top of page

Encontro por uma Nova Consciência 2020

Amados irmãos, OM SAI RAM!
Segue abaixo o belíssimo resumo do Encontro por uma Nova Consciência 2020 que ocorreu em Ponta Grossa no Paraná, durante o Carnaval.  Podemos ver aqui o exemplo do que um grupo de pessoas é capaz de realizar, cada um aportando com suas ideias, seu conhecimento, seu desejo de contribuir, com a alegria de ter Deus pulsando em seus corações. Como nos disse Sathya Sai: “A pessoa nunca deveria duvidar da própria capacidade de empreender uma determinada tarefa. Tendo fé em si mesma, ela pode conseguir qualquer coisa.” (Pensamento para o dia 31/03/2006)
Com muito amor
Coordenação da Região Sul

- - - - - - -

EVENTO PÚBLICO

“Encontro por uma Nova Consciência”

(O Despertar da Consciência Planetária)

De 22 a 25 de fevereiro de 2020 – Ponta Grossa, Paraná, Brasil

No período do Carnaval, o Grupo Sathya Sai de Ponta Grossa, juntamente com a Coordenação do Comitê de Expansão da Organização Sai do Brasil e a Coordenação Regional Sul, realizou em Ponta Grossa, interior do Paraná, o III Encontro por uma Nova Consciência com o foco na preocupação ecológica, consumo consciente e reciclagem. O evento foi realizado no auditório da sede do Sindicato dos Contabilistas, no centro da cidade, e foi amplamente divulgado à comunidade local através de cartazes e panfletos, redes sociais, propagandas diárias em rádios e entrevistas. Além disso, foi publicada uma matéria em uma revista local de turismo e feita a divulgação através do site da programação cultural da prefeitura da cidade.

Este evento ofereceu à comunidade dos Campos Gerais uma alternativa àqueles que não são foliões e preferem passar o recesso de Carnaval de forma sossegada, refletindo sobre questões associada a valores humanos, espiritualidade, serviço ao próximo, crescimento interior e ecologia.

        

A abertura do evento aconteceu na tarde de sábado, dia 22 de fevereiro, com a participação do Senhor Sérgio Espíndola, Chairman da zona 2B da Organização Internacional Sathya Sai (OISS). Logo após, foi proferida a palestra “Quem somos nós neste universo quântico, pelo Prof. Dr. Flávio Borges. Na noite de sábado, foi realizada a apresentação musical com o Grupo Massala Mantra e, também, a mesa redonda com o tema: “O planeta pede socorro – cobertura verde e rearborização”.

 

Participaram da mesa o Prof. Dr. Carlos André Stuepp, Engenheiro Florestal e responsável pelo viveiro de mudas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); o Prof. Dr. Mário Sérgio de Melo, Geólogo e Professor aposentado do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Arquiteta e Urbanista Tatiana Machado Baraçal, Coordenadora dos Jovens Adultos da OISS do Brasil. Nesta oportunidade, foram passados alguns vídeos destacando o trabalho realizado pela Organização Sai na frente de serviço ao planeta denominada Go Green. A discursão girou em torno da importância da rearborização urbana em nossas cidades.

 

Na manhã do domingo, dia 23 de fevereiro, houve a palestra de introdução à abordagem de Educação em Valores Humanos com as professoras Ineke Bee e Myrna Máximo, do Núcleo de Educação de São José dos Campos. O foco da apresentação foi: Educação em Valores Humanos para uma Nova Consciência Planetária. À tarde, ocorreu um encontro inter-religioso com a participação de oito representantes de oito diferentes denominações filosóficas-religiosas a saber: Padre Estanislau Talma, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Ponta Grossa, representando a Igreja Católica; Rosmarí de Fátima Carulak, preletora da Seicho No Ie; Carlos Sviatowski, diretor no núcleo espírita Sociedade de Amor ao Próximo (SAP); Janaina Clok, Budista da linhagem Nichiren Daishonin; Milton Eiti Sato, Budista Tibetano; Nuredin El Sayed, Sheik Sunita, natural da Arábia Saudita; Ali Habin Sheik Shiita, natural do Irã e Sergio Espíndola representando a OISS. No primeiro momento do encontro, foi concedido o tempo aproximado de 10 minutos a cada representante para que explicassem suas propostas religiosas e filosóficas. No segundo momento, cada representante abordou como seu próprio caminho pode ajudar a humanidade na tomada de consciência da responsabilidade pela saúde planetária. Foi um momento de confraternização e harmonia entre as fés que resultou numa energia de congraçamento.

 

A noite do domingo começou com a brilhante apresentação musical do Bluesista Alexandre de Mello e teve continuidade com a realização da mesa redonda com tema: “Sustentabilidade e Reciclagem – o caminho para uma nova consciência de gasto e consumo”. Participaram da mesa o Dr. Charles Luciano Genehr, Dermatologista, Nutrólogo e especialista em Ayurveda, a Profa. Dra. Carla Michele Ramos Torres, Professora de História do Instituto Federal do Paraná – Campus Irati e a Profa, Psicóloga Transpessoal e Terapeuta Ineke Maria Bee. Antes de aberta a palavra, foi passado um vídeo sobre a questão da contaminação de animais pelos plásticos depositados no oceano. Cada participante abordou sobre a necessidade de diminuir o consumo e a temática Limite aos Desejos, como sugere Sai Baba, foi amplamente discutida.

 

A última atividade, realizada no Auditório do SICOPON aconteceu na segunda-feira pela manhã com a apresentação sobre alimentação vegetariana realizada pelos membros do Grupo Sai de Ponta Grossa, com a participação das Professoras Franciele de Siqueira, Viviane Paula Martini, Daniela Macedo de Lima e do Professor Jorge Iulek.

 

Na tarde da segunda, os trabalhos passaram para a sede do Grupo Sai de Ponta Grossa. Inicialmente, houve uma oficina de reciclagem de rolinhos de papel higiênico, confeccionando animaizinhos de brinquedo. Esta prática foi conduzida pela Professora de Física Franciele de Siqueira. Após esta oficina, houve uma oficina de confecção de sabão com a Professora de Química Viviane de Paula. O encerramento do evento ocorreu com uma reunião de cantos devocionais onde a Coordenadora do Comitê de expansão da Zona 23, Ada Espíndola, fez uma avaliação das atividades até o momento realizadas.

 

A última atividade do evento foi a adoção de uma horta comunitária no asilo de velhinhas de uma entidade espírita denominada Colméia Espírita Cristã Abgail. Esta atividade ocorreu na terça feira de manhã com a preparação de uma área de terra dentro das dependências da entidade e o plantio de diversas hortaliças.

Durante o evento, ocorreram práticas diárias de meditação às 8 horas da manhã conduzidas por Kleber Piazza, integrante e fundador do Centro Sai de Porto Alegre, num parque da cidade. O público externo (não devotos) estimado, que participou de alguma atividade do evento, gira em torno de 50 pessoas.

Galeria de Fotos

bottom of page