Dia do Guru
Compilação de discursos por ocasião do Gurupurnima

"O Guru é aquele que mostra a vocês o caminho para a obtenção da graça e a ele é dedicado este dia." Sai Baba - 27/06/1961

 

Vyasa é o maior dos médicos espirituais.

Este é o dia em que a humanidade presta homenagem ao maior de seus médicos espirituais, o sábio Vyasa. Vyasa é o maior desses doutores, pois compilou os Vedas, compôs os Puranas e o Mahabharata e deu à humanidade o Bhagavata. Ele é o Guru primeiro para todos os que trilham o caminho de Deus. Ele plantou a semente do teísmo e a nutriu através de Shruti, Smriti, Shastra e do Mahabharata. Ele deu ao mundo a Gita e os Brahma Sutras, a idéia do Atma imanente, a descrição da divina lila (jogo divino da existência) e o segredo desta criação cambiante. Ele viveu em cerca de 3.800 a.C.; era neto do sábio Vasishta, filho de Parasara e pai de Suka, a joia celebrada entre os rishis. A história de sua vida é uma série de milagres, uma saga divina. Ele veio de Vasudeva (Deus), revelou a lila de Vasudeva a todos e, finalmente, fundiu-se em Vasudeva. Ele estabeleceu a era do namaparayana (repetição e entoação do Nome do Senhor) e fez com que todos se conscientizassem da doçura do Nome do Senhor, que evoca Sua forma e Sua graça.

Vyasa primeiro revelou ao homem o segredo de tornar a mente tão clara e cheia de raios refrescantes quanto a lua numa noite de lua cheia;  é por isso que este  purnami (dia de lua cheia) é associado com ele e com todos os Gurus.

Sai Baba - 27/06/1961

Vyasa cumpriu a grande tarefa de comunicar ao homem a natureza essencial de Deus.

Ele deu a chave do mistério de Deus para o homem. Isso só é possível para aquele que nasceu encarregado por Deus para assim fazê-lo; é por isso que Vyasa é chamado de Vyaso Narayano Harih. Vyasa é Ele mesmo uma manifestação de Deus.

Sai Baba - 23/05/1967

Vyasa disse uma coisa que dá esperança àqueles que sentem que essa habilidade é por si inatingível.

Ele declarou: Eu devo lhes dizer em metade de um verso o essencial de tudo que tentei ensinar, através dos dezoito volumes dos Puranas – ouçam! “É um ato de mérito estar a serviço dos outros; é um pecado prejudicar os outros.” Acreditando nisso, se vocês sinceramente, sem hesitação, constante, alegre e amavelmente, oferecerem toda a sua habilidade e força ao serviço dos outros, Deus irá Se comover, movimentar-Se e Se manifestar em vocês, perante vocês, com uma graça espontânea.

Sai Baba - 23/05/1967

"O que não tem atributos nem forma é um verdadeiro Guru" (Verso em Sânscrito).

É necessário um Guru para fazê-los entender a Divindade sem atributos e sem forma. Considerando que é difícil conseguir tal Guru, considerem Deus como seu Guru. O Guru é o criador, o mantenedor e o destruidor. Considerem o Guru como seu tudo.

 

Sai Baba - 05/07/2001

O guru destrói a ilusão e derrama luz; Sua presença é refrescante e reconfortante.

É por isso que este dia, um dia de lua cheia (Pournami), é dedicado a se prestar as devidas honras ao guru. Além disso, a Lua é a divindade que preside a mente e Pournami é o dia em que a mente se torna completamente beneficiada. É claro, vocês precisam saber o que perderam para que possam começar a busca para recuperá-lo! O guru tem muito frequentemente que dizer-lhes que vocês esqueceram seu nome verdadeiro e que perderam a parte mais preciosa de si mesmos e ainda não se aperceberam da perda. O guru é o médico para a doença que nos traz o sofrimento da alternância entre nascimento e morte. Ele é um especialista no tratamento necessário para a cura. Se vocês não encontrarem tal guru, orem para que o Senhor, Ele próprio, lhes mostre o caminho e Ele certamente virá socorrê-los.

 

Sai Baba - 01/08/1956

Ele fala para cada singelo Arjuna

Que tem o coração pesado e as mãos vazias,

Temeroso de travar a batalha da Vida até a Vitória.

Você sente que Ele veio por você, para você.

Ele nos lembra a todos sobre a estrada que perdemos.

Descreve-nos a alegria no final da jornada.

Abre nossos olhos; fortalece nossos membros;

Estimula os que se esforçam, tateando o caminho.

Acordando aqueles que dormem,

Pondo em pé quem está sentado,

Pondo a caminhar quem está em pé,

Fazendo chegar àqueles que já estão no caminho!

N. Kasturi

(Trechos do Poema lido na Divina Presença em 16/10/58)

Fonte: Palavras de Sathya Sai – Vol. I

Medita em tua mente aos Pés do Guru

Vocês sabem que, certo dia, quando estava em Uravakonda, onde frequentava o curso secundário, Eu abandonei os estudos, deixando os livros de lado, e declarei que tinha Meu trabalho esperando por Mim. O erudito (pandit) de télugo, descreveu o incidente daquela tarde para todos vocês em seu discurso. Bem, naquele dia em que apareci publicamente como Sai Baba, a primeira canção que ensinei àqueles que se agruparam no jardim para onde fui ao sair da casa do erudito de télugo foi:

“Manasa Bhajare Guru Charanam

Dustara Bhava Sagara Taranam”

Eu conclamei a todos aqueles que sofrem na roda sem fim de nascimentos e mortes para venerarem os Pés do Guru (preceptor espiritual), o Guru que estava anunciando a Si mesmo, que viera novamente para tomar para Si o fardo daqueles que encontram refúgio Nele. Aquela foi Minha primeiríssima mensagem para a humanidade. “Manasa Bhajare”, “Veneração na mente!”

Eu não preciso de suas guirlandas de flores e nem de frutas, coisas que vocês compram por um ou dois centavos; elas não são  genuinamente de vocês. Deem-Me algo que seja de vocês, algo que seja puro e fragrante, com o perfume da virtude e da inocência, lavado nas lágrimas do arrependimento!

...Coloquem o Senhor em seus corações e ofereçam a Ele os frutos das suas ações e as flores de seus pensamentos e sentimentos íntimos. Essa é a veneração de que Eu mais gosto, a devoção que mais aprecio.

...Deus atrai o Indivíduo para Si. É da natureza de ambos ter essa afinidade, pois eles são o mesmo. Eles são como o ferro e o ímã. Porém, se o ferro estiver enferrujado, coberto de camadas de sujeira, o imã não conseguirá atraí-lo. Removam os impedimentos; isso é tudo o que vocês devem fazer. Deixem brilhar sua verdadeira natureza e o Senhor os atrairá para o Seu Seio.

Sai Baba - 01/06/1953

Tudo que vocês pedem em oração com o coração amoroso, Eu atendo prontamente.

Vocês me chamam "Sai" com carinho; Eu respondo dizendo, prontamente: "Oi". Nenhuma quantidade de orações destituídas de amor pode Me comover. Se vocês me chamam com carinho, Eu respondo imediatamente, onde quer que Eu esteja. Não há nada maior que o amor.

 

Sai Baba - 02/07/2004

Tragam devoção e deixem-na aqui e daqui levem fortaleza espiritual!

Quanto mais esse negócio é feito, mais contente Eu fico. Tragam-me o que tiverem, ou seja, suas dores e pesares, preocupações e ansiedade, e levem de Mim alegria e paz, coragem e confiança. Em Minha visão, não há mais antigos e mais novos entre os devotos. A mãe passa mais tempo cuidando da criança adoentada; ela simplesmente pede aos mais velhos para cuidarem de si mesmos; mas alimenta com sua própria mão ao menorzinho. Isso não quer dizer que ela não tenha amor pelos mais crescidos. Assim também, não pense que porque não dou atenção mais ostensivamente a uma pessoa, que ela esteja além do alcance do Meu Amor.

Sai Baba - 01/03/1955

Vocês devem mergulhar fundo no mar para obter as pérolas.

Que vantagem há em chapinhar entre as ondas junto à praia e jurar que o mar não possui pérolas e que todos os relatos sobre sua existência são falsos? Assim também, se vocês necessitam realizar o fruto pleno deste Avatar, mergulhem fundo e submerjam em Sai Baba. Meia entrega do coração, hesitação, dúvida, ceticismo, ouvir histórias, tudo isso não serve de nada. Fé completa e concentrada - só isso pode trazer a vitória. Isso é verdade para qualquer atividade mundana, não é? Quão mais verdadeiro isso deve ser, portanto, no campo espiritual? Mas se vocês já estiverem apegados a um Nome e a uma Forma, não o modifiquem...

Sai Baba - 10/07/1959

Todos os poderes que Eu tenho são para vocês

Vocês são o Meu tesouro, mesmo que vocês Me reneguem. Eu sou o seu tesouro, mesmo que vocês digam Não. Eu serei afetuoso com vocês e os acompanharei sempre. Assumirei todos os problemas para manter Minha propriedade a salvo sob Minha custódia! Isso quer dizer, na custódia do Senhor, qualquer que seja o nome pelo qual possam chamá-Lo. Todos os poderes que tenho são para vocês: Eu sou apenas a loja que mantém tais poderes prontos para serem dados a vocês sempre que assim pedirem. Eu darei Meu Amor mesmo que vocês não o peçam, pois é um direito seu compartilhá-lo.

Sai Baba - 29/09/1960

A sede deve ser como aquela da trepadeira pelo tronco da árvore, do ímã pelo ferro, da abelha pela flor, das águas por uma cascata, do rio pelo mar.

As dores da separação precisam corroer continuamente o coração; todo o ser precisa ansiar pela união. Não vacilem nem mudem nem tentem uma série de Nome (nama) e Forma (rupa) do Senhor. Isso irá apenas desperdiçar tempo e energia. A contemplação ininterrupta do Senhor lhes dará o sabor incessante de amrita.

Sai Baba - 28/12/1960

Não tirem o retrato de Sai Baba da parede e pendurem logo outro à primeira decepção

Aferrem-se à sua fé; não mudem sua lealdade assim que algo acontece ou quando alguém lhes sussurra algo. Não tirem o retrato de Sai Baba da parede e pendurem logo outro à primeira decepção. Entreguem tudo a Ele; deixem que Sua Vontade seja realizada – essa deveria ser sua atitude. A menos que passem por adversidades, como vocês podem ser fortalecidos? Deem as boas-vindas à luz e à sombra; ao sol e à chuva. Não pensem que apenas aqueles que veneram um retrato ou imagem com uma parafernália pomposa são devotos. Todo aquele que caminha corretamente ao longo da senda moral, que age conforme fala e fala conforme o que viu, que é tocado pelo pesar de outrem e exulta com a sua alegria é um devoto. Talvez um devoto ainda maior.

Sai Baba - 26/02/1961

Eu devo salvar cada um de vocês, mesmo que digam não, e se afastem, Eu o farei

A Encarnação divina ocorre para promover o dharma, para demarcá-lo e direcioná-lo e para mostrar à humanidade o verdadeiro caminho da atividade sem desejo de recompensas. Esta é a própria missão na qual Eu estou engajado, através de vários canais. Ao invés de reformá-los sem o seu conhecimento, é melhor reformá-los com sua própria cooperação e seu conhecimento. Assim, Eu lhes revelo Minha glória, de vez em quando, em pequena escala, através do que vocês chamam de milagres. Eu não os realizo por nome ou fama; Eu sou miraculoso pela Minha própria natureza! Cada momento Meu é um mahathmya, um milagre!  Eles estão além de sua compreensão, sua arte, habilidade e inteligência. Eu devo salvar cada um de vocês; mesmo que digam não, e se afastem, Eu o farei. Aqueles que se afastarem de Mim terão de retornar ao rebanho, mais cedo ou mais tarde, pois Eu não os deixarei permanecer distantes por muito tempo. Eu os trarei em Minha direção. Esta é Minha natureza básica, amor e compaixão.

Sai Baba - 23/11/1961

Deem o melhor de si primeiro e depois busquem a ajuda de Deus

Não gosto que as pessoas desperdicem momentos preciosos dos limitados anos de suas vidas em conversa fútil de ocupação vã, nem tampouco gosto de hesitação covarde. Ajam, ajam com todo o seu poder e com toda sua mente; façam pleno uso da habilidade, capacidade, coragem e confiança com que foram dotados. Então Deus irá abençoá-los.

Sai Baba - 02/12/1961

O Senhor responde não apenas ao cuco de voz doce e à sua canção; Ele dá ouvidos aos chilreios de outros passarinhos também.

Ele dá ouvidos às lamentações de todos os seres. Em verdade, o sofrimento os qualifica mais à graça do Senhor. Quando o sofrimento vem em ondas, uma atrás da outra, alegrem-se, pois a praia está próxima; enfrentem-nas bravamente; não façam como os covardes que colocam a culpa em algum poder externo ou desenvolvem aversão ao Senhor.

Sai Baba - 06/03/1962

Deem-Me as rédeas, confiem em Mim e sejam dirigidos por Mim. Eu assumirei plena responsabilidade.

Apenas, vocês devem aceitar sem contestação o que quer que lhes ocorra como prasadam, ou graça! As dores são os pés e a alegria é a cabeça; ambos são partes da mesma entidade. Vocês não podem dar boas-vindas à alegria e rejeitar a dor ao mesmo tempo; não podem ter o verso sem o reverso; vocês têm de levar e aceitar o outro lado da folha de papel, junto com este lado. Isso é inevitável. No princípio, o diamante é apenas um pedaço inerte de pedra, um seixo duro. Somente quando é cortado por um artesão habilidoso, ele se torna uma chama de fogo multifacetada! Deixem-se submeter ao mesmo tratamento para que toda a sua ignorância desapareça e vocês possam emergir como um diamante resplandecente.

Vocês devem ter esse anseio, o anseio da pedra em tornar-se diamante.

Devem segurar a mão da Mãe e andar em segurança ao Seu lado. Vocês devem segurar firmemente e não desistir. Sejam como o filhote de macaco, que se agarra à mãe e, assim, é protegido e guiado por sua força e sabedoria superiores. O Senhor é conquistado pela agonia sincera, pelo anseio constante.

Sai Baba - 07/03/1962

Derramem lágrimas de gratidão aos Pés do Senhor

O Senhor irá manifestar-Se quando e onde vocês ansiarem ardentemente por Ele; se pedirem para que apareça diante de vocês em carne e osso, Ele responderá. Deus está sempre pronto a responder; apenas vocês não estão preparados para convidá-Lo, dar-Lhe as boas-vindas ou recebê-Lo em seus corações. Vocês não purificaram o coração e não removeram dele os espinhos da luxúria e da cobiça, da inveja e do ódio. O bebê que se alimentou de leite pode começar a chorar; não fiquem preocupados. É muito útil para a digestão. Chorem, de maneira que possam digerir a alegria de conhecer Deus; chorem e derramem lágrimas de alegria. As glândulas lacrimais lhes foram dadas não para chorarem desvalidamente diante dos outros, com as mãos estendidas pedindo esmolas, mas para verterem lágrimas de alegria e gratidão aos Pés do Senhor.

Sai Baba - Palavras de Sathya Sai Vol. 2 - 8, 9 e 10/03/1962

A Mensagem e Lição do Dia de Gurupurnima

A lua e a mente são inter-relacionadas, como objeto e imagem. Neste dia, a lua é cheia, suave e fria, sua luz é fresca, agradável e pacífica. Assim, a luz da mente também tem que ser agradável e pura. Esta é a mensagem do dia. Isso significa dizer que no firmamento do coração, a lua é a mente. Há nuvens lá, densas e pesadas - os desejos sensoriais e as atividades mundanas que estragam seu contentamento à luz da lua. Portanto, deixem a forte brisa do amor dispersar as nuvens e dar a vocês a glória fresca da luz da lua. Quando a devoção brilha completa, o céu no coração torna-se uma abóbada de beleza e a vida é transformada em uma atraente estrada de bem-aventurança. Esta beleza de coração, esta bem-aventurança na vida pode ser conquistada através da mente, se a lição deste dia for lembrada e cumprida. Fortalecidos pela graça de Swami, encorajados pela bênção de Swami, engajem-se na prática espiritual e alcancem sucesso, realizando a meta da vida.

Sai Baba - 29/07/1969

© © 2016-2019 Organização Internacional Sathya Sai do Brasil. Todos os direitos reservados.