top of page
"A Educação Espiritual Sai (antigamente chamada de Bal Vikas) é a base primordial do grande movimento para restaurar a ação correta (dharma) no mundo."
- Sathya Sai Baba, 06/06/1978

O programa de EES original começou com o programa Bal Vikas da Índia. Desde então, o programa de EES evoluiu em ritmo variável em diferentes países ao redor do mundo. S.A.I.: Sathya Sai Baba está no centro do programa de EES. Em um discurso, Sathya Sai Baba uma vez disse que a palavra “SAI” significa:

 • Serviço (a Deus residente em cada um e em todos);

 • Adoração (a Deus encarnado na Forma);

 • Iluminação (de Deus encarnado em Seus ensinamentos).

O programa de EES enfatiza todos os três aspectos de S (Serviço), A (Adoração), e I (Iluminação) e objetiva proporcionar aos estudantes uma Educação Espiritual completa, incluindo o aspecto devocional (adoração da Forma).

As Aulas de Educação Espiritual Sai (EES) são ministradas nos Centros Sathya Sai a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com o objetivo de promover o desenvolvimento do caráter e a transformação espiritual, ajudando os alunos a fazer aflorar e a praticar os valores que lhes são inerentes (Educare).

“A Educação Espiritual Sai é a base primordial do grande movimento para o restabelecimento do dharma (um modo de vida espiritual) no mundo. Está fazendo surgir uma geração de meninos e meninas que possuem uma consciência límpida e clara (e)... criando uma atmosfera onde hábitos e ideais nobres podem crescer e frutificar.”

 – Sathya Sai Baba, 6 de junho de 1978

Manual da EES

Guirlanda de 108 Divinas Histórias

Sumário – Guirlanda de 108 Divinas Histórias 

Projeto Online

Oka Chinna Katha - Uma pequena história

Círculos de Estudos
 

Propósito: A Área de Educação promove o estudo e a prática dos ensinamentos de Sathya Sai Baba por meio de círculos de estudos, da publicação dos Seus ensinamentos e da produção de material audiovisual sobre os Seus ensinamentos.

“O círculo de estudos não é apenas leitura de livros. Trata-se de escolher um tema e cada pessoa expressar qual é o seu significado para ela. Como uma mesa-redonda (...) o círculo de estudos olha para as diferentes facetas. (...) Mas, tal como em um diamante, existe uma face plana – a do topo –, a partir da qual todas as outras podem ser vistas. Descobrir essa face é a tarefa do círculo de estudos.”    

     

 [Hislop, Conversações com Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, pág. 150]

clique para saber mais:  playlist no Canal Sathya Sai Brasil

Discursos sobre Educação

Boletim do Comitê de

   Educação da OISSS

Materiais diversos que podem ajudar nas aulas de EES e nos Círculos de Estudos:

  1. Manual de Operações para Centros e Grupos;

  2. Recomendações ao Círculo de Estudos;

  3. Guirlanda de 108 histórias;

  4. Boletim do Comitê de Educação da OISSS;

  5. Apostila para Instrutores da Educação Espiritual Sai;

  6. Meditação da Luz para EES;

  7. Discursos sobre Educação.

BOLETIM EDUCAÇÃO N2.png
Boletim Educação n 3 - julho 2023 capa.png
ECNL4 - OUT 2023.jpg
Boletim Comitê Educação n 5 - janeiro 2024.jpg
bottom of page