Encontro Público em Ponta Grossa

Encontro por uma Nova Consciência

(O despertar da consciência Divina)

De 01 a 05 de março de 2019 – Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Um grupo de três devotos, da cidade de Ponta Grossa, no interior do Paraná, resolveu abrir um Grupo Sai. Para apresentar o Grupo à sociedade, elaboraram um evento público de quatro dias e meio, contemplando todas as subáreas do comitê de expansão e mais outras atividades relacionadas aos ensinamentos de Sathya Sai Baba como: introdução a alimentação vegetaria e introdução a Educação em Valores Humanos.

O Evento foi chamado Encontro por uma Nova Consciência e teve como lema “O despertar da consciência Divina”. Foi realizado no carnaval, e aproveitou o Mahashivaratri como data propícia e auspiciosa para a inauguração do Grupo. Foram convidados muitos palestrantes de fora da cidade, todos eles ligados a Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. O evento se deu no auditório de um hotel da cidade, com capacidade para 120 pessoas.

A abertura do evento ocorreu na sexta feira à noite, dia 01 de março, com uma cerimônia solene, seguida de uma palestra com o tema “como lidar com as emoções negativas” proferida pela senhora Ada Espíndola, que é coordenadora da Zona 2B do comitê de expansão da Organização Sathya Sai. No Sábado de manhã houve o início do mini-curso de Educação em Valores Humanos, que teve continuidade no domingo e na segunda de manhã, num total de 12 horas de curso. As facilitadoras desta atividade, a Cristina Farias e a Inez Cabral fazem parte da diretoria do Instituto Sathya Sai de Educação em Valores Humanos do Brasil.

Nas tardes, outras palestras públicas foram dadas como Meditação na Luz, O Legado de Sathya Sai, e a Organização Sai do Brasil, estas palestras foram proferidas pela Ada Espíndola e pelo Sérgio Espíndola que é atualmente o chairman da zona 2B. Um mini-curso, com oficina, com o nome “alimentação para uma vida saudável” foi ministrado pelo Médico, Charles Genehr e pelas chefes de cozinha Franciele Siqueira e Berenice Cordeiro. Todas as noites, após as palestras, haviam shows com músicos que cantaram músicas clássicas e regionais, além de cantos devocionais e músicas indianas.

As quatro subáreas do comitê de expansão foram experimentadas no evento. No sábado a tarde, teve uma caminhada sobre valores humanos, que foi feita num parque da cidade, onde foi entregue aos passantes, um lápis com um coração de origami pendurado. Dentro do coração havia a mensagem “A paz começa com um sorriso”. A recepção foi excepcional. A maioria das pessoas se emocionavam ao receber “o mimo”.

Na segunda à tarde, houve um encontro interreligioso, na ocasião representantes de várias fés compuseram uma mesa para falar sobre o seu caminho para Deus, cada um teve 10 minutos para fazer sua preleção, em seguida cada representante foi convidado a explanar como a sua proposta de fé poderia ajudar a despertar, nas pessoas, uma nova consciência espiritual. Esta reunião foi particularmente harmônica e cada representante ainda que de propostas religiosas totalmente diferentes complementavam de maneira brilhante o que seu antecessor na fala havia dito. Muitas frases de Sai Baba surgiam inconscientemente na boca de cada um dos participantes da mesa. Todos adoraram esta oportunidade de confraternização e o público ficou encantado.

O evento foi encerrado com chave de ouro, na terça feira à tarde, com uma atividade de serviço, “amor em ação” onde foi adotada uma comunidade muito carente, atendida por uma ONG denominada Sociedade de Amor ao Próximo (SAP). Esta ONG atende mães da comunidade, que são solteiras, ou viúvas, ou esposas de presidiários ou mesmo cuja família é vítima das drogas ilícitas. Ao lado da sede da ONG há um terreno que estava abandonado. A atividade de serviço consistiu em criar uma horta comunitária com diversas leguminosas que poderão ser acrescidas nas sextas básicas, doadas pela ONG às mães carentes, assim como gerar alguma renda. Sobretudo a atividade teve o sentido de integração (Grupo Sai – comunidade) e de ensinar as pessoas do local como plantar e cultivar sua própria horta.

O ponto alto do evento foi, no entanto, a inauguração do Grupo Sathya Sai de Ponta Grossa, que se deu na presença de todos os participantes do evento, no domingo, dia 03 de março, às 19 horas. Houve uma cerimônia oficial de descerramento da placa do Grupo, uma reunião de cantos devocionais e distribuição de alimento abençoado e lembrancinha.

É importante dizer que para que um evento desta magnitude fosse realizado, o grupo com apenas 3 integrantes precisou da ajuda de muitas outras pessoas. Dest’arte amigos e conhecidos foram convidados a participar da realização do evento e tiveram a oportunidade de tomar contato direto com os ensinamentos de Sathya Sai. Praticamente todas as pessoas convidadas que compuseram a equipe de trabalho foram tocadas por Sai Baba e manifestaram o desejo de continuar participando do Grupo Sai, após o evento.

Para concluir este relato, é preciso dizer que houve uma intensa divulgação. Muitos cartazes e folders foram espalhados e oito belíssimos out doors foram instalados em pontos estratégicos da cidade. Também foi feita divulgação nos jornais impressos, tanto na forma de propaganda como na forma de entrevista. Muita gente ligou para saber sobre o encontro e mesmo aqueles que não tiveram a oportunidade de ir ao evento ficaram com o telefone e o endereço do Grupo Sai da cidade.

Agradecemos a Swami por esta maravilhosa oportunidade de servir à população da região. Tudo foi harmoniosamente preparado por Sai, Para os convidados de Sai.

Om Sai Ram

Flávio Borges – Coordenador de Expansão do Brasil

Galeria de Fotos

© © 2016-2019 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.