top of page
Pensamento para o dia - abril 2022

01 abril de 2022

Assim como se precisa de sabão para limpar este corpo externo, a repetição do Nome Divino, a meditação e a recordação do Senhor são necessárias para limpar a mente interna. Assim como se precisa de alimento e bebida para manter o corpo forte, a contemplação do Senhor e a meditação no Ser Interno são necessárias para fortalecer a mente. Sem esse alimento e bebida, a mente se agitará para um lado e para o outro. Enquanto as ondas estiverem agitando a superfície, não se poderá ver o fundo. Se as ondas do desejo agitarem as águas da mente, como se poderá ver a base - o Ser Interno? A oscilação produz as ondas e é causada pela falta de alimento e bebida. Portanto, limpem a mente com a contemplação do Senhor e a alimentem com a meditação no Ser Interno. Somente a meditação e a prática espiritual podem purificar as profundezas da mente e dar-lhe força. Sem pureza e força, o Ser Interno retrocede na distância e a paz escapa. (Dhyana Vahini, cap. 5)

Sri Sathya Sai Baba

02 abril de 2022

As pessoas saúdam o Ano Novo como se ele viesse lhes trazer novos benefícios. O bem ou o mal, os ganhos ou as perdas, a fama ou a infâmia que as pessoas vivenciam não são o resultado da passagem dos anos, e sim as consequências das suas próprias ações. O nome do ano é um dos Nomes de Deus porque Deus está associado ao tempo. Ele também é conhecido como o Espírito do Tempo. Assim, não devemos considerar o Senhor, que é o Espírito do Tempo, como capaz de nos causar bem ou mal. As nossas ações, boas ou más, frutificam de acordo com a sua natureza. Não há necessidade de se esperar um novo ano para trazer novidades. Cada momento é novo. Muitos estão se perguntando que problemas e perdas o novo ano trará, mas o ano não é responsável por todos os nossos problemas e dificuldades. A única responsável é a nossa conduta. Se as nossas ações forem boas, os resultados serão bons. (Discurso Divino, 7 de abril de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

 

03 abril de 2022

Deus não reside em nenhum lugar distante. Ele é o residente do nosso coração. Krishna respondeu ao chamado de Draupadi no momento em que ela apelou para Ele como o Morador Interno do seu coração. Certa vez, Narada perguntou a Vishnu para onde deveria dirigir o seu apelo a fim de alcançar o Senhor o mais rapidamente possível. O Senhor respondeu: "Onde quer que os Meus devotos cantem em Meu louvor, Eu ali estarei". O Senhor habita em nossos corações. Deve-se manter o coração puro e santo; assim ele se torna o próprio Céu, cheio de alegria. O Céu e o inferno não estão em nenhum outro lugar. Quando vocês estão felizes, isso é o paraíso; quando estão infelizes, isso é o inferno. Se desejam experimentar alegria, encham a mente de pensamentos em Deus. Onde há Deus, há bem-aventurança. Essa bem-aventurança divina é descrita de muitas maneiras, mas ela é uma única e mesma coisa. Similarmente, Deus é chamado por diferentes Nomes, de acordo com o contexto e o papel desempenhado pelo Divino. Ele é o Único Supremo adorado sob diferentes Nomes. (Discurso Divino, 17 de março de 1991)

Sri Sathya Sai Baba

 

04 abril de 2022

Rama é a abelha que suga o mel da devoção do lótus do coração. A abelha solta as pétalas da flor sobre a qual pousa; Rama, porém, aumenta a sua beleza e fragrância! Ele é como o Sol, que atrai a água para si com os seus raios e, acumulando-a sob a forma de nuvens, a envia de volta como chuva para saciar a sede da Terra! Rama, o místico e potente som, nasce no umbigo, sobe até a língua e dança alegremente sobre ela! A declaração védica “Tu és Aquele” está encerrada em “Rama”, palavra que consiste em três sons: “Ra”, “aa” e “ma”. Destes, "Ra" simboliza "Aquele'' (Brahman, Deus), “ma” representa “Tu” (o indivíduo), e “aa”, que conecta os dois, é o símbolo da identidade entre ambos! A palavra "Rama'' também tem um significado numerológico: “Ra” conta como dois, “aa” como zero, e “ma” como cinco; então “Rama” totaliza sete, um número auspicioso. Temos sete notas musicais e sete sábios celestiais, e recitar "Rama'' continuamente durante sete dias é considerado especialmente proveitoso! (Discurso Divino, 16 de maio de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

 

05 abril de 2022

Os animais, como o gado e as aves, não podem mudar as qualidades adquiridas com o seu nascimento. O leão, por exemplo, nasce como um animal cruel. Vive e morre assim. O gato nasce com a qualidade de pegar ratos e matá-los. Vive com essas qualidades. Esses animais, por mais que tentem, não conseguem mudar as suas qualidades más e cruéis. Pode-se fazer um gato sentar-se em uma cadeira e lhe dar leite, coalhada e outros alimentos que promovem boas qualidades, na tentativa de convertê-lo, mas no momento em que ele vir um rato, pulará para matá-lo. Então um animal que nasce com qualidades cruéis não pode mudar, apesar dos nossos melhores esforços. O homem, no entanto, não é assim. Ele pode nascer com qualidades cruéis, porém o contato e a convivência com pessoas boas em um bom ambiente pode mudar essas qualidades. É neste contexto que se diz que entre todos os seres vivos nascidos de um ventre materno, o mais difícil é ter um nascimento humano. (Chuvas de verão, maio de 1977)

Sri Sathya Sai Baba

 

06 abril de 2022

O Ramayana deve ser lido não como o registro de uma trajetória humana, mas como a narrativa do advento e das atividades de uma encarnação Divina (Avatar). O indivíduo deve esforçar-se com determinação para perceber, por meio da sua própria experiência, os ideais revelados nessa narrativa. Deus é onisciente, onipresente e onipotente. As palavras que profere enquanto encarnado na forma humana e os atos que Se digna praticar durante a Sua jornada terrena são inescrutáveis e extraordinariamente significativos. As preciosas fontes da Sua mensagem facilitam o caminho da libertação para a humanidade. Não vejam Rama como um descendente da Dinastia Solar, o soberano do reino de Ayodhya ou o filho do imperador Dasharatha. Essas correlações são apenas acessórias e acidentais. Trata-se de um erro habitual dos leitores modernos, que só prestam atenção à relação pessoal e às associações entre os personagens da história que leem; não se aprofundam nos valores que eles representam e demonstram! (Ramakatha Rasavahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

07 abril de 2022

Rama é o Morador Interno em cada corpo. Ele é o Atma-Rama, a fonte de bem-aventurança existente em todo indivíduo. As suas bênçãos, jorrando desse manancial interno, podem conferir paz e bem-aventurança. Rama é a própria encarnação do dharma, a personificação de todos os códigos morais que mantêm a humanidade coesa em amor e unidade. A sua história, o Ramayana, ensina duas lições: o valor do desapego e a necessidade de cada um se tornar consciente do Divino existente em todo ser. A fé em Deus e o desprendimento de buscas materiais são as chaves para a liberação humana. Renunciem aos objetos dos sentidos e conquistarão Rama. Sita abandonou o luxo de Ayodhya para que pudesse estar com ele durante o período de "exílio"; porém, quando lançou olhares desejosos sobre o cervo dourado e almejou tê-lo para si, perdeu a presença de Rama. A renúncia leva à alegria, o apego traz a tristeza. Estejam no mundo, mas não sejam do mundo.  (Ramakatha Rasavahini, O Significado Interno)

Sri Sathya Sai Baba

08 abril de 2022

O néctar na história de Rama é como o rio Sarayu, que corre silenciosamente ao lado da cidade de Ayodhya, onde Rama nasceu e reinou. O Sarayu nasce no Lago da Mente dos Himalaias, assim como esta história nasce no lago da mente! A corrente que flui de Rama traz a doçura da compaixão; a que flui de Lakshmana (irmão e dedicado companheiro de Rama) tem a doçura da devoção. Assim como o rio Sarayu se junta ao Ganges e as suas águas se misturam, também as correntes da terna compaixão e da devoção - as histórias de Rama e Lakshmana - se mesclam no Ramayana. Entre elas, a compaixão e o amor compõem a imagem da glória de Rama! Essa imagem satisfaz o mais caro anseio do coração de cada indiano, e alcançá-la é o objetivo de todo esforço espiritual! O empenho do indivíduo é apenas metade da busca; a outra metade consiste na graça de Deus. As pessoas se realizam pelo esforço próprio e também pelas bênçãos divinas; a realização as leva através do oceano escuro das dualidades até o Uno imanente e transcendente!  (Ramakatha Rasavahini, cap. 1)

Sri Sathya Sai Baba

09 abril de 2022

O nome “Rama” já foi indicado pelo próprio Rama como um poderoso libertador. Quando Ele estava atravessando as florestas com Sita e Lakshmana, os eremitas que O reconheceram como Divino se reuniram ao Seu redor, rogando para serem iniciados por Ele e receberem algum mantra. Rama respondeu que, sendo um príncipe no exílio, não podia presumir que tivesse autoridade para iniciar eremitas em um caminho espiritual; e seguiu em frente pelas trilhas da selva. Ao observá-Lo caminhando rapidamente, com Sita logo atrás e Lakshmana vindo em seguida, um eremita idoso exclamou: “Amigos! Vejam! Rama está nos iniciando! Está nos concedendo o mantra! Deus está liderando. A Natureza, Sua companheira constante, O segue; o indivíduo, parte do Senhor, uma onda do oceano, está na retaguarda. Só se conseguirá ver o Senhor se a Natureza ilusória for propiciada ou contornada. Esta é realmente uma lição silenciosa na prática espiritual! 'Ra' é Deus; ‘ma’ é o indivíduo que ficou para trás; e 'aa' é a Natureza. ‘Rama, Rama’ é o mantra que Ele está concedendo tão graciosamente. Tomem-no e salvem-se”. (Discurso Divino, 17 de maio de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

10 abril de 2022

O Ramayana é um guia sobre as relações ideais entre mãe e filhos, entre marido e mulher, entre irmãos, entre governante e povo, entre amo e servos e muitas outras relações humanas. Rama mostrou compaixão por Jatayu - o abutre moribundo que lutara contra Ravana quando este levava Sita para Lanka -  e deu refúgio a Vibhishana, mesmo contra os receios expressos por Lakshmana. Esses são exemplos da Sua suprema benevolência e magnanimidade para com qualquer um que O reverenciasse ou buscasse a Sua proteção. Ele declarou a Lakshmana: "Qualquer um, seja quem for, que venha a Mim em espírito de entrega é Meu e Eu sou dele. Eu lhe darei asilo. Este é o Meu voto". Rama era comprometido com uma só palavra, uma única esposa e uma única flecha. Os devotos devem instalar Rama no coração e celebrar o festival do Ramanavami para alcançar a bem-aventurança do Ser Interno. Lendo o épico Ramayana, devem atingir o estado de Atma-Rama, ou seja, de unicidade com o Espírito Universal. Em tal estado não há senso de ego! (Discurso Divino, 7 de abril de 1987)

Sri Sathya Sai Baba

11 abril de 2022

O mesmo Senhor dá e toma! Ele dá e toma como e quando deseja. Tudo é do Senhor; então é tolice lamentar quando Ele leva de volta aquilo que Lhe pertence! Por isso a pessoa sábia não se lamenta por ninguém nem sente apego indevido a nada. Que todo o anseio e apego sejam pelo Senhor; somente Ele é eterno, a fonte de toda alegria. Quanto ao resto, amem uma coisa como uma coisa, nada mais; amem uma pessoa como uma pessoa, nada mais. Se as amarem mais do que isso, é sinal de que foram enganados a respeito da sua verdadeira natureza! Só por um breve período alguém pode agir como se a casa que alugou fosse sua! Pois assim que terminar o contrato, ela passará para outro! Se vocês pensarem nisso, saberão que cônjuge, filhos, propriedades e parentes não serão seus por muito tempo, mas apenas por um breve período. Então por que perderem tempo se preocupando com essas coisas impermanentes? (Dhyana Vahini, cap. 6)

Sri Sathya Sai Baba

12 abril de 2022

As pessoas nasceram muitas vezes antes e viveram as suas vidas amando, mergulhando no amor e se ligando a outros. Mas será que restou algum vestígio disso? Alguém sabe onde tudo aquilo foi parar? Por acaso alguém se preocupa com aqueles que amou no passado ou se lembra deles pelo menos de vez em quando? Não. O mesmo tipo de amor e apego também estavam lá; porém, com a passagem do tempo, foi esquecido. Assim também, quando alguém parte deste mundo, o amor que sentiu por outros e a alegria, a dor e a felicidade que teve com esse amor serão esquecidos. Como os parquinhos de diversão infantis, os sentidos de ação do homem também mudarão daqui para lá e dali para outro lugar! Quão trágico é que as pessoas, fixando as suas mentes no amor inseguro e mutável, se esqueçam de cultivar as disciplinas que lhes darão a bem-aventurança permanente do Senhor! (Dhyana Vahini, cap. 6)

Sri Sathya Sai Baba

13 abril de 2022

As pessoas devem sentir-se felizes porque o Senhor Supremo tem posto ao seu redor materiais cada vez mais novos para servi-Lo, o que faz com que Ele seja adorado de diversas formas. Elas devem orar por terem cada vez mais novas oportunidades e exultar com a chance que as suas mãos recebem. Essa atitude confere uma alegria imensurável. Levar uma vida repleta dessa alegria é, de fato, bem-aventurança. Tudo o que se faz do nascer até o pôr do sol deve ser consagrado como adoração ao Senhor. Assim como se tem o cuidado de colher apenas flores frescas e mantê-las limpas e sem murchar, devem-se também envidar esforços incessantes para praticar atos puros e imaculados. Se essa visão for mantida diante dos olhos da mente todos os dias, e a vida levada de acordo com isso, ela então se tornará um longo e ininterrupto serviço ao Senhor. O sentimento de “eu” e “você” logo desaparecerá e todo vestígio de ego será destruído. A vida então se transmutará em uma verdadeira devoção ao Senhor. (Prema Vahini, cap. 8)

Sri Sathya Sai Baba

14 abril de 2022

Encarnações do Amor! Ano após ano, vocês comemoram a chegada do Ano Novo. Mas será que estão cultivando qualidades novas e sagradas? Não. São incapazes de abandonar as más qualidades. Deve-se aproveitar cada Ano Novo para cultivar qualidades novas e nobres. É necessário controlar os desejos. Quanto menores eles forem, menores serão as tristezas de vocês. Desejos excessivos levam à ruína da força de vontade, e o declínio da força de vontade leva à perda do poder da ação. Desenvolvam a unidade entre a força de vontade, o poder da ação e o poder da sabedoria. A força de vontade só aumentará quando se reduzirem os desejos. Em razão de desejos ilimitados, a felicidade ilude o homem. Desejos excessivos estragam a saúde e causam depressão mental. Reduzi-los equivale a reduzir o fardo da mente. Menos bagagem e mais conforto tornam a viagem um prazer. A vida é uma longa jornada. Como poderão desfrutá-la se estiverem carregando bagagem pesada? Reduzam cada vez mais a sua bagagem. (Discurso Divino, 14 de abril de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

 

15 abril de 2022

Algumas pessoas dizem que, apesar de terem cantado o Nome Divino durante vinte a trinta anos, não obtiveram nenhum benefício. Mas nenhum benefício advirá de se cantar o Nome Divino se a mente estiver repleta de impurezas. Primeiro purifiquem a mente e encham-na de sentimentos positivos. Só então poderão experimentar o benefício de cantar o Nome do Senhor. Pelo menos a partir de hoje, cultivem sentimentos nobres. Falem com doçura e suavidade. Nem sempre vocês podem ser gentis, mas sempre podem falar gentilmente. Encarnações do Amor! No dia do Ano Novo, costuma-se comer uma mistura de coisas doces, azedas e amargas. Isso é para indicar que a alegria e a tristeza devem ser tratadas com equanimidade. É a língua que prova a iguaria e é o coração que prova o amor. O sabor do amor é inigualável. É ainda mais doce que o néctar. Só o amor pode igualar o amor. Deus é amor, amor é Deus. Vivam no amor. Quaisquer cânticos devocionais que entoem, façam-no amorosamente. Deus aprecia os sentimentos. Ele vê os sentimentos, não o ritmo ou a melodia. Se os seus sentimentos forem puros, Deus cuidará de tudo! (Discurso Divino, 14 de abril de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

 

16 abril de 2022

As pessoas veem nos outros o reflexo dos próprios defeitos. Aqueles que encontram erros no próximo não conhecem os próprios erros. Como alguém pode arrotar mangas se não as comeu? O arroto depende da comida que se ingere. O bem e o mal que vocês veem e experimentam são os resultados dos seus próprios pensamentos! Primeiro reconheçam os defeitos que possuem e livrem-se deles. É um grande pecado criticar o próximo. Deus está em todos; portanto criticar os outros equivale a criticar o próprio Deus. Não critiquem nem ridicularizem ninguém. Respeitem a todos; só assim serão respeitados! É tolice esperar que outras pessoas os respeitem se vocês mesmos não as respeitam. Se os seus sentimentos forem bons, vocês verão apenas o bem em todos. A mente é a causa raiz de tudo. O homem não pode existir sem ela. Uma lanterna não funciona sem bateria. O corpo é como uma lanterna, os olhos são como lâmpadas e o intelecto é como um interruptor. Mas sem uma mente (comparada a uma bateria), o corpo não pode funcionar. Então a mente tem que ser mantida em boas condições!  (Discurso Divino, 14 de abril de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

17 abril de 2022

Somente Deus é o seu verdadeiro amigo, aquele que não possui nenhum traço de egoísmo e que os ajuda sempre e em quaisquer circunstâncias. Quer estejam na floresta ou no ar, em uma cidade ou em uma aldeia, no cume de uma colina ou no meio de um rio, Deus está sempre com vocês, em vocês e à sua volta. Os amigos mundanos só lhes dizem “Olá!” enquanto vocês têm dinheiro e poder. Esse “Olá!” se tornará vazio se perderem os dois. Enquanto existe água na lagoa, milhares de rãs se reúnem ali. Se ela secar, nem uma única rã será vista nos arredores. O mesmo ocorre em relação aos amigos mundanos. A amizade de Deus, porém, não é assim. Ele está com vocês em todas as etapas e em todas as situações. Amem-no do fundo do coração. Refugiem-se no Senhor. Ele certamente os protegerá. Não veio em socorro de Prahlada, que se entregou totalmente a Ele? Tal é o sentimento, tal é o resultado. Deus virá em seu socorro se tiverem plena fé. (Discurso Divino, 14 de abril de 1999)

Sri Sathya Sai Baba

18 abril de 2022

Neste mundo não existe penitência mais elevada que a fortaleza nem felicidade maior que o contentamento, nenhuma boa ação mais santa que a misericórdia e nenhuma arma mais eficaz que a paciência. Os devotos devem considerar o corpo como um campo, as boas ações como sementes e, tendo o coração a ajudá-lo como agricultor, cultivar o Nome do Senhor a fim de obter a colheita, que é o próprio Senhor! Como se pode colher sem cultivar? Como o creme no leite e o fogo no combustível, o Senhor está em tudo. Tenham plena fé nisso. Tal é o leite, tal é o creme; tal é o combustível, tal é o fogo. Da mesma forma, tal é a disciplina espiritual, tal é a experiência direta do Senhor! Mesmo que a obtenção da liberação não se realize como consequência direta de se adotar o Nome do Senhor, quatro frutos são claramente evidentes para aqueles que tiveram essa experiência: (1) a companhia dos grandes; (2) a Verdade; (3) o contentamento; e (4) o controle dos sentidos. Por qualquer desses portões que um indivíduo entre, seja um chefe de família, um recluso ou um membro de qualquer classe, ele conseguirá, sem falta, alcançar o Senhor! (Prema Vahini, cap. 30)     

Sri Sathya Sai Baba

19 abril de 2022

Vocês só sentirão verdadeiro anseio e inspiração para servir ao próximo quando se libertarem da identificação com o corpo. Quando uma pessoa sofre de forte dor de estômago, os seus olhos lacrimejam. Por quê? Porque os vários órgãos - os olhos, o estômago, etc. - são todos partes do mesmo corpo. Similarmente, se alguém está sofrendo, vocês devem derramar lágrimas e sentir-se ansiosos por aliviar a sua dor! Isso acontecerá se souberem que vocês e ele são membros do mesmíssimo Corpo Divino. A ideia de diferença surge em razão de se ignorar a Verdade. As pessoas rangem os dentes quando ficam com raiva, porém tomam cuidado para não morder a língua, pois esta é sua! Se por acaso a morderem, não arrancam os dentes, pois estes são seus! Da mesma forma, o doente, o pobre, o sofredor, o analfabeto, o perverso, etc. são todos membros do mesmo corpo, do qual também somos partes! A mesma corrente ativa a todos. Perceber isso e fundir-se nessa Unidade é o propósito da vida humana!  (Discurso Divino, 26 de setembro de 1965) 

Sri Sathya Sai Baba

 

20 abril de 2022

Muitos adiam a disciplina espiritual para a velhice. Isso está errado. Ganhem a preciosa recompensa enquanto são jovens e viçosos. Nunca é cedo demais para começar. A língua, os olhos, os ouvidos, as mãos e a mente devem ser treinados desde a infância para evitar o mal. Se vocês os mantiverem puros e santos, a graça de Deus será conquistada. Quando a carne os impelir a cair na falsidade, não cedam; permaneçam firmes. Se houver fortaleza e firmeza no indivíduo, haverá prosperidade na família; se houver prosperidade na família, haverá felicidade na aldeia; se houver felicidade na aldeia, haverá força e segurança na nação; se houver força e segurança nas nações, haverá humildade, reverência, caridade e paz em plenitude no mundo. Cantem em voz alta a glória de Deus e saturem a atmosfera de adoração divina. As nuvens derramarão santidade em forma de chuva sobre os campos; ela alimentará as colheitas, que santificarão o alimento, e esse alimento induzirá impulsos divinos no homem. Esta é a cadeia do progresso. (Discurso Divino, 8 de julho de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

21 abril de 2022

Desenvolvam amplitude de mente e livrem-se da estreiteza mental. Mesmo que outras pessoas os incomodem e lhes causem problemas, suportem isso com paciência, acreditando que só lhes fará bem. O corpo, que é composto de cinco elementos, está fadado a declinar e a perecer mais cedo ou mais tarde. Já o Morador Interno do corpo é eterno, não tem nascimento nem morte e não está preso por nenhuma corrente de servidão! Esse Morador Interno é, na verdade, o próprio Deus! Quando um mendigo pede comida, ele diz: "Senhor, dê-me uma esmola, por favor”! Ele, na realidade, roga ao Morador Interno e não a vocês. Reconheçam a verdade de que o mendigo implora esmolas ao Deus que está em vocês. A ignorância os leva a pensar que é a vocês que ele suplica. Isso equivale a arrogância. A Divindade reside em todos, sejam príncipes ou mendigos. Vocês devem adorar esse Princípio Divino em todos e amá-los, porém o amor tem que ser altruísta. O amor desprovido de apego ao corpo flui igualmente para todos! A consciência do corpo leva à estreiteza mental.  (Discurso Divino, 23 de novembro de 2001)

Sri Sathya Sai Baba

22 abril de 2022

Eu vim para acender a lâmpada do amor nos seus corações e cuidar para que ela brilhe a cada dia com mais esplendor. Não vim para falar em nome de nenhuma fé em particular. Não vim em missão de publicidade para nenhuma seita, credo ou causa, nem conquistar seguidores para nenhuma doutrina. Eu não tenho nenhum plano para atrair discípulos ou devotos para o Meu rebanho ou para algum outro rebanho. Vim para falar-lhes dessa fé unitária universal, desse princípio do Ser Interno, desse caminho de amor, desse dever de amor, dessa obrigação de amar. Creiam que todos os corações são motivados pelo Deus Único; que todas as fés glorificam o Deus Único; que todos os Nomes em todas as línguas e todas as Formas que o homem possa conceber representam o Deus Único; e que a melhor maneira de adorá-Lo é por meio do amor. Cultivem essa atitude de unidade entre pessoas de todos os credos, de todos os países e de todos os continentes. Esta é a mensagem de amor que trago, a mensagem que desejo que vocês levem a sério. (Discurso Divino, 4 de julho de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

23 abril de 2022

Atualmente, nesta Era de Kali (Kali Yuga), em que as correntes de contradição e controvérsia minam a fé e a adoração, a boa sorte que os pôs face a face Comigo é algo que devem agradecer ao mérito conquistado por vocês ao longo de muitas vidas. Não é uma boa sorte comum. Esta Encarnação caminha entre vocês para consolar, encorajar e curar. Esta relação é única e deve ser mantida intacta até que se alcance a meta. Não desejo atrair pessoas para Mim, afastando-as da adoração dos Meus outros Nomes e Formas. Quanto ao que vocês chamam de Meus milagres, podem estar certos que têm por objetivo atraí-los e ligá-los a Mim, e somente a Mim. Não se destinam a demonstração ou publicidade; são apenas provas espontâneas e concomitantes de Divina Majestade. Eu sou seu e vocês são Meus para todo o sempre. Que necessidade há de atrair e de impressionar, de demonstrar o seu Amor ou a Minha compaixão? Eu estou em vocês, e vocês em Mim. Não existe distância ou distinção. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

 

24 abril de 2022

Vocês todos são membros do Meu Corpo, nutridos por Mim. Vocês constituem o Corpo de Sai. Ele lhes enviará sustento onde quer que estejam e seja qual for a sua função, desde que vocês Lhe deem as coisas que Sai considera doces e desejáveis, ​​como virtude, fé, disciplina e humildade. Sintam-se felizes por serem membros do Corpo de Sai. Não se queixem por serem o pé e, por isso, terem que pisar no chão duro. Não se orgulhem de serem a cabeça e daí para cima. A mesma corrente sanguínea - a corrente do Amor - circula em ambos e a função de cada um deles é tão valiosa quanto a de qualquer outro. A função de cada membro também é única, lembrem-se disso; portanto não deem espaço ao desânimo. A parte de vocês é algo especial que só vocês podem desempenhar. Não se pode andar de cabeça para baixo nem pensar com os pés. Seja qual for a sua posição, conquistem a graça por meio da virtude, esse é o ganho principal.  (Discurso Divino, 29 de março de 1967)

Sri Sathya Sai Baba

 

25 abril de 2022

Vocês não têm o direito de chamar a si mesmos de mensageiros de Deus se as suas ações são más, os seus pensamentos são maléficos e as ideias que pregam são erradas. Pessoas assim só podem ser chamadas de agentes do diabo. A partir de hoje, como “mensageiros de Deus", vocês deverão demonstrar ao mundo a pureza, a verdade e o amor que o Divino simboliza. Se levarem uma vida de pureza e moralidade, terão o direito de se considerar "filhos de Deus". Ele é a personificação do amor e vocês não devem fazer nada contrário ao amor que Ele representa. Devem desenvolver boas qualidades que poderão torná-los dignos "filhos de Deus". Está escrito na Bíblia que Jesus lavou os pés dos Seus discípulos. Quando estes Lhe perguntaram por que estava fazendo aquilo, Jesus respondeu: "Estou lavando os seus pés como seu servo para que aprendam a servir ao mundo". Todo homem é, inicialmente, um mensageiro de Deus. Quando ele cumpre os seus deveres como mensageiro, percebe que é um filho de Deus e então alcança a unicidade com o Divino. (Discurso Divino, 25 de dezembro de 1984)

Sri Sathya Sai Baba

 

26 abril de 2022

A primeira qualidade que se deve cultivar é a gratidão ao Divino. As pessoas são gratas até mesmo por pequenos serviços prestados a elas. Então não será necessário agradecer ao Divino, que nos proporciona tantos benefícios essenciais por meio da Natureza e dos cinco elementos? O ar que vocês respiram, a água que bebem e a terra sobre a qual caminham são todos dádivas de Deus. Quão gratos são vocês ao Sol, que provê luz impossível de ser igualada por todas as lâmpadas elétricas do mundo? Poderão todos os conjuntos de bombas do mundo fornecer tanta água quanto a que é oferecida em uma única chuvarada? Serão todos os ventiladores do mundo capazes de lhes proporcionar tanta brisa quanto a que vocês recebem quando o vento sopra? Sem ser grato por esses dons divinos, o homem vai atrás do trivial e desperdiça a sua vida. Os grandes sábios de outrora, que adoravam a Deus de várias maneiras, consideravam a devoção como um meio de expressar gratidão à Providência. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

 

27 abril de 2022

Somente quando a inveja for erradicada do coração humano é que as pessoas terão autossatisfação. O homem que tem contentamento goza de paz. Como surge a inveja? Ela surge quando o indivíduo sofre com a consciência da própria inferioridade ao se comparar com aqueles que estão em melhor situação, ocupam cargos mais elevados, obtêm notas mais altas ou são mais bonitos. O descontentamento com aquilo que lhe falta dá origem à inveja. Para se livrar dessa má qualidade, deve observar aqueles que estão em pior situação que ele. Por exemplo, ao olhar para os que obtiveram notas mais baixas, sentir-se-á confortável por ter se saído melhor que os outros. Da mesma forma, quando considerar a situação dos que ocupam cargos inferiores, poderá ficar satisfeito com a própria posição. Portanto, para acabar com a inveja, é necessário que se faça esse tipo de comparação. No devido tempo, o indivíduo desenvolverá um senso de equanimidade tanto em relação àqueles que estão em melhor situação quanto àqueles que se acham em pior situação. Essa equanimidade é uma qualidade divina. (Discurso Divino, 19 de janeiro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

 

28 abril de 2022

Por meio da prática de ações puras, a mente também se purifica. No entanto, a mera pureza mental não é suficiente. A mente deve desenvolver concentração; e, para cultivá-la, a devoção é de grande valor. Ter devoção significa livrar-se do sentimento de estar separado de Bhagavan. Deve haver a percepção de que o Divino é onipresente e que o indivíduo não pode se separar de Deus. Para recordar o Divino onipresente, cantar as Suas glórias e adorá-Lo, necessita-se da língua, ou seja, do poder da fala. Jayadeva saudou a língua como um instrumento dado por Deus para glorificar o Senhor. Não se deve em absoluto utilizar mal esse instrumento sagrado falando mal dos outros ou lhes causando infelicidade. Conforme prescreve a Gita, abstenham-se de falar de maneira desagradável e usem apenas palavras que sejam verdadeiras, reconfortantes e boas. Evitem falar com aspereza. Somente quando se usa a língua dessa forma é que ela pode se tornar pura e sagrada. Quando a fala é santificada, a própria vida se torna santificada! (Discurso Divino, 19 de janeiro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

29 abril de 2022

Existem cinco requisitos para o desenvolvimento da verdadeira devoção. A primeira qualidade é o oferecimento, que significa oferecer tudo a Deus. O egoísmo é a barreira ao desenvolvimento de um espírito de oferecimento. Ele se manifesta em várias formas de orgulho - orgulho da força física, orgulho intelectual, arrogância da riqueza e coisas semelhantes. No entanto, como tudo isso é impermanente e pode ser perdido a qualquer momento, não é sábio fazer do corpo, da mente ou de propriedades a base da presunção. É necessário, portanto, renunciar ao egoísmo como a primeira oferenda a Deus. Deve-se, em seguida, considerar a devoção como uma expressão de gratidão por tudo o que se recebe da Providência - o ar que se respira, a luz e o calor do Sol, a água que se bebe e os alimentos consumidos. Todas as necessidades essenciais da vida são obtidas pela graça de Deus. Expressar gratidão por meio da devoção é uma obrigação primordial. Tudo o que se faz - cânticos devocionais, repetição do Nome, meditação e oração - deve ser feito com espírito de gratidão! (Discurso Divino, 17 de fevereiro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

30 abril de 2022

O terceiro requisito é a disciplina. Em quase todas as ações da vida devem ser observados os limites e os regulamentos reconhecidos, e isso se aplica igualmente ao campo espiritual. Vocês devem observar a disciplina em questões relacionadas ao vestuário, ao comportamento em geral fora do templo e durante a sessão de cânticos devocionais no templo, a maneira como falam e os alimentos que comem! Todas as suas ações devem ser repletas de santidade e pureza. O quarto requisito é o discernimento. Vocês devem observá-lo em todos os aspectos da vida diária - no que veem, no que ouvem, no que falam e no que consomem. Evitem comer todo e qualquer tipo de alimento em lugares estranhos. Por último vem a determinação. Sem firme determinação não se pode alcançar nada de grandioso na vida. Ela é ainda mais necessária no campo espiritual para que vocês consigam enfrentar e superar todas as dificuldades e obstáculos. Vocês devem apegar-se àquilo que consideram bom, ao que julgam sagrado e àquilo que reconhecem como verdade. Esta é a verdadeira penitência! (Discurso Divino, 17 de fevereiro de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

bottom of page