top of page

PAC / PAM do Vale do Capão

No dia 22 de junho de 2017, foi realizada uma ação conjunta do Programa de Acampamentos Médicos (PAM) e do Programa de Atendimento às Comunidades (PAC) no Posto de Saúde da Família e Escola Municipal de Caeté-Açu, no Vale do Capão, distante cerca de 470km da cidade de Salvador, Bahia. Essa ação foi organizada a partir da solicitação do médico responsável pelo Posto de Saúde da Família do Vale do Capão, que pediu à Coordenação Regional do PAM a repetição do evento realizado em 2015 no mesmo local, em função da carência de atendimento médico para as comunidades vizinhas da região.

No PAM foram realizados 450 atendimentos, nas áreas de otorrinolaringologia, pediatria, ortopedia, clínica médica, neurologia, ginecologia, psicologia, fisioterapia e radiologia. Foram arrecadados e doados pelos médicos participantes deste PAM cerca de 2800 medicamentos, dos quais a maioria foi cadastrada e embalada ainda em Salvador por devotos Sai. Além dos remédios, foram oferecidos pelos médicos diversos materiais, tais como luvas, álcool gel, máscaras, abaixador de língua, material para curativo, material para esterilização, kit para ferimento, soro fisiológico e algodão. A secretaria de Saúde de Palmeiras disponibilizou os blocos de receituários necessários.

Cinquenta famílias, que haviam sido previamente cadastradas para este PAC, receberam gêneros alimentícios, cobertores e enxovais para bebês. Os gêneros alimentícios não perecíveis foram obtidos a partir de doações de grupos de gincana estudantil do Colégio Anchieta e do Colégio São Paulo, ambos localizados na cidade de Salvador. Os cobertores e enxovais para bebês foram doados pelo Rotary Club da Bahia. Os devotos amorosamente organizaram e prepararam as doações. Um almoço vegetariano foi oferecido aos participantes, tendo sido preparado por colaboradores e devotos, com a ajuda da comunidade.

A ação contou com a participação de 32 voluntários de apoio e 29 profissionais da saúde, entre médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiras, fisioterapeutas e agentes da saúde, que se doaram nessa atividade de serviço amoroso.

“Deus ama aos que servem ao próximo porque Ele está em todos. Quando servirem a alguém, seja quem for, considerem esse serviço como serviço a Deus. Tornem divinas todas as suas ações, considerando cada uma como um trabalho de Deus” 

Sathya Sai Baba

Galeria de Fotos

bottom of page