em turbulência. Neste momento, é o dever de todo devoto conscientizar-se da paternidade de Deus e da irmandade da humanidade, e combater as forças malignas que estão causando inúmeros problemas à humanidade. Recorrendo à poderosa arma do amor, cada um deve tentar servir a humanidade e erradicar as forças da violência e da iniquidade, que estão exacerbadas hoje.” (Divino Discurso, 23 de novembro de 1986)

Sathya Sai Baba

3 de agosto de 2020

“Dizemos que todos são nossos irmãos e irmãs, mas quantas pessoas estão colocando esse ideal em prática? Nossas ações devem estar em harmonia com nossas palavras. Jesus ensinou ‘a fraternidade entre os homens e a paternidade de Deus’. Essa verdade é também a cultura de Bharat. Você pode não ter riqueza material; é suficiente que você tenha autoconfiança e autorrespeito. Respeite todos. Ofereça namaskar (reverências) de todo o coração aos mais velhos. Qual o significado do namaskar? Quando você faz o namaskar, você junta suas palmas e as traz perto de seu coração. Os cinco dedos de cada mão simbolizam os cinco sentidos da ação (karmendriyas) e os cinco sentidos da percepção (jñanendriyas). Esses dez sentidos devem seguir as ordens de seu coração (consciência). Esse é o verdadeiro namaskar. Todos os dias, plante as sementes dos bons pensamentos, regue-as com boas ações e remova as ervas daninhas das más qualidades. Somente então você poderá colher a bem-aventurança.” (Divino Discurso, 16 de maio de 2002)

Sathya Sai Baba

4 de agosto de 2020

“O Senhor dotou-os com toda Sua riqueza e divinas potencialidades. Vocês são herdeiros dessa riqueza. Vocês têm que descobrir o que ela é. A riqueza de Sai é o Amor puro, altruísta e ilimitado. Essa é a verdade. Não são os prédios que vocês veem aqui que são a riqueza de Sai. É somente o Amor puro e não egoísta. Vocês devem herdar esse amor, preencher-se com ele e oferecê-lo ao mundo. Essa é a sua suprema responsabilidade como devotos de Sai. O que podem vocês oferecer ao Senhor, que é onipotente, onipresente e onisciente? As várias coisas que vocês oferecem a Deus são dadas por ilusão. Encarnações do Divino! Para alcançar o Senhor, o Amor é o caminho mais fácil. Da mesma forma como vocês podem ver a Lua somente através da luz da Lua, Deus, que é a encarnação do Amor, pode ser alcançado através do Amor. Considerem o Amor como seu alento vital. O Amor foi a primeira qualidade a emergir no processo da Criação. Todas as outras qualidades vieram depois dele. Portanto, preencham seus coração com Amor e fundamentem suas vidas nele!” (Divino Discurso, 23 de novembro de 1986)

Sathya Sai Baba

5 de agosto de 2020

“Vocês não podem ter somente prazer. O prazer é um intervalo entre dois períodos de dor. Eles são como luz e sombra. Vocês devem se esforçar para olhar para ambos com equanimidade. As pessoas querem ter tudo o que desejam e ficam desiludidas e desapontadas. O farol de esperança para este oceano da vida é Deus, que é a única entidade permanente. Esse farol nunca falha. Assim, vocês devem se engajar em atividades sagradas com intensa devoção. Encarnações do Divino Atma! Passem suas vidas nutrindo pensamentos sagrados, ouvindo coisas boas, falando boas palavras e fazendo boas ações. Se vocês todos adotarem esse caminho, a felicidade e a prosperidade reinarão no mundo. Nenhum governo ou político, ou qualquer um no mundo, pode protegê-los de problemas e desastres. Há somente um que pode protegê-los e este é o Supremo Senhor. Para buscar Sua proteção, todos vocês devem orar de coração: ‘que todas as pessoas no mundo desfrutem de bem-aventurança’.” (Divino Discurso, 14 de abril de 1993)

Sathya Sai Baba

© © 2016-2020 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.