top of page

Painel Inter-religioso - RJ

Painel Inter-religioso - 31.08.2019

 

No dia 31 de agosto de 2019, a Fundação Sri Sathya Sai do Brasil promoveu um painel inter-religioso em sua sede, na cidade do Rio de Janeiro. Compareceram 125 pessoas, sendo 45 da OISSSB e 80 pessoas não pertencentes ou afiliadas a Organização.

O evento teve três horas de duração, das 15h às 18h e consistiu da exibição de um vídeo sobre Unidade das Religiões, produzido pela OISSB, com entrevistas de vários líderes religiosos, falando sobre os fundamentos de suas fés e aquilo que poderia promover união entre as distintas religiões. Seguiu-se a narração de uma história folclórica sobre o destino do indivíduo não ser inexorável, mas fruto de suas escolhas e ações no dia-a-dia, com a mensagem de que sempre é possível mudar para melhor e que ninguém além do próprio indivíduo é responsável pelos sucessos ou fracassos que experimenta.

Finalmente, teve lugar o painel propriamente dito, com um representante do Espiritismo, Umbanda, ISKCON (Movimento Hare Krishna), Zen Budismo, Igreja Católica, representada por dois padres e OISSS, representada pelo Chairman da Zona 2B.

O tema do encontro foi a promoção da harmonia em uma sociedade cada vez mais polarizada em torno de ideias radicais e extremistas e qual o papel das religiões na busca desta paz e harmonia.

Os palestrantes descreveram inicialmente o que a sua doutrina oferece aos frequentadores e adeptos como prática e reflexão sobre a situação social e todos foram unânimes em destacar que “a transformação começa no indivíduo” e que a situação coletiva é resultado das ações e intenções individuais. Essa transformação deve ser buscada na prática do amor, da tolerância com as diferenças, na busca da harmonia e dos pontos de vista comuns para uma convivência pacífica e produtiva! Ao se encerrar o evento, a Fundação presenteou os palestrantes com um quadro onde se via a imagem do “fundador” da sua fé junto com uma mensagem sobre o tema do encontro, dita pelo Mestre de cada um!

A Fundação recebeu, nas mídias sociais, diversas mensagens de felicitações pela iniciativa e depoimentos sobre o efeito inspirador e transformador experimentado pelos participantes! Em vista do exposto, a Fundação Sai planeja buscar estreitar os contatos com as instituições representadas, a fim de, futuramente, realizar ações bilaterais ou conjuntas, de serviço altruísta, levando à prática o exercício de harmonia entre as fés, que Swami tanto pregou e exemplificou!

A tarde foi inspiradora, emocionante e divina! Foi possível sentir, na emoção dos participantes, especialmente dos representantes das diversas fés, a verdade de que “Swami é Amigo de todas as religiões”. Ao final, todos se uniram para os cantos devocionais exaltando todas as fés, com muita devoção!

Om Sai Ram!

Galeria de Fotos

Vídeos

bottom of page