top of page
Dia de Ganesha
Compilação de discursos por ocasião do Dia de Ganesha

O filho mais velho do Senhor Shiva e da Mãe Parvati representa os Poderes Divinos do Discernimento e da Determinação, presentes no Ser Humano e que devem ser desenvolvidos para conduzi-lo à Consciência Divina. Oferecer adoração a Ganesha, também conhecido como Vinayaka, Ganapati e vários outros nomes indicativos de seus atributos Divinos é a primeira atitude de todo hindu ao iniciar qualquer empreendimento, seja espiritual ou secular, a fim de que Seus Poderes abençoem as iniciativas, removendo os obstáculos ao sucesso. Todas as formas de conhecimento se originaram de Vinayaka. Todos os Vedas, Ithihasas e Puranas são o resultado da Vontade Divina de Vinayaka.

 

Sai Baba diz:

Quem é Vinayaka? Em primeiro lugar, é preciso compreender esse aspecto. Vinayaka é o Senhor do universo. Não possui qualquer chefe superior a Ele. Ele próprio é o líder de todos. É o Mestre do universo. Esquecer tal Mestre é uma desventura.

 

O Senhor Vinayaka é onipresente. Comunica-se pelo Seu silêncio. Até mesmo Suas ordens são por meio da comunicação silenciosa. Seus movimentos são sutis. Para onde quer que vocês olhem, poderão encontrá-Lo abençoando e guiando Seus devotos para o caminho correto.

 

O onipresente Senhor Vinayaka pode ser adorado por todos, independentemente de religião, nação ou região à qual pertençam. Ele é o Senhor da aprendizagem e do bom comportamento; cada ser humano interessado na boa educação e na boa conduta pode, portanto, adorá-Lo e pedir-Lhe Suas bênçãos.

 

O Senhor Vinayaka protege constantemente Seus filhos. Quer sempre estar com eles. Em realidade, os filhos pertencem ao Senhor Vinayaka. Cada ser humano deveria imitar Seu exemplo. Os filhos nunca devem esquecer-se de seus pais, pois toda sua vida e educação são um presente de seus pais. O Senhor Vinayaka confere siddhi e buddhi (sabedoria e intelecto) a seus filhos que O cultuam. Todas as coisas reverterão a favor da pessoa cujo buddhi é correto.

 

É um costume, na Índia, que os elefantes liderem os cortejos cerimoniais de qualquer templo. Devemos compreender o significado de um elefante liderar a procissão. De todos os animais selvagens, o elefante é o maior. Uma vez que um elefante segue um determinado caminho, as pegadas dos outros animais, inclusive as do leão e do tigre, serão apagadas pelas do elefante. O trajeto percorrido por um elefante, mesmo na floresta fechada, poderia ser usado por veículos como uma carruagem, antigamente, um carro, ou um ônibus, atualmente. Essa é a razão pela qual o cortejo de casamento de Sri Rama, na Treta Yuga, foi liderado por um grupo de elefantes.

 

O elefante é um animal tão majestoso que o seu barrido pode silenciar o ruído de todos os outros animais, inclusive o de um cão. O som de um elefante é, portanto, majestoso e poderoso. O Senhor Vinayaka tem o rosto de tal animal majestoso e sagrado. Infelizmente, não se compreende a grandeza e o significado de Sua forma, e Seu ídolo é adorado de maneira casual e rotineira. Não só Vinayaka, mas todas as formas físicas atribuídas à divindade transmitem algum profundo significado espiritual. Deus não está, entretanto, confinado à simples forma física. A divindade não tem nascimento nem morte, por isso transcende a forma física.  É mera ilusão confinar a Divindade a uma forma como Rama, Krishna, Vinayaka, etc. Se fizerem uma investigação adequada, ficará claro que as formas físicas da Divindade são de criação humana. Nascem da própria imaginação das pessoas. Ninguém jamais foi capaz de visualizar a divindade sem nome, sem forma e sem atributos.

 

Apesar disso, a forma física tem um significado subjacente. Porque a forma física não pode existir sem um significado. Nunca se esqueçam da forma física. É só da forma física que a moralidade se propaga. A forma física sustenta e propaga a moralidade no mundo, com seu próprio exemplo. Por isso, a moralidade ganha força no mundo.

 

 Ninguém pode compreender a verdadeira natureza da Divindade, sem compreender o espírito por detrás das diferentes atividades espirituais. É preciso compreender quem é o Senhor Vinayaka no verdadeiro sentido. Quando vocês perceberem que Ele é o guia onipresente, poderão compreender melhor Sua natureza divina. Vocês devem celebrar os diferentes festivais com a compreensão adequada do seu significado espiritual.

(Divino Discurso - Vinayaka Chathurthi - 25/08/2009)

 

Todo indivíduo tem um guru, exceto Vinayaka. 

Ele é o Guru de todos os Gurus e o líder dos líderes.  Ele é apropriadamente denominado Vinayaka porque não tem outro líder – Nayaka – acima dele.

 

Quando vocês dirigem suas orações a Ele, procurando suas bênçãos, todas as suas tarefas serão bem sucedidas. Vinayaka tem a cabeça e a tromba de um elefante. Esse animal é associado com as qualidades da inteligência e da discriminação e sempre exercita o discernimento antes de prosseguir em seu caminho. Do mesmo modo, Vinayaka emprega o discernimento em todas as tarefas que empreende. Ganapati significa Mestre do Intelecto da Sabedoria. As letras “Ga” e “na” em seu nome, indicam, respectivamente, essas qualidades. As pessoas de hoje em dia se esquecem do significado profundo contido no nome Ganapati e engajam-se em meros rituais. Vocês podem deixar de executar quaisquer rituais, mas jamais desistam de adorar Vinayaka.

 

Vinayaka é a personificação do amor. Ele está sempre derramando seu amor sobre todos. Quando desempenhou o papel de escriba, a fim de registrar o Mahabharatha ditado pelo Sábio Viyasa, ele demonstrou esse mesmo amor. Viyasa o escolheu para o papel de escritor porque ele era a personificação do amor. Durante todo o período de escrita do Mahabharatha, Vinayaka demonstrou seu puro amor. Por essa razão vocês não conseguirão encontrar um erro sequer no Mahabharatha. Como ele é perfeito, sua escrita também é impecável. Vocês não encontrarão as más qualidades da raiva, ciúme, inveja ou orgulho em Vinayaka.

(Divino Discurso - Dia de Ganesha - 18/09/2004)

 

Quem é Vigneshvara? Quem é Ganapati? A palavra 'Gana' está relacionada ao intelecto. 'Na' se refere a sabedoria. Ganapati é o chefe de todo o conhecimento tradicional e espiritual. Vinayaka não tem nenhum mestre acima dele. Ele é o mestre até de si mesmo. Vinayaka nunca os fará sofrer de nenhuma maneira. Vinayaka abençoa todos os seus desafios, esforços e confere sucesso. Ele nunca permitirá qualquer mal residir em vocês. Ele tem um rato como seu veículo. Um rato suporta a escuridão, pois se move na escuridão da noite. Vinayaka os ajuda a dispersar essa escuridão e irradiar luz. A divindade não está limitada somente à humanidade. Encontramos a divindade presente em pássaros e animais também. Para demonstrar sua divindade oculta, imanente, temos Vinayaka com uma cabeça de elefante e um rato como seu veículo. O elefante é muito inteligente, fiel e leal. Nunca deixa o caminho que traça para si e permanece como um símbolo de gratidão. A gratidão é uma qualidade muito sagrada. A tolerância é verdade, dharma, conhecimento, não-violência, e tudo o mais. O elefante tem grande paciência e tolerância. Ele está preparado para sacrificar sua vida, mas nunca pode tolerar seu mestre sofrendo.

 

Quando não existe nenhum caminho para seguirmos na selva, é o elefante que caminha por ela e cria um caminho para nós. Semelhantemente, nesta selva da vida, é Vinayaka com cabeça de elefante que mostra o caminho ideal para todos nós seguirmos.

 

Devemos oferecer nossas orações ao deus Sol, o Senhor da Resplandecência.  A luz em nossos olhos é devida ao deus Sol. É por causa do deus Sol que podemos ver. Ainda que o Sol esteja presente, se nossos olhos estiverem fechados, não poderemos ver coisa alguma. A visão é o reflexo do deus Sol.  O Sol se retira dos olhos do homem que não mostra gratidão (isto é, ele se torna cego).

 

Hoje é o dia de Vinayaka. A natureza de Vinayaka é encontrada em todos os lugares. Vinayaka é o mestre do poder e do intelecto. Temos de rezar para tal senhor. Se o líder é bom, vocês certamente alcançarão a meta. Atualmente, não temos bons líderes. Quem é um bom líder? Nossa consciência é o líder, mas vocês poluíram essa consciência. Ela está repleta de características ruins e sordidez. Vinayaka é a pessoa que aniquila todas essas características ruins em nossa consciência. Os ratos cheiram tudo por onde quer que vão. Vinayaka tem tal criatura como seu veículo. Ele põe o rato debaixo de seu pé. Isso significa que ele não é afetado por quaisquer características ruins. Como ele é o mestre de todas as qualidades sagradas, sábios e buscadores espirituais o louvam. Temos de reconhecer e entender o significado de Vinayaka, que está em nossos corações. Temos de pensar sobre ele constantemente. Ele é a deidade regente de todos os deuses. Os devotos de Shiva, assim como os de Vishnu, adoram Vinayaka. Ele simboliza todas as religiões. Ele representa auspiciosidade. Uma vez que reconheçam isso e o adorem adequadamente, vocês redimirão suas vidas.

(Divino Discurso - Dia de Ganesha - 22/08/01)

 

 “A vida física é temporária. A riqueza e a juventude são momentâneas. Assim também são os parentes e os amigos. Somente a verdade e a retidão são permanentes.”

(Verso em Sânscrito)

 

É o mestre do céu (Suraloka). Não tem mestre acima d’Ele. Sendo o mestre de tudo, ele ensina as qualidades de liderança. Ganapathi tem sido adorado e exaltado desde os tempos védicos. Os Vedas e as Upanishads contêm hinos de louvor a Ganapathi. Portanto, Sua adoração não é de origem recente; originou-se no passado venerável.

 

“Ofereçam a Deus as flores da não violência e do controle dos sentidos, da compaixão por todas as criaturas, da paciência e da paz, do sacrifício, da meditação e da verdade acima de tudo. Estas são as flores que o Senhor aprecia.”

(Poema em télugo)

 

A paciência e o perdão são qualidades que devem ser nutridas por todos os indivíduos. Vocês devem ser capazes de perdoar até os seus inimigos. Este dia consagrado a Ganapathi ensina o perdão e o amor para que possam realizar a divindade e ter bem-aventurança.

(Divino Discurso - Dia de Ganesha - 01/09/00)

 

“É possível, ó homem, escapar dos frutos de suas ações? Pode-se ser um grande erudito, adorar a deidade familiar ou até mesmo ir para a floresta e empreender penitências severas. Ainda assim, se está fadado a enfrentar as consequências de suas ações. Se você afunda um recipiente em um lago pequeno ou em um oceano imenso, a quantidade de água coletada depende do tamanho do recipiente, não se pode esperar mais. Igualmente, você adquire o que merece. Pode-se vestir uma túnica ocre e girar o rosário inúmeras vezes. Ainda assim, se está fadado a enfrentar as consequências de suas ações. Porém, se você é o recipiente da Divina graça, pode superar os efeitos de qualquer ação.” (canção télugo)

 

Pode-se superar os efeitos negativos de suas ações focando a própria mente em Deus. Montanhas de pecado desaparecerão como a névoa pela Graça de Deus. Toda ação está fadada a ter uma reação. A Divina Graça pode prover a sua libertação das consequências de seu karma. De fato, pode-se reescrever o próprio destino se obtém a Graça Divina...

 

Quem é Ganapati?  Ele é o mestre (Adipati) de todos os Ganas: os cinco sentidos, os cinco elementos e os cinco envoltórios de vida. O corpo humano consiste de cinco envoltórios – envoltório de alimento (Annamaya Kosha), envoltório de vida (Pranamaya Kosha), envoltório da mente (Manomaya Kosha), envoltório de sabedoria (Vijnanamaya Kosha) e envoltório de bem-aventurança (Anandamaya Kosha). O homem só progride até Manomaya. Ele é incapaz de se elevar até os envoltórios de sabedoria e bem-aventurança. Uma vez que Ganapati é o mestre de todos os cinco envoltórios tem-se de tomar refúgio n’Ele para atingir o estado de bem-aventurança.

                                                                             (Divino Discurso - Dia de Ganesha - 13/09/99)

 

Ganapati (Ganesha) ensinou que se deve respeitar os pais e, por meio disso, obter sua graça e assegurar a felicidade. A forma de Ganapati não pode ser descrita como bonita segundo os padrões humanos. Ele tem a cabeça pequena, grande abdômen e forma grosseira, mas ainda assim cativa a todos cada vez mais. Gostamos de vê-lO e cultuá-lO. Sua beleza não está na forma externa, mas na sabedoria. Ganesha sacrificou sua própria presa e usou-a como caneta para escrever o Mahabharata ditado por Vyasa em benefício da humanidade.

 

Para cada encarnação existem certas regras e regulamentos que o Avatar não transgride. Meros mortais não podem entender as peculiaridades do Divino.

 

Na divina família do Senhor Shiva, devemos entender que Shiva representa o princípio divino e Parvati representa a Natureza (Prakrti). Os filhos de Shiva e Parvati, Ganapati e Subrahmanya, simbolizam o intelecto receptivo (Buddhi) e o poder de realização (Siddhi). Na verdade, todos eles são um só em formas diferentes, assim como os cinco dedos da mão são iguais, mas não são semelhantes, sendo diferentes em tamanho e formato.

 

Vocês têm de tentar obter o conhecimento amplo, abrangente, sobre qualquer coisa, pois o conhecimento parcial é perigoso. Para tanto devem estudar a natureza do coração.

 

                                                                                                                          Divino Discurso - Dia de Ganesha - 19/09/93

bottom of page