top of page
Nascimento de Sathya Sai Baba
Compilação de discursos por ocasião do Advento de Sathya Sai

Palavras de Swami aos devotos, em discursos proferidos por ocasião de Seu Aniversário:

 

Todos são Meus. Eu cuido de todos vocês, como uma mãe.

O Meu amor não é como o de uma só mãe. É o amor de milhares de mães. O amor de Sai é o de milhares de mães. ”Que a alegria que Eu lhes dei hoje seja dividida com todos! Sejam felizes!”

(23/11/2008 - 83º Aniversário)

 

Todos vocês se reuniram aqui por causa do seu amor por Mim.

 Depois de virem até aqui e escutarem Minha Mensagem, deveriam praticar amor e verdade em sua vida diária. Somente isso Me fará realmente feliz. Não permitam que seu amor seja manchado pelos sentimentos mundanos. Deixem que flua incessantemente na direção de Deus. Considerem todo e qualquer trabalho que façam como Trabalho de Deus. Vejam Deus em toda parte.  Vocês serão felizes quando desenvolverem esses sentimentos divinos. Muitas pessoas se reuniram aqui. Eu concedo a vocês a sagrada fortuna do Meu Amor e Bênçãos. Que todos vivam vidas longas, felizes, saudáveis e pacíficas! 

(23/11/ 2005 – Ocasião: 80º Aniversário)

 

Que suas vidas sejam longas e felizes!

Sirvam à sociedade. Considerem o serviço à sociedade como serviço a Deus. Só o serviço à sociedade poderá lhes conceder Paz.

(23/11/2006 – 81º Aniversário)

Procurem refúgio nos pés de lótus do Senhor.

Não façam caso de qualquer sofrimento imposto ao corpo físico. Sirvam ao país dando o máximo que possam. Aproveitem cada pequena oportunidade de servir ao país e à sociedade, mesmo que seja um pequeno auxílio prestado a uma senhora idosa com a qual se encontrem a caminho do serviço. Não pensem jamais: “O que eu ganho ajudando essa mulher?” Há um grande mérito mesmo em pequenos serviços como esses. Por isso, continuem a servir. Não há maior disciplina espiritual que o serviço ao próximo. Não há redenção sem o serviço. Vocês não devem dar importância a nenhum inconveniente que possam sofrer ao servirem os outros.

 

Não tenho intenção de celebrar meu aniversário em grande escala. Minha única intenção é manter o corpo em boas condições para, por meio dele, servir ao próximo. Vocês devem estar sempre preparados para dedicarem suas vidas a serviço da sociedade. Esse é o verdadeiro serviço.

  (23/11/2004 – 79º Aniversário)

 

Vocês são realmente afortunados, tendo acumulado muitos méritos, pois são capazes de desfrutar da Divina proximidade de Sai.

É uma grande sorte sua, serem capazes de cantar com Swami e conviver com Ele. Vocês estão com Sai, e Sai está com vocês. Por essa razão, Eu costumo dizer: “Eu e vocês somos um.” O poder e a glória de Deus estão além da capacidade da compreensão humana.

(23/11/2003 – 78º Aniversário)

 

 

 

Vocês devem desenvolver uma amizade pelo Senhor. Se Deus for seu amigo, o mundo inteiro estará sob seu controle.

Mas hoje os desafortunados estão perdendo a sua amizade por Deus. Não é fácil desenvolver uma amizade com Deus, mas é preciso fazer todo o esforço nessa direção. Uma vez que desenvolvam a amizade com Deus, deverão aproveitá-la plenamente através da prática espiritual (Sadhana). Não percam tempo em conversas fúteis.

 

Falem sempre a verdade. Isso é o que vocês têm de aprender hoje. A verdade é a base de suas vidas. A verdade é verdadeiramente Deus. Por isso não se desviem jamais do caminho da verdade. Nunca pronunciem palavras ásperas. Nunca falem inverdades. Algumas vezes falar a verdade pode conduzir ao perigo. Nessa situação, não falem nem a verdade, e nem a mentira; permaneçam em silêncio. Vocês devem transcender as dualidades da verdade e da inverdade.

 

Comecem cedo, dirijam devagar e cheguem em segurança.

Não estou interessado em celebrar os Meus Aniversários. Os devotos querem realizar várias programações nesta ocasião. Mas Eu não as permiti. Como vários de vocês se reuniram aqui, este encontro aconteceu, mas não tenho interesse sequer neste encontro. Para Mim, todos os dias são dias de festival. Estou sempre feliz. Sou a encarnação da felicidade eterna. Qual o tipo de felicidade? Não é algo dado pelos outros. Não espero que os outros Me deem felicidade. A Minha felicidade se origina do interior.

 

Estou além de todos os atributos. Acreditem ou não, sou a felicidade personificada. Se pensarem diferente, o defeito está em vocês. Tudo que fizer é pelo bem de vocês, pelo seu bem-estar e felicidade. Conduzam uma vida feliz e imaculada. É isso que desejo de vocês. Não tenho preocupações ou aborrecimentos em nenhum momento. Por que deveria Me preocupar se tenho tudo? Não tenho desejos.

 

Neste aniversário vocês aprenderam algo muito importante, isto é, não percam seu tempo em conversas fúteis. O tempo perdido nunca mais é recuperado. Considerem a verdade como Deus. “Não há Dharma maior do que seguir a verdade”. Portanto, sigam o caminho da verdade e pratiquem a retidão.

(23/11/2002 – 77° Aniversário)

 

Eu amo a todos. Não tenho nenhuma antipatia por qualquer pessoa. Todos são Meus devotos, amigos e filhos. Para mim, todos são um.

 Este universo é um grande livro. A Consciência é o seu Guru. Deus é o seu amigo. O tempo também é a própria forma de Deus. Então, não desperdicem tempo. Tempo desperdiçado é vida desperdiçada.  Tornar seu tempo puro é a verdadeira prática espiritual.

 

Eu não tenho nenhum desejo de ter tais celebrações de aniversário elaboradas – nem um pouco. Eu passo por tudo isso porque agrada aos Meus devotos. Eu não gosto particularmente de qualquer coisa. A felicidade dos devotos é a Minha felicidade. Dediquem suas vidas ao amor divino. 

 

Quando encontram dificuldades, pensem sempre que dias melhores virão. O bom e o ruim estão sempre juntos. Então, aceitem ambos com a mesma atitude. A Bhagavad Gita diz: "Tratem felicidade e tristeza, perda e ganho, vitória e derrota com completa equanimidade" (Verso em Sânscrito). O prazer é um intervalo entre duas dores. Reduzam seus desejos mundanos. Desenvolvam desejo por Deus.  Aumentem seu amor por Deus e, assim, aumentem sua felicidade. Se o desejo aumenta, a dor também aumenta, e a felicidade diminui na mesma proporção.   Vocês terão tudo na vida se tiverem amor em vocês. Não odeiem ninguém. Esse deve ser o ideal maior de suas vidas.

 

Esta é a Minha mensagem para vocês. O amor é a Minha única riqueza. Bhagavan deseja apenas o amor de vocês. O amor de vocês torna Bhagavan feliz. O amor de Bhagavan é sua maior riqueza e boa sorte.

 

Este é o maior presente de Bhagavan para vocês. Cuidem bem deste presente precioso. Esta é a bênção de Bhagavan para vocês neste dia. Que todos vocês possam ter uma devoção firme e uma vida sagrada, longa e feliz. Que vocês possam ter tudo isso! Que todas as suas dificuldades possam ser removidas. Que vocês possam desfrutar bem-aventurança ilimitada.

(23/11/00 – 75º Aniversário)

 

As pessoas estão em busca de atalhos para tudo, até para a espiritualidade. Porém, surpreendentemente, a espiritualidade tem um atalho.

Não há necessidade de perambular aqui e ali. Deus está residindo em seu coração. Direcione sua visão para dentro. Vocês poderão ver Deus instantaneamente. Esse é o caminho mais fácil.  Tenham fé absoluta de que a Divindade reside em vocês. Se ficarem se recordando sempre de que são parte da Divindade, vocês estarão predestinados a se tornarem a própria Divindade. Por outro lado, se nutrem o sentimento de que vocês são algo separado do Divino, sempre permanecerão afastados da Divindade. Não há necessidade de desistirem de sua vocação, mantenham-se atuando em suas funções na sociedade, mas lembre-se sempre que vocês são essencialmente Divinos

 

Sejam destemidos. Levem sua vida sem que o medo a perturbe.

Não se deixem guiar para ações que não estejam alinhadas com sua consciência, pelas opiniões e conselhos das pessoas à sua volta.

 

Abandonem o medo e vivam em bem-aventurança.

O envolvimento na vida mundana produz um sentimento de medo em vocês e os faz esquecerem seu modo espiritual de viver. A bem-aventurança que se experimenta quando estão com Deus está além das palavras, é inimaginável. Palavras e pensamentos resultam em completa futilidade, incapazes de descrever essa experiência. É nesse tipo de bem-aventurança divina que vocês devem levar sua vida diária. Essa é a forma que um ser humano deve viver.

 

Hoje, a mensagem de Swami para vocês, é que Swami é vocês e vocês são Swami.

Na verdade, Swami não está separado de vocês. Quem os convidou a vir aqui? Todos vieram por amor a Swami. Unicamente por esse amor, milhares se reuniram aqui.

 

Aqui está Bhagavan, pronto para ser levado por vocês. Levem-No consigo conforme queiram.  Bhagavan pertence por inteiro àqueles que O amam de todo coração.

Tudo que Bhagavan pede a vocês é seu amor total e incondicional. Reconheçam essa verdade e levem sua vida repleta de amor.

 

Levem isto como presente de Swami para vocês.

Não odeiem ninguém. Odiar alguém não é diferente de odiar o próprio Deus. Entreguem todo o seu ser a Deus. Experimentem a genuína Bemaventurança Divina. 

 

Aquele que vagueia em busca de Deus é um tolo. Há alguém neste mundo que sairia por aí procurando por si mesmo?

Se forem perguntar a alguém: "Onde eu estou?", prontamente serão internados em um manicômio. Como vocês são a própria Divindade e a Divindade é o seu próprio ser, onde está a necessidade de qualquer busca? Busca por Deus é uma expressão inventada por falsos eruditos. Não há necessidade de tal expressão. Vocês podem procurar pelas coisas do mundo, mas não saiam em busca de Deus, pois Ele está em todos os lugares. Se tiverem essa fé, ela pode ajudá-los a vê-lO e, certamente, desfrutarão a bem-aventurança. Fortaleçam sua fé.

(23/11/99 – 74º Aniversário)

 

Sejam um exemplo para os outros e façam todos felizes.  Esta é Minha mensagem de aniversário.

Este é o aniversário deste corpo. Verdadeiramente falando, Eu não tenho nascimento. Como todos vocês estão reunidos aqui, Eu estou celebrando este dia como dia de aniversário. Este aniversário não é importante para Mim.

 

O dia quando todos forem felizes será Meu verdadeiro aniversário.

Eu não desejo nada. Eu serei feliz quando vocês assimilarem Prema, Thyaga e Yoga e experimentarem a divindade dessa forma. Eu desejo que vocês vivam uma vida exemplar em paz e segurança. Neste dia auspicioso, preencham seus corações com sentimentos nobres e cantem o nome de Deus.

(23/11/1998 – 73º Aniversário)

 

Há milhões no mundo que pregam e propagam o que é bom. Mas um em cada cem pratica os bons ensinamentos que ensinam.

Esse é o motivo pelo qual o mundo não presta atenção àqueles que não praticam o que pregam. Vocês devem sentir-se contentes quando agirem de acordo com sua consciência, agrade isso aos demais ou não. A convicção íntima de que estão agindo com retidão é sua melhor testemunha. Não há maior Dharma que a adesão à verdade. Vocês não precisam ter medo enquanto se mantiverem fiéis à verdade. O mentiroso é assombrado pelo medo.

 

Vocês comemoram o aniversário de Bhagavan; mas vocês seguem seus ensinamentos? Vocês só vão experimentar os frutos da celebração do aniversário quando seguirem os ensinamentos!

Jesus disse: “Amem a todos”. Por causa dele o Natal é celebrado, mas quantas pessoas praticam o amor? Efetivamente quase ninguém.  Há amor no coração de todos. Compartilhem-no com pelo menos dez pessoas a cada dia! Isso é feito raramente. As pessoas gostam mais de receber do que de dar. Elas estão dispostas a dar apenas as coisas que não apreciam. Não há sacrifício nisso.

 

Há apenas uma coisa que vocês podem me oferecer hoje: orem para que as pessoas de todos os países, ou melhor, que toda a humanidade fique feliz e em paz.

Só então haverá unidade real. Não aspirem meramente à paz e a prosperidade da Índia. Orem pelo bem-estar de todos os países. Todos são nossos irmãos, estejam eles no Paquistão, na América ou em qualquer outro lugar. Quer vocês acreditem ou não, saibam que atraio pessoas de tantos países, por causa do meu amor que a tudo abrange.

(23/11/93 – 68º Aniversário)

 

 

Este dia, 23 de novembro de 1961, é significativo por mais de uma razão; não é apenas o dia que marca a data de aniversário deste Avatar; o Sai Avatar anterior também “nasceu” numa quinta-feira e no dia seguinte ao karttika dipam ou kattika purnami (o dia de lua-cheia do mês de karttika). Hoje também é o dia seguinte ao karttika dipam e uma quinta-feira.

 

Descubram por si mesmos seu estágio de desenvolvimento espiritual, a classe à qual vocês pertencem na escola. Então, determinem-se a passar dessa classe para a seguinte. Esforcem-se ao máximo e irão ganhar a graça do Senhor. Não barganhem nem se desesperem. Um passo de cada vez é o suficiente, desde que seja em direção à meta, e não em outra direção. Cuidado com o orgulho da riqueza, de sua escolaridade, de seu status, que os arrasta para o egoísmo. Não procurem falhas nos outros; procurem-nas em si mesmos. Fiquem contentes ao verem os demais prosperar, compartilhem sua alegria com os demais.

(Palavras de Sathya Sai - Volume II)

bottom of page