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01 de maio de 2025

Deus é a Energia Suprema; a alma individual é a Energia Ilusória. Deus é genuíno; a alma individual é apenas a sombra, a aparência, a ilusão. Até Eu preciso Me cobrir com a Energia Ilusória para adentrar no seu meio, assim como o policial que é compelido a se vestir como um ladrão para que possa ingressar na quadrilha, prender os seus integrantes e levá-los à justiça! O Senhor não pode vir com a Sua Energia Suprema intacta; precisa vir com esplendor reduzido e refulgência limitada, para que possa se tornar o objeto da devoção e do serviço dedicado. Neste mundo, que é impermanente e está sempre em transformação, o Poder Imanente de Deus é a única entidade fixa e permanente. Para se aperceber do que é eterno e verdadeiro, é necessário se apegar a essa fonte e sustento. Não há como fugir desse caminho. É o destino de todos, independentemente de idade ou escolaridade, local ou casta, gênero ou posição social. (Discurso Divino, 1º de agosto de 1956)

Sri Sathya Sai Baba

02 de maio de 2025

Não pense que a educação a ser obtida encontra-se disponível apenas em faculdades ou escolas. A educação está disponível em todo o mundo. Pode ser obtida em uma oficina, em uma fazenda, em uma profissão ou ofício. Até mesmo ao andar pelo mercado é possível educar-se. Todos os aspectos da vida educam o indivíduo. Vocês devem encarar o próprio mundo como uma grande universidade. Do momento em que se levantam até a hora de dormir, vocês estão usando sua educação para garantir sua mera subsistência. Se não podem usar sua educação para se aproximar dos Pés do Senhor, de que serve todo esse conhecimento? Vocês devem ter Deus em seu coração e reconhecer todos os seres vivos como iguais. Devem fazer todos os esforços para superar os quatro obstáculos: luxúria, raiva, apego e ganância. Enquanto esses ladrões habitarem em seu lar, não há certeza de que obterão o tesouro da sabedoria, mas, após afastá-los, receberão em sua casa um ladrão maior: o próprio Deus. É por isso que Ele tem sido chamado de chitta-chora - Aquele que rouba seu coração. (Chuvas de Verão, 9 de junho de 1973)

Sri Sathya Sai Baba

03 de maio de 2025

A sabedoria é o estado de florescimento da pureza mental, necessária para se alcançar o controle dos sentidos. A pessoa autocontrolada, ao descobrir sua natureza divina, pode iluminar o mundo ao seu redor. Assim como um bastão de incenso, que espalha sua fragrância em todas as direções, o nome e a fama de indivíduos autorrealizados e de coração puro alcançam a todos. Pensamentos puros são a chave para a pureza mental. Se alguém carrega uma flor perfumada nas mãos, é acompanhado por sua fragrância aonde quer que vá. O mesmo ocorre se leva consigo um odor desagradável. Da mesma forma, pensamentos bons ou ruins irradiam vibrações correspondentes. Os pensamentos têm tanto poder que, quando são direcionados para grandes objetivos, podem ser usados para influenciar o mundo. Quando a mente está repleta de pensamentos elevados, permeados de verdade, amor, tolerância e compaixão, a vida se enche de paz e serenidade. Por outro lado, se o indivíduo permite o crescimento de pensamentos de ódio, inveja, raiva e presunção, sua vida se torna um sofrimento perpétuo! (Discurso Divino, 31 de julho de 1986)

Sri Sathya Sai Baba

04 de maio de 2025

A mente agitada os conduz a paixões e emoções. Quando o apoio sobre o qual a pessoa está sentada se desloca, ela se move com ele; quando o vagão de trem em que a pessoa está sentada se move em alta velocidade, ela tem a impressão de que as árvores ao redor se movimentam também. Por outro lado, a mente faz com que a pessoa se sinta imóvel sobre a Terra, embora esta gire rapidamente em torno de seu próprio eixo e ao redor do Sol. Tudo isso são artimanhas da mente, que oculta a verdade e impõe suas próprias ilusões à experiência do indivíduo. A realidade é distinta da imagem da realidade que a mente lhe apresenta. Atribuir à alma individual as alegrias e tristezas pelas quais o indivíduo passa na vida é um ato de ignorância. É fundamental dissociar uma coisa da outra. Euforia e depressão,  prazer e  dor,  alegria e  tristeza são modificações da mente, não da alma individual. É a mente que reage aos objetos e eventos externos e os classifica como desejáveis ou indesejáveis, bons ou ruins. Isso explica por que o controle da instabilidade mental precisa ser alcançado! (Discurso Divino, 4 de janeiro de 1974)

Sri Sathya Sai Baba

05 de maio de 2025

Ao contemplarmos o Avatar Narasimha, o Deus-leão, encarnação de Vishnu, somos tomados por uma sensação de terror. Refletindo sobre a história do jovem Prahlada e de Narasimha, percebemos que, quando Narasimha concedeu sua visão divina (darshan) a Prahlada, Ele demonstrou imensa bondade. No entanto, parecia que Prahlada estava tomado pelo medo num canto. Naquele momento, Narasimha olhou para ele e lhe perguntou se temia a figura aterradora que viera castigar seu pai. Prahlada respondeu que não temia o Senhor, pois O considerava a forma mais doce que se poderia imaginar! Disse que estava verdadeiramente feliz por vê-Lo. Narasimha então perguntou por que Prahlada estava com medo. Prahlada respondeu que tinha medo porque aquela visão divina que presenciava provavelmente desapareceria em poucos instantes, deixando-o sozinho! O medo que o afligia era o de perder a presença de Deus. Prahlada desejava pedir a Deus que não o deixasse. A visão e a beleza de Deus são de tal modo sublimes que somente Seus devotos conseguem apreciá-las! (Discurso Divino, 22 de maio de 1976)

Sri Sathya Sai Baba

06 de maio de 2025

Não é necessário ter uma educação formal para transmitir ensinamentos sagrados. Muitas pessoas são altamente instruídas, mas de que adianta isso, se não utilizam apropriadamente o seu conhecimento? Tendo recebido tantos ensinamentos sagrados, vocês devem praticar pelo menos um deles. Vocês realizam rituais de adoração e entoam cânticos devocionais (bhajans) com entusiasmo. No entanto, será suficiente que pratiquem e vivenciem pelo menos uma palavra dos bhajans que cantam. Por exemplo, vocês louvam a Deus como a Encarnação do Amor ou Prema Svarupa. Sendo assim, devem cultivar e compartilhar o amor; só então serão capazes de compreender e vivenciar a divindade. A Mãe Eshvaramma costumava transmitir muitos ensinamentos nobres aos devotos que se reuniam ao seu redor. Eu lhe dera um pequeno quarto em Prashanti Nilayam. Muitas senhoras iam até lá para pedir a sua intercessão, dizendo: “Mãe, estamos aqui há muito tempo. Por favor, peça a Swami para nos conceder uma entrevista”. Ela respondia: “Minhas queridas, Swami pode parecer pequeno aos nossos olhos, mas Ele não ouve pedidos de ninguém nem age de acordo com recomendações. Ele as atenderá segundo o seu merecimento. Vocês devem procurar compreender o Princípio Divino de Swami, ou seja, a Sua natureza essencial”. Dessa maneira, ela orientava corretamente os devotos. (Discurso Divino, 6 de maio de 2003)

Sri Sathya Sai Baba

07 de maio de 2025

A Consciência do Atma, ou seja, a Consciência do Ser Interno, presente no Divino, também está presente nos seres vivos. Sendo esse o caso, poderá surgir uma dúvida: qual é a necessidade de se dar a Deus um lugar único? Ora, quando se observa um conjunto de lâmpadas elétricas, todas podem parecer iguais. No entanto, existem variações de potência entre elas, dependendo do filamento que possuem. A potência pode variar de 40 a 5.000 watts. Similarmente, todos os seres humanos possuem características comuns, tais como os cinco elementos, os cinco órgãos da ação, os cinco órgãos da percepção e outros, porém existem diferenças entre eles no que se refere a pensamentos e preferências. Além disso, a sagrada e notável potência divina também é diferente em cada um deles. É devido à presença dessa potência em medida infinita no Divino que se reconhece a singularidade de Deus. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

08 de maio de 2025

O seu sangue, alimento, inteligência e dinheiro são dádivas que vocês receberam apenas dos seus pais; por isso, é seu dever tratá-los com muita consideração e ser sempre gratos a eles. Demonstrem amor por seus pais com o devido respeito e gratidão, mas reservem o seu coração exclusivamente para Deus. Todas as relações mundanas são passageiras como bolhas d’água. Ao concentrarem a sua mente em Deus, expliquem isso amorosamente à sua mãe. Ela certamente compreenderá os seus pensamentos e sentimentos. A mãe sempre deseja o bem-estar dos filhos e ora para que eles sejam bons, alcancem posições elevadas na vida e recebam a Graça de Deus. Quando o filho se prostra diante da mãe em reverência, ela o abençoa, dizendo: “Querido! Que você viva cem anos e tenha uma vida feliz, com muita saúde, prosperidade e boa reputação!” No entanto, ainda que a mãe abençoe o filho, é Deus quem atende à sua prece, afirmando: “Assim seja!” Sem a Graça de Deus, até mesmo as orações e bênçãos maternas são infrutíferas! Vocês podem dispor de muitas lâmpadas, porém estas de nada servem na ausência da corrente elétrica, assim como esta é inútil quando não há lâmpadas. De igual modo, é essencial obter tanto as bênçãos maternas quanto a Graça de Deus. (Discurso Divino, 6 de maio de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

09 de maio de 2025

Orem sempre a Deus, pedindo a Sua Graça. Mesmo diante de todas as deficiências e limitações, a Graça Divina será suficiente, pois com ela se pode conseguir tudo. Ter fé inabalável em Deus é essencial para todos. Lembrem-se de que somente em Deus é possível encontrar paz e felicidade. Ninguém mais pode concedê-las, a não ser Ele. Alguns dizem que não têm fé em Deus; será, então, que têm fé no demônio? Vocês desenvolverão apenas qualidades demoníacas se depositarem a sua fé no demônio. Esquecendo-se de Deus, que é a morada da suprema paz e bem-aventurança, muitos vivem imersos em assuntos mundanos e triviais. Dessa maneira, como serão capazes de obter paz e felicidade? Somente Deus pode conceder paz. Ele é a própria personificação da paz e do amor supremos. A mãe pode ocasionalmente ficar zangada com os filhos, mas o amor de Deus é imutável. Vocês devem ser gratos àquela que lhes deu a vida, possibilitando que conhecessem a Deus, porém nada supera a grandeza do Nome do Senhor. (Discurso Divino, 6 de maio de 1997)

Sri Sathya Sai Baba

 

10 de maio de 2025

Considera-se o macrocosmo como a Forma Cósmica, e o microcosmo como o núcleo atômico. Essa é uma visão equivocada. O que está presente no átomo também está presente no Universo. Não há diferença entre eles. Uma pequena semente carrega em si o potencial de se tornar uma grande árvore. A Forma Cósmica não é um mero agregado de vários objetos. Ela não significa unidade na diversidade. A Forma Cósmica é aquilo que contém tudo dentro de si. Não se consegue ver a imensa árvore contida na sementinha. Similarmente, o princípio atômico contém o macrocosmo no microcosmo. A divindade presente em Deus, isto é, no macrocosmo, também está presente de forma sutil no ser humano, tal como o fogo em um palito de fósforo. No entanto, não é possível obter fogo de um palito de fósforo úmido. O ser humano é pleno do fogo da sabedoria divina e da sacralidade, mas isso não é perceptível, apesar das práticas espirituais, das severas penitências e dos muitos atos meritórios. E por que razão? É que a mente está “umedecida” pelo sentimento de “eu” e de “meu”. Somente quando essa “umidade” é removida pela luz do sol do desapego é que se torna possível ter uma vida iluminada. (Discurso Divino, 23 de novembro de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

11 de maio de 2025

Quem ama a própria mãe e se torna digno de receber o seu amor é um verdadeiro ser humano. Aquele que é incapaz de conquistar o amor da própria mãe é, de fato, um demônio. Portanto, respeitem e reverenciem a sua mãe; vivenciem e desfrutem o seu amor e dediquem a sua vida à felicidade dela. Vocês podem obter numerosos diplomas ou realizar as atividades mais sagradas, porém tudo isso será em vão se não agradarem a ela. Não há ninguém no mundo superior à mãe. Os Vedas (Escrituras Sagradas reveladas aos antigos sábios) reservaram à mãe a mais elevada posição ao declararem: “Reverenciem a mãe, o pai, o preceptor e o hóspede como Deus”. Pode haver neste mundo um filho que não ame a sua mãe, mas não existe mãe que não ame o seu filho. Podem surgir divergências de opinião entre eles, porém o amor materno jamais diminui. Encarnações do Amor! Amar a sua mãe é o seu principal dever. (Discurso Divino, 6 de maio de 2003)

Sri Sathya Sai Baba

12 de maio de 2025

O Buddha ensinou que o Nirvana ou a Liberação Final só pode ser alcançado pelo cultivo da Visão Correta, da Fala Correta, da Escuta Correta, do Sentimento Correto e da Ação Correta. Mas, atualmente, o ser humano contamina a própria mente com a sua visão impura. E, estando a sua mente poluída, como poderá ter a expectativa de alcançar o Nirvana? Portanto, o primeiro passo deve ser o desenvolvimento da Visão Correta. Não vejam o mal, vejam o bem. O ser humano está sujeito a dificuldades devido à sua visão impura, que inevitavelmente o conduz a praticar atos pecaminosos. Essa visão, de fato, destrói a sua própria natureza humana. O Buddha praticou diversos tipos de disciplinas espirituais, mas, no final, abandonou todas elas. Só conseguiu ter a plena percepção da Verdade ao renunciar a tudo e reconhecer a unidade subjacente na multiplicidade do mundo. Por meio do sacrifício, ele pôde conhecer a Verdade Última. Os Vedas (Escrituras Sagradas reveladas aos antigos sábios) declaram: “Não se alcança a imortalidade por meio da ação, da descendência ou da riqueza, mas unicamente por meio do sacrifício”. Essa imortalidade é o verdadeiro Nirvana. A Visão Correta é o primeiro passo em direção ao Nirvana. Considerem tudo o que veem como Divino. Deixem que a sua visão seja impregnada de amor. Uma visão repleta de amor é a marca de um verdadeiro ser humano. (Discurso Divino, 7 de maio de 2001)

Sri Sathya Sai Baba

13 de maio de 2025

O ser humano de hoje precisa descobrir como desenvolver a coragem demonstrada por Prahlada, filho do rei-demônio Hiranyakashipu e grande devoto do Senhor Vishnu. Atualmente, embora sejam inteiramente capazes de cultivar essa qualidade, jovens e adultos vivem dominados pelo medo; portanto, é essencial desenvolver coragem e resistência para superá-lo! Somente em Deus é possível obter essa coragem; por isso, é necessário cultivar fé no Senhor e devoção a Ele. Deve-se enfrentar o mundo com coragem, pois, nos tempos que ora vivemos, é nela e na resistência que reside a nossa verdadeira força. A devoção a Deus nos possibilita encarar os desafios do mundo com confiança e destemor. A vida é um desafio, enfrentem-no. A vida é um jogo, joguem-no. Vocês se tornam vítimas do medo quando lhes falta coragem. Por conseguinte, desenvolvam essa qualidade para que possam fazer face a todos os desafios da vida. Educação não é simplesmente a capacidade de ler e escrever. A verdadeira educação é aquela que liberta, é aquela que desenvolve no estudante coragem e resistência. A necessidade do momento consiste em conduzir a vida com bravura, sem vacilar em nenhuma etapa, a fim de alcançar sucesso em todas as esferas da existência! (Discurso Divino, 2 de junho de 2003)

Sri Sathya Sai Baba

14 de maio de 2025

Hoje em dia, é inevitável encontrar um par de acessórios em quase todas as bolsas femininas e até mesmo nos bolsos dos homens: um espelho e um pente. Vocês temem que o seu encanto fique comprometido se o seu cabelo estiver levemente desarrumado ou se o seu rosto apresentar manchas de pó de arroz; por isso, procuram logo retocar o visual. Contudo, se têm tanta preocupação com esse encanto pessoal que se deteriora rapidamente, muito mais preocupados deveriam estar com o pó da inveja e do ódio e com as manchas da presunção e da malícia, que profanam a sua mente e o seu coração, não é verdade? Tenham também um espelho e um pente para esse propósito! O espelho da devoção lhes permitirá avaliar se o coração e a mente estão límpidos, luminosos e atraentes. O pente da sabedoria adquirida por meio do discernimento servirá para suavizar os problemas, desfazer os nós e desembaraçar o emaranhado, controlando e canalizando os sentimentos e emoções espalhados desordenadamente em todas as direções. (Discurso Divino, 26 de junho de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

15 de maio de 2025

O Universo deve ser considerado como a Forma de Deus que a tudo permeia. Somente por meio da plena percepção da unidade na diversidade será possível alcançar a redenção de indivíduos e nações. Hoje em dia, as tendências divisionistas estão se intensificando desenfreadamente. Há discórdia entre os seres humanos. O mundo está se tornando uma espécie de manicômio. Todas as nações parecem estar acometidas de algum tipo de loucura. Para matar um único indivíduo, estão dispostas a sacrificar uma centena de vidas, pois não têm nenhum respeito pela vida. Os seres humanos desejam colher os frutos de boas ações sem realizá-las. Por outro lado, querem evitar as consequências de atos pecaminosos, continuando a cometê-los. Como isso é possível? Não é fácil escapar às consequências das próprias ações. Mas não há motivo para desespero. Com apenas um grão da Graça Divina, até mesmo uma montanha de pecados poderá ser reduzida a cinzas. Se o indivíduo estiver sinceramente arrependido, buscar o perdão de Deus e tomar refúgio no Senhor, todas as suas ações serão transformadas. No entanto, sem um profundo arrependimento, isso não acontecerá! (Discurso Divino, 24 de agosto de 1991)

Sri Sathya Sai Baba

16 de maio de 2025

Pode-se comparar a vida a uma mansão de quatro andares. Para que qualquer construção seja firme, o seu alicerce precisa ser sólido. A mansão, com a sua arquitetura atraente e agradável, é visível aos observadores. O alicerce não possui esses atrativos; ainda assim, é da sua solidez que depende a segurança da construção. Cada parte da mansão pode ter o seu próprio encanto. O alicerce, porém, não nutre nenhum sentimento de orgulho por ser a base sobre a qual se ergue a mansão nem aspira a ser notado. Permanece inabalável a elogios e a críticas. Na mansão da vida, o primeiro andar corresponde ao primeiro dos quatro estágios que regem a vida na sociedade indiana, o de brahmacharya, relativo ao celibato e à vida de estudante. O segundo andar corresponde ao estágio de grihasta, referente à vida de chefe de família, e o terceiro, ao estágio de vanaprasta, relativo ao afastamento da vida mundana. Finalmente, o quarto andar corresponde ao estágio de sannyasa, referente à vida de renunciante. Muitas pessoas passam por todos esses quatro estágios, algumas por três, e outras, apenas por dois. Contudo, independentemente do número de estágios vivenciados, todos se sustentam sobre o alicerce, representado pelo estágio inicial, o de brahmacharya. Portanto, os estudantes que se encontram no primeiro andar da mansão da vida têm o dever de assegurar a firmeza do alicerce, que consiste em humildade, reverência, moralidade e integridade. É desses quatro componentes que depende a solidez do alicerce. (Discurso Divino, 20 de fevereiro de 1992)

Sri Sathya Sai Baba

17 de maio de 2025

Existem quatro modos de se escrever, de acordo com o material sobre o qual o texto é inscrito. O primeiro consiste em escrever sobre a água; aqui o texto vai se desfazendo ainda enquanto os dedos se movem. O segundo é escrever sobre a areia; o texto permanece visível até que o vento o apague, deixando a superfície lisa novamente. O terceiro consiste em escrever sobre a rocha; aqui o texto dura séculos, mas acaba por ser corroído pelas garras do tempo. Já a inscrição no aço é capaz de resistir à ação desgastante do tempo. Tenham inscrito no seu coração o seguinte axioma: “Servir ao próximo é meritório; causar-lhe dano ou permanecer indiferente e omisso diante do seu sofrimento é pecaminoso”. Deus é Amor e só se pode conquistá-Lo pelo cultivo e exercício do Amor. Não é possível enganá-Lo com nenhum truque. Ele concede a Sua Graça apenas quando se seguem os Seus comandos – comandos que exortam a amar e a servir a todos. Quando alguém ama e serve a todos, está servindo, acima de tudo, a si mesmo, ou seja, àquele a quem mais ama! Pois, nesse momento, a Graça Divina o envolve, conferindo-lhe uma força que transcende toda e qualquer experiência anterior. (Discurso Divino, 26 de junho de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

18 de maio de 2025

As mentes se envaidecem apenas por causa da ignorância. Se tiverem o conhecimento da Verdade, todos os seres humanos se tornarão tão humildes quanto Bhartrihari. Ele era um poderoso imperador cujos domínios se estendiam de um mar ao outro; os seus decretos eram inquestionáveis e a sua vontade prevalecia sobre vastas multidões. Mas, ao perceber, em um momento de clareza, que a vida não passava de uma breve permanência neste mundo, renunciou à riqueza e ao poder, adotando o manto ocre de um monge errante. Os súditos e os príncipes vassalos derramaram lágrimas sinceras, pois o amavam e reverenciavam. Lamentaram que ele tivesse vestido o manto esfarrapado do penitente desprovido de bens e passado a viver de esmolas. “Que tesouro valioso o senhor descartou? Que acordo desvantajoso realizou?”, lastimaram-se. Mas Bhartrihari respondeu: “Amigos, fiz um acordo muito lucrativo. Este manto é tão precioso que até mesmo o meu império é insuficiente para pagar o seu valor”. Essa é a medida da grandeza do caminho espiritual que conduz a Deus. O espírito de sacrifício é o equipamento básico daquele que se dedica ao serviço altruísta ou seva. Sem a inspiração do sentido de sacrifício, o serviço prestado será hipocrisia, será apenas um ritual vazio. (Discurso Divino, 26 de junho de 1969)

Sri Sathya Sai Baba

19 de maio de 2025

Há um fluxo constante de água sob a superfície da terra. No entanto, como poderemos nos beneficiar dele se não fizermos nenhum esforço para cavar até essa fonte? Similarmente, é necessário remover uma quantidade significativa de “apego à satisfação dos sentidos” para acessar a nascente interna de paz e alegria. A vida de vocês é, essencialmente, da natureza da Paz, assim como a sua natureza é, essencialmente, o Amor, e o seu coração está impregnado da Verdade. Eliminem os obstáculos que impedem a manifestação desses valores. Como não se faz nenhum esforço nesse sentido, a Paz, o Amor e a Verdade deixam de se manifestar no lar, na comunidade, na nação e no mundo. Marido e mulher vivem em desarmonia; pais e filhos se dividem em facções; amigos não se entendem! Até irmãos gêmeos seguem caminhos distintos. Isso ocorre porque vivem em um mundo dominado pela competição e pelo conflito, um mundo de paixões e emoções. Somente quando Deus for o Objetivo e o Guia é que a Paz, o Amor e a Verdade poderão realmente prevalecer. Deve-se reverenciar o Divino em todos os momentos e compreender e seguir aquilo que agrada a Ele! (Discurso Divino, 21 de fevereiro de 1974)

Sri Sathya Sai Baba

20 de maio de 2025

Quando alguém pergunta: “Quem é você?”, cada um responde com o nome que recebeu anos atrás ou que escolheu para si mesmo! Não menciona o nome ligado à sua existência ao longo de muitas vidas e que sobreviveu a incontáveis nascimentos e mortes – o Atma, ou seja, o Ser Interno –, a sua verdadeira identidade! Esse nome que vocês esqueceram se acha encoberto por três densos véus: mala, vikshepa e avarana. O primeiro é o véu da impureza resultante do vício, da perversidade e da paixão! O segundo é o véu da dispersão da mente, que oculta a verdade, fazendo a ilusão parecer atraente e desejável. O terceiro é o véu da sobreposição do transitório ao eterno, dos limites do individual ao Universal. Ora, como poderá o ser humano lavar ou remover essas três camadas de sujeira? Com água e sabão, certamente. O “sabão” da penitência e a “água” da ação consciente eliminarão todas as nódoas do véu da impureza. A mente dispersa, que busca freneticamente a felicidade nos objetos sensoriais e nas posses externas, será transformada pela adoração constante. O véu de avarana poderá ser rasgado pela aquisição da sabedoria, que revela a essência átmica do ser humano e a unidade átmica de toda a Criação. Por conseguinte, o primeiro véu é removível por meio da ação (karma); o segundo, por meio da devoção (bhakti); e o terceiro, por meio da sabedoria (jñana). Por isso os sábios da Índia estabeleceram esses três caminhos para os aspirantes espirituais. (Discurso Divino, 30 de setembro de 1968)

Sri Sathya Sai Baba

21 de maio de 2025

O que podem fazer os efeitos maléficos da Era de Kali a quem tem o coração repleto de compaixão, a fala impregnada pela verdade e dedica o corpo ao serviço do próximo? Encarnações do Amor! Quanto mais se tritura o sândalo, mais fragrância ele exala; quanto mais se esmaga a cana-de-açúcar, mais caldo doce ela produz. O ouro, quando aquecido e fundido no fogo, brilha com maior intensidade. Similarmente, um verdadeiro devoto, mesmo quando enfrenta todo tipo de problemas, dificuldades, acusações e adversidades, jamais se afasta de Deus; ao contrário, segue-O com entrega absoluta. Deus testa os Seus devotos de muitas maneiras. Todas essas provas são etapas que os conduzem a um nível mais elevado. Um verdadeiro devoto leva uma vida sagrada, demonstrando santidade na conduta e profundidade na fé. Ele avança com firmeza, indiferente a todos os obstáculos, dificuldades e problemas, e alcança o propósito da sua existência. (Discurso Divino, 14 de abril de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

22 de maio de 2025

Ninguém é capaz de conhecer a origem de nada. Consideremos, por exemplo, um grão de feijão-mungo. Quem conseguiria traçar a sua genealogia? No entanto, é possível conhecer o seu futuro. No momento em que é levado à boca e mastigado, a sua jornada chega ao fim. A sua origem é desconhecida, mas o seu fim está em nossas mãos. Essa é a razão pela qual o ser humano é compelido a se preocupar com o seu próprio fim. Não se inquietem com o renascimento, pois é algo que está fora do seu controle. Esforcem-se apenas para se assegurar de que o seu fim seja puro e sagrado. Isso exige disciplina espiritual ou sadhana. Muitos creem que a busca por Deus constitui o verdadeiro sadhana. Contudo, não se precisa buscar Deus. Se Ele permeia tudo, tanto interna quanto externamente, qual é a necessidade de procurá-Lo? A única disciplina espiritual a ser realizada é a eliminação da identificação do próprio “ser” com o corpo ou anatma bhava. O conceito de anatma ou “não Eu” se refere ao que é impermanente. Quando se renuncia àquilo que é impermanente, tem-se a plena percepção do que é permanente e eterno. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

23 de maio de 2025

Aquele que conquista a Graça Divina será feliz em quaisquer circunstâncias. Hoje, no entanto, o ser humano se empenha arduamente na busca pela felicidade mundana e por conforto e bens materiais. Trabalha incessantemente e faz todo tipo de esforço para adquirir tudo o que muitas vezes não merece. E, quando não consegue satisfazer todos os seus desejos, sente-se desiludido e decepcionado. Neste oceano da vida, Deus é o único farol de esperança para a humanidade. Esse farol é eterno e nunca se apaga. Ele sempre iluminará o caminho de vocês com grande esplendor. Sendo assim, é preciso que se dediquem a atividades piedosas. Deus é onipresente; portanto, não há necessidade de procurá-Lo. Os Vedas (Escrituras Sagradas reveladas aos antigos sábios) declaram: “Com mãos, pés, olhos, cabeça, boca e ouvidos em toda parte, Ele permeia o Universo inteiro”. Por que, então, buscar Deus? Se Ele estivesse presente em um único lugar, haveria necessidade de procurá-Lo. Ele, porém, tem pés e ouvidos em toda parte e está instalado em todos os lugares. (Discurso Divino, 14 de abril de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

24 de maio de 2025

Para levar uma vida feliz, o ser humano precisa de paz de espírito. A mente é comparável ao turbulento rio Ganges. Precisa ser contida com o uso de freios, tal como ocorre com um veículo em alta velocidade. O freio criado para o controle da mente é a meditação, que significa concentração unidirecionada. Todas as enfermidades que afligem a humanidade têm origem na agitação mental. O aumento significativo de doenças no mundo de hoje se deve à perda da paz de espírito. Então, para eliminar essas enfermidades e levar uma vida tranquila e saudável, é essencial cultivar a paz de espírito. A mente humana possui três tipos de capacidade. A primeira é anekagrata, que corresponde a um estado de dispersão mental, próprio de uma mente errante. A segunda é shunyata, que se refere a um estado de vazio ou vacuidade. A terceira é ekagrata ou um estado de concentração unidirecionada. O que é shunyata? É o estado em que a mente adormece diante de ensinamentos edificantes, permanecendo insensível àquilo que é bom e benéfico. Diz-se que é um estado mental tamásico por ser caracterizado pela cegueira da ignorância. Assim como o da mente errante ou anekagrata, ele é indesejável, pois também leva à degradação do ser humano. Já ekagrata, o estado de concentração unidirecionada da mente, é o mais necessário a toda e qualquer pessoa no mundo atual. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1988)

Sri Sathya Sai Baba

25 de maio de 2025

A natureza da mente é muito peculiar. Ela não possui qualidades próprias. Consideremos, por exemplo, um jornal. Ele não tem atributos especiais nem odor próprio. Se for usado para embrulhar flores de jasmim, adquirirá a fragrância das flores. Mesmo sem ter nenhum cheiro, se o usarem para acondicionar “pakodas” ou bolinhos fritos típicos da culinária indiana, passará a exalar o aroma característico dessa iguaria. Se for usado para embrulhar peixe seco, absorverá igualmente o cheiro do peixe. O papel, em si, é inodoro; ele apenas absorve o odor das coisas com as quais entra em contato. De modo semelhante, a mente humana, que é pura e sagrada por natureza, se torna impura e profana devido à identificação com o corpo e a apegos materiais. Quando se pensa em um objeto, a mente assume a forma desse objeto. Se vocês voltarem a sua mente para o mundo, ela os prenderá a ele. No entanto, se a direcionarem para o Princípio Vital, ela tornará a sua vida sagrada. E, se voltarem essa mesma mente para a Consciência, que é o próprio Brahman, o Absoluto, vocês se tornarão Brahman! Portanto, a mente é responsável tanto pela servidão quanto pela liberação do ser humano. (Discurso Divino, 14 de abril de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

26 de maio de 2025

Há três qualidades de que necessitam os estudantes de hoje: espírito de sacrifício, devoção a Deus e amor à pátria. Como estão cheias de orgulho, egoísmo e interesse próprio, as pessoas estão perdendo a sua natureza humana. Portanto, é de suma importância cultivar as qualidades da devoção a Deus, do patriotismo e do sacrifício de si próprio. Para isso, o primeiro requisito é a eliminação do sentimento de “eu” e de “meu”. Deve-se promover entre os estudantes a disposição para sacrificar os próprios prazeres e confortos em prol do seu país. Quando houver um número expressivo de estudantes com mentalidade elevada e espiritualmente orientados, a nação terá paz e segurança. O objetivo da educação deve ser a aquisição de conhecimento e de capacidade para enfrentar os desafios da vida, não simplesmente a obtenção de um emprego. Os estudantes não devem se tornar servis buscadores de cargos públicos. Precisam ter fé em Deus e curvar a cabeça apenas perante o Divino. Devem estar sempre prontos a fazer qualquer sacrifício por Deus e pela pátria. (Discurso Divino, 14 de janeiro de 1988)

Sri Sathya Sai Baba

27 de maio de 2025

O ser humano está vinculado à ação. Cabe-lhe a responsabilidade de cumprir o seu dever. Deve, portanto, usar apropriadamente o corpo e praticar ações virtuosas. Ele, porém, se entrega a prazeres mundanos e desperdiça a própria vida. Em vez disso, deve reconhecer a Divindade resplandecente que habita no seu interior. Este mundo está sujeito à decadência; é transitório e falso. Por isso é essencial que o ser humano cultive a devoção a Deus, que é eterno e verdadeiro. Somente isso poderá conduzi-lo ao caminho da autorrealização. O primeiro requisito para a autorrealização é a autoconfiança. A ausência dessa qualidade constitui a principal causa de todos os problemas deste mundo. Por conseguinte, é fundamental que se desenvolva, antes de tudo, a autoconfiança. Ela confere autossatisfação, que, por sua vez, conduz ao autossacrifício; e é só por meio do autossacrifício que se alcança a autorrealização. Nesta mansão da vida, a autoconfiança é o alicerce sobre o qual se erguem as paredes da autossatisfação, que conseguem sustentar o teto do autossacrifício. Após se colocar o teto sobre as paredes, será possível viver feliz no interior da mansão – isso é autorrealização. São estes, então, os quatro passos que levam à liberação: autoconfiança, autossatisfação, autossacrifício e autorrealização. (Discurso Divino, 14 de abril de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

28 de maio de 2025

Vedanta, filosofia cujos princípios básicos constituem a última parte dos Vedas, declara que aquele que conhece a si mesmo conhece tudo. O ser humano deve envidar os esforços adequados para conhecer a si mesmo. Obtém-se esse autoconhecimento por meio do desenvolvimento da visão interna, em vez da visão voltada para o exterior. Todas as experiências sensoriais, tais como audição, olfato, tato e paladar, são meras experiências externas. O ser humano se ilude ao acreditar que são reais e acaba por se arruinar. É mediante o domínio da mente que se consegue alcançar a percepção da Divindade Interna. A mente é a causa da existência, do sofrimento, da felicidade e da liberação do ser humano. Ela o afasta da Divindade e o atrai para os encantos do mundo (jagat, em sânscrito). O próprio significado dessa palavra expressa a natureza transitória do mundo, pois a sílaba “ja” quer dizer “indo” e “gat” significa “vindo”. Enquanto o mundo se transforma, o ser humano permanece imutável. A própria palavra “nara” ou “ser humano” significa “aquele que é imperecível”, pois a sílaba “na” significa “não” e “ra” quer dizer “perecível”. É o ”Eu” no ser humano que é imperecível, pois, em essência, o ser humano é o próprio “Eu”. (Chuvas de Verão, 20 de maio de 1993)

Sri Sathya Sai Baba

29 de maio de 2025

Ao visitarem um templo, vocês quebram um coco diante da imagem da Divindade. Ora, se tentarem quebrá-lo exatamente como caiu do coqueiro, o coco se partirá? Não. Antes é preciso remover a cobertura fibrosa, a fim de expor a casca, pois a cobertura fibrosa a protege e impede que o golpe a atinja. Similarmente, a liberação ou moksha resulta da “quebra” da mente, com todos os seus caprichos e desejos. Portanto, vocês têm que “quebrar” a mente; mas como fazê-lo se ela está envolta pela armadura fibrosa dos desejos sensoriais? Removam essa armadura, consagrem a mente a Deus e, então, esmaguem-na em Sua presença. Nesse momento, estarão livres. A fibra mais resistente, a impureza mais pegajosa, é a raiva. Quando tomados por ela, vocês esquecem a sua mãe, o seu pai e o seu preceptor; descem às mais baixas profundezas. No calor da excitação, perdem toda a capacidade de discernimento. Até mesmo Hanuman, o deus-macaco, considerado o símbolo máximo da devoção por sua total dedicação a Rama, enfurecido após os demônios terem ateado fogo à ponta da sua cauda, incendiou toda a cidade de Lanka. Esqueceu-se completamente de que Sita, a esposa de  Rama, se encontrava em cativeiro em Ashokavana, o mais belo jardim de Lanka. Só depois de se regozijar brevemente com o que havia feito é que se conscientizou da situação e começou a se condenar por haver cedido à raiva. (Discurso Divino, 10 de outubro de 1964)

Sri Sathya Sai Baba

30 de maio de 2025

O corpo é uma combinação de cinco elementos e a mente nada mais é do que um feixe de pensamentos. Vocês não devem se apegar ao corpo nem seguir os caprichos da mente. Afastem os seis inimigos internos ou más qualidades do ser humano – o desejo, a raiva, a cobiça, o apego, o orgulho e inveja – e manifestem paz e bem-aventurança em seu interior. Em vez de cultivar paz e bem-aventurança, o ser humano tem contribuído para destruí-las, dando margem à inquietação até mesmo em questões triviais. Contudo, nem a inquietação nem a paz suprema podem ser adquiridas do mundo exterior. As pessoas costumam dizer: “Eu quero paz”. Mas onde está a paz? Será que ela se encontra no mundo exterior? Se assim fosse, as pessoas não hesitariam em pagar qualquer quantia por ela. No entanto, o que se encontra ali são apenas fragmentos de paz! A verdadeira paz reside no interior de cada um! O leite, quer seja fervido intensamente ou diluído em água, permanece branco, a cor que simboliza a pureza. Assim como a brancura é constante no leite, o coração de vocês deve permanecer sempre puro, luminoso e sereno, apesar das provações e tribulações! (Discurso Divino, 14 de janeiro de 2005)

Sri Sathya Sai Baba

31 de maio de 2025

Fé inabalável é essencial para se obter a plena percepção do Ser. A fé é a base da autoconfiança, sem a qual nada se pode alcançar. A própria palavra “manava” (“ser humano” em sânscrito) significa “aquele que tem fé”. Quem age de acordo com a sua fé experimenta paz e contentamento. O amor é o meio pelo qual se fortalece a fé. As pessoas dirigem orações a Deus, mas orar não deve consistir em pedir favores a Deus. O propósito da oração é estabelecer Deus firmemente no coração. Tenham como objetivo a conexão com o Divino, não a busca de benefícios pessoais. Aspirem a conquistar o amor de Deus — essa é a verdadeira penitência. Por isso se diz: olhar para a frente é penitência; olhar para trás é ignorância. Penitência não significa abandonar o lar e se retirar para a floresta, e sim renunciar a todas as qualidades negativas e empenhar-se incessantemente na conquista da Graça Divina. (Discurso Divino, 6 de março de 1989)

Sri Sathya Sai Baba

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