top of page

PAC / PAM em Queimadas/RN

A Região Nordeste II da Organização Sathya Sai do Brasil - composta pelo Centro Sathya Sai da Madalena-Recife/PE  e Centro Sai de Natal/RN – realizou seu primeiro PAC/PAM na comunidade de Queimadas, zona rural do município de Taipu/RN, distante 50 km de Natal/RN, em 10 de junho de 2017. 108 famílias em situação de vulnerabilidade social e 50 alunos da Escola Municipal de Queimadas foram amorosamente atendidos nesse dia. O evento realizou-se nas dependências da Escola Municipal de Queimadas e Posto de Saúde situado na mesma localidade.


As seguintes atividades foram realizadas por esse projeto de "Amor em Ação":

  • Atendimento à saúde: 61 consultas de clínica geral foram oferecidas a adultos e crianças, com distribuição gratuita de medicamentos. Houve também 43 atendimentos odontológicos e orientação para higiene bucal.

  • Distribuição de alimentos não perecíveis e material de higiene: foram distribuídas 108 cestas básicas e 108 kits de higiene, uma unidade para cada família.

  • Sementes de moringa: foram distribuídos kits contendo sementes de moringa para as 108 famílias. A moringa é uma árvore adaptada ao clima seco da região, cujas folhas são alimento humano e animal e cujas flores têm aplicações medicinais.

  • Distribuição de lanches: foram distribuídos sanduíches, bolo, café e suco para todos, atendendo cerca de 300 pessoas. Um voluntário da comunidade fez pipocas e algodão doce para as crianças.

  • Corte de cabelos: foram realizados 20 cortes de cabelo, especialmente em crianças.

  • Distribuição de roupas, brinquedos: foram distribuídas para 88 famílias cadastradas 573 roupas femininas, 141 roupas masculinas, 33 roupas infantis, 113 roupa de cama e mesa, 52 utensílios de cozinha e 48 brinquedos. Também houve um sorteio de uma bicicleta infantil seminova.

  • Oficina de música: 26 crianças de todas as idades participaram da oficina de música. Num primeiro momento, foram demonstrados os sons de alguns instrumentos como pau de chuva (chuva), conduite (vento), caixa de mar (ondas do mar) e apitos (pássaros) e as crianças fizeram desenhos expressando a percepção que tiveram. Num segundo momento, as crianças maiores permaneceram para a experimentação direta com os instrumentos expostos e produção musical.

“Não há maior bênção que o nascimento humano (Janthunam Narajanma Durlabham). Para proclamar-se humana, a pessoa deve primeiramente mostrar humanidade em ação. Tendo nascido e crescido na sociedade, e nela conquistado sua riqueza, a pessoa deveria mostrar gratidão à sociedade, trabalhando para seu bem-estar. O mundo está enfrentando problemas porque o homem não mostra sua gratidão à sociedade.  O bem-estar da sociedade também é seu bem-estar. Abandone o egoísmo e trabalhe pelo bem-estar da sociedade.  O mundo só desfrutará paz e segurança quando todos servirem à sociedade e tiverem devoção a Deus.”   - Sathya Sai Baba
 

Galeria de Fotos

bottom of page